sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Parabólica




“Benesses” e “lembrancinhas”

O leitor Christovam Guerra critica, a exemplo de milhões de pernambucanos, a enxurrada de benesses no Carnaval, proporcionadas pelos dirigentes municipais e estaduais, a ministros, a artistas e outras autoridades locais e nacionais. “Quem quiser assistir ao nosso Carnaval ou ao Galo da Madrugada, que venha por conta própria e tirando o seu dinheirinho da poupança, E não por conta dos contribuintes que já são muito penalizados. Não é justo. Não digam que promovem os municípios ou o Estado, pois todos vêm em busca de promoção pessoal e gozam das benesses oficiais. Este ano, teve até batedores para servir a esses senhores e senhoras, sem contar as ‘nababescas comidinhas regionais’ e ‘lembrancinhas” do artesanato. Tudo, por conta do ‘cofrinho público’, além de passagens de primeira classe, hospedagens cinco estrelas e bebida alcoólica nos camarotes VIP`s. A verba do Carnaval deve divulgar Pernambuco, no Brasil e no Exterior, para atrair turistas pagantes. A estrela do Carnaval, no Recife e no Estado, é a nossa diversificada cultura”, desabafa Guerra.


Ciclofaixas - O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, está em São Paulo, e se reuniu, ontem, com a diretora de Planejamento Viário da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Daphne Savoy. Carreras foi conversar com a diretora para ouvir a experiência paulista em ciclofaixas e discutir questões de mobilidade. A ideia é observar os acertos dos procedimentos, no trânsito em relação às ciclofaixas na capital paulista, e adaptá-los para cá, com a futura instalação das ciclofaixas móveis de lazer no Recife.

Médicos sem grana Charge

Médicos de Gravatá, Caruaru, Passira e Paudalho denunciam atrasos, nos pagamentos dos salários de novembro, dezembro, 13º salário/2012, além das precárias condições de trabalho. Estiveram, no Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), que está tomando as medidas judiciais junto à Defensoria Médica e ao Cremepe. De acordo com o Simepe, alguns funcionários, especificamente os médicos contratados, não recebem há dois meses. Já os efetivos, ainda não receberam dezembro e NE o 13º salário.



Demissões eleitorais

Segundo o Simepe, “há casos de médicos que foram demitidos, sumariamente, por questões políticas-eleitorais. As escalas de plantão estão desfalcadas em vários postos, por falta de respeito dos gestores municipais com a população”.



Imundície

Carlos Alberto Costa Larré, assinante deste jornal, lamenta que, na Casa do Artesanato Rosa, em Pesqueira, os banheiros estão sujos e com uma fedentina insuportável, além dos vasos sanitários quebrados. A imundície prejudica o turismo.



Animais

A Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco e o Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco realizam, hoje, às 9h, o 1º Fórum em Defesa dos Animais do Estado. Com o apoio da OAB/PE e do Ministério Público.



Animais II - O fórum vai redigir uma carta de intenções ao governador para criar a Secretaria Estadual de Direitos dos Animais. Aberto ao público, na Câmara Municipal de Jaboatão, tels: 81-9906.6031 e 8894.5582.


Taxistas - 75 taxistas, credenciados do Shopping Guararapes, iniciam, este mês, cursos de inglês e espanhol, no Projeto Taxista Amigo do Turista. Apoio da Setur/PE e da Empetur. Visa à Copa do Mundo/ 2014.


Saúde - O Simepe fez parceria com a Academia R2 e os médicos passam a ter 15% de desconto na mensalidade e 50% na avaliação. Nas unidades de Boa Viagem e Ilha do Leite. Tels: 3327.1437 e 3059.3030.



MBA - A KM Consultores abriu vagas para o MBA em Marketing e Vendas e que começa sábado. Inscrições: Rua Álvaro Pinto Carvalheira, 511, Piedade, tels: 3061.2558, 3342.5021 e www.kmconsultoresassociados.com.br.



POESIA VIVA DO RECIFE em cartaz:
homenagem aos 476 anos da cidade


PorJuareiz Correya




A Panamerica Nordestal Editora programa a edição de 16 cartazes de poesia sobre o Recife, com textos de poetas selecionados da segunda edição da antologia POESIA VIVA DO RECIFE a ser lançada ainda neste ano de 2013. Os cartazes de poesia reproduzem textos que já estão sendo divulgados nas edições mensais da AGENDA CULTURAL, da Prefeitura do Recife / Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife, desde novembro / 2011. O conjunto de cartazes de poesia será distribuído e exposto em mais de 150 escolas da rede pública municipal e da rede pública estadual localizadas no Recife. Os cartazes também serão expostos nos espaços culturais da Prefeitura do Recife.

Estes são os poemas / poetas dos cartazes de poesia que homenageiam a capital pernambucana neste ano do 476o. aniversário de fundação da Cidade do Recife :

RECIFE (fragmentos), de Abel Menezes Filho; REFLEXÕES DO CAPIBARIBE, de Bartyra Soares; RECIFE EM DEZEMBRO, de César Leal; O CANTO DO GALO, de Robson Sampaio; A RUA, de Débora Brennand; GEOGRAFIA DO MAL, de Eduardo Martins; RECIFE, SIGNO DE UM POVO, de Fátima Ferreira; BANDEIRIANA, de Gilson Oliveira; A MINHA RECIFE, de Ivan Marinho Filho; RECIFE : GEOGRAFIA PESSOAL, de Jaci Bezerra; POEMA SUSPENSO DENTRO DO RECIFE, de Juareiz Correya; CANTO QUASE PAISAGÍSTICO, de Lea Tereza Lopes; CAIS - Décimo Quarto Canto, de Manoel Constantino; O MILAGRE DOS CAJUS NO NATAL DO RECIFE, de Júlia Lemos; FAMILIARIDADE, de Fernando Monteiro; FREVO DE VÁRZEA, de Wilson Araújo.



Enviado por Carmelita Souza -carmelita_souza@yahoo.com.br.
A SUA IDADE NO SAPATO


Você sabia que o tamanho de seu sapato pode dizer a sua Idade???
Não???

É só fazer as contas.

Pegue o número do seu sapato.
Multiplique por 5.
Some 50.
Multiplique por 20.
Some 1012.
Diminua o ano de seu nascimento. < br />Os dois primeiros dígitos é o número do seu sapato.
E os dois últimos dígitos é a sua Idade.

Verifiquem!!! É SINISTRO!!!!


BREVES E MAL ENSAIADAS
REFLEXÕES SOBRE O MACHISMO

Por Clóvis Campêlo

Quando Deus nos modelou (os machos) e colocou a massa no forno, na região da púbis, o barro não rachou. Pelo contrário, projetou-se para fora, formando uma protuberância, uma saliência atrevida. Esse (feliz) acaso, provocado pelo excesso de alguma substância diferenciada no barro utilizado, supostamente colocou-nos, ao longo da história da humanidade, do lado do poder.

E isso é fácil de explicar: ela significava força, massa muscular, uma capacidade maior de execução dos trabalhos físicos. E isso nos valorizou (os machos).
Nas sociedades primitivas, esse (feliz) acaso nos tornou guerreiros, intrépidos, atrevidos, sanguinários, valentes. Quase sem querer, dominamos o mundo.
As mulheres viviam felizes cuidando das suas tarefas de mulheres e chorando os guerreiros mortos nos campos de batalha.
Mas, rei morto, rei posto, o choro era curto e logo arranjava-se outro macho mantenedor e defensor da prole.

E essa condição não existia só no ocidente. Na China feudal, anterior à Revolução Cultural do Grande Timoneiro, era comum as famílias maldizerem e exterminarem as filhas fêmeas, porque significavam uma boca a mais e uma menor força de trabalho no campo. De certo modo, isso só se modificou a partir da revolução comunista, que em menos de cem anos transformou um país medieval e repleto de grandes injustiças sociais numa grande potência mundial.

Nas sociedades mais modernas, onde a mais valia e a possibilidade do lucro sempre as orientou e ditou as leis, essa condição não só foi mantida como foram criadas regras sociais que a justificassem. Quem quiser que fosse de encontro à elas (as regras sociais)! Sempre estivemos todos nelas enquadrados.

Na medida em que o desenvolvimento tecnológico foi substituindo a força de trabalho masculina pela força de trabalho das máquinas e equipamentos, foram se consolidando as condições adequadas (do ponto de vista do lucro do sistema) para que as mulheres fossem se emancipando e ocupando outros lugares e papeis nas sociedades. Isso sempre rendeu uma aparente satisfação (para elas) e a manutenção do lucro (para os donos do sistema).

http://geleiageneral.blogspot.com/

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário