Dia da saúde
O Hospital Dom Helder vai comemorar a passagem do Dia Mundial da Saúde, entre quarta e sexta-feira, com palestras que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de usuários, acompanhantes e funcionários da unidade. Entre os temas, a prevenção às doenças cardiológicas e a osteoporose e os direitos do usuários do SUS.
NO DIA DO ÍNDIO LAJEDO HOMENAGEIA O PREFEITO ROSSINE, QUE É PRIMEIRO PREFEITO ÍNDIO DE PERNAMBUCO
A Etnia Xukuru, composta por mais de 12 mil integrantes que vivem na mais pura harmonia nos 27 555 hectares da área demarcada, a partir da Serra do Ororubá, em Pesqueira, comemora o saldo positivo do envolvimento na política partidária. Pela primeira vez na história, uma secção eleitoral foi instalada na Aldeia e o clima transcorreu em paz. A eleição deste ano, “foi um programa de índio”, brinca um moradora da Vila de Cimbres, referindo-se à calmaria das últimas eleições. Dois integrantes foram eleitos vereadores de Pesqueira – Sil Xukuru e Severino Índio (ambos do PT) - e um integrante foi eleito prefeito do município de Lajedo.
Isso mesmo, o novo prefeito de Lajedo, Rossine Blésmany Santos Cordeiro, 43 anos, é índio da tribo xukuru. Ele nasceu no Sítio Zumbi, num território dentro da aldeia e é simpatizante da causa indígena. “É gratificante ver nossos irmãos alcançando sucesso em várias áreas, inclusive na política”, destaca Marcos Luidson Araújo, o Cacique Marquinhos, que durante a entrevista ao Informe PE, congratulou o novo prefeito de Lajedo.
O prefeito de Lajedo, que é pesqueirense, recebeu com euforia as “mensagens de fumaça positivas” enviadas por sua tribo. O Cacique disse que Rossine “é uma ótima pessoa” e que sempre esteve muito próximo do Procurador da Funai Geraldo Rolim e do cacique Chicão, mártires do processo de demarcação das terras. “Desejo ao nosso irmão Rossine muito sucesso e paz na administração daquele município”, parabenizou o cacique.
Rossine, em sua luta contra poderosos opositores, foi eleito prefeito de Lajedo com a força do povo e maioria esmagadora. Pretende defender os mais carentes e fazer uma administração voltada para o Social, Saúde, Educação e melhores condições de segurança aos cidadãos.
Matéria retirada do blog de João Jardim
Governo de PE corta 383 vagas do Ganhe o Mundo
Sob a justificativa da crise econômica e da valorização do dólar frente ao real, o governo estadual cortou 383 vagas do programa Ganhe o Mundo (PGM) 2015. A Secretaria de Educação divulgou agora há pouco a lista dos alunos classificados para o PGM (seis meses de intercâmbio em países como Canadá e Nova Zelândia, por exemplo), um dos principais legados administrativos da segunda gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB). De acordo com a deputada estadual Priscila Krause (DEM), que acompanha de perto os principais programas no âmbito educacional da rede estadual, o governo adiou por dez dias a divulgação da lista final, alegando "problema no carregamento do arquivo".
Os programas de intercâmbio, contratados por meio de licitação em setembro de 2014, somam investimentos de R$ 32,28 milhões e previam a contratação de 1.384 intercâmbios, conforme portaria publicada em dezembro do ano passado, mas apenas 1.001 nomes foram selecionados. No site, a Secretaria informa que "a SEE esclarece que, em virtude do cenário econômico vigente e da expressiva alta do dólar, foi necessário realizar ajuste nas vagas disponibilizadas para o PGM. Destacamos que o impacto econômico decorrente da variação cambial não reduziu o orçamento previsto para o PGM na edição neste ano."
Para Priscila, o programa é um dos grandes acertos da gestão socialista no setor educacional público e, por isso, merece o acompanhamento minucioso do Poder Legislativo. "Nós estamos acompanhando de perto porque havia uma grande expectativa dos estudantes que realizaram as provas seletivas sobre essa divulgação, prevista oficialmente para o dia seis de abril e posteriormente prometida para hoje. Infelizmente a crise trouxe essa realidade de cortes, que até aqui pode ser considerado como um mal menor, visto que ainda assim mil alunos estão contemplados. Farei um pedido de informações para que a Secretaria explique os novos custos e apresente garantias de que as viagens ocorrerão", afirmou a deputada.
Professor Ednaldo Ernesto divulga caderno com questões para o Enem
Caderno "Quero Mais" é gratuito e a cada mês, um novo será divulgado
Ednaldo Ernesto, diretor pedagógico do Colégio Único e professor de matemática há quase 40 anos, está disponibilizando em sua página no Facebook cadernos com questões de matemática voltadas para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mensalmente, serão divulgados no caderno intitulado ''Quero Mais" novos exercícios de acordo com as habilidades e competências exigidas pelo Exame. A primeira edição foi sobre Problemas do Primeiro Grau e Grandezas Proporcionais e o deste mês, que já está disponível, sobre Porcentagem e Estatística. Todas as questões possuem o mesmo modelo, contextualização e estilo utilizados na prova do Enem, rigorosamente de acordo com os Objetos do Conhecimento e Habilidades exigidos no programa do INEP.
Segundo ele, os professores que lecionam matemática também podem consultar o caderno e selecionar questões para utilizarem durantes as aulas e avaliações. "Meus amigos professores de matemática também podem utilizar esse acervo de questões, com modelagem, contextualização e estilo utilizados nas provas do Enem para ajudar na preparação dos nossos feras!', conta Ednaldo Ernesto.
O material é totalmente gratuito. Para acessar, os interessados devem apenas fazer o download na página do professor Ednaldo Ernesto e curtir a FanPage para acompanhar as atualizações de questões.
Estão abertas as inscrições para o
curso de Promotores de Leitura
No próximo dia 25 de abril, terá início o primeiro módulo do Curso de Promotores de Leitura, que tem como objetivo repassar técnicas de leitura e contação de história formando promotores de leitura que se tornem agentes aprendizes e multiplicadores. As atividades vão apresentar a técnica de leitura pública de rosto escondido, desenvolvida pelo professor Francês Mark Roger e trazida ao Brasil pelo Instituto Ecofuturo.
Segundo a produtora executiva da atividade, Maria José Arimatéia, a técnica francesa trabalha o texto pelo texto e encanta os leitores pela forma como a leitura é feita. “A criança tem contato com o texto escrito, com imagens e, ao mesmo tempo, com a narrativa do leitor, que também lê com o rosto escondido. O texto é preparado com marcações que reforçam a força das palavras utilizando os movimentos de corpo e da voz. É excelente para trabalhar com diversas idades, em bibliotecas, praças, eventos públicos, em casa ou qualquer espaço se queira”, explica.
Os módulos serão ministrados por Felipe Botelho (arte-educador), Conceição Silveira (fonoaudióloga), Suelany Ribeiro (Mestra em Literatura), Carlos Newton Júnior (Doutor em literatura), Rosinha Campos (ilustradora) e as educadoras Gisela Ferreira, Maria do Carmo Alves, Waldeilma Oliveira, além da leitora pública Lucia Nascimento
Segundo Maria José Arimatéia, o curso (patrocinado pelo Funcultura) acontece inicialmente em Bezerros, atendendo toda a região agreste, e, no segundo semestre, chega ao Recife. Serão 15 vagas, gratuitas, por turma em cada região. Os inscritos deverão doar como contrapartida um livro de literatura infantil e ou peças de enxoval para bebê, na aula inaugural.
Em Bezerros, o curso vai acontecer na AFABE (Associação dos filhos e amigos de Bezerros), nos dias 25 e 28 de abril, 5,12, 16, 19, 26, 30de maio e 2, 3, 9 e 10 de junho, nos turnos da manhã e tarde. Já no Recife, acontecerá no CVCA (Centro Vital Corrêa de Araújo) em agosto(10, 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25, 26, 29, 31) e setembro (1, 2, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29) com aulas noturnas durante a semana e diurnas aos sábados. As inscrições podem ser feitas pelo email - oficinaleiturapublica@gmail.com ou pelo telefone - 81 – 83074550.
Endereços:
Centro Vital Corrêa de Araújo - Rua da Glória, 472, Boa vista - Recife/PE
Associação dos filhos e amigos de Bezerros - Rua vigário Manuel Clemente, 188, Rosário- Bezerros/PE
Em Paulista, prefeito assina seis ordens de serviço em menos de uma semana
Com o intuito de captar recursos para o município, as viagens constantes do prefeito do Paulista, Junior Matuto, à Brasília têm dado resultado. Em menos de uma semana, o gestor municipal assinou seis ordens de serviço para a pavimentação de vias importantes na cidade. As obras contemplam seis ruas espalhadas pelos bairros de Jardim Paulista, Conceição e Riacho de Prata/Jaguarana.
O primeiro ato ocorreu, no último domingo (12.04), na Rua 123, em Jardim Paulista Baixo. Em frente à sede dos Enferrujados Futebol Clube – grupo de “peladeiros” que se reúnem sempre aos domingos – o prefeito autorizou o início das obras da via, que possui cerca de 400m de extensão. No local, o serviço será executado em paralelepípedo. A obra também inclui a implantação do sistema de drenagem para o escoamento das águas das chuvas.
No mesmo dia, a equipe da prefeitura seguiu até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração eucarística, Junior Matuto anunciou a pavimentação em paralelepípedo das ruas Mongólia e 04, ambas servem de acesso ao templo religioso. Juntas, elas possuem aproximadamente 500m de comprimento. A intervenção na área inclui a construção de calçadas com acessibilidade e sistema de drenagem.
Dando seqüência a ação, na segunda-feira (13.04) foi à vez da Rua Tim Maia, localizada na comunidade da Jaguarana, ser contemplada com ordem de serviço. As ruas 85 e 93, ambas localizadas no bairro de Jardim Paulista Baixo, receberam autorização para o início das obras de pavimentação, na quarta (15. 04) e sexta-feira (17.04), respectivamente.
Em discurso final, Matuto destacou que o compromisso com o povo continua sendo a grande marca da atual gestão municipal. “Muitas pessoas achavam que por se tratar de um jovem prefeito nós não teríamos compromisso com a cidade. Muitos nem acreditavam que faríamos tanto em tão pouco tempo. Mas basta andar pelo município para perceber o nosso empenho. São obras importantes que dão vida a vida das pessoas”, disse.
As seis vias que receberam ordem de serviço estão inseridas num pacote de obras orçado em mais de R$ 11 milhões. Todas elas devem ficar prontas no prazo de 120 dias. O investimento do governo municipal nessas intervenções alcança a cifra de R$ 1,5 milhão. As obras, que fazem parte de convênios celebrados com o Governo Federal e Estadual, serão coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura.
-
Assessoria de Comunicação
Fone: 8788.4909 | E-mail: imprensapaulista10@gmail.com
Secretária Aline Mariano visita a
Associação de Cabos e Soldados
A Associação Pernambucana de Cabos de Soldados - Policiais e Bombeiros Militares (ACS-PE) recebe nesta segunda-feira (20) a secretária municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano. O encontro ocorre na sede da ACS, às 16h, na Rua Carlos Gomes, no bairro da Madalena, no Recife. A secretária está recolhendo sugestões para a pasta e a ACS-PE apresentará o projeto Construtores de Pontes.
O projeto visa a prevenção ao uso de drogas e procura proporcionar ações educativas como atividades de esporte, dança, música, entre outras, melhorando a qualidade de vida da população. São objetivos do projeto contribuir na formação das ações anti-drogas, informar sobre entorpecentes, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física. Além disso, demonstrar que existem prazeres saudáveis e que estão ao alcance de todos, em alternativa ao consumo de produtos que levam à dependência e fortalecer as redes sociais para reduzir os fatores de risco que contribuem para o uso da droga.
A ideia é do projeto é não se limitar à capital pernambucana, ampliando a iniciativa para todo o Estado de Pernambuco. Sobre a ACS-PE Presidida pelo Soldado da PM Alberisson Carlos, a ACS-PE é uma entidade representativa de policiais e bombeiros militares. Criada em 1996, a ACS-PE mudou a história das Corporações Militares de Pernambuco, dando voz à tropa na luta por melhorias de condições de trabalho e humanização no tratamento nos quartéis.
O Centro de Ensino Grau Técnico lança promoção de matricula. Até o dia 30 deste mês quem se inscrever em qualquer um dos dez cursos oferecidos ganha 40% de desconto. Os interessados devem ligar para o telefone 4062-9222 ou ir até a unidade da Avenida Conde da Boa Vista, 1209.
MAssessoria de Imprensa
Túlio Vasconcelos
Dez cursos
O Centro de Ensino Grau Técnico lança promoção de matricula. Até o dia 30 deste mês quem se inscrever em qualquer um dos dez cursos oferecidos ganha 40% de desconto. Os interessados devem ligar para o telefone 4062-9222 ou ir até a unidade da Avenida Conde da Boa Vista, 1209.
TJPE atua em regime de plantão durante feriado de Tiradentes
O Judiciário estadual atuará em regime de plantão no feriado do Dia de Tiradentes, comemorado nesta terça-feira (21/4), atendendo demandas urgentes de natureza cível e criminal. As atividades normais serão retomadas na quarta-feira (22/4) em todo o Estado.
Durante o feriado, os plantões de 1º Grau serão realizados no Recife e em mais 14 unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior. Na capital, o plantão funcionará no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Já o plantão de 2º Grau acontece no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio. O horário de atendimento é das 13h às 17h.
As unidades da RMR e do interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.
O aviso que trata do feriado do Dia de Tiradentes foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), no dia 15 de abril. O plantão Judiciário atende à Resolução 267/2009 do TJPE.
Hospital Português faz alerta contra a hipertensão
Ação será realizada em parceria com a Sociedade de Cardiologia e o RealCor-Procárdio
Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, o Real Hospital Português, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – Regional Pernambuco, promove uma ação para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial (26/04), na Avenida Boa Viagem, nas imediações do 3º Jardim.
Considerada a doença cardíaca mais frequente no país, a pressão alta apresenta poucos sintomas, mas constitui um fator de risco importante para outras patologias coronárias, renais e cerebrais. Segundo o cardiologista Emanoel Abreu, a pressão precisa ser aferida em várias ocasiões durante um período de tempo antes de fechar o diagnóstico de hipertensão. “Caso a pressão arterial esteja elevada, algumas medidas como exercícios regulares, perda de peso e redução na ingesta de sal devem ser adotadas no intuito de reduzi-la, além da medicação”, orienta.
A equipe multidisciplinar do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, os médicos do serviço de Cardiologia do Real Hospital Português, RealCor-Procardio, e voluntários da SBC estarão das 7h às 11h orientando os transeuntes. Haverá aferição da pressão arterial e medição de taxas sanguíneas.
Serviço
O que: Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial
Quando: 26 de abril (domingo)
Hora: 7h às 11h
Local: Av. Boa Viagem – 3º Jardim
Sugestão de entrevista: Dr. Emanoel Abreu (cardiologista) – 9927.5352
MIRELA SÁ
Coordenadora de Jornalismo
Real Hospital Português de Beneficência em PE
|
Hospital Dom Helder festeja
Dia Mundial da Saúde
Proposto em 1948 durante encontro nas Nações Unidas, o Dia Mundial da Saúde é festejado internacionalmente em 07 de abril. No Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, a comemoração pela passagem da data será comemorada entre quarta e sexta-feira, com a realização de palestras que têm como objetivo discutir temas que possam melhorar a qualidade de vida de usuários, acompanhantes e funcionários da unidade. A programação terá início sempre pela manhã. No primeiro dia, haverá duas palestras: às 9h40, sobre Prevenção às doenças cardiológicas, com a cardiologista Milena Mota, e na sequência, sobre os cuidados que se deve ter para evitar a osteoporose, com o ortopedista Julio Arraes. Na quinta, às 10h, o tema será a prevenção às escaras, com a enfermeira Lilian Santos, e na sexta, no mesmo horário, os Direitos dos usuários do SUS, com o Serviço Social do HDH. "Nós queremos estimular o debate de forma a levar as pessoas a refletirem sobre a saúde e sobre a possibilidade de viver melhor", explica Julio Arraes, que também é diretor técnico da unidade. "Mas é preciso que elas adotem certos cuidados e rotinas mais saudáveis", conclui. Inaugurado em julho de 2010, o Hospital Dom Helder tem serviço de urgência e emergência 24h em clínica médica, cardiologia e traumato-ortopedia e atende a uma população estimada pelo IBGE em 1,2 milhão de habitantes, de onze municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário