quinta-feira, 2 de abril de 2015

Parabólica






Mil mortes em três
meses: É guerra!


Pernambuco alcança, em plena Semana Santa, a triste marca de mil homicídios, registrados nos três primeiros meses do ano. O dado foi levantado pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, a partir dos números oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) e também de informações obtidas junto a profissionais que atuam no Infopol (portal da Polícia Civil do Estado) e que reúne os registros das vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Para se ter uma ideia da situação de guerra, em janeiro, Pernambuco registrou 323 assassinatos e, em fevereiro, foram 324. Em março, este número já chega a mais de 350 assassinatos. Uma média de mais de 10 pessoas mortas por dia. O presidente do
Sindicato dos Policiais Civis, Áureo Cisneiros, afirmou: “Queremos que o Estado nos dê as mínimas condições de trabalho. Hoje, por exemplo, vários agentes saem com coletes vencidos para a rua. Com a Operação-Padrão, só sairá quem tiver com o colete no prazo de validade. O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, anuncia para 2ª.-feira, uma‘Operação-padrão’ para protestar contra as precárias condições de trabalho dos policiais e contra o que chama de ‘falência do Pacto pela Vida’.


Atraso, calor, aperto...  

Diariamente, dezenas de pessoas ficam à espera do ônibus que faz a Linha 425 – Barbalho/Detran, da Empresa Cidade Recife Transporte (CRT), nas paradas existentes em toda extensão da Avenida Caxangá. Mas, os veículos demoram demais para passar.

Amanda Ferreira/Cortesia  
 Exibindo A-Ônibus lotado.jpg

...e sufoco - Depois de um tempão, vêm superlotados do terminal e, sem opção, os passageiros enfrentam o sufoco de tanta gente e o calor. Os usuários pedem maior controle nos horários, pois chegam atrasados à escola, ao trabalho, ao médico, reclama Amanda.


Baixando a lenha - Dos 4.060 professores que devem ter o aumento, 1.777 terão direito a 13,01% de reajuste e 2.283 poderão ser reajustados em 0,89%. E exclui mais de 45 mil de qualquer reajuste. Os deputados da Oposição estão baixando a lenha.


Praça - A Prefeitura de Paulista garante que vai limpar a  Praça Agamenon Magalhães, no Centro. Já a  Secretaria de Saúde aplicará larvicida, dentro da fonte, para prevenir o surgimento de focos da dengue. 


Clima... - A audiência pública realizada, ontem, pelo vereador Osmar Ricardo (PT) para debater o comércio informal, na Boa Vista, teve intensa discussão e troca de acusações entre os camelôs e João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano.

...quente - Eles questionam a transparência do processo de cadastro e Braga afirma que “existem fraudes” entre os próprios ambulantes. “Vou propor a criação de uma comissão, na Câmara, para investigar as denúncias feitas pelos dois lados e acompanhar o processo de construção destes centros de comércio popular”, disse Osmar.


Doação -
Até o Domingo de Páscoa, o balcão do RioMar, no piso térreo, recebe doação de ovos ou chocolates, que serão repassados para as instituições atendidas pela ONG Novo Jeito. 


Lava-pés -
Hoje, às 17h, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, na Rua do Imperador, no Bairro de Santo Antônio, no Centro, a Missa da Última Ceia, com a Cerimônia do Lava-Pés.


 Autismo -
Abertas as inscrições para o Curso Estratégias Facilitadoras para a Adaptação da Criança com Transtorno do Espectro Autista na Escola. Na Clínica Somar: 3441.5656.


MANHÃ MÁGICA NO CLUBE 17, 
EM CASA FORTE, PARA A CRIANÇADA
 

Quem for ficar por aqui na Páscoa pode esperar uma manhã especial no Clube 17, em Casa Forte, domingo, dia 5. O mágico Rodrigo Lima vai apresentar vários truques, a partir das 11h, com entrada aberta ao público. A animação está garantida!
 ENDEREÇO: Avenida Dezessete de Agosto, 2613 - Casa Forte. 


Turquesa promove degustação em Gravatá

A Turquesa marca presença em Gravatá no período da Semana Santa e promove ações de divulgação dos produtos. No sábado (04), a Turquesa promoverá a degustação do feijão, arroz e milho para pipoca em supermercados da cidade. Além da degustação, serão distribuídas receitas tradicionais para a Semana Santa. A ação ocorrerá ainda próximo ao mercado público de Gravatá.


ENDORECIFE 2015 E CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ENDOCRINOLOGIA - COLAEN ACONTECEM EM PORTO DE GALINHAS

Eventos estão entre os mais importantes da área no país. Incrições estão abertas.

Estão abertas as inscrições para o  EndoRecife 2015 e o Colaen - Congresso Latinoamericano de Endocrinologia , que acontecem de 20 a 23 de maio, no Enotel Convention, em  Porto de Galinhas. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional PE e da Federação Latinoamericana de Endocrinologia. Temas diversos, como diabetes, osteoporose, tireoide, dislipidemia, endocrinologia pediátrica, obesidade, cirurgia bariátrica, neuroendocrinologia, entre outros, estarão em pauta. O COLAEN 2015 tem o apoio da International Society of Endocrinology (ISE).  À frente dos congressos, os médicos pernambucanos Maria Amazonas (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Pernambuco) e Ruy Lyra (Federação Latino Americana de Endocrinología)Entre os convidados internacionais, Jane Reush (EUA), Pablo Omelanczuk (Argentina), Aart Van der Lely (Netherlands), Bart Clarke (USA), citando alguns. 




Lar de crianças com deficiências busca novos apoiadores


      O lar Rejane Marques, situado no bairro de Campo Grande, em Recife, está precisando de colaboradores para manter sua obra ativa. A instituição é séria e transparente. Única ONG na capital pernambucana que atua com acolhimento institucional de crianças portadoras de deficiência, vítimas de violência doméstica, investindo 100% dos recursos para o bem estar das crianças. A entidade assegura desde a alimentação balanceada, a individualidade até a infraestrutura diferenciada. Por isso, a fim de que possam a cada dia ampliar a sua abrangência, precisa do apoio de pessoas, que acreditem na causa e deseja que estas crianças e muitas outras tenham uma vida plena. O lar está precisando de doações de qualquer valor em boleto bancário (Bradesco), em gêneros como alimentos, higiene pessoal, medicamentos, e ainda, voluntários nas áreas de fisioterapia, dentista, psicóloga para atendimento em consultório.
    Os beneficiários são meninos e meninas na faixa etária de 0 a 10 anos de idade, para o acolhimento. As 15 crianças que atualmente encontram-se na instituição recebem atenção integral, enquanto que seus familiares tem acompanhamento parcial, juntamente com a assistente social e psicóloga, numa tentativa de compreender e identificar os problemas que geraram riscos às vidas dos menores. A equipe de atendimento é composta de auxiliar de desenvolvimento infantil (cuidadoras), psicóloga, assistente social, e pessoas contratadas por projeto como musicoterapeuta e psicopedagoga. Conta também com voluntários como agente social, recreadora e nutricionista, e outros.
    A maior fragilidade do Lar Rejane atualmente está pautada no financeiro. Precisam de colaboradores que se disponham a doar qualquer valor, para que possam honrar os compromissos como água, luz, manutenção da casa, medicamentos, transportes, entre outros. Para isso é disponibilizado um formulário existente para a elaboração de boleto bancário (Bradesco) que será encaminhado por e-mail. O valor mínimo para recolhimento da doação em boleto é de R$ 30,00. As doações também podem ser feitas em gêneros alimentícios, de higiene pessoal, de limpeza e serviços – a organização precisa também de voluntários em algumas áreas da saúde.


Contato:

Delza Ribeiro (Coordenadora)

Fone: (81) 3241.4249 / (81) 3037.2012

Endereço: Rua Esberard, 235 - Campo Grande - Recife



Estagiários representarão Cemafauna em Curso de Manejo de Felídeos em Recife

            Aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula e exercitado na prática em estágios é o objetivo de três estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) ao participarem, nos próximos dias 24 e 25 de abril em Recife-PE, do Curso de Manejo de Felídeos da Sociedade Nordestina de Criadores.
            O conteúdo programático abrange conceituação sobre a manutenção de felinos em cativeiro, projetos de preservação em cativeiro, legislação, zoológicos, criadouros, mantenedouros, biologia das espécies, técnicas de manejo e contenção física de felinos silvestres, além de anatomia e etologia dentre outros. O curso será ministrado pelo biólogo Luiz Roberto Francisco, Mestre em Zoologia pela UFPR, com expertise em elaboração de projetos de zoológicos, parques temáticos, criadouros e instituições afins, e também promove cursos de capacitação para profissionais que atuam na área de manejo de animais silvestres
Exibindo Pablo Sampaio e gato do mato.jpg

            Para o estagiário Pablo Sampaio a oportunidade é importante para conhecer as características da espécie e as formas possíveis para manejar esses animais para que isso traga tanto condições de bem-estar psicológico quanto uma boa saúde dos indivíduos. "Cursos como esse, voltados a alguns animais que têm exigências maiores tanto na questão da ambientação desses recintos, quanto questões sanitárias, são importantes e é interessante que desde a graduação a gente já comece a ver esses conceitos e assim consiga levar isso para a vida profissional", afirma. Além de Pablo, as estudantes Juliana Aragão e Mariana Sales também se inscreveram para o curso.
As inscrições seguem até o preenchimento das vagas que são limitadas, para duas categorias: estudante (120 reais) e profissional (150 reais) . Outras informações sobre o curso através do link: http://silvestreambiental.wix.com/cursofelinos.





Operação Especial
A Concessionária Rota do Atlântico realiza uma Operação Especial para o feriadão da Páscoa. Os motoristas que seguirem pela PE-009 contará com Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), que pode ser acionado 24 horas, pelo telefone gratuito: 0800.031.0009. O SAU funciona com o suporte de seis inspetores de tráfego, um guincho leve e um pesado, uma ambulância com dois resgatistas e duas viaturas de inspeção de tráfego. Na volta do feriado, a partir das 14h do domingo (5), os usuários vão contar com o reforço de quatro “papa-filas” nas cabines manuais que auxiliam no recolhimento da tarifa antes da chegada ao guichê.



cid:image001.png@01D067E7.89348050
Pesquisa relata condições das grávidas no sistema prisional
Coordenada pela professora de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bruna Angotti, e pela doutora em Criminologia e professora da UNESP, Ana Gabriela Mendes Braga, a nova pesquisa do “Pensando o Direitouma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), aborda a maternidade no cárcere. Com o tema: Dar à luz na sombra: condições atuais e possibilidades futuras para o exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão”, a pesquisa contou com uma equipe de pesquisadores para fazer um diagnóstico focado na produção de políticas públicas para as mais de 35 mil mulheres presas no Brasil, cujo direito de ser mãe muitas vezes é violado.
O estudo que teve nove meses de duração entre trabalho de campo e relatoria fez 50 entrevistas formais com pesquisadores, militantes e autoridades do Sistema de Segurança Pública, sendo que cerca de 80 conversas informais foram realizadas com as presas. Entre os locais visitados estão estabelecimentos prisionais e unidades materno-infantis em seis estados brasileiros e na Argenti­na, bem como creches voltadas para atender os filhos de mulheres em situação prisional. Os municípios incluem: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Ceará.    
Na pesquisa foram privilegiadas as penitenciárias das capitais, chamadas pelas organizadoras de realidade mais iluminada ou o melhor que existe no sistema. Foi abordado o cenário das reflexões e experiências do exercício de maternidade em condições de privação de liberdade e sugeridas recomendações de alterações legislativas, além de propostas de políticas públicas para minimizar o cenário sistemático de violações ao qual está exposta a maioria das mães em situação de prisão no país.
Em comparação a outras pesquisas, o estudo apresentou pontos de paridade entre os sistemas prisionais como: lo­cais disciplinares com mais mulheres pretas e pardas do que brancas, mulheres na faixa etária entre 18 e 30 anos, de baixa renda e escolaridade, e comhistórias de vulnerabilidade social muito semelhantes.
Foram encontradas violações no que tange ao exercício dos direitos de forma geral, e em especial dos direitos sexuais e reprodutivos, bem como de acesso à saúde especia­lizada, em especial a ginecologistas. 
As pesquisadoras puderam constatar que apesar de haver diferenças importantes entre as penitenciárias femininas brasileiras, sendo que algumas são melhor equipadas e estruturadas do que outras, em uma análise geral, foi apontado que nenhuma das instituições funciona em relação aos parâmetros legais vigentes, considerando as regras de Bangkok e a Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal Brasileira (LEP). Segundo a pesquisa, os espaços específicos para exercício da maternidade são excepcionais e não atingem a população prisional de forma geral, sendo que mesmo os estabelecimentos consi­derados modelos têm falhas estruturais e conjunturais que permitem afirmar que o exercício da maternidade de mulheres presas nos diversos contextos brasileiros é precário.
A necessidade da presença de assistentes sociais no espaço prisional também foi apontada na pesquisa. O modelo de creche externa à unidade prisional foi eleito como a melhor solução para o cuidado com as crianças cujas mães estejam em situação de prisão. Os entrevistados formam unânimes ao ressaltar que o cárcere não é lugar ideal para a permanência de crianças, sendo necessário outro espaço para ga­rantir o contato entre mães e filhos.
Em outra análise, o judiciário foi apontado como principal gargalo na garantia dos direitos. A falta de acesso à justiça, descumprimento das previsões legais, negligência em relação às especificidades da mulher, violações no que tange à convivência entre mães presas e suas crianças foram algumas das reclamações das presas.  
A pesquisa concluiu que o aumento do encarceramento feminino e o número de gestantes e mães encarceradas de­monstra que o sistema de justiça criminal vem ignorando recomendações de organizações internacionais contra o uso de prisão para essas mulheres. E de uma forma geral, as personagens do sistema de justiça criminal não consideram a situação familiar das mulheres, enquanto as da Infância e Juventude não atentam para o processo criminal das mães na ação de destituição de guarda.
As pesquisadoras perceberam que a vontade política e o diálogo com o executivo e o judiciário são fundamentais para a garantia de direitos às mulheres presas. 
Elas também chegaram à conclusão que o exercício correto de maternidade ocorre sempre fora da prisão e, que se a legislação for cumprida, tanto em relação à excepcionalidade da prisão preventiva como no que tange à aplicação da prisão domiciliar, grande parte dos problemas que afetam a mulher no ambiente prisional serão resolvidos.
Link da pesquisa:

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Informações para a imprensa:
Celular do Plantão: (11) 98169-9912
Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br
Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Twitter: @RVComunicacao
Site: viveiros.com.br                   


São Paulo/ 2015



.

Celpe: Prêmio a ineficiência
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco
 O esperado aconteceu. Mais uma vez as empresas distribuidoras de energia elétrica conseguiram o que desejavam. A Diretoria da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deliberou a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) de 58 concessionárias de distribuição (27/2). O efeito médio que incidirá nas contas de energia será de 23,4%, e os índices definidos para cada distribuidora estão valendo desde o primeiro dia útil de março (2/3). Também as bandeiras tarifárias criadas para aumentar as receitas das distribuidoras tiveram um aumento considerável em seus valores. No caso da bandeira vermelha, que valerá ao longo de 2015, passou de R$ 3,00 para R$ 5,50 para cada 100 kWh/mês consumido. Um aumento de 83%.
Já é de praxe o posicionamento sistemático da Aneel, autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, em defender os interesses das distribuidoras. A finalidade da Agência seria a de regular e fiscalizar a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica segundo a legislação e as diretrizes do governo Federal. Mas o que se verifica é uma relação promiscua entre esta Agencia e as distribuidoras, que vem de longa data e já tem sido amplamente divulgada na imprensa.
Em nome de clausulas draconianas existentes nos contratos de concessão, os famigerados contratos de privatização, se inaugurou no Brasil, na área de energia, o capitalismo sem risco. As empresas nunca perdem, ao contrário dos consumidores e da população. Em nome do equilíbrio econômico-financeiro das empresas, tudo é “legal”, dentro das normas impostas em gabinetes fechados. Para reativar a memória, tais contratos foram supervisionados/redigidos na Advocacia- Geral da União no Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), sendo seu titular o jurista e magistrado Gilmar Mendes. Tais contratos, considerados “juridicamente perfeitos”, significam que mesmo o consumidor ganhando em instâncias inferiores, a reclamação ou a causa contra as distribuidoras, ao chegar ao Supremo Tribunal Federal, são derrotados, sendo sempre dado ganho de causa às empresas distribuidoras.
O que chama a atenção e causa indignação nestes aumentos nas tarifas elétricas é o contrassenso. Nos últimos anos a qualidade dos serviços de distribuição vem se deteriorando. Os indicadores de continuidade, nos seus aspectos de duração equivalente de interrupção por unidade consumidora (DEC- indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente o mês ou o ano) e frequência equivalente de interrupção por unidade consumidora (FEC- indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora), estabelecidos pela própria Agência mostram claramente a deterioração da qualidade dos serviços oferecidos.  
Como exemplo ilustrativo, vejamos o caso da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que detém a concessão para distribuição de energia elétrica em todos os municípios do Estado de Pernambuco, regulado pelo Contrato de Concessão n° 26, firmado em 30 de março de 2000, com vigência até 30 de março de 2030. O Grupo Neoenergia, na distribuição de energia, controla as distribuidoras Coelba (Bahia) e Cosern (Rio Grande do Norte), além da própria Celpe (Pernambuco).
Desde o ano de 2000 é publicado o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC, resultado de pesquisa junto ao consumidor residencial que a Agência realiza todo ano, para avaliar o grau de satisfação dos consumidores residenciais com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A pesquisa abrange a área de concessão das distribuidoras no País, sendo realizadas em torno de 19.500 entrevistas.
Na tabela abaixo é mostrada a evolução desde o ano 2000, o IASC da Celpe, da média das distribuidoras no Brasil, e como referencia internacional, comparado com o valor médio das empresas distribuidoras de energia elétrica dos Estados Unidos da América (EUA).
Ano
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
20111
2012
2013
20142
Celpe
62,2
62,6
65,5
65,4
60,9
55,3
61,5
61,7
65,3
64,3
63,4
---
61,7
53,9
57,4
Brasil
62,8
62,2
64,5
63,6
58,9
61,4
60,5
65,4
62,6
66,7
64,4
---
61,5
60,4
67,7
EUA
---
---
69,0
73,0
72,0
73,0
72,0
73,0
74,0
74,0
74,0
---
76,7
77,4
76,0

Fonte: Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Resultado do IASC não foi divulgado.       2 Relatório divulgado em novembro.
A tabela mostra que na opinião dos consumidores não houve uma crescente satisfação com relação a qualidade do serviço. As promessas da privatização em relação à melhoria da qualidade dos serviços não foram alcançadas, pelo contrário, os serviços prestados, conforme este índice se deteriorou ao longo dos últimos 14 anos. E se compararmos com os EUA ai sim fica mais evidente a baixa qualidade do serviço elétrico prestado ao povo pernambucano.
O ranking da continuidade do serviço elétrico fornecido pelas distribuidoras, elaborado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é publicado anualmente desde 2011, constituindo um instrumento que deveria incentivar as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço oferecido aos seus consumidores.
Na tabela a seguir são apresentados os valores dos índices DEC e FEC, apurados e estipulados pela Aneel.

Ano
Índices
DEC (horas)
FEC (interrupções)
Apurado
Estipulado*
Apurado
Estipulado*
2011
16,79 (18º lugar)
18,56
6,83 (8º lugar)
15,80
2012
19,31 (23º lugar)
17,41
8,06 (13º lugar)
13,96
2013
22,04 (25º lugar)
12,41
8,31 (14º lugar)
16,66

É nítida a queda continua destes indicadores ao longo dos últimos anos, resultando no decréscimo na classificação da Companhia no ranking nacional.
A tabela abaixo mostra o Indicador de Desempenho Global de Continuidade- DGC, e as respectivas colocações da Celpe no ranking desde que começou a ser divulgado. Nos anos 2011, ficou em 4º lugar entre 33 concessionárias; e em 2012 e 2013 ficou classificada em 16º e 24º lugar entre 35 concessionárias.

Ano
DGC
Classificação
2011
0,67
4º lugar (entre 33 distribuidoras > 1TWh)
2012
0,84
16º lugar (entre 35 distribuidoras > 1TWh)
2013
0,99
24º lugar (entre 35 distribuidoras > 1TWh)

Verifica-se um decaimento vertiginoso do desempenho da empresa de 2011 a 2013.
Por outro lado os indicadores econômicos e financeiros da Celpe apontam para resultados grandiosos, uma evolução crescente no Ebidta (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), mesmo diante da crise.
Ebtidta (R$ milhões)
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
169,1
256,8
160,3
250,1
265,3
388,4
430,3
584,1
692,2
911,5
723,5
568,8
224,0
366,4
463,7

Com relação ao lucro líquido os ganhos foram extraordinários no período analisado. Somente os lucros nos primeiros 8 anos da privatização foram superiores ao valor leiloado e pago pela empresa (R$ 1,8 bilhões).
Lucro líquido (R$ milhões)
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
50,4
135,6
12,9
97,9
76,7
134,8
217,8
311,5
466,3
586,9
448,3
283,4
-29,3
106,8
129,9

Do ponto de vista econômico e financeiro se constata que a empresa vai muito bem. Todavia seus clientes sofrem com as sucessivas interrupções no fornecimento de energia.
Outra informação interessante a ser destacada é sobre o levantamento realizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), sobre a segurança. Nas 63 distribuidoras do país, acidentes com fios da rede elétrica mataram 317 pessoas em 2013, e acidentaram 841.
A tabela a seguir mostra no Brasil de 2001 a 2013 os acidentes e as mortes causados pela fiação elétrica. A análise dos números dos últimos treze anos (de 2001 a 2013) indica no período uma média anual de 924 pessoas acidentadas, e de 322 mortes.
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
1046
1020
1033
1057
923
907
942
925
815
817
856
830
841
341
357
350
334
316
306
327
329
295
305
315
297
317

Em Pernambuco a Agência Reguladora do Estado de Pernambuco (ARPE), apontou que em 2012 houve 31 óbitos por choque em rede elétrica, em vias públicas, uma média de quase três por mês. As ocorrências renderam à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) multa de R$ 3,1 milhões. A evolução dos óbitos (em Pernambuco) causados por choque elétrico na fiação da Celpe pode ser vista na tabela a seguir.
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014 |*
18
18
16
31
18
13
3
*| Até fevereiro
Desta breve analise da empresa Celpe desde sua privatização, evidencia a deterioração ao longo dos anos dos serviços prestados a população pernambucana. Daí os aumentos nas tarifas serem uma recompensa a ineficiência. Ou seja, um estímulo governamental para que quanto pior seja o serviço prestado, melhor seja remunerado.
Portanto, precisamos de respostas/explicações a esta situação esdrúxula. Não se pode admitir que a empresa reajuste suas tarifas, mantendo a qualidade dos serviços aquém do estipulado pela própria Aneel.
Nas tarifas elétricas neste ano os consumidores já tiveram dois reajustes para aumentar o caixa das concessionárias. O primeiro referente às bandeiras tarifárias, e o segundo o reajuste extraordinário concedido pela Aneel. E agora, no caso da Celpe, novo reajuste no final de abril, correspondendo ao promovido anualmente. É muito para o consumidor que sofre com a péssima qualidade do serviço prestado pela Companhia. Como pode as tarifas aumentar tanto e a qualidade dos serviços diminuírem tanto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário