segunda-feira, 23 de junho de 2014

Parabólica




 Só metade da sujeira      
 Entulhos, lama e uma quantidade enorme de lixo prejudicam os moradores da Rua Córrego Santa Teresa, no  Córrego da Bica, denuncia o leitor Marcos Batista de Oliveira. Segundo ele, na semana passada, a Emlurb retirou somente a metade da imundície.


  Marcos Batista/Cortesia   




Meu Brasil - Hoje, apenas 20,6% das crianças de 0 a 3 anos estão na escola. O que significa que de um total de 11 milhões, 135 mil e 497, nesta faixa etária, 8 milhões, 836 mil e 790 estão sem creche e só 2 milhões, 298 mil e 707 estão matriculadas. Os dados são da Fundação Abrinq.



Charge
Brabo com a... - Fernando Melo reclama que a Celpe, em Igarassu, deixa muito a desejar. - Quando precisamos de reparos no fornecimento de energia em casa, solicitamos pelo 0800 e esperamos horas para que o serviço seja feito.



Celpe... - - Entretanto, quando um consumidor não paga a conta de energia, a Celpe, rapidamente, envia uma equipe para realizar o corte da luz. Essa empresa devia tratar os consumidores com mais respeito e responsabilidade, conclui Melo.



Anjos - A Prefeitura de Jaboatão reforça a segurança nas praias e distribui pulseiras para identificação de crianças, nos finais de semana, nestas férias escolares e, amanhã, feriado de São João. A Operação Criança Segura/Anjos da Guarda atende crianças de até 9 anos.



“Arraiá” - O CPOR do Recife realizará, na próxima sexta-feira, às 20h, no Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, o “Arraiá do CPOR” com comidas típicas e forró pé de serra. Ingressos à venda no CPOR (R$ 12,00), telefone 3441.3970, ramal 109; e  scomsoc.cporrecife@gmail.com.




Jornada -
A Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) abriu inscrições para a I Jornada de Enfermagem. Fone 81.8817.4210 e http://www.facipe.edu.br/jornada_enf.php.


Curso de -
O Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC), em parceria com o SENAC-PE, oferece a jovens, a partir de 18 anos, o  Curso de Bartender.

Bartender -
O candidato deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e as inscrições vão até o dia 30. Na Rua Gonçalves Dias, 131, em Campo Grande, tel. 3241.8508 (Salete Santos).

Meio ambiente
mais protegido

A população de Paulista conta com uma Estação de Transbordo e  que possibilita que um caminhão de lixo descarregue o resíduo num galpão fechado com piso impermeável e drenos de chorume, eliminando completamente o chorume do lençol freático, vetor e mal cheiro. Pernambuco e mais precisamente Paulista serão pioneiros, na Região Nordeste, a terem uma primeira estação de gestão de resíduos sólidos e que deve estar completamente concluída até dezembro. Essa primeira fase teve investimentos de R$ 5 milhões, e faz parte da 1ª Parceria Público-Privada (PPP), na área de gestão de resíduos sólidos, firmada entre a Empresa I9 Paulista e a Prefeitura de Paulista. O projeto contempla ainda a concessão de manejo de resíduos, serviços essenciais e complementares de limpeza urbana, coleta de lixo, construção de pontos de entrega voluntária, educação ambiental e a instalação da Central de Tratamento de Mirueira, em Paulista.



Precariedade no...    Rogério Alves/Cortesia  


O Posto de Saúde da Família, na Rua Osana Alves do Nascimento, no Janga, em Paulista, tem maca ginecológica, mas não é usada nos exames de prevenção. As mulheres, por absoluta falta de materiais adequados, são encaminhadas para exames em outros bairros.



...PSF do Janga - Já o Setor de Pediatria daquele PSF,segundo denúncia do leitor Rogério Alves, “só atende dez consultas por semana o que é uma vergonha. Na comunidade são, aproximadamente, 7.500 pessoas que dependem de atendimento”, reclama Alves.




Na “telinha” - Mais gente atrás dos 15 segundos de fama: o Projeto Palavras Cruzadas, o professor Lula Couto e “convidados” debatem “A Ocupação do Cais José Estelita e o Novo Recife”. Hoje, às 10h, embaixo do Viaduto Capitão Temudo.


Caridade - Cobertores, agasalhos, casacos, mantas e roupas de frio podem ser doados à Campanha do Agasalho, da Ferreira Costa, nas unidades da empresa. Serão entregues a instituições de caridade de Garanhuns.



Dentro... - O Consórcio Novo Recife informou, a este colunista, que mantém a determinação de não demolir nem construir no terreno do Cais José Estelita, conforme suspensão do Alvará da PCR e do embargo judicial do Iphan. E que os funcionários estão colocando  tapumes.



...da Lei - Tapumes, na parte do muro - derrubado pelos invasores -, como medida para proteger o patrimônio e a sua colocação não é impedida por lei. O consórcio se limita a reconstruir o perímetro do imóvel contra novas invasões e isso não está proibido nem por decisão judicial nem por decisão administrativa da PCR.




Vagas -
A Faculdade dos Guararapes oferece 40 vagas temporárias de  assistente administrativo no Pronatec. Currículo até o dia 27: rhfg@faculdadeguararapes.edu.br.




Colônia -
 A IV Colônia Nabuco de Conhecimento tem cursos gratuitos de  Administração, Ciências Contábeis, Direito, Logística, Pedagogia, RH e Segurança no Trabalho. No  www.joaquimnabuco.edu.br.




  

Teatro da Vida:
A diplomada...

Jonas era comerciante de secos e molhados numa cidade de porte médio do Sertão do Pajeú, aqui de Pernambuco. Tinha uma situação econômica confortável e mandou a filha fazer o Magistério no Recife. Além disso, católico fervoroso condenava o que chamava de maus costumes, “coisas do Diabo”: aborto, mãe solteira, fumo, bebida, homossexualismo, jogo de azar e tudo o mais que a sua religião se posiciona contra. E não perdoava os ignorantes do lugar, sempre se reportando à filha com muito orgulho: - Vai voltar pra casa com o diploma. Uma doutora. E repetia a frase para quem quisesse ouvir, embora, às escondidas, muitos censurassem: - Jonas pode queimar essa língua por causa desse orgulho besta!” Até que um dia, finalmente, a menina voltou da cidade grande. Na estação do trem, estava Jonas todo enfronhado na melhor roupa. Com lágrimas nos olhos, a garota lhe entregou o diploma. Enquanto a barriga exibia outro “diploma”, fruto de uma ilusão nas noitadas da boemia recifense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário