terça-feira, 27 de maio de 2014

Parabólica


Folha da Cidade

Terça-feira

27.05.14

 

“Será que o embutimento da fiação vai trilhar o caminho das promessas não cumpridas, das medidas apenas anunciadas e jamais executadas? Ou de uma lei que “não pegou”? São perguntas do professor Heitor Scalambrini Costa”.

 

 

Lei que obriga

embutir fios e...

 

Segundo a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), 81 pessoas perderam a vida por choques elétricos causados pela rede de fiação de 2011 até este mês. O alerta é do professor Heitor Scalambrini Costa, da UFPE, o que torna Pernambuco um dos Estados onde mais se morre eletrocutado. “Um velho ditado referente ao poder diz que, quando não se quer fazer alguma coisa, cria-se uma comissão. Sinto dizer, mas é o caso do embutimento da fiação elétrica no Recife. Hoje, quem provoca o caos da fiação aérea são os fios e cabos que distribuem a energia, as linhas telefônicas, os canais de TV a cabo, a Internet, etc”, afirma Heitor. A aprovação da Lei nº 99/2013, pela Câmara de Vereadores, dispondo sobre a substituição e instalação subterrânea de toda fiação aérea do Recife, deu em nada. Já Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos criou grupo de trabalho para estruturar a proposta de “enterrar” a rede de cabos aéreos, em 4 meses, e nada.

 

...cabos é ignorada      

 
Heitor conclui: “Passados 16 meses desde a posse do atual prefeito, não se falou mais a respeito. Silêncio total a um problema gravíssimo para aqueles que habitam as grandes cidades, em particular o Recife, e que aguardam medidas concretas do poder público”.

 
“Será que o embutimento da fiação vai trilhar o caminho das promessas não cumpridas, das medidas apenas anunciadas e jamais executadas? Ou de uma lei que “não pegou”? São perguntas do professor Heitor Scalambrini Costa”.

 

 

 

 

Várzea - Sobre a nota “Detonando”, a Emlurb esclarece que a manutenção de esgotos não é da sua competência e que realizou a  capinação, na Rua Estevão Gérson, na Várzea. E que a coleta de lixo da rua é diária, no período diurno, assim como nas demais vias do bairro.

 

 

Esgoto no canal e... - No Janga virou rotina se colocar cano de esgoto doméstico e até escolar nas galerias pluviais. A Prefeitura de Paulista tem conhecimento do fato e nada faz para coibir este desmando, que é proibido por lei.

 

 

...na praia - A denúncia é do leitor Rogério Alves que acrescenta e faz um alerta para o problema: “O pior disso tudo é que toda a água podre deságua, no Canal do Angelim, e de lá vai para a praia. É um  absurdo tamanho descaso”.

 

 

Aprendiz - O Ensino Social Profissionalizante abriu inscrições do Programa Jovem Aprendiz, com 216 vagas, para Recife, Cabo, Ipojuca e Jaboatão. Nas áreas administrativa, teleatendimento, bancária, alimentícia e operacional. Currículo para: www.espro.org.br/aprendiz.

 

 

 

Pau - O pau cantou nas costas da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares e a Associação dos Praças de Pernambuco. Por determinação da 3ª Vara Federal vão pagar 1 milhão de reais (50% cada uma) pela despesa da União com a Força Nacional, na greve dos PMs, considerada ilegal pela Justiça.

 

 

Vida -

 

Sexta-feira, às 14h, o Instituto Peró, entidade social do Shopping Guararapes, recebe o Coletivo Mulher Vida, para palestra sobre  direitos sexuais e reprodutivo. Tel.: 3431.1196

 

 

Vagas -

O IFPE abriu seleção para professores substitutos, no campus de Vitória de Santo Antão, para Agronomia, Economia Doméstica e Engenharia de Alimentos. No site vitoria.ifpe.edu.br.

 

IMIP -

Abertas inscrições gratuitas do V Encontro de Nutrição do IMIP para  estudantes e profissionais. Tel.: 2122.4120, nutricao@imip.org.br e www.imip.org.br.

 

 

 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário