segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Parabólica



Frases & Minipoemas



O meu quarto livro - Frases & Minipoemas - está à venda, por 20 pratas, no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, em frente ao Arquivo Público Estadual, no Bairro de Santo Antônio. Quem se interessar, pode procurar Nivaldo. Também pode encomendar pelo e-mail: rsampaioblog@gmail.com.






Quedas de energia

Leitor denuncia que foram quase cinco horas sem energia, na manhã de ontem, nas proximidades do número 860, na Rua Setúbal, em Boa Viagem. O problema ocorreu em um poste, onde os defeitos persistem, há pelo menos, cinco anos. As quedas de luz são comuns na via. Na última quinta-feira, mais para o fim da rua, perto do número 1.630, os moradores chegaram a ficar 12 horas sem poder acender uma lâmpada.


Celpe não atende

E afirmam que não conseguiam sequer contato com o atendimento da Celpe. Eles já se organizam para fazer uma série de reclamações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na tentativa de pressionar por melhorias no serviço.



Esgoto e...

A Compesa esclarece ao leitor Edson Campos, idealizador do Parque dos Coqueiros, e à diretoria do Lions Clube Cibernético Ambientalista, que não opera a rede coletora de esgoto na rua Dona Magina Pontual, em Boa Viagem.



...tubulações

Porém, adianta que está em execução uma obra para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Bairro de Boa Viagem e que contemplará essa via. Os trabalhos, para implantar as tubulações de esgoto no local, já foram iniciados.


Grana à espera...

Igarassu está prestes a perder recurso para instalar um cine-teatro municipal. O deputado federal Severino Ninho conseguiu aprovar uma emenda, no valor de 1milhão e 500 mil reais, no Orçamento Geral da União, para o espaço cultural.


... de projeto

Segundo o leitor Fernando Melo, a Prefeitura de Paulista foi informada, entretanto, até o momento, não enviou o projeto para a captação do recurso. E que se encontra disponível, em Brasília, até o próximo dia 31 de dezembro.


Tá demais!

Ninguém suporta mais os buracos, na Rua Sá e Souza, em Boa Viagem, no trecho que vai do terminal de ônibus até o sinal com a Rua Barão de Sousa Leão. Além de danificar os carros, os motoristas correm sérios riscos de acidentes.



Natal - Donos de imóveis residenciais ou comerciais, do Sítio Histórico de Olinda, podem se inscrever de graça, no Concurso de Decoração Natalina do Sitio, promovido pela FOCCA. No site: www.focca.com.br.
Santa - A devoção da dona de casa Severina Paiva Santana, moradora do Morro da Conceição, será retratada no seu livro “Aos Pés da Santa, A História de um Povo”.


Santa II - A obra será lançada, no próximo dia 21, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e terá prefácio do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.




Negros - Gilberta Santos Soares, secretária executiva de Mulheres e Diversidade Humana da Paraíba, pediu informações sobre como Pernambuco vem enfrentando o genocídio de jovens negros.


Negros II - O pedido foi atendido pelo presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco, Jorge Arruda, e enviado para o Governo do Paraíba.


Leitura - O Instituto Shopping Recife realiza, hoje, o Projeto Contação de Histórias, com o Grupo Tapete Voador, para as crianças da Entra Apulso. Objetiva despertar o gosto pela leitura e incentivar a criatividade.





Mar - O Projeto Pernambuco, Cultura, História e Mar, do fotógrafo e publicitário Miguel Igreja, estará exposto, de amanhã ao dia 25, no Ateliê da Barbearia - Terraço de Olinda e no Sítio Histórico de Olinda.




Teatro da Vida

“Convivendo com as loiras:” “A loira no zoológico!!!” Ao chegar perto da jaula do leão, ela viu uma placa: Cuidado com o leão! Mais à frente, outra jaula, outra placa: Cuidado com o tigre! Mais à frente: Cuidado com o urso! Aí, chega a uma jaula que está vazia e lê: Cuidado: tinta fresca! Desesperada, a loira corre aos gritos: - O tinta fresca fugiu!!! O tinta fresca fugiu!!! “A garrafa térmica:” Uma loira entra numa loja e vê uma coisa brilhante. O que é isso? - pergunta. - Uma garrafa térmica, responde o vendedor. - E o que ela faz? - pergunta. O vendedor: - Ela mantém frias as coisas frias e quentes as coisas quentes. A loira compra e, no dia seguinte, leva para o trabalho. O seu chefe, estranhando o objeto brilhante, pergunta: - O que é isso tão brilhante? - Uma garrafa térmica, responde ela. Por sacanagem, o chefe pergunta: - E o que faz? - Mantêm quentes as coisas quentes e frias as coisas frias, responde a loira. O chefe pergunta: - E o que tem dentro?- pergunta o chefe. A loira, com ar de superioridade, diz: - Duas xícaras de café e um suco gelado.
Acessem: www.robsonsampaio.blogspot.com.


É melhor rir... – Loiras II: “Quando as loiras... falam...” - Nossa, você está ótima! Tão magra! E adoro esse seu corte de cabelo, tão curto, muito fashion! O que é que você tem feito, minha querida? - Quimioterapia... - Que bom! Em que universidade? “Eva era loura”: Descobriram que Eva era loura. É que ela, numa bela tarde no Paraíso, chegou por trás de Adão, tapou-lhe os olhos e perguntou manhosamente: - Adivinha quem é?






...Rir sempre


“Riqueza, após os 60...” De um idoso para outro: - Nunca pensei que, a partir dos 60 anos, pudéssemos ter uma riqueza tão grande! Prata nos cabelos e ouro nos dentes. Pedras nos rins. Açúcar no sangue e cristais na vesícula. Chumbo nos pés. Ferro nas articulações e água nos joelhos. Catarata nos olhos e uma fonte inesgotável de gás natural... Quem ainda não é rico, prepare-se! A sua vez vai chegar!





Literatura Infanto-juvenil é foco
de especialização na Fafire

A Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), pensando em estimular a leitura e aprimorar o desempenho dos profissionais da área de literatura, oferece o curso de Especialização em Literatura Infanto-Juvenil. As aulas proporcionam a vivência dos alunos com a poesia, a narrativa e o drama e desenvolvem o conhecimento histórico e social literário. O estudante que cursar a especialização poderá atuar na docência da educação básica, na mediação de leitura em espaços de educação formal e não formal, na promoção de leituras, de formação continuada e na assessoria de projetos de leitura, entre outras atividades” é o que afirma Liliane Jamir, Coordenadora do curso. A grade curricular percorre todo o contexto de fundamentação, metodologia e didática, além de abordar assuntos como os contos de fadas, a literatura pernambucana e indígena, aspectos teóricos, entre outros.

Para realizar a inscrição, os interessados devem fazer a matrícula no site da Pós-Graduação da Fafire ( http://posgraduacao.fafire.br ). A página contém também outros detalhes como as disciplinas e outros cursos que a instituição oferece. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2122.3529 ou 3530.

Brunna Lyra
MID Comunicação | 9208.3788
| 3423.0575 Mirella Izídio | 8258.5719



Oficina contra exploração de crianças
e adolescentes começa nesta terça



Oficina contra exploração de crianças e adolescentes começa nesta terça

Oitenta Conselheiros Tutelares e de Direitos dos oito municípios que compõem a região do Complexo Portuário de SUAPE participarão a partir desta terça-feira (13) de oficina sobre Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes, nos municípios de Sirinhaém e Ipojuca. A capacitação é realizada pela Escola de Conselhos de Pernambuco em parceria com a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ).
O objetivo da formação é discutir a questão da violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes, a partir de trabalhos acadêmicos e estudos de casos. Serão abordadas as iniciativas brasileiras de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e a política pública nacional de enfrentamento ao problema. A importância dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e o papel dos conselheiros na elaboração e monitoramento dos Planos. Situações em que se aplica o aborto legal.
O primeiro curso acontece amanhã e quarta-feira (14) para os conselheiros dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Escada, Ribeirão e Tamandaré (município convidado). As aulas serão realizadas no auditório da Secretaria de Educação de Sirinhaém. Já a segunda turma, com profissionais de Ipojuca, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, acontecerá, nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Secretaria de Ação Social do município de Ipojuca.
O curso será executado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e tem suas atividades conduzidas pelo Grupo Gestor, composto por representantes do Governo do Estado de Pernambuco, CEDCA/PE, UFRPE, Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Associação Estadual de Conselheiros Tutelares.



Ricardo B. Almoêdo
Assessor de Comunicação
Secretaria da Criança e da Juventude
3181 2428 / 9162 0761
Twitter: @SCJPernambuco
Facebook: SCJ Penambuco
www.scj.pe.gov.br



UNIPAZ REALIZA SEMINÁRIO DE JIN SHIN JYUTSU RESGATANDO ARTE MILENAR JAPONESA



Unipaz realiza seminário de Jin Shin Jyutsu resgatando arte milenar japonesa





Último seminário da Formação Holística de Base 2012 da Unipaz tratará de harmonia e equilíbrio com o Universo



Uma arte de cura milenar, que promove saúde e bem-estar, por meio de posturas com as mãos e toques suaves em áreas do corpo, onde a energia vital se concentra. Assim é definido o Jin Shin Jyutsu , sabedoria que foi resgatada através dos estudos do Mestre Jiro Murai no Japão, no início do século XX e que estará disponível para iniciantes e aprendizes com o seminário Jin Shin Jyutsu – Um Caminho de Autoconhecimento e Despertar da Consciência. O seminário ensinará a arte milenar japonesa de auto-aplicação nos dias 23 e 24 de novembro, das 9h às 18h, na sede da Unipaz Pernambuco, na Rua Enéas de Lucena, 244, no Rosarinho. O evento integra a Formação Holística de Base da Unipaz Pernambuco e traz uma abordagem transdisciplinar. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 32442742 e 97251415. Informações no site www.unipazrecife.org.br .



A facilitadora Maria do Rosário Andrade, terapeuta da Unipaz, assegura que o Jin Shin Jyutsu desperta bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula nossa capacidade natural de regeneração. Considerado um valioso complemento para a Medicina convencional, a prática promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do stress, fator desencadeante de muitas doenças do homem moderno, segundo explica a terapeuta.



Ela acrescenta que “o seminário possibilitará ao participante o estudo do Jin Shin Jyutsu , a partir do conhecimento da sua fisio-filosofia e da prática dos principais fluxos energéticos, que despertam o estado de paz e harmonia inerentes ao ser”. O curso será desenvolvido por exposição teórica e vivências.



O c onteúdo do seminário aborda a Fisio-filosofia do Jin Shin Jyutsu , fluxos de energia ascendente e descendente, identificação das atitudes que bloqueiam o livre fluxo da energia vital (medo, raiva, preocupação, tristeza e pretensão), conexão com a fonte da vida, travas de segurança da energia, (sistema de alarme, que avisa quando se sai do estado de harmonia), mudras (gestos que selam padrões de energia) que energizam o corpo a mente e o espírito.



Sobre a instrutora Maria do Rosário Andrade de Araújo:

Practitioner, Instrutora de Cursos de Auto-Aplicação, Organizadora dos Cursos de Jin Shin Jyutsu , pela Jin Shin Jyutsu Inc, com sedeem Scottsdale, Arizona, Estados Unidos e Terapeuta Floral.








Assessoria de Imprensa:

Tereza Soares

87217975


OLHAR BRASIL Ministério da Saúde credencia serviços oftalmológicos privados ao SUS


Cadastro tem objetivo de formar rede de prestadores de serviços privados e públicos para aumentar a capacidade e qualificar o atendimento oftalmológico


O Ministério da Saúde está ampliando e qualificando a assistência oferecida pelo projeto Olhar Brasil. Uma das medidas será a contratação de estabelecimentos de saúde privados para atender mais de quatro milhões de consultas e exames oftalmológicos. Com a formação de um cadastro nacional de estabelecimentos de saúde - públicos e privados -pretende-se aumentar a capacidade instalada de atendimento e reduzir as filas de espera. A inscrição dos serviços deve ser feito na internet pelo link que consta no Edital , publicado no dia 1º de novembro no Diário Oficial da União. O cadastro ficará disponível em um site para consulta dos gestores responsáveis pela contratação dos serviços.

O edital é uma das ações do projeto Olhar Brasil, que foi redefinido recentemente por meio de portaria interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) e da portaria nº 1.229, de 01 de novembro de 2012, do Ministério da Saúde. Os serviços cadastrados irão contribuir para o atendimento de cerca de 10,5 milhões de crianças, jovens e adultos matriculados na rede pública e inseridos nos programas Saúde na Escola (PSE) e Brasil Alfabetizado (PBA) até 2014.

O novo projeto Olhar Brasil prevê, além de oferecer tratamento oftalmológico integral, o reajuste de valores dos procedimentos na tabela do SUS, a identificação de problemas de visão de estudantes de escolas públicas. No período de 2008 a 2011 foram realizadas 483 mil consultas oftalmológicas, apesar de a demanda ser ainda maior. “Nossa meta é ampliar em até nove vezes a quantidade de consultas. A grande mudança no projeto Olhar Brasil é a ampliação da oferta de consultas especializadas e exames de diagnóstico, sobretudo pelas clínicas privadas”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele adianta que está sendo estudada a possibilidade de adotar essa mesma estratégia para atender outras especialidades, como doenças cardiovasculares e câncer.

De acordo com Padilha a estratégia é ampliar fortemente o número de consultas a serem oferecidas. “As secretarias municipais de saúde afirmam, e, com razão, que a maior dificuldade de oferecer consulta oftalmológica aos alunos do PSE e PBA é fixar o oftalmologista na localidade”, explica o ministro. Na sua avaliação, o cadastro vem para ajudar nesta questão. “Entre as vantagens do cadastro, está que o profissional estruturado em clínica particular é remunerado pelo número de procedimentos entregues, e não por número de horas trabalhadas. Outra vantagem é que pela escala apresentada de pacientes a serem atendidos pode atrair mais fortemente o número de clínicas e de oftalmologistas que venham prestar serviço para aqueles municípios ”, destaca Padilha.

Dentro dos próximos anos, o Ministério da Saúde estima realizar, via projeto Olhar Brasil, 4,7 milhões de consultas, 871% a mais que no primeiro período do projeto, entre 2008 e 2012 (até agosto), quando foram feitas 483.898. O ministério também estima entregar 2,2 milhões óculos, 780% a mais que nos últimos quatro anos, com 258.261 óculos.

INCENTIVOS - Os estados e municípios receberão recursos a mais para realizar todas as etapas do projeto. Para realização das consultas serão investidos cerca de R$ 100 milhões. Esses valores se somam ao financiamento do restante da assistência, como fornecimento de óculos , tratamento de doenças oculares, além do tratamento da refração, abrangendo aproximadamente 20 procedimentos, como biometria ultrassônica, mapeamento da retina com gráfico e retinografia colorida. Parte desses procedimentos terá reajuste na tabela do SUS, que irão variar entre 36,6% a 63,20%, para o atendimento no projeto Olhar Brasil.

O valor pago pela consulta terá aumento de 47%, passando de R$ 14,29 para R$ 21. “Estamos criando uma tabela SUS específica para atender esse público definido, por se tratar de parte da população com menor condição de acesso ao atendimento especializado e a óculos, principalmente os que vivem em regiões mais pobres”, destaca o ministro Alexandre Padilha.

O edital para cadastramento traz um conjunto de normas que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos de saúde, como normas da Vigilância Sanitária. Após a realização do cadastro e a partir do momento que passar a atender pelo projeto Olhar Brasil, o serviço terá que preencher um sistema de informação do Ministério da Saúde. Trata-se de medida de controle sobre o procedimento da consulta. Os serviços cadastrados e habilitados pelo Ministério da Saúde poderão ter seus serviços contratados diretamente pelo gestor local (estado e município) que estiver inserido no projeto. Para fazer parte do Olhar Brasil, o gestor deve aderir ao projeto por meio de solicitação ao Ministério da Saúde.


Por Regina Xeyla, da Agência Saúde – Ascom/MS
(61) 3315.3580

CANHOTINHO: PRESÍDIO É BENEFICIADO COM DIVERSAS MELHORIAS





ALAMBRADO DO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO AGRESTE

REFORÇA A SEGURANÇA



A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização, vai inaugurar na quarta-feira (14), às 10h, o Alambrado do Centro de Ressocialização do Agreste - CRA -, em Canhotinho, no Agreste do Estado.





O CRA é um presídio agrícola que abriga cerca de 900 reeducandos do regime semiaberto. Nesta ação do Pacto Pela Vida, o Governo do Estado investiu R$ 600 mil. Com 800 metros de extensão, o alambrado reforçará o controle das entradas e saídas dos presos.





Junto com o alambrado, foram construídas duas permanências (postos de vigilância) em lugares estratégicos da unidade prisional. Além disso, o local passa a contar com oito câmeras de monitoramento eletrônico, que permitem a visão geral da unidade prisional durante 24 horas por dia.




Mais

Na oportunidade, a Secretária de Ressocialização entregará aos reeducandos do Centro de Ressocialização do Agreste:

Duas salas de aula e uma biblioteca do anexo da Escola Amélia Gueiros, instalada dentro do CRA;

Piscicultura - espaço de criação de peixes ornamentais;

Fábrica de sandálias.


Marcelo Aragão
Assessoria de Imprensa
3184.2173 / 9488.4336

Caio Trindade (estagiário)
8800.2434

Nenhum comentário:

Postar um comentário