sexta-feira, 1 de março de 2013

Parabólica



Ainda mercados e barraqueiros


A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano informa ao leitor Jota Santana, que reclamou da sujeira, de boxes velhos, de vendedores desorganizados e de esgoto a céu aberto, no Mercado de Boa Viagem, “que há alguns mercados, na cidade, que são particulares, como o de Boa Viagem e o de Areias. Por terem donos, não estão sob a responsabilidade da PCR e são os donos que devem ser cobrados pela preservação. Depois de reordenar o comércio informal, no entorno dos mercados de Beberibe, Água Fria e Afogados, a Secretaria de Mobilidade visa, agora, os mercados de Nova Descoberta e Casa Amarela. E que vai focar nas regras dentro dos mercados, como a proibição do uso dos corredores para expor mercadorias, facilitando a mobilidade dos frequentadores”. Sobre a denúncia de extorsão praticada por alguns barraqueiros, na Praia de Porto de Galinhas, a Prefeitura de Ipojuca esclarece “que, até o final de abril, todos os comerciantes da orla serão fiscalizados e recadastrados. Com o relatório em mãos, a Prefeitura vai apurar os possíveis casos de irregularidade e tomar as providências cabíveis”.


Ônibus - Atendendo ao questionamento da leitora Paula Fernandes, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que alterou o itinerário da Linha 811 – Campo Grande para aumentar o atendimento a diversas comunidades, em especial Sítio Novo. Ressaltou, ainda, que os usuários das ruas Professor Francisco da Trindade, Odorico Mendes, Visconde de Cairu e Marechal Deodoro da Fonseca possuem, como alternativas, as 14 linhas que trafegam na Estrada de Belém.



Rua abandonada...



A Rua Inês Matutina, no Jordão, parece uma via abandonada e esquecida pela Prefeitura do Recife, reclama o leitor Dilson Martins, autor da foto. “Os moradores se sentem abandonados, pois, até agora, a PCR nada fez pela rua e só aparece para cobrar o IPTU. Os carnês já chegaram e nos sentimos lesados, já que pagamos o imposto e nada da rua ser pavimentada. Além do esgoto corendo a céu aberto, lixo, mato e buracos, algumas pessoas ainda invadem a via com entulhos”, dispara Martins.


...e esquecida

Dilson conclui: “Pedimos ao secretário de Infraestrutura, Nilton Mota, que olhe por essa rua que serve de entrada para se chegar à delegacia do bairro. A Avenida Maria Irene foi toda limpa, porém, as ruas transversais ficaram esquecidas”.



Praça e rua

Já Eduardo Nino diz que a Praça Nova Esperança, na Vila União, na Iputinga, está “desesperançada”, diante do abandono. E a pavimentação e a drenagem da Rua Água Branca, aprovadas no Orçamento Participativo/ 2009, não saíram do papel.



Absurdo

Os motoristas já não suportam mais os engarrafamentos, diários e constantes, na BR-101Norte, no sentido Recife/João Pessoa, em Abreu e Lima. Chova ou faça sol, a situação não muda e, a cada dia, parece piorar. É um absurdo sem tamanho.





CPOR - Hoje, almoço dos oficiais da reserva -Turma de 1967- do CPOR do Recife, no Círculo Militar,na Av. Agamenon Magalhães. Amanhã, às 10h, festa de confraternização, com todas as turmas de ex-alunos do CPOR.



Cursos - O Instituto Shopping Recife e o Senac abriram inscrições, até hoje, das 8h às 20h, para cursos gratuitos de Operador de Micro, Garçom, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Promotor de Vendas e Cuidador de idoso. Tel: 3464-6885.


Crianças - Hoje, das 17h30 às 19h, a Escola de Idiomas CNA realiza contação de histórias para crianças, entre 4 e 9 anos,em inglês, francês e espanhol. E teatrinho, músicas e atividades manuais. Tel: (81) 3301.4222.



Robótica - O Colégio Santa Emília, em Olinda, está com inscrições abertas para o Curso Livre de Robótica para estudantes e o público em geral. Informações pelo telefone: 3491-3416




Esuda inscreve para
novo vestibular

A Faculdade Esuda está com inscrições abertas para o vestibular dos cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis ou Econômicas e Psicologia. A seleção será realizada no próximo dia 12. Os alunos aprovados terão até 50% de desconto na matrícula. São oferecidas vagas nos turnos manhã, tarde e noite. Para se inscrever o candidato deve apresentar original e cópia do RG e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Mais informações pelo site da Faculdade – www.esuda.com.br – ou pelo telefone (81) 3412.4250.


LIBERDADE

Por Rafael Rocha -
Jornalista e escritor


Enquanto vou envelhecendo, torno-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo. Agora eu sou meu próprio amigo. Mas nunca esquecerei meus amigos de hoje e meus verdadeiros amigos de ontem e de sempre. Jamais trocarei minha vida maravilhosa e minha família por menos cabelo branco ou por uma barriga mais lisa. Eu não me censuro por comer biscoito extra ou por não fazer a minha cama, ou por comprar algo bobo que eu não preciso, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no jardim de minha casa.Hoje eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante.Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo, jogando no computador e vendo filmes pela TV por assinatura até as quatro da manhã e dormindo até o meio-dia? Eu escutarei e dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70, e se eu, ao mesmo tempo, ao escutar essas músicas, desejar chorar por um amor perdido ou por algo que nunca pude fazer desejando fazer, eu choro.Eu vou olhar da cabeça aos pés as lindas mulheres que passarem por mim. Vou tomar a liberdade de elogiá-las sem medo.
Eu vou caminhar pelas ruas da cidade e tomar a liberdade de parar em quaisquer dos lugares que marcaram a minha infância e adolescência e ali ficar a recordar as coisas boas e ruins que me aconteceram.

Eu vou falar do jeito que gosto de falar, jamais em sussurros, pois não tenho mais nada para guardar em segredo. A minha vida é um livro totalmente aberto para mim.
Eu vou andar na praia vestido em um calção excessivamente largo sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros. Eles, também, vão envelhecer.

Eu sei que às vezes esquecerei algumas coisas. Mas há mais algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes.
Sim, aconteceu também que ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como seu coração não pode quebrar quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é estéril e jamais conhecerá a alegria de ser imperfeito.

Eu sinto-me feliz por estar vivendo e por ter meus cabelos grisalhos, bem como ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos no meu rosto.
Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. E muito menos ligo para o que os outros pensam de mim.
Eu ganhei o direito de estar errado. Estou gostando de entrar na idade senil.
A idade começa a me libertar cada vez mais. E eu estou a gostar da pessoa em que me transformo. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto estiver estou aqui, não irei perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E vou comer carne todos os dias. E vou beber minha cerveja sempre que me der vontade. E vou rir alto sempre que me der na telha. E vou chorar livremente sempre que meu coração assim o pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário