quarta-feira, 19 de agosto de 2015







 O que é isso, companheiros?

Usuário do Posto de Saúde Gouveia de Barros, da PCR, reclama que fez exames de sangue, no dia 17 de junho de 2015 e, até hoje, dia 19 de agosto de 2015, dois meses passados, não recebeu os resultados. Funcionários só respondem " não chegou", volta daqui há dois dias, e tem sido assim desde o dia 29/7, data marcada para  a entrega."

Academia Recifense de Letras


Prezados confrades e confreiras da Academia Recifense de Letras, na próxima quinta-feira, DIA 20 DE AGOSTO,  a partir das 17:00 horas, acontecerá  a nossa reunião do mês. Por oportuno, estou informando a todos que nessa oportunidade estará assumindo a nova diretoria da ARL, que terá   a seguinte composição:
 1 - Presidente - Carlos Bezerra Cavalcanti
 2- Vice-presidente: Leny Amorim
 3- Secretário: Zélia Monte
 4- 2º Secretário: Djanira Silva
 5- Tesoureiro: Maria do Céu
 6- 2º Tesoureiro: Olimpio Bonald
 
Conselho Fiscal:
1 - José Luiz Mota Menezes
2 - Edvaldo Arlego
3 - Lourdes Nicácio
 
 
Finalizando, peço a todos que compareçam, pois a vida da instituição depende do empenho de cada um de nós. Nessa primeira reunião, (com a nova diretoria) trataremos de assuntos de alta relevância para nossa academia que estará completando a sua segunda década, no próximo dia 12 de março, do ano vindouro. O tempo passou rápido, já vão longe aquelas reuniões preparatórias que fazíamos, ainda no auditório da BPEP. Lá estavam entre nós:Carlos Ferraz,  Belarmino de Souza, Paulo  Cardoso, Djalma Costa, Geraldo Távora, Geraldo Pereira, Elysio Silveira, Abá, Alves da Mota,  que nos deixaram saudades. `É em nome da memória de todos eles e da necessidade de levar para frente essa instituição que nos deu tanto trabalho e orgulha para criar, que conclamo a todos que compareçam, com suas ideias, sugestões, e opiniões que contribuirão, estou certo, para o brilhantismo da vida literária do nosso Recife.
PS. O LOCAL PROVISÓRIO DESSA REUNIÃO SERÁ O CLUBE DOS OFICIAIS DA PM QUE FICA NA AVENIDA JOÃO DE BARROS, AO LADO DO QUARTEL DO CORPO DE BOMBEIROS.
 
Atenciosamente,
Carlos Bezerra Cavalcanti.



Isolamento e nervosismo do PSDB são visíveis, diz Humberto

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), declarou nesta quarta-feira (19), em discurso no plenário da Casa, que as manifestações pela defesa do Estado democrático de Direito, pelo respeito ao resultado das urnas e pela união de todos em favor do Brasil, expressadas por lideranças e entidades nacionais e internacionais, têm deixado o PSDB nervoso e isolado. 
Segundo Humberto, a mudança de conjuntura no país, com o início de uma grande concertação nacional em favor do desenvolvimento da nação apoiada “por todos os setores mais responsáveis da sociedade” e com a inauguração de uma agenda positiva para a população, fez bater um enorme desespero entre os tucanos.

“É o desespero de ter perdido quatro eleições presidenciais consecutivas e de ver se esvair a oportunidade que julgavam ideal para golpear a democracia brasileira, impedir uma presidenta legitimamente eleita de governar e chegar ao poder pela contramão da história”, afirmou. 

De acordo com o senador, o nervosismo da oposição aumentou depois que os seus líderes viram a redução do número de participantes nas manifestações do último domingo – mesmo com todo o dinheiro que irrigou os protestos e o apoio prestado por eles, que viajaram o país tentando inflamar a população. 

“O lexotan parece ter acabado em Higienópolis. Só pode ser essa a justificativa para a escalada de ansiedade e agitação inaugurada esta semana nesse ninho tucano onde não se choca outra coisa que não o ovo da serpente”, disparou Humberto.
No discurso, o parlamentar ressaltou a legitimidade dos protestos contra o Governo, assim como a sua legalidade. 

Para o líder do PT, eles merecer ser recepcionados e ter todo o reconhecimento de um Estado democrático de Direito, como o brasileiro. 

“Mas as manifestações menores do que as de 15 de março demonstram que os brasileiros verdadeiramente insatisfeitos, que não estão alinhados a partidos de oposição, entenderam que os ventos estão mudando e resolveram se somar aos esforços para tirar o país da crise, em vez de empacarem nas ruas”, disse. 

Na avaliação do líder do PT no Senado, os brasileiros insatisfeitos querem mudanças no governo e no Brasil, mas rechaçam o golpismo, o impeachment e qualquer saída que flerte com a ruptura da ordem democrática. “Os brasileiros insatisfeitos com a atual conjuntura querem saídas sérias para a crise. Não querem agravá-la”, acredita.  

FHC - O senador criticou o pedido de renúncia da presidenta Dilma Rousseff feito por Fernando Henrique Cardoso, e seguido depois por outros tucanos, e disse que o PSDB caminha contra o país. “Eles são, realmente, o maior partido de oposição ao Brasil, como bem disse, em ato falho, o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves”, ironizou Humberto.

Para Humberto, o posicionamento do ex-presidente, expressado em rede social, "não há de ser nada". "Fernando Henrique já nos disse uma vez que esquecêssemos tudo o que ele escreveu. Pois essa nota será mais uma entre as tantas obras do ex-presidente que os brasileiros mandarão solenemente para o esquecimento", afirmou. 

O líder do PT citou nominalmente as muitas entidades políticas, econômicas e sociais que têm pedido altivez e responsabilidade de todos para trabalhar a fim de manter o país nos trilhos – ao contrário da postura do PSDB, que aposta na tese do “quanto pior, melhor”. 

Entre as instituições estão as duas maiores federações de indústrias brasileiras, a Fiesp e a Firjan, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as Confederações Nacional da Indústria (CNI), dos Transportes (CNT) e da Saúde (CNS). Grandes jornais no Brasil e no exterior, como o americano New York Times, também já se posicionaram contra o impeachment de Dilma. 

“Não adianta querer travestir de legalidade o que fica evidente para todos – no Brasil e no exterior – como um vergonhoso golpe que se quer aplicar à nossa democracia”, comentou. “Em razão disso, quero externar o meu repúdio a essa nova quartelada do PSDB, que – tenho certeza – deve envergonhar muita gente da boa cepa do partido”, concluiu Humberto. 

Os movimentos sociais, sindicais e juvenis estão mobilizados para realizar amanhã, quinta-feira, manifestação em todo o país em defesa da democracia e por mais conquistas sociais.




Advogados agora têm estacionamento na Justiça do Trabalho em Jaboatão dos Guararapes

A OAB-PE, por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), inaugurou, hoje (19/08), um novo Estacionamento Gratuito da CAAPE/OAB, dessa vez na Justiça do Trabalho em Jaboatão dos Guararapes. O estacionamento para os advogados fica em terreno no oitão da concessionária de veículos AutoNunes, na Estrada da Batalha, nº 1000, e já começou a funcionar hoje, mesmo dia em que as Varas do Recife foram transferidas do prédio da Sudene na Cidade Universitária/Recife para Jaboatão, e antes de serem iniciadas as audiências, como forma de minimizar os transtornos provocados aos advogados por essa transferência.

Este é o quarto estacionamento gratuito inaugurado pela CAAPE para os advogados junto a fóruns onde é crítico o problema de estacionamento de veículos. Os três primeiros estão localizados junto ao Fórum do Recife/Rodolfo Aureliano, Fórum de Vitória de Santo Antão e Sudene. Para utilizá-lo, o advogado adimplente deve apresentar sua carteira da OAB-PE.

O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, destacou que a Ordem vê com preocupação e está acompanhando de perto a transferência das 23 Varas da Justiça do Trabalho da Capital para o Fórum da Justiça do Trabalho em Jaboatão. Ele disse que esta transferência foi uma decisão precipitada e equivocada do TRT6, uma vez que as demais varas da Justiça do Trabalho que funcionam em Jaboatão já estão saturadas para atender a própria demanda. “Notificamos a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que já fizeram relatórios de vistoria e infelizmente não embargaram a transferência. O prédio foi concebido para abrigar cinco varas, e vai passar a funcionar com 28 varas”.

Pedro Henrique destacou que, como forma de minimizar os transtornos aos advogados causados com essa transferência a OAB, por meio da CAAPE, providenciou o estacionamento no oitão da AutoNunes.

“Trabalhamos no sentido de dar assistência aos advogados na sua tarefa, na sua atividade profissional, e estacionar os veículos tem sido um problema enfrentado pela classe. Os profissionais correm de uma audiência para outra e aqui em Jaboatão eles teriam mais um problema de estacionamento, que é bem difícil por aqui”, disse o presidente da CAAPE, Ronnie Preuss Duarte.

O presidente da OAB/Jaboatão, Paulo de Tarso, também manifestou preocupação com a transferência das varas do Recife para Jaboatão. “O prédio não tem estrutura e não foi dimensionado para isso. O estacionamento aqui é uma conquista dos advogados, se a OAB não tivesse conseguido esse espaço ele ia servir aos juízes, aos funcionários ou a outras pessoas. Quero agradecer o empenho da OAB de ter agido com rapidez, conseguindo minimizar esse problema”, disse.

Presentes na inauguração o presidente da OAB/Salgueiro Péricles Soares, o secretário geral adjunto da OAB-PE Fernando Ribeiro Lins, o diretor tesoureiro Bruno Baptista, o conselheiro federal Leonardo Accioly, os conselheiros seccionais Marcelo Farias, Peterson Parpinelli e Silvia Nogueira, a vice-presidente da CAAPE, Isabela Aguiar, e diversos advogados. 


BETINHO JOSÉ ALBERTO

09:33 (Há 7 horas)

#ELEIÇÕES2016: PESQUISA ONLINE QUE SABER A INTENÇÃO DE VOTO DOS HABITANTES DE CARPINA

Uma pesquisa independente está sendo realizada através da internet com internautas, moradores de Carpina, cidade da mata norte de Pernambuco. A Pesquisa Carpina 2016 é um questionário com três perguntas com o objetivo de saber a intenção de voto para o cargo de prefeito (a), vice-prefeito (a) e vereador (a) do município no ano pré-eleitoral. De acordo com informações, a pesquisa já consta com participação de mais de 300 pessoas e 1 mil respostas computadas uma unica vez. O link do questionário da pesquisa está disponível no endereço: https://www.onlinepesquisa.com/s/pesquisacarpina2016, até o final deste mês





A Bandeirantes surpreende mais uma vez com um super projeto especial. Confiram!

Exibindo



Dia do Psicólogo na ESUDA

Para homenagear o Dia do Psicólogo, a Faculdade ESUDA realiza programação especial no próximo dia 27. Durante todo o dia, serão realizadas várias rodas de conversa e debates, além de uma oficina de Ludoterapia com a psicóloga Edna Souza, que ocorrerá nos turnos da manhã e noite. Já as rodas de conversa irão ocorrer das 8h às 12h e voltam a acontecer das 19h às 21h30. Entre os temas abordados estão as polêmicas da redução de danos, a maioridade penal, debatendo as lacunas existentes entre o direito e a psicologia, e as questões psicológicas e culturais a cerca da morte, palestra que será ministrada por Maria Cristina Cabana e Pedro Figueiredo. Já pela tarde, das 14h às 18h, será debatido o filme “Festa no Céu” de Pedro Figueiredo. Os interessados podem se inscrever pelo site da ESUDA (http://www.esuda.com.br/). Mais informações através do telefone (81) 3412.4267.



“AMPLIAÇÃO DAS VANTAGENS NAS LICITAÇÕES E NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”

 Livraria Jaqueira recebe o lançamento do livro Ampliação das vantagens nas licitações e nas compras governamentais para as micro e pequenas empresas, do advogado e professor, especialista em licitação pública, Alberto Lima,  amanhã, dia 20 de agosto, a partir das 17h. A publicação refere-se à última alteração ocorrida no estatuto da micro e pequena empresa, que provocou várias vantagens nas compras governamentais.

Exibindo capa livro.jpg
O livro fala sobre o conteúdo completo da lei complementar 123/06 atualizada; Impactos da Lei 8.666/93 e os reflexos na administração pública; perguntas e respostas sobre as novas alterações ocorridas;- termos técnicos e jurídicos das compras governamentais.

Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira.
 Tel: 3265.9455




Mais duas unidades de saúde do Paulista implantam teste de HIV

Com o objetivo de estender a realização de exames de detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, a Prefeitura do Paulista disponibilizará a partir desta sexta-feira (21.08) mais dois pontos de testes e aconselhamento. O serviço passa a funcionar também nas comunidades do Chega Mais e de Mumbeca. A implantação do trabalho ocorre simultaneamente às 8h30.

O mesmo tipo de atendimento já é desenvolvido nos centros médicos da Mata do Ronca, que fica na zona rural, e Jurandir Freire II, em Jardim Maranguape. A meta da Secretaria de Saúde é instalar o serviço em 20 postos da cidade até o final de 2015.

Técnicos da Secretaria de Saúde estarão disponíveis para aconselhamento aos usuários e realização de exames. Em caso de detecção dos vírus do HIV ou da Sífilis, os pacientes serão encaminhados ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) e receberão medicamentos para o tratamento. A unidade conta com sete profissionais de diversas especialidades, como: psicólogo, infectologista e assistente social. Os pacientes diagnosticados com Hepatites B ou C serão encaminhados ao Instituto do Fígado, em Santo Amaro, no Recife.

Interessados em realizar o teste deverão se dirigir a uma das unidades credenciadas portando um documento oficial com foto. O serviço acontece de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Desde 1986 (ano em que os testes foram iniciados no Paulista) até hoje, foram registrados 1.287 casos de pessoas portadoras de AIDS no município, sendo 846 homens, 434 mulheres e sete crianças. Já em Pernambuco foram detectados 14.249 homens e 7.741 mulheres com o vírus.

ACONSELHAMENTO – Pessoas que desejam obter mais detalhes sobre o tratamento podem participar do Grupo de Adesão. A equipe se reúne todas as terças-feiras, a partir das 9h, no SAE, que fica na Rua Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão. O espaço conta com profissionais como nutricionista e educador físico, que orientam os pacientes como obter qualidade de vida, apesar da doença.  


Alunos da rede municipal
 começam a receber novos tablets

Distribuição dos equipamentos foi iniciada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Geraldo Julio. Mais de 4,3 mil aparelhos estão sendo entregues aos estudantes da rede municipal de ensino

Um tablet com um vasto conteúdo pedagógico, que inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia, planetário virtual, simulador físico, entre outros. Este é o modelo de equipamento que começou a ser entregue pela Prefeitura do Recife aos alunos da rede municipal de ensino. As primeiras entregas foram realizadas pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta quarta-feira (19), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Ao todo serão 4.327 equipamentos com mais de 30 aplicativos pedagógicos.

As entregas realizadas neste quarta somam-se a outras já realizadas pela Secretaria de Educação desde 2013, chegando a quase 20 mil aparelhos, beneficiando todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Do total entregue neste lote, 2.162 unidades foram distribuídas no Teatro Guararapes. O restante será distribuído nas próprias escolas.

O modelo adotado é o Tablet PC Classmate, um netbook com tela sensível ao toque que pode ser convertido em tablet, incluindo teclado e caneta digital integrados. O conteúdo pedagógico inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia, planetário virtual, simulador físico, além de poder ser utilizado para programar os robôs no Programa Robótica na Escola da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio destacou a simbologia envolvida na entrega destes equipamentos para a vida dos alunos e das famílias, tanto dentro das salas de aulas quanto para o lazer.




Tem início a 3ª Conferência Municipal da Juventude no Recife

Evento promove debates sobre os direitos dos jovens até esta quinta-feira (20), no auditório Tabocas do Centro de Convenções. Objetivo é subsidiar a elaboração do plano municipal voltado para essa população

Os jovens recifenses marcaram presença na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), no auditório Tabocas do Centro de Convenções. O evento, que é promovido pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, segue com programação de debates sobre os onze direitos previstos no Estatuto da Juventude ao longo do dia de hoje. Nesta quinta-feira (20), a conferência será encerrada com a socialização das propostas elaboradas pelos participantes com o objetivo de subsidiar a elaboração do plano municipal voltado para essa população, a plenária final e a eleição dos representantes do Recife para a conferência estadual e, posteriormente, para a nacional, prevista para acontecer em dezembro deste ano. 

A cerimônia de abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude contou com a participação do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; do secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora; da secretária adjunta da secretaria nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; do secretário executivo estadual da Criança e do Adolescente, João Suassuna; da vereadora e presidente da Comissão de Juventude da Câmara Municipal do Recife, Isabella de Roldão; e da coordenadora do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude da cidade, Zanzul Alexandre. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, e a secretária da Mulher, Elizabeth Godinho, também compuseram a mesa de abertura do evento.

O secretário de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, destacou a importância do evento. "Estamos aqui juntos - poder público junto com entidades organizadas e movimentos sociais - fazendo história neste momento. Serão dois dias ouvindo a sociedade e tendo a juventude como protagonista para construir uma política inédita no município que será o plano municipal voltado para essa população. É uma alegria reunir tanta gente, tantos jovens comprometidos nessa conferência democrática e bastante plural", afirmou. Asfora também pontuou que 26% da população do Recife é composta por jovens.

Em sua fala, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, ressaltou o protagonismo dos jovens na trajetória do Brasil. "A história tem demonstrado o papel e o peso da juventude brasileira e a participação dos jovens nesse momento que vive o País é cada vez maior. Estamos aqui nessa conferência para enriquecer a gestão pública com o sentimento de rua rebelde e criativo dos jovens do Recife", disse.

Já a secretária adjunta da secretaria nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, pontuou as políticas públicas desenvolvidas no País para os jovens. "Esse ano de 2015 é uma referência, porque completamos dez anos que o Brasil começou a construir políticas públicas para os jovens. Em 2005, foi criada a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude. Por isso, temos conquistas a comemorar e muitos desafios para enfrentar. No Recife, temos políticas para comemorar como o Prouni municipal e o Passe Livre e agora estamos aqui na conferência para renovar as demandas e ouvir as questões que os jovens têm para nos colocar", afirmou.

Fotos: Luciano Ferreira/PCR
Em nome do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, a coordenadora Zanzul Alexandre encerrou a cerimônia de abertura: "Esperamos que essa conferência seja um momento de reflexão para que possamos construir o plano municipal. Pensamos no tema "A Juventude Mudando o Recife" com o intuito de colocar as principais pautas sobre a cidade em discussão com o intuito de que possamos transformá-la".

A estudante Diane Sousa, de 28 anos, estava entre os jovens que marcaram presença na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude. "A nossa expectativa é grande. Espero que a gente possa explanar as nossas dificuldades e necessidades durante a conferência para que as nossas ideias sejam colocadas em prática no plano municipal duradouro que será construído", disse.

Com o tema “A Juventude Mudando o Recife”, a 3ª Conferência Municipal da Juventude foi convocada através de decreto do prefeito Geraldo Julio publicado no Diário Oficial do último dia 1º de julho. Nesta quarta-feira (19), a programação segue ate as 17h. Nesta quinta-feira (20), as atividades serão retomadas às 8h e seguem até as 17h. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário