sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Parabólica



Escolhido e publicado na Fanpage


de Aiyton Senna- Instituto Ayrton


Senna – São Paulo-Brasil - 02.08.2013


 






Ayrton Senna sempre foi tema de poemas, ilustrações e obras de arte.
Este poema, escrito pelo jornalista Robson Sampaio, é uma homenagem ao tricampeão e seu legado. Leia a íntegra aqui!
http://migre.me/fEtrE


Ayrton Senna



*Robson Sampaio, poeta


pernambucano




2 de agosto de 2013 às 10:58




Frágil Homem de Aço!


Deus é o tempo, é a hora
Você, Senhor Velocidade!
Na última curva da Vida
Os deuses dormiam.
A morte, não!
A máquina insensível
Virou ferros contorcidos
E os anjos te encantaram...

Frágil Homem de Aço!
Deus é o tempo, é a hora
Você, Senhor Velocidade!
Semideus das pistas
Semideus alado
Ave ferida, ave arrebatada
Ídolo e sonho dos mortais...

Frágil Homem de Aço!
Deus é o tempo, é a hora
Você, Senhor Velocidade!
A curva é o limite.
Deus dá, Deus tira.
E no circuito dos Céus
Na ultrapassagem de nuvens e estrelas
Você, Senhor Velocidade,
Fará todas as “Poles” e estará
No “Pódium” da Eternidade...

 
 

 

Ayrton Senna


*Robson Sampaio,


Pernabuco poet


2 de agosto de 2013 às 11:02



Fragile Man of Steel!


God is the weather and the time


You, Sir Speed!


On the last curve of life


The Gods were sleeping.


Death, no!


The insensitive machine


Turned into twisted metal


And the angels charmed you...




Fragile Man of Steel!


God is the weather and the time


You, Sir Speed!


Demigod of the tracks


Winged demigod


Wounded bird, bird snatched away


Idol and dream of mortals...




Fragile Man of Steel!


God is the weather and the time


You, Sir Speed!


The curve is the limit.


God giveth and God taketh away.


And on the track in the heavens


Overtaking amongst clouds and stars


You, Sir Speed!


Will take all the “poles” and will be


On the “Podium” of Eternity...


*Robson Sampaio, Pernabuco poet






Senna - O poema “Ayrton Senna”, de minha autoria e publicado no meu livro “O Recife e Outros Poemas”, foi escolhido para a fanpage facebook.com/oficialayrtonsenna. Foi pôster, na Folha de Pernambuco, em 1º. de maio de 2004, nos 10 anos do encantamento do nosso tricampeão mundial de automobilismo - Fórmula 1. E com arte do chargista Felic.






 

 
Cidadão Modelo

chega às escolas

 

A partir deste mês, as escolas do Recife e da Região Metropolitana podem abordar temas relevantes com os alunos e de uma maneira descontraída e educativa. Trata-se do Projeto Cidadão Modelo, que levará informações a crianças e jovens sobre bullying, lixo, meio-ambiente, saúde, higiene pessoal e drogas. A MC Produções e Eventos, responsável pela iniciativa, apresenta, hoje, às 16h, o projeto, aberto aos profissionais de educação interessados na proposta, no Clube 17, na Av.17 de Agosto,  2613, em Casa Forte. E vai conferir trechos das ações que serão levadas para os colégios ao longo do ano, como contação de histórias, esquetes teatrais e jogos artísticos educativos. Vale destacar que as escolas, que levarem o projeto aos alunos, também contribuirão com o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Todos os serviços da produtora terão porcentagem revertida em doações para o NACC. Informações: (81) 3456.0065 e helena@mcproducoespe.com.

 

 

Um esgoto fedorento

 


Este esgoto rente ao meio-fio, na Rua Vigário Tenório e a poucos metros da Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo, jorra água suja e fedorenta para o espanto dos recifenses e dos turistas. A fedentina é grande, companheiros.




Sem fim - Os “sem nada” continuam ocupando as ruas dos bairros do Recife, anos após anos, num ciclo de miséria sem fim. O “escolhido”, desta vez, foi o Pina. Lá, um grupo, que cresce a cada dia, “mora” na curva do antigo Cassino Americano, em frente ao JCPM.

 

 

 
Fios assustam - Um enorme cabeamento de TV, por assinatura, prejudica moradores do número 860-A, na Rua Setúbal, em Boa Viagem. Além disso, os fios estão quase encostando em quem passa pelas calçadas e metem medo.


 

Fios II - A Prefeitura foi acionada pelo condomínio, assim como a  NET, a Sky, a Oi e a GVT, mas ninguém assume a responsabilidade ou o problema. É preciso saber, inclusive, se esses fios não põem em risco a segurança das pessoas.

 

Leitos - Hoje, o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira, inaugura 35 leitos de enfermaria, no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. De 2011 para cá, a maior emergência do Interior pulou de 154 para 250 leitos, o que significa 62% de aumento.

 

 

Pais - Hoje, às 20h, o Adega Restaurante, dentro do Clube Português do Recife, promove a Gafieira VIP para comemorar o Dia dos Pais, com a Orquestra de Zuza Miranda. A mesa inclui entrada, prato principal, vinho português ou espumante e sobremesa e custa R$ 180,00 por casal.  As reservas são limitadas: 81.3221.6258.

 

 

 

Doações -

 

O IMIP recebe roupas e alimentos para as vítimas do incêndio da Comunidade dos Coelhos, das 8h às 16, na Praça Prof. Fernando Figueira (atrás do IMIP).

 

 

Rincão -

 

O CTG Rincão dos Guararapes comemora, hoje, às 20h, 23 anos  num Jantar Dançante, com o Grupo Cambará. Na Churrascaria Sal e Brasa ( Av. Recife).Ingressos: 35 pratas.

 

 

Coco -

 

Selma do Coco faz show especial, hoje, às 14h, na Colônia Penal Feminina do Recife. Faz parte do Projeto Seres Culturais - Liberdade de Expressão.





Cães e gatos ao léu...
Fernando Melo denuncia que a Sociedade de Defesa da Vida Animal, em Igarassu, enfrenta dificuldades financeiras e o abrigo, com mais de cem cães e gatos retirados das ruas, está sendo afetado. Faltam remédios e alimentos para os animais.
 

  
 
...“pedem” ajuda - Segundo Melo, as contas de água e luz também estão atrasadas e a infraestrutura do abrigo precária. Membros da Agenda 21 de Igarassu querem ajuda da prefeitura e, até agora, nada.
 



Solidariedade
Com o objetivo de contribuir com as mais de 100 famílias que tiveram suas casas destruídas por um incêndio que atingiu o bairro dos Coelhos na última segunda-feira (5), a UNINASSAU passa a receber donativos que serão destinados às vítimas da tragédia. Podem ser doados materiais de higiene, roupas, água mineral, alimentos não perecíveis entre demais itens de necessidade básica. As doações devem ser entregues nas Centrais de Atendimento das unidades da UNINASSAU, nos blocos A, B, C, E e no Centro Superior de Tecnologia (CST), das 7h30 às 22h. Outras informações: (81) 3413-4611.

 







Monitoramento
 
 Pernambuco sedia evento de capacitação regional de monitoramento do clima, que irá reunir especialistas de todo o Nordeste. A emissão de gases do efeito estufa é tema central e sempre atual considerando os efeitos nocivos do aquecimento global. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, nos próximos dias 12, 13 e 14, no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP.
 Agenda  da próxima semana na Câmara Municipal do Recife.
 
 
SEMANA DE 12  A  16  DE AGOSTO
SEGUNDA (12)
10h - Reunião Solene em Homenagem ao Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas  -  Vereador Luiz Eustáquio.
15h – Reunião Plenária
 
TERÇA (13)
10h - Reunião da Comissão de Segurança Pública -  Vereador Estéfano Menudo.
14h - Reunião da Comissão de Políticas Públicas da Juventude  - Vereadora Isabella de Roldão.
15h – Reunião Plenária

QUARTA (14)
9h - Audiência Pública - Para  discutir a  não renovação  do convênio entre o  Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco. (IPEM/PE) e a Celpe  - Vereador Wilton Brito.
15h – Reunião Plenária

QUINTA  (15))
10h - Reunião Solene em Homenagem ao Clube Recreativo de Jogos de Mesa 26 Unidos - Vereador Eduardo Chera.
15h - Reunião Solene para entrega do Título de Cidadão do Recife ao Promotor de Justiça  João Maria Rodrigues Filho  - Vereador Alfredo Santana.
 

  

Pessoas com deficiência denunciam
 acessibilidade precária em ‘Novo’ Maracanã


            O Maracanã, reconstruído para os grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro, prometia ser um estádio moderno, em que o acesso de pessoas com deficiência às suas instalações seria contemplado. O IBDD, no entanto, desde a reinauguração do estádio em junho, vem recebendo denúncias de torcedores que apontam a acessibilidade insatisfatória do lugar como o principal problema.
           “É uma mudança da água para o suco de uva”, compara Heitor Luiz Menezes, cadeirante, que já assistiu a dois jogos desde a reabertura do espaço. “Apesar da restauração, ainda há muito para ser melhorado. Minha cadeira de rodas quase ficou presa em calhas de água encontradas no chão do espaço, todas as rampas têm inclinação errada, e apenas alguns pisos possuem elevadores de acesso”, explica.
No último domingo, o torcedor Américo Laurentino, que tem deficiência física, também apontou as mesmas dificuldades ao assistir a uma partida no estádio. “Para chegar à área destinada aos deficientes físicos tive de caminhar três rampas bem longas, cujo piso encontra-se todo desnivelado. Essa irregularidade pode levar qualquer pessoa a cair no chão e ter graves lesões ou escoriações”, reclama.
Em junho, o estudante Henrique Nunes, que também é deficiente físico, por causa de problemas para chegar até a entrada do Maracanã teve que voltar para casa. “Cheguei ao estádio com meu pai, duas horas antes do jogo entre Itália e México. Queria entrar com tranqüilidade, sem tumulto, mas chegando lá o guarda não permitiu o acesso do veículo na Avenida Maracanã. Nenhum agente sabia informar como era o acesso para deficientes e não quiseram liberar a passagem do carro”, denuncia.





“As vagas do entorno do Maracanã foram transformadas em área de estacionamento proibido. Na Copa das Confederações, a opção era estacionar perto da Quinta da Boa Vista em São Cristóvão e pegar um ônibus adaptado que levava pessoas com deficiência até um ponto do estádio”, explica Heitor Luiz.
O cadeirante Daniel Magalhães também teve problemas para entrar no estádio. Assim como Henrique, ele não conseguiu encontrar um estacionamento específico para pessoas com deficiência e não foi informado sobre outra opção. “Perguntei para mais de 50 funcionários, mas ninguém soube explicar”, conta.
Outra reclamação freqüente é sobre os ingressos destinados a pessoas com deficiência: “As bilheterias para os deficientes não funcionam até o início dos jogos conforme as demais. O deficiente tem que chegar com muita antecedência para conseguir o ingresso, muitas vezes tendo que voltar para casa e depois retornar ao estádio.” contesta Américo.
No último domingo, o torcedor Américo Laurentino, que tem deficiência física, também apontou as mesmas dificuldades ao assistir a uma partida no estádio. “Para chegar à área destinada aos deficientes físicos tive de caminhar três rampas bem longas, cujo piso encontra-se todo desnivelado. Essa irregularidade pode levar qualquer pessoa a cair no chão e ter graves lesões ou escoriações”, reclama.
Em junho, o estudante Henrique Nunes, que também é deficiente físico, por causa de problemas para chegar até a entrada do Maracanã teve que voltar para casa. “Cheguei ao estádio com meu pai, duas horas antes do jogo entre Itália e México. Queria entrar com tranqüilidade, sem tumulto, mas chegando lá o guarda não permitiu o acesso do veículo na Avenida Maracanã. Nenhum agente sabia informar como era o acesso para deficientes e não quiseram liberar a passagem do carro”, denuncia.
“As vagas do entorno do Maracanã foram transformadas em área de estacionamento proibido. Na Copa das Confederações, a opção era estacionar perto da Quinta da Boa Vista em São Cristóvão e pegar um ônibus adaptado que levava pessoas com deficiência até um ponto do estádio”, explica Heitor Luiz.
O cadeirante Daniel Magalhães também teve problemas para entrar no estádio. Assim como Henrique, ele não conseguiu encontrar um estacionamento específico para pessoas com deficiência e não foi informado sobre outra opção. “Perguntei para mais de 50 funcionários, mas ninguém soube explicar”, conta.
Outra reclamação freqüente é sobre os ingressos destinados a pessoas com deficiência: “As bilheterias para os deficientes não funcionam até o início dos jogos conforme as demais. O deficiente tem que chegar com muita antecedência para conseguir o ingresso, muitas vezes tendo que voltar para casa e depois retornar ao estádio.” contesta Américo.  
Estádio Mário Filho - Maracanã 
 

Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência  
e-mail: informativo@ibdd.org.br
www.ibdd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário