segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013











Frases: “O jornal é a vitrine do jornalista”. “O esqueleto humano é o Raio-X que ninguém quer”. “A desigualdade não é só injusta. É desumana” (RS).



“Cidade dos Sem Ninguém”

O leitor Pedro Cabral está indignado com a falta de água, na Rua Santa Izabel, 278, no Alto de Santa Isabel, em Casa Amarela, ao ponto de ficar quatro dias sem o líquido. E, quando chega às torneiras, não chega para todos os moradores. Cabral, através do Teleatendimento da Compesa - Protocolo 20131009369201- foi informado, pela atendente Isabel, que não havia nada no “sistema” sobre problema no abastecimento. “Para a Compesa, é prático e cômodo repassar esse tipo de informação. Mas, os usuários é que sentem na pele a falta d’ água que não chega às residências. E quase toda semana, temos esse problema. O que chega, sem falta e com uma pontualidade britânica, é a valiosíssima conta que, se o consumidor não pagar em dia, vai ter o nome no SPC e no Serasa. É importante dizer que, esse tipo de desconforto, começou a aparecer depois que a Compesa iniciou as obras na ‘cidade paraíso’, chamada de ‘Cidade da Copa’, em São Lourenço da Mata. E nós, que vivemos na ‘Cidade dos Sem Ninguém’, é que estamos pagando a parte mais cara da amarga fatura”, desabafa Cabral.



Sem água - Wellington Andrade denuncia que, há mais de 20 dias, o abastecimento de água, na Rua Nestor Tavares, no Alto de Santa Terezinha, não está seguindo o horário estabelecido. “E, quando a Compesa libera o abastecimento, a água vem sem pressão. Eu mesmo não sei o que é água no meu chuveiro e, como na minha residência não tem bomba, para mim fica pior. Já fiz várias reclamações e, até o presente, não foi resolvido nada”, detona Andrade.



Falta de cidadania




João Câncio Ferreira, autor da foto, afirma que a falta de educação e de cidadania de algumas pessoas estão emporcalhando o Bairro do Recife, pois colocam sacos de lixo em lugares proibidos, apesar da placa. “Tem gente que insiste em proceder dessa forma tão nociva a todos. Observe que de nada adianta a placa, na Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo, avisando a proibição. O governo municipal até tenta fazer a sua parte, mas... É dose”, afirma João.


Piolho e sarna

Leitora denuncia que, no Manicômio de Itamaracá, ocorre uma epidemia de piolho e de sarna e os internos estão comento “o pão que o diabo amassou”. Ela detona: “Cadê, os direitos humanos? As autoridades só passam lá de helicópteros”.


Ônibus

De Marinne Souza: “A linha CDU/Torrões/San Martin, no período de férias da UFPE/IFPE, tem o último horário às 19h. E quem trabalha e larga entre 20h e 22h? Ônibus, que liga CDU, Mustardinha e San Martin, está cada vez mais precário. Cadê, o SEI”?



Carros de som tiram...

Maria Cristina Henriques, presidente da Associação dos Moradores do Pina,Boa Viagem e Setúbal, denuncia que, há mais de um ano, a Brasilgás e a Ultragás,entre 7h e 8h, de segunda a sábado, perturbam os moradores desse bairros.


...o sossego

“Mais de dois carros costumam circular, oferecendo gás, com um barulho capaz de atingir até mais de dez andares. Às vezes, eles se cruzam e,infalivelmente, um deles estará por perto para lhe despertar”,desabafa Maria Cristina.


Lindu

O leitor Stenberg Lima dispara: “Que tal mudar o nome do Parque Dona Lindu, a desconhecida - puro puxa-saquismo de João Paulo- para Parque Capiba? Este sim, conhecido por todos os recifenses, pernambucanos. Esse cara, amava o Recife”.


Sindjud-PE - Já tomou posse, a nova diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco (Sindjud-PE). Eliseu Magno assumiu à presidência e, Rute Pereira, à vice-presidência.


À Mão - Até sábado, o Carnaval Feito à Mão, no Shopping Guararapes, onde 35 artesãos oferecem, na Praça de Eventos, fantasias adultas e infantis, acessórios, máscaras, adereços para o cabelo, cocares, entre outros.


Pós - O Departamento de Engenharia de Produção, da UFPE, abriu inscrições para Pós-graduação Lato Sensu nos MBA’s de Gestão da Informação e Logística. No site: www.dep.org.br/posgraduacao.



Teatro da Vida


“Envelhecer com uma boa alimentação”: Esta estória foi narrada por um amigo dos três, que jura que é verdadeira. E afirma que a alimentação deles é orgânica e não contém glúten, nem caseínas e nem conservantes químicos. Pois bem, três senhores, depois do banho de mar, conversando: O primeiro diz: - Eu tenho 73 anos, mas estou em plena forma. Só o meu estômago é que anda rateando um pouco. Outro dia abusei, saí da minha alimentação normal, e comi uma feijoada acompanhada de umas caipirinhas. E depois, me senti meio pesado, um pouco sonolento. O segundo: - Pois, eu tenho 76 e também estou legal, mas acho que minhas pernas andam fraquejando. Ontem, eu joguei uma pelada na praia, depois nadei uns três quilômetros. À noite, minhas pernas estavam um pouco doloridas. O terceiro arremata: - Já eu, que tenho quase 80 anos, não sinto esses problemas. Mas, a minha memória está começando a falhar. Ontem de madrugada, eu bati na porta do quarto da empregada, ela acordou assustada e perguntou: - O que é isso, seu Moreira, quer dar mais uma???... Acesse: www.robsonsampaio.blogspot.com.


É melhor rir... - “Pio!”: O sujeito estava dirigindo a 120 km, com um amigo sentado ao lado. Cada vez que entrava numa curva perigosa, o amigo falava: - Pio! Dava uma freada brusca e o amigo: - Pio! Passava de 130 por hora e o amigo: - Pio! Quando chegaram ao destino, o sujeito perguntou: - Que história foi essa de toda hora você ficar falando: Pio! Pio! Pio!? - É que um primo meu morreu, num acidente de carro, sem dar um pio.


...Rir sempre Charge

“A diferença entre neurótico, esquizofrênico e psiquiatra”: O neurótico constrói castelos no ar; o esquizofrênico mora neles; e o psiquiatra cobra aluguel. “Na noite de núpcias”: Maria fala pro Joaquim: - Tenho uma coisa muito importante pra te contar. - Diga lá, meu amor. - Eu não sou virgem. - Ô Maria! Isso lá é hora de falar em horóscopo? “Desinformação cultural”: Galileu, quando afirmou que o mundo girava, apenas confirmou o que todo bêbado já sabia.




"Os vivos são cada vez mais governados pelos mortos".
Augusto Comte (século XIX, criador do "Positivismo").

Na Venezuela quem manda é um morto.
Na Coreia do Norte quem manda é o filho do morto.
Em Cuba quem manda é o irmão do morto.
Na Argentina quem manda é a mulher do morto.
No Brasil quem manda é um que se finge de morto.
No Maranhão tem um cara que se recusa a morrer.
E em Salvador na Bahia é o neto do morto




Pense, reflita e diga
não a energia nuclear

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco


As decisões tomadas pelos governos da França, Alemanha, Japão, Bélgica, Itália, entre outros, de reverem seus programas de instalação de novas usinas nucleares, e desativarem as existentes, são mais do que um indicativo que esta fonte de energia perdeu espaço considerável no século XXI. Por trás (e a frente) das decisões governamentais, está a pressão popular. A conscientização sobre os reais riscos desta tecnologia tem levado milhares de pessoas a se manifestarem publicamente contrárias ao uso da energia nuclear. Dificilmente por vontade de novos governos haverá mudanças na política não nuclear destes países. Nem mesmo no Japão, onde o atual primeiro ministro tem insinuado que não só reativará as 50 usinas fechadas pós Fukushima, mas construirá novas centrais núcleo-elétricas. A razão é simples a população não quer conviver com o perigo constante de uma catástrofe nuclear.

A China, utilizada como exemplo na rota pró-nuclear, não deve ser imitada. Suas situação política, social e ambiental, não serve como exemplo. O país que é o mais populoso do mundo (mais de 1,3 bilhões de habitantes), tolhe a liberdade de expressão e impede pela força, a participação popular. Por outro lado, os Estados Unidos da América, citado como exemplo de modelo nuclear, vive um grande dilema com relação a sua economia, a seu modo de vida, e as suas posições nos fóruns internacionais referentes às mudanças climáticas. As contradições são enormes, em um país que já foi à locomotiva do mundo ocidental capitalista. Hoje, ao mesmo tempo, propõe a produção e a utilização do gás do xisto betuminoso (verdadeiro crime ambiental), acena para o fortalecimento de políticas na área de energias renováveis.

O Brasil é que deveria servir de exemplo e modelo para outros paises na área energética. Com recursos naturais abundantes como o Sol, o vento, as águas, a biomassa, deveríamos estar à frente e propor novos caminhos para sociedade mundial, na utilização destes recursos, de maneira eficiente, sem desperdício, e sem impacto ambiental e agressão social, levando em conta para que e para quem os recursos energéticos são destinados. Complementando a rede elétrica nacional com geração de energia descentralizada, substituindo os chuveiros elétricos, a iluminação e motores ineficientes, por novas tecnologias disponíveis. Enfim priorizando o uso das novas fontes renováveis e políticas de conservação.

Mas infelizmente, estamos andando para trás, no que concerne a matriz elétrica. Cada vez mais se instalam termelétricas a combustíveis fósseis, menosprezando os recursos naturais disponíveis. O planejamento tecnocrático indica o aumento das termelétricas nos próximos anos, desenhando para o futuro uma matriz hidro-térmica. Verdadeiro crime lesa-pátria que está sendo cometido com as gerações futuras, e com o planeta, ao desprezar as novas fontes renováveis.

Ainda, o que chama a atenção, são as posições dos eternos lobistas da energia nuclear, uns mais belicistas que outros. Aquele mesmo, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, que defendeu e defende que o país se insira no “clube da bomba”, volta nestes tempos de crise elétrica, a propor que a energia nuclear seja “tratada com mais carinho” pelo governo federal. Empregados ilustres da Eletronuclear utilizam velhos argumentos, os mesmos que respaldaram a assinatura do acordo Brasil-Alemanha em plena ditadura militar. Defendem que o Brasil necessita da energia nuclear para atender as necessidades elétricas de agora e futura, daí não pode abrir mão, nem de suas reservas de urânio (para os negócios), e nem da construção de novos reatores nucleares. Propõem não só Angra III em construção, e mais 4 outras usinas até 2030, sendo dois destes complexos nucleares no Nordeste brasileiro, ao lado do Rio São Francisco. Verdadeiro descalabro ao povo sertanejo.

No próximo mês, no dia 11 de março, lembraremos 2 anos da catástrofe de Fukushima. Não se pode esquecer a gravidade, e as repercussões para a vida de tal acidente, que esta sendo abafado pelas agências de notícia. A população brasileira não se deixará enganar, e mais uma vez continuará afirmando “Não queremos energia nuclear, nem em Pernambuco, nem no Nordeste, e nem no Brasil”.



CRESCE O NÚMERO DE FURTOS
E EXTRAVIO DE BAGAGENS EM
AEROPORTOS: VEJA COMO SE
PREVENIR

POR DENIS MARTINS

Na última semana, a polícia prendeu Anderson dos Santos Oliveira em flagrante no Aeroporto Santos Dumont. Funcionário de uma empresa que presta serviços para a Infraero, ele furtou um notebook da bagagem de um turista, mas o crime foi identificado pelas câmeras de segurança. Infelizmente, este caso é apenas mais um entre centenas que ocorrem diariamente, não apenas no Brasil, mas em aeroportos de todo o mundo. Furtos, danos e extravios cada vez mais frequentes fazem do check-in um momento de angústia: sua bagagem é pesada e segue pela esteira, mas você nunca sabe se a verá novamente.
No ano passado abordamos este problema aqui no Melhores Destinos, mas desde então o quadro apenas se agravou. Todas as notícias que postamos com relação a aeroportos e companhias aéreas são seguidas de dezenas de comentários de leitores frustrados e revoltados, que foram vítimas de crimes ou atrasos e jamais foram ressarcidos.
Problema mundial

O crescimento no número de reclamações nos aeroportos brasileiros é assustador. De acordo com a Anac, em 2010 foram registradas 7.170 queixas envolvendo problemas com bagagens: um aumento de 74% em relação ao ano anterior.
Mas o problema não se restringe ao Brasil. De acordo com o 7º Relatório Anual de Bagagem da SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, em 2010 foram notificados 29,4 milhões de bagagens atrasadas, número que representa um aumento de 4,4% em relação a 2009.

Ao que parece, existem quadrilhas criminosas que agem impunemente nos terminais, que têm preferência clara pelos passageiros de voos internacionais, com seus cobiçados artigos de luxo, como roupas e perfumes, além de eletrônicos, dinheiro e cartões, que alguns deixam de levar na bagagem de mão com medo de assaltos. Quem escapa da ação dos criminosos corre o risco de cair na falta de estrutura das empresas e aeroportos e ter a mala extraviada por semanas ou meses, ou até perdida definitivamente.
Como se proteger?

A resposta para esta pergunta é difícil, já que não existe uma forma totalmente segura de evitar os furtos e extravios. Algumas dicas, contudo, pelo menos dificultam a ação de criminosos e funcionários mal preparados:

Identificação – Identifique bem sua mala, com etiquetas ou até adesivos, inclusive no interior da mesma. Isso ajuda bastante caso ela seja extraviada. Além disso, caso a segurança decida abri-la para vistoria, em alguns países eles chamam o proprietário pelo sistema de som do aeroporto, evitando danos;

Proteção – Já são famosos os vídeos na internet mostrando como é fácil abrir uma mala trancada com cadeado. O ideal é que sejam fixados em algum ponto da mala ou que se opte por malas rígidas sem zíper. Os plásticos do tipo “protect bag” também são uma opção interessante, mas são destruídos em caso de vistorias;

Objetos de valor – A regra é repetida por todas as companhias mundo a fora: dinheiro, cartões, cheques de viagem e documentos devem ser transportados nas malas de mão, nunca despachados. O mesmo vale para celulares, máquinas fotográficas e outros eletrônicos, que são alvos primários dos ladrões de bagagem;

Cuidados essenciais – A Anac recomenda que se faça a declaração dos bens de valor despachados junto à companhia aérea, medida que facilita indenizações em casos de furto ou extravio. Além disso, é essencial manter consigo o comprovante de despacho das bagagens e fazer uma verificação ao retirá-las no desembarque, checando danos e objetos.

Recomendação – Nos voos de ida, mantenha sempre pelo menos uma muda de roupa em sua bagagem de mão. Isso será muito útil caso sua bagagem seja extraviada. Remédios, vouchers, agendas e contatos também devem ir sempre com você – a regra é imaginar o que pode acontecer e se preparar para isso.

O que fazer em caso de problemas?
Os problemas com as bagagens devem ser notificados imediatamente à companhia aérea, por escrito, no próprio aeroporto. Ao contrário do que muitos pensam, porém, o passageiro não perde o direito de reivindicar danos e objetos furtados ao deixar o saguão. De acordo com a Anac, o viajante tem um prazo de 15 dias para reclamar de bagagens extraviadas e 7 dias para malas danificadas ou com artigos furtados – a regra, porém, varia conforme o país de desembarque.

Caso a bagagem seja extraviada, a empresa tem prazo de 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (internacionais) para entregá-la no endereço indicado pelo proprietário. Após este prazo, a companhia aérea deve indenizá-lo.
No caso de furtos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve fazer um registro de ocorrência junto à polícia, autoridade competente para averiguar o fato.
Vale lembrar que nenhuma reclamação deve ser feita apenas verbalmente. Se for imprescindível fazer por telefone, anote data, horário, nome do funcionário e protocolo da reclamação.

Além disso, no Brasil a Justiça determina que o passageiro seja indenizado conforme seu prejuízo, respeitando o Código de Defesa do Consumidor. Portanto não aceite o valor limite que a companhia queira impor, com base em acordos internacionais como o Código de Varsóvia.
Mais informações no site da Anac

Foi vítima de problemas com a bagagem? Tem alguma dica importante? Relate nos comentários abaixo. Sua experiência pode ajudar muitos outros passageiros!

Com informações da Anac, jornais Folha de S. Paulo e O Globo e Revista Fator, além de sugestões de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário