quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Parabólica

11º BPM garante
mais segurança


Quando a autoridade constituída se faz presente, a comunidade  responde positivamente. Veja um exemplo: “A Comissão Pró-Arraial do Sítio dos Pintos (Compasp) participou da reunião comunitária com o 11° BPM-PMPE, no próprio bairro. E o comandante, tenente-coronel Ronaldo Antonio Tavares Ferreira, destacou o trabalho do  batalhão para prevenir e reduzir a violência e a criminalidade, colocando o Sítio dos Pintos em foco. Ouviu as reclamações, esclareceu algumas questões e garantiu ações para melhorar a segurança e tranquilizar a população.E agendou novo encontro, no próximo dia 26, às 19h, no bairro. A Compasp agradece ao colunista da “Folha da Cidade”, Robson Sampaio, desejando paz  e saúde. Um grande jornalista merece o nosso sincero agradecimento pelo apoio dado na divulgação das nossas ações, atividades, reclamações e críticas construtivas. Após a nota, que saiu na “Coluna Folha da Cidade”, a Polícia Militar entrou em contato conosco e resultou numa reunião com os moradores, destaca José Alberto Pereira da Silva, coordenador-geral da Compasp, atenciosamente, José Alberto Pereira da Silva, coordenador-geral da Compasp”.



Queimadas devastam...  

Fernando Melo/Cortesia  
 Exibindo A-Queimadas.jpg
Em diversas localidades de Igarassu, ocorrem queimadas nas áreas verdes, principalmente, na Zona Rural. O fogo causa enormes danos ambientais, mata os animais silvestres, danifica o solo e prejudica as nascentes de água, denuncia o ambientalista Fernando Melo.


...o meio ambiente - A população de Igarassu precisa ficar atenta para os focos de incêndios e alertar as autoridades para o perigo. - Em Três Ladeiras, Monjope, Sítio dos Marcos, Nova Cruz, Inhamã e outras comunidades, facilmente encontramos áreas devastadas pelo fogo, diz Melo.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



O povo pede... - A Queiroz Galvão interditou mais de 200 metros da Av. Abdu Cabus, em Candeias, para construir um enorme condomínio. Com isso, bloqueou a passagem, diariamente, de mais de três mil pessoas, além dos veículos.

...passagem - Segundo os prejudicados moradores de diversos bairros das redondezas, as pessoas são obrigadas a dar uma volta imensa para chegar à Avenida Beira-Mar. E passando por um monte de ruas esburacadas.



Ouvidoria - O cidadão pode fazer sugestões ou reclamações à Ouvidoria Geral da Prefeitura do Recife, através de 4 opções, de 2ª. a 6ª., das 8h às 17h: Teleatendimento 0800.281.0040, correspondência, no mezanino do edifício-sede da PCR e ouvidoria@recife.pe.gov.br.


 Expresso - Para facilitar o deslocamento dos foliões durante o Carnaval, o Shopping Boa Vista oferece o Expresso Folia. De domingo a 3ª.-feira, os ônibus farão o percurso até o Bairro do Recife, com desembarque e embarque na Rua Álvares Cabral. Das  às 15h até às 5h da Quarta-feira de Cinzas. Custa 6 pratas por dia.




 HIV/AiDS -
O Serviço Social do Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo, realiza, até sexta, a Campanha de Prevenção do HIV/AIDS e outras DSTs, com familiares e pacientes. E distribui camisinhas.


Hosp. Pelópidas Silveira imprensa.hps@gmail.com

11:29 (Há 1 dia)
para Cco:mim

enha curtir o Baile Municipal do Ipojuca

Entrada
x

Prefeitura Ipojuca

16:18 (Há 2 dias)
para Cco:mim





ORGANIZAÇÕES SE MOBILIZAM EM PROL DOS
DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

Nesta quinta-feira (12), em referência ao assassinato dos Conselheiros Tutelares do Município de Poção-PE: Daniel Farias, Carmen Lúcia Silva e Lindenberg Nóbrega, e de Ana Rita Venâncio,Conselheiros Tutelares, agentes do sistema de garantias e defensores dos direitos humanos de todo o país se mobilizarão com o objetivo de fazer a sociedade refletir sobre os riscos que estes defensores de direitos vêm sofrendo no execício de sua função. Em Recife, um ato ecumênico seguido de uma mobilização política, no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a partir das 15 horas, marcarão a mobilização sociedade pernambucana.
As mobilizações são convocadas pelo Fórum Colegiado Nacional dos Conselhos Tutelares, o Fórum DCA-PE, a Associação Metropolitana de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Pernambuco, a Associação de Conselheiros e Tutelares da Mata Sul, a Escola de Conselhos de Pernambuco, e as entidades que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos. Esta mobilização alcançará todo o país, com o fechamento dos Conselhos Tutelates por 24 horas. Pretendendo-se, ainda, realizar atos públicos para exigir das autoridades responsáveis a plena aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e uma política de proteção à vida dos Conselheiros Tutelares e dos defensores dos direitos humanos em geral.
Tais ações partem da compreensão dos constantes ataques dirigidos aos defensores de Direitos Humanos e do substancial aumento da violência em Pernambuco – que tem condenado adolescentes, jovens e defensores de Direitos Humanos a mortes violentas e não investigadas pelo Estado e reiteram que a militância em defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no estado de Pernambuco permanece como meta e prioridade para seus agentes.
Quando: 12 de fevereiro, às 15h
Onde: Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Dois Irmãos | Recife.

PROGRAMAÇÃO
14h – Coletiva de Imprensa (auditório da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE)
15h – Ato Ecumênico
16h – Ato político: Lançamento Manifesto no Salão Nobre da Reitoria da UFRPE
17h – Caminhada e vigília (praça do horto)

Almir Basio
Escola de Conselhos de Pernambuco
Universidade Federal Rural de Pernambuco
81 3320 6067 | 8127 9629 -vivo | 9763 4748 -tim

 Horário de funcionamento do Game Station

Para quem prefere fugir dos focos de animação no período de Carnaval, o Game Station vai estar funcionando normalmente nos dias de Momo e com três dias de promoção. No domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17), as máquinas estarão com 50% de desconto nas jogadas – exceto as que premiam. Além da promoção nos parques em todos os shoppings do Grande Recife (Recife, Plaza, Tacaruna, Boa Vista, RioMar e Guararapes), o Game Station Bowling do Shopping RioMar estende aos três dias de Carnaval a promoção da pista no valor de R$ 65,00 a hora em qualquer horário. Mais informações pelo site: www.gamestation.com.br.

Serviço:

Horários do Game Station no Carnaval:

Shopping Guararapes
Sábado - das 9h às 20h
Domingo, segunda e terça – das 12h às 20h

Shopping Recife
Sábado - das 10h às 19h
Domingo, segunda e terça – das 12h às 20h

Shopping Boa Vista
Sábado e Domingo - FECHADO
Segunda - das 11h às 20h
Terça – FECHADO

Shopping RioMar
Sábado - das 9h às 19h
Domingo e segunda– das 12h às 21h
Terça – das 12h às 19h

Shopping Plaza
Sábado – das 10h às 19h
Domingo, segunda e terça – das 12h às 20h

Shopping Tacaruna
Sábado - das 9h às 20h
Domingo, segunda e terça- das 12h às 20h


 Prevenção aos acidentes de moto será intensificada em Garanhuns
Regulamentação das motocicletas cinquentinha também está na pauta das próximas parcerias


10 de fevereiro de 2015

O presidente do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam), João Veiga, esteve na tarde de ontem (09) em Garanhuns. Juntamente com a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Ana Rossini, o representante da instituição discutiu relatórios atualizados que mostram alto índice de acidentes envolvendo motos no interior do Estado. A ideia da parceria firmada é, inicialmente, mapear os 20 pontos de maior incidência de acidentes com motocicletas e, posteriormente, promover uma série de ações educativas e punitivas.

Com o crescimento da frota de veículos, a preocupação em salvar vidas tem ganhado força. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) mostram que entre os anos de 2007 e 2014 a frota de motos, em Garanhuns, subiu de 6.702 para 15.257 – sendo considerado o município do Agreste Meridional com o maior número de motos em circulação. Ainda segundo boletim do Cepam, a cada 100 habitantes, pelo menos 11 pessoas possui uma moto. Em estatística de acidentes, mais de 70% dos registros do ano de 2014 envolvem motos.

A presidente da AMSTT, Ana Rossini, destaca que contará com as parcerias da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na coleta de dados com vistas a realizar um mapeamento georeferenciado das ocorrências de trânsito com motos no município. “Nós vamos preparar um relatório que identifique os 20 locais no município com maiores incidências de acidentes e ainda a elencar nossas maiores dificuldades na implantação das ações de fiscalização e de prevenção aos acidentes de motos com ou sem vítimas. Para isso, estaremos munidos de dados atualizados de outros órgãos que também trabalham no trânsito e no atendimento de socorro às vítimas. Poderemos elaborar planos de ação e consequentemente firmar convênios e parcerias para a sua execução. Além dos órgãos já citados, a autarquia também contará com o apoio do Conselho Estadual de Trânsito e instituições não governamentais”, evidencia.

Cinquentinhas – O Cepam, que atua dando apoio às ações nos municípios pernambucanos, também tem preocupação com as cinquentinhas. A ideia da AMSTT é trabalhar, também, na regulamentação das cinquentinhas. De acordo com a autarquia, já existe uma minuta de lei para emplacamento das motonetas, como também são chamadas.

Texto e fotos: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)


A tristeza pula de alegria...

Entrada
x

paulo fernando pereira

Anexos14:48 (Há 5 horas)
para
De chapéu de sol aberto / Pelas ruas eu vou / A multidão me acompanha / Eu vou / 
Eu vou e venho / P'ra onde não sei / Só sei que carrego alegria / P'ra dar e vender ...
(Capiba)... 
 
 
Em um cabaré do Recife, Orson Welles, de olhos arregalados, ouviu o frevo  Metralhadora Pesada. Falou que era espantoso, mas achou que o frevo não iria além das fronteiras recifenses.  Do seu lado, discordou o Antonio Maria, o Bom Maria, único homem chamado Maria, que tascou no Cidadão Keyne: "O frevo vai sair é pelo mundo, ao gosto e aos nervos do mundo, pois é a única música que levanta o freguês da cadeira" ... O resto vocês sabem. Não só o frevo está no mundo, como tb. as canções marianas, entre outras, com Nat King Cole: "Ninguém me ama, ninguém me quer "... Maria falou que seus carnavais eram liricamente subversivos e revoltados, pois tinha certeza de que o que fazia o carnaval pernambucano era revolta. Revolta e amor, porque só de amor e por amor é que se cometem gestos de rebeldia... Com os clarins tocando, todos se emancipavam e se tornavam dissolutos. Os estandartes se equilibravam no espaço porque o mundo naquele exato e breve momento, finalmente era de todos ...  
 
Vejam esses acordes da Clarice Lispector. P'ra quem não sabe, ela morou ali pela Pça. Maciel Pinheiro, onde na próxima sexta encontrarei o mano Giovanni e seguiremos até o Cozidão da mana noventona Giannina. Cozidão com uísque escocês 18 anos... A Lispector tascou: "O frevo é como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Um quase nada me fazia feliz. E as máscaras ? Eu tinha medo, um medo vital,  pois se encontravam com a minha suspeita de que o rosto humano tb. é uma máscara. Quando um mascarado falava comigo, subitamente eu entrava em meu mundo interior que era feito de pessoas e mistérios" ...
 
Finalizando com Mario de Andrade: "É sem dúvida o entusiasmo, a ardência orgíaca mais dionisíaca de nossa música" ...
 
 
Ei pessoal, ei moçada, o carnaval começa no Galo da Madrugada...
 
 
 
Salve Chico Porto, Cacho de Coco, Carlos Fernando, Manuel Português e Rui Rosal !!! ... 



EM CLIMA DE FREVO OLINDA ENTERRA MOSQUITO DA DENGUE

Evento serve como medida preventiva para conscientizar população   

Na manhã desta quinta-feira (12), a secretaria de Saúde de Olinda promove o desfile do Enterro do Mosquito da Dengue, que visa intensificar a prevenção da doença na cidade, principalmente nesse período momesco quando milhares de turistas visitam o município por conta do Carnaval. Acompanhado por orquestra de frevo, os foliões se concentrarão a partir das 8h30 na Praça do Carmo, quando de lá percorrerá pelas principais ladeiras do Sítio Histórico.
Participam do evento agentes ambientais, funcionários da Saúde e alunos da rede fundamental de ensino, numa ação que visa sensibilizar e mobilizar a todos sobre a importância da prevenção e combate à dengue, sobretudo, na manutenção dos índices satisfatórios apresentados desde o ano passado. Em 2014, Olinda teve uma redução de 28,57% de casos confirmados em relação a 2013, apresentando situação sob controle.  
Antes do desfile, um grupo de agentes redutores de danos e do trânsito estará realizando panfletagem no semáforo da rua do sol, no Carmo, Olinda. O objetivo é conscientizar a população sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da violência como um todo, em especial da lei Seca do slogan Se Beber Não Dirija.
PREVENÇÃO - A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução, não acumulando água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.
 INFORMMAISAÇÕES:
JIMENA COSTA: 9884.1385
Coordenação da dengue



Garanhuns passa a contar
 com Projeto Salvando Vidas

O Projeto Salvando Vidas, realizado pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam), junto com o Moto Amiga, chegou à Garanhuns, no Agreste do estado. Este projeto já vem sendo desenvolvido em Caruaru pelo coordenador do Cepam, João Veiga. Ele se reuniu esta semana com a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT), Ana Maria Rossini, e o representante do projeto Moto Amiga, Guto Alves, para desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização na tentativa de se reduzir o número de mortos em acidentes com motos na região. Para isso, a AMSTT irá fazer um levantamento dos 20 pontos onde mais acontecem acidentes com motos em Garanhuns, para que as ações sejam iniciadas. As ações educativas e preventivas serão desenvolvidas pelo projeto Moto Amiga, coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Os dados do segundo semestre de 2014 ainda não foram finalizados, mas estima-se que a meta de reduzir em 6% esse tipo de morte não seja cumprida. Pela primeira vez, desde que o Cepam foi criado, em 2011, a expectativa é ter um aumento no número das mortes. Cidades do Interior registram os maiores índices. O retrocesso, segundo o Cepam, está diretamente ligado à falta de compromisso dos municípios com a fiscalização.


No Paulista, campanha educativa orienta motoristas no período carnavalesco
Teve início nesta quarta-feira (11.02) e segue até o final do Carnaval a campanha educativa “Trânsito é Vida”, que irá abordar os motoristas que trafegarem pelas principais vias do Paulista. Promovida pela Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Mobilidade e Transporte da cidade, a ação tem o objetivo de alertar os condutores de veículos sobre os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, além de promover a paz no trânsito e garantir a segurança dos paulistenses.
O motociclista Amaro Peixoto, que mora há cerca de dez anos no bairro da Aurora, parabenizou a iniciativa. “Acho importante porque tem que preservar a vida. Além disso, educar e orientar são medidas mais válidas do que só multar”, avaliou o paulistense durante a atividade de abertura da campanha, realizada no Centro do município.
A campanha educativa estará presente na rodovia PE-15, na altura do Terminal Integrado (TI) Pelópidas Silveira; na Avenida Cláudio José Gueiros Leite (PE-01), próximo ao Bompreço do Janga; na Avenida Brasil, no bairro de Jardim Maranguape; e no Centro da cidade, ao lado da Praça João Pessoa. As blitze serão realizadas pelos agentes de trânsito nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, 32 orientadores da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte estão envolvidos neste trabalho.
Para o motorista Aildo Gonçalves, que reside em Maranguape I, há cerca de sete anos, a ação deve ser bem aceita pela população. “É a primeira vez que eu vejo uma campanha dessas aqui na cidade. Espero que continue sempre porque isso é muito bom para todo mundo”, avaliou ele.
De acordo com secretário de Mobilidade e Transporte do Paulista, Evanil Belém, a expectativa é de que durante e após essa campanha os motoristas sejam cada vez mais conscientes nos trânsito. “Vamos abranger condutores de carro, moto, táxis, kombis. Acredito que mais de 1.600 motoristas sejam abordados até o fim do Carnaval. Esperamos que o efeito seja positivo, evitando novos acidentes, já que o trânsito vem matando tanto no País todo”, finalizou Evanil.
CONTATO:
Imprensa Paulista – 8788.4909



UPA de São Lourenço promove ações educativas no Carnaval

Com o tema "Nesse carnaval o que vale é se cuidar", a UPA de São Lourenço da Mata realiza, de hoje (11/02) até a quarta-feira de cinzas (18/02), uma série de ações para conscientizar a população sobre hábitos de vida mais saudáveis e evitar o crescimento dos casos de DST/Aids no período do carnaval.

Todos os dias, em horários diferentes, serão promovidas palestras sobre a prevenção de DST/AIDS, doação de sangue e dicas de saúde. Além disso, serão entregues materiais explicativos sobre os temas abordados e haverá a distribuição de preservativos.

“O clima carnavalesco faz com que, muitas vezes, as pessoas deixem de lado certas precauções e acabem exagerando. O nosso objetivo é orientar a população da região para que o Carnaval deste ano, além de muita alegria, seja de muita saúde”, ressalta a coordenadora da UPA de São Lourenço da Mata, Anna Paula de Melo.


UPA São Lourenço da Mata
(81) 9197.9321/ 3184.4380


Carnaval do Ipojuca terá programação em cinco polos

Atrações como Siba, Elba Ramalho, Karina Burh e Mundo Livre S/A estarão agitando o carnaval ipojucano

O carnaval de Ipojuca terá em sua grade uma programação musical bastante eclética. Os ritmos do forró, samba, e claro, frevo, marcarão a trilha sonora dos festejos de momo no município. O homenageado deste ano é o professor e artista plástico ipojucano Marcos Lourenço, morador do distrito de Nossa Senhora do Ó.

Para garantir a animação nos dias dos festejos de Momo, foram preparados cinco polos, os de Ipojuca-Sede, Camela, Nossa Senhora do Ó, Serrambi e Maracaípe. A realização da festa é da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc) do município em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Entre as atrações que se apresentarão no carnaval de Ipojuca, Elba Ramalho, Grupo Revelação, Patusco, Banda Kitara, Santa Dose, Cavalo de Aço, Dudu do Acordeon, Karina Buhr, Siba, Mundo Livre S/A, Academia da Berlinda, Eddie, Erasto Vasconcelos, dentre outras. Nos dias de festividade, o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, irá implementar as ações de vigilância e assistência à saúde no município de Ipojuca no período carnavalesco no ano de 2015.

Serão distribuídos no período carnavalesco aproximadamente 30 mil preservativos nos polos de animação, além de informações sobre serviços e dicas de saúde, atividades de promoção e prevenção. Também serão montadas equipes com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motorista/socorrista e ambulância em pontos estratégicos de maior concentração de pessoas para o atendimento de pequenas urgências, bem como para estabilização clínica, quando necessário, no local, com o apoio de equipe de Atendimento Pré-hospitalar (APH).

130 Agentes de limpeza urbana estarão nos dias de festa para a execução dos serviços de limpeza, varrição e higienização das principais Ruas do município. A estimativa da Secretaria de Infraestrutura do município é que sejam recolhidas 58 toneladas de lixo durante o carnaval.


PROGRAMAÇÃO

Ipojuca-Sede

16.02 – Segunda-feira

Grupo Revelação

Cibele do Cavaco

A partir das 20h



17.02 – Terça-feira

Banda Leva

Santa Dose

*A partir das 20h



Nossa Senhora do Ó



15.02 – Domingo

Elton Lima

Elba Ramalho



16.02 – Segunda-feira

Banda Kitara

Cavalo de Aço



17.02 – Terça-feira

Dudu Acordeon

Karametade



*A partir das 20h



Camela


15.02 – Domingo

Orquestra Loudinha Nóbrega

Patusco

Alex & Ronaldo



16.02 – Segunda-feira

Cavalo de Aço

Wellington do Acordeon



17.02 – Terça-feira

Forró das Estrelas

Samba Led

Forró do Amasso

*A partir das 20h

Serrambi



15.02 – Domingo

Swing do Rei

100% Mulher



16.02 – Segunda-feira

Márcia Pequeno

Forró das Estrelas



17.02 – Terça-feira

Leto do Cavaco

Filipe Griô

*A partir das 20h



Maracaípe

15.02 - (Domingo)

17h - Samba Led

18h - Eddie

19h20 - Academia da Berlinda

20h40 - Erasto Vasconcelos



16.02 (Segunda)

17h - Samba Led

18h - Siba

19h20 - Karina Buhr canta Secos e Molhados

20h40 - Orquestra Contemporânea de Olinda



17.02 (Terça-feira)

17h - Samba Led

18h - Mundo Livre S/A

19h20 - Júnior Barreto

20h40 - Dino Braia

CORTEJOS DE CULTURA POPULAR - Porto de Galinhas

Domingo, 15/2
17h – Maracatu Nação Camaleão
Gigante do Samba
21h – Clube Elefante de Olinda

Segunda, 16/2
17h – Flor da Lira de Olinda
Maracatu de Baque Solto Carneiro Manso

Terça, 17/2
17h – Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro
Bloco Lira da Noite




Prefeito do Paulista anuncia medidas em prol dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

         Nesta quinta-feira (12.02), às 9h, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, estará reunido com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município para anunciar algumas medidas que vão beneficiar as categorias. O encontro administrativo será realizado no Teatro Paulo Freire, no Centro da cidade.

SERVIÇO:
O quê – Prefeito Junior Matuto anuncia medidas em prol dos ACS e ACE do município.
Quando – Nesta quinta (12.02), às 9h.
Onde – Teatro Paulo Freire (Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro da cidade).


Contagem regressiva para a folia!

Entrada
x

Bandeirantes Mídia Exterior por  bandinfo.envemkt.com.br 

09:00 (Há 11 horas)
para mim
A Bandeirantes Mídia Exterior, exibe novamente em seus Outdoors e TopLeds 
campanha de cunho social para o Carnaval de 2015.
Criada pela Agência Atma+Bianchi,  com layouts de Reis e Rainhas, Arlequins e 
Colombinas, que irão desfilar em bonitas ilustrações pelas principais avenidas do 
Nordeste,  ressaltando a importância do folião do uso de preservativos e do cuidado 
com a vida.  

Desejamos a todos um ótimo CaRnAVaL!!! 
 
 



Inline image 1

SECRETARIA DE IMPRENSA

Procon Recife realiza fiscalização durante o Carnaval

Órgão também disponibiliza espaço na Central do Carnaval destinado à registro de queixas durante os festejos

O Procon Recife vai às ruas para coibir práticas irregulares durante o Carnaval do Recife 2015. Desde o último domingo (8), equipes de fiscalização do Procon visitam estabelecimentos como bares e restaurantes no entorno dos principais Polos do Carnaval para fiscalizar práticas abusivas que acabam se tornando frequentes nessa época.

Na mira da fiscalização estão os comerciantes que estejam incorrendo em lesões ao consumidor como  cobrar taxa mínima de consumo ou por utilização de mesa e cadeira - vedada pela Lei Municipal 16.705/2001. Outra irregularidade na pauta dos fiscais é se os estabelecimentos estão observando o caráter facultativo da taxa de serviço.

Junto à fiscalização, o Procon também está realizando  panfletagem de material informativo, com orientações e dicas para os consumidores. A peça trará orientações para recifenses e turistas na prestação de diversos serviços demandados nessa época como Hotéis e Pousadas, Táxi, Estacionamentos e  Alimentação.

ATENDIMENTO - O Procon está atendendo também em um espaço na Central do Carnaval, na rua do Observatório, Bairro do Recife, durante o Carnaval. O espaço já está funcionando e atenda das 16h às 22h na semana pré-carnavalesca e das 18h à meia noite, da sexta-feira (14) até a terça (17), registrando as queixas dos consumidores.

Confira as orientações do Procon Recife para o Carnaval:
Alimentos e bebidas
- Verifique sempre a validade dos produtos e as condições de higiene do local escolhido para alimentação;
- Certifique-se quanto à procedência para evitar a compra de produtos falsificados ou violados;
- Compare preços.                                                 
Bares, Restaurantes
- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);
- Lembre-se que é proibida a cobrança de taxa mínima de consumação conforme determina a Lei Municipal nº 16.705/2001 e o Código de Proteção e Defesa ao Consumidor – Lei 8.078/90;
- É terminantemente proibida a cobrança de taxa para reserva ou utilização de mesas e cadeiras, principalmente em eventos públicos. Se o estabelecimento não dispõe de nenhuma apresentação ou show artístico, não poderá realizar a cobrança devendo o consumidor pagar apenas por aquilo o que consumir – Lei Federal 8.078/90, art. 39, inciso I;
- A taxa de 10% calculada sobre o valor do serviço é opcional, cabe ao consumidor efetuar o pagamento pelos bons serviços prestados, portanto sua cobrança é proibida pela Lei Estadual nº 13.856/2009;
- O “Couvert Artístico” pode ser cobrado, desde que o estabelecimento ofereça show ou música ao vivo, por músicos e artistas profissionais e ainda, informe antecipadamente ao consumidor sobre o valor cobrado. Se você não foi informado logo na entrada do estabelecimento quanto à cobrança do “Couvert Artístico” não precisa pagar!
Hotéis e Pousadas
- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);
- Na compra virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança;
- Para sua comodidade e segurança, faça as reservas em hotéis e pousadas com antecedência;
- No caso de alugar uma casa para passar o carnaval, fique atento às condições do contrato e exija uma cópia.
Estacionamentos
- Prefira estacionamentos regulares, como Zona Azul ou os privados;
- Guarde sempre o comprovante para eventuais queixas;
- Estabelecimentos que disponibilizarem do serviço de manobrista gratuito ou não, devem fornecer um cupom devidamente preenchido constando os dados do veículo e o estado em que o recebeu.
Táxi
O taxista não poderá rejeitar qualquer corrida dentro da Região Metropolitana do Recife.
Caso ocorra algum problema, anote o número do Termo de Permissão (TP) do taxista, e o município de origem do veículo, que deverá estar visível aos usuários, e o denuncie à Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU), através do teleatendimento 24 horas: 0800.081.1078..
Os táxis comuns deverão cobrar o valor da corrida por meio do taxímetro e da tabela de conversão que está em vigor.

Já os táxis do Terminal Integrado de Passageiros Antônio Farias - TIP e o Serviço Especial de Táxi do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, poderão realizar a cobrança através do modelo de sistema de bilhetagem antecipada, devendo os preços das viagens serem reajustados de acordo com os valores estabelecidos pelo Decreto Municipal nº 28441/2014.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário