quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Parabólica




Entidades de menor porte

Há muitos anos que não me recordo de um evento promovido por governantes e com a renda em favor de instituições de caridade menores. O que se tem assistido - embora, também seja louvável - são iniciativas ou campanhas destinadas às entidades de renome e apoiadas por autoridades, órgãos, artistas, políticos e por aí vai. Por isso, faço questão de ressaltar e elogiar a decisão da primeira-dama do Recife, Cristina Melo, e do presidente da Fundação de Cultura da Cidade, Roberto Lessa, garantindo que a 49ª edição do Baile Municipal do Recife, no dia 2 de fevereiro, no Chevrolet Hall, beneficiará oito instituições de caridade de menor porte. Segundo a esposa do prefeito Geraldo Júlio, “a intenção é promovê-las e lhes dar visibilidade, principalmente, àquelas que cuidam de crianças, adolescentes e idosos”. Espero, sinceramente, que outros eventos da PCR e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife favoreçam outras entidades pequenas e que assistem crianças, jovens e idosos. Pois, desta forma, mostraremos que amamos o Recife, companheiros.


Barragem - Amanhã, às 9h, o secretário de Articulação Social e Regional de Pernambuco, Aluisio Lessa, estará reunido com o prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho (Dilsinho) e sua equipe, representantes do Incra e ITEP para tratar da desapropriação da área que será usada na barragem do município. A obra, orçada em R$ 35,7 milhões, tem como objetivo aumentar a capacidade de abastecimento de água e evitar os transtornos causados pelas cheias.



Dinheiro no ralo?



A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes esqueceu de vez a obra de pavimentação e drenagem da Rua Nossa Senhora do Loreto, que fica em Piedade, e que liga a Avenida Ayrton Senna à Lagoa do Náutico. A obra, iniciada em 2010, pela Construtora Ancar, ao custo de R$ 1,6 milhão, está abandonada. Os moradores da via, que sofrem com a poeira e com a lama, cobram do prefeito Elias Gomes a retomada do projeto, que se arrasta há mais de dois anos.



Amor ao Recife

É, simplesmente, insuportável, o fedor do esgoto em frente a uma clinica e a uma padaria, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 230, na Madalena. Os cidadãos vivem, há mais de um mês, com tamanho descaso. Eles também amam o Recife.



Alô, Eduardo?

Os moradores do Cabanga não têm, há um mês, um pingo d’água nas torneiras, embora as contas cheguem mensalmente. “A falta d’água, em vários bairros, compromete o bom Governo de Eduardo Campos”, afirma um dos prejudicados.



Fio

A respeito do fio caído, em frente ao n. 65 da Rua Cônego Romeu, em Boa Viagem, a Celpe diz que técnicos constataram que o cabo pertence à rede de telefonia. E informou à operadora responsável sobre a necessidade de reparos.


Escuridão - Leitor denuncia que um trecho da Avenida Caxangá, defronte ao Colégio CFI, está às escuras. Pedestres estão vulneráveis a assaltos todos os dias. Atenção, Celpe!


Linha - Ao leitor Flávio Lima, o Grande Recife de Transporte informa que a Linha 163 -T.I Cajueiro Seco (Circular) já atende ao Shopping Guararapes, com os itinerários: via Shopping e via Cajueiro Seco (Principal).


Espanhol - O Instituto Cervantes abriu inscrições para o Curso Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino do Espanhol. Inscrições: 3334-0450 e cenrec@cervantes.es.

APSE - A Associação Pernambucana de Servidores do Estado convida sócios e dependentes para a prévia Carnavalesca, no clube balneário, em Candeias, dia 3, às 10h, com concurso de fantasias. Informações: www.apse1.blogspot.com.



Com metade da nota, cotista entra nos cursos mais concorridos da Uerj

Do UOL, em São Paulo

Comentários 1

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) divulgou nesta quarta-feira (23) a relação das notas máximas e mínimas dos candidatos aprovados no vestibular 2013. A lista revelou a discrepância entre o desempenho mínimo exigido de cotistas e não cotistas nos cursos mais concorridos da universidade – pioneira na adoção de reserva de vagas no país.
Nas graduações que tiveram as notas de corte mais altas, a diferença entre a nota de quem optou pela ampla concorrência e quem optou pelas cotas chegou a ser o dobro. Para ser aprovado no curso de engenharia mecânica, o candidato “regular” precisou tirar, no mínimo, 84,75 pontos, contra 41,5 pontos dos alunos da rede pública e 40,25 dos candidatos que optaram por cotas raciais.
No curso de engenharia civil, a diferença foi semelhante: 80 pontos para candidatos de livre concorrência, 43 pontos para estudantes de escola pública e 38 pontos para cotistas raciais. O mesmo padrão se repetiu, em igual ou menor medida, nos cursos de engenharia de produção, engenharia química, relações internacionais e direito.
O resultado contraria tendência verificada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para faculdades públicas por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No sistema federal, a diferença das notas de corte nos cursos de ponta, foi em média, de 5%.
Desde 2002, por força de uma lei estadual, a Uerj adota reserva de vagas. De acordo com o edital do vestibular deste ano, 45% das vagas foram destinadas a cotistas – 20% para alunos de escolas públicas, 20% para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 5% para portadores de deficiência ou filhos de policiais militares.
Medicina é exceção

Dentre os principais cursos da Uerj, o de medicina foi a exceção no que se refere à diferença de notas entre candidatos cotistas e não cotista. A nota mínima para aprovação na ampla concorrência foi 85,25 (maior nota de corte do vestibular), contra 76,5 entre cotistas raciais e 73,25 de estudantes da rede pública.
Veja os 10 cursos com as maiores notas de corte da Uerj

Curso

Nota mínima - Ampla concorrência

Nota mínima - Alunos de escola pública

Nota mínima - Cotas raciais

Medicina

85,25

73,25

76,25

Engenharia Mecânica

84,75

41,50

40,25

Engenharia Civil

80,00

43,00

38,00

Engenharia Química

79,00

46,50

45,00

Direito

78,75

53,00

52,25

Engenharia de Produção

78,25

40,50

37,50

Relações Internacionais

77,00

52,75

44,50

Desenho Industrial

76,50

57,00

50,25

Jornalismo

75,75

54,00

48,50

Letras: Inglês/Literaturas

73,50

35,25

31,25


Secretaria de Segurança Urbana do Recife inspira criação de pasta em Camaragibe

O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (23), com o Tenente Coronel Carlos Alberto Cavalcanti de Oliveira, que assumirá o comando da pasta de mesmo nome no município de Camaragibe. As duas secretarias vão trabalhar de maneira integrada para prevenir a violência na área de limite entre as duas cidades. A iniciativa de Camaragibe para criação da nova pasta foi inspirada no modelo da capital.

Durante o encontro, Murilo Cavalcanti também afirmou que será criada uma Associação de Segurança Urbana da Região Metropolitana. “A ideia é estabelecer um fórum permanente, com reuniões mensais para se discutir ações integradas e metas”, disse o secretário.

Antes de assumir a nova pasta, Tenente Coronel já atuava como assessor de segurança do prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre. No Recife, a Secretaria de Segurança Urbana foi criada pelo prefeito Geraldo Julio para coordenar a criação de cinco Compaz e implantar as ações do Pacto Pela Vida do Recife, como a instalação de 400 câmeras de monitoramento e o aumento do efetivo da Guarda Municipal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário