terça-feira, 4 de novembro de 2014

Parabólica

Luz para o trevo
em Maria Farinha

Em resposta a esta coluna, a Prefeitura de Paulista esclarece que, apenas neste segundo semestre, a manutenção do sistema de iluminação da PE-22 passou a ser de sua responsabilidade. A partir daí, a Diretoria de Iluminação Pública do Paulista realiza, frequentemente, substituições de lâmpadas queimadas, reatores quebrados, cabos de fios danificados e fotocélulas sem funcionar e instala novos equipamentos de iluminação. No trecho próximo ao trevo, em Maria Farinha, foram colocados novos postes que aguardam a ligação dos cabos de energia e que deve ocorrer nos próximos 30 dias. Os moradores também podem solicitar serviços relacionados à iluminação pelo 0800.081.1527, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por sua vez e em resposta ao leitor Henrique Lotto, a Compesa esclarece que os buracos, na Rua 75, em Maranguape I, Paulista, não são oriundos de serviços ou obras de sua responsabilidade. Sobre a Av. Colibri, em Paulista, a Compesa informa que finalizou a manutenção da rede coletora de esgoto e a limpeza da via. A equipe executa, agora, a recomposição do asfalto.




Obras paradas em...          

As obras da creche da Rua Hélio Feijó, s/n, em Roda de Fogo,  foram iniciadas, este ano, e estão paradas há um tempão. A denúncia é do leitor Manoel Limoeiro, que detona: “É uma vergonha para o atual prefeito que não valoriza a educação infantil no município”.


...Roda de Fogo - E conclui: “Várias mães precisam trabalhar e não têm como deixar o filho para ganhar o pão de cada dia. Segundo a Mídia, o PSB fará oposição ao Governo Federal e imagine como vão ficar essas ações, no Estado, sem recursos para conclusão de obras”.



Só promessa? -  Moradores, professores e alunos das escolas Bonifácio Galdino, Arco-Íris e Menino Jesus enfrentam mato, lixo e metralha, no beco da  Rua 71 até a 79, em  Maranguape I, Paulista. E nada da prefeitura asfaltar.



Odontologia - O Sindicato dos Odontologistas oferece restauração, canal, prótese, implantodontia, ortodontia, entre outros tratamentos,  com valores simbólicos.Na Rua Heitor Maia Filho, 40, na Madalena. Tels.: 3228.0420 e 3445.501


Boca - A boca de lobo destampada, em frente à Estação do Metrô, na Rua 4 de Outubro, em Prazeres e próxima ao Monte dos Guararapes, continua aberta. A reclamação é do leitor Fábio Júnior da Silva que pede providências urgentes à Prefeitura de Jaboatão.


Voluntários - O Tribunal de Justiça de Pernambuco seleciona pessoas interessadas para atuar nos cargos de conciliador e mediador como voluntários, nas Unidades do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos e do Sistema de Juizados Especiais. Inscrições, até o dia 14, telefone 81.3181.5965.



Doação de... -
O Hospital Miguel Arraes e o Hemope realizam, hoje, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, campanha de doação de sangue e reforçam o estoque do Hemocentro. 

...sangue -
A estrutura do HMA facilita o acesso da população da Região Metropolitana do Recife. Na Estrada da Fazendinha s/n, Jaguaribe, em Paulista, tels.: 81.3182.4648/4651.


Prêmio - 
O Plano de Conservação de Águas da Reserva Camará, que  construiu o Camará Shopping, em Camaragibe, ganhou o IV Prêmio de Sustentabilidade Ambiental da Fiepe.

CONVITE POSSE DE CASSIO CAVALCANTE NA AALPE

Entrada
x

Cassio Avisa

Anexos1 de nov (Há 3 dias)
para Cco:mim
CONVITE

A Presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco Maria Teresa Netto Magalhães Melo, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e ilustríssima família para o aniversário desta Academia e para solenidade de posse de Cássio Murilo Coelho Cavalcante, eleito para a cadeira de nº 10, vaga com o falecimento do saudoso acadêmico Everaldo Moreira Veras.

Local: Associação Atlética Banco do Brasil
Av. Dr. Malaquias, 204 - Graças

Data: 05 de novembro de 2014
Horário: 19h30

Atenciosamente,
Cássio Cavalcante
Editor do Jornal Folha Cultural

NOTA DA PF EM REPÚDIO À MEDIDA PROVISÓRIA 657, A "MP DA IMPUNIDADE"!

Entrada
x

SINPEF PE

10:07 (Há 21 horas)
para Cco:mim
NUMA ATITUDE RADICAL, O GOVERNO FEDERAL PUBLICOU, NO DIA 13 DE OUTUBRO, A MEDIDA PROVISÓRIA (MP) QUE ALTERA ATRIBUIÇÕES PARA A OCUPAÇÃO DO CARGO DE DELEGADO E DE DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL. DOIS ARTIGOS MP 657/2014 DIZEM QUE APENAS DELEGADOS PODEM OCUPAR O CARGO DE DIRETOR-GERAL DA PF E DIRIGIR AS ATIVIDADES DO ÓRGÃO. O OUTRO AFIRMA QUE O INGRESSO NA CARREIRA DE DELEGADO É FEITO POR MEIO DE CONCURSO PÚBLICO E QUE O DIPLOMA DE BACHAREL EM DIREITO É REQUISITO OBRIGATÓRIO. A MEDIDA CONTRARIA DEMANDAS DOS AGENTES DA PF, QUE QUEREM APROVAR UMA MUDANÇA NA ESTRUTURA DA POLÍCIA, PARA QUE EXISTA UMA CARREIRA ÚNICA DENTRO DO ÓRGÃO E ELES TAMBÉM POSSAM DIRIGIR ATIVIDADES, CHEFIAR INVESTIGAÇÕES E PROGREDIR NA CARREIRA.
 É MAIS UM IMPASSE ENTRE GOVERNO FEDERAL E AGENTES DA PF, QUE LANÇARAM A SEGUINTE NOTA À IMPRENSA: 

MP 657 = MP da Impunidade
A Medida Provisória 657/2014 (MP) cria a exclusividade de ocupação das funções de chefia apenas para o cargo de delegado de Polícia Federal. Além disso, exige três anos de atividade jurídica para ingresso no cargo. Esse interesse é de cunho meramente remuneratório, visando uma futura equiparação salarial e de garantias com os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.
O texto foi editado pela Presidente Dilma Rousseff, no dia 13 de outubro 2014, na calada da noite, no momento em que estavam sendo divulgadas informações sigilosas relativas à delação premiada do Senhor Paulo Roberto da Costa, sobre o escândalo da Petrobrás.
No dia seguinte à publicação, estava agendada uma sessão na Câmara dos Deputados, para a qual foi convocado um delegado de Polícia Federal para prestar esclarecimentos a respeito das investigações do caso da Petrobrás. Com a publicação da MP, a reunião foi esvaziada e cancelada por falta de quórum.
Em um veículo de comunicação de grande circulação, o Deputado Federal e delegado de Polícia Federal, Fernando Francischini, chegou a afirmar que “o governo teve que editar uma MP na calada da noite, porque sabia que ia ser pancadaria. Botamos o Governo de joelhos”.
A MP está tramitando em tempo recorde. O processo não está possibilitando discussões sobre o tema, devido à celeridade. A Comissão Mista foi instalada e o relator fora designado. Uma reunião para votar o relatório foi convocada em menos de 24h. O relatório foi aprovado sem emendas e já se encontra na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, passando por cima de todos os trâmites regimentais ao ser apreciada antes de outras MP’s que já se encontram na Casa.
Com a edição da MP, as funções de chefia exclusivas para o cargo de delegado, se darão mesmo havendo incompatibilidade entre as peculiaridades do cargo e as inúmeras atividades do órgão.
Caso aprovada, a boa prestação dos serviços policiais sofrerá prejuízos, pois há servidores ocupantes de outros cargos com habilitações e formações acadêmicas específicas para desempenharem a direção de tais funções.
O que os delegados desejam verdadeiramente é absorver as prerrogativas e vantagens que as funções de natureza policial e jurídica possuem, se transformando em um “super cargo”. 
A concentração de poder na mão de um único cargo facilita a impunidade e favorece o aparecimento de casos de corrupção na polícia.

O PRESIDENTE DO SINPEF/PE MARCELO PIRES, ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS E ENTREVISTAS.
CONTATOS:
MARCELO PIRES (PRES. SINPEF/ PE) - 9231-0053
PATRÍCIA BRAGA (ASS. IMPRENSA) - 9267-9853


Fábrica de bicicletas emprega reeducandas
 Visando utilizar o trabalho como meio de promover a reintegração  das pessoas privadas de liberdade à  sociedade, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, fechou mais uma parceria com o objetivo de aproveitar a mão de obra carcerária.  

Desta vez, o convênio foi firmado com a fábrica de bicicletas Zummi, instalada no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Inicialmente, três reeducandas do regime semiaberto estão sendo contempladas.
De acordo com o secretário da Seres, Romero Ribeiro,este tipo de iniciativa é fundamental no processo de ressocialização. “É importante capacitar a reeducanda para que tenha acesso ao mercado de trabalho. Isso ajuda evitar que ela cometa um novo crime”, ressaltou o gestor. “Estamos buscando novos parceiros para ampliar o atendimento nesta área”, concluiu Ribeiro.
 
O gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante da Seres (GEQP), Henrique Douglas,  explicou como funciona o convênio. “A empresa é responsável pelo pagamento dos salários e o fornecimento do vale-transporte e das refeições. As reeducandas são monitoradas pela tornozeleira eletrônica e ao final do expediente devem retornar à unidade prisional”.

Segundo a psicóloga Simone Aragão, para trabalhar externamente é preciso que a candidata preencha alguns requisitos. “Ela devem apresentar bom comportamento e ser disciplinada. O segundo passo é passar na avaliação da equipe psicossocial. Por fim, acompanhamos de perto a forma como está se saindo no emprego”, informou.


Jovens capacitados pelo projeto Núcleo Comunitário de Defesa Civil participaram de formatura

Evento reuniu cerca de setenta crianças e adolescentes no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na tarde desta segunda-feira (3)

"Eu aprendi que não devemos jogar lixo nas barreiras e que precisamos cuidar da manutenção das obras de contenção. Também aprendi o que é resiliência e que é importante agir preventivamente para evitar acidentes por conta das chuvas", afirmou Geliane Oliveira, que tem 16 anos e é uma das cerca de setenta crianças e adolescentes que participaram da formatura do projeto Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), realizada na tarde desta segunda-feira (3), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. Os concluintes, que moram em áreas de morro nas localidades da Linha do Tiro e da Lagoa Encantada, receberam certificados de participação nas capacitações de defesa civil, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, resiliência e nas oficinas de grafitagem, mosaico, reciclagem, teatro, dança, totalizando cerca de 150 horas/aula.

A formatura também contou com apresentações de teatro e dança realizadas pelos próprios jovens abordando situações do dia a dia vividas por quem mora em áreas de morro e a cultura popular. "Com as oficinas do Nudec, eu aprendi como agir em situações de risco e agora posso alertar os outros moradores da minha comunidade para que eles não danifiquem o lugar onde a gente mora", disse Hernandes Nascimento, de 16 anos, que mora na Linha do Tiro.

Durante o evento, a gerente geral de Atenção Social da Secretaria Executiva de Defesa Civil, Keila Ferreira, destacou os objetivos do projeto. "Através dele, buscamos despertar os jovens para uma nova cultura de percepção de risco. As crianças e adolescentes têm um papel fundamental nesse processo de entender o que é morar numa área de morro e de que forma eles podem se adaptar a esse cenário de forma resiliente. Então, a formatura do Nudec é um dia especial e simbólico que marca a construção desse novo olhar", explicou.

NUDEC - O Nudec é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, que capacita crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras nas áreas de risco, a partir de cursos e oficinas de diferentes temáticas ministradas ao longo de cinco meses. Ao todo, cerca de 120 jovens estão sendo atendidos pelo Nudec, que também abrange as localidades do Morro da Conceição e da Várzea. No ano passado, um projeto piloto foi executado na Guabiraba capacitando 30 jovens. 


-- 
Marina Andrade
Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Defesa Civil
Twitter: @sedecpcr
Facebook: facebook.com/sedecpcr  


NOTA / Bem Estar reúne lideranças para acelerar o cadastramento e recadastramento em programas sociais

Entrada
x

Prefeitura Ipojuca

11:47 (Há 19 horas)
para Cco:mim

Bem Estar Social reúne lideranças para acelerar o cadastramento e recadastramento em programas sociais

Lideranças comunitárias de 47 engenhos atendidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do Ipojuca-Sede, estiveram reunidas com gestores da Secretaria Especial de Bem Estar Social do Município. O objetivo do encontro foi formar uma parceria que irá atuar no mapeamento, cadastramento e recadastramento das famílias em programas sociais.

De acordo com a gerente municipal de Proteção Social Básica, Angélica Odilene, a ação pretende inserir as famílias no Programa de Suplementação Alimentar, realizar o cadastramento e recadastramento no Cadastro Único e também realizar a inclusão de crianças e adolescentes de zero a 18 anos, com deficiência, em sala de aula, assim como conhecer as barreiras que impedem esse público de estar frequentando uma escola. “Fizemos este primeiro encontro para alinhar o discurso e promover uma parceria efetiva. O próximo passo será receber este mapeamento que virá deles e colocar nossos técnicos em campo para a realização do cadastro. Esperamos com isso, atingir o máximo de famílias distribuídas em assentadas, acampadas e também as do MST”.

Equipes técnicas de Bem Estar Social estão atuando no processo, que tem início este mês de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário