sábado, 13 de junho de 2015

Parabólica


Apreensões nas
revistas mostram...


Agentes penitenciários das unidades e do Grupo de Operações de Segurança da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) voltaram a apreender, anteontem, armas brancas, celulares e baterias, chips e outros materiais. Desta vez, em revistas, no Centro de Observação Criminológico e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina. Não se contesta a importância dessas ações, mas a facilidade, com que esses produtos, inclusive, drogas, chegam até aos presidiários, é o que causa espanto. Já o coordenador-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, o deputado Professor Lupércio (SD), anunciou que fará, junto com outros deputados, visitas à Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, e ao Cotel, em Abreu e Lima, na próxima segunda-feira. Ele diz que “muitos presos querem largar as drogas, porém, o sistema não oferece essa oportunidade”. Vão ouvir as demandas dos apenados e dos agentes penitenciários.Seria bom que os deputados procurassem saber como drogas, amas, celulares e outros materiais entram tão facilmente nos presídios pernambucanos.




...a fragilidade prisional   

Divulgação         
 Exibindo Armas - Cotel.jpg
Material apreendido: Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG): 15 celulares, 10 carregadores, 1 chuço,  2 barrotes e 3 eixos de ventilador; Centro de Observação Criminológico e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel): 44 carregadores, 61 celulares, 22 facas industriais, 1 facão, 4 facas de serra, 12 barrotes, 12 fones de ouvido, 5 baterias e 1 chip.



Responsabilidades - Sobre o comentário “Oposição cobra responsabilidades”, a Secretaria das Cidades esclarece que “as obras relacionadas à mobilidade urbana, à Copa do Mundo e às do Programa Rios da Gente possuem licenças ambientais em dia e sem pendências de desapropriações”.



            
Chuva X Açude

Henrique Lotto  
Exibindo A-Rua vira açude.jpg
Com dez minutos de chuva, o canal transborda e a Rua 12, em Maranguape I, Paulista, vira um açude. - Os moradores estão revoltados com a prefeitura, que não fez o serviço, e ainda colocou na Internet que fez, critica Loto.


Adoção - O Grupo de Apoio à Adoção de Paulista (GGAAP)
realiza reunião, hoje, às 16h, sobre como adotar uma criança. Na Escola Municipal Firmino da Veiga, na Rua do Sabugi. Para quem reside em Paulista e nas cidades do Litoral Norte.



Prêmio e... - Literarte - A presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte/Cabo Frio-RJ), Izabelle Valladares, promove, hoje, às16h, a 5ª Edição do Prêmio Literarte 2015, no Hotel Dorisol, em Piedade. Destaca os melhores trabalhos de mídia, literatura, música e artes em geral.



...Comenda - Eu, Lucilo Varejão Neto (presidente) e Cássio Cavalcanti, todos da Academia Recifense de Letras, receberemos a Comenda Marechal Floriano Peixoto; e os secretários de Cultura, Rui Xavier (Ipojuca) e Josenildo Santos (Agrestina). Será entregue também o Prêmio Recife de Liberdade de Expressão. A Literarte está presente em 18 países com grupos correspondentes.



Cursos -
Até o dia 17, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) inscreve para a terceira turma de 2015 do  Curso de Informática (gratuito). Tel.: 81.3413.8600.



Secretaria de Saúde-PE

10:25 (Há 1 dia)

Oportunidade de ensino

Estudantes da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada podem concorrer a uma das 119 vagas do FormaSUS. O programa oferece bolsas de estudo integrais em cursos da área de saúde, como medicina, enfermagem e odontologia. As inscrições ocorrem até a próxima quarta (17/06), exclusivamente pelo formasus.saude.pe.gov.br, e a classificação será feita a partir da média geral do Enem. Até o momento, 2,2 mil já se inscreveram no certame. 

Secretaria Estadual de Saúde - PE
Superintendência de Comunicação
(81) 3184.0065 / 9488.2688

Foto





 DEFENSOR GERAL - MEDALHA FREI CANECA

O Defensor Público Geral do Estado, Manoel Jerônimo, foi agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, a mais alta comenda concedida a autoridades que contribuíram, sobremaneira, com a Justiça Eleitoral. A comenda foi entregue  ontem (11/06) pelo também agraciado, vice-presidente da Corte Eleitoral, Desembargador Alberto Nogueira Virgínio. 







Release | Assessoria de Comunicação Social | 12/6/2015



Pela segunda vez, é mantida prisão preventiva de acusado de assassinar promotor Thiago Soares

Ministério Público Federal opinou, novamente, contra a concessão de habeas corpus a José Maria Domingos Cavalcante, preso preventivamente em dezembro do ano passado


Pela segunda vez, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5) negou habeas corpus a José Maria Domingos Cavalcante, acusado de envolvimento no homicídio do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, membro do Ministério Público de Pernambuco, e na tentativa de assassinato de sua noiva, Mysheva Freire Ferrão Martins, e o tio dela, Adautivo Elias Martins, em 14 de outubro de 2013. A decisão acolheu o parecer do Ministério Público Federal (MPF), emitido pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região.

José Maria Cavalcante encontra-se preso preventivamente desde o dia 19 de dezembro de 2014, por determinação da 36ª Vara Federal de Pernambuco. A revogação da sua prisão preventiva já havia sido requerida em março deste ano, por meio de outro habeas corpus (HC 5812 PE). Naquela ocasião, o MPF também foi contrário ao pedido.

O MPF ressalta que as alegações feitas neste habeas corpus são praticamente as mesmas apresentadas no anterior, e que não há fatos novos que justifiquem a soltura do acusado. A prisão preventiva é necessária, nesse caso, para garantir a ordem pública, uma vez que o homicídio foi cometido de forma brutal, por um motivo torpe – disputa pela sede de uma propriedade rural – e contra uma autoridade pública. Além disso, o acusado possui antecedentes criminais, e não há garantias de que ele, em liberdade, não voltaria a praticar outros crimes.

Um outro aspecto relevante para a manutenção da prisão preventiva é a conveniência da instrução criminal, ou seja, a garantia de que a ação penal contra José Maria Cavalcante e demais acusados possa tramitar normalmente, sem interferências. “Não há como se ignorar que se está diante de um crime brutal, com o envolvimento de pessoas influentes e de certo poder aquisitivo, de modo que as testemunhas têm receio de sofrer retaliação caso prestem depoimentos desfavoráveis aos acusados, acabando por prejudicar a elucidação dos fatos durante a instrução processual penal”, diz o parecer do MPF.


N.º do processo no TRF5: 0001463-73.2015.4.05.0000 (HC 5919 PE)
http://www.trf5.jus.br/processo/0001463-73.2015.4.05.0000

Íntegra da manifestação da PRR5:
http://www.prr5.mpf.mp.br/prr5/conteudo/biblioteca/noticias/2015/2015_036_06_12.pdf

A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.

_________

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região

Ministro Gilberto Occhi cumpre agenda de trabalho em Pernambuco

Nesta segunda-feira (15/06), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, estará no Recife (PE) para anunciar investimentos da União ao estado e apresentar as ações do Ministério da Integração Nacional.
O primeiro compromisso oficial do ministro no estado será às 9h30 com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, Gilberto Occhi anunciará novos recursos da União para o estado do Pernambuco.
Em seguida, às 10h30, o ministro fará uma palestra na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sobre as ações do Ministério da Integração Nacional.
O ministro atenderá a imprensa após o término dos eventos.
Serviço:
Ministro Gilberto Occhi cumpre agenda de trabalho em Pernambuco
9h30- Solenidade de Anúncio de Recursos da União para o Estado de Pernambuco
Local: Palácio do Campo das Princesas. Praça da República. Bairro de Santo Antônio. Recife (PE).
10h30- Palestra sobre ações do Ministério da Integração Nacional.
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Rua da União nº 439. Boa Vista. Recife (PE).
 
 




Governador envia para a AL projeto
que institui o Passe Livre Estudantil

Medida vai beneficiar cerca de 260 mil estudantes da rede
Estadual de ensino, além de 1,5 mil cotistas da UPE da RMR


O governador Paulo Câmara encaminhou, nesta sexta-feira (12), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), projeto de lei que institui o Passe Livre Estudantil para alunos da rede estadual que estudam e moram da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE). Com o Passe Livre, os estudantes passarão a frequentar a escola (dias de aula) sem que precisem custear a passagem.  A aprovação do projeto pela Casa de Joaquim Nabuco vai beneficiar cerca de 260 mil estudantes de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da UPE que, hoje, utilizam o VEM Estudante. O benefício começa a vigorar no primeiro dia letivo do segundo semestre de 2015.  

Para o governador, a medida garante uma educação inteiramente gratuita, além de um avanço para o transporte público de qualidade. “O Passe Livre é um modelo de sucesso implantado em vários países. E Pernambuco, que sempre valorizou a democracia, precisava acompanhar essa tendência mundial e garantir o direito ao transporte gratuito para àqueles que mais precisam. Diante dos desafios econômicos que enfrentamos este ano, priorizamos a concessão do benefício, inicialmente, para os estudantes da nossa rede estadual de ensino”, explica.

A concessão do beneficio será custeada com recursos do Tesouro Estadual, por meio de repasse ao Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM), responsável pela operacionalização do Passe Livre. O CTM contará com a parceria da Secretarias das Cidades, de Educação, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, e também do Conselho Superior de Transporte Municipal, da Universidade de Pernambuco, escolas e representantes da sociedade.

O Passe Livre será concedido aos estudantes que estejam regularmente matriculados e com frequência comprovada em instituições públicas da rede pública estadual de ensino e UPE. O estudante também deverá comprovar que mora e estuda no Recife e RMR. O projeto de lei também prevê  gratuidade para o acompanhante do estudante cadastrado como pessoa com deficiência durante o trajeto de ida e volta da escola, ficando vedado o uso para outro fim.

A gratuidade será assegurada mediante carga no dispositivo de crédito. Cada aluno terá direito à concessão de até 44 créditos mensais, válidos desegunda a sexta, no valor correspondente ao Anel A.  O benefício do Passe Livre Estudantil não será concedido no período de férias escolares, finais de semana e feriados, exceto para as instituições de ensino da rede pública estadual que mantiverem atividades curriculares educacionais aos sábados ou domingos, que poderão solicitar que seus alunos sejam contemplados com até 52 viagens mensais.

Os estudantes da rede estadual que já possuem o VEM Estudantil não perderão o benefício e continuarão a ter direito a meia passagem, podendo realizar recargar de mais 26, totalizando 70 passagens por mês. Mais informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente no 0800-081-0158.

-- 
FIEPE RECEBE ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SETOR ENERGÉTICO PARA A INDÚSTRIA ESTARÃO EM DEBATE

Com a energia mais cara entre 28 países pesquisados pela FIRJAN*, mais de 100% acima da média mundial, o Brasil vem sentindo, a cada ano, o duro impacto dos sucessivos aumentos nesse que é considerado um dos principais insumos do setor produtivo. Para discutir política e planejamento do setor elétrico e apresentar as alternativas que o mercado oferece para minimizar os impactos negativos desses altos custos, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) promove, no dia 16 de junho, na Casa da Indústria, o III Seminário FIEPE sobre Mercado de Energia.

“Este ano, o Seminário reveste-se de particular importância para todos os brasileiros. Ninguém desconhece que o País vive grave crise energética e a indústria sofre as mais sérias consequências, arcando com onerosos custos a partir da geração da energia. No Nordeste o problema é ainda maior. As reservas hídricas estão ficando exauridas e não temos fontes seguras permanentes para atender às crescentes necessidades”, explica o presidente em exercício da FIEPE, Ricardo Essinger, que também preside o Conselho Temático Permanente de Infraestrutura da Federação.

Em pauta, o risco de um novo período de insuficiência da oferta no País; os elevados custos econômicos com as novas tarifas de energia elétrica; o sistema de bandeiras tarifárias; a eficiência energética na indústria; a construção de fontes de geração de energia competitivas, renováveis e de baixa emissão de carbono, como eólicas, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, usinas nucleares e de gás natural; e a comercialização de energia no mercado livre, onde o consumidor pode escolher de quem quer comprar a energia.

“Em um momento de crise no setor elétrico brasileiro que inicia com a redução da geração hidráulica e eleva as tarifas para o consumidor, o Seminário é uma excelente oportunidade para entender o que está acontecendo e quais são as alternativas para minimizar os impactos para a Indústria, Comércio, e demais consumidores”, explicou Conceição Cavalcanti, da C&T Assessoria e Gestão de Energia, correalizadora do Seminário.

Entre os palestrantes e expositores, estarão representantes do Operador do Sistema Elétrico, da Empresa de Pesquisa Energética, da Chesf, Celpe, Queiroz Galvão Energia, e pela primeira vez haverá apresentação de conferencista internacional, que permitirá uma visão mundial da indústria de energia elétrica. Eduardo Casilda Weissen, executivo espanhol da KACO New Energy, falará sobre geração híbrida: diesel e solar.

Com a experiência, os participantes poderão entender melhor as oportunidades de investimento e a evolução da regulamentação do setor, com intuito de reduzir custos e ser competitivo, além de compreender o funcionamento da oferta e da demanda entre os órgãos setoriais competentes e a indústria. Conheça a programação completa do seminário no www.fiepe.org.br. O evento tem o apoio do Sebrae e é patrocinado pela Celpe, Queiroz Galvão Energia, Tradener e CPFL Brasil.

* Confira o ranking completo pelo site: http://www.quantocustaenergia.com.br/

Serviço – III SEMINÁRIO FIEPE SOBRE MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA
Local: FIEPE – Casa da Indústria – Santo Amaro
Data: 16 de junho
Horário: 8h30 às 18h30
Inscrições: www.fiepe.org.br ou 3412 8400.




Audiência pública traz debate sobre revalidação dos diplomados no Mercosul
 
 
Na próxima segunda-feira (15) a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública sobre a admissão dos diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em modalidade presencial e no país-sede da universidade estrangeira. O debate reunirá profissionais com graduação e pós-graduação realizadas no exterior, mas com situação ainda indefinida no Estado de Pernambuco em relação a esses títulos.
 
A partir do debate com especialistas, a Comissão de Educação pretende preparar uma sugestão de Projeto de Lei e enviar ao Governo do Estado, visto que a competência de legislar sobre esse tema é do Poder Executivo. A presidente do colegiado, deputada Teresa Leitão, espera contribuir com o Governo em trazer dados consistentes para a elaboração de um projeto e resolução deste problema no Estado. Em 2013 e 2014, a Alepe já havia levantado esse debate. Os brasileiros com diplomas nesta situação desejam obter direitos como progressão em planos de cargos e carreiras e lecionar, por exemplo.
 
Especialistas da Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (ANPGIEES) consideram como aptos ao reconhecimento títulos de pós-graduação de cursos de especialização com carga horária presencial no país de origem não inferior a 360 horas. Já os graus acadêmicos de mestrado e doutorado, são considerados títulos obtidos de forma integralmente presencial no país-sede da universidade estrangeira.
 
ANPGIEES sugere também que a admissão de títulos de mestrado e doutorado em universidades estrangeiras tem amparo na legislação federal e são atendidos por artigos da Constituição Federal, Decretos Legislativos e Presidenciais sobre o tema. Participarão do encontro o professor Vicente Celestino de França e outros membros da ANPGIEES.
 
 
SERVIÇO:
Audiência Pública sobre a revalidação dos diplomados no Mercosul
Data/Horário: Segunda-feira, 15 de junho, às 10h
Local: Plenarinho III, 2º andar, Anexo I, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco.
 
 
LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA
 
Artigos 4º da Constituição Federal
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
 
Artigo 5º, Caput, Inciso XIII e §§ 1º e 2º da Constituição Federal
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;
 
Decretos Legislativo Federal nº 800 (23.10.2003)
 
Decreto Presidencial nº 5.518 (23.08.2005)



Sítio da Trindade recebe espetáculos teatrais da Emlurb

Apresentações começam neste sábado (13/6) e buscam sensibilizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente

Lições sobre os cuidados com o meio ambiente vão estar presentes durante o ciclo junino no Recife. Neste sábado (13/6), a Companhia de Teatro Rosa dos Ventos, composta pela equipe da Assessoria Sócio Ambiental da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dará início a uma série de apresentações teatrais com o intuito de conscientizar a população no que diz respeito ao descarte correto do lixo produzido. Os espetáculos “Quentinho e Ambrosina na Festa de São João” e “O casamento de Chiquinha Dengosa” serão encenados nos fins de semana de junho, das 18h às 21h, no Sítio da Trindade. Ao todo, serão duas apresentações por dia. A entrada é gratuita.

O teatro de fantoches “Quentinho e Ambrosina na Festa de São João” conta a história de Ambrosina, uma criança que fica indignada ao encontrar um monte de lixo espalhado no local onde vive e passa a desconfiar que Quentinho, seu amigo, seja o responsável pela sujeira. Já a comédia romântica itinerante “O Casamento de Chiquinha Dengosa” é inspirada na cultura da bandeira de São João e conta a história de uma moça sonhadora e preocupada com as questões ambientais. Na sua busca por um pretendente, Chiquinha possui uma única exigência: que o futuro marido também seja um defensor do meio ambiente.

“Nosso objetivo com esse trabalho é sensibilizar as pessoas sobre a importância de cada um de nós  na manutenção de um ambiente limpo e saudável. As encenações mostram que através de atitudes simples podemos minimizar os transtornos causados pelo acúmulo de lixo, como a proliferação de doenças e a obstrução do sistema de drenagem da cidade”, explica Jane Gonçalves, assessora socioambiental da Emlurb.

Confira a programação:

Espetáculo: “Quentinho e Ambrosina na Festa de São João”
Dias: 13, 14, 19, 20 e 21 de junho

Espetáculo: “O casamento de Chiquinha Dengosa”
Dias: 20, 21, 23, 24, 27 e 28 de junho

Serviço:

O quê: Apresentações teatrais no Sítio da Trindade
Quando: 13 a 28/6 (fins de semana e feriado de São João)
Horário: 18h às 21h
Local: Sítio da Trindade
Entrada gratuita.



 Abertura dos Festejos Juninos da Educação em Lajedo


O mês de junho é uma verdadeira festa para quem gosta de quadrilha e animação. E para reunir tudo isso num só dia, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou a Abertura com Festejos Juninos este ano. Durante toda sexta-feira (12), na Praça de Eventos, 15 escolas participaram com apresentações de danças típicas.

Com o tema “A Cultura Popular na Festança do Arraiá” a secretária Neide Félix mobilizou alunos, professores, gestores e pais a participar como autênticos “nordestinos e pernambucanos valorizando e resgatando nossa cultura”. Além de se divertirem com as apresentações teatrais e de dança, os estudantes da rede pública aprendem sobre a história e memória de artistas, assim como do que representa o mês de junho para o Nordeste.

As apresentações foram divididas em dois momentos, sendo no período da manhã as apresentações:

*Baião – Escola Clementino Lima (bairro Padre Cícero)
*Pé de Serra – Escola Sebastiana Ferreira da Silva (Vila dos Prazeres)
*Cantigas de roda/Coco – Escola Manoel Marcelino do Amaral (Pau Ferro)
*Tributo a Luiz Gonzaga – Escola Dom Expedito Lopes (Planalto)
*Farinhada de Gonzaga – CAMPEL
*Xote Ecológico – Escola Zélia Moura
*Xote Pé de Serra – Escola Padre Antônio Barbosa
*Tributo à Elba Ramalho – Escola Henrique Dias (Santa Luzia)
*Xaxado – Colégio Normal

À tarde, outras escolas com novas apresentações encerraram o dia de festejos:

*Xote Universitário - Escola José Ferreira dos Prazeres (Municipal)
*Forró Estilizado – Escola Dom João da Mata (Imaculada)
*Tributo a Luiz Gonzaga – Escola José Braga (Olho D’Água Novo)
*Luar do Sertão - Escola Irene Leão (Bom Jesus)
*Tributo a Alceu Valença - Escola Mamede Bento do Amaral (sítio Quatis)
*Quadrilha – Escola Frei Fernando Rossi



A inclusão dos alunos com síndrome de Down

*Francisca Romana Giacometti Paris

Nossa Constituição diz que toda criança tem direito inalienável à educação. Toda criança, inclusive as que têm síndrome de Down. Embora a educação no Brasil necessite de vários ajustes, felizmente é possível notar o esforço de muitas escolas pela inclusão de alunos com síndrome de Down. Tanto na rede pública de ensino como nas escolas privadas, organizações ligadas à defesa dos direitos de alunos com síndrome de Down confirmam um aumento significativo do número de matrículas nos últimos anos. Mesmo que em alguns casos o atendimento não ocorra de maneira mais satisfatória, deve-se ressaltar a iniciativa pela inclusão.    
Alunos com síndrome de Down têm a capacidade de aprender assim como quaisquer outros estudantes, apresentando igualmente um pouco mais de habilidade ou de dificuldade em determinadas áreas. Óbvio que existem algumas diferenças durante o processo de aprendizagem desses alunos se comparados a outros, como maior dificuldade de concentração ou de memorização a curto prazo, por exemplo. Mas basta apenas um pouco mais de atenção dos pais e professores a esses alunos e que se respeite o ritmo mais lento de aprendizado deles.
Estudos científicos indicam ainda que a escolarização de alunos com síndrome de Down é mais efetiva em escolas comuns e, de preferência, se iniciada já na educação infantil. O desenvolvimento da criança depende fundamentalmente da estimulação precoce que ela receberá, do ambiente em que estará exposta e do incentivo das pessoas que estão a sua volta. Pois, nas escolas comuns, além de transmitir conhecimento acadêmico, a convivência com alunos de diferentes origens e formações contribui significativamente para o desenvolvimento psicoafetivo da criança, no seu processo de socialização e também no desenvolvimento de suas capacidades.
De acordo com a organização Movimento Down, que é filiada à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, cada vez mais jovens com síndrome de Down concluem o Ensino Médio e, atualmente, existem pelo menos 20 alunos cursando o Ensino Superior em cursos não adaptados. Ou seja, é apenas uma questão de oportunidade. Quando oferecida, eles correspondem e demonstram plena capacidade para avançar em seu desenvolvimento.
Por fim, vale reforçar que recusar a matrícula de crianças e jovens com síndrome de Down ou por qualquer outro motivo relacionado a outras deficiências – o que vale para escolas públicas ou privadas – é crime, de acordo com o artigo 8º da Lei 7.853/89.
Pode-se até compreender que algumas escolas realmente tenham suas dificuldades em se adequar a essa realidade, que ainda não tenham alcançado as melhores condições para atender da melhor forma possível as necessidades de estudantes especiais, por falta de recursos humanos e pedagógicos, entre outros pontos. Mesmo assim, espera-se que isso não sirva de justificativa para a recusa. Essa lição, ainda bem, estamos vendo que muitas escolas já aprenderam!


 Francisca Romana Giacometti Paris é pedagoga, mestre em Educação e diretora de serviços educacionais da Saraiva

Sobre o Grupo Saraiva
O Grupo Saraiva, companhia nacional de capital aberto com cerca de seis mil funcionários e que em 2014 celebrou seu centenário, cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços por meio de seus Negócios Editoriais e Varejo. O Grupo é referência na produção de conteúdo para educação básica, ensino técnico e superior, em especial Direito, onde é líder de mercado. Suas soluções educacionais incorporam tecnologias inovadoras, tais como aprendizagem adaptativa, biblioteca digital por assinatura, plataformas de jogos, fornecendo também conteúdo diferenciado para o ensino à distância. Com 114 lojas em 17 Estados brasileiros e Distrito Federal, possui a maior rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento do País. Desde que lançou sua plataforma de e-commerce em 1998, opera com uma abordagem integrada e multicanal, que oferece ao cliente produtos e serviços no www.saraiva.com.br ou nas lojas físicas. Possui um rico acervo em literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, tecnologia, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.


Convênio entre PCR e MCTI viabilizará primeira etapa do Parque do Jiquiá

Em reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, prefeito Geraldo Julio recebeu sinalização positiva para liberação de verba de R$ 5 milhões.

 O prefeito Geraldo Julio recebeu na manhã desta sexta-feira (12) o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para tratar de convênios entre as duas esferas. No encontro, o ministro sinalizou para a liberação de R$ 5 milhões para a primeira etapa de requalificação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, com a instalação de uma praça de entrada. O projeto já é do conhecimento do gestor da pasta federal e tem o objetivo de melhorar a visitação das pessoas que já circulam pela área.

“Nós apresentamos vários projetos na área de tecnologia para o ministro, incluindo o início das obras do Parque do Jiquiá. Nós vamos poder fazer a primeira obra, que é uma praça de entrada para melhorar e ampliar a visitação que já ocorre no local”, garantiu o prefeito.

Ainda segundo Geraldo, o equipamento receberá o mesmo cuidado dedicado ao Jardim Botânico. “O Parque do Jiquiá já recebe algumas missões, como excursões de escolas, e com esta praça de entrada vai melhorar a visitação. Fizemos isto no Jardim Botânico e passamos de três mil para mais de cem mil visitantes”, continuou. A Prefeitura vai aguardar a liberação do Ministério para iniciar o processo de licitação.

O projeto para esta primeira obra está orçado em R$ 5 milhões e contempla a construção de uma guarita de segurança, pórtico de entrada, urbanização, pavimentação da praça, paisagismo, drenagem e instalações elétricas e hidrossanitárias. O objetivo principal é proporcionar o uso e a valorização do ecossistema do local, com o resgate histórico, científico e cultural.


Centro Cultural de Música é inaugurado no Paulista

O município do Paulista ganhará mais uma Escola de Música. Nesta terça-feira (16.06), às 11h, o Centro Cultural Escritor e Professor Ariano Suassuna será inaugurado na cidade. O evento solene irá acontecer na Avenida Manoel Gonçalves, localizada na Vila Torres Galvão, Nº 76. O local irá oferecer cursos gratuitos de cinema, teatro, desenho, animação, além do conservatório de música. A ação é coordenada pela Secretaria de Educação.


Programação especial nos econúcleos Jaqueira e Jardim Botânico

Uma manhã dedicada à reciclagem no Parque da Jaqueira, no sábado, e às plantas tóxicas no Jardim Botânico do Recife, no domingo. No dia 13, das 8h às 12h, o Econcúcleo da Jaqueira receberá ação do Instituto Lixo Zero Brasil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Às 11h do dia 14, no auditório do JBR, a médica e professora universitária Evani de Lemos aborda em palestra aberta ao público o risco de espécies ornamentais usadas nos jardins da cidade.

Haverá oficinas e exposição de projetos realizados no Recife, bem como campanhas de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, de óleo de cozinha e de produtos de difícil reciclagem, como produtos de cabelo, maquiagem, esmaltes, protetor solar, perfumes, hidratantes, material de escrita e esponjas de prato.

O evento Coletivo Lixo Zero, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho em todo o planeta. O evento será realizado pela Juventude Lixo Zero Recife, uma organização de jovens ligados ao Instituto Lixo Zero Brasil que tem o objetivo de disseminar o conceito lixo zero através de projetos por todo o país. 

O Coletivo Lixo Zero será realizado pela primeira vez em Recife e pretende sensibilizar a população para adoção de práticas de consumo consciente e orientar sobre o descarte ambientalmente correto, especialmente de produtos de elevado impacto ambiental. 

PALESTRA - Espirradeira, comigo-ninguém-pode e pião-roxo são algumas das plantas cultivadas nos jardins do Recife que apresentam risco à saúde. Evani de Lemos, que pesquisa a toxicidade de espécies ornamentais, contabiliza perto de duas dezenas de ervas e arbustos que se enquadram nessa categoria.

Espirradeira, comigo-ninguém-pode e pião-roxo são algumas das plantas cultivadas nos jardins do Recife que apresentam risco à saúde. As palestras ocorrem todo domingo, no mesmo horário. O participante pode solicitar um cartão-fidelidade para emissão de certificado, a cada quatro comparecimentos.
O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita.

 Grupos com mais de dez pessoas que desejem acompanhamento de monitor devem agendar pelos telefones 81 3355-0000 e 3355-0002 . A produção de books e ensaios fotográficos é realizada de terça a sexta, mediante agendamento prévio. É obrigatório o uso de calça comprida e sapatos fechados para percorrer as trilhas.

É vedada a coleta de frutos, folhas secas ou qualquer outro material biológico. Não é permitido o acesso de animais domésticos, assim como de bicicletas, patins, skate e afins. Cadeiras de roda e carrinhos de bebê podem circular normalmente. No local não há lanchonetes, apenas bebedouro.


Congresso Científico em Oftalmologia no
Recife discute diabetes e doenças da retina


Com a intenção de reunir médicos, residentes e oftalmologistas; atualizar e discutir o extenso acervo de métodos diagnósticos, novas drogas para o tratamento ocular e perspectivas para o diabético, a UniVision – Centro de Excelência em Oftalmologia, realiza nos dias 18 e 19 de junho, o Congresso Científico intitulado Update em Diabetes e Doenças da retinaO encontro reunirá especialistas renomados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e será realizado no auditório dos Empresariais Alfred Nobel e Issac Newton, na Ilha do Leite. A abertura do encontro acontecerá as 18h30, do dia 18 de junho.   

No primeiro dia do encontro (18) está prevista a palestra do Dr. Luiz Turatti, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que abordará a situação atual da diabetes no Brasil, assim como as metas laboratoriais de controle da doença, seus parâmetros e tratamentos individualizados. No mesmo dia, Dr. Eduardo Cunha, oftalmologista e especialista em Retina pela Universidade de São Paulo, explanará sobre as doenças da coroide (é uma estrutura do  olho que está situada entre a camada esclerótica e a retina). Haverá também uma ampla discussão sobre os principais casos de retinopatia diabética, congregando a opinião e expertise de especialistas de diversas capitais brasileiras. 

“Discutir novas perspectivas de tratamento e trocar experiências sobre o paciente com retinopatia diabética tem sido um desafio enorme para a OMS e todos os países que tem gasto anualmente bilhões de dólares com o tratamento do DM e suas complicações sistêmicas, como cegueiras, amputações, obesidade, entre outros”, explica a coordenadora científica do Congresso, Dra Telma Florêncio.
Para o segundo dia do encontro (19) está prevista a apresentação de diversos casos clínicos sobre Retina. A partir das 9h10, Dr. Eduardo Cunha, realizará palestra sobre Os aspectos clínicos e fisiológicos da adesão vítreo retininana em diversas doenças da retina. As 9h30, Dr. Ricardo Japiassú, oftalmologista e especialista em Retina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro versará sobre a vitrólise química. Principais casos desafiadores também serão discutidos pelos especialistas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos telefones 3125.2626 e 3032.2525. Podem participar médicos, estudantes de Oftalmologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário