terça-feira, 2 de abril de 2013

Parabólica




Orquestra Sinfônica “desafinada”

Na terceira visita de surpresa ao Teatro de Santa Isabel e após um novo encontro com os integrantes da Orquestra Sinfônica do Recife, o vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, da Câmara Municipal do Recife, colocou-se à disposição para contribuir com a recuperação da OSR. A orquestra padece com a falta de instrumentos, fato que impede apresentações em grande estilo. Ao expor as razões da sua contribuição pelo resgate da OSR, André Régis foi aplaudido por três vezes e, ao final, convidou os músicos para a reunião da Comissão de Educação e Cultura, da Casa de José Mariano, nesta quinta-feira. A ideia é analisar os motivos pelo quais a OSR vem sendo esvaziada nos últimos anos, ressentida com a falta de pelo menos um terço de seus componentes. E já está com os vereadores das comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento, o projeto de lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Músicos da OSR. O projeto, nº. 07/2013, de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), receberá dois pareceres e que irão ao plenário da Câmara.


Dança - Agacemar Leite (Mazinho), professor, e Izabela (Belinha), monitora, apelam por um novo espaço para que continuem, ao lado de outros cidadãos, com a dança de salão, às 3ª. e 5ª. das 19h às 21h. Pois, com o fechamento do Teatro do Parque, ontem, para conclusão das reformas, o projeto será interrompido ou encerrado. O projeto reúne gente de todas as idades, inclusive, idosos, que esperam o apoio de Roberto Lessa, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para transferi-lo para outro local, perto do Teatro do Parque.


Aos 15 anos da Folha



No elenco, Alexandre Menezes, Luiz Filho, Pablo Dantas e Cleydson Catarina, além da participação especial dos músicos Rodrigo Félix e Filippo Rodrigo. A montagem conta com incentivo do Funcultura e Prêmio Myriam Muniz, da Funarte. Mais informações: 8765 0975.
Foto do espetáculo "Cafuringa". Crédito: Sílvio Barreto.
Agradeço a divulgação! Leidson Ferraz 3222 0025 / 9292 1316.






PS: Claro, que existem muitas e muitas exceções.





Universitários realizam
ato público nesta quarta-feira



Os estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) fazem uma paralisação em todo o estado nesta quarta-feira (03/04) por avanços e melhorias na universidade. Os estudantes cobram a reestruturação física dos campis universitários e um maior investimento em assistência estudantil. Além da paralisação, haverá uma passeata com concentração na Praça da República, a partir das 8h. Reunidos, os estudantes seguem para a sede da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, onde entregarão a carta de reivindicações ao secretário da pasta.



A UPE conta com vários campis na região metropolitana do Recife (Santo Amaro, Benfica, Camaragibe) e no interior do estado (Mata Norte, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina). A pesar das recentes melhorias na universidade, através de sua expansão, os estudantes ainda precisam enfrentar uma série de dificuldades como a inexistência de casas dos estudantes e restaurantes universitários. A ampliação das bolsas, construção e finalização de novos campi também fazem parte da pauta de reivindicações dos universitários.



Ao todo cerca de 17 mil estudantes universitários estão envolvidos na paralisação que acontece em todo estado e conta com a organização do Diretório Central dos Estudantes da UPE e o apoio da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).



Serviço

Paralisação dos estudantes da UPE

Quarta-feira, 03 de abril, 08h.

Praça da República – Centro do Recife.


Atenciosamente,


Desirée Machado
Imprensa
81 9433.0010 | 9840.7918 | 3031.8171
agencia prensa . com
Imprima apenas quando necessário.





----- Mensagem original -----
De: "EMS"
Para: rsampaio@folhape.com.br
Enviadas: Terça-feira, 2 de Abril de 2013 6:31:39
Assunto: EDUCAÇÃO NO BRASIL, LADEIRA ABAIXO





A FRAQUEZA NACIONAL



Na charge abaixo está o maior motivo do FRACASSO da Educação brasileira:
os pais omissos e despreparados para fixar limites, disciplina, respeito
e rumo em seus filhos.
E agridem, com desvairadas ameaças, os professores,
pela ignorância, irresponsabilidade e incapacidade dos meninotes.





Até os anos 60/70, os pais encaravam e enfrentavam os filhos,
e a coisa andava muito bem.

Atualmente, em qualquer dificuldade escolar, seus filhotinhos são os
coitadinhos e anjinhos, e o Professor/Escola é o inimigo, o lado perverso, mau e
incompetente.

O CAMINHO É ESTE? ÊPA...


Renzo Sansoni




----- Mensagem original -----
De: "Diogo Morais"
Enviadas: Segunda-feira, 1 de Abril de 2013 23:35:26
Assunto: Celpe: exemplo de desrespeito à população





O resultado do modelo mercantil/privatista adotado no setor elétrico foi catastrófico para a sociedade brasileira. Além da explosão tarifária, herdamos, em períodos mais recentes, além do racionamento em 2001/2002, uma deterioração da qualidade dos serviços com as interrupções temporárias de energia cada vez mais constantes, conhecidas popularmente por “apagões” e “apaguinhos. E “batemos na trave” nos dois últimos anos, com a possibilidade concreta de novos desabastecimentos/racionamentos de energia elétrica.



Em Pernambuco, a situação com relação à distribuição de energia não é diferente do que acontece em outros estados. Com a agravante falta de compromisso, de transparência e o total desrespeito com a população por parte da Companhia Energética de Pernambuco, a Celpe.



Não podemos nos esquecer que as justificativas e promessas realizadas para a venda da companhia, feitas pelos gestores do estado na época, eram de que as tarifas diminuiriam e que os serviços oferecidos à população iriam melhorar através da gestão privada.



Ao completar 13 anos da privatização da empresa, mais uma vez as promessas dos políticos que se revezam no comando do estado (ora oposição, ora situação) não foram cumpridas. E a população enganada sofre as consequências de pagar uma das tarifas mais caras do Brasil e ter um serviço de péssima qualidade.



O episódio mais recente, e que muito repercutiu na mídia, aconteceu na madrugada do dia 18 de fevereiro último. O centro do Recife, e alguns bairros, como Santo Amaro, Encruzilhada, Parnamirim, Casa Amarela e Casa Forte, foram atingidos pela queda de energia. Moradores e comerciantes da área apontam para mais de 7 horas de interrupção. E pelas redes sociais, internautas de diversos bairros do Recife denunciaram que a falta de energia elétrica se estendeu a outros bairros, como Torreão, Madalena, Ilha do Leite, Boa Viagem e até no Janga, em Paulista. Neste dia, a Câmara Municipal do Recife, por falta de energia, cancelou a sessão. Haveria a instalação da Comissão de Direitos Humanos.



No dia 4 de março novamente faltou energia em vários bairros do Grande Recife, por volta das 3h da madrugada, atingindo principalmente a zona norte, como Graças, Casa Forte, Ilha do Leite, Boa Vista, Beberibe, Encruzilhada, Santo Amaro e Casa Amarela. Mas houve registros também na zona sul, como em Imbiribeira e Boa Viagem, e na zona oeste, como no Jiquiá e em Jardim São Paulo.



No dia 19, um importante corredor viário do Recife, a avenida Norte, teve queda de energia em mais da metade de sua iluminação pública e casas circunvizinhas foram atingidas. No dia 21, a imprensa anunciou que moradores desta região se manifestaram contra as frequentes e duradouras interrupções de energia, bloqueando o trânsito com queima de pneus.



No interior a situação não é muito diferente. Somente neste mês de março as reclamações se avolumam muito. No dia 4, quedas de energia ocorreram na região do sertão do Pajeú, nos municípios de São José do Egito, Itapetim, Tabira, Brejinho e Santa Terezinha. No dia 5, em várias cidades do Agreste, Zona da Mata e até na região metropolitana, ocorreram interrupções no fornecimento de energia. Depois do Pajeú, no dia 11/3, foi a vez do município de Floresta sofrer uma interrupção de aproximadamente duas horas.



Estes episódios de interrupção de energia têm se tornado recorrentes não somente no Recife, mas em todo o estado.



Quando há algum tipo de explicação, a Celpe se resume a afirmar, em nota oficial, que “são descargas atmosféricas, queda de arvores etc. etc. que causam as interrupções”.



Com certeza não é por falta de caixa, de recursos financeiros, que os serviços de modernização e manutenção não estão sendo realizados. Basta ver os extraordinários lucros desta empresa nos últimos anos, através dos balancetes contábeis. O que se verifica é que as tarifas foram reajustadas exorbitantemente, ao longo dos anos, e mesmo assim os serviços pioraram.



Segundo a Aneel, as tarifas devem garantir o fornecimento de energia com qualidade e assegurar aos prestadores receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento. O que não tem ocorrido



E lamentavelmente, apesar das denúncias, reclamações, manifestações constantes, NADA tem sido feito, nem mesmo para garantir o que está nos contratos de prestação de serviços. Há uma evidente quebra de contrato da empresa com o consumidor e com o Estado. O poder público age como avestruz, se eximindo de uma responsabilidade que é sua.



Neste descaso todo, não devemos esquecer a lei de Murphy que diz: “nada está tão ruim que não possa piorar”.




http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8223





Atenciosamente,


Diogo Morais
Diretor de Comunicação e Imprensa do Sindmetro-PE
Vice-Presidente da Fenametro
81-8862.0051 (Vivo) 81-9903.2263 (Tim) 81-8829.4851 (Oi)
diogomorais@diogomorais.com.br
Skype : diogo.morais.








MPF: decisão determina que Cremepe
aceite certidão de conclusão
de curso de medicina

Conselho não permitia substituição do diploma por certidão de conclusão do curso para registro na profissão de médico

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco obteve decisão judicial, de caráter liminar, determinando ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) que permita a inscrição dos bacharéis em medicina que possuam apenas o certificado de conclusão de curso. A autora da ação civil pública, ajuizada em fevereio, é a procuradora da República Mona Lisa Duarte Ismail. Também é réu na ação o Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Cremepe vinha exigindo a apresentação do diploma para o registro na profissão, documento que, em muitos casos, pode demorar meses para ser expedido. Conforme consta da ação, a alegação do conselho é de que estava cumprindo a legislação e que atuava apenas como um órgão de execução sujeito às normas expedidas pelo Conselho Federal. O CFM se manifestou favorável à conduta do Cremepe.

Para o MPF, o certificado de conclusão de curso , desde que expedido por uma Instituição de Ensino Superior (IES) regular e reconhecida pelo MEC, é suficiente para comprovar a aptidão técnica do profissional, autorizando-o a requerer a sua inscrição como médico no Cremepe.

A procuradora da República argumenta que os conselhos desconsideram o fato de que é praticamente impossível obter o diploma registrado imediatamente após a conclusão do curso, em razão da burocracia para a expedição do documento. “Não é justo que os profissionais sejam prejudicados, atrasando o início de suas carreiras, por conta de uma demora a que não deram causa”, alega.

Na ação, o MPF requer também que o CFM se abstenha de impor qualquer punição ao Cremepe por deixar de exigir o diploma como único documento para a inscrição do médico e aceitar, alternativamente, a inscrição com base no certificado de conclusão de curso.


Nº do processo: 0000878-21.2013.4.05.8300 – 3ª Vara Federal em Pernambuco









----- Mensagem original -----
De: "imprensapaulista10"
Enviadas: Segunda-feira, 1 de Abril de 2013 19:54:25
Assunto: Fwd: PAVIMENTAÇÃO DE RUA EM MARANGUAPE II







Foto produzidas por Jorge Macrino

Segunda-feira 1º/04/13

Após desobstrução de calçada, Paulista pavimenta rua em Maranguape II

A Prefeitura do Paulista deu inicio nesta segunda-feira (1º/04) a pavimentação da Rua 80, em Maranguape II. O trabalho, que está sendo coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do município, faz parte do conjunto de medidas da nova gestão para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Além das faixas de rolamento, a obra também contempla melhorias nas calçadas da via. A expectativa é que o serviço seja concluído nos próximos dias.

Essa não a primeira vez que a administração municipal se faz presente na Rua 80. No final do mês passado, uma ação da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente devolveu o passeio público aos pedestres. Profissionais da Diretoria de Controle Urbano demoliram um muro que obrigava os transeuntes a usar a pista para se deslocar pelo local. A medida atendeu a uma determinação da justiça.

CONTATO:

Tiago Magalhães – secretário de Infraestrutura de Paulista – 8788.9292 / 9739-8884 .



--

Assessoria de Imprensa

Fone: 3437.1521 - E-mail: imprensapaulista10@gmail.com

Adilson Oliveira - 9979.9714
Oscar Lobo - 8838.5084 e 9936.7470
Ilana Costa - 8610.7713 e 9882.3933
Thaíse Moura



----- Mensagem original -----
De: "agencia saude"
Para: "agencia saude"
Enviadas: Segunda-feira, 1 de Abril de 2013 18:03:37
Assunto: Minist?rio da Sa?de e Anvisa anunciam a??es para aumentar seguran?a do paciente



01/04/2013


ASSISTÊNCIA Ministério da Saúde
e Anvisa anunciam ações para
aumentar segurança do paciente


Estudo aponta que 66% dos incidentes com pacientes poderiam ser evitados no Brasil. Hospitais e serviços de saúde deverão notificar à Anvisa falhas na assistência.


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram nesta segunda-feira (1), em Brasília, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos – incidentes que resultam em danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos - nos serviços de saúde públicos e privados.

Estudo da Fiocruz aponta que de cada dez pacientes atendidos em unidades hospitalares um sofre de evento adverso. Os dados revelam, ainda, que no Brasil a ocorrência deste tipo de incidente é de 7,6%. Desses, 66% são evitáveis. O Brasil lidera a proporção de eventos evitáveis numa lista com outros seis países: Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Dinamarca, Canadá e França.

Para prevenir essas ocorrências, o Ministério da Saúde e Anvisa tornam obrigatório que todos os hospitais do país montem equipes específicas – chamado de Núcleo de Segurança do Paciente - para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam quanto a falhas de assistência. Este núcleo funcionará como referência dentro de cada instituição na promoção de um cuidado seguro e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes. O núcleo deverá entrar em funcionamento em 120 dias.

“Segurança do paciente é um tema que muitas vezes não tem o grau de prioridade que deveria e, ao lançar esse programa, estamos colocando esse tema na agenda das nossas prioridades. Estou convencido de que ao inserir esse tema na agenda prioritária do sistema de saúde público e privado do país, estamos firmando um grande compromisso com a qualidade”, afirmou o ministro da saúde, Alexandre Padilha.

Também passa a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência. Para isso, a Anvisa colocará à disposição de todos os profissionais e serviços de saúde a Ficha de Notificação de Eventos Adversos. O formulário será hospedado no site da Agência e será o canal oficial para a notificação de situações adversas. A medida prevê sanções aos hospitais, até mesmo suspensão do alvará de funcionamento, a serviços de saúde que não se adequarem às novas ações.

Desde 2011, 192 hospitais da Rede Sentinela monitoram um conjunto de eventos adversos no atendimento aos pacientes. A experiência permitiu o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. A Rede responde por, aproximadamente, 60 mil leitos e cerca de 40 mil atendimentos por dia. Os hospitais da rede realizam monitoramento sistemático: infecção sanguínea adquirida na UTI do hospital; uso de medicamentos; uso do sangue; e uso de produtos como próteses.

“Esse programa nasce com uma base muito sólida, calcada no trabalho exitoso que vem sendo feito pela Rede Sentinela”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, ao reforçar a importância das ações que já vem sendo implementadas através da Rede. “Todas as áreas do Ministério da Saúde já desenvolvem ações relacionadas à segurança do paciente, mas verificamos que se pudéssemos articular essas ações dentro de um programa, certamente daríamos um passo muito grande em termos de melhoria na segurança do paciente. Por isso hoje temos a satisfação de anunciar o lançamento do Programa de Segurança do Paciente”, completou Barbano.

PROTOCOLOS - Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos orientam sobre os seguintes temas: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos. Os três primeiros (higienização das mãos, cirurgia segura e prevenção de úlcera por pressão entrarão) entrarão em consulta já esta semana, e os outros três em 30 dias. Os protocolos funcionam como guias e normas que devem ser observadas nos hospitais e também as práticas mais recomendadas para manter a segurança ao paciente.

O Programa estabelece, ainda, a criação do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP). Composto por representantes do governo, da sociedade civil, de entidades de classe e universidades, tem por objetivo promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção à saúde. O Comitê também será uma referência para a tomada de decisão na área e o apoio à implantação do programa.

A Anvisa também lança edital de chamamento para entidades da sociedade civil que tenham interesse em compor a força de trabalho que será formada para discutir soluções e propostas para a promoção da segurança do paciente. O grupo constituído terá seis meses para apresentar propostas.

“Para o Ministério da Saúde, só os dados apresentados aqui, hoje, apontam a importância do assunto, mas não apenas isso. Para nós, essas ocorrências são inaceitáveis. Temos que ser persistentes e implantar essas mudanças em todos os serviços de saúde do país. Assim como não existem hospitais que não podem ser chamados de hospitais se não tiverem médicos e leitos, a partir de hoje não poderão ser chamados de hospitais se não tiverem o Núcleo de Segurança do Paciente. Isso será compulsório”, frisou o ministro.

CAPACITAÇÃO – Outro eixo do Programa Nacional de Segurança do Paciente é a capacitação de profissionais. Imediatamente, será aberto curso com 1.200 vagas para farmacêuticos de atuação hospitalar com parceria do Hospital Albert Einstein. O curso é ministrado pelo Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Em 90 dias será elaborado o Plano de Capacitação e confeccionado material de apoio aos profissionais da saúde. O Ministério da Saúde, juntamente com a Anvisa e a OPAS/OMS, publicará uma série de Cadernos sobre o tema Segurança do Paciente e também publicará guias com os protocolos referentes a este assunto.

Também será assinado termo de cooperação com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para promover o treinamento de estudantes e profissionais da saúde em três áreas específicas: bioética, ética do exercício profissional e procedimentos clínicos seguros. Os treinamentos serão realizados na modalidade presencial nas escolas médicas e na modalidade de ensino à distância.


Por Sílvia Cavichioli
Atendimento à imprensa:

(61) 3315-3580/6260




PANDORA RELEMBRA CLÁSSICOS
DA MPB EM PAULISTA

Uma noite para relembrar os clássicos da música popular brasileira. É o que promete o show da cantora mirim Pandora. Ao lado do grupo Afogados no Choro e as crianças do Maestro Abraão Davi, a artista apresenta um repertório de gente grande. O show acontece nesta terça-feira (02.04), às 19h, no Cine Teatro Municipal Paulo Freire, com entrada franca.

Apesar de ter apenas 8 anos de idade, Pandora traz ao palco músicas de cantoras consagradas como Maysa, Dolores Duran e Dalva de Oliveira , que surpreendem e agradam um público de várias gerações.



Serviço:

O que : Show de Pandora e Grupo Afogados no Choro

Participação: Maestro Abraão Davi e o Grupo Talentos a Serviço da Paz

Quando : Terça, 02 de Abril - 19h

Onde: Cine Teatro Municipal Paulo Freire ( Av. Marechal Floriano Peixoto - centro de Paulista)

Entrada Franca.

Contato e informações: 8720.2517/9207.8533



Assessoria de Imprensa

Fone: 3437.1521 - E-mail: imprensapaulista10@gmail.com

Adilson Oliveira - 9979.9714
Oscar Lobo - 8838.5084 e 9936.7470
Ilana Costa - 8610.7713 e 9882.3933
Thaíse Moura - 8814.2029







Nenhum comentário:

Postar um comentário