quinta-feira, 4 de julho de 2013

Parabólica


 


“Lotação esgotada” e cirurgia

 

Cidadão denuncia que os pacientes com Mal de Parkinson, que eram atendidos no PAM de Areias, estão desesperados, pois outras unidades alegam “lotação esgotada”. Nem mesmo o Hospital da Restauração, que é referência, os recebem. “O PAM deixou de atender porque o médico tirou licença-médica, desde janeiro, e a Secretaria de Saúde não enviou substituto. Os pacientes precisam da receita médica para retirar os remédios, fornecidos de graça pelo Estado”, afirma o cidadão. Já o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores (Sassepe) esclarece que recebeu do Hospital São Marcos a solicitação de procedimento cirúrgico para a professora Maria Clara Vasconcelos Fonseca, no dia 13 de junho, porém incompleta. “O Sassepe já pediu, várias vezes ao Hospital, e ainda aguarda o envio do laudo de exames de imagem para avaliação da auditoria médica e liberação da cirurgia. A medida faz parte dos procedimentos do Sistema, conforme diretriz do Conselho Deliberativo do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco, e são fundamentais para segurança, saúde e bem-estar do paciente”.

 

 

Obesidade - O Programa Turminha SESI Cozinha Brasil - Educação Nutricional reforça o combate à obesidade infantil em Pernambuco, este mês, e as primeiras aulas acontecem no SESI Belo Jardim, de 9 a 12 próximos. Voltada para adolescentes e crianças, a iniciativa mostrará os benefícios de uma alimentação saudável e balanceada. Além de ensinar os “pequenos” a preparar refeições saborosas com partes dos alimentos que, geralmente, vão para o lixo, como cascas e sementes.

 

 

              

Praça abandonada...            
 

 

Lixo e mato pelos quatro cantos, brinquedos e bancos quebrados, lâmpadas queimadas e ponto de consumo e de vendas de drogas. Esta é a situação da Praça Marcílio Dias, que fica na Prainha de Rio Doce, por trás do Banco do Brasil, na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti e, logo depois, do Quatro Rodas. E para completar o descaso da Prefeitura de Olinda, o local também serve de “motel” à noite. A denúncia é do leitor Edileudo Gomes, autor da foto.


...e roubo em igreja

 

Por sua vez, a Capela Sant 'Ana, que fica defronte à praça, teve 20 cadeiras e as bombas d água interna e do poço roubadas. Queixa-se ainda que uma construtora deixou postes imensos sobre a calçada da praça. É um descaso lamentável.

 

 

“Praga”

 

Bastante indignado, Virgílio Oliveira denuncia a “praga” de muriçocas que invadiu a Rua Dr. Pedro Augusto C. Leão e áreas adjacentes, em Maria Farinha, Paulista. Alerta que as “ditas cujas” são transmissoras da filariose.

 

 

Vigília

 

Hoje, às 16h, o Centro das Mulheres do Cabo realiza vigília pelo fim da violência contra as mulheres e punição dos assassinos, em frente à Delegacia da Mulher, na Vila de Santo Inácio. Este ano,8  mulheres foram mortas e 14 em 2012.

 
Janga -No fim do mês, a Compesa conclui o esgotamento sanitário da Av. Cláudio Gueiros Leite, no Janga, Paulista, até o cruzamento com a Rua Monteirópolis. Serão implantados 137 metros de rede coletora.

 

Vestibular - A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo abriu inscrições para o Vestibular 2013.2 de Bacharelado em Direito e em Administração e de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia.  Tels: 3521.0483/0400.

 

Marinha - A Capitania dos Portos de Pernambuco seleciona para os Cursos de Adaptação e de Formação de Aquaviários. Inscrições: Praça do Arsenal, no Recife Antigo, tel: (81) 3424-7111 - ramais 212 e 213 e www.cppe.mar.mil.br.

 

 

MBA - Amanhã, às 19h, a Faculdade Nova Roma promove aula inaugural do MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil, da Fundação Getúlio Vargas. Inscrições gratuitas: assistente@faculdadenovaroma.combr.
 

CBTU DESMENTE BOATOS SOBRE PARALISAÇÃO
 
Por causa de toda a divulgação indevida que insistem em denegrir a imagem da companhia através das redes sociais referentes a uma possível paralisação no metrô do Recife, a CBTU informa que todas as estações da Linha Centro e da Linha Sul e DIESEL estão funcionando normalmente. Quaisquer dúvidas estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos. Informamos ainda que amanhã dia 05/07/2013 o metrô estará circulando normalmente das 5h às 23h nas Linhas Centro, Sul e DIESEL.

Atenciosamente,

Imprensa da CBTU
(81)2102-8600

Ps:. Favor divulgar para não causarmos transtornos a população que utiliza o metrô cotidianamente.

 

 


 
Colônia de Férias no Coque
 
O Projeto QueroQuero, braço social do Hapvida, abre sua Colônia de Férias para as crianças carentes do Coque, a partir do próximo dia 15. Haverá oficinas de arte de emborrachados, brinquedos pedagógicos, reciclados de garrafas pet, arte de papéis diversos, pintura, colagem e culinária. O QueroQuero atende, atualmente, 150 crianças da comunidade com atividades de arte e educação. A programação seguirá até o fim de julho, na sede do Projeto, na Av. Martin Luther King, n° 100, Coque. Informações: (81) 3447-1301.

 
 

PROGRAMAÇÃO DA COLÔNIA DE FÉRIAS!
Clube 17 com o CNA Recife e Olinda apresentam:
 Animals Around the world!
As férias chegaram! É hora de se divertir com a turma do CNA, no Clube 17, no dia 5 de julho! Vai ser um dia repleto de atividades legais, nas quais os teachers vão ensinar à garotada os animais em inglês e de que países eles vem, sempre de uma forma divertida e lúdica. Além de aprender os animais em inglês, as crianças vão participar de um montão de games educativos. Vamos embarcar juntos nesse safari around the world!Inscrições na recepção do Clube 17. 
 Mais informações: Avenida 17 de Agosto, 2613. Telefone: (81) 3033.1717. http://www.clube17.com
 
 
 



 





 "O dia em que a Presidenta Dilma em 10 minutos cuspiu no rosto de 370.000 médicos brasileiros."

"Há alguns meses eu fiz um plantão que chorei. Não contei à ninguém (não é nada fácil compartilhar isso numa mídia social). Eu, cirurgiã-geral, "do trauma", médica "chatinha", preceptora "bruxa", que carrego no carro o manual da equipe militar cirúrgica americana que atendia no Afeganistão, chorei.
Na frente da sala da sutura tinha um paciente idoso internado. Numa cadeira. Com o soro pendurado na parede num prego similiar aos que prendemos plantas (diga-se: samambaias). Ao seu lado, seu filho. Bem vestido. Com fala pausada, calmo e educado. Como eu. Como você. Como nós. Perguntava pela possibilidade de internação do seu pai numa maca, que estava há mais de um dia na cadeira. Ia desmaiar. Esperou, esperou, e toda vez que abria a portinha da sutura ele estava lá. Esperando. Como eu. Como você. Como nós. Teve um momento que ele desmoronou. Se ajoelhou no chão, começou a chorar, olhou para mim e disse "não é para mim, é para o meu pai, uma maca". Como eu faria. Como você. Como nós.
Pensei "meudeusdocéu, com todos que passam aqui, justo eu... Nãoooo..... Porque se chorar eu choro, se falar do seu pai eu choro, se me der um desafio vou brigar com 5 até tirá-lo daqui".
E saí, chorei, voltei, briguei e o coloquei numa maca retirada da ala feminina.
Já levei meu pai para fazer exame no meu HU. O endoscopista quando soube que era meu pai, disse "por que não me falou, levava no privado, Juliana!" Não precisamos, acredito nas pessoas que trabalham comigo. Que me ensinaram e ainda ensinam. Confio. Meu irmão precisou e o levei lá. Todos os nossos médicos são de hospitais públicos que conhecemos, e, se não os usamos mais, é porque as instituições públicas carecem. Carecem e padecem de leitos, aparelhos, materiais e medicamentos.
Uma vez fiz um risco cirúrgico e colhi sangue no meu hospital universitário. No consultório de um professor ele me pergunta: "e você confia?".
"Se confio para os meus pacientes tenho que confiar para mim."
Eu pratico a medicina. Ela pisa em mim alguns dias, me machuca, tira o sono, dá rugas, lágrimas, mas eu ainda acredito na medicina. Me faz melhor. Aprendo, cresço, me torna humana. Se tenho dívidas, pago-as assim. Faço porque acredito.
Nesses últimos dias de protestos nas ruas e nas mídias brigamos por um país melhor. Menos corrupto. Transparente. Menos populista. Com mais qualidade. Com mais macas. Com hospitais melhores, mais equipamentos e que não faltem medicamentos. Um SUS melhor.
Briguei pelo filho do paciente ajoelhado. Por todos os meus pacientes. Por mim. Por você. Por nós. O SUS é nosso.
Não tenho palavras para descrever o que penso da "Presidenta" Dilma. (Uma figura que se proclama "a presidenta" já não merece minha atenção).
Mas hoje, por mim, por você, pelo meu paciente na cadeira, eu a ouvi.
A ouvi dizendo que escutou "o povo democrático brasileiro". Que escutou que queremos educação, saúde e segurança de qualidades. "Qualidade"... Ela disse.
E disse que importará médicos para melhorar a saúde do Brasil...
Para melhorar a qualidade...?
Sra "presidenta", eu sou uma médica de qualidade. Meus pais são médicos de qualidade. Meus professores são médicos de qualidade. Meus amigos de faculdade. Meus colegas de plantão. O médico brasileiro é de qualidade.
Os seus hospitais é que não são. O seu SUS é que não tem qualidade. O seu governo é que não tem qualidade.
O dia em que a Sra "presidenta" abrir uma ficha numa UPA, for internada num Hospital Estadual, pegar um remédio na fila do SUS e falar que isso é de qualidade, aí conversaremos.
Não cuspa na minha cara, não pise no meu diploma. Não me culpe da sua incompetência.
Somos quase 400mil, não nos ofenda. Estou amanhã de plantão, abra uma ficha, eu te atendo. Não demora, não. Não faltam médicos, mas não garanto que tenha onde sentar. Afinal, a cadeira é prioridade dos internados.
Hoje, eu chorei de novo."

(Via: Página Pedro Bial, Facebook)
 
 

Alguém sabe se GEraldo Júlio já assumiu a prefeitura do Recife? Uma impressão danada que ainda é João da Costa o prefeito dessa cidade.
Curtir ·  · Seguir publicação ·  · há 16 horas



e beber, não dirija: troque o rótulo da cerveja por uma passagem de ônibus

Débora Spitzcovsky 3 de julho de 2013
stiegl-cerveja-rotulo-passam-onibus
Curtiu a ideia? Pois ela já é realidade na cidade de Salzburgo, na Áustria. A marca de cervejaStiegl, em parceria com a empresa de design Demner, Merlicek e Bergmann, lançou ação para tentar fazer o “se beber, não dirija” virar um hábito na vida dos cidadãos.
Na época do Natal e Ano Novo – período em que, de acordo com os idealizadores da ideia, cresce o consumo de bebidas alcoolicas –, a empresa substituiu o rótulo de suas garrafas de cerveja  que possuem 7% de teor alcoolico – por um bilhete de ônibus.
Dessa maneira, quem compra a bebida tem direito a voltar para casa usando o transporte público gratuitamente. Gostou? A iniciativa rendeu vários prêmios a Stiegl, que ainda ganhou o título de cerveja socialmente responsável.
Com as manifestações dos últimos dias, as discussões a respeito da mobilidade urbana no Brasil estão em alta. Você gostaria que uma ação como essa fosse implantada no país? Não pense que a ideia está longe da realidade brasileira. No Carnaval deste ano, uma marca de cerveja realizou, no Rio de Janeiro, ação em que latinhas vazias da bebida davam direito apasse livre no metrô da cidade. A iniciativa ajudou a diminuir a quantidade de lixo jogado nas ruas e, também, a diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo pessoas alcoolizadas.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário