sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Parabólica


Paciente sofre
com descaso...

O motorista José Carlos dos Santos, de 60 anos, está internado, no Hospital do Servidor, no Espinheiro, há 11 dias, por conta de complicações com artrite e artrose. A reclamação é que não existem médicos para atender as especialidades dos pacientes. Segundo o cidadão, os enfermeiros é que estão tomando à frente na hora de cuidar da saúde das pessoas internadas. Se após um tempo na ala de internação, o paciente não apresentar melhora, ele é transferido para outro hospital. No caso do senhor José Carlos, o Hospital Alpha também não apresentava os especialistas necessários. leitor Roberto de Queiroz tentou marcar um Raio-X da coluna cervical para a mãe dele, na Clínica Derbimagem, pelo Sassepe. Para a sua surpresa, a atendente informou que só seriam marcados exames por esse plano no final do mês, pois o convênio entre a clínica e o Sassepe era por sistema de cotas. Mas, não soube informar sequer a data do início da marcação.



...e plano não atende   
      
“Questionei se com os demais planos o procedimento era o mesmo. A atendente falou que não. Tentei marcar uma ultrassonografia do abdômen, na mesma clínica e pelo Sassepe, e a resposta dela foi esta: No momento, não estamos atendendo por este plano”, afirma Queiroz. “Qual é o problema, afinal? Por que o Sassepe fornece senha para a Derbimagem, se a clínica não atende por esse plano? Desejo uma explicação dos responsáveis, conclui Queiroz.



Ninguém dorme - A vizinhança da casa de show Baile Perfumado, no Prado, já se prepara para mais um fim de semana sem sossego.O som alto dos shows não deixa ninguém ver TV, ler e até mesmo dormir, já que o barulho infernal vara a madrugada. Pedem ação à Dircon.

Sem educação

Heloísa de Mello/Cortesia 
 Exibindo # Av Jequitinhonha (2).jpg

 Na Av. Jequitinhonha, em Boa Viagem, pessoas, sem a mínima educação e consciência sobre o dever de ajudar a manter a cidade limpa, jogam lixo e móveis velhos na calçada. Há uma semana, a PCR limpou a avenida.




Animais - O deputado Ângelo Ferreira (PSB) denuncia maus tratos a animais recolhidos nas ruas de Sertânia. Segundo o parlamentar, não estão recebendo ração nem tratamento adequado. E acusa a prefeitura pela lamentável situação.



0 a 5 anos - A Secretaria de Educação do Recife discorda de Manoel Limoeiro, quando diz que a PCR não valoriza a educação infantil. Segundo a PCR, a atual gestão construiu 7 creches-escolas, desde o ano passado, com mais de 900 vagas para alunos de 0 a 5 anos.




Escritor - A poetisa Cida Pedrosa é a convidada do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira do Sesc-PE, no Projeto Meu Vizinho, o Escritor, hoje, às 19h, na Praça do Entroncamento, no Espinheiro. Vai falar sobre a vida, a literatura, recitar poesias e ler textos em prosa, com exibição do Projeto Olhares sobre Lilith, que filmou  poemas de Cida.




Concurso -

Terminam, 2ª.-feira, as inscrições do concurso público para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Agente Administrativo Escolar e professor de Matemática. No www.upenet.com.br.  


Teatro -
Com o apoio do Instituto Cervantes, o espetáculo Drume Negrita, da companhia espanhola “Drume Teatro”, está em cartaz, no Teatro Joaquim Cardozo, hoje e amanhã (20h) e domingo (19h).


Almoço -
A Junior Achievement/PE promove almoço beneficente, em parceria com o Outback Rio Mar, na próxima terça-feira. Reserva: 3421.2277 e 8162.1035.


AMOR A DIGNIDADE E AO TRABALHO

Entrada
x

Raimundo Edson Pereira Campos e Silva

Anexos5 de nov (Há 2 dias)
para Cco:mim
Tirei esta foto no Parque dos Coqueiros da Praia de Boa Viagem no Recife. O que me chamou a atenção foi apesar de não ser uma jovem, vinha carregando três pacotes de latinhas catadas na praia vestida de uma maneira limpa e bonita, mesmo sendo de uma baixa classe social . Que esta foto sirva de lição para aqueles que tudo tem e não dão valor para nada. 

Edson Campos E Silva, 
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
Blog causos e Fatos
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com
(81) 9972-1110, 3465-2535

VEREADOR QUER GRATUIDADE EM
 ESTACIONAMENTOS PARA IDOSOS, 
APOSENTADOS E DEFICIENTES FÍSICOS
Os idosos com idade a partir dos 60 anos, os aposentados e deficientes físicos poderão ter acesso gratuito aos estacionamentos em shoppings, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos comerciais instalados em Olinda. Projeto de lei com esse objetivo está tramitando na Câmara de Vereadores de Olinda.
O autor da proposta, o vereador oposicionista Arlindo Siqueira (PSL), lembra que idosos e deficientes físicos são os que mais sofrem com a falta de estacionamentos em áreas públicas e, muitas vezes, por conta das suas condições de saúde precisam de assistência em clínicas, laboratórios e hospitais, que cobram pelos estacionamentos.

O projeto de lei também ressalta as limitações que não permitem o fácil deslocamento de idosos e deficientes físicos, sendo necessário o estacionamento em áreas próximas aos locais de atendimento e, se possível, gratuito.

O Estatuto do Idoso é categórico ao ressaltar a necessidade de se estabelecer uma política de proteção ao idoso no sentido de facilitar a sua qualidade de vida. No mesmo sentido se expressa a legislação nacional no tocante ao deficiente físico.
 

Fwd: Creches e pré-escolas no Recife estão superlotadas

Entrada
x

Criz Rodrigues

06:15 (Há 4 horas)
Além do descumprimento da Resolução 001/2013 do Conselho Municipal de Educação- CME- que provoca uma superlotação de crianças nas crechese pré-escolas municipais, mantidas e administradas pela Prefeitura do Recife há uma intenção do próprio Conselho para que sejam alterados os artigos 4º e 5º no sentido de aumentar o número decrianças por sala de aula. Na prática, esta resolução não foi cumprida durante os anos de 2013 e 2014 e hoje, nas crechese pré-escolas, encontra-se um número muito superior ao que ficou determinado. A previsão é de que a votação ocorra durante a reunião da próxima terça(11), às 10h no CME, localizado na Rua Oliveira Lima, 824, no prédio do antigo Colégio Nóbrega..
A alegação da Prefeitura é que não há creches suficientese nem recursos para construção ou aluguel e contratação de professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) para possibilitar a matrícula de todas as crianças da cidade, porém durante mais de um ano de descumprimento da resolução não foram tomadas medidas que pudessem solucionar este problema, como uma solicitação de auxílio ao Governo do Estado, por exemplo.
A pedido de alguns conselheiros, no dia 07/10/2014 o CME promoveu um Fórum, para ouvir os setores da sociedade que possuem um representante no próprio Conselho. O Fórum aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, em um auditório com capacidade para 120 pessoas. Durante o evento, 100% das pessoas que solicitaram a fala foram contra a alteração da Resolução n.º 001/2013. Fizeram uso da palavra, dentre outros, professores da rede municipal, ADI’s, estudantes universitários, professores universitários, membro do Conselho Tutelar e membros do Fórum em Defesa da Educação Infantil de PE.Após o Fórum, apenas o dia 28/10 foi dedicado à discussão daquele evento, em que os representantes da Secretaria de Educação municipal insistiam para que houvesse a votação a favor da alteração. Depois de muita discussão, o CME acatou continuar a discussão no dia 11 de novembro, a partir de propostas apresentadas pelos conselheiros, também de alteração e, proceder a votação. Conclui-se que o CME quer que seja feita a votação o mais rápido possível, desconsiderando, desta forma,a unanimidade das opiniões expressas no Fórum.
O CME é composto por conselheiros representantes dos diversos segmentos sociais, ou seja: 5 (cinco) representantes da Secretaria de Educação do município do Recife; 1 (um) representante de centro de educação de universidade pública; 1 (um) representante dos professores municipais da educação básica; 1 (um) representante de gestores das escolas públicas municipais de educação básica; 1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos municipais; 1 (um) representante das escolas comunitárias; 1(um) representante das Organizações Não-Governamentais; 1 (um) representante do Conselho Tutelar; 2 (dois) representantes dos pais de alunos da educação básica do município; 2(dois) representantes da educação básica ofertada pelo município do Recife; 1 (um) representante das escolas de administração privada; 2 (dois) membros da Câmara Municipal, investidos do cargo de vereador, integrantes da Comissão de Educação. Os conselheiros se reúnem todas as terças-feiras, das 8h às 12h.

Idade/Grupo
Res. 001/2013 CME
Alteração
0-11 meses
06 crianças
10 crianças
1 ano – 1 e 11 meses
10 crianças
20 crianças
2 anos – 2 anos e 11 meses
12 crianças
20 crianças
3 anos – 3 anos e 11 meses
15 crianças
20 crianças
4 anos – 4 anos e 11 meses
15 crianças
20 crianças
5 anos – 5 anos e 11 meses
15 crianças
25 crianças
Tabela 1- Quantitativo previsto na Resolução 001/2013 de crianças por sala nas creches e pré-escolas.  da cidade do Recife e possível alteração



 Obra em barreira vai beneficiar  mais 
de 300 famílias em Arthur Lundgren I

         Mais de 300 famílias que habitam uma área de morro da Avenida Paulista, em Arthur Lundgren I, no município do Paulista, começam a ter um antigo sonho concretizado. A Secretaria de Infraestrutura da cidade deflagrou as obras de proteção da barreira da localidade. O serviço será feito a partir da aplicação de 400m³ de rip-rap – uma técnica alternativa para estabilização de taludes e contenção de encostas. 

Fotos produzidas por Jorge Macrino

Exibindo DSC_0401.JPG

O investimento é de quase R$ 900 mil. A verba é resultado de uma parceria firmada pela prefeitura e o Ministério das Cidades.
Exibindo DSC_0411.JPG

           A intervenção na área de risco também vai contar com 2.800 metros de tubulação para escoamento da água da chuva, 1.050m² de pavimentação e a mesma quantidade de manta geotêxtil – que tem a função de proteger o material utilizado e evitar danos ao solo. A estimativa é de que o trabalho seja finalizado em 240 dias.


Banda da Escola Antônio Farias Filho
 fica em 2º lugar em concurso realizado em Igarassu

A banda Maurício de Nassau concorreu na categoria Banda Marcial Master, uma das mais cobiçadas da competição

            Alunos da Rede Municipal do Recife ficaram em 2º lugar na categoria Banda Marcial Master no 2º Concurso de Bandas e Fanfarras de Igarassu (Cobranfig). Os estudantes da Escola Municipal Antônio Farias Filho, do bairro de San Martin, formam a banda Maurício de Nassau, que participou do concurso no último sábado (1º). Além do Recife, participaram da competição bandas de outros dez municípios, totalizando 32 equipes.

            Na Cobranfig, a banda Maurício de Nassau também teve outras premiações: primeiro lugar na categoria Corpo coreográfico; segundo nas categorias Maestro e Baliza, além do terceiro lugar nas categorias Balizador e Mor. A banda completou dez anos de atividade em setembro deste ano. São 80 integrantes divididos entre banda, pelotão de frente e corpo coreográfico. A atividade musical da banda faz parte do projeto Música na Escola, desenvolvido pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife.

            Para o maestro Marcos Galdino, coordenador do NAC, a participação em concursos como este é importante porque os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com outras vivências. "É bom porque visitamos outras cidades e percebemos que há bandas de mesma categoria que a nossa, mas que têm repertórios diferentes", disse.

            De acordo com o organizador da Cobranfig, professor Edvaldo Borges, o objetivo do evento é dar uma oportunidade a bandas e fanfarras que não participaram da competição pernambucana. Participaram equipes do Recife, de Olinda, Paulista, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Tamandaré, Barreiros, Chã de Alegria e Altinho.

PROCON Paulista divulga ranking 
das empresas mais reclamadas em outubro

         O PROCON Paulista, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos do município, divulga o ranking das empresas mais reclamadas no mês de outubro. Neste período, foram registrados 488 atendimentos, que resultaram em 158 reclamações. Quem lidera a lista é a Digibrás Indústria do Brasil LTDA (CCE). Em seguida vem empatada as empresas Eletro Shopping e Oi Móvel S/A. A terceira instituição mais reclamada foi a Eletro Shopping LTDA. As informações foram obtidas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que faz parte o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
         As pessoas que se sentirem lesadas podem procurar o Procon Paulista de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. O órgão funciona nas dependências do prédio da Agência do Trabalho, localizada na Praça Frederico Lundgren, Centro. A aposentada Antônia Magalhães, 69 anos, teve de recorrer ao PROCON Paulista para solucionar um demanda. Ela registrou queixa contra a empresa Embratel Telecomunicações. “Contas telefônicas começaram a chegar à minha residência de forma indevida. Fique bastante preocupada, mas com a ajuda do pessoal do Procon tudo foi resolvido com transparência e rapidez”, completou.
FOTO: FRANCISCO MARQUES
Exibindo DSC_0583.JPG

         A dona de casa, Odete Francisca, 70 anos, também contou com o apoio do órgão. “Tudo começou quando recebi uma ligação anônima dizendo que seria descontado da minha conta bancária um valor referente a um empréstimo. Para minha surpresa era do Itáu, mas eu não tenho conta nesse banco. Foi aí que me alertaram a ir até o Procon. Lá o meu caso foi resolvido em menos de 15 dias,” disse. 
         A resolução das demandas dos consumidores é das missões mais importantes do Procon, especialmente, porque promove o resgate da cidadania. Neste sentido, o diretor do órgão em Paulista, Edi Cordeiro, esclarece que ao acionar o Procon o cidadão está colaborando com a coletividade. “Na maioria dos casos, as pessoas não recebem um atendimento digno e adequado por parte das empresas quando são lesados. Assim, elas precisam procurar um órgão especializado para formalizar a queixa. Quando isso acontece, as instituições ficam conhecidas no mercado de forma negativa, sendo obrigadas a corrigir as falhas para evitar que novos clientes sejam penalizados”, revelou.
         O diretor do órgão ainda reforçou a ideia de que primeiramente o consumidor deve procurar a empresa causadora do problema, que tem como obrigação solucionar o caso de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, será necessário anotar o número do protocolo e todos os meios de prova que lhe forem cabíveis.

CONFIRA O RANKING DAS MAIS RECLAMADAS

DIGIBRÁS INDÚSTRIA DO BRASIL S/A – 7 Queixas

ELETRO SHOPPING LTDA – 6 Queixas

OI MÓVEL S/A – 6 Queixas

MULTILASER INDUSTRIAL LTDA – 5 Queixas

ANTEC ELETRONICA – 4 Queixas

DEIVID SANTOS DO NASCIMENTO INFORMÁTICA – 4 Queixas

ASSURANT SEGURADORA S/A – 3 Queixas

BOMPREÇO SUPERMERCADOS DO NORDESTE – 3 Queixas

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 3 Queixas

CELLPOINT LTDA – 3 Queixas



Nenhum comentário:

Postar um comentário