sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Parabólica




Em nome da nossa
educação ambiental

 
Você já foi ou, ao menos, ouviu falar do Parque Estadual Mata da Pimenteira? Da Estação Ecológica Serra da Canoa? E do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú? Talvez? Não? Pois, são três das cerca de 70 Unidades de Conservação (UCs) existentes no Estado, verdadeiros santuários de biodiversidade, e muitos deles pouco explorados e carentes de recuperação. Pensando nisso, a Fundação Alphaville, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), lançou o livro Pernambuco: Patrimônio Ambiental - Unidades de Conservação Estaduais. A publicação, com fotos e informações a partir de um vasto projeto de pesquisa, será distribuída em várias instituições públicas e privadas, como bibliotecas e escolas para levantar o debate e a bandeira da educação ambiental. O material é um convite para o público se aproximar das riquezas do nosso ecossistema e despertar a importância da preservação e da participação em todo o processo. 
Iniciativas como a da Fundação Alphaville, em parceria com a Semas e a CPRH, contribuem para a preservação do meio ambiente. Afinal, as UCs são patrimônios da humanidade, onde as paisagens são protegidas e a devastação não tem vez. 

Cano estourado, fios...    

Servidores do Posto de Trabalho da Gerência Executiva INSS, na Av. Mário Melo, denunciam que um cano d´água estourado aumentou os problemas existentes, principalmente, no Serviço de Saúde do Trabalhador. Há descaso e indiferença dos gestores do INSS.



...e outras broncas - Além das infiltrações no prédio, enfrentam quase que, diariamente, queda de energia elétrica, exposição de fios e rachaduras nas paredes. Em decorrência do cano estourado, as atividades, no primeiro e segundo andares, estão prejudicadas.



       
Impostos: mais de... - A Uninassau, por intermédio do Instituto Ser Educacional, irá instalar o Impostômetro, hoje, no Edifício  Trianon. Na frente do painel, dez caixas irão simbolizar o volume que um bilhão de reais faria em cédulas.



...um trilhão - Na Avenida Guararapes, Centro do Recife, a ideia do Impostômetro é mostrar para a população a representação real da quantia em notas de cem reais. Este ano, os brasileiros pagaram mais de R$ 1,7 trilhão em tributos.



Crachás e... - Em atenção à leitora Celeste Almeida, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informa que “o  crachá tem o objetivo de identificar os guardadores de carro e coibir as ações irregulares praticadas por eles contra a população”.

...flanelinhas - “Para isso, o cadastro dos guardadores das ruas do Bairro do Recife, de forma experimental, foi iniciado na manhã da última 2ª.-feira e seguiu até anteontem. É importante destacar que a opção de gratificá-los, pelo serviço ofertado, é única e exclusivamente do cidadão. Não há um valor instituído a ser cobrado”.



EJA -
O SESI/PE abriu vagas, à noite, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todo o Estado, para o trabalhador concluir o Ensino Fundamental e Médio. Tel.: 81.3412.8356 e www.pe.sesi.org.br.


Médicos - 
A Fundação para o Incentivo ao Ensino e Pesquisa da Cardiologia   (Funcordis) está com inscrições abertas para Residência Médica em Cardiologia. Tel.: 81.3090.9892 e www.funcordis.com.br.

Leitura -
Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) abriu inscrições para o Curso e Leitura Dinâmica e Memorização. Tel.: 81.3221.3001.


Definida a programação do “Imprensa Que Entra 2015”, que será dia 24 de Janeiro, no Cabanga, com muito frevo, samba, brega e solidariedade

A 7ª edição da prévia carnavalesca solidária "Imprensa Que Entra" acontecerá no dia 24 de janeiro de 2015, a partir das 21h, mais uma vez no Cabanga Iate Clube. O grande homenageado deste ano será o eterno mestre Ariano Suassuna. Os artistas escalados para a prévia são: Fafá de Belém, Almir Rouche, Patusco, Kelvis Duran, com participação especial de Gustavo Travassos, Josildo Sá, Maracatu Várzea do Capibaribe e a Dj (e jornalista) Ana Clara Marinho, além de uma orquestra de frevo nos intervalos das atrações, que promete não deixar ninguém parado um só minuto. Mas, a grande novidade nesta edição será uma banda, que fará a abertura do baile, formada só por jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva Da Imprensa". São eles: Rodrigo Raposo, Ronan Tardin, Flávio Barra, Alessandra Cavalcanti e Marcelo Demo, onde farão uma grande homenagem ao carnaval pernambucano, com repertório de frevo e músicas apropriadas para um baile de carnaval contagiante. O irreverente bloco Caranguejo no Caçuá também marcará presença na festa. Os convites para os profissionais de comunicação em dia com o seu sindicato deverão ser retirados com antecedência no Sindicato dos Jornalistas de PE e Sindicatos dos Radialistas de PE, a partir de 05 de janeiro de 2015 até o dia 23.01, em horário comercial.


4a edição do Canta Casa Amarela será 
neste domingo, dia 8. Aberto ao público

O Grupo Cultural Deixa Falar realiza neste domingo, dia 28, a partir das 19h, a 4ª edição do Canta Casa Amarela, evento que reúne especialmente os artistas da zona Norte do Recife. Este ano, a homenageada será a Líder Comunitária do Alto do Refúgio, Maria Pequena. A programação inclui ações como: apresentação do Pastoril, coral natalino, grupos de danças, chorinho Batuque de Bamba e show da Banda Beleza Pura. O evento é gratuito e aberto ao público. Maiores informações:(81) 83231091 / 99223305.
Serviço:
Local: Largo da Feira de Casa Amarela - Bairro de Casa Amarela
Data: 28/12, a partir das 19h
Gratuito. Aberto ao público
Informações: (81) 83231091 / 99223305


EXEMPLO DE CIDADANIA, BOA VIAGEM E CAMBURIZINHO.

Entrada
x

Raimundo Edson Pereira Campos e Silva

Anexos12:20 (Há 21 horas)
para Cco:mim
Estou passando o natal e o ano novo em Camburizinho, na casa de minha filha, em uma pequena e paradisíaca praia-enseada no litoral norte de São Paulo, com minha filha, filho, genro e netos. Aqui presenciei um fato que deveria servir de exemplo para os banhistas mais instruídos da praia de Boa Viagem. Aqui em Camburizinho, os usuários da praia dão um exemplo de cidadania. Uma Associação dos Amigos da Praia, cuida da limpeza e do serviço de salva vidas as suas custas. Infelizmente as pousadas e o comércio que ganham rios de dinheiro não colaboram para ajudar financeiramente. 
No dia 23/13/2014 choveu 26 horas sem parar na região e houve uma ressaca violenta em que o mar e a chuva jogaram na praia pedaços de galhos de árvores da vegetação. As sete horas da manhã a praia era uma lástima com galhos de árvores, folhas etc. Conforme os usuários iam chegando com suas cadeiras e tendas, aqui é permitido tenda, eles mesmos iam limpando o seu local na praia. As 10 horas da manhã a praia estava limpa e ninguém perguntou pelos garis.  
Edson Campos E Silva, 
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
Blog causos e Fatos
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com




 Recife terá faixa de rolamento preferencial 
para veículos em situação de emergência

Projeto de lei, nº 09-2013, que cria a faixa de rolamento preferencial para veículos em situação de emergência foi aprovado na Câmara e agora segue para sanção (ou veto) do prefeito Geraldo Júlio. De autoria do vereador Rogério Lucca (PSL), o projeto prevê uma maior mobilidade para circulação de ambulâncias, viaturas da polícia e bombeiros assim como para os veículos de fiscalização do trânsito. A Faixa Preferencial de Emergência (FPE) será disponibilizada em todas as avenidas que possuam mais de três faixas para circulação de veículos, o que na prática evita o zigue-zague que são realizados atualmente.

O parágrafo único da proposição assegura que poderá utilizar a faixa preferencial os veículos que mesmo de forma transitória estejam em situação de emergência ou prestando socorro. “A presente proposição legislativa que objetiva uma maior celeridade na prestação do dever estatal de socorro é tão somente para ordenar previamente os deslocamentos dos veículos em emergência e pretende-se com esta medida melhorar o fluxo de circulação das ambulâncias e viaturas de polícia e bombeiros”, explica o vereador Rogério Lucca em sua justificativa, acrescentando que a norma já é adotada em grandes centros urbanos como Nova York e Paris.


AP OFERECE ETIQUETA PROFISSIONAL COM CARMEN PEIXOTO

Entrada
x

Keila Vasconcelos

Anexos22 de dez (Há 4 dias)
para Keila







ETIQUETA PROFISSIONAL COM CARMEN PEIXOTO 


Etiqueta é imprescindível para um bom desempenho na vida social e no mundo dos negócios. No Recife, o Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal - IAP está com inscrições abertas para o Curso de Etiqueta Profissional, sob o comando de Carmen Peixoto, jornalista, professora de Fundamentos Científicos da Comunicação e de Redação e Edição, cerimonialista e escritoraSerão abordados temas como: A postura do executivo no ambiente de trabalho; Relacionamento - público interno e externo; Regras de apresentação, cumprimentos; Conversação, diálogo, gestos e posturas; Como receber na sua empresa, Moda executiva - feminina e masculina; Como proceder no almoço de negócios, Envio de correspondência e convites, Etiqueta virtual, entre outros. O curso acontece em janeiro, no horário das 08h30 às 18h, no Hotel Marante, em Boa ​Viagem.​



ass_keila


Geraldo reinaugura Casa de Acolhida na véspera de Natal

Nesta quarta-feira (24), o prefeito tomou café com os idosos e entregou a Porto Seguro totalmente requalificada

Na véspera de Natal, os idosos da Casa de Acolhida Porto Seguro, na Iputinga, ganharam um presente que traduz o cuidado da Prefeitura do Recife com os que mais precisam. Nesta quarta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a requalificação da casa, que tem capacidade para atender 20 idosos em situação de rua ou que tiveram os laços rompidos com as famílias. Com investimento de R$ 285 mil, o local ganhou um novo piso, instalação de corrimão nos banheiros, mudança nas instalações hidráulica e elétrica, área de lazer, além da compra de vários equipamentos domésticos. Um verdadeiro lar para quem procura amparo na instituição.

“Entregamos dignidade. São idosos que agora têm quarto equipado com ar condicionado. Aqui tem carinho, cuidado. Nessa época do Natal, a gente sempre procura despertar nas pessoas esse sentimento de solidariedade, de amor ao próximo, e a Casa Porto Seguro é um exemplo disso. Os funcionários estão felizes, porque sabem que quem está sendo acolhido aqui encontra agora uma melhor condição”, afirmou o prefeito Geraldo Julio, que chegou ao local com a primeira-dama, Cristina Melo, e tomou café com os idosos do local.

A reforma da Casa de Acolhida durou oito meses.  Durante o período da intervenção, os idosos foram transferidos para outro imóvel no mesmo bairro. Na Porto Seguro, são oferecidas atividades como: aula de alfabetização, caminhada matinal, além das refeições diárias. Um verdadeiro lar, como explica Salomão Antônio, 65 anos, que é o morador mais antigo da casa. “Aqui me sinto acolhido e agora mais ainda. Num ambiente organizado, não tem como não se sentir bem. Com a reforma ficou melhor ainda”, comemorou.

     Dentro da requalificação, foram feitos ainda serviços de adequação de acessibilidade, alargamento de portas; troca do piso, retelhamento da casa, criação de área de convivência e lazer, pintura, troca de portas e bacias sanitárias. Foram adquiridos camas, geladeira, televisão, cadeira, sofá, uma cadeira do papai, mesas, panelas, talheres, copos, colchões, roupa de cama, mesa e banho, e ar condicionados novos.

            A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, também acompanhou a inauguração. Na ocasião, a gestora destacou o esforço conjunto da PCR para melhorar toda a rede de assistência social do município. “Nossa meta é melhorar toda a rede e as Casas de Acolhida são prioridade. Esse é um cuidado que nosso time não vai abrir mão”, disse, depois de explicar que a Porto Seguro, antes da reforma, tinha um laudo da Defesa Civil com risco de desabamento.

            Atualmente, a instituição possui um corpo de servidores composto de assistentes sociais, psicólogos (as), técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, cuidadores (as), educadores (as) sociais, cozinheiras e auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais e porteiros, totalizando 40 profissionais diaristas e plantonistas.                                

QUALIFICAÇÃO - Ainda no ano de 2014, dentro da perspectiva de qualificação do atendimento aos usuários, houve a troca de kombis por vans, o que melhorou sensivelmente o transporte dos (as) idosos(as), quando da necessidade de deslocamento para consultas médicas, por exemplo. No tocante aos recursos humanos, desenvolvemos um processo de capacitação para toda a equipe. No que se refere ao controle social na área de atenção aos idosos na cidade do Recife, o Ministério Público acompanha sistematicamente todas as iniciativas que a gestão desenvolve, inclusive, registrando, através de ofícios, elogios e aprovação dessas ações.



​ 
Projeto em Acessibilidade Praia Sem Barreiras chega à Tamandaré
O Praia Sem Barreiras disponibiliza esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e banho assistido para pessoas com deficiência 

A praia de Tamandaré, no litoral sul do Estado, é a mais nova localidade contemplada com o projeto Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, garantirá momentos de lazer a todos que visitam o local.

Em Tamandaré, o Praia Sem Barreiras fica localizado na Avenida Beira Mar, próximo a Igreja São José. O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 45 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  

“É uma meta do Turismo de Pernambuco garantir momentos de lazer a todos, residentes e turistas. O projeto vai muito além da instalação de toldos e esteiras, realizamos também a qualificação dos monitores que fazem o banho assistido e dos funcionários do trade turístico do entorno. Acreditamos que todos merecem ser respeitados e bem tratados, pois prezamos por um Pernambuco ainda mais igualitário”, concluiu o vice-presidente da Empetur, Eduardo Figueiredo.  

Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% da população pernambucana possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a 2.426.106 de pessoas. Lançado há um ano, o projeto já atendeu 2,5 mil usuários nas cinco praias contempladas com a ação (Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda e Candeias). 

O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Tamandaré e do Instituto Oceanário. Com o objetivo de melhor atender aos usuários, quatro monitores da Secretaria de Saúde de Tamandaré passaram por oficinas de capacitação e são os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto.

BANHO DE MAR COM SEGURANÇA – Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Tamandaré. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.

SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DE PERNAMBUCO (Setur-PE) |
EMPRESA DE TURISMO DO ESTADO DE PERNAMBUCO (Empetur)
Assessoria de Comunicação: Alessandra Raposo
Assistentes de atendimento: Amanda Barros/ Ana Luíza Accioly / Júlia Araújo / Joyce Pina seturpe.imprensa@gmail.com

EXECUTIVA PRESS | Soluções em Comunicação
Fone: 55 – 81 – 3221.5926
End.: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 2936 – salas 506/507 - Sobrado Empresarial – Espinheiro. Recife – PE – Brasil – Cep – 52.020-000
Contatos: Fabiana Galvão – 55 – 81 – 9966-4166 - fabiana@executivapress.com.br
Karlla Barbosa – 55 – 81 – 9961-7937 - karlla@executivapress.com.br






--

SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Alessandra Raposo - Gestora de Comunicação
81.3182.8355 / 9488.3112
Ana Luíza Accioly | Amanda Barros | Júlia Araújo | Joyce Pina
instagram/turismopernambuco







Nenhum comentário:

Postar um comentário