quinta-feira, 16 de abril de 2015

Parabólica




Na berlinda, hoje,
o Pacto pela Vida


Com um crescimento de 9,5%, no índice de homicídios, em 2014, e em três meses e meio, deste ano, mais de 1 mil assassinatos, a Bancada de Oposição, da Assembleia Legislativa, realiza, hoje, um grande expediente para debater o Pacto pela Vida e o aumento da violência em Pernambuco. O debate será, às 10h, no Plenário da Alepe. Temos, atualmente, uma média de mais de dez pessoas mortas por dia, numa prova incontestável de que a política de segurança pública do Pacto está indo de ralo abaixo. Outra preocupação é a tendência de crescimento, em todas as regiões do Estado. Precisamos saber o que está dando errado no Pacto pela Vida”, questionam os deputados oposicionistas. Ninguém melhor para responder do que o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, principal convidado para o debate. Também foram convidadas várias entidades, a exemplo da OAB-PE, MPPE, Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e Associação dos Delegados de Polícia (Adeppe). O líder da Oposição, deputado Silvio Costa Filho (PTB) reforça que o resultado negativo do Pacto, há um ano, coloca para a  sociedade e o Governo do Estado a necessidade de se discutir a sua reformulação.




Desrespeito ao trânsito     

Arthur Mota/FolhaPE     

Desrespeito às leis de trânsito e, certamente, desconhecimento total do que seja cidadania. É o que se conclui desse motorista que estacionou este caminhão, em frente ao Mercado de Casa Amarela, apesar da placa proibindo. E não apareceu nenhum agente para multá-lo.


Reajustes salariais? - O governador já negou o pedido do TJPE de reajustes de valores diante da crise nacional. Estranhamente, está em 1ª Discussão, na Alepe, projetos do TCE e da Mesa Diretora da Alepe para aumentar salários dos servidores das duas instituições.

     
Escadas rolantes?

Nilson Moura/Cortesia 


Nilson Moura denuncia que essas duas escadas rolantes do Metrô/Cajueiro Seco estavam paradas, no domingo passado, prejudicando o acesso das pessoas. Outro leitor garante que só vivem quebradas.



Buracos - Em resposta à buraqueira, na Rua Major Jener Tenório de Holanda, na Vila Torres Galvão, a Secretaria de Serviços Públicos de Paulista informa que uma equipe irá, ainda esta semana, averiguar o caso e solucioná-lo. Muito bem.



No ralo - Moradora do Barro, no Recife, denuncia que um cano da Compesa está desperdiçando água há mais de um mês. O cano fica na Rua Tacaibu, próximo à Estação Werneck. Ela tem dois protocolos e a companhia não fez nada ainda. É água saindo pelo ralo.



Só eles - Projetos arquitetônicos de reformas e de sistema viário urbano são algumas das atividades privativas de arquitetos e urbanistas. Está na resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) que, após ser suspensa por liminar, teve a sua vigência restabelecida pelo Tribunal Regional Federal/1ª Região.


  
Meninos -
A Orquestra Meninos de Ipojuca está de parabéns. Os 97 alunos, em apenas 7 meses, já participam de cantatas e recebem convites para apresentações.


Mercados -
Hoje, às 19h, no CEDEPE, palestra sobre “Inteligência Competitiva e Identificação de Mercados”, do diretor do CEDEPE, Caio Peppe. 
Para integrantes da Associação dos Jovens Empresários do Recife. 


Frutas -
O Serviço Social da UPA de Engenho Velho, em Jaboatão, festeja, o Dia Mundial da Saúde, hoje, 14h30, com o vídeo “Churrasco de Frutas”.  Mostra a saúde como direito de todos.

  




Júri Manoel Mattos: três absolvidos e dois condenados

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) informa o resultado do tribunal do júri, referente ao julgamento dos acusados do assassinato do advogado Manoel Mattos:

Absolvidos: Cláudio Roberto Borges, José Nilson Borges e Sérgio Paulo da Silva.

Condenados: Flavio Inácio Pereira (26 anos de pena) e José da Silva Martins (25 anos de pena)
-- 
Suzan Vitorino
Assessoria de Comunicação
Fone: (81) 3213-6169/9917-1382






Excesso de peso atinge 52,3% da população do Nordeste

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que obesidade estabiliza no Brasil, mas índice de pessoas acima do de peso cresce. Por outro lado, o aumento da prática de atividade física e alimentação com menos gordura apontam que a população está buscando hábitos mais saudáveis

O índice de obesidade está estável no país, mas o número de brasileiros acima do peso é cada vez maior. Pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2014, alerta que o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país. Essa taxa, nove anos atrás, era de 43% - o que representa um crescimento de 23% no período. Na região Nordeste, o índice de pessoas com sobrepeso é de 52,3%. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil.
Também preocupa a proporção de pessoas com mais de 18 anos com obesidade, 17,9%, embora este percentual não tenha sofrido alteração nos últimos anos. Considerando somente a população da região Centro-Oeste, a proporção é de 17,1%.
“O mais importante para o Brasil neste momento é deter o crescimento da obesidade. E nós conseguimos segurar esse aumento. Isso já é um grande ganho para a sociedade brasileira. Em relação ao sobrepeso, não temos o mesmo impacto da obesidade, de estabilização, mas também não temos nenhuma tendência de crescimento disparando”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “No Brasil não há tendência de disparos como nos outros países em que o crescimento da obesidade é avassalador. Em comparação com nossos vizinhos conseguimos deter o crescimento, quando é essa a tendência”, reforça. O índice de obesidade do Brasil está abaixo, por exemplo, da Argentina (20,5%), Paraguai (22,8%) e Chile (25,1%).
Entre os homens e as mulheres brasileiros, são eles que registram os maiores percentuais. O índice de excesso de peso na população masculina chega a 56,5% contra 49,1% entre elas, embora não exista uma diferença significativa entre os dois sexos quando o assunto é obesidade. Em relação à idade, os jovens (18 a 24 anos) são os que registram as melhores taxas, com 38% pesando acima do ideal, enquanto as pessoas de 45 a 64 anos ultrapassam 61%.
A pesquisa demonstra ainda que as pessoas com menor escolaridade, 0 a 8 anos de estudo, registram a maior índice, 58,9%, enquanto 45% do grupo que estudou 12 anos ou mais está acima do peso. O impacto da escolaridade é ainda maior entre as mulheres, em que o índice entre os mais escolarizados é ainda menor, 36,1%. As mesmas diferenças se repetem com os dados de obesidade. O índice é maior entre os que estudaram por até 8 anos (22,7%) e menor entre os que estudaram 12 anos ou mais (12,3%).
O Vigitel 2014 entrevistou, por inquérito telefônico, entre fevereiro e dezembro de 2014, 40.853 pessoas com mais de 18 anos que vivem nas capitais de todos os estados do país e do Distrito Federal. Realizada desde 2006 pelo Ministério da Saúde, a pesquisa, ao medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira, serve para subsidiar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.
“O Brasil tem feito algo inédito no mundo, que é manter esse sistema de monitoramento durante tantos anos. Nós sabemos que a obesidade e o excesso de peso são problemas generalizados no mundo e por essa razão o Vigitel é importante para subsidiar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta.
Além do avanço do excesso de peso e da obesidade, outros indicadores levantados pelo Vigitel também apontam para o maior risco de doenças crônicas entre os brasileiros. Do total de entrevistados em todo o país, 20% disseram terdiagnóstico médico de colesterol alto. Nesse caso, são as mulheres que registram percentual acima da média nacional, de 22,2%, contra 17,6% entre os homens. Em ambos os sexos, a doença se torna mais comum com o avanço da idade e entre as pessoas de menor escolaridade. Entre os que têm mais de 55 anos o índice ultrapassa 35%. O percentual de colesterol alto no Centro-Oeste do país é 18,9%.
MAIS EXERCÍCIOS – Apesar do avanço de fatores de risco como excesso de peso e colesterol alto, a população brasileira está mais atenta a hábitos saudáveis, com crescimento do número de pessoas que se exercitam regularmente e daquelas que mantém uma alimentação adequada, com maior presença de frutas e hortaliças e menos gordura.
Segundo o Vigitel 2014, o brasileiro está se exercitando mais, com aumento de 18% nos últimos seis anos do percentual de pessoas que praticam atividade física no lazer. Este ano, 35,3% dos entrevistados disseram dedicar pelo menos 150 minutos do seu tempo livre na semana com exercícios, enquanto o índice de 2009 era de 29,9%. Já na região Centro-Oeste, o índice é ainda mais positivo, 38,2%.
Os homens são mais ativos que as mulheres, 41,6% deles praticam o recomendado de atividade física contra 30% entre o público feminino. Os jovens, em ambos os sexos, são os que mais se exercitam, com índice de 50%. Mais uma vez, a escolaridade aparece como um fator importante. Enquanto 47,8% das pessoas que tem 12 anos ou mais de estudo praticam exercícios no tempo livre, entre os de escolaridade menor (até oito anos de estudo) o índice é 22,9%.
Embora o número de pessoas que disseram praticar atividade física é maior que aqueles que não se exercitam, ainda é alto o índice da população fisicamente inativa, ou seja, que afirmam não ter feito nenhuma atividade nos últimos três meses: 15,4% dos entrevistados. Os mais inativos são os idosos com 65 anos ou mais (38,2%), mas 12% dos jovens de 18 a 24 anos disseram também não ter feito esforços físicos. Apesar disso, o hábito de ver televisão cai: o índice de pessoas que passam mais de três horas de frente para a telinha passou de 31% para 25,3% em nove anos.
O sedentarismo está relacionado ao aparecimento de doenças crônicas, como câncer, hipertensão, diabetes e obesidade. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são suficientemente ativos. Esse índice no Brasil, segundo o Vigitel 2014, que soma apenas as pessoas com mais de 18 anos, é de 48,7%. O desafio assumido pelo Ministério da Saúde é reduzir esse percentual a 10% até 2025.
Segundo a OMS, 3,2 milhões de mortes todo ano são atribuídas à atividade física insuficiente e o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas.
MENOS SAL E GORDURA – Outro hábito positivo para a saúde do brasileiro é que as frutas e hortaliças estão presentes na rotina da população. Do total de entrevistados, 36,5% disseram consumir esses alimentos cinco ou mais dias da semana. Mas o índice cai para 24,1%, equivalente a um quarto da população, quando se considera a quantidade recomendada pela OMS – cinco ou mais porções diárias, 400 g. As mulheres são as que mais diversificam seus pratos. O consumo recomendado de frutas e hortaliças entre elas sobe para 28,2% enquanto entre os homens cai para 19,3%.
Já o consumo de carnes com excesso de gordura caiu. Entre 2007 e 2014, o percentual de entrevistados que disseram consumir esses alimentos passou de 32,3% para 29,4%. Nesse caso, os homens consomem duas vezes mais, com 38,4%, enquanto entre as mulheres o índice é de 21,7%. Apesar da busca por carnes mais magras, o sal continua bem presente no prato do brasileiro. A frequência de adultos que consideram seu consumo de sal muito alto ou alto foi de 15,6%, sendo maior entre os homens (17,4%). Esse percentual cai com a idade, mas aumenta com os anos de escolaridade.
Segundo o Vigitel 2014, a percepção da população ainda é baixa em relação ao consumo de sal em excesso. O percentual deve ser ainda maior, uma vez que o estudo da POF/IBGE de 2008 mostrou que, naquela época, o consumo de sódio do brasileiro excedia em mais de duas vezes o limite máximo recomendado pela OMS, cinco gramas por dia. A média nacional é de 12 gramas.
O consumo de refrigerantes e doces também está caindo. Dados de 2014 apontam que 20,8% da população toma refrigerante cinco vezes ou mais na semana, menor que o índice de 2007 (30,9%). Já os alimentos doces estão na rotina cinco ou mais dias da semana de 18,1% da população, sendo mais presentes nas refeições das mulheres (20,3%) que dos homens (15,8%).
A pesquisa mostrou ainda mudanças na alimentação relacionadas às rotinas mais modernas das famílias. Do total, 16,2% da população substitui o almoço ou a janta por lanche sete ou mais vezes na semana. Mesmo assim o consumo do feijão, tão popular no prato do brasileiro, permanece alto: 66% dos adultos consomem feijão cinco ou mais dias na semana.
PROMOÇÃO DA SAÚDE – O acompanhamento desses números orientam as ações do Ministério da Saúde, que tem priorizado a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Uma das metas do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), lançado em 2011, é deter o crescimento da obesidade e excesso de peso no país, bem como incentivar a adoção de hábitos saudáveis entre a população.
As doenças crônicas são responsáveis por 72,4% dos óbitos dos brasileiros. O Ministério quer diminuir em 2% ao ano o número de mortes por estas doenças até 2022. O investimento no Sistema Único de Saúde em Atenção Básica, responsável por resolver até 80% dos problemas de saúde, cresceu 106% em quatro anos, chegando a R$ 20 bilhões em 2014. São quase 40 mil equipes de Saúde da Família, cobrindo 60% da população. As equipes contam com o apoio de profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas e de educação física que ficam nos 3.923 Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Também são realizadas ações de promoção à saúde com mais de 18 milhões de alunos do ensino fundamental por meio do Programa Saúde na Escola.
Sobre o incentivo a prática de atividade física destaca-se o Programa Academia da Saúde, que já conta com 1.568 polos com equipamentos e profissionais qualificados. Além disso, o novo Guia Alimentar para a População Brasileira e o livro Alimentos Regionais Brasileiros do Ministério da Saúde orientam as famílias a optarem por refeições caseiras e evitarem a alimentação fast food. 
O Ministério da Saúde apresenta também a campanha “Da Saúde se Cuida Todos os Dias”, com foco na Política Nacional de Promoção da Saúde, cujo objetivo é incentivar mudanças individuais e de comportamento da população. As informações serão divulgadas por meio de peças publicitárias e pelo portal www.saude.gov.br/promocaodasaude.
Percentual de adultos com excesso de peso por sexo e região
Capitais / DF
Total
Masculino
Feminino
Região Norte
54,4
60,3
49,1
Região Nordeste
52,3
55,9
49,3
Região Centro-Oeste
51,3
55,7
47,4
Região Sudeste
52,3
55,9
49,2
Região Sul
54
58
50,5

Percentual de adultos com obesidade por sexo e região
Capitais / DF
Total
Masculino
Feminino
Região Norte
19,6
19,7
19,6
Região Nordeste
18
17,3
18,6
Região Centro-Oeste
17,1
16
18,1
Região Sudeste
17,5
17,4
17,6
Região Sul
19,1
19,5
18,6

Percentual de adultos que praticam atividade física suficiente no tempo livre por sexo e região
Capitais / DF
Total
Masculino
Feminino
Região Norte
37
45,1
29,7
Região Nordeste
35
42,9
28,4
Região Centro-Oeste
38,2
44,8
32,4
Região Sudeste
34
38,5
30,2
Região Sul
37,7
45,9
30,7

Percentual de adultos que disseram ter diagnóstico médico de colesterol alto por sexo e região
Capitais / DF
Total
Masculino
Feminino
Região Norte
19,9
17,3
22,4
Região Nordeste
22
19,2
24,2
Região Centro-Oeste
18,9
15,3
22,1
Região Sudeste
19,2
17,3
20,8
Região Sul
20,6
17,4
23,4


Informações para a Imprensa

Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
Fone: (61) 3315-2918 / 2351 / 2745

CARTA AO PREFEITO DO RECIFE, GERALDO JÚLIO

Entrada
x

Raimundo Edson Pereira Campos e Silva

Anexos14:46 (Há 19 horas)
para Cco:mim
Exmo. Sr Geraldo Júlio
Mui Digno prefeito do Recife
Recife - Pernambuco

Uma das principais responsabilidade da PCR deve ser a luta pelo meio ambiente, em um mundo que luta pela conservação do meio ambiente. um melhor meio ambiente é aumentar a área verde do município, plantando novas árvores, cuidando do seu crescimento e principalmente zelando para que não sejam depredadas. Há mais de 15 anos estou plantando coqueiros na praia de Boa Viagem, já tendo atingido 1296 unidades. Tenho feito o plantio e a manutenção sem custos para a PCR com a colaboração da Emlurb e dos Garis. Assim o Parque dos Coqueiros se tornou um dos lugares mais bonito e aconchegante da praia. Infelizmente o estado ou a PCR fez um curso de ARTESANATO QUE MATA para algumas pessoas que usam a palha da guias ou do olho do coqueiro para produzir artesanato que são vendidos para os turistas. 

Se usassem os coqueiros grandes e as folhas maduras não teria problema, mas usam a guia por ser macia e amarela matando os coqueiros jovens. Já falei com meio mundo na PCR e no estado. PMPE, GUARDA MUNICIPAL, SECON, BRIGADA AMBIENTAL ETC. Ninguém conseguiu resolver. Estou apelando para o MPF visto que a praia é patrimônio federal com gestão municipal. As pessoas que estão praticando esse CRIME AMBIENTAL, são facilmente identificáveis, razão porque não entendo a inoperância de sua equipe em solucionar o problema. Hoje fui a praia e encontrei centenas de coqueiros depredados inclusive um que não vai resistir apos quase três anos plantados por uma menina de cinco anos. Esta é a EDUCAÇÃO AMBIENTAL que passamos para nossas crianças ???           

Edson Campos E Silva, 
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
Blog causos e Fatos


Paulista fecha o cerco contra irregularidades no transporte de passageiros na cidade

Com o objetivo de coibir a circulação de veículos fazendo transporte irregular de passageiros, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Mobilidade e Transportes intensifica a partir desta terça-feira (14.04) fiscalizações nas vias mais importantes da cidade. Agentes de trânsito estão atentos a táxis de outros municípios circulando em pontos estratégicos como as PEs 01 e 15, além da Ponte do Janga e demais localidades, como Jardim Paulista, e bairros da região das praias.

Neste primeiro dia da ação intensiva, um taxista de Recife teve seu carro apreendido por circular com a caixa luminosa, popularmente chamada de miador, exposta. O correto, no entanto, é não usar o equipamento fora dos limites da cidade onde é registrado como taxista. O veículo apreendido foi levado ao depósito da Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista, de onde só deve ser liberado mediante pagamento de multa de R$ 2 mil e demais taxas referentes ao recolhimento do automóvel.

            Paulista conta, atualmente, com cerca de 600 taxistas inscritos junto à gestão municipal. Todos os profissionais passam por recadastramentos anuais nos quais as documentações de condutor e veículos são analisadas, aqueles com irregularidades devem organizar a situação para poder trabalhar na cidade. Os automóveis também são inspecionados quanto às condições e itens de segurança.

CONTATO
Imprensa Paulista – 8788.4909 

-- 
Assessoria de Comunicação
 
Fone: 8788.4909 | E-mail: imprensapaulista10@gmail.com



Prefeitura do Recife comemora 100 anos de Pelópidas Silveira
O prefeito Geraldo Julio comandou a noite de comemoração ao centenário do primeiro prefeito eleito pelo voto popular do Recife


          A noite desta quarta-feira (15) foi marcada por uma homenagem da Prefeitura do Recife ao centenário do engenheiro e gestor público Pelópidas Silveira. A solenidade, organizada  pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão da gestão municipal responsável pela área de planejamento do Recife, aconteceu no Museu da Cidade, e reuniu autoridades, amigos e familiares, além de representantes de entidades e profissionais ligados ao urbanismo para prestar homenagem ao gestor.

          "Esta é uma data muito marcante para nós recifenses. Pelópidas foi e é um grande exemplo de político, de gestor público, um homem honrado, que nos ensinou a ser realizador, a ter um programa de governo estruturado,  um trabalho público com preocupações urbanísticas e acima de tudo a escutar o povo, coisa que  seguimos na nossa gestão, tendo como exemplo o Recife Participa , que é um grande canal de diálogo com a população", destacou o prefeito Geraldo Julio.

          O evento também contou com a participação dos secretários municipais de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre; de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo; de Governo e Participação Social, Sileno Guedes; de Cultura, Lêda Alves; de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim; além do vice-governador Raul Henry; do presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, João Domingos; e dos filhos do homenageado, que foi prefeito da cidade por três vezes, e teve o urbanismo como um traço de grande relevância da sua passagem à frente do Executivo Municipal.

          "Agradecemos a atenção da Prefeitura do Recife, em conceder essa homenagem a este que além de um grande pai foi um grande profissional, e que pensava sempre numa cidade melhor para as pessoas", destacou emocionada Hebe Silveira, filha de Pelópidas.

          A noite ainda contou com a exibição de dois vídeos, sendo um preparado especialmente em comemoração ao centenário, contando um pouco da vida e obra de Pelópidas. O outro, em 16 milímetros, foi realizado em 1956 por Firmo Neto e traça o perfil de Pelópidas enquanto gestor e faz parte do acervo da cinemateca do Teatro do Parque.

BUSTO - Integrando as comemorações ao centenário de Pelópidas Silveira, um busto em sua homenagem será instalado às 8h30 desta quinta-feira (16) na descida da Ponte Duarte Coelho, na esquina com a Rua da Aurora, em frente ao Recife Plaza Hotel. A Emlurb produziu a base da peça que foi confeccionada em concreto pelo escultor José Roberto, que com 30 anos de carreira assina, entre outras obras, a escultura localizada em frente ao Fórum de Garanhuns e o monumento da Polícia Federal de Pernambuco, que fica no Cais do Apolo.



-- 
Carlos Eduardo Santos
Gerente de Relações com a Imprensa
 
Alexandre Gabriel
Secretário de Imprensa



Deficientes visuais com espaço no mercado de trabalho

Os deficientes visuais agora contam mais oportunidade no mercado de trabalho. É que o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), unidade da Santa Casa de Misericórdia, vem formando massagistas completamente cegos ou com baixa visão. Com a iniciativa, os deficientes visuais passam a ter sua própria renda. Alguns, inclusive, foram incorporados como funcionários da instituição. Atualmente, eles atendem o público em geral no estúdio do IAPQ, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O instituto fica na Rua Guilherme Pinto, 146 – Derby. Os tipos de massagem oferecidos são: reiki, shiatsu, relaxante, reflexologia podal e drenagem linfática. 


Música 

Nesta sexta (17) e sábado (18), o cantor Adilson Ramos faz show, no Teatro Boa Vista, às 21h, para gravação do seu segundo DVD “Vem dançar comigo”, no Teatro Boa Vista. Os ingressos estão à venda na bilheteria, ao preço de R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia). Informações: (81) 2129-5961.


Grupo Neoenergia e UNICEF ampliam parceria para beneficiar crianças e adolescentes do Semiárido brasileiro
 Convênio permitirá que clientes da Celpe, Coelba e Cosern realizem doações para o UNICEF, por meio da conta de energia elétrica

Recife, 09 de abril de 2015 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Grupo Neoenergia firmaram uma parceria com a finalidade de captar recursos e ampliar as ações que transformam a vida de meninas e meninos no Semiárido brasileiro. O convênio permitirá que clientes das distribuidoras Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN) realizem doações mensais ao UNICEF, por meio da conta de energia. As contribuições serão destinadas a projetos nas áreas de educação, saúde e proteção de crianças e adolescentes desenvolvidos pelo Fundo em Pernambuco, na Bahia e no Rio Grande do Norte.
A adesão de novos doadores será realizada pelo telefone 0800 605 2020 ou por SMS enviado para o número 27146. O cliente titular da fatura interessado em colaborar com as ações do UNICEF deve ligar, em horário comercial, e autorizar a doação mensal. Se optar por enviar um SMS, basta enviar a palavra UNICEF a qualquer momento e o UNICEF entrará em contato em seguida. Para que a adesão seja confirmada, serão solicitadas informações disponíveis na conta de energia.
O valor de doação é livre e será definido, individualmente, por cada cliente. A quantia doada poderá ser alterada ou suspensa a qualquer momento pelo titular. Será possível também autorizar doações por meio do preenchimento de formulário de adesão enviado pelos Correios, sem custo.
Autorizando, por exemplo, uma doação mensal no valor de R$ 10, o cliente ajudará a monitorar a situação nutricional das crianças de um município da Região do Semiárido brasileiro.      
Os recursos arrecadados com as doações serão utilizados para dar continuidade e ampliar os projetos desenvolvidos pelo UNICEF numa das regiões mais pobres e castigadas do país. Atualmente, as ações da instituição já estão presentes em Pernambuco, na Bahia e no Rio Grande do Norte, por meio do Selo UNICEF Município Aprovado. A iniciativa promove, há 14 anos, políticas públicas para assegurar os direitos dos jovens e a melhoria de indicadores sociais na região.
Em 2014, o Grupo Neoenergia se tornou parceiro das ações sociais do UNICEF, orientando os adolescentes atendidos pelos projetos sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. Juntos, os três Estados onde atuam as distribuidoras do Grupo possuem 585 municípios no Semiárido. Desse total, 459 já participam do Selo UNICEF Município Aprovado. Nessas localidades, vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes. Em toda a região, a taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do Governo Federal).
Por meio de suas três distribuidoras, o Grupo Neoenergia tem longo histórico de atuação no enfrentamento de problemas sociais no Nordeste. Em Pernambuco, a Celpe mantém, desde 2004, doações de clientes na conta de energia que beneficiam cinco entidades sociais atendidas pelo Projeto Clarear. Na Bahia, há mais de 15 anos a Coelba desenvolve parceria com três instituições que atendem crianças, idosos e promove a inclusão social de pessoas com deficiência. No Rio Grande do Norte, a parceria da Cosern com entidades sociais se desenvolve desde 1998. Inicialmente com uma entidade e a partir de 2003 ampliando para um total de quatro instituições beneficiadas com os repasses mensais de doações de clientes na conta de energia.
 Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma agência da ONU que tem como mandato assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Com presença em 190 países, é referência mundial em conhecimento e ações relacionadas à infância e adolescência, credibilidade construída a partir do desenvolvimento e intercâmbio de boas práticas. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Sobre a Neoenergia – Maior grupo privado do setor elétrico do Brasil em número de clientes, a Neoenergia tem mais de 10 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas três distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). Isso representa 13,5% dos consumidores brasileiros. Presente em 13 estados, o grupo atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na área de Geração, entre usinas em operação e em construção, o grupo tem capacidade instalada de 3.992 MW. Com forte atuação no segmento de fontes renováveis, a Neoenergia possui 16 parques eólicos nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, em parceria com a Iberdrola, e vai inaugurar este ano a segunda usina solar em Fernando de Noronha (PE). Pelo ranking 2014 do jornal Valor Econômico, a Neoenergia é o 45º maior grupo empresarial do Brasil.



INFORMAÇÕES                                        

Unidade de Relações com a Imprensa  |  PRRI
Rodrigo Carvalho
rodrigo.carvalho@celpe.com.br / 3217 5353 / 9609 1927




Quando prefeitos aproveitam brechas da legislação e nomeiam familiares para administração pública

Entrada
x

luizgustavo-1987 luizgustavo-1987@bol.com.br

Anexos12:45 (Há 21 horas)
para luizgustavo-19.
Quando os familiares recebem cargos de primeiro escalão na administração municipal.
Por causa de uma brecha na Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal – aprovada para coibir o nepotismo no serviço público –, prefeitos estão garantindo emprego para seus parentes no primeiro escalão da administração. São filhos, mulheres, irmãos, tios e sobrinhos ocupando cargos de secretário municipal, o mais alto posto entre aqueles de livre escolha do prefeito. 
Eles têm a seu favor o fato de o texto da súmula do STF não vedar expressamente a nomeação de familiares do prefeito para secretários municipais. Tem alguns casos que se baseiam ainda em algumas decisões judiciais posteriores que liberaram as contratações pelo chefe do Executivo. De acordo com alguns especialistas, o volume de parentes em cargos de primeiro escalão é resultado da falta de uma lei vedando o nepotismo integralmente, e de uma súmula mal redigida, que gera uma série de interpretações.
Os casos de nepotismo em Pernambuco estão espalhados por cidades de todas as regiões do estado, independentemente do tamanho e de qual partido é o prefeito. Em Carpina, cidade da Mata Norte do estado, a filha do prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) já foi nomeada a secretária de Turismo e agora vai comandar a Saúde do município. Com um salário entorno de R$ 6 mil, Cássia de Moinho é estudante de Odontologia e vai ocupa uma das principais pasta da administração, responsável por planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de Saúde da cidade, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar, e as ações de vigilância sanitária e epidemiológica. Sem esquecer que a Secretaria de Saúde tem dinheiro "de fundo à fundo" e outras fontes de recursos para a sua manutenção.
Por mais que tenham as brechas na lei de nepotismo na administração pública e diversas interpretações, se faz necessário e urgente mudanças colocando um ponto final neste ciclo vicioso. O Ministério Pública de Pernambuco conta com uma Promotoria de Patrimônio Público para analisar esses casos de favorecimento de familiares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário