terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Parabólica






Sujeira e lixo em Rio Doce


Alexandre Jorge Ribeiro denuncia que, na Avenida Jules Rimet, no Bairro de Rio Doce, em Olinda, nas imediações do número 52,o acúmulo de lixo e de entulhos estão gerando uma fedentina insuportável. Além do mau cheiro, os detritos são tantos que formaram verdadeiras barreiras de lixo no meio da rua,impedindo o tráfego de pedestres e de carros. “Os moradores também sofrem com a grande quantidade de mosquitos e de muriçocas nas residências próximas, além de provocar a queima dos cabos telefônicos e elétricos da via, pois, constantemente, pessoas irresponsáveis estão ateando fogo nesses entulhos durante a noite. Já fomos, na Prefeitura de Olinda, denunciar a situação, porém, até o momento, não foi tomada nenhuma providência e as montanhas de lixo continuam a crescer, como também os mosquitos e as muriçocas”, desabafa Ribeiro. Por sua vez, o leitor Luiz Campelo reclama do mau cheiro que incomoda os trabalhadores, que ficam na parada à espera de ônibus, e quem passa na BR-101 Sul, próximo à Caninha 51 (em frente a SCHIO) no Cabo de Santo Agostinho. Ele pede providências às autoridades.


Música - A música traz benefícios para as crianças e ajuda no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor. Pensando nisso e tomando como base a Lei 11.769/08, que decretou o ensino de Música como obrigatório nas escolas de todo o Brasil, o músico, professor e psicólogo pernambucano Samuca Luna lança, no Recife, o Projeto Musicalizando - Alfabetização Musical para Crianças nas Escolas, com site gratuito. A iniciativa é acompanhada por um livro de Samuca para as instituições de ensino. No site www.musicalizando.net.br.



Peso ou “sonrisal”?

Caminhões de lixo e de grande porte estão danificando o asfalto e as bocas de lobo da Rua Regência, no Conjunto Fernandinho, no Coque, como mostra esta foto enviada por um leitor. Na semana passada, a Emlurb informou que não eram os caminhões da coleta, contudo, esta foto mostra que são realmente esses veículos. Ou, então, o asfalto foi feito de “sonrisal”.




Mediocridade

Do leitor Antônio Marinho: “Hoje, o País volta a ser assolado por nada mais, nada menos, do que a 13ª edição do Big Brother Brasil, com bebedeiras, promiscuidade e mediocridade invadindo os nossos lares. Na Record, algo ainda pior: A Fazenda”.



Desrespeito


Edilson Eugênio da Silva queixa-se que, há três meses, o pai dele, que é aposentado, espera que a Caixa Econômica Federal entregue o cartão do INSS e nada. O jeito é receber o dinheiro na boca do caixa. Tem gente que aguarda há seis meses.


Varrição

Moradores e comerciantes reclamam que a Rua Major Armando de Souza Melo, em Boa Viagem, está tomada pelo lixo e que, há mais de seis meses, não ocorre uma varrição naquela via. Apesar das reclamações, a Emlurb não deu as caras.



Mutirão... Desde ontem, os advogados da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizam mutirão para analisar os processos dos adolescentes. Todos das 20 unidades socioeducativas do Estado.


...na Funase - A ação discute os processos dos jovens e as demais pautas sobre a defesa técnica deles para melhorar o atendimento jurídico do órgão. Em 2012, houve, nas unidades da Funase, várias rebeliões e 7 mortes.

Folia - O Bloco União da Folia, de Dois Unidos, homenageia Arlindo dos 8 Baixos, no Carnaval 2013. Os 100 primeiros foliões, que doarem sangue ao Hemope, no dia 26 próximo, na Escola Professor José dos Anjos, ganham camisa do bloco.



Teatro - Amanhã e quinta, às 19h, no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife, tel. 3355.3320), no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, O Filho Eterno, da Cia. Atores de Laura, do Rio de Janeiro.






“ Me engana que eu gosto

Ferreira Gullar - DE SÃO PAULO

Muitos de vocês, como eu também, hão de se perguntar por que, depois de tantos escândalos envolvendo os dois governos petistas, a popularidade de Dilma e Lula se mantém alta e o PT cresceu nas últimas eleições municipais. Seria muita pretensão dizer que sei a resposta a essa pergunta. Não sei, mas, porque me pergunto, tento respondê-la ou, pelo menos, examinar os diversos fatores que influem nela.
Assim, a primeira coisa a fazer é levar em conta as particularidades do eleitorado do país e o momento histórico em que vivemos. Sem pretender aprofundar-me na matéria, diria que um dos traços marcantes do nosso eleitorado é ser constituído, em grande parte, por pessoas de poucas posses e trabalhadores de baixos salários, sem falar nos que passam fome.

Isso o distingue, por exemplo, do eleitorado europeu, e se reflete consequentemente no conteúdo das campanhas eleitorais e no resultado das urnas. Lá, o neopopulismo latino-americano não tem vez. Hugo Chávez e Lula nem pensar. Historicamente, o neopopulismo é resultante da deterioração do esquerdismo revolucionário que teve seu auge na primeira metade do século 20 e, na América Latina, culminaria com a Revolução Cubana. A queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética deixaram, como herança residual, a exploração da desigualdade social, já não como conflito entre o operariado e a burguesia, mas, sim, entre pobres e ricos. O PT é exemplo disso: nasceu prometendo fazer no Brasil uma revolução equivalente à de Fidel em Cuba e terminou como partido da Bolsa Família e da aliança com Maluf e com os evangélicos.

Esses são fatos indiscutíveis, que tampouco Lula tentou ocultar: sua aliança com os evangélicos é pública e notória, pois chegou a nomear um integrante da seita do bispo Macedo para um de seus ministérios. A aliança com Paulo Maluf foi difundida pela televisão para todo o país. Mas nada disso alterou o prestígio eleitoral de Lula, tanto que Haddad foi eleito prefeito da cidade de São Paulo folgadamente.
E o julgamento do mensalão? Nenhum escândalo político foi tão difundido e comprovado quanto esse, que resultou na condenação de figuras do primeiro escalão do PT e do governo Lula. Não obstante, o número de vereadores petistas aumentou em quase todo o país.
E tem mais. Mal o STF decidiu pela condenação de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, estourava um novo escândalo, envolvendo, entre outros, altos funcionários do governo, Rose Noronha, chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo e pessoa da confiança e da intimidade de Lula. Em seguida, as revelações feitas por Marcos Valério vieram demonstrar a participação direta de Lula no mensalão. Apesar de tudo isso, a última pesquisa de opinião da Datafolha mostrou que Dilma e Lula continuam na preferência de mais de 50 % da opinião pública.

Como explicá-lo? É que essa gente que os apoia aprova a corrupção? Não creio. Afora os que apoiam Lula por gratidão, já que ele lhes concedeu tantas benesses, há aqueles que o apoiam, digamos, ideologicamente, ainda que essa ideologia quase nada signifique.
Esse é um ponto que mereceria a análise dos psicólogos sociais. O cara acha que Lula encarna a luta contra a desigualdade, identifica-se com ele e, por isso, não pode acreditar que ele seja corrupto. Consequentemente, a única opção é admitir que o Supremo Tribunal Federal não julgou os mensaleiros com isenção e que a imprensa mente quando divulga os escândalos.

O que ele não pode é aceitar que errou todos esses anos, confiando no líder. Quando no governo Fernando Henrique surgiu o medicamento genérico, os lulistas propalaram que aquilo era falso remédio, que os compridos continham farinha. E não os compravam, ainda que fossem muito mais baratos. Esse tipo de eleitor mente até para si mesmo.
Não obstante, uma coisa é inegável: os dirigentes petistas sabem que tudo é verdade. O próprio Lula admitiu que houve o mensalão ao pedir desculpas publicamente em discurso à nação. Por isso, só lhes resta, agora, fingirem-se de indignados, apresentarem-se como vítimas inocentes, prometendo ir às ruas para denunciar os caluniadores. Mas quem são os caluniadores, o Supremo Tribunal e a Polícia Federal? Essa é uma comédia que nem graça tem.



Artifícios

PSDB quer convocar
Mantega e Miriam
Belchior na Comissão
Representativa do Congresso


O PSDB na Câmara irá protocolar requerimento de convocação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) na Comissão Representativa do Congresso para que eles expliquem as manobras contábeis realizadas para aumentar receitas e cumprir a meta fiscal em 2012.Os artifícios envolvem a antecipação de dividendos para a União por parte do BNDES e da Caixa e também a compra de títulos pelo BNDES. Além disso, os restos a pagar – despesas que não foram pagas nos exercícios anteriores e que são transferidas para este ano – são estimadas em R$ 200 bilhões, valor dez vezes maior do que em relação a 2002.De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), o assunto denota absoluta urgência, já que se observa uma alteração na política econômica com graves riscos para o país. “Essas manobras podem ter reflexos altamente nocivos para o país e, além disso, revelam que as contas públicas estão se deteriorando. O governo precisa ser mais transparente e dar explicações ao Congresso sobre o que está ocorrendo”, disse o Líder.




Araújo afirma que a convocação se faz necessária na Comissão Representativa já que as comissões técnicas da Câmara e do Senado só voltarão a funcionar em fevereiro. “A estabilidade econômica foi uma conquista da sociedade e uma das heranças mais valiosas deixadas pelos governos do presidente Fernando Henrique. Essas manobras abalam a credibilidade do país, podem afastar os investidores e estimular a inflação, que já está alta. Saber o que está ocorrendo com as contas públicas é prioritário.”
Além da maquiagem fiscal, Araújo disse que a convocação da ministra Belchior também é necessária para que ela esclareça os motivos do atraso de obras e investimentos em infraestrutura essenciais para o país.Reportagem do Fantástico do último domingo, por exemplo, mostrou obras paradas como as da usina de Jacuí 1, no Rio Grande do Sul, um parque eólico na Bahia, a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o complexo petroquímico, a Comperj, no Rio de Janeiro. “Os investimentos em infraestrutura não avançam, fazem com que o país perca competitividade”, disse.

Desoneração da cesta básica: também será protocolado requerimento de informação para obter os resultados dos trabalhos do grupo formado para formular propostas de desoneração tributária sobre os itens da cesta básica.Esse grupo de trabalho foi criado por decreto de 17 de setembro, depois que a presidente Dilma Rousseff vetou emenda do PSDB à Medida Provisória 563. A emenda zerava a alíquota de IPI, PIS e Cofins, de produtos da cesta básica e foi aprovada por unanimidade. O prazo para a conclusão dos trabalhos do grupo terminou em 31 de dezembro.Comissão representativa: Nove senadores e 18 deputados representam o Congresso durante o recesso parlamentar. A comissão se reúne com a presença mínima do terço de sua composição, em cada Casa do Congresso Nacional, e delibera por maioria simples.
(Da assessoria do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)





Grande Recife comercializará modelo

extra de vale transporte


O Grande Recife Consórcio de Transporte comercializará o vale transporte de papel do tipo extra. A decisão foi tomada depois que o Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprovou o reajuste das tarifas de ônibus, desde o último domingo (6).

Este vale poderá ser adquirido com os novos valores para todos os anéis tarifários (A, B, D e G) e terá validade até o dia 31 de janeiro de 2013.

Os bilhetes que já estavam em circulação (Vale-Transporte de janeiro 2013) continuarão sendo válidos para o Sistema de Transporte Público de Passageiro com os valores anteriores ao reajuste e também serão aceitos até o dia 31.

Para adquirir o vale EXTRA é necessário se dirigir à Gerência Comercial do Grande Recife, localizada na Av. Agamenon Magalhães, 143, em frente ao Hospital da Restauração. Para entrar em contato com a gerência, os usuários devem ligar para os fones 3182.5800/3182.5801.



Qualquer dúvida ou informação, o usuário também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Grande Recife pelo 0800 081 0158.


Big Didática Brasil

Para que os programas Big Brother Brasil e A Fazenda deixassem de cultuar a mediocridade e a alienação, poderiam aproveitar os seus participantes em coisa mais útil, fazendo uma gincana de conhecimentos gerais, englobando História do Brasil, geografia e a MPB de primeira linha. Assim, a geração "Ai se eu te pego" assimilaria uma big didática. Atenciosamente, Cláudio de Melo Silva, Rio Doce, Olinda-PE. Fone (81)8729-5363.







Nenhum comentário:

Postar um comentário