terça-feira, 14 de abril de 2015

Parabólica



Explicações sobre
a BR-232 - Km,47

Em atenção à nota “Deplorável”, no último dia 10, o DNIT  esclareceu o seguinte: “O trecho da BR-232, que vai do Km 4,7 (descida do viaduto sobre a BR-101, no Recife) ao Km 129,9 (Caruaru) foi delegado ao Governo estadual, através do Convênio de Delegação nº 012/2002. Portanto, a sua manutenção encontra-se a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER/PE). Já o trecho que vai de Caruaru a Parnamirim, encontra-se em boas de condições de trafegabilidade, seja com relação ao pavimento e acostamento, seja com relação à sinalização, sendo que esta última, em alguns pontos, apresenta-se de forma provisória por causa das obras que ocorrem ou foram concluídas recentemente, a depender do segmento”. Já o deputado Júlio Cavalcanti (PTB) alerta para outros problemas da BR-232, que liga o Recife a Parnamirim, no Sertão. A situação da rodovia é deplorável, com desníveis na pista, vegetação alta e falta de sinalização. O deputado lembrou que o Governo do Estado prometeu duplicar a rodovia do Recife até Arcoverde, no Sertão, mas a duplicação só chegou a São Caetano, na Região do Agreste.


Posto de saúde a...  

Continuam a passos de tartaruga as reformas do Posto de Saúde Fernandes Figueiras, no entorno da Praça João Cabral de Melo Neto, em Jardim São Paulo. Com isso, as pessoas vão para um posto, na Ceasa, e madrugam para conseguir uma ficha de consulta.

Amanda Alves Ferreira/Cortesia  
 Exibindo A-Obras inacabada.jpg
...passos de tartaruga - “Saindo de casa de madrugada, os pacientes rezam para não ser assaltados. A obra começou, há bastante tempo, e custa aos contribuintes R$ 1.499.983,34 e, até agora, não foi inaugurada pelo ‘dinâmico’ prefeito Geraldo Julio”, detona Amanda.

Difícil acesso

Nilson Aquino/Cortesia  
Exibindo A-Orla Piedade.png

Nilson Aquinor denuncia o alagamento da Av. Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, Jaboatão, com qualquer chuvinha. E prejudica o acesso das pessoas e dos motoristas que precisam ir ao SESC/Piedade.


Meia-sola? - Já na Rua Goiana, onde fica o SESC/Piedde, a reclamação é sobre o desnível do calçamento de paralelepípedos feito pela Prefeitura de Jaboatão. O desnivelamento virou buracos, verdadeiras armadilhas para quem passa.



Tá braba - Moradores estão apavorados com a onda de assaltos e com a venda e o consumo de drogas por adolescentes a toda hora. A exemplo do que ocorre na Rua Ulisses Pernambucano. E uma casa de show, com som alto, não deixa ninguém dormir. A coisa tá braba.



Governo do Estado precisa dialogar com os professores

A greve dos professores da Rede Estadual de Pernambuco entra hoje para o seu segundo dia com um saldo mais de 650 mil alunos fora da sala de aula e profissionais de educação sem perspectiva de negociação com o Governo do Estado.

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco considera fundamental que o governador Paulo Câmara retome o diálogo com os professores para buscar uma rápida solução para este problema, que afeta milhares de crianças e jovens pernambucanos.

Interditar o diálogo, como tem feito o governo estadual, inclusive por meio de medidas extremas, como a de cortar o ponto dos docentes, não dará solução para a situação. Pelo contrário, tal medida emite sinais claros de desprestígio à luta dos professores, que historicamente enfrentam uma dura realidade, marcada pela falta de salários justos e por precárias condições de trabalho.

Governador, o uso da força, no lugar da negociação, é um erro e uma clara demonstração de inabilidade administrativa. 

Os professores não estão sequer cobrando neste momento a promessa de campanha de dobrar o salário da categoria, o que já vem se revelando difícil de cumprir diante do atual reajuste zero. O que se pede é que o Estado implemente a lei do piso salarial, o que era para ter sido feito desde janeiro, como tem ocorrido todos os anos. O aumento de 13,01% deve ser concedido a 46 mil docentes.

Consideramos legítima a reivindicação dos professores e nos colocamos à inteira disposição do governo do Estado para contribuir com o entendimento com a categoria.

Reajuste zero e diálogo zero não resolverão o impasse.





Contadores podem se inscrever gratuitamente em oficina sobre as mudanças tributárias do Paulista
            Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Fisco e Contadores do Paulista. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Finanças, acontece na próxima quinta-feira (23.04), às 13h30, na sede do Sindicato das Empresas do Comércio e Serviços do Eixo Norte (SINDNORTE). A iniciativa tem por objetivo esclarecer os profissionais de contabilidade com atuação no município sobre as recentes mudanças na legislação tributária da cidade. As inscrições são gratuitas e limitadas.
            Para confirmar participação, os interessados devem acessar o link: http://even.tc/1o-encontro-fisco-e-contadores. Na ocasião, será necessário responder um breve questionário com informações pessoais e da empresa para o qual está vinculado. A oportunidade estará disponível para os contadores até o preenchimento total das vagas.
            Durante a oficina, o público terá a chance de conhecer alguns temas importantes, como: cadastro mercantil e processo de viabilidade; alvará de funcionamento; nota fiscal eletrônica e declaração de serviços; e benefícios fiscais concedidos pelo município. Todo o conteúdo das aulas será ministrado por gestores da Prefeitura do Paulista.
SERVIÇO:
O Quê – Inscrições gratuitas para o 1º Encontro Fisco e Contadores do Paulista;
Como – Através do link: http://even.tc/1o-encontro-fisco-e-contadores;
Local – Sede do SIDNORTE (Rua Epitácio Pessoa, nº 04, Centro). O espaço fica próximo ao Banco Bradesco;
Quando – Na próxima quinta (23.04), às 13h30. 

SECRETARIA DE IMPRENSA

Prefeitura do Recife rende homenagens ao
centenário de Pelópidas Silveira

A solenidade que marca os 100 anos de Peópidas acontece no Museu da Cidade, nesta quarta (15). Um busto do gestor será colocado no Centro do Recife

            O Recife comemora amanhã (15) o centenário do engenheiro e gestor público Pelópidas Silveira. Para celebrar a data, a Prefeitura do Recife rende homenagens ao primeiro prefeito da cidade eleito pelo voto popular (1955/1959). A solenidade de comemoração está sendo organizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão responsável pela área de planejamento do Recife e ligado à Secretaria de Planejamento Urbano, e acontecerá na noite desta quarta-feira (15), no Museu da Cidade, às 19h. Pela manhã, às 10h, um busto do gestor será instalado na descida da Ponte Duarte Coelho.

            As homenagens contarão com a presença dos familiares e amigos de Pelópidas, além de entidades e profissionais ligados ao urbanismo. Na programação da noite haverá a exibição de dois vídeos, sendo um preparado especialmente em comemoração ao centenário, contando um pouco da vida e obra de Pelópidas. O outro, em 16 milímetros, foi realizado em 1956 por Firmo Neto e traça o perfil de Pelópidas enquanto gestor. Este vídeo faz parte do acervo da cinemateca do Teatro do Parque. O evento terá a participação do prefeito Geraldo Julio, que convidou ex-prefeitos da cidade para a solenidade no Museu do Recife.

            A história de Pelópidas se confunde com alguns dos mais significativos planejamentos e projetos voltados para o desenvolvimento social e urbano do Recife. Entre algumas de suas intervenções estão as construções, alargamentos e pavimentações de ruas e avenidas (Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Beberibe e da Rua Dom Bosco, por exemplo); reforma da Praça da Independência; instalação do serviço de ônibus elétrico; incentivo à construção de casas populares; construção de galerias, canais e pontes; construção de parques, praças e jardins, que tem no Sítio Trindade uma referência das suas ações.

            Prefeito da cidade por três vezes, o urbanismo foi um traço de grande relevância da sua passagem à frente do Executivo Municipal. Mas, o incentivo à criação de associações de bairro e à democratização da participação popular por meio das audiências públicas também assumem fundamental importância do legado por ele deixado.

        "A homenagem que fazemos ressalta a importância do trabalho feito por Pelópidas, sobretudo no que diz respeito aos avanços que ele trouxe ao desenvolvimento urbano da cidade e ao incentivo da participação popular, por meio das audiências públicas. Pelópidas criou pontes entre a sociedade e o poder público", ressalta Antônio Alexandre, secretário de Planejamento Urbano do Recife.

Busto - Confeccionado em concreto pelo escultor José Roberto, o busto em homenagem ao centenário de Pelópidas Silveira será instalado na descida da Ponte Duarte Coelho, na esquina com a Rua da Aurora, em frente ao Recife Plaza Hotel. Ou seja, na entrada da Conde da Boa Vista, via que foi alargada por Pelópidas. A Emlurb produziu a base da peça. José Roberto tem 30 anos de carreira e, entre outras obras, foi responsável pela escultura localizada em frente ao Fórum de Garanhuns e o monumento da Polícia Federal de Pernambuco, que fica no Cais do Apolo.

Instituto da Cidade Pelópidas Silveira- Autarquia ligada à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, o Instituto foi criado em 2009 e leva o nome de Pelópidas em sua homenagem. É responsável pelos estudos, pesquisas, planejamentos e projetos voltados para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade. Entre outras atribuições está sob sua coordenação, a partir deste ano, iniciar o trabalho de revisão das legislações urbanísticas (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei de Parcelamento, dispositivos legais que tratam da Transferência do Direito de Construir e da Outorga Onerosa). Até o final deste semestre deverão ser iniciados os estudos técnicos ao passo que a gestão ouvirá a população para a formulação final das revisões. Essas revisões reafirmam um dos compromissos da atual gestão assumidos junto à sociedade.

            Outra importante frente de ação do Instituto é a realização de um estudo urbanístico para o centro expandido da cidade, por meio de um convênio já firmado com a Universidade Católica de Pernambuco. Também faz parte das ações de planejamento urbano a contribuição dentro do Projeto Recife 500 Anos, que resultará num documento que norteará as diretrizes estratégicas da cidade para o planejamento urbano da cidade para os próximos 20 anos quando o Recife será a primeira capital do país a completar oficialmente 500 anos.  

Confira na linha do tempo um pouco da trajetória de Pelópidas Silveira:

1915 - Nasceu no Recife em 15 de abril. É o primeiro dos seis filhos de Sizenando Elísio Silveira e de Laura de Souza Silveira;

1935 - Forma-se engenheiro pela Escola de Engenharia;

1936 a 1937​- Foi o responsável pela Diretoria de Viação e Obras Públicas do Estado de ​​​​Pernambuco;

1942 - É um dos criadores do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco – ITEP;

1944 ​- Organizou e dirigiu a Seção de Solos e Fundações do Instituto ​​​​Tecnológico, onde trabalhou por mais de dez anos;

1946 ​- Foi nomeado prefeito da Cidade do Recife pelo interventor José ​​​​Domingues, cargo que ocupou durante seis meses. Em sua gestão, marcada pela participação da população, dá início a várias reformas no setor administrativo e promove melhorias na infraestrutura da cidade;

1955 - Foi o primeiro prefeito eleito por meio de voto popular na Cidade do ​​​Recife governando a cidade até 1959;

1959 a 1963- Foi vice-governador do Estado de Pernambuco no governo de Cid Sampaio;

1963 ​- Assumiu a Secretaria de Viação e Obras Públicas, na gestão de Miguel ​​​Arraes. No mesmo ano foi eleito mais uma vez Prefeito da Cidade do Recife;

1964​ - Foi deposto do cargo de prefeito pelo movimento político-militar de 1964 quando foi preso por oito meses e meio;

1980​ - Foi reintegrado à docência na Universidade Federal de Pernambuco;

2008 - Faleceu no dia 6 de setembro.

SERVIÇO:

Homenagens ao centenário de Pelópidas Silveira

10h - Inauguração do busto de Pelópidas, na descida da Ponte Duarte Coelho, esquina com a Rua da Aurora.

19h - Solenidade em homenagem a Pelópidas, no Museu do Recife (Forte das Cinco Pontas, s/nº, São José)

Quando: Quarta-feira (15/04/15)


Núcleo da Defensoria Pública em São 
Lourenço da Mata conta com nova sede


A população de São Lourenço da Mata agora conta com nova sede de atendimento da Defensoria Pública de Pernambuco, localizada na Rua Tito Pereira, 368, centro, em frente ao Fórum daquela jurisdição. O evento de inauguração ocorreu na última quinta-feira (09/04), e reuniu diversas autoridades dos poderes Judiciário, legislativo e executivo.

Antes do descerramento da placa inaugural, o Defensor Público Geral, Manoel Jerônimo, agradeceu a presença de todos. Falou da alegria da Defensoria Pública em poder destinar uma unidade mais digna para o atendimento aos assistidos da Instituição. “Estamos buscando, através da nossa gestão, fazer com que o Defensor Público tenha cada vez mais amor a sua vocação e sinta-se motivado a trabalhar em prol da sociedade, atuando em um ambiente digno”.

Para o Chefe do Núcleo de São Lourenço da Mata, Wellington César da Silva, a instalação de uma nova estrutura significa o resgate da dignidade, tanto para os Defensores Públicos, que de certa forma prestam melhores serviços, quanto para os assistidos. “Não podemos falar em dignidade para ninguém sem dar aos nossos jurisdicionados o mesmo tratamento, com uma infraestrutura para isso. Com esse novo ambiente, eles se sentem valorizados”, disse.   

Para o Procurador Geral de Justiça, Carlos Guerra, a Defensoria Pública está de parabéns pela iniciativa. “A DPPE tem conseguido se estruturar mesmo diante das dificuldades orçamentárias do Estado. Hoje existe uma diferença muito grande entre a Instituição diante do passado, e avança a cada dia, principalmente, na gestão do Defensor Geral Manoel Jerônimo, que tem feito uma excelente trabalho. Quem ganha é a população assistida”, frisou acrescentando que o Ministério Público de Pernambuco é um parceiro da Defensoria.
Segundo a juíza, Aldeleide Galindo, sem sombra de dúvida é um grande feito para a Defensoria, pois “nesse novo endereço a população vai encontrar um espaço amplo, agradável e muito mais acessível aos jurisdicionados”, frisou. O mesmo ressaltou a Juíza de Camaragibe, Luciene Robéria, acrescentando que a atuação da Defensoria é essencial ao trabalho do judiciário.


Presenças: Além das autoridades já citadas no corpo da matéria, prestigiaram a inauguração os Subdefensores Adriano Galvão (Causas Coletivas), Andréa Lundgren (Região Metropolitana) os Defensores Diogo Gomes, Fernanda Esmeraldo, Clarice Weine, Caroline Stéfanie, os Assessores Especiais da DPPE, Manfredo Paulino e Alexandre Von Huopp,  Procurador Geral do Município de São Lourenço da Mata, Jorge Mesquita (representando o prefeito Ettore Labanca), o Promotor de Justiça Guilherme Lapenda, os veredadores Rubéns Alencar, Antônio Manga, Gilberto Monteiro e a juíza Marinês Marques.

 Redação: Fátima Freire/Ascom-DPPE
Fotos: @jhpaparazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário