quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Parabólica




Metrô sem higiene e limpeza


O leitor Pedro Cabral, técnico em Segurança do Trabalho e usuário da Linha Cajueiro Seco, do Metrorec, registra, nesta coluna, a sua insatisfação e, também, a sua tristeza, com o péssimo estado de higiene e de limpeza visto nos trens da referida linha. “Prezado jornalista, Robson Sampaio. No dia 27 de dezembro do ano passado, às 9hs, embarquei no vagão nº 182, na Estação Joana Bezerra, e me deparei com um quadro preocupante: dentro do vagão, podíamos ver roupas velhas jogadas ao chão, caixas de papelão rasgadas, o piso molhado, parecendo àquelas cenas de calçadas ocupadas por moradores de rua. De imediato, me comuniquei com a Ouvidoria do Metrorec, por telefone, onde fui gentilmente atendido por uma atendente, que se identificou pelo nome de Valéria, e registrou a minha queixa. Solicitou o meu nome e o meu telefone, dizendo que a Ouvidoria me daria, posteriormente, uma resposta. Espero que sejam tomadas as providências cabíveis e que a população usuária exerça também a sua cidadania, pondo em prática os bons hábitos de educação”.


Cadê, a grana?- No Cabo, os profissionais de saúde contratados - não concursados - estão, há quatro meses, sem receber adicional noturno pelo trabalho em regime de plantão. A resposta é que “vai pagar”. Eles perguntam: “Quando e a que horas”? Eles dizem que, na sexta-feira do dia 28 de dezembro passado, a Prefeitura do Cabo inaugurou uma praça ainda inacabada, às margens da PE-60, com as bandas Cheiro de Amor e Faringes da Paixão. E não pagaram, a quem dá duro nos hospitais e nos postos de saúde.




PE-049 abandonada




Do leitor Valmir Benjamim de Arruda, autor da foto, “Caro, Robson. É incrível como o DER-PE falha, na manutenção da Rodovia PE-049 - já chamada de “Rodovia da Morte” - e que dá acesso ao Distrito de Pontas de Pedra, em Goiana. Desde a sua construção, em1987, nunca foram feitos serviços para melhorar a sinalização e que, praticamente, não existe mais. Dirigir à noite é um risco muito grande. Vez por outra, ocorrem acidentes com vítimas fatais e, no ano passado, salvo engano, foram cinco mortes”.


Apelo ao secretário

Valmir prossegue: “Não entendemos, como o DER-PE tapa os buracos e não recupera a sinalização. É um descaso aos usuários dessa rodovia. Peço, ao secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, que vá confirmar a nossa denúncia”.



Sonrisal?

Um leitor denuncia que o “calçamento da Rua 7 de Setembro com Imperatriz, na Boa Vista, foi feito e refeito, no mínimo, umas seis vezes, sempre de forma mal feita. E com aquelas famigeradas pedras portuguesas e materiais “sonrisal”.


Trânsito

Sobre a nota “Carros nas calçadas”, a CTTU informa que aumentou a fiscalização, na Rua da Hora, no Espinheiro. Estacionar carro na calçada é infração grave, cabível de multa, reboque do veículo e acúmulo de 5 pontos na carteira de motorista.



Férias... O Instituto Ricardo Brennand movimenta, entre 8 e 11 próximo, Oficina de Fotografia para crianças. Através de atividades lúdicas, a gurizada irá experimentar o uso da câmera mais simples.


...no IRB - Feita de material reciclado, mas também terá acesso ao mundo da tecnologia digital. As oficinas de férias no IRB, com temas variados, durarão todo este mês. Informações e inscrições pelo (81) 2121.0349.


Computação - A Escola Técnica Leiaut inscreve para início imediato, no Curso de Computação Gráfica, com aulas realizadas de segunda à quinta, das 19h às 21h. Informações: 3223.0387 e 3081.5552.


Mulher - Já no ar, o portal da “Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é Mais Forte”. Vai ajudar a Justiça nos crimes contra as mulheres: www.compromissoeatitude.org.br .






Geraldo Julio é o novo

prefeito do Recife


Geraldo Julio (PSB) e Luciano Siqueira (PCdoB) tomaram posse ontem (1º) como prefeito e vice-prefeito do Recife, respectivamente, em uma cerimônia marcada pela emoção e reafirmação dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. O ato foi realizado na Câmara dos Vereadores e foi conduzida pelo novo presidente do Legislativo Municipal, Vicente André Gomes (PSB). Depois de discursar pela primeira vez como mandatário da cidade, Geraldo seguiu para a sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, onde recebeu o cargo do agora ex-prefeito João da Costa (PT).
A recepção a Geraldo na PCR foi muito calorosa. O socialista era esperado por uma multidão que queria saudá-lo e desejar sorte no mandato. Cerca de 1.300 pessoas prestigiaram o ato. O governador Eduardo Campos (PSB) participou das duas cerimônias. Também estiveram presentes as principais autoridades do Estado, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça, Jovaldo Nunes, e do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; além de autoridades do País, como o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e a ministra do TCU, Ana Arraes.

Bastante emocionado em sua fala na Câmara, Geraldo não pôde deixar de agradecer a todo apoio recebido do povo do Recife, que o elegeu com 453.380 votos em outubro passado, e de sua família. Ao pai, já falecido, ele agradeceu por tê-lo formado politicamente. À mãe, Maria Ângela, a confissão de que ela o havia ensinado tudo. Aos três filhos - Eduardo, Rodrigo e Mariana - o agradecimento por serem "a constante fonte de felicidade" em sua vida. À esposa Cristina, um sonoro "eu te amo".

Geraldo disse estar muito feliz e que tem a exata noção do grande desafio que vai enfrentar. ”Sem dúvida, o maior desafio da minha vida. Sei que não será fácil. Vamos vencer todo dia a cada dia. Momentos difíceis serão parte da rotina, mas estou disposto a trabalhar duro, a mobilizar pessoas, motivar a equipe e animar nosso povo a participar ativamente deste grande processo de reinvenção do Recife”, destacou Geraldo Julio. De acordo com o socialista, “o Recife não precisa de um herói”. “Precisa de trabalho em equipe, dedicação, experiência, atitude para governar e, principalmente, disposição para o trabalho duro. Não sou de briga, mas sou de luta; luta para construir um mundo melhor”, bradou.

O novo prefeito afirmou que a cidade vai mudar porque o povo quer que isso aconteça. “O novo Recife é a vontade de levar a nossa terra de volta para o lugar que ela merece: uma cidade reconhecida, respeitada, valorizada; uma referência no Brasil e no mundo. É isso que queremos e vamos ser", ressaltou Geraldo, lembrando que Pernambuco já provou que isso é possível. "Nosso combustível é a confiança da população. O estímulo renova a energia. A esperança anima. E a cobrança mobiliza”, argumentou.
Citando o ex-governador Miguel Arraes e o governador Eduardo Campos, Geraldo disse que, com eles, aprendeu a transformar “o complexo em simples, o impossível em possível”. Sempre com a “força do povo”. O novo prefeito também destacou a relação de respeito que pretende manter com a Câmara. Geraldo ainda conclamou um esforço coletivo para cuidar da cidade, com um grande mutirão de limpeza urbana a ser iniciado ainda este mês. “Vamos resgatar o nosso tão valioso orgulho de ser recifense. Pode ter certeza: a vida no Recife vai melhorar”, cravou Geraldo, encerrando o discurso.
Antes da cerimônia de posse na Câmara dos Vereadores, o governador Eduardo Campos se disse "confiante de que Recife, ao lado de Pernambuco, vai viver um ano de conquistas e realizações”. “Vamos colocar as mudanças em um ritmo acelerado e construir, com a sociedade, as inovações necessárias, hoje, ao serviço público”, enfatizou o presidente nacional do PSB.

PRIMEIRO ATO - Na Prefeitura, Geraldo foi recebido no gabinete de João da Costa. Depois do encontro protocolar, o novo gestor seguiu para o estacionamento do prédio, onde foi acolhido com muito frevo e aplausos. O primeiro ato de Geraldo como prefeito do Recife foi sancionar três projetos de Lei aprovados pela Câmara. O primeiro coloca em vigor a reforma administrativa da PCR; o segundo cria a carreira de analista de gestão, a ser preenchida via concurso. Já o terceiro regulamenta a atuação do Poder Público Municipal na questão das Parcerias Público-Privadas. Elaboradas pela equipe de Geraldo, as três matérias foram enviadas ao Legislativo por João da Costa.
Hoje, às 10h, Geraldo dará posse aos seus 22 secretários, em cerimônia a ser realizada no estacionamento da PCR, a exemplo da transmissão de cargo. Sem perder tempo, o socialista anunciará, na próxima quinta, o local onde será construído o primeiro hospital da Mulher do Recife.


Foi essa dedicação que fez com que Samuel Luiz, 11 anos, pedisse ao pai para participar da cerimônia de transmissão de cargo. Mesmo com pouca idade, o garoto já tem a convicção do que é melhor para a sua cidade. “Esse é o presente que Recife merece. Na campanha, eu fui a quase todas as caminhadas e hoje não queria perder a oportunidade de participar desse momento”, pontuou Samuel, depois de entregar nas mãos de Geraldo uma bandeira do PSB.

Carlos Percol
Coord. Comunicação
Prefeito eleito, Geraldo Julio
(81) 9171 1130 / 9488 3191
Flickr: www.flickr.com/geraldo40
www.umnovorecife.com.br
Twitter: @umnovorecife
Facebook: Geraldo40
Instagram: GeraldoJulio40





Curta Doze e Meia com
nova temática na primeira
semana de 2013


O ano de 2013 acabou de começar e o Curta Doze e Meia já traz sessões com nova temática para todos os públicos. No mês de janeiro serão apresentados vídeos dos mais diversos gêneros cinematográficos e que tem como foco personagens importantes para a construção da nossa memória urbana e cultural. São filmes de diferentes Estados do Brasil unidos pelo tema “Personalidades”. Para iniciar a programação, na próxima quinta-feira (03), a partir das 12h30, serão exibidos os vídeos “A Psicose de Valter”, “Onde Andará Petrúcio Felker”, “Sweet Karolynne” e “Profissional da Noite”.

Após a exibição haverá um bate-papo descontraído com o público presente. As atividades do cineclube ocorrem todas as quintas-feiras, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e tem o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.

Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
“Personalidades”
Dias 03, 10, 17, 24 e 31 de janeiro de 2013
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA
Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9873-3576 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com



Impasse atrasa ainda mais
obra da Transnordestina

Controlada pela CSN, concessionária quer R$ 8,2 bilhões, quase o dobro da estimativa inicial; ferrovia só deve ficar pronta em 2015

Sergio Torres/ENVIADO ESPECIAL SALGUEIRO(PE)

Prevista para funcionar a partir de 30 de dezembro de 2014, penúltimo dia da gestão da presidente Dilma Rousseff, a ferrovia Transnordestina não será inaugurada antes de 2015. A obra, iniciada em 2006, entrou em ritmo ainda mais lento neste segundo semestre, a partir do acirramento de um impasse financeiro já antigo entre o governo federal e a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA).

Na assinatura do protocolo de intenções em 2005, foi anunciado que a ferrovia custaria R$ 4,5 bilhões. As obras começaram em julho do ano seguinte. Em 2008, já havia um novo preço firmado em contrato: R$ 5,4 bilhões. A TLSA vem alegando que esse valor, em razão de contratempos surgidos no decorrer da obra, está subdimensionado.

A concessionária quer agora R$ 8,2 bilhões. Sem esse aporte financeiro adicional, a TLSA argumenta que não haverá meios de entregar a Transnordestina completa a tempo de ser inaugurada por Dilma. A ferrovia é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A solicitação da TLSA, controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), não é bem vista pelo governo. A concessionária quer que o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que já banca 50% dos recursos (R$ 2,7 bilhões), aumente a participação.

O fundo regional é gerenciado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que recusou-se a divulgar os valores até agora liberados para a construção da ferrovia. Também envolvido no financiamento da ferrovia, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contribuiu com R$ 900 milhões, já liberados.

O governo resiste a dar o dinheiro requerido pela concessionária e insiste que a obra deve ser inaugurada ainda no governo Dilma. Mas deu à CSN a possibilidade de obter empréstimos nas instituições públicas.

“Para que os trabalhos da Transnordestina não sejam interrompidos, o governo federal, através da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e do BNB, autorizou a obtenção de empréstimo, por parte da Transnordestina Logística S.A, o que permitirá que as frentes de trabalho continuem mobilizadas e o cronograma das obras não apresente maiores postergações”, informou em nota o Ministério da Integração Nacional, sem revelar os valores dos empréstimos.

A ferrovia foi planejada para levar até os portos de Pecém (Ceará) e Suape (Pernambuco) a produção agrícola do cerrado do Piauí, especialmente soja. A linha férrea partiria da cidade piauiense de Eliseu Martins até Salgueiro, no sertão pernambucano. No município, a Transnordestina se dividiria. Um braço seguiria até o litoral pernambucano. Outro, dobraria à esquerda no rumo norte, até a costa cearense.

A primeira previsão é de que a ferrovia, no trecho Piauí-Pernambuco, seria inaugurada em 2010, ao final do segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O trecho Piauí-Ceará ficaria pronto em 2013.

Nada disso aconteceu. Foi dado um novo prazo, 2012, que se encerra sem que a obra tenha alcançado nem sequer 20% do trajeto. A nova previsão passou a ser dezembro de 2014. Embora faltem dois anos, o prazo não será cumprido, de acordo com avaliações reservadas tanto do governo quanto das próprias CSN e TLSA. Só falta tornar isso público.

De interesse estratégico para o governo, a ferrovia é vista como um futuro polo indutor de progresso de uma região cronicamente problemática, caracterizada pela pobreza de sua população, pelo ainda presente êxodo para as regiões metropolitanas, e sempre sujeita a secas muito intensas, como a que já dura dois anos.

A soja produzida no cerrado do Piauí chega hoje aos portos de exportação em carretas que circulam na maioria das vezes por estradas em péssimo estado de manutenção. A Transnordestina resolveria esse problema logístico, ao entregar a carga nos terminais portuários de maneira bem mais segura, econômica e ambientalmente limpa.

A previsão da safra de soja do Piauí em 2013 é de 1,48 milhão de toneladas, 17% a mais do que o registrado neste ano. Estão plantados 101,4 mil hectares dos 506,8 mil destinados até agora ao cultivo do grão nesta nova fronteira agrícola brasileira.

Nas negociações com o governo, CSN e TLSN argumentam, na tentativa de obter mais financiamentos públicos, que a ferrovia é fundamental para o desenvolvimento do interior do Nordeste, para o crescimento expressivo das exportações e para a entrada no País do dinheiro obtido na venda da soja no mercado externo. E que, apesar dessa importância, o retorno para o investidor é muito baixo em um primeiro momento. O lucro, se vier, será a longo prazo, dizem executivos da companhia encarregados das discussões com o governo.

Fonte: Estadão


Atenciosamente,


Diogo Morais


Diretor de Comunicação e Imprensa do Sindmetro-PE
Vice-Presidente da Fenametro
81-8862.0051 (Vivo) 81-9903.2263 (Tim) 81-8829.4851 (Oi)
diogomorais@diogomorais.com.br
Skype : diogo.morais.pe













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