segunda-feira, 8 de junho de 2015

Parabólica




Teatro da Vida:
Ditos populares

Uma aula com o Professor Pasquale: Dito popular 1: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro. Minha grande dúvida na infância… Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro? O correto é: ‘Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro. 2: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele? O correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. 3: Cor de burro quando foge. Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor? Eu queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério! O correto é: Corro de burro quando foge! 4: Outro que no popular todo mundo erra: Quem tem boca vai a Roma. Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar! O correto é: Quem tem boca vaia Roma (isso mesmo, do verbo vaiar). “5: Cuspido e escarrado. Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Esse… Sei lá! O correto é: Esculpido em Carrara. (Carrara é um tipo de mármore). 6: Quem não tem cão, caça com gato. Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem, que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor! O correto é: Quem não tem cão, caça como gato… Ou seja, sozinho! Agora me diz: Vai dizer que você falava corretamente algum desses?” 


Cheia nas casas? - Por falta de pavimentação e de drenagem, na Rua Água Branca, na Vila União, os moradores acordaram, ontem, com a água da chuva invadindo as suas casas, denuncia Eduardo Silva Souza. A obra está aprovada, desde 2009, no Orçamento Participativo. E “neco” de nada.



 “Piscina” na ciclovia... - Na ciclovia de Boa Viagem, quando chove forma-se uma “piscina”, na esquina da Av. Boa Viagem com a Rua Padre Carapuceiro, em frente ao Edifício Portugal. A denúncia é de Edson Campos, idealizador do Parque dos Coqueiros.

Edson Campos/Cortesia     
 Exibindo Ciclovia -piscina 1a. Foto.jpg

...e dengue - Segundo Campos, os ciclistas são obrigados a usar o calçadão. - Isso é devido aos últimos serviços da PCR para corrigir os ângulos das curvas da ciclovia. Algumas pessoas também reclamam que é um criatório da dengue, alerta. 



JBR - O case de gestão de pessoas da JBR Engenharia foi agraciado com mais uma premiação. Desta vez, ficou em terceiro lugar, no Prêmio Ser Humano Paulo Freire, concedido pela seccional pernambucana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE).




Alô, PCR? - João Alfredo Gomes Ferreira e os demais moradores das ruas Barão de Tracunhaém e Doutor Alberto Wanderley, no Bairro de Cajueiro (após o Fundão), estão indignados com a buraqueira e o descaso da Prefeitura do Recife. São inúmeros prejuízos com os carros danificados pelas crateras e pelos calçamentos arrebentados.



AA -
A CBTU Recife e a Associação dos Alcoólicos Anônimos (AA) realizam, de hoje a 6ª.-feira, ação de conscientização para os usuários do Metrô. Na Estação Recife, das 8 às 18h.


Espaço -
Inscrições online, até o dia 15, para expor trabalhos, no Espaço do Conhecimento do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. No  www.tecnologianaeducacao.com.br.
  
 OAB-PE -
“O Ensino Jurídico de Pernambuco” será tema da audiência pública, hoje, às 14h, da Comissão de Educação Jurídica da OAB-PE, na OAB. Na Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio.  






Mutirão carcerário atendeu 900 reeducandas nos oito dias da ação

fotos: @jhpaparazzo/Ascom-DPPE

Terminou  sexta-feira, (05) de Junho, o mutirão carcerário promovido pela Defensoria Pública na Colônia Penal Feminina do Recife iniciado no dia 26 de Maio. 900 reeducandas (confirmar esse número, ainda). foram atendidas, comprovando a força do trabalho em equipe dos Defensores Públicos de Pernambuco. Dos inúmeros processos avaliados, somam-se: pedidos de soltura, recursos, agilização processual, Habeas Corpus, prisão domiciliar e solicitações de atendimentos médicos.


A meta era atender todo esse contingente até o oitavo dia da ação. Cada Defensor avaliou vinte pastas carcerárias por dia. Nossa meta foi batida e contribuímos também com os esclarecimentos sobre o andamento dos processos – algo pelo qual elas ansiavam bastante”, comentou a coordenadora do mutirão, a Defensora Pública Cristiana Maria de Melo. Agora, vamos... (falando sobre os próximos passos depois do atendimento e confecção de peça).
Participam desse mutirão, Cristiana Maria de Melo, Daniele Monteiro, Diogo Gomes, Etiene Vieira Gonçalves, Flávia Barros, Gabriel Gonçalves Leite, Joaquim Fernandes, Leda Maria Pessoa, Leonardo Alexandre de Carvalho, Maria Helane Malheiros, Mirella Wanderley Nunes, Marta Galvão e Tereza Cristina Cruz.


Oposição alerta: índice de homicídios não diminuiu em Pernambuco em 2015

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), chamou a atenção nesta sexta-feira (05) para o aumento do índice de homicídios no Estado em 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para ele, o resultado divulgado ontem pelo Governo do Estado – de 12 homicídios a menos este ano com relação a 2014 – merece ser comemorado, mas é preciso que se fique atento ao acumulado do ano, que ainda apresenta um crescimento elevado.

“Mesmo com esta leve redução que tivemos no mês de maio, é importante registrar que nós tivemos 168 homicídios a mais este ano em comparação com os primeiros meses de 2014. A verdade é que a violência, infelizmente, cresceu no Estado”, reforça.
Silvio diz esperar que o resultado de maio seja o início da queda de uma tendência de aumento na criminalidade que perdura desde o ano passado, e que se consiga reduzir a trágica média de mais de 10 assassinatos em Pernambuco por dia.

“É importante ressaltar ainda que o Pacto pela Vida precisa retomar o seu propósito inicial, que é o de reduzir o número de assassinatos em Pernambuco em 12% ao ano. Infelizmente, em 2015, ainda não temos esta perspectiva”, afirma o parlamentar, que cobra do Governo do Estado medidas como uma política de valorização dos profissionais de segurança pública e a retomada do modelo de condução do Pacto pela Vida.
NÚMEROS
Dados oficiais da Secretaria de Defesa Social indicam que: 
·         Entre janeiro e maio de 2014, Pernambuco teve 1.446 assassinatos
·         Em 2015, esse número sofreu foi ampliado para 1.614 homicídios. 168 mortes a mais
 TABELA 2014/2015

Mês
2014
2015
Janeiro
256
323
Fevereiro
261
324
Março
311
334
Abril
296
323
Maio
322
310
TOTAL
1.446 homicídios
1.614 homicídios







Hospital Maria Lucinda comemora 86 anos com missão de graças

Administrado pela Fundação Manoel da Silva Almeida, o Hospital Maria Lucinda possui uma história de muitas conquistas na prestação de saúde às pessoas carentes (crianças, adultos e idosos) do Recife e de outras cidades de Pernambuco. Para comemorar os 86 anos do hospital, será realizada umacelebração eucarística amanhã (9 de junho), às 16 horas, na Capela do Colégio Virgem Poderosa. A missa contará com a  presença dos gestores, profissionais de saúde e colaboradores do hospital e das unidades de saúde geridas pelo Maria Lucinda, além dos voluntários, pacientes e amigos da Fundação Manoel da Silva Almeida.


MPF consegue bloqueio de bens de ex-secretária de Educação de Jaboatão
Objetivo de liminar é garantir eventual ressarcimento por contratação irregular de empresa para o fornecimento de merenda escolar aos alunos dos programas federais no município

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE), a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens de Maria Mirtes Cordeiro Rodrigues, ex-secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes. A decisão liminar atende a solicitação feita em ação de improbidade ajuizada pelo MPF e tem como objetivo garantir eventual ressarcimento ao erário por contratação irregular de empresa para o fornecimento de merenda escolar aos alunos dos programas federais no município.

Na ação, a procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes afirma que a MCP Refeições Coletivas Ltda., empresa vencedora de licitação realizada em 2009 para o fornecimento das merendas, continuou prestando serviços por mais quase seis meses após o fim do prazo contratual previsto na licitação. O serviço foi mantido, segundo o MPF, sem o respaldo de qualquer formalização de nova licitação ou contrato.

O fornecimento das merendas era destinado a alunos do Programa Mais Educação, Educação de Jovens e Adultos, Projovem Urbano, Brasil Alfabetizado e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O prejuízo causado aos cofres públicos durante a prática irregular foi de mais de R$ 1,7 milhão.

O MPF reforça ainda que, embora a Secretaria de Educação de Jaboatão tenha apresentado parecer jurídico favorável ao pagamento da empresa, emitido pela Procuradoria Municipal, o documento fazia diversas ressalvas quanto à conduta administrativa da ré, inclusive alertando para necessidade de apuração de prática de ato de improbidade.

Liminar – A decisão liminar proferida pela Justiça Federal determinou o bloqueio de veículos automotores, imóveis e valores em conta-corrente, poupança e fundos de investimento, bem como a quebra do sigilo fiscal de Maria Mirtes Cordeiro Rodrigues, solicitando à Receita Federal a declaração de bens da ré em 2009 e 2010.

Caso a Justiça Federal acate o restante dos pedidos feitos na ação do MPF, a ex-secretária pode ser condenada à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público por até cinco anos, além do ressarcimento integral do dano.

Processo nº  0807275-29.2014.4.05.8300T – 6ª Vara Federal em Pernambuco
Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Para fazer uma representação via internet, clique aqui.



Prefeitura de São Lourenço da Mata 
cancela festejos juninos da cidade

A Prefeitura de São Lourenço da Mata vem por meio deste informar o cancelamento das festas de São João 2015, devido a crise financeira que está atravessando. Desta forma, esperamos a compreensão de todos, por se tratar de uma medida que visa economizar recursos para investimentos em saúde e educação.


Especialistas abordam transreligiosidade 
como diálogo entre a palavra e o silêncio

O teólogo e monge beneditino Marcelo Barros e o psicanalista Antônio Guinho serão os palestrantes do encontro “Transreligiosidade – Diálogo entre a palavra e o silêncio”, que será realizado no dia 13 de junho (sábado), das 8h30 às 17h, no auditório da JBR Engenharia. As inscrições estão sendo realizadas na secretaria da Unipaz Pernambuco, entidade promotora do evento, que fica na Encruzilhada.

Durante o debate, os participantes serão conduzidos a uma reflexão e diálogo por meio da peregrinação por diversas tradições espirituais e por caminhos da meditação e da centração interior com exercícios que buscam uma nova consciência. O investimento é de R$ 150,00. Outras informações pelo telefone 3244-2742. A JBR Engenharia fica na Rua Gonçalves Dias, 131, em Campo Grande.

Sobre os palestrantes:

Marcelo Barros – Monge beneditino e teólogo. Trabalha com o diálogo entre as religiões, é assessor das comunidades eclesiais de base e de movimentos populares. É autor de 45 livros. Os mais recentes são “Evangelho e Instituição” e “Na casa do meu Pai há muitas moradas”.

Antônio Guinho  - Psicólogo e psicanalista, coordenador do Núcleo de Meditação Terapêutica da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco.


 
Planejamento
O Estatuto da Metrópole será tema de discussão, nesta terça-feira (9), durante o primeiro encontro do Ciclo de Debates, entre secretários, vereadores, empresários, representantes de instituições técnicas, como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A legislação foi aprovada em janeiro deste ano e fixou as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução de políticas públicas em regiões metropolitanas e aglomerações urbanas nos Estados. 

VACINA MATA O VELHO - RECORDAR É VIVER


    No governo FHC o Brasil enfrentava uma crise econômica muito pior que a atual. Assim o governo tomou certas medidas para diminuir suas despesas. Uma delas foi a criação do Fator Previdenciário, que hoje querem extinguir. Com esse plano as despesas com o INSS deveriam diminuir principalmente porque a IDADE para se aposentar seria maior. Coincidentemente foi lançado no Brasil a vacina contra a gripe chamada de Influenza. Apesar dos vírus produzidos no Instituto Butantã serem de boa qualidade as autoridades preferiram usar os vírus oriundos de Cuba. 
    Devido a isso correu o boato que esta vacina era para diminuir a vida útil dos aposentados e assim melhorar o resultado do plano ¨Fator Previdenciário¨ e apelidaram de ¨Vacina Mata o Velho ¨. Devido a isso muitos velhos até hoje não tomam a vacina de jeito nenhum. Eu todo ano tomo com minha esposa Tana e me sinto muito bem. Assim hoje fui tomar minha Mata o Velho em Recife e Tana em Belém.
Edson Campos E Silva, 
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
Blog causos e Fatos
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com




Gabinete Português de Leitura comemora Dia de Portugal,
 de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será comemorado com programação especial no Gabinete Português de Leitura. A instituição preparou uma mostra fotográfica que retrata uma aldeia histórica portuguesa, além de uma palestra que traz Camões e Fernando Pessoa, fazendo um rápido paralelo entre os Lusíadas e a Mensagem. O evento acontece na próxima quarta-feira, a partir das 20h, na sede do GPL, no bairro de Santo Antônio.


Especialistas abordam transreligiosidade 
como diálogo entre a palavra e o silêncio

O teólogo e monge beneditino Marcelo Barros e o psicanalista Antônio Guinho serão os palestrantes do encontro “Transreligiosidade – Diálogo entre a palavra e o silêncio”, que será realizado no dia 13 de junho (sábado), das 8h30 às 17h, no auditório da JBR Engenharia. As inscrições estão sendo realizadas na secretaria da Unipaz Pernambuco, entidade promotora do evento, que fica na Encruzilhada.

Durante o debate, os participantes serão conduzidos a uma reflexão e diálogo por meio da peregrinação por diversas tradições espirituais e por caminhos da meditação e da centração interior com exercícios que buscam uma nova consciência. O investimento é de R$ 150,00. Outras informações pelo telefone 3244-2742. A JBR Engenharia fica na Rua Gonçalves Dias, 131, em Campo Grande.

Sobre os palestrantes:

Marcelo Barros – Monge beneditino e teólogo. Trabalha com o diálogo entre as religiões, é assessor das comunidades eclesiais de base e de movimentos populares. É autor de 45 livros. Os mais recentes são “Evangelho e Instituição” e “Na casa do meu Pai há muitas moradas”.

Antônio Guinho  - Psicólogo e psicanalista, coordenador do Núcleo de Meditação Terapêutica da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco.


Hospital Maria Lucinda comemora 86 anos com missão de graças

Administrado pela Fundação Manoel da Silva Almeida, o Hospital Maria Lucinda possui uma história de muitas conquistas na prestação de saúde às pessoas carentes (crianças, adultos e idosos) do Recife e de outras cidades de Pernambuco. Para comemorar os 86 anos do hospital, será realizada uma celebração eucarística amanhã (9 de junho), às 16 horas, na Capela do Colégio Virgem Poderosa. A missa contará com a  presença dos gestores, profissionais de saúde e colaboradores do hospital e das unidades de saúde geridas pelo Maria Lucinda, além dos voluntários, pacientes e amigos da Fundação Manoel da Silva Almeida.


​LOUVOR E ORAÇÃO MARCAM NOITE DE GRAVAÇÃO DOE DVD DE FREI DAMIÃO
 
Uma noite movida de fé, oração e musicalidade. Foi o que aconteceu na gravação do DVD "Só Ele" do frei Damião Silva, na noite dessesábado no Teatro Guararapes, Centro de Convenções, Olinda. Além da participação de seus seguidores e familiares, o evento religioso contou com as presenças do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, padres e seminaristas.

Na abertura, frei Damião Silva agradeceu ao arcebispo pela presença e convidou dom Fernando Saburido para subir ao palco."Quero agradecer a presença de dom Fernando, dos padres, seminaristas e em especial de vocês (público) por participarem desta noite de oração", enfatizou o religioso, convidando a todos para uma oração pela beatificação e canonização de dom Hélder Câmara.

Displaying DSCN8107.JPG

Já o arcebispo destacou a importância do frei Damião Silva na evangelização. "A forma que ele conduz seu ministério sacerdotal com oração profunda e musicalidade ajuda a fortalecer a fé das pessoas e aproximar o povo de Deus, esse mecanismo tem ajudado bastante as pessoas buscarem a Deus", disse. 
  
O religioso, que atualmente é o administrador da paróquia Santo Amaro em Jaboatão, Centro, completou 15 anos de sacerdócio.  

Francisco Damião Silva é paraibano da cidade de Coremas e nasceu em 09 de Abril de 1971. Ainda jovem, ingressou na Ordem dos Carmelitas, ordenando-se padre em maio de 2000, passando a exercer sua atividade sacerdotal em Pernambuco.


-- 
Pedro Morais
Jornalista DRT 2928/PE
Fone: 8677.1004



Nota à imprensa
5 de junho de 2015
 

Petrobras apresenta, em conferência mundial, programa que reduziu queima de gás em 60% nos últimos 6 anos

Programa implementado pela empresa contribuiu com recorde de aproveitamento de gás de 96,5% alcançado em fevereiro deste ano

O Brasil é atualmente um dos países que melhor aproveita sua produção de gás natural. Com a expressiva redução da queima de gás em plataformas, a Petrobras atingiu em fevereiro de 2015 a marca histórica de utilização de 96,5% de gás nas atividades de exploração e produção, considerando a produção total nos campos operados pela companhia. O Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás da Petrobras (POAG), em andamento desde 2010 nas unidades de operações da área de Exploração e Produção da região Sul-Sudeste, contribuiu decisivamente para o recorde. A iniciativa foi tema da palestra “A redução da queima de gás na Petrobras” (
Reduction of Petrobras’ gas flaring), apresentada pelo coordenador do Programa, Vitor Souza Lima, nesta sexta-feira (5/6), na Conferência Mundial de Gás (World Gas Conference – WGC 2015) em Paris, na França.
A estimativa com essa redução na queima é de que até o final de 2015 a Petrobras tenha conseguido evitar a emissão de quase 23 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.  “O objetivo do programa é aumentar o aproveitamento de gás natural nas atividades de Exploração e Produção da Petrobras. Como consequência, temos uma expressiva redução das emissões, além de uma maior oferta de gás ao mercado. Antes do início do POAG, metade das emissões de gases do efeito estufa era oriunda da queima de gás em tocha em nossas atividades de produção. Atualmente este número caiu para um sexto”, explica Vitor Souza Lima, com base em dados da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.  
Entenda a queima de gás
A queima de gás natural é inerente ao processo de produção na indústria do petróleo e ocorre por uma série de razões: segurança, emergência, anormalidades operacionais, manutenções programadas e no início de operação de novas plataformas (comissionamento).  
Sobre a WGC
A Conferência Mundial de Gás (World Gas Conference – WGC) é o maior evento sobre gás natural do planeta. A conferência, que acontece a cada três anos, reúne os principais especialistas no setor de gás. A edição deste ano, de 1o a 5 de junho, em Paris, conta com representantes de 100 países. A Petrobras participa do evento com a apresentação de três trabalhos técnicos e participação em cinco painéis.




Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 99921-1048 e 99985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br


MPF denuncia envolvidos em fraude com verbas do Ministério do Turismo
Convênio tinha como objetivo a realização do projeto “Roteiro Turístico de Olinda na Semana Santa”

Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco denunciou os gestores da ONG Centro de Cultura Popular Viva Arte e da empresa Cia. de Eventos, acusados de apropriação indébita de recursos federais repassados à ONG em virtude de convênio firmado com o Ministério do Turismo (MTur). A responsável pelo caso é a procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes.

O convênio foi assinado em 2005, com o repasse, pelo MTur, de aproximadamente R$ 100 mil para a realização do projeto “Roteiro Turístico de Olinda na Semana Santa”. A verba foi recebida pela ONG Centro de Cultura Popular Viva Arte, que subcontratou a Cia. de Eventos para a produzir o evento.

As apurações indicaram, no entanto, que a ONG não comprovou a realização do evento nem devolveu os recursos do Mtur, que notificou duas vezes a gestora da organização. Auditoria da Secretaria Federal de Controle Interno comprovou irregularidade nas contas da entidade.

Inquérito instaurado pela Polícia Federal em 2011 constatou que um dos responsáveis pela Cia. de Eventos revelou interesse em encontrar ONG, em Olinda, para a realização do evento, já que a empresa tinha fins lucrativos. O MPF argumenta, então, que o Centro de Cultura Popular Viva Arte foi usado como empresa de fachada para o recebimento da verba pública, com o objetivo de fraudar a execução do convênio.

Caso a Justiça Federal acate os pedidos feitos na denúncia do MPF, os acusados podem ser condenados à pena de reclusão de um a quatro anos, que pode ser aumentada em um terço, além do pagamento de multa.

Ação Penal nº 0004256-14.2015.4.05.8300 – 4ª Vara Federal
Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Para fazer uma representação via internet, clique aqui.




CONCESSIONÁRIA ECOPOLE MOTOCAR



Os irmãos Maria, João e Duilio Cabral da Costa inauguram na próxima quinta-feira(11), às 18h,  a primeira concessionária Ecopole Motocar no Estado, que será instalada na BR-101 Norte, no bairro da Iputinga. Trata-se de um novo conceito de transporte para Pernambuco, com triciclos de carga e os já famosos TukTuks, referências em transportes em países asiáticos e andinos.  Produzidos no Brasil, os veículos possuem tanto modelos para transporte de passageiros, quanto de cargas, com menor custo de manutenção e baixo consumo de combustível fazendo até 30 km por litro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário