sexta-feira, 17 de abril de 2015

Parabólica


Carnaval: artistas
locais sem cachês


A história se repete e, todos os anos, os artistas locais sofrem para receber os cachês das festividades, como o Carnaval e o São João. Quase dois meses após a Folia de Momo, os grupos que se apresentaram em palcos e orquestras itinerantes - responsáveis por quase dois mil shows - continuam sem saber sequer quando receberão os pagamentos, pois a Fundação de Cultura não respondeu o pedido de informações protocolado no dia 27 de fevereiro. O prazo para a resposta é de 30 dias. “O prefeito do Recife, Geraldo Julio, não cumpre com os compromissos firmados em campanha. No seu Programa de Governo, ele se comprometeu a fazer o pagamento dos cachês de forma justa, o que não está ocorrendo. O documento está registrado em cartório. Há discriminação com os artistas locais. Sabemos que os artistas nacionais recebem antes dos shows”, denuncia Eduardo de Matos, presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco (SINDIMUPE). No período carnavalesco, boa parte das publicações do “Diário Oficial do Recife” traziam contratos do São João/2014, realizado há 8 meses. Será que o prefeito já esqueceu as promessas que fez há dois anos?



Um descaso perigoso   

Christovam Guerra/Cortesia
 Exibindo A-Cratera.jpg
Este buraco cheio de lixo, na calçada em frente de uma loja de roupas, de uma livraria e de uma lanchonete da Rua 7 de Setembro, “ilustra” bem o descaso da PCR e dos donos das empresas. É também uma armadilha para quem passar distraído.




É bala demais - A bancada de Oposição garante que o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, no debate de ontem, na Alepe, sobre o Pacto pela Vida, não esclareceu pontos importantes sobre o aumento da violência no Estado.  Até o último dia 12, foram 1.124 mortes, este ano.



Cadê, a pista?

Henrique Lotto/Cortesia               
 Exibindo A-Obra inacabada.jpg
No Jardim Maranguape I, em Paulista, a Academia da Cidade foi inaugurada sem terminar a pista de Cooper, onde os idosos caminham, segundo o leitor Henrique Lotto. Os moradores pedem à prefeitura que termine a pista.


Arte - Artesanatos em materiais recicláveis, folha de bananeira, costura industrial, roupas customizadas, pufes, porta-retratos e porta-joias estão expostos, no Shopping Difusora (3° piso). São trabalhos dos internos da Funase/Caruaru.



Óbitos - Dados do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) à bancada de Oposição da Alepe, revelam que “cresceu a mortalidade infantil no Estado”. Foram denunciados também a falta de médicos, de atendimento e de estrutura em unidades de saúde.



Blindagem? - O vereador Jesuíno ​Araújo (PSDB) ​solicitou ao Ministério Público que convoque e realize uma audiência pública sobre a educação em Olinda. No mês passado​, Jesuíno tentou realizar a audiência, através da Câmara Municipal, mas não conseguiu, graças à blindagem ao prefeito que a Casa vem tentando fazer.


Livro dos...
Hoje, às 9h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Olinda, sessão comemorativa ao “Dia do Livro dos Espíritos”, de acordo com a Lei Municipal nº 5.444/2005.

...Espíritos -
O livro completa, sábado, 158 anos do seu lançamento, no Palais Royal (Paris-França), em 1857, escrito por Allan Kardec. Com palestra de Alexandre Salsa.

Patentes -
Hoje, às 19h, lançamento do livro Patentes Farmacêuticas no Período Pós-OMC, de Wanilza Marques, na Livraria Cultura, do RioMar. Participação do professor e advogado Sylvio Loreto.


Se continuar atual ritmo de homicídios, Pernambuco pode chegar às 4 mil mortes até o final do ano

Alerta foi feito por entidades ligadas à segurança pública em debate na Assembleia Legislativa

A participação do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, no debate realizado pela Assembleia Legislativa sobre o Pacto pela Vida, não esclareceu pontos importantes sobre o aumento da violência em Pernambuco no último ano. Desde março de 2014, o Estado não tem cumprido com as metas do Pacto, com incrementos permanentes no número de homicídios. Até o último dia 12 de abril, foram 1.124 mortes, de acordo com levantamento apresentado pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). Nos três primeiros meses de 2015, o aumento é de 18%, quase 200 assassinatos a mais do que o mesmo período do ano passado.

Realizado a pedido da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, o debate reuniu além do secretário estadual e parlamentares, entidades ligadas ao setor e especialistas. Ao final, a constatação de que eixos fundamentais para o bom funcionamento do programa não têm sido atendidos, a exemplo da valorização profissional e de um choque de gestão que reúna a liderança direta do governador do Estado e o amplo engajamento de diversas secretarias estaduais e sociedade.

O líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), lembrou que o programa foi criado em 2007 justamente para combater um índice de mais de 4 mil assassinatos que vinha se repetindo ano a ano.  “A nossa preocupação é que se a violência continuar nesta proporção, este programa pode voltar à estaca zero”, constatou. Silvio acredita que o atual Governo do Estado não tem demonstrado capacidade para liderar um programa desta dimensão. “Não é apenas um secretário que vai resolver os problemas da violência. Isto precisa ser feito a partir de uma parceria muito maior. O governador precisa tratar isto como prioridade, como fez Eduardo Campos”, comparou.

Para Silvio, é preciso que se crie uma segunda etapa do Pacto pela Vida, “com ações concretas que vão desde a contratação de novos agentes da segurança pública, a valorização destes profissionais, a ampliação das parcerias com os municípios e a fiscalização das fronteiras estaduais”.

Mesmo integrando a base do governo Paulo Câmara, o deputado Joel da Harpa (PROS) fez duras críticas ao tratamento dado pela política de segurança pública estadual aos policiais civis e militares. “Precisamos criar o Pacto pela Vida dos policiais de Pernambuco. Não há uma preocupação de quantos policiais morreram nestes oito anos de programa. Quantos morreram de enfarte, por exemplo. A tropa da PM está cansada. Trabalha 12 horas e tem que trabalhar mais oito horas na folga. Eu faço parte da base do governo mas não vou tapar o sol com a peneira”, protestou.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Áureo Cisneiros, voltou a apontar as condições precárias de trabalho dos agentes, a falta de infraestrutura em delegacias e IML’s, e disse que o governador tem feito “ouvido de mercador” às reivindicações da categoria. “Não aguentamos mais esta situação.  Pior salário do país, com instalações desumanas. Se tiver que paralisar a polícia civil agora em maio, vamos paralisar. Não dá mais para trabalhar assim. Estamos avisando de antemão”.

Após uma apresentação que reuniu números positivos do Pacto pela Vida, mas que não se ateve aos problemas enfrentados no último ano e nos três primeiros meses de 2015, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o programa é objeto permanente de avaliação por parte do Governo. Estudiosa do tema, a socióloga Ana Paula Portela afirmou que o secretário  deixou de esclarecer porque o Pacto não vem dando certo. Para ela, ainda faltam medidas essenciais, como a prevenção social do crime, a falta de informações sobre projetos em andamento e falhas no processo de formação de policiais.

Crédito da foto: Bancada de Oposição/Divulgação


Paulista interdita Bompreço do Janga

Técnicos da Prefeitura do Paulista interditaram na manhã desta sexta-feira (17.04) o supermercado Bompreço do bairro do Janga. O estabelecimento, que está com débitos no alvará de licença de funcionamento há três anos e sem atestado do Corpo de Bombeiros também há cerca de um ano. Vale destacar que uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) já realizou vistorias no local neste ano e notificou o espaço a fim de que a licença ambiental fosse regularizada. O supermercado recebeu uma multa no valor de R$ 30 mil.

LIVRO DE NELSON RODRIGUES, BOCA DE OURO,
 EM DEBATE NA LIVRARIA JAQUEIRA


Em nova edição na Livraria Jaqueira, o Projeto Aletrar Freud e Outros, no dia 18 de abril, a partir das 17h, apresenta o tema O feminino, com o livro Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues. Serão debatedores o professor Lula Couto e Moisés de Melo Neto, com mediação da psicanalista Maria do Carmo Camarotti. O evento faz parte do calendário do Espaço Multivercidades, uma ação que visa o debate de temas diversos fora do ambiente universitário. Participe!

Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira.

Tel: 3265.9455


Fisioterapia respiratória ajuda o bebê a respirar melhor

http://www.qualykids.com.br/wp-content/uploads/2014/08/fisio-resp.jpg



 empresário e fisioterapeuta Régis Ferraz, da Recimed Soluções em Saúde, no Recife, informa que, com a chegada do inverno, aumentam os casos de crianças e bebês com problemas pulmonares. Segundo ele, a especialidade fisioterapia respiratória pode melhorar significativamente este quadro e os diversos sintomas que dificultam a respiração, causados pelas doenças de inverno.


 ass_keila_2015






ENDORECIFE 2015 E CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ENDOCRINOLOGIA - COLAEN ACONTECEM EM PORTO DE GALINHAS

Eventos estão entre os mais importantes da área no país. Incrições estão abertas.

Estão abertas as inscrições para o  EndoRecife 2015 e o Colaen - Congresso Latinoamericano de Endocrinologia , que acontecem de 20 a 23 de maio, no Enotel Convention, em  Porto de Galinhas. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional PE e da Federação Latinoamericana de Endocrinologia. Temas diversos, como diabetes, osteoporose, tireoide, dislipidemia, endocrinologia pediátrica, obesidade, cirurgia bariátrica, neuroendocrinologia, entre outros, estarão em pauta. O COLAEN 2015 tem o apoio da International Society of Endocrinology (ISE).  À frente dos congressos, os médicos pernambucanos Maria Amazonas (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Pernambuco) e Ruy Lyra (Federação Latino Americana de Endocrinología)Entre os convidados internacionais, Jane Reush (EUA), Pablo Omelanczuk (Argentina), Aart Van der Lely (Netherlands), Bart Clarke (USA), citando alguns. 






ass_keila_2015




Marília Arraes propõe frente para solucionar
problemas de bairros limítrofes 
 
A vereadora Marília Arraes (PSB) propôs na Câmara Municipal do Recife a criação de uma frente parlamentar para resolver de vez os problemas das chamadas áreas conturbadas, ou seja: bairros que ficam no limite do Recife com outros municípios. A proposta é que seja aberto um espaço para debates e elaboração de proposições de políticas visando maior atenção aos moradores que residem nesses locais, que, pelo jogo de empurra de gestores, são abandonados pelo poder público. Bairros como Curado,  Jordão e Peixinhos estão entre os mais afetados pelo descaso. 

A ideia de Marília é que  seja criada uma comissão - com, no mínimo, três vereadores - em  parceria com o  poder público e com os representantes da sociedade civil organizada. “O objetivo da criação da frente, portanto, é de acender o debate sobre esse tema no âmbito da Câmara Municipal, servindo como caixa de ressonância e de pressão para que sejam prestadas de maneira adequada as políticas públicas de que demandam os habitantes dessas áreas conurbadas”, justificou Marília.

Devido ao crescimento das áreas urbanas e o adensamento populacional, está cada vez mais comum o fenômeno da conurbação, que nada mais é do que a não distinção de onde começa e termina cada cidade. Com isso, a população que habita as áreas limítrofes fica cada vez mais sem assistência, já que a própria administração municipal não identifica qual o setor responsável para resolver determinado problema. 

Além disso, a maior parte das áreas limítrofes encontra-se nas periferias da cidade. Desse modo, cria-se a necessidade ainda maior de uma atenção especial a esses locais.  Até mesmo serviços simples, como coleta de lixo, não chegam com facilidade nessas regiões. O Recife faz limite com cinco municípios da Região Metropolitana: Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista e Olinda.

REUNIÕES 
A ideia de Marília é ir às comunidades afetadas pelo esquecimento, ouvir os moradores e ver de perto os problemas enfrentados pela população. A vereadora deverá ir a bairros que fazem limite com cada um dos cinco municípios vizinhos ao Recife. 
 

Paulista recebe posto itinerante de desarmamento

           Paulista recebe desta segunda-feira (13) até domingo (19.04) o posto de coleta itinerante da Campanha do Desarmamento 2015. A estrutura foi montada em frente à Igreja Matriz de Santa Izabel, no Centro. A entrega voluntária das armas acontece das 8h às 17h. De 04 a 10 de maio a ação contemplará o bairro de Maranguape I.

     A entrega do armamento garante bônus em dinheiro à população. O valor varia de R$ 150,00 a R$ 450,00 dependendo da especificação da arma. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada pela prefeitura com a Polícia Militar de Pernambuco, através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. Os interessados podem obter mais informações através do telefone: 9508.2806.
Campanha do desarmamento - Os proprietários ou possuidores de arma(s) de fogo, com ou sem registro, também podem realizar a entrega nas instituições credenciadas, através do endereço eletrônico: http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/campanha-do-desarmamento/sinarm-sistema-nacional-de-armas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário