sábado, 27 de outubro de 2012

Parabólica




Companheiros, depois de lançar os livros “O Recife & Outros Poemas (2007-Cepe), “Eu Sou Capibaribe-Poemas (Instituto Maximiano Campos /Edições Bagaço- 2009)”- os dois com edições esgotadas - e “Arrecifes – Coletânea & Novos Poemas –Cepe2011” (em sua segunda edição), lanço o meu quarto livro (“Frases & Minipoemas” - impresso na Cepe), no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, no dia 31 de outubro do corrente ano, às 19h. São frases ditas nas redações, nos bares ou escritas na coluna, nestes 44 anos de profissão, onde a ironia, a tristeza, a alegria, a brincadeira, a profissão, o Jornalismo, etc... estão inseridas nas minhas observações do dia a dia. As minipoesias,vocês já conhecem os temas das poesias dos outros livros. E com prefácio da jornalista Paula Imperiano.




Será um livro de bolso ou bolsilivro (em inglês: paperback, softback,softcover ou pocket book), no formato: 8,0x10,0 cm (tamanho do livro pequeno de João Alberto), com 120 páginas, capa em 4x4 cores e em cartão supremo 250 gramas, miolo em 4x4 cores e off-set 90 gramas. Com este livro, realizo um antigo desejo pelo fascínio que sempre teve sobre mim o livro de bolso, por ter formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo. Este formato tem boa aceitação nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa e também no Brasil.



Sertão

Chão de pedras e
aperto no coração,
rios de águas,
mas, só nas lágrimas.
Valha-me, Nosso
Senhor!
Os salmos dos anjos
não chegam no meu
Sertão!


Palafitas

Eu moro no mar, “sêo”
“Dotô”, em riba de uns
cambitos de pau sem
vara de pescar.
E as ondas do mar não
embalam, como nas
canções de ninar.


Protesto

A música de Chico na
vitrola, no copo rum
e coca-cola e o
protesto no coração.
Tá difícil pra viver neste
País, meu irmão!


Quase um plágio

Daqui não saio, daqui
ninguém me tira.Onde é
que eu vou morar,sorrir,
chorar, frevar, amar,
viver e morrer? No Recife,
para sempre!


Ela

Na escrivaninha,
o retrato dela e, no
canto da sala, o
violão.
No jarro da mesa,
uma rosa amarela
e a saudade forte
a bater no coração.

Tristeza

Viajo no tempo e
carrego na mala
poucas alegrias.
Na verdade, só sinto
o peso de tantas e
tantas tristezas
acumuladas estradas
afora.


Seca...

Carcaça de boi,
seca no Sertão.
A chuva se foi,
que judiação.
A dor no peito
e só desolação...


Folião

Em passos trôpegos,
segue o folião pela
rua, agora, vazia.
E carrega o peso da
bebedeira e do fim
da fantasia.


“O leitor é a principal
matéria-prima do jornal”.

“Dar visibilidade aos
aos invisíveis é dever
do jornalista”.

“A dor, seja qual for, é
sempre a inspiração do
poeta”.

“O bar é a tribuna do povo”.

“O jornal é a vitrine
do jornalista”.

“O esqueleto humano é o
Raio-X que ninguém quer”.

“A desigualdade não é só
injusta. É desumana”.



Campo do Bueirão e sucatas

A leitora Maria do Carmo da Silva está indignada com o que acontece no Campo do Bueirão, na Torre, um espaço público construído, na gestão do Prefeito João Paulo, e abandonado por esta gestão. “Além da poeira, que temos que aguentar, temos que limpar os nossos móveis todos os dias, e a bola dos peladeiros quebra os nossos telhados. E tem pornografia de um lado e, do outro, as depravações durante o “peneirão” do Santa Cruz, que acontece nas terças e quintas- feiras pela manhã, pois os meninos trocam de roupa fora dos vestiários e ficam uns mostrando as partes íntimas para os outros. Como também urinando fora dos sanitários.O vestiário não está sendo aberto pelos responsáveis, tendo em vista que tem dois funcionários. É uma falta de respeito a todo cidadão de bem”, desabafa Maria do Carmo. Por sua vez, a leitora Paula Melibeu diz que ligou para o 0800.281.9020 e informaram que não sabiam de nada sobre o recolhimento de carros abandonados e de sucatas nas vias públicas de Jaboatão. Vale lembrar que este número só pode acessado por telefone fixo.



IFPE - Fábio Júnior da Silva diz: “Gostaria muito de ler, ver e ouvir, nos meios de comunicação do Estado, a implantação do IFPE em Jaboatão. A prefeitura se apressa em divulgar a licitação da engorda das praias, que vai beneficiar os ricos, e não tem pressa alguma em doar o terreno que o MEC pediu para instalar a unidade do IFPE. Será que é pelo fato de que um IFPE beneficiará os pobres e menos favorecidos e, por isto, o gestor municipal não dá a mínima ou será apenas coincidência? Com a palavra, a Prefeitura de Jaboatão”.



Nem tudo são flores...

Alegando motivações financeiras, a direção da UPA Torrões/Dulce Sampaio, administrada pela Santa Casa de Misericórdia, reduziu o quadro de médicos ortopedistas. Agora quer fazer o mesmo com os pediatras que trabalham no plantão noturno, ou seja, querendo diminuir o quadro de pediatras, o que pode causar sérios problemas no atendimento dos pacientes da Zona Oeste do Recife. Em 2010, o Simepe, após receber denúncias de demissões imotivadas de médicos, questionou a direção administrativa daquela unidade de saúde.


...nas UPAs

“Atitudes como esta colocam em cheque o modelo de terceirização da saúde, onde o lucro prevalece mais do que a qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUSP”, afirma a diretoria do Sindicato dos Médicos/PE (Simepe).


Bronca

Na BR-101, perto do Ibura e no sentido da UFPE, é engarrafamento todos os dias nos horários de pico. Diversos leitores denunciam esta situação e que deixa os motoristas com os nervos à flor da pele. É muita bronca, companheiros.


Cão - Uma “Cãomiada” será realizada, neste domingo, às 15h, na Av. Beira-Mar de Piedade, por políticas públicas para os animais e recolhidas assinaturas do Pacto pela Vida Animal. Concentração na Igrejinha de Piedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário