terça-feira, 12 de março de 2013

Parabólica




Aos aniversários do Recife...

Meus poemas para o Recife e Olinda: Eu sou Capibaribe - Dos mangues do rio arranquei/ a carne da sobrevivência:/ as iguarias das mesas das sirigaitas./ Das águas do rio tirei/ o som da flauta;/ a composição dos pássaros,/ a sinfonia de todos os cânticos./ Vim de muito longe,/ passei por Beberibe;/ eu sou recifense,/ eu sou Capibaribe./ Nas correntezas do rio embalei os nossos sonhos,/ o mergulho profundo:/ ora vida, ora morte./ Vim de muito longe,/ passei por Beberibe;/ eu sou recifense,/ eu sou Capibaribe./ Sou arrecifes... - Sou arrecifes,/ de pedra esculpida/ nos rebentes das ondas do mar/ e na força dos ventos./ Sou arrecifes,/ de arrebentação/ de Sol no rosto/ de águas azuis/ de gosto de sal/ de gente do frevo. Sou arrecifes,/ de pedra esculpida / de pontes rochosas/ na sinuosidade/ do Rio Capibaribe. O Recife - O Recife não é uma aldeia./ O Recife é um estado de ser.../ Suas luzes, naturais ou artificiais,/ não são luzes e, sim, o alumiar/ dos teus olhos./ Reflexos de todos nós,/ recifenses ou arrecifensados,/ onde as luzes não são luzes,/ mas olhos debruçados sobre o Capibaribe,/ um traço indivisível de ser o Recife...

...e de Olinda - Frevar Olinda - Olha moçada,/ é madrugada,/ sai da calçada,/ vem pra rua,/ olha que lua,/ escuta o frevo,/ vamos frevar./ Apesar de tudo,/ vamos cantar,/ não fique mudo,/ nada de choro,/ hora de sonho,/ de brincadeiras,/ até de namoro./ A esperança é linda,/ ela não finda,/ vamos frevar,/ viver a vida,/ cantar (frevar) Olinda.



Praça abandonada



Valmir Benjamim de Arruda, autor da foto, denuncia que, desde a entrega do Conjunto Inocoop, há mais de trinta anos, que esta praça, na Rua Cala dos Pântanos, em Jardim Atlântico, nunca foi pavimentada. “Diversas foram as solicitações, todavia, o prefeito Renildo Calheiros teima em não atender o nosso pedido. Sem a pavimentação, a praça serve de depósito de lixo, de entulhos e de “sanitário” de cães. Considere ainda, que esta rua é a segunda mais movimentada do conjunto”, afirma Arruda.

“Não é chegado”

Ele continua: “Apenas como alerta, lembro que o prefeito não é ‘chegado’ à praça. A da Avenida México, em Rio Doce, por exemplo, depois de iniciada a pavimentação, nas eleições de 2012, foi abandonada sem o término dos serviços”.



Fedor...

Já a leitora Magali Pinheiro, moradora de Paratibe, em Pulista, diz que os cidadãos estão convivendo com uma a fedentina constante. Isso, por conta de uma boca de lobo entupida, na Avenida Lindolfo Collor, em frente à loja do Boticário.


...e lixo

Magali reclama que, para completar a imundície, o supermercado O Soberano, que fica na avenida e perto da mesma boca de lobo, concentra o lixo ao lado. “Como você diz, na sua coluna - ‘Rir sempre’-, mas aqui é para chorar”, afirma a leitora.



Feira - O Ponto Cidadão realiza, hoje e amanhã, às 9h, a 6ª Feira Cultural Igarassu e Pernambuco: Bela e Guerreiro, numa alusão à obra Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins, no Centro de Igarassu.



Imagens - Do Instituto Maximiano Campos: “Caro Robson, lançamento da exposição Velhas Imagens do Recife (1645-1920), com curadoria de Leonardo Dantas, em homenagem aos 476 anos da Cidade do Recife. Hoje, às 19h, na Galeria do Instituto Ricardo Brennand”.



Dengue - Até sexta-feira, a UPA Médico Fernando de Lacerda, no Curado II, promove a Semana de Combate à Dengue, para orientar a população sobre os cuidados para prevenir a proliferação da doença.


MBA - O MBA em Logística e Supply Chain, da Fundação Getúlio Vargas, (FGV), no Recife, terá aula inaugural, no próximo dia 18, às 19h, na Faculdade Nova Roma. Informações: 2128-8000.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário