terça-feira, 14 de maio de 2013

Parabólica





Escola tá no vermelho!

 

Alunos da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, em reclamam de várias irregularidades, a começar pela falta de laboratório nas aulas práticas, enquanto os professores do nível técnico estão sobrecarregados. Lecionam quatro matérias por falta de outros qualificados na área. A escola não tem quadra, apesar das promessas. Já a cozinha precisa de equipamentos e de reparos e gatos entram e saem, a qualquer hora, e podem contaminar a merenda escolar. Para piorar, um esgoto corre a céu aberto bem próximo à cozinha. Os tabletes, prometidos pelo Governo, ainda não chegaram e existem salas de aulas sem ventiladores. Os alunos acham que não estão preparados para estágios, pois o curso tem sido ministrado a toque de caixa. Para melhorar as notas, toda segunda-feira, é dada uma prova, chamada “prova de bloco”, às 7h30, mas muitos são prejudicados, pois não conseguem chegar a tempo na escola. E os professores, às vezes, repetem o assunto por não terem tempo de preparar novas aulas por falta de outros mestres. “A escola tá no vermelho!”, grita o alunado.

 

 

Paulista - A Prefeitura de Paulista diz que a Ponte do Janga é uma  rodovia estadual e de competência do Governo do Estado. Mas, o prefeito Junior Matuto “ já mantém entendimentos com o DER no sentido de alargar a ponte”. Sobre a queixa dos moradores de Maranguape I, a Secretaria de Serviços Públicos de Paulista afirma que “já iniciou o trabalho de limpeza de galerias e desobstrução de esgotos, em parceria com a Compesa, na Av. Colibri. E, quando terminar, fará o asfalto.”

 

 

Morte em buraco na...     

 

Indignado e pedindo providências, o leitor Luiz Campelo, autor da foto, denuncia que, anteontem, morreu dona Maria Júlia, moradora da Rua Bela Vista, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo. “Na última terça-feira, o único filho dela, Samuel, perdeu o controle do carro por causa do buraco (foto), na cabeceira da Ponte de Pontezinha, vindo a colidir na traseira de um caminhão. A mãe dele bateu com a cabeça e foi socorrida, mas, domingo, Dia das Mães, veio a falecer”, explica Campelo.

 

...cabeceira da ponte   

Ele conclui: “Há anos, que este buraco provoca acidentes. Até quando? Será que temos que perder mais vidas? E as autoridades não tomam providências? Moradores colocam pneus e galhos para avisar aos motoristas. Deus os salve!”

 

Desperdício


Há mais de um  mês, um cano estourado desperdiça água, na Rua Cristinópolis, Cordeiro, em frente ao número 300, e a Compesa não toma providências. Os moradores já telefonaram, enviaram e-mails e, até hoje, nada fizeram. Assim, não dá! 

 

Cavalos...

De Cláudio de Melo Silva: “Após reclamar, neste valioso espaço, de  cavalos que andam soltos, nas ruas de Jardim Atlântico e Rio Doce, em Olinda, responderam que denunciem pelo 3301.5228. Porém, falta contratar alguém para atender.”

 

...soltos - Cláudio Melo continua: “Esses cavalos, geralmente, têm o seu “point” no lixão, que fica em frente à garagem dos ônibus da Empresa Cidade Alta, em Rio Doce”.

 

Letras - O presidente Carlos Severiano Cavalcanti comanda, hoje, às 15h, reunião da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda (Aalco), no Instituto Histórico de Olinda, na Av. Liberdade, 214, Carmo.

 


Estágio - Até amanhã, estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Coca-ColaGuararapes, o Geração Coca-Cola. Basta enviar currículo para geracaococacola@c2consultoria.com.br.

Mídias - O Centro de Desenvolvimento Empresarial (Cedepe) realiza, hoje, às 19h, palestra gratuita para reforçar a importância das mídias sociais para os negócios. Informações no telefone 81. 3468.4411.
 



Aline critica projeto da PCR
que restringe informações

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (13), um projeto de lei do executivo acendeu mais um debate entre os governistas e a bancada de oposição na Câmara do Recife. A matéria de número 09/2013, que disciplina o acesso às informações públicas e regulamenta as restrições às informações sigilosas no âmbito do poder executivo municipal, foi alvo de críticas entre os oposicionistas. 

Para a líder do grupo, vereadora Aline Mariano (PSDB), a aprovação do projeto de lei significa um retrocesso por tirar o poder da casa legislativa. 

"É um absurdo a aprovação dessa matéria. Temos o pedido de informação como um instrumento legal de fiscalização e que é de total interesse da sociedade. Esses pedidos de informação vão cair em um vazio. Não poderemos concordar com uma restrição dessa natureza. É uma perda para essa casa. Se esse projeto de lei for aprovado hoje vamos ter que lutar com unhas e dentes para revogá-lo", argumentou Aline. 

Ainda durante a discussão, Aline Mariano chegou a pedir vistas ao projeto, mas a solicitação foi negada pelo Presidente da Câmara Vicente André Gomes (PSB).

"Senhor presidente! Eu peço vistas ao projeto por entender que precisamos compreender melhor o teor dessa matéria. Precisamos ganhar tempo para conhecer melhor o projeto. Não podemos ficar estáticos e ver a Câmara se transformar em uma casa de protocolo", disparou Aline.

Ao final da discussão, o projeto acabou sendo aprovado com 24 votos favoráveis e quatro votos contrários.

 
 
 
OLÁ, GENTE:

PRA QUEM GOSTA DE TEATRO, SEGUE UMA EXCELENTE OPÇÃO.

MAIS UM ESPETÁCULO DE TEATRO CHEGA A SERRA TALHADA.

“SENHORA DE ENGENHO - ENTRE A CRUZ E A TORÁ”, DE MÍRIAN HALFIM.
DIRIGIDO POR EMANUEL D’LUCARD.

UM SUCESSO DE BILHETERIA POR TODO BRASIL VEM BRILHAR NO  "QUINTAL DO
MUSEU" – NO MUSEU DO CANGAÇO.
 
 
 UM ESPETÁCULO REALISTA COM TONS SIMBÓLICOS, ONDE A PLATÉIA TEM UM
PAPEL FUNDAMENTAL: MANDAR OU NÃO A PROTAGONISTA PARA A FOGUEIRA DA
INQUISIÇÃO.

SENHORA DE ENGENHO.

DIA 25 DE MAIO - SÁBADO,

ÀS 8 DA NOITE.

PREÇO ÚNICO: 10 REAIS.

MAIS INFORMAÇÕES:WWW.PONTODECULTURACABRASDELAMPIÃO.BLOGSPOT.COM
 
 

Vida no Interior
No jornal Folha de São Paulo de 13/05, onde saiu uma reportagem falando sobre irregularidades na prestação de contas do governo de Pernambuco ao Governo Federal, quanto aos recursos para reconstrução das casas do interior arrasadas pela cheia de 2010, foi também publicada uma carta minha falando sobre os médicos que não querem trabalhar no interior. Algumas pessoas responderam que os médicos interioranos ganham pouco. Só que 7 mil no interior, valem 17 na capital e com horas extras de tranquilidade. O aluguel de uma dessas casas reconstruídas, por exemplo, é 200 reais, segundo ainda a reportagem. Atenciosamente, Cláudio de Melo Silva, Rio Doce, Olinda-PE.
 
 


Eduarda Barros Buque Design

 
 
 
 
A designer Eduarda Barros mantém a tradição familiar de transformar flores em delicados arranjos e buquês para noivas. Mais: (81) 9667-3800 e 3204-2165.
 

 
Junior Matuto discute com ministro Fernando Bezerra
 Coelho soluções para combater a erosão costeira em Paulista
              
  As medidas visando soluções para a erosão costeira em Paulista começam a ser aceleradas pela atual gestão municipal. Com esse propósito, o prefeito Junior Matuto (PSB) esteve nesta segunda-feira (13.05) no Ministério da Integração Nacional. Na ocasião, o chefe do Executivo foi recebido pelo ministro da Pasta, Fernando Bezerra Coelho, e discutiu alternativas para revitalizar as áreas degradadas nas praias do Janga e Pau Amarelo.
O ministro autorizou o prefeito a estabelecer mudanças no plano de trabalho original da gestão anterior, que prevê a reurbanização da orla do Janga. A intenção é que a prefeitura realize as adequações necessárias no projeto, baseando o planejamento numa técnica denominada Bagwall. O mecanismo funciona como um dissipador de energia capaz de proteger a orla marítima e viabilizar a engorda natural da praia, restabelecendo a faixa de areia. Cerca de R$ 13 milhões estão assegurados pelo Governo Federal para obras no Janga.
O Bagwall já foi aplicado com sucesso nos municípios de Barra de Santo Antônio, em Alagoas, e Caucaia, no Ceará. Ambas as operações receberam suporte do Ministério da Integração Nacional. Uma comissão constituída por técnicos da Prefeitura de Paulista e sociedade civil vai estar nesta quarta-feira (14) em Alagoas para conhecer de perto os resultados alcançados com o uso do Bagwall. Esse grupo vai compor ainda um comitê de monitoramento das futuras ações na costa paulistense.
 
   
Em Brasília, Junior Matuto apresentou ao ministro um relatório sobre a degradação que atinge cerca de dois quilômetros da orla de Pau Amarelo, sobretudo, no trecho localizado nas proximidades do Forte. O avanço do mar no local motivou, inclusive, a decretação de situação de emergência. Com a medida, a administração municipal pretende também obter recursos para conter a erosão costeira nessa localidade. Fernando Bezerra Coelho deve nos próximos 30 dias se posicionar sobre o pleito financeiro.  
A região de Pau Amarelo foi severamente castigada entre os últimos dias 26 e 28 de abril. Nesse período a maré teve picos que variaram entre 2,4 e 2,6 metros. As chuvas e a velocidade dos ventos também serviram para atenuar a força das ondas e provocar a destruição de alguns bares erguidos na faixa de areia.
  Além do prefeito, estiverem no gabinete do ministro o vice-prefeito, Jorge Carreiro, e os secretários de Meio Ambiente, Fábio Barros, e de Infraestrutura, Tiago Magalhães.
  MONITORAMENTO - Desde o início de janeiro que a atual gestão vem acompanhando o processo de erosão costeira nas praias da cidade. O prefeito Junior Matuto esteve diversas vezes com o procurador Marcos Costa, representante do Ministério Público Federal, a fim de discutir medidas de solução para os problemas do Janga e ampliar a área de proteção. O objetivo do Governo Municipal é recuperar, através da técnica do Bagwall, as praias que foram atingidas pelo processo erosivo.
CONTATO:
 
Fábio Barros – secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Paulista – 8788.3818 e 9933.6900
 
Imprensa:
Adilson Oliveira – 9979.9714
 
--

Assessoria de Imprensa
 
Fone: 3437.1521 - E-mail: imprensapaulista10@gmail.com
Adilson Oliveira - 9979.9714
Oscar Lobo - 8838.5084 e 9936.7470
Ilana Costa - 8610.7713 e 9882.3933
Thaíse Moura - 8814.2029
 
PAULISTA OFERECE CURSOS GRATUITOS
 DE AUXILIAR DE COZINHA E GARÇOM
O município do Paulista está com inscrições gratuitas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Existem oportunidades para os cursos de Auxiliar de Cozinha e Garçom. São 45 vagas distribuídas entre as duas modalidades e o período de duração é de 200 horas. Os interessados devem, munidos de Identidade, declaração de escolaridade e comprovante de residência, comparecer até esta quarta-feira na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, n.º 403, no Janga. O atendimento vai das 8 às 13h. 
 
 
 
De: "Antonio Marinho" <marinhoantonio10@gmail.com>
Enviadas: Segunda-feira, 13 de Maio de 2013 23:08:26
Assunto: [grand-life-ipiranga:9678] política para mães e pais / Brava gente,brasileira
 
Mensagem encaminhada
De: Cláudio Pinto 
 
 
 

§   (FSP de hoje(12/05/2013), um jornal nada, nada esquerdista) (os negritos são meus)
 
Elio Gaspari
Brava gente, a brasileira
 
Dados do Bolsa Família e da política de cotas ensinam o andar de cima a olhar direito para o de baixo.
 
Atribui-se ao professor San Tiago Dantas (1911-1964) uma frase segundo a qual "a Índia tem uma grande elite e um povo de bosta, o Brasil tem um grande povo e uma elite de bosta". Nas últimas semanas divulgaram-se duas estatísticas que ilustram o qualificativo que ele deu ao seu povo.
 
A primeira, revelada pelo repórter Demétrio Weber: Em uma década, o programa Bolsa Família beneficiou 50 milhões de brasileiros que vivem em 13,8 milhões de domicílios com renda inferior a R$ 140 mensais por pessoa. Nesse período, 1,69 milhão de famílias dispensaram espontaneamente o benefício de pelo menos R$ 31 mensais. Isso aconteceu porque passaram a ganhar mais, porque diminuiu o número da familiares, ou sabe-se lá por qual motivo. O fato é que de cada 100 famílias amparadas, 12 foram à prefeitura e informaram que não precisavam mais do dinheiro.
 
A ideia segundo a qual pobre quer moleza deriva de uma má opinião que se tem dele. É a demofobia. Quando o andar de cima vai ao BNDES pegar dinheiro a juros camaradas, estimula o progresso. Quando o de baixo vai ao varejão comprar forno de micro-ondas a juros de mercado, estimula a inadimplência.
 
Há fraudes no Bolsa Família? Sem dúvida, mas 12% de devoluções voluntárias de cheques da Viúva é um índice capaz de lustrar qualquer sociedade. Isso numa terra onde estima-se que a sonegação de impostos chegue a R$ 261 bilhões, ou 9% do PIB. O Bolsa Família custa R$ 21 bilhões, ou 0,49% do produto interno.
 
A segunda estatística foi revelada pela repórter Érica Fraga: um estudo dos pesquisadores Fábio Waltenberg e Márcia de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense, mostrou que num universo de 168 mil alunos que concluíram treze cursos em 2008, as notas dos jovens beneficiados pela política de cotas ficaram, na média, 10% abaixo daquelas obtidas pelos não cotistas. Ou seja, o não cotista terminou o curso com 6 e o outro, com 5,4. Atire a primeira pedra quem acha que seu filho fracassou porque foi aprovado com uma nota 10% inferior à da média da turma. Olhando-se para o desempenho de 2008 de todos os alunos de quatro cursos de engenharia de grandes universidades públicas, encontra-se uma variação de 8% entre a primeira e a quarta.
 
Para uma política demonizada como um fator de diluição do mérito no ensino universitário, esse resultado comprova seu êxito. Sobretudo porque dava-se de barato que muitos cotistas sequer conseguiriam se diplomar. Pior: abandonariam os cursos. Outra pesquisa apurou que a evasão dos cotistas é inferior à dos não cotistas. Segundo o MEC, nos números do desempenho de 2011, não existe diferença estatística na evasão e a distância do desempenho caiu para 3%. Nesse caso, um jovem diplomou-se com 6 e o outro, com 5,7, mas deixa pra lá.
 
As cotas estimulariam o ódio racial. Dez anos depois, ele continua onde sempre esteve. Assim como a abolição da escravatura levaria os negros ao ócio e ao vício, o Bolsa Família levaria os pobres à vadiagem e à dependência. Não aconteceu nem uma coisa nem outra.
 
Admita-se que a frase atribuída a San Tiago Dantas seja apócrifa. Em 1985, Tancredo Neves morreu sem fazer seu memorável discurso de posse. Vale lembrá-lo: "Nosso progresso político deveu-se mais à força reivindicadora dos homens do povo do que à consciência das elites. Elas, quase sempre, foram empurradas".
 
 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário