quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Parabólica




Mercado e barraqueiros

O leitor Jota Santana afirma que está enganado quem pensa que os órgãos públicos tratam Boa Viagem como “diamante”. “Quem pensa assim, deve ir ao mercado e ver o descaso da Prefeitura do Recife, com o que deveria ser um dos cartões de visita do bairro. Sujeira, boxes velhos, vendedores desorganizados e esgoto ao céu aberto. Enfim, tudo de ruim que se possa imaginar. Na verdade, o Mercado de Boa Viagem nunca recebeu um tratamento digno e piorou nas últimas administrações. Se é assim, seria bem melhor fechar, pois, tiraríamos algo que mancha um dos cartões postais recifenses”, detona Jota. Já Stenberg Lima, pergunta: “Por que os barraqueiros da Praia de Boa Viagem mandam no pedaço? Cadê, a Prefeitura do Recife, a Marinha, o Procon, as ongs de defesa do consumidor e a Vigilância Sanitária? Se eles são eleitores, os cidadãos, lesados por eles, são também eleitores e em número muito maior. O mesmo se aplica à Praia de Porto de Galinhas, que virou ‘a praia da extorsão’. Alô, Secretaria de Turismo, Prefeitura de Ipojuca e Ministérios Públicos Estadual e Federal”?



GERE - O empresário Mauro Santos, da Bandeirantes Mídia Exterior, comanda a primeira reunião, deste ano, do Grupo de Executivos do Recife (GERE-), como presidente para o período de 2013. Para o encontro foi convidado Francisco Cunha, consultor de empresas, que irá apresentar o Projeto O Recife que Precisamos, um tema bastante atual e de grande importância para todos que vivem na Capital e na Região Metropolitana. A reunião ocorre num almoço de adesão, no Spettus Derby, a partir das 12h.


Bancos estragados




Mais uma bronca para a Prefeitura do Recife: as ferragens internas dos bancos de cimento do calçadão da Praia de Boa Viagem – foto deste colunista - estão enferrujadas e expostas em quase todos: na frente, atrás e na lateral. Há risco para quem precisa usa os bancos, seja para descansar, conversar, namorar ou, simplesmente, apreciar a belíssima paisagem. Além disso, deixa a praia feia e prejudica um dos nossos cartões postais mais bonitos. A deterioração ocorre ao longo de todo calçadão.



Telefone mudo

As filas de atendimento, no Hospital Agamenon Magalhães, voltaram a infernizar a vida de centenas de pessoas. O motivo: ninguém consegue marcar consultas, com uma das seis atendentes, pelo telefone - 0800.81.2025. Uma lástima.


Insegurança

Com a tentativa de assalto a um banco, ontem, em Rio Formoso, já são 16, só este mês, as investidas contra as instituições financeiras públicas e privadas. Os bancos tomam poucas medidas de segurança e, a Polícia só, não resolve.




Escola e...


A Prefeitura do Recife informa que a reforma, na Escola Profissional Professor Moacir de Melo Rêgo, no Vasco da Gama, será concluída até o fim desta semana. E que as aulas foram retomadas nessa segunda-feira passada. Muito bem!



...policlínica - Já a Secretaria de Saúde do Recife afirma que o atendimento ginecológico, na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, está normal. E que uma das médicas, que estava de férias, retorna hoje.


Ficção - O Shopping Guararapes sedia, até hoje, a British Sci-Fi Exhibition, exposição de ficção científica britânica realizada pela Cultura Inglesa. No corredor próximo aos cinemas e a entrada é gratuita.


Mutirão - A Escola São Francisco De Assis, na Rua São Bento, no Arruda, realiza, amanhã, mutirão social: 300 RG,100 carteiras de trabalho, 100 registros de nascimento, dentista e testes de glicose. Tel: 8869.0175 (Maísa).



Livro - O patrimônio arquitetônico da nossa Capital é o tema do livro “Arquitetura Moderna no Recife 1949 – 1972”, de Guilah Naslavsky. Será lançado, hoje, às 18h30, no Museu da Cidade do Recife.





ACORDA, BRASILEIRO HONESTO
E TRABALHADOR
De aberrações em aberrações, de trapaças em trapaças, o ERRADO avulta no Brasil, a INSENSATEZ agiganta-se, e a CORRUPÇÃO arrebenta o bem maior do brasileiro: A ESPERANÇA!
Renzo Sansoni

VAI UM CAFEZINHO AÍ?
Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Imagino o que você, médico (a), engenheiro (a), professor (a) ou arquiteto (a) do serviço público, por concurso, sente ao saber que, no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), funcionários com o quarto ano do ensino fundamental podem receber até R$ 12.820,51 e os de nível médio, até R$ 19.115,36. Não sabia? Pois fique sabendo. A mamata é resultado de uma lei local promulgada em 2 de janeiro, pela qual mais da metade dos servidores do tribunal pode ganhar igual aos ministros do Supremo e à presidente da República.
Mas o pior é o que devem sentir os aposentados do INSS. Ou os que pagam impostos -e, portanto, os salários do serviço público. Ou, pior ainda, a grande maioria de brasileiros que não têm alternativa senão recorrer a hospitais e escolas públicas, onde jogam sua vida e o destino dos seus filhos nas mãos de profissionais muitas vezes esfolados por baixas remunerações, altas responsabilidades e estímulo zero. Em vez de atender pacientes, que tal servir cafezinho? Com todo o respeito a copeiras, ascensoristas, porteiros e motoristas, não parece justo que eles, com o ensino fundamental, ganhem duas, três, quatro vezes mais do que quem ralou no ensino médio, no ensino superior, às vezes até com mestrado ou doutorado, e também trabalha no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.

Alguma coisa está errada, em meio a tanta coisa que continua tão errada. Mas, nesse caso, com uma particularidade que oscila entre ironia e deboche: os Tribunais de Contas, como o próprio nome já diz, existem exatamente para zelar pelo bom uso do dinheiro público e apontar desperdícios e superfaturamentos. Se um Tribunal de Contas é o primeiro a dar mau exemplo, a garantir desperdício e a permitir superfaturamento de salários pagos pelo público, a quem se queixar? "Ao papa!", dirão os empanturrados de ira e descrença. Mas nem isso. O papa renunciou, lembra?
Eliane Cantanhêde , jornalista, é colunista da Página 2 da versão impressa da Folha , onde escreve às terças, quintas, sextas e domingos. É também comentarista do telejornal "Globonews em Pauta" e da Rádio Metrópole da Bahia.


Após iniciativa do PSDB,
Câmara aprova fim do 14o e 15o
salários a parlamentares


O PSDB atuou como protagonista da aprovação do fim do 14º e 15º salários nesta quarta-feira (27), quando o plenário da Câmara votou o fim da ajuda de custo aos deputados. O líder tucano na Casa, Carlos Sampaio (SP), tomou a iniciativa e propôs a votação urgente da matéria durante reunião de líderes na semana passada. Os parlamentares aprovaram a urgência para o projeto no início da noite e logo em seguida ratificaram, por unanimidade, a extinção dos salários extras




FORA BLOGUEIRA ANTICUBANA!


(Nota Política do PCB)


A blogueira anticubana Yoani Sanchez está no Brasil, a convite de uma editora e para participar da exibição de um documentário em que ela é uma das entrevistadas. Vai passar alguns dias no Brasil e depois viajar o mundo com o propósito maior de atacar as conquistas da Revolução Cubana. A moça – assim como todos os cubanos – exerceu em Cuba o direito de cursar a Universidade gratuitamente (é formada em Filologia Hispânica), tendo inclusive morado na Suíça e depois retornado ao seu país.

É conhecida como blogueira e se diz defensora dos direitos humanos, mas nunca emitiu uma palavra a favor do seu próprio país contra os criminosos embargos impostos pelos Estados Unidos, que atingem gravemente a economia e prejudicam o povo. Nada fala a respeito dos Cinco Heróis Cubanos, presos nos EUA por monitorarem as atividades de terroristas cubanos que atuavam em Miami. Nunca escreveu nas redes sociais uma linha sequer sobre a miséria humana exposta em Guantanamo.


É sustentada financeiramente por entidades, instituições e empresas internacionais para ser a mais influente opositora do regime socialista, utilizando-se das redes sociais para disseminar pelo mundo desinformação e mentiras a respeito da sociedade cubana. Tudo indica que a blogueira é financiada pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), entidade ligada aos golpes militares na América Latina. Uma das maneiras de remunerá-la, segundo os cubanos, é a concessão de prêmios patrocinados por instituições contrárias a Cuba.


Considerada pela mídia estrangeira como uma das personalidades mais influentes em todo o mundo, ela é seguida por apenas 32 cubanos. Dentro de Cuba, portanto, a repercussão de seus comentários na internet é praticamente nula. Mesmo a sua grande influência internacional já foi contestada: Yoani segue 80 mil pessoas no Twitter, um número desproposital. O jornalista francês Salim Lamrani revelou o truque: o perfil de Yoani Sánchez no Twitter é artificialmente aumentado por cerca de 47 mil perfis falsos, usuários que sequer têm fotos de perfil, não são seguidos por ninguém, nem seguem ninguém, a não ser a própria blogueira.

Na tentativa desesperada de criar factoides contra o governo cubano, a blogueira chegou a convocar, anos atrás, vários jornalistas para uma coletiva de imprensa na qual denunciaria suposto sequestro seguido de espancamento em público, mas apareceu na coletiva sem qualquer traço de agressão no corpo, e sem ter apresentado qualquer testemunha.


Ao contrário do que tentam disseminar a blogueira e a mídia capitalista, a Revolução Cubana, com sua a ousada experiência popular, sempre buscou garantir, a partir da permanente mobilização de seu povo, conquistas que não são apenas voltadas a atender as necessidades internas de seu país, mas também ligadas à solidariedade internacionalista para com os trabalhadores e os povos de todo o mundo, estes, sim, constantemente ameaçados pelos interesses do capital internacional e do imperialismo.


Essa luta continua hoje, mais do que nunca, contra os embargos que sufocam a economia cubana e prossegue na persistência revolucionária para a manutenção e o aprofundamento da experiência socialista no país. Com autonomia e soberania, com o elevado grau de consciência que tem o povo cubano sobre seus próprios problemas, avança a batalha pela construção do socialismo: os índices de escolarização e acesso ao conhecimento são os maiores do mundo; o sistema de saúde – público e realmente universal – é referência em todo o mundo, e um dos principais “itens de exportação” cubanos são seus médicos, formados fundamentalmente para atender as populações mais necessitadas. Não há uma criança passando fome, não há desempregados nas ruas, não há pessoas expulsas da terra ou sem moradia. Todas essas conquistas foram obtidas pela Revolução Cubana, sem que Cuba necessitasse se apropriar das riquezas de outra nação, sem que precisasse travar guerras de pilhagem, tampouco escravizar qualquer povo ou país.


O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO , defensor intransigente da Revolução Cubana, se contrapõe à campanha midiática que, com a contribuição da blogueira, financiada por instituições e empresas capitalistas e recebendo o apoio da grande imprensa burguesa internacional, desinforma e distorce a imagem de Cuba socialista e das grandes conquistas de seu povo.

Viva o socialismo! Viva Cuba!

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)


--
Veja a Página do PCB – www.pcb.org.br

Partido Comunista Brasileiro – Fundado em 25 de Março de 1922


Nenhum comentário:

Postar um comentário