terça-feira, 21 de outubro de 2014

Parabólica











Deficiente e idoso
são desrespeitados

O desrespeito às vagas reservadas aos idosos e aos cadeirantes, nos estacionamentos dos shoppings do Recife e da Região Metropolitana, virou, infelizmente, um ato corriqueiro. E esta falta de cidadania, por parte de motoristas mal educados, acentua-se pela falta de fiscalização dos agentes da CTTU e pela omissão dos centros comerciais. E a indignação de Edilene Maria Figueiredo de  Carvalho é a mesma de outros leitores da coluna. Ela faz um apelo à  presidente da CTTU, Tarciana Ferreira, pedindo providências quanto à fiscalização e, principalmente, aos sábados e aos domingos. “No domingo, dia 12 deste mês, fui ao  Shopping Center Recife,  com a minha família, e não achando as vagas que exigem os crachás de identificação, fui à Gerência e expus o problema. O funcionário disse que a fiscalização é de responsabilidade da CTTU. De imediato, ligou para o órgão relatando a ocorrência. Isso  ocorre com frequência e a CTTU não pune esses caras de pau. Eles não cumprem à lei e, acintosamente, também desrespeitam o Estatuto do Idoso. Só vão aprender quando forem autuados e multados. Espero que a CTTU  tome as medidas cabíveis”, reclama Edilene.


Caça predatória a...

Fernando Melo, professor e ambientalista, denuncia que, em várias áreas rurais de Igarassu, ocorrem caças de animais silvestres. “Diariamente, escutamos relatos de capturas de tejus, pacas, tatus, preguiças, entre outros, e caçados pela crueldade humana”, indigna-se Melo.

Fernando Melo/Cortesia  

...animais silvestres - Ele diz que o município possui diversas localidades remanescentes da Mata Atlântica. “É com facilidade que nos deparamos com armadilhas para capturar os animais. A fiscalização precária tem facilitado essa prática de crime ambiental e que precisa ser repreendida urgentemente”, alerta Fernando Melo.



Calçada invadida


Heloísa de  Mello/Cortesia

A calçada da Avenida Hélio Falcão, em Boa Viagem, foi transformada, diariamente, em estacionamento e sem que haja punição para os motoristas infratores. E os pedestres são obrigados a dividir a via com os carros.


Mea-culpa - Sobre a nota “Buraco”, a Emlurb admitiu a sua responsabilidade e enviará uma equipe à Rua Princesa Isabel, em frente à Câmara Municipal do Recife, para fiscalizar a rede de drenagem e programar os reparos.



Irmã... - Um ano após a morte da Irmã Adélia, bastante conhecida dos católicos, por ter sido uma das crianças que, em 1936, avistou a imagem de Nossa Senhora, coberta com um manto azul e branco e  carregando um menino nos braços, no Distrito de Cimbres, em Pesqueira.

...Adélia - Pois bem, os fiéis estão reunindo todo o acervo da freira para colocar na internet, através de um site e de uma fanpage. Há, também, pessoas envolvidas na produção de um livro sobre a vida e obra da irmã Adélia. Quem quiser saber mais ou colaborar com depoimentos acesse www.facebook.com/irmaadeliacimbres.



Direitos -
A UPA de Barra de Jangada distribui, até 6ª.-feira, com pacientes e acompanhantes, material do MPPE, sobre os direitos do idoso. Aborda questões sobre quem já passou dos 60.


Circo -
O Recife receberá, entre 31 e 9 de novembro, companhias de várias partes do mundo, no Festival de Circo do Brasil. Terá espetáculos em espaços públicos e em teatros.


Psico -
Abertas inscrições da 19ª. Jornada Psicanalítica do Recife e do 15° Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente, de 31 a 1° de novembro. Na pauta, autismo, sonhos, paixão e neurociência.




UPA de Igarassu promove ação no Outubro Rosa

A UPA de Igarassu promove, nesta quarta e quinta-feira, ação educativa para comemorar o Outubro Rosa.

Pacientes e acompanhantes receberão esclarecimentos através de palestras e panfletos explicativos sobre o autoexame e os cuidados com a mama.

A intenção é alertar para o cuidado com a prevenção e o diagnóstico precoce deste tipo de câncer que é responsável pelo crescente número de óbitos entre as mulheres no Brasil.

Abs!
Ana Cláudia Mara
Hospital Miguel Arraes - UPA´s de Olinda, Paulista e Igarassu
Assessoria de Imprensa
(81) 9321.3087 / 3181.9610   


Alunos de escolas públicas do interior do estado conhecem o Complexo Portuário de Suape

Entre os dias 20 a 24 de outubro, o projeto Horizonte Profissional levará aproximadamente 600 estudantes de escolas de referência e técnicas do sertão e agreste pernambucano para conhecer Suape. No complexo, os grupos participam de uma palestra institucional e recebem material informativo sobre o Complexo. Percorrem, então, o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conhecem de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Todas as visitas são sempre no período da tarde, das 13h às 16h.

A iniciativa objetiva incentivar os jovens a buscar profissionalização para ingressarem no mercado de trabalho através do Complexo de Suape, já que muitas vagas são ocupadas por pessoas de outros Estados por falta de jovens pernambucanos qualificados para a investida.

O PROJETO – Criado pela Setur-PE/ Empetur, em março de 2011, o Horizonte Profissional é uma grande oportunidade para os jovens que vão iniciar uma carreira, assim como uma boa maneira de pensar no aproveitamento da mão de obra local e qualificada. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Suape. Durante as três primeiras edições, mais de 16 mil estudantes dos municípios de Pernambuco estiveram no Complexo. A perspectiva do Projeto Horizonte Profissional para 2014 é de atender 12.200 estudantes e 530 professores.

Confira abaixo o cronograma das escolas que participam do Horizonte Profissional nesta semana:
  • EREM Gov. Muniz Falcão  -  Trindade
  • EREM Alfredo Carvalho  -  Triunfo
Dia 21/10
  • EREM Profº Manoel Leite  -  Cedro
  • EREM Santa Terezinha  -  Santa Terezinha
  • EREM Emílio Melo  -  Tupanatinga
  • EREM Cônego Olímpio Torres  -  Tuparetama
Dia 22/10
  • EREM Anísio Veras  -  Verdejante
  • Escola Justa Barbosa De Sales  -  Vertente Do Lério
Dia 23/10
  • EREM Gil Rodrigues  -  Vertentes
  • Escola Padre Guedes  -  Vicência
Dia 24/10
  • EREM Jerônimo Guedes  -  Canhotinho
  • EREM Nossa Senhora Perpétuo  -  Capoeiras

SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DE PERNAMBUCO (Setur-PE) |
EMPRESA DE TURISMO DO ESTADO DE PERNAMBUCO (Empetur)
Assessoria de Comunicação: Alessandra Raposo
Assistentes de atendimento: Ana Luíza Accioly / Amanda Barros / Júlia Araújo / Joyce Pinaseturpe.imprensa@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário