terça-feira, 14 de abril de 2015

Parabólica

Quarta-feira
15.04.15

  
Combate à dengue
chega às indústrias

Atualmente, já são 18.431 casos suspeitos de dengue em 165 municípios de Pernambuco. Desse total, 2.987 já tiveram o diagnóstico confirmado, num aumento de 423,91% em relação ao mesmo período de 2014, quando 3.518 foram notificados, com 1.247 casos confirmados. São 11 mortes suspeitas da doença. Para ajudar, no combate à epidemia causada pelo mosquito Aedes Aegypti, o Serviço Social da Indústria (SESI/PE) firmou parceria com a Secretária de Saúde do Recife para levar ações educativas e de prevenção a empresas do setor industrial, trabalhadores e comunidade. Entre as ações previstas, na importante parceria, estão à distribuição de folders e cartazes, nas unidades do SESI/PE da capital, palestras educativas e a colocação das chamadas “ovitrampas”, armadilhas para a detecção de infestações e eliminação do mosquito, nas empresas industriais e unidades do SESI​​. A primeira a orientação ao público foi ontem, no SESI da Mustardinha. São 83 cidades com risco de surto e 25 em situação de epidemia por causa do alto número de casos da doença, além do Recife, que se declarou como epidêmico, com mais de cinco mil notificações.

Homenagem a Nelcy      

A Câmara de Vereadores do Recife homenageia o ato heroico do prático Nelcy da Silva Campos, falecido em 1990. Em 12 de maio de 1985, ele rebocou para longe da costa o navio petroleiro Jatobá que, em chamas, ameaçava explodir o Parque de Tancagem do Brum.

 Divulgação  
Exibindo A-Foto de Nelcy.jpg

Trinta anos - A iniciativa é da vereadora Vera Lopes (PPS) e será, hoje, às 15h30, e faz parte das comemorações dos 30 anos do feito do Herói Pernambucano Contemporâneo, como Nelcy ficou conhecido. - Quero que as pessoas reconheçam e conheçam esse ato histórico, afirma Vera.



Haja buracos

Henrique Lotto/Cortesia  
    Exibindo Buracos-Paulista.jpg
Na Rua Major G.T de Holanda, na Vila Torres Galvão, em Paulista, a buraqueira e a poeira deixam os moradores revoltados com a prefeitura. Têm prejuízos com a quebradeira dos carros e pedem providências urgentes.


Armas - Jovens do Coque participam do Dia do Desarmamento Infantil, hoje, através da troca de armas de brinquedo por outro mais educativo, na Fundação Ana Lima/Hapvida Saúde, que atende 170 crianças. Quem quiser participar, ligue 9991.0990.    
   


PL 4330 - A CUT-PE convoca os trabalhadores para o Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4330 da Terceirização, hoje, às 14h, em frente à Fiepe, na Av. Cruz Cabugá, em Santo Amaro. Depois, a passeata segue em direção ao Palácio do Campo das Princesas.



VEM - Universitários enfrentam dificuldade para realizar as recargas de crédito do VEM por conta de um recadastramento que exige a carteira de estudante 2015. Segundo uma aluna, as instituições que emitem o documento estão dando prazo de dez dias, devido à falta de formulários. Assim, os estudantes terão que pagar dez dias de passagem.




Defensoria -
A população de São Lourenço da Mata conta com a nova sede da  Defensoria Pública de Pernambuco (atendimento gratuito) e inaugurada, anteontem, na Rua Tito Pereira, 368, Centro.


Odonto -
A Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) abriu inscrições para especializações em Endodontia, Ortodontia e Dentística Estética. Tel.: 81.3221.3325.

Câncer -
Os últimos avanços, no tratamento do  câncer gastrointestinal, pancreático e hepático, serão apresentados no “II Recife Gastrointestinal Cancer Symposium”. Informações: www.gicancersymposium.com.br


Secretaria de Educação do Recife comemora Dia do Livro Infantil e nascimento de Monteiro Lobato

Mais de 400 alunos da rede municipal participam da programação especial, que inclui contação de histórias, exibição de vídeos e peças teatrais

            A Secretaria de Educação do Recife montou uma programação literária especial para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, celebrados no próximo sábado (18). Nesta quarta-feira (15), o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) fará contação de histórias e exibição de vídeos no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, localizado na Ilha do Leite. Já na quinta-feira (16), a programação é organizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) e ocorrerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.

            Na quarta, a abertura do evento cujo tema é "Redescobrindo Monteiro Lobato" será feita por uma das bandas do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação. Duas professoras farão a contação de histórias, e serão exibidos vídeos sobre fábulas  e contos menos conhecidos de Monteiro Lobato, considerado o maior nome da literatura infantil brasileira. Cerca de 30 alunos do 3º e 4º anos da Escola Municipal Reitor João Alfredo participam da atividade.

            De acordo com Ivana Cavalcanti, coordenadora do PMBFL, a ideia é mostrar que a obra do escritor vai além do Sítio do Picapau Amarelo, que todos conhecem. "Para as crianças, a obra de Lobato é de um imaginário criativo incrível. Ele sai de um mundo real para um mundo imaginário que é bem nacional. Além disso, quando lemos as histórias de outros escritores, inclusive os atuais, percebemos que muitos se baseiam na obra de Monteiro Lobato. Eles sempre falam que leram muito o autor, que a formação deles como escritor vêm dessas leituras", afirma Ivana Cavalcanti. Segundo a coordenadora, o PMBFL conta com ações como formação de acervo em bibliotecas, atividades desenvolvidas nas escolas por professores de biblioteca, formação de docentes e festival de leitura e escrita.

            Na atividade da quinta-feira, são esperados 400 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de dez escolas municipais. Após a abertura feita pela Banda Paulo Freire, haverá apresentação do Grupo de Contação de Histórias do NAC e de professoras. Alunos de três unidades de ensino vão fazer apresentação teatral e mostra de trabalhos feitos nas escolas sobre as obras menos conhecidas de Monteiro Lobato.
             Também haverá apresentação do Projeto Cantigas de Roda - uma leitura musicada. Através da iniciativa que começou a ser desenvolvida neste mês, a Banda Paulo Freire e o grupo de teatro do NAC fazem visitas a escolas municipais com o objetivo de resgatar as cantigas infantis e estimular a produção musical.
Programação:
Quarta (15)

Local: Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação do Recife - Rua Frei Matias Teves, sem número, Ilha do Leite. No hall do bloco A, no térreo do CAP.

Hora: 8h às 10h e 14h às 16h

Quinta (16)

Local: Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire - Rua Real da Torre, n° 299, Madalena.

Hora:  14h



Paulista fecha o cerco contra irregularidades no transporte de passageiros na cidade

Com o objetivo de coibir a circulação de veículos fazendo transporte irregular de passageiros, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Mobilidade e Transportes intensifica a partir desta terça-feira (14.04) fiscalizações nas vias mais importantes da cidade. Agentes de trânsito estão atentos a táxis de outros municípios circulando em pontos estratégicos como as PEs 01 e 15, além da Ponte do Janga e demais localidades, como Jardim Paulista, e bairros da região das praias.

Neste primeiro dia da ação intensiva, um taxista de Recife teve seu carro apreendido por circular com a caixa luminosa, popularmente chamada de miador, exposta. O correto, no entanto, é não usar o equipamento fora dos limites da cidade onde é registrado como taxista. O veículo apreendido foi levado ao depósito da Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista, de onde só deve ser liberado mediante pagamento de multa de R$ 2 mil e demais taxas referentes ao recolhimento do automóvel.

            Paulista conta, atualmente, com cerca de 600 taxistas inscritos junto à gestão municipal. Todos os profissionais passam por recadastramentos anuais nos quais as documentações de condutor e veículos são analisadas, aqueles com irregularidades devem organizar a situação para poder trabalhar na cidade. Os automóveis também são inspecionados quanto às condições e itens de segurança.

CONTATO
Imprensa Paulista – 8788.4909 



MAPOTECA E PARCELAMENTO DO USO DO SOLO FUNCIONAM EM MESMO ESPAÇO FÍSICO

Para melhor atender aos usuários, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem reuniu dois serviços no andar térreo do prédio-sede na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista. No local funcionam a Gestão do Parcelamento do Solo Urbano e a Mapoteca. O primeiro realiza, entre outras atividades, o exame e a concessão de Anuência Prévia aos projetos de parcelamento do solo urbano (loteamentos, condomínios e desmembramentos). Já na Mapoteca, a população pode adquirir documentação cartográfica, ortofotocartas, fotografias de satélite,  para subsidiar a realização de obras, como saneamento, viárias e a construção de imóveis.

O setor de Gestão do Parcelamento do Solo Urbano é responsável ainda pela emissão de Diretrizes de Uso e Ocupação do Solo formuladas por agentes públicos e privados,  na Região Metropolitana do Recife (RMR), nos municípios do litoral e nas áreas de Interesse Especial do Estado, frente aos dispositivos legais existentes, em especial os da LeI Federal nº 6766/79 e Lei Estadual nº 9990/87. 

Com a mudança, os usuários poderão realizar todos os serviços em um só espaço físico minimizando o tempo de atendimento, que chega a uma média de 20 solicitações diárias (via telefone, email e presencial).

"A reestruturação de importantes setores da empresa representa o reflexo do compromisso da Agência Condepe/Fidem em prestar um serviço público de qualidade", disse o presidente da entidade, Flávio Figueiredo. Ele conta que alguns resultados significativos mostram o potencial de atuação da Agência Condepe/Fidem com relação a este serviço : a uniformização junto às Prefeituras Municipais dos procedimentos administrativos e das análises técnicas dos projetos de parcelamento do solo urbano; menor incidência de transgressões à legislação vigente referente à projetos de parcelamento do solo urbano, face ao papel da entidade como agente fiscalizador da tramitação e da implantação desses projetos; a elevação do nível técnico dos projetos de parcelamento do solo urbano, assegurando condições físicas de implantação; maior conscientização para as questões do uso e ocupação do solo referente aos serviços de implantação de loteamentos e condomínios; entre outras.

Anteriormente o atendimento dos serviços era realizado de forma separada. A Gestão do Parcelamento do Solo Urbano funcionava no próprio prédio-sede, mas no 1º andar, o que, segundo o gerente da área, arquiteto Tamar Lima, dificultava, por exemplo, a acessibilidade de portadores de deficiência, que tinham que subir uma escada para chegar até o atendimento.

Já a mapoteca funcionava na casa da Agência Condepe/Fidem da rua Barão de São Borja. "Muitas vezes o usuário tinha que adquirir um mapa e ter que voltar até a rua das Ninfas para outro atendimento. A distância entre as duas casas é curta, porém agora há uma facilidade com a localização no mesmo espaço", garante Tamar Lima.

Além disto, para oferecer conforto aos usuários, o ambiente foi climatizado e na entrada da área de atendimento foi colocada uma sala de recepção onde os usuários são recepcionados por técnicos especializados. O local foi adaptado às normas de acessibilidade para realizar o atendimento prioritário a idosos, portadores de deficiência, grávidas, lactantes e adultos com crianças de colo.Para o agilizar o serviço, foram instalados computadores de última geração. "Mas, tudo teve um custo mínimo já que a maioria do material utilizado na reestruturação foi aproveitado da própria entidade", registrou o gerente Tamar Lima.

O horário de funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira das 8h às 13h:30. Mais informações pelos números (81) 3182.4408 e 3182.4410  ou pelo e-mail tamar.lima@condepefidem.pe.gov.br

MAPOTECA -Já o acervo cartográfico da Agência Condepe/Fidem é formado por uma grande variedade de produtos voltados para auxiliar no planejamento e gestão do desenvolvimento estadual, além da tomada de decisões sobre as obras viárias : de saneamento, cadastros técnicos de imóveis urbanos, entre outros. Os mapas também auxiliam na elaboração de estudos de impacto ambiental e na análise da viabilidade para instalação de novos empreendimentos em Pernambuco. Está disponível à sociedade: estudantes, empresários eao público em geral para consulta ou aquisição. Para mais informações através do emailmapoteca.condepefidem@condepefidem.pe.gov.br 


Paulista oferece curso gratuito de formação para taxistas e motoristas auxiliares

            Taxistas e motoristas auxiliares que operam em Paulista não devem perder essa ótima oportunidade para se qualificar. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes oferece curso gratuito de formação em direção defensiva, noções básicas sobre mecânica, elétrica, legislação de trânsito e primeiros socorros. Inicialmente estão sendo disponibilizadas 120 vagas distribuídas em duas etapas cada uma com 60 oportunidades divididas em turmas pela manhã e à tarde. A capacitação terá início no final deste mês de abril com carga horária de 28 horas/aula.

            Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Mobilidade e Transportes, que fica na Rodovia PE-15, s/n, na Vila Torres Galvão. O atendimento segue até esta sexta-feira, das 8h às 12h. Na ocasião, os condutores devem apresentar originais e cópia dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência, além de uma foto 3x4 e dois quilos de alimentos não perecíveis.
 

Taxista há 12 anos no Paulista, Hugo Napoleão não perdeu tempo e já fez a sua matrícula no curso oferecido pela gestão municipal. Segundo ele, as aulas trarão uma reciclagem a quem está no ramo. “É muito bom, vai trazer informações novas, também vai lembrar o que a gente já esqueceu. É a primeira vez que eu vejo esse tipo de curso e apoio a ação”, enalteceu o taxista.

            Todo o conteúdo do curso será ministrado por instrutores da Prefeitura do Paulista. As aulas vão acontecer na própria sede da secretaria. Após os primeiros 120 beneficiados será feita uma avaliação do curso para identificar a necessidade de novas turmas.

CONTATO:

Imprensa Paulista – 8788.4909v






Nenhum comentário:

Postar um comentário