segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Parabólica

Pacientes ao relento        


Henrique Lotto/Cortesia  

Exibindo Psf 2.jpg
Par ser atendido, no Centro de Saúde João Abimael, na Vila Torres Galvão, em Paulista, o cidadão tem que dormir na frente da unidade  ou no carro para pegar uma ficha. Quando chove, eles ficam debaixo das árvores de uma praça. E os funcionários só chegam às 8 da “matina”.


Pataca furada - Na 6ª.-feira passada, emboscada em Poção e assassinatos de 3 conselheiros tutelares e de uma idosa. Num bar, em Carpina, mais dois mortos. Isso sem falar noutros crimes. Em Pernambuco, a vida não tem mais valor e nem vale uma pataca furada.


Charge
Oficiais e a tropa... - Não são apenas soldados, cabos e sargentos da PMPE desestimulados por falta de promoções há 10, 15 e 20 anos. Os oficiais também se encontram no mesmo saco e  a solução é criar um plano de cargos e carreiras.

...sem gás - Os PMs recusam paliativos e outra solução para as  promoções de oficiais, sobretudo capitães e majores, é colocar os coronéis e tenentes-coronéis, com 30 anos, na reserva. Oxigenaria a tropa. Porque, o Governo insiste em mantê-los?

Alex - Hoje, às 16h, homenagem ao jornalista Alex - José de Souza Alencar -, na Academia Pernambucana de Letras. Na “Sessão da Saudade”, palestra de Lourdes Sarmento (biógrafa de Alex) e depoimentos de acadêmicos sobre a vida e a obra dele.

Invenção? - Hoje, Dia do Frevo, 300 passistas, no Pátio do Mosteiro de São Bento, em Olinda, às 15h, homenageiam o ritmo e tentam bater um recorde com a ação “A Maior Dança de Frevo do Mundo”. Pretendem, com a iniciativa, entrar no livro dos recordes do Guinness Book. Mas, na prática, sem benefício algum para o povão.


O frevo é... -
Apesar de ser a “Terra do Frevo”, o Jornal Nacional, da TV Globo, ignorou os vários blocos que saíram, no sábado passado, pelas ruas do Recife e de Olinda. Inclusive, o Baile Municipal.

...ignorado -
Deu amplo destaque aos blocos de ruas do Rio e de São Paulo e o Nordeste, infelizmente, continua com pouco espaço na grade nacional. Porém, noticiaram a matança em Poção.


Tambores -
Hoje, às 20h, a Noite Para os Tambores Silenciosos, nos Quatro Cantos, em Olinda, homenageia o babalorixá Pai Edu em memória ao legado do Palácio de Iemanjá, na Praça do Alto da Sé, s/n. 


Diretos Humanos

O Comité de Diretos Humanos e outras entidades se reúnem hoje as 14 horas no MP da rua do Imperador para falar com o procurador geral do MP.
tendo como objetivos o assassinato dos conselheiros, e os defensores de Direitos Humanos Sistema penitenciário,os assassinatos de LGBT no estado.

Dia 09/02/15
Local MP da rua do Imperador
Hora 14:00h



Terça Lírica movimenta semana pré-carnavalesca em Olinda

Concentração será na Praça Monsenhor Fabrício (em frente ao Palácio dos Governadores), a partir das 19h

Pela primeira vez, a Noite dos Blocos Líricos acontecerá na semana pré-carnavalesca. A mudança, na quinta edição, tem como objetivo recriar uma noite realmente lírica onde as agremiações possam circular com mais facilidade. A apoteose acontece no Mercado da Ribeira, onde haverá um pocket show de cada grupo.

Terça Lírica já é considerada um grande evento do Carnaval de Olinda.  O encontro dos blocos acontece na terça-feira (10). A concentração será na Praça Monsenhor Fabrício (em frente ao Palácio dos Governadores), a partir das 19h. Os blocos seguirão em cortejo pela Rua 27 de Janeiro, pela Praça de São Pedro, Prudente de Moraes, Quatro Cantos, Bernardo Vieira de Melo e entram no largo do Mercado da Ribeira. 

“O evento acontecia durante a terça-feira de Carnaval. Neste ano, será realizado na terça que antecede o período da folia. A cidade estará desafogada e o público poderá contemplar melhor o desfile e mostrar tranquilamente suas fantasias”, explica Seronildo, responsável pela iniciativa.

Participam da Terça Lírica os blocos Flor da Lira, Um Bloco em Poesia, Trovadores em Folia, Amantes das Flores de Camaragibe, Seresteiros de Salgadinho, Menestréis do Paulista, Flabelo Encantado e Eu Quero Mais. 

Outras informações:
Seronildo: 9252 5781 /3053 3828

Serviço
Evento: Terça Lírica
Data: 10 de fevereiro
Local: Concentração: Praça Monsenhor Fabrício (19h)
           Apoteose: Largo do Mercado da Ribeira

Contatos (imprensa)
Secretaria de Comunicação de Olinda: 3439 9364



 CDL Recife oferece serviço gratuito de bloqueio
 de documentos em caso de perda ou roubo 

A ferramenta conhecida como Alerta 24h permite o cadastramento no banco de dados do SPC Brasil O número de documentos perdidos ou roubados durante o período de carnaval cresce consideravelmente. A fim de evitar a ação de falsários e proteger o folião da utilização indevida de seus documentos, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) oferece o serviço de Alerta 24 horas. Com essa ferramenta é possível bloquear gratuitamente, através do site da instituição (www.cdlrecife.com.br), talões de cheques ou documentos que de alguma forma tenham sido extraviados. 
“Além de ser uma ferramenta de segurança importante para o cidadão lesado com a perda ou roubo dos documentos, o Alerta 24h também assegura o empresário no que diz respeito à prevenção de fraudes ou estelionatos em seu estabelecimento”, garante o presidente da CDL Recife, Eduardo Catão. Isso só é possível porque os dados bloqueados ficam cadastrados no banco de dados do SPC Brasil, permitindo que lojistas de todo o País tenham acesso às informações nas consultas rotineiras, exigidas nas liberações de crédito. 
O Alerta 24 horas não funciona como registro de inadimplência. Para que o Alerta seja validado e o registro seja mantido no sistema, é preciso que o usuário apresente uma cópia do Boletim de Ocorrência (B.O.) em um prazo de cinco dias, período em que o número dos documentos permanece disponível no banco de dados. Caso essa providência não seja tomada, o alerta será removido. O B.O. deve ser apresentado pessoalmente na sede da CDL Recife, através do fax (81) 3418.1127 ou ainda pelo e-mail spc@cdlrecife.com.br. 

SERVIÇO: Alerta 24h www.cdlrecife.com.br CDL Recife Rua do Riachuelo, 105, sobreloja, Boa Vista Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (81)3418.1122 Mais informações | Assessoria de Comunicação CDL Recife | 3418.1142.


DER promove ações educativas no trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, realizará, das 9h às 14h, uma ação educativa de trânsito em virtude do período pré-carnavalesco. 

A iniciativa visa conscientizar motoristas e pedestres que trafegam pela PE-015, no trecho conhecido como Pan Nordestina, entre o giradouro e o Fórum de Olinda.

Além do trabalho preventivo, os 30 agentes de trânsito do DER atuarão para dar mais fluidez ao trânsito. A ação se repetirá durante os quatro dias de carnaval – 14 a 17 de fevereiro

No domingo (15), dia do desfile do Os Papangus de Bezerros, os educadores de trânsito, em parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária, estarão no município auxiliando a travessia dos pedestres entre os dois lados da BR-232.



Cortejo do Afoxé Oyá Tokolê marca presença
 na programação pré-carnavalesca do Recife

Está marcado para esta quinta-feira (12) o cortejo do Afoxé Oyá Tokolê. A concentração será às 18h, no Pátio de São Pedro. Logo depois, às 19h, os integrantes seguem para o Marco Zero. Este ano, o Afoxé comemora 11 anos de fundação. Fundado em 2004, no Bairro de Dois Unidos, como uma manifestação da cultura afro-brasileira fundamentada nos preceitos do Candomblé Nagô. Oyá Tokolê significa: Kí Lè Nfi Oyá Pè. Oyá Tokolè Owo – Quem vocês pensam que Oyá é? Oyá constrói um ninho de riqueza!

Nas apresentações de palco, o Afoxé conta com cerca de 20 integrantes, entre a voz principal, backs-vocais, dançarinos e percussionistas, muitos dos quais, além fazer parte da comunidade dos terreiros, têm larga experiência em grupos artísticos da cultura pernambucana. A voz principal é conduzida por Maria Helena Sampaio, Yá kékeré do Terreiro de Mãe Amara, sua mãe biológica, e, por herança paterna, tornou-se uma exímia tocadora de ilús e batás.

Nagô A'jô é o corpo de dança que acompanha as apresentações e cortejos do Oyá Tokolê. O grupo é formado por jovens quem expressam a máxima dos movimentos coreográficos e ritualísticos da tradição nagô, presente no Recife desde fins do século XVIII, dando formas e direção ao fortalecimento e a preservação das suas identidades. Os cortejos de carnaval são sempre acompanhados com muita alegria pelos adeptos das religiões de matriz africana, militantes de organizações negras e centenas de foliões que se seduzem pelo som dos tambores.

O Afoxé Oyá Tokolê é um bem cultural descendente do Ilê Obá Aganjú Okoloyá (Terreiro de Mãe Amara) e vinculado à Roça Oxaguian Oxum Ipandá. Tal prerrogativa é o que fundamenta a relevância dessa manifestação, é o que explica a maneira singular como o grupo apresenta os aspectos e valores sociais que compõem a base da cultura africana no Brasil: música, dança, vocabulário, símbolos e insígnias, gestos, vestimentas e demais elementos que reportam à subjetividade: cores, sons, sabores, odores, o encanto proveniente do axé, energia vital que faz do afoxé uma representação do Candomblé na rua. 



BLOCO GOTA D’ÁGUA DA COMPESA ANIMA FOLIÕES NA PRÓXIMA SEXTA (13)

Já virou tradição da sexta-feira de Carnaval no Recife, para milhares de foliões, acompanhar o Bloco Gota D´água pelas ruas de Santo Amaro. Este ano, celebrando 35 anos de existência, a agremiação carnavalesca fundada por funcionários da Compesa tomará as ruas no próximo dia 13. Para esquentar a noite, a concentração começará às 17h30 na sede da companhia, na Avenida Cruz Cabugá, Nº 1387. A partir das 20h30, ao som do frevo, terá início o percurso pela avenida, passando pelo Parque 13 de Maio, pela Rua Princesa Isabel e seguindo até a Rua da Aurora, sempre com muita festa.

A novidade deste ano fica por conta da Orquestra da Maestra Lourdinha Nóbrega, composta só por mulheres que, junto com a Orquestra de Frevo Wellington Rios, irá animar os foliões na concentração do bloco. Ainda no local, várias barracas serão montadas para vender bebidas e comidas a preços populares. Um grupo de passistas também estará ensinando frevo para quem quiser fazer bonito no Carnaval. Durante a noite, haverá apresentações de orquestras de frevo e dos cantores Nonô Germano e Geraldo Maia, além dos trios Asas da América e Balada. Shows pirotécnicos na praça localizada em frente à sede da Compesa, desfiles de estandartes e bonecos gigantes completam a folia.

Fundado nos anos 80, o Bloco Gota D'Água surgiu por iniciativa de colaboradores do setor jurídico da empresa com o nome de “Bloco AJU”. A primeira saída oficial aconteceu no final daquela década, com animação de uma pequena orquestra de frevo, que desfilou pelas ruas do bairro de Santo Amaro, no mesmo percurso que ainda hoje é realizado, desde a sede, na Av. Cruz Cabugá, até a Rua da Aurora. 

“Vários blocos de empresas que desfilavam no Centro do Recife na sexta-feira, na mesma época, não conseguiram resistir e terminaram sendo extintos. Hoje, o Gota D´água é o único bloco de companhia de saneamento do Brasil e é tido como um referencial no Carnaval da nossa cidade”, destacou o coordenador do evento, Jaime Meira. Segundo Meira, a expectativa é que este ano aproximadamente 20 mil pessoas brinquem e se divirtam no Gota D’ Água.



Banco de Sangue Hemato realiza campanha de doação de sangue para o Carnaval
Nesta época do ano há queda de 40% nas doações
Com a proximidade do Carnaval, o Banco de Sangue Hemato entra em alerta devido à alta queda nas doações e ao aumento da demanda no período. Para ajudar a minimizar este problema, a unidade realiza campanha especial para a doação de sangue nos dias que antecedem as festas.
A estimativa do banco de sangue é de que ocorra queda de aproximadamente 40% nas doações no período carnavalesco. O objetivo da campanha é atrair doadores para reforçar o estoque para o período do Carnaval, época em que a demanda sobe consideravelmente, e também pós-festejos.
Segundo a médica Cláudia Vaz, do Banco de Sangue Hemato, sempre há um déficit de doações em períodos de festas e feriados. “Com o Carnaval as pessoas viajam para aproveitar as festas e comemorações realizadas em todo o país e acabam esquecendo de doar. No entanto, é uma das épocas do ano mais sensíveis para os hospitais. Já queremos antecipar e preparar nosso estoque para suprir a alta demanda do período”, conta.
A médica ainda lembra que o Carnaval é um momento alegre e de festividade, época ideal para fazer uma boa ação e ajudar a salvar até três vidas. “O brasileiro é um povo alegre, festivo e solidário por natureza. Queremos que toda essa empolgação das festas contagie e incentive a população a nos fazer uma visita, garantindo, assim, um ótimo Carnaval para quem doa e quem precisa de sangue”, aponta Cláudia.
Além da doação, o objetivo do Banco de Sangue Hemato é fidelizar o doador de modo que continue retornando. “Enviamos SMS quando ele já pode fazer uma nova doação. Também seguimos com campanhas periódicas nas redes sociais e outras mídias alertando sobre a necessidade do ato”, conclui a médica.
Cerca de 15 minutos e uma leve picadinha indolor já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.
O Banco de Sangue Hemato é responsável por responsável por atender 14 hospitais credenciados da cidade e região e realizar aproximadamente 1,5 mil transfusões de sangue por mês.
Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na avenida Lins Petit, 264, no bairro Ilha do Leite, próximo à Praça Chora Menino. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado. O local possui estacionamento próprio e oferece transporte gratuito aos doadores. Informações pelos telefones (81) 3038-6122 e(81) 8970-7506.

Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

Fonte Assessoria de Imprensa 
Tel.: (16) 2111-7200 / (11) 3014-3090    
www.fonte.jor.br
www.twitter.com/fonte

Lucas Soares - lucas@fonte.com.br      
Paulo Viarti - paulo@fonte.com.br         
Susana de Souza - susana@fonte.com.br      
Ricardo Carvalho - ricardo@fonte.com.br
 

Até o final do verão, as áreas de lazer em condomínio  exigem maior cuidado

O calor leva ainda mais pessoas as quadras poliesportivas e as piscinas

Com  a grande incidência de calor no inicio de 2015 o uso das áreas de lazer de condomínios tem sido bem maior que normalmente. Com  o clima quente, as pessoas não   conseguem ficar dentro de apartamentos e casas, principalmente as crianças e os adolescentes. A solução é usar e abusar das quadras poliesportivas, parquinhos e piscinas, que parecem clubes, lotados daqueles que querem se divertir com os amigos.

Com tudo isso, se torna ainda mais necessário cuidados com a segurança, manutenção e higiene, pois são fundamentais para a saúde e bem estar dos moradores. Na área de segurança, a circulação de visitantes no condomínio e também nos locais de lazer, dependerá primeiro da liberação da portaria, seguindo as normas de identificação com liberação de morador. Não basta terequipamentos de última geração, é necessário também a contratação de porteiros treinados e preparados para o filtro de pessoas na entrada, fundamentais para a segurança preventiva necessária na entrada do condomínio.

O acesso à área da piscina para visitantes dependerá das regras internas de cada condomínio, alguns permitem apenas moradores, outros limitam o número de visitantes por condômino e os mais cuidadosos colocam seguranças para filtrar a entrada, pois para entrar na água o ideal é que todos tenham a liberação de um exame médico. Para a conservação da piscina é necessária a contratação de uma empresa idônea que preste este serviço e tenha técnicos com registro no Conselho Regional de Química.

A limpeza das áreas de piscina e de lazer também exige mais atenção por causa do maior uso. Em muitos casos o trabalho de limpeza e zeladoria deve ser reforçado, passando a ter maior frequência que o habitual em todo processo, como na varrição, higienização de piso, equipamentos, cadeiras, bancos, quadras e demais objetos, entre outros procedimentos. Nesse trabalho, que também pode ser desenvolvido por profissionais terceirizados, é necessário muito cuidado com a presença de garrafas de refrigerante e outros materiais cortantes.

Com boa organização, o calor e os atrativos do verão pode ser seguro e ainda não oferecer riscos a saúde dos usuários das áreas livres, parques e piscinas. Investir nisso, é investir em boa moradia e lazer nas dependências das residências, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Artigo de:
Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirizaçãowww.gsterceirizacao.com.br



INVESTIR NA MANUTENÇÃO É MAIS INTERESSANTE DO QUE TROCAR DE CARRO


Já faz algum tempo que o cenário econômico do país não é dos melhores e o mercado automotivo se encontra inserido neste panorama desfavorável. Diante disso, cabe aos consumidores uma boa avaliação sobre como lidar com o valor de seus bens.
Com o aumento dos impostos e tarifas em diversos produtos e serviços como a energia elétrica e o combustível, os gastos básicos irão crescer. Por isso, é importante economizar, “apertar o cinto”, para tentar manter o mesmo padrão social.
O carro é um dos bens mais importante da família e, por isso, a ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças – reconhece que, neste momento, o ideal é investir na manutenção ao invés de adquirir um veículo novo.  
“Uma parte importante dessa manutenção diz respeito aos itens de segurança do veículo, que necessitam de reparos e manutenção assim como a parte mecânica”, explica Roberto Monteiro, diretor-executivo da ANFAPE.
Monteiro destaca que o consumidor deve prestar atenção, por exemplo, se as lâmpadas estão funcionando bem, se está entrando água nos faróis e nas lanternas, ou se já está na hora de trocar as palhetas limpadoras do para-brisa.
 “São medidas cautelosas que evitam acidentes. É muito mais viável para o consumidor investir nessa manutenção do que gastar com a troca desnecessária do automóvel”, destaca o executivo.
Outros componentes importantes e que devem ser verificados são os retrovisores, se estão em bom estado, bem fixados e sem riscos que dificultam a visão do condutor; além do prazo de validade do extintor, do estado geral dos cintos de segurança e dos pneus.
 “Manter o carro revisado é fundamental. As fabricantes independentes podem auxiliar os consumidores nessa economia, pois oferecem peças de marca própria, com procedência de qualidade e valores bem mais acessíveis” finaliza Monteiro.

Sobre a Anfape – www.anfape.org.br
A Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças surgiu com o intuito de representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil. Desde a sua constituição, em 2007. A entidade tem buscado reverter às ações de algumas grandes montadoras de automóveis que se valem do expediente de registrar os componentes visuais de seus veículos (capôs, para-lamas, para-choques, faróis, retrovisores etc.) como desenhos industriais com o propósito de inibir a atuação dos independentes no segmento de reposição, o que se dá por meio da proibição da produção e da comercialização das peças.
No início de 2007, a Anfape formulou uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência – CADE denunciando a conduta das montadoras FIAT, FORD e Volkswagen. Tal iniciativa teve como objetivo assegurar às empresas do mercado independente de autopeças o direito de produzirem e comercializarem itens visuais dos veículos. A Associação considera que as montadoras utilizam seus registros de desenhos industriais de peças automotivas de forma abusiva, o que configura conduta contrária à ordem econômica brasileira.
Acompanhe a Anfape nas redes sociais: 

Mulheres

A academia Contours, em Boa Viagem, só para mulheres, além da exclusividade para o público feminino, oferece um circuito funcional que trabalha todo o corpo em apenas 30 minutos. A modalidade agradou as que alegavam falta de tempo pra malhar. Informações: 81 .3343.3811.



Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA

Contribuinte tem até esta terça para pagar IPTU-Recife com desconto

Quem estiver em dia com o imposto ganhará 10% de abatimento se optar pela parcela única

Em meio às previsões de período difícil na economia, o contribuinte do Recife deve ficar atento ao orçamento e, quando possível, aproveitar as oportunidades de redução nos gastos. Uma boa dica é o desconto de 10% oferecido pela Prefeitura do Recife na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício fiscal de 2015. O pagamento deverá ocorrer até esta terça (10). Quem não puder pagar de uma só vez poderá optar pelo parcelamento e quitar a primeira das 10 parcelas, com redução de 5%. 

“Especialistas em educação financeira orientam a população a buscar o equilíbrio das contas e correr atrás de ofertas e reduções. Quitar o imposto à vista, com 10% de desconto, é muito vantajoso para quem tiver essa disponibilidade, já que a economia obtida supera qualquer rendimento oferecido pelo sistema bancário”, analisa o secretário-executivo de Tributação do Recife, Márcio Carvalho. Os descontos só valem para quem está em dia.

Os carnês distribuídos pela Prefeitura do Recife já apresentam as duas opções, contendo uma folha com a cota única e outra com as primeiras quatro parcelas. Ao longo do ano, os contribuintes que escolheram o parcelamento do IPTU 2015 receberão o restante das parcelas em domicílio. A quitação da dívida pode ser feita on line, em casas lotéricas, bancos credenciados ou no débito automático. O pagamento pela Internet ou no débito em conta-corrente deve ser acertado previamente com a instituição bancária.

Números - Os 322.276 boletos para pagamento representam um lançamento de R$ 521,7 milhões e foram distribuídos em janeiro. Do total de carnês, 309.166 são de imóveis residenciais ou comerciais e 13.110 correspondem a terrenos. Atualmente, a capital pernambucana tem 64.084 imóveis residenciais isentos do pagamento do IPTU. Com relação ao ano passado, o tributo teve atualização monetária de 6,59%, em cumprimento à Lei Municipal nº 16.607/2000, que determina o repasse da inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

Confira a relação dos bancos credenciados:

- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Citibank
- HSBC
- Itaú
- Santander
- Lotéricas (no limite fixado pela Caixa)
- Multibank
- Rede Banorte Matriz
- Unicred


Fábio Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Finanças - Prefeitura do Recife
(81) 9488-6307 / 3355-8299





Carlos Eduardo Santos
Gerente de Relações com a Imprensa
 
Alexandre Gabriel
Secretário de Imprensa



Expresso Folia
Os foliões que forem brincar o Carnaval no Bairro do Recife contarão com o Expresso Folia saindo do Shopping Boa Vista, do domingo (15) a terça (17). O valor é de R$ 6 por dia. O serviço inicia às 15h e segue até às 5h. O estacionamento do edifício garagem também cobrará preço único de R$ 6 por dia, no mesmo período.





Nenhum comentário:

Postar um comentário