segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Parabólica






Frases: “O leitor é a principal matéria-prima do jornal”. “A dor, seja qual for, é sempre a inspiração do poeta” (RS).



Apoio ao portador de Parkinson

A Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP) enfrenta um sério problema, pois está prestes a ser desalojada do Edifício Santo Albino, onde está a sua sede, na Avenida Guararapes, no Centro Recife, e ocupa salas cedidas pela antiga proprietária. Mas, o prédio foi vendido e, agora, precisam encontrar um local de fácil acesso, já que os associados têm dificuldades de locomoção. A entidade conta com trezentos filiados e presta serviço psicológico, de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, oficina de emoções, promove palestras, viabiliza medicamentos, etc. Vale destacar aqui, nesta coluna, que a Associação de Parkinson de Pernambuco tem feito um trabalho humanitário formidável, além de chamar a atenção para a causa. A presidente Teresinha Veloso, diretores e voluntários apelam para algum empresário, que disponha de imóveis vazios, possa ceder um para que possa manter as suas nobres atividades. Vamos ajudar, companheiros. O telefone é o 3424.2 7 10 e parkinsonpernambuco@gmail.com.



Itamaracá - Senhor Robson, bom-dia! Estou aqui, agradecendo em nome de todos que amam a Ilha de Itamaracá. Obrigado, pela publicação que saiu na Folha de Pernambuco, no dia 17 do corrente, sobre as invasões que ocorrem em Jaguaribe. Muitos moradores, veranistas e pessoas, que frequentam a Praia de Jaguaribe, ficaram agradecidos. Foi um alerta importante, não só para aquela praia, mas para a recuperação de toda Ilha de Itamaracá. Abraço, Alexandre Faria.




Fio assustador




Leitores denunciam este fio arriado (foto) e que assusta a quem passa pela calçada da Rua Cônego Romeu, 65, em frente ao Edifício Mondino, em Boa Viagem. Não dá para perceber, se o dito cujo é de um cabo telefônico ou de um cabo elétrico e de alta tensão. A verdade é que, à primeira vista, o susto é grande e o medo também. Um cidadão diz que já pediu providências e a Prefeitura do Recife não se pronunciou.




Fedor insuportável

Há mais de um mês e, apesar das reclamações dos moradores, um esgoto a céu aberto continua a feder, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 214, na Madalena, perto de uma clínica e de uma padaria. Os moradores não aguentam mais.



Sem água

Moradores da Rua Leopoldo Neves, na Várzea, estão revoltados com a Compesa, pois, há mais de dez dias, não pinga uma gota d’água das torneiras das suas residências. “Assim não dá”!, reclama um morador, diante de tamanho sufoco.



Juizado


Como sempre faz em todo Carnaval, o procurador-geral, Aguinaldo Fenelon, vai acompanhar o trabalho dos promotores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no Juizado do Folião, durante o desfile do Galo da Madrugada.


Cadê, o asfalto?

O leitor Eduardo Nino lamenta que a Rua Água Branca, na Vila União, na Iputinga, está sem asfalto, embora a pavimentação tenha sido aprovada, no Orçamento Participativo de 2009 da PCR. E não realizada pela administração passada.



Resíduos

A Emlurb informa, aos desavisados, que o descarte irregular de resíduos de construção civil pode gerar multa que varia de R$100,00 a R$ 300,00,a depender da quantidade e do tipo do material. Denúncias pelo número 156.


Sangue

O Hemope lança, hoje, às 9h, a Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval e que vai, até o dia 8 de fevereiro, em todo o Estado. Visa sensibilizar a população para a importância da doação de sangue neste período carnavalesco.




Bazar - O Nacc inaugura, hoje, um bazar e aonde serão vendidos artigos de decoração, mesa e banho, vestuário, calçados, bijuterias e artesanatos. De 2ª. a 6ª., das 9h às 19h, na Rua do Futuro, 855, Aflitos, tel: 3267-9200.


ICTzão - O príncipe e a princesa do ICTzão em Folia de 2013 serão o muitifacetado Bernardo Contramestre e a musicista Priscila Maria. Ele é o criador do Maracatu Nação Pernambuco e ela é da Orquestra Brasileira.


ICTzão II - Serão coroados, juntamente com o rei, o maestro Edson Rodrigues, e a rainha, a cantora Nena Queiroga; no Restaurante Banguê, amanhã, às 19h, no Pátio de São Pedro.






Teatro da Vida


“Tatuagem de patrão”! - Um empresário, muito rico, decidiu fazer uma tatuagem. Chegando à loja do tatuador, pediu que reproduzisse uma nota de cem reais no seu pinto. Espantado, o rapaz disse: - Senhor, uma tatuagem no seu pinto vai ser muito dolorido. O senhor não prefere escolher outro local? Decidido, o homem insistiu. Curioso, o tatuador perguntou: Mas, senhor, por que uma nota de cem reais e logo no pinto? Percebendo o espanto do rapaz, o homem lhe explicou: - Meu amigo, eu tenho vários motivos: Primeiro: Sou um empresário e adoro ver dinheiro crescendo. Segundo: A minha mulher é economista e adora ver dinheiro entrando e saindo. Terceiro: A minha amante é exploradora e adora ficar sugando o meu dinheiro. Quarto: A minha secretária é ciumenta e adora saber que meu dinheiro está bem guardado e só ela usufrui dele. E, por último, porque vivo dizendo aos meus funcionários que um dia vou encher o rabo deles de dinheiro... Acesse: www.robsonsampaio.blogspot.com.



É melhor rir...

Estatísticas recentes: - De cada 10 argentinos, 11 sentem-se superiores aos outros. - Qual é a semelhança entre um argentino humilde e o Super-Homem? - Nenhum dos dois existe. Como se faz para reconhecer um argentino numa livraria? - Ele é o que pede o mapa-mundi de Buenos Aires. Um argentino, sendo entrevistado na TV: - Qual a pessoa que mais admira? - Deus! - E por quê? - Bom, foi ele quem me criou! Leia e passe adiante ou se tornará um argentino também!



Rir sempre...

O índio vai ao cartório querendo mudar o nome e o funcionário pergunta: - Em que posso ajudá-lo, senhor? - Índio querer mudar de nome. - Mas senhor, os nomes indígenas são parte de suas raízes culturais. Tem certeza que deseja mudá-lo? - Sim! Índio ter certeza. Índio não vê mais sentido em ter esse nome? - Bom, sendo assim... Qual é o seu nome atual? - Grande Nuvem Azul Que Leva Mensagem Para Outro Lado Da Montanha e Do Mundo. - E como o senhor deseja se chamar? - E-mail!







Reportagem e registro fotográfico da 1a.reunião ordinária de trabalho 2013 da APBS - Associação de Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal

Cordialmente,

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Assessor de Relações Públicas e Comunicações
Editor BOLETIM UNIDOS
DLA3
--------------------------------------------------------
Os companheiros PDG RAMIRO IOLANDO MACHADO, JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA e LUIZ FRANCISCO DE FIGUEIREDO do LIONS CLUBE DE RECIFE BOA VIAGEM, prestigiaram com as suas presenças a primeira reunião ordinária de trabalho 2013 da APBS - Associação de Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal, cuja Presidente MARIA CRISTINA DE MIRANDA HENRIQUES realiza maravilhosas ações pelo desenvolvimento e progresso do bairro de Boa Viagem, em parceria com a PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM e desta feita com apoio do LIONS BOA VIAGEM, LEGIONÁRIOS DO MEIO AMBIENTE, ROTARY CLUB BOA VIAGEM/SETÚBAL, IGREJA BATISTA EMANUEL DE BOA VIAGEM e as Associações filiadas ao FORUM AMA RECIFE e AMAORLA - Orla de Piedade e Candeias.

Ao evento compareceram também membros das Associações de moradores das GRAÇAS e de CASA FORTE - APIPUCOS.

O ROTARY CLUB BOA VIAGEM esteve representado pelo seu Secretário e próximo Presidente CL WELIGTON SANTOS.

O marcante encontro teve início com especial oração e bênção do Monsenhor EDIVALDO BEZERRA, pároco da Igrejinha da Praça de Boa Viagem, seguido da brilhante palestra do Ten. Cel MOURA da POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO, Professor de Direito de trânsito, exímio especialista da área de engenharia e legislação de trânsito, tendo tratado também de sustentabilidade e mobilidade urbana. Sua palestra mostrou principalmente a grande problemática do caos do trânsito em nossa cidade, no BRASIL e no mundo, se detendo primordialmente na principal causa de mortes da atualidade, onde uma grande e talvez a maior força do trabalho que é dos nossos jovens na faixa de 24 a 34 anos, vem ceifando suas vidas pela falta de programas de educação e organização do trânsito nas grandes cidades.

Apresentou estarrecedores flagrantes fotográficos de irregularidades das vias urbanas do Recife, um verdadeiro caos por falta de sua condução de maneira técnica e legal com base em legislação existente, mostrando uma série de gráficos e apontando possíveis soluções para suas mazelas.

Falou e mostrou o desmando existente na principal praça do bairro de Boa viagem, comprovando a completa falta de ordenamento legal, fiscalização por parte dos poderes competentes, ocasionado um verdadeiro descaso para com os turistas que visitam o Recife, fazendo com que eles fujam do local, bem como impedindo que os seus própios habitantes possam usufruir das belezas da praia da Boa Viagem e dos direitos de cidadãos os privando de se locomover livremente nos locais onde residem.

O ponto alto da reunião foi a ilustre presença do Secretário de Estado de Segurança Urbana da Cidade do Recife -Dr.MURILO CAVALCANTI, que recentemente assumiu o seu posto de Secretário e que, de maneira prática e objetiva segundo suas próprias palavras, estava comparecendo à reunião para ouvir e sentir as problemáticas da cidade e das pessoas diretamente interessadas, reconheceu que poderá contar com grande apoio dos representantes das associações presentes, inclusive, se comprometendo em marcar uma reunião com o novo Prefeito do Recife - Dr.Geraldo Júlio, solicitando que lhe fosse apresentado com a maior rapidez possível, estudo documentado das aspirações dos presentes com finalidade de ser preparado um encontro com o chefe da edilidade recifense.



Todos ficaram muito satisfeitos e bem impressionados com a disponibilidade do Dr.MURILO CAVALCANTI, especialmente por ser um técnico bastante abalizado e de experiência internacional, tendo o mesmo prometido que sua Secretaria em fase de organização criará um canal de comunicação com toda a comunidade, tendo em linha gerais informado algumas importantes ações que pretende tomar para normalizar aspectos de segurança e mobilidade urbanas do Recife.






COMPANHEIROS DO LIONS BOA VIAGEM
PRESTIGIARAM EVENTO DA APBS- ASSOCIAÇÃO
DE MORADORES DO PINA, BOA VIAGEM E SETÚBAL


Os companheiros PDG RAMIRO IOLANDO MACHADO, JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA e LUIZ FRANCISCO DE FIGUEIREDO do LIONS CLUBE DE RECIFE BOA VIAGEM, prestigiaram com as suas presenças a primeira reunião ordinária de trabalho 2013 da APBS - Associação de Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal, cuja Presidente MARIA CRISTINA DE MIRANDA HENRIQUES realiza maravilhosas ações pelo desenvolvimento e progresso do bairro de Boa Viagem, em parceria com a PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM e desta feita com apoio do LIONS BOA VIAGEM, LEGIONÁRIOS DO MEIO AMBIENTE, ROTARY CLUB BOA VIAGEM/SETÚBAL, IGREJA BATISTA EMANUEL DE BOA VIAGEM e as Associações filiadas ao FORUM AMA RECIFE e AMAORLA - Orla de Piedade e Candeias.





RAMIRO,MONS.EDIVALDO,
CRISTINA,CEL MOURA E
FIGUEIREDO


O marcante encontro teve início com especial oração e bênção do Monsenhor EDIVALDO BEZERRA, pároco da Igrejinha da Praça de Boa Viagem, seguido da brilhante palestra do Ten. Cel MOURA da POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO, Professor de Direito de trânsito, exímio especialista da área de engenharia e legislação de trânsito, tendo tratado também de sustentabilidade e mobilidade urbana. Sua palestra mostrou principalmente a grande problemática do caos do trânsito em nossa cidade, no BRASIL e no mundo, se detendo primordialmente na principal causa de mortes da atualidade, onde uma grande e talvez a maior força do trabalho que é dos nossos jovens na faixa de 24 a 34 anos, vem ceifando suas vidas pela falta de programas de educação e organização do trânsito nas grandes cidades.


Ao evento compareceram também membros das Associações de moradores das GRAÇAS e de CASA FORTE - APIPUCOS.

O ROTARY CLUB BOA VIAGEM esteve representado pelo seu Secretário e próximo Presidente CL WELIGTON SANTOS.









Maria Cristina Henriques
20 de janeiro de 2013 07:51
Do coorde nador Ba rtolomeu Franco
-Forum AMA Recife,o lembrete

Prezados(as) Senhores(as),

Uma vez que não está havendo divulgação suficiente na mídia, resolvi alertá-los para o Recadastramento Biométrico Eleitoral.
Este recadastramento já foi iniciado em RECIFE e é OBRIGATÓRIO para todos os eleitores deste município. O prazo final é dia 30 de abril de 2013. Após esta data, quem não se recadastrou terá o título eleitoral cancelado, com as consequências e dores de cabeça pertinentes. Provavelmente a divulgação será feita apenas nas últimas semanas do prazo, acarretando imensas filas de espera. O atendimento é feito exclusivamente após o agendamento pela internet. O recadastramento é feito de forma gradual, cidade por cidade.




Assim sendo:
Todos os eleitores de RECIFE devem obrigatoriamente se recadastrar. É necessário o agendamento prévio. É necessário o comparecimento pessoal.
Para agendar: http://www.tre-pe.jus.br/agendabio/publico/
Documentos necessários (originais): Carteira de Identidade ou Habilitação + Título de Eleitor + Comprovante de Residência recente.
Local de atendimento para eleitores de Recife: Central de Atendimento do TRE no Forte das Cinco Pontas.

Maiores informações sobre o recadastramento e sobre outras cidades: www.tre-pe.jus.br

Sugiro que façam seu agendamento e recadastramento o mais rápido possível. Atualmente o tempo de espera + atendimento é de cerca de 30 minutos. Nos últimos dias, historicamente, esse tempo sobe para até 6 horas.
TRE/PE • AB • Agendamento
www.tre-pe.jus.br



Acorda Cidadão!
Movimento de
Cidadania e
Politização




Estádios da Copa de 2014 estão atrasados e superfaturados.
Só o Maracanã vai custar R$500 milhões acima do orçamento.
Esses recursos não farão falta em outras áreas?
O que é prioridade no Brasil?






Professores
analfabetos
digitais?


LUÍS ANTÔNIO
GIRON

O ministro da Educação Aloizio Mercadante anda tão encantado pela alta tecnologia, que pode colocar os alunos brasileiros em risco de completa imbecilização.

A tecnologia é obviamente fascinante e tem o poder de hipnotizar as multidões, quanto mais seus autoassumidos líderes. Mercadante, cuja formação não é em Pedagogia e sim em Economia (seria, então, um "ignorante pedagógico"?), parece ser mais uma presa da narcose e a alienação tecnológicas que assolam o Brasil e o mundo. Isso tem sido rotina no campo das artes e dos espetáculos: ninguém escapa de usar os novos aparelhos e de mergulhar nos smartphones, feito o personagem Gollum eletrizado (e destruído) pelo precioso anel que achou por acaso. No entanto, quando se trata da formação de jovens, eleger a tecnologia como a panaceia universal afigura-se como o mais deprimente desastre.




Vou tentar analisar as novas ideias do ministro e assim demonstrar que ele está fadado a cometer o maior equívoco de sua carreira: tomar os professores por ignorantes e jogar os alunos no poço dos leões da tecnologia da informação, confundindo-a com a solução final da educação. Por fim, vou aconselhar o ministro (que pretensão, mas não posso evitar) a adotar uma estratégia menos devastadora para capacitar os professores e seus alunos. Não que isso pareça preocupar o ministro. Ele, pelo jeito, só quer brilhar com um discurso que pensa ser “inovador”.

Comecemos pelo discurso que Mercadante fez na terça-feira em São Paulo. Ele afirmou que os professores brasileiros não passam de “analfabetos digitais”. Ele argumenta que os professores precisam aprender o abecedário da informática para acompanhar a nova geração - esta, sim. formada em tecnologia da informação e, por conseguinte, mais apta a conhecer e interpretar o mundo contemporâneo. Baseado nessa “verdade”, anunciou que, para começar o processo, seu ministério irá distribuir dezenas de milhares de tablets aos professores da rede pública de todo o Brasil para solucionar o “déficit digital” das hordas autóctones de educadores que infelizmente povoam o Brasil com sua falta de conhecimento.

>> Salman Khan: "A sala de aula é um lugar para discutir"

Ou bem Mercadante está sendo um inocente útil, ou tem coisa aí. Ele proferiu seu discurso ao lado do professor americano Salman Khan, fundador da Khan Academy, que oferece pelo site YouTube aulas em cinco idiomas, inclusive em português e estava no evento para divulgar sua instituição. É o que Khan denomina “a maior sala de aula do mundo”. No seu livro recém-lançado no Brasil, Um mundo, uma escola – a educação reinventada (Intrínseca, 256 páginas, R$ 24,90, e-book: 19,90), Khan faz uma afirmação sedutora. Diz que não vê motivo econômico “para que estudantes do mundo inteiro não tenham acesso às mesmas lições que os filhos de Bill Gates”. Diz além: “Quando se trata de educação, nãos e deve temer a tecnologia, mas acolhê-la. Usadas com sabedoria e sensibilidade, aulas com auxílio de computadores podem realmente dar oportunidade aos professores de ensinarem mais e permitir que a sala de aula se torne uma oficina de ajuda mútua, em vez de escuta passiva”.

São ideias razoáveis, mas soam superficiais, boas demais para ser verdade. A impressão é de que Khan atua como um daqueles vendedores de xarope do Velho Sul (ele é da Louisiana), prometendo milagres aos indígenas e aos broncos dos vilarejos. E que usa Mercadante para vender seu sistema de ensino, como qualquer outro representante comercial de editora didática ou de cursinho. Se ele conseguir um contrato do governo, vai ficar mais rico que o ilustrador e escritor Ziraldo (cujos cartuns infantojuvenis são adotados do Oiapoque ao Chuí como de fossem obras didática), distribuindo seu produto miraculoso para centenas de milhões de escolas. Mas pode ser impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário