terça-feira, 18 de agosto de 2015

Parabólica

Parabólica - 19.08.15

Academia Recifense de Letras

Prezados confrades e confreiras da Academia Recifense de Letras, na próxima quinta-feira, DIA 20 DE AGOSTO,  a partir das 17:00 horas, acontecerá  a nossa reunião do mês. Por oportuno, estou informando a todos que nessa oportunidade estará assumindo a nova diretoria da ARL, que terá   a seguinte composição:
 1 - Presidente - Carlos Bezerra Cavalcanti
 2- Vice-presidente: Leny Amorim
 3- Secretário: Zélia Monte
 4- 2º Secretário: Djanira Silva
 5- Tesoureiro: Maria do Céu
 6- 2º Tesoureiro: Olimpio Bonald
 
Conselho Fiscal:
1 - José Luiz Mota Menezes
2 - Edvaldo Arlego
3 - Lourdes Nicácio
 
 
Finalizando, peço a todos que compareçam, pois a vida da instituição depende do empenho de cada um de nós. Nessa primeira reunião, (com a nova diretoria) trataremos de assuntos de alta relevância para nossa academia que estará completando a sua segunda década, no próximo dia 12 de março, do ano vindouro. O tempo passou rápido, já vão longe aquelas reuniões preparatórias que fazíamos, ainda no auditório da BPEP. Lá estavam entre nós:Carlos Ferraz,  Belarmino de Souza, Paulo  Cardoso, Djalma Costa, Geraldo Távora, Geraldo Pereira, Elysio Silveira, Abá, Alves da Mota,  que nos deixaram saudades. `É em nome da memória de todos eles e da necessidade de levar para frente essa instituição que nos deu tanto trabalho e orgulha para criar, que conclamo a todos que compareçam, com suas ideias, sugestões, e opiniões que contribuirão, estou certo, para o brilhantismo da vida literária do nosso Recife.
PS. O LOCAL PROVISÓRIO DESSA REUNIÃO SERÁ O CLUBE DOS OFICIAIS DA PM QUE FICA NA AVENIDA JOÃO DE BARROS, AO LADO DO QUARTEL DO CORPO DE BOMBEIROS.
 
Atenciosamente,
Carlos Bezerra Cavalcanti.




 

Assembleia faz audiência pública sobre Presídio de Itaquitinga

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza nesta quarta-feira (19), no Recife, uma audiência pública para discutir a paralisação das obras do presídio de Itaquitinga, e a falência da Parceria Público Privada (PPP) para a construção deste complexo penitenciário.

Foram convidados a participar da audiência o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, Pedro Eurico, o procurador-geral do Estado, César Caúla, o Chefe de Gabinete de Projetos Estratégicos e interventor de Itaquitinga, Renato Thièbaut, além de representantes das empresas responsáveis pela construção do presídio, de fornecedores terceirizados e da área de segurança pública.

Também foram convidados o prefeito de Itaquitinga, Pablo Vital, vereadores do município e membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Tribunal de Justiça (TJPE), da Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) e de entidades como a Associação dos Agentes Penitenciários, Gajop, CENDHEC e Pastoral Carcerária. 

Convocada pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, a audiência pública “As obras paralisadas do presídio de Itaquitinga e as consequências para o município” ocorre na Comissão de Administração Pública, a partir das 10h.


Serviço
Audiência Pública sobre as obras paralisadas do Presídio de Itaquitinga
Local: Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Endereço: Rua da União, 439 (Plenarinho 3 - 2° Andar do Anexo I)
Horário: 10h.



Bancada de Oposição cobra saída para crise do HUOC


Os parlamentares da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco visitaram, anteontem, a nova direção do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), que atravessa uma crise que envolve déficit financeiro de mais de R$ 10 milhões, falta de medicamentos e deficiências estruturais. A situação do HUOC veio à tona após denúncia dos próprios funcionários do hospital, que chegaram a realizar uma paralisação para chamar a atenção da sociedade para a realidade da unidade de saúde.

Os deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição, Ossesio Silva (PRB) e Júlio Cavalcanti (PTB) foram recebidos pela nova diretora do Oswaldo Cruz, Izabel Avelar, pela diretora médica, Tereza Bacelar, e pelo Assessor de Planejamento da Superintendência, Itamar Lages. No cargo há cerca de 15 dias, Izabel Avelar diz que sua primeira missão neste começo de gestão é apagar incêndios. “Hoje temos focos (de incêndio) em todos os setores do hospital”, revela, numa alusão aos problemas encontrados.

Exibindo DSC_3887.JPG

A deficiência de leitos é uma das dificuldades identificadas pela bancada. “Ouvimos relatos de pacientes e parentes que tiveram a cirurgia cancelada por falta de leito na UTI para o pós-operatório”, conta Silvio Costa Filho. “Infelizmente, essa é nossa realidade hoje”, lamentou Izabel. A diretora do hospital reforçou que em 30 dias deve concluir um diagnóstico sobre a real situação do hospital, inclusive do déficit financeiro e das obras mais urgentes. Concluído esse levantamento, a direção do hospital assumiu o compromisso de apresentar aos parlamentares um relatório sobre a verdadeira situação do hospital e um plano de ações para corrigir os problemas.“A deficiência do Estado atinge todos os setores, mas a saúde deve ser prioridade. É necessário medidas urgentes, para que a população não pague o preço da falta de planejamento do governo”, defende o deputado Ossesio Silva.

Trabalhando no HUOC há 26 anos, a diretora Médica do hospital, Tereza Bacelar, afirma nunca ter enfrentado uma situação tão grave. “Já passamos por epidemia de cólera, H1N1, meningite, cólera de novo, mas nunca estivemos como agora”, relata. Entre as necessidades urgentes, Tereza destaca a abertura de uma unidade de recuperação pós-operatória, de uma UTI infantil no Centro de Oncologia e da unidade de radioterapia.
Para o deputado Júlio Cavalcanti, a crise do Oswaldo Cruz preocupa ainda mais porque além do atendimento ao paciente, o hospital é responsável pela formação dos futuros profissionais de saúde do Estado. “Não é possível que o HUOC não seja olhado com a importância que merece e que não receba os recursos de que necessita para manter o funcionamento adequado”, destaca Júlio Cavalcanti.“A Bancada de Oposição se colocou à disposição da direção e dos servidores do Oswaldo Cruz para buscar e cobrar do Governo do Estado uma rápida saída para a situação que atravessa hoje o hospital, que é uma das referências no atendimento à população”, reforça Silvio Costa Filho.



AIP promove exposição itinerante

Os 84 anos de fundação da Associação da Imprensa de Pernambuco começa a ser comemorado com a exposição itinerante e bate papo. A exposição conta um pouco da história da AIP que também é a história do jornalismo pernambucano. A iniciativa do presidente Múcio Aguiar é tornar cada vez mais próxima a entidade dos estudantes de jornalismo e dos novos profissionais.

Dia 20/08, das 9 às 21 horas, no pátio da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro do Recife. 

A AIP foi fundada em 12 de setembro de 1931.



Associação da Imprensa de Pernambuco - AIP




Política e cidadania na pauta da homenagem ao Instituto Egídio Ferreira Lima

“Minha vida foi a música do bem. Procurei sempre o que era melhor para o povo e para a nação. O Brasil de hoje é um país muito melhor. Dá condições a cada brasileiro de ser si mesmo”. Foi neste tom emocionado que o ex-deputado Egídio Ferreira Lima comoveu a plateia que esteve presente no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) na segunda-feira (17/08), quando o instituto que leva seu nome recebeu uma Homenagem Solene proposta pelo presidente da casa, Guilherme Uchoa.
Exibindo Para Web - Egídio Ferreira Lima, Carlos Neves, Raul Henry, Guilherme Uchoa, Jodeval Nunes, geraldo Júlio e Gisane Barbosa - Por Gleyson Ramos.jpg


No Plenário, muitos nomes da política, do direito e do mundo empresarial pernambucano marcaram presença, entre eles, João Lyra, Raul Henry, Geraldo Júlio, Waldemar Borges, Aluísio Lessa, Silvio Costa Filho, Terezinha Nunes, Isabella de Roldão, Jayme Asfora, Alfredo Bezerra Leite, e Pedro Schwambach. A ocasião também contou com a posse do novo presidente do Instituto, Carlos Neves Filho.

Fundado em 2008, o Instituto Egídio Ferreira Lima contribui com a transformação da classe política por meio da conscientização dos próprios atores, que diretamente lidam com a coisa pública: políticos, servidores, gestores públicos, advogados e estudantes, além da conscientização da população. Entre os eventos promovidos pela casa, constam simpósios, congressos, debates, cursos e apoio a lançamento de livros.

Exibindo Para Web - Carlos Neves Filho discursa para plateia - por Gleyson Ramos.jpg

Situado na Rua do Sossego, 562, Boa Vista, o local abriga todo o acervo da memória de Egídio. No espaço são debatidos temas que envolvam a melhoria da qualidade da prestação do serviço estatal, bem como da própria classe política. Entre as novas ações propostas pelo Instituto para os próximos anos, está a ampliação de suas ações de comunicação por meio das mídias sociais, além do oferecimento de capacitação gratuita aos Conselheiros Tutelares acerca de Direitos Políticos, noções em Direito Administrativo, Ética, Cidadania e Estatuto da Criança e Adolescente.





Prefeito entrega novos tablets
 para alunos da rede municipal


               O prefeito Geraldo Julio inicia, nesta quarta-feira (19), a entrega de mais 4.327 tablets para estudantes da rede municipal de ensino do Recife. A cerimônia de entrega das primeiras 2.162 unidades acontece no Teatro Guararapes, situado no Centro de Convenções de Pernambuco, a partir das 8h30. O restante será distribuído nas próprias escolas. Os equipamentos que serão entregues têm mais de 30 aplicativos de conteúdo pedagógico e beneficiam alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

          A entrega de tablets para a rede municipal é uma iniciativa da atual gestão que aconteceu pela primeira vez em outubro de 2013 e desde então, a quantidade de tablets distribuídos pela Secretaria de Educação do Recife, já totaliza quase 20 mil. A Prefeitura do Recife também avançou na informatização da matrícula e do Diário de Classe, considerando a necessidade de usar a tecnologia como ferramenta fundamental para a transparência e celeridade quanto às informações sobre a vida escolar dos estudantes.


Serviço:

Pauta: Entrega novos tablets para alunos da rede municipal de ensino   
Data: Quarta-feira, 19 de agosto
Hora: 8h30
Endereço:Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho.



Pedagogia ou Letras

 A Escola de Idiomas CNA, no Recife e em Olinda, está selecionando candidatos para estágio em Pedagogia ou Letras, como auxiliar de coordenação pedagógica. Os requisitos para a vaga são: Ensino superior em andamento nos referidos cursos, experiência em atendimento, domínio de internet, bom português, boa comunicação com o público, vontade e disposição para trabalhar. Os interessados devem enviar um e-mail para annie.bittencourt@cna.com.br ou ligar: (81)3032-0654




​​
Plantio beneficia ruas da Iputinga e do Engenho do Meio

A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife visa criar microclimas nas vias para amenizar as temperaturas e combater as ilhas de calor

Mais de 200 árvores começam a ser plantadas, nesta quarta-feira (19), nos bairros da Iputinga e Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife. A ação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) visa criar microclimas nas vias da área para amenizar as temperaturas e combater as ilhas de calor. A região passou por um processo intenso de urbanização e é considerada uma das mais áridas da cidade. As primeiras mudas serão colocadas, a partir das 8h, na Rua Manoel Deus Dará (Engenho do Meio) e, depois, na Estrada do Barbalho (Iputinga).

Ao todo, a Iputinga receberá 122 mudas, sendo a maioria de grande porte e nativa do bioma da Mata Atlântica. Só a Estrada do Barbalho receberá cerca de 30 exemplares. Outras sete ruas também serão beneficiadas com a ação, ganhando quaresmeiras, Ipês (Amarelo e Rosa), além de Pau Brasil. “Queremos ampliar a cobertura verde nos passeios da cidade, priorizando sempre as espécies nativas. Ações como essas proporcionam conforto térmico e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

No Engenho do Meio, serão plantas 80 mudas, em sete ruas (Araruna Amaro Lopes Medeiros, Silvino Lira, Carlos de Brito, Dom João Moura, Manoel Deus Dará, Antônio Curado). O serviço de arborização no bairro representará um acréscimo de 2.552,72 m2 de área de copa. “Esses bairros também possuem um aspecto favorável à recomposição da flora. As ruas têm calçadas com boas dimensões para receber as plantas, que poderão variar de pequeno a grande porte”, detalhou Cida Pedrosa.

Essa iniciativa é executada por meio de uma compensação ambiental estabelecida pelo Município à Tecnia Construtora e à Padaria Além do Pão, integrando o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs). A mitigação é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em setor de sustentabilidade ambiental, isto é, em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e cais da cidade.

Além do plantio, a empresa fica responsável por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, etc). Em caso de morte do vegetal, é necessário fazer o replantio. Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo da instituição privada, sendo orientada e fiscalizada pela SMAS.

Serviço

O quê: Plantio de mais de 200 árvores nos bairros da Iputinga e Engenho do Meio
Quando: nesta quarta-feira (19).
Onde:
Às 8h, na Rua Manoel Deus Dará, no Engenho do Meio. Plantio na calçada da Praça Doutor Arnaldo Assunção.
Às 9h, na Estrada do Barbalho, na Iputinga. Próximo ao Detran.




25º Congresso Brasileiro de Odontopediatria
 discute saúde bucal infantil

Encontro acontece de 19 a 21 de agosto, em Porto de Galinhas

Começa amanhã o 25º Congresso Brasileiro de Odontopediatria, que acontecerá entre 19 e 21 de agosto, no Enotel Resort & Spa, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE). O congresso contará com 40 professores de todo o Brasil apresentando conferências sobre os Conceitos Atuais da Odontopediatria, tema central do encontro, para cerca de mil odontopediatras que estão sendo esperados para o encontro.

“É importante para a longevidade do individuo tratar a saúde bucal desde a infância. Os novos conceitos que vamos debater são fundamentais para que os profissionais da área possam atuar na saúde global do cidadão”, explica o presidente do congresso e presidente da Associação Pernambucana de Odontopediatria, professor Geraldo Bosco Lindoso.

Alternativas minimamente invasivas nos tratamentos, a cárie na infância sob o olhar da política nacional da saúde bucal e a orientação alimentar na infância são alguns dos temas que serão debatidos. Além das conferências, os congressistas também poderão apresentar trabalhos próprios – pesquisas ou casos clínicos – em painéis. Congressos dessa natureza são os que definem os novos conceitos e métodos de tratamento para a saúde bucal das crianças de todo o país.

Junto com o caráter científico, os organizadores estão entusiasmados também pelo potencial turístico do evento. “Organizamos o congresso de maneira que os participantes possam também conhecer o Recife e a praia de Porto de Galinhas”, ressalta Geraldo Bosco. Mais informações podem ser obtidas através do número (51) 3249.6164 ou pelo e-mail odontopediatria2015@prixeventos.com.br.

. ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE ODONTOPEDIATRIA
Presidente: Geraldo Bosco.






Depois dos dois primeiros lançamentos para lá de bem-sucedidos do livro “Denso e leve como o voo das árvores”, de Renata Pimentel, em Recife e Petrolina, teremos agora, na próxima quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 19 horas, no Bar e Teatro Mamulengo, mais um lançamento da obra dessa garota formidável e sua escrita desbravadora. O endereço do evento é Rua da Guia, 207, Praça do Arsenal, Bairro do Recife. 
E vamos que vamos com este “Denso e leve como o voo das árvores”.
Abraços
Karla Melo.



Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA

PCR entrega mais 4,3 mil tablets para alunos da rede municipal

            A Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira (19), a entrega de mais 4.327 tablets para estudantes da rede municipal de ensino. Os equipamentos têm mais de 30 aplicativos de conteúdo pedagógico e beneficiam todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com isso, a quantidade de tablets distribuídos pela Secretaria de Educação do Recife desde 2013 chega a quase 20 mil. A cerimônia de entrega das primeiras 2.162 unidades acontece no Teatro Guararapes, situado no Centro de Convenções de Pernambuco, às 8h30. O restante será distribuído nas próprias escolas.

            O modelo adotado é o Tablet PC Classmate, um netbook com tela sensível ao toque que pode ser convertido em tablet, incluindo teclado e caneta digital integrados. O conteúdo pedagógico inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia, planetário virtual, simulador físico, entre outros. A entrega dos tablets é uma iniciativa da atual gestão e aconteceu pela primeira vez em outubro de 2013.

Serviço

Pauta: Entrega de tablets para alunos da rede municipal

Hora: 8h30

Data: Quarta-feira (19/08)

Local: Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco.




Comissão do Senado aprova parecer
 de Cintra para planos funerários

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou, na terça-feira, 18, projeto de lei que regulamenta os planos de assistência funerária, com obrigações e punições às empresas. Relator do projeto, que segue agora ao exame do plenário,  o senador Douglas Cintra (PTB-PE)  assinalou que, com a medida, “o consumidor estará protegido de más práticas  num momento de fragilidade emocional”.

Originário da Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Mendes Thame (PSDB-SP), que acompanhou pessoalmente a votação da CAE, o PLC 10/2014 foi aprovado por unanimidade. Em seu relatório, Cintra destacou ainda que a regulamentação dos planos funerários “garante a contraprestação dos serviços contratados, beneficiando um público em geral indefeso contra fraudes, especialmente a população de baixa renda, principal usuária desses planos”

Entre outros dispositivos, o projeto de lei determina que as empresas de planos de assistência funerária são obrigadas a detalhar todos os serviços, incluindo taxas e impostos e o valor e número de parcelas. A empresa que descumprir as cláusulas pode ter as atividades suspensas e, em caso de reincidência, será fechada.     

Com 12 artigos, o PLC 10/2014 estabelece também que as empresas do setor serão fiscalizadas pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e cumprirão várias exigências contábeis, que afastam “firmas aventureiras e despreparadas”, segundo o senador pernambucano. Possuir um capital mínimo de 5% do total da receita anual e um patrimônio líquido contábil de 12% da receita líquida anual são algumas dessas exigências. 
  

CURSO DE VINHOS COM

 CERTIFICAÇÃO DA WSET

A Adega Brasil promove nos dias 22 e 24 de agosto dois cursos de qualificação (níveis 1 e 2),  com o winemaker Eugenio Echeverriaprofessor com vários certificados internacionais na área de vinhos e destilados e diretor da The Wine School (instituição autorizada a ministrar no Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai os cursos da renomada instituição britânica WSET-Wine and Spirits Education Trust). Em ambos haverá degustação e harmonização. Incrições e Informações pelo email: vendas@thewineschool.com.br  ou pelo telefone:(11) 2737-9212ou (11) 99680-2460

Mãe Coruja promove massagem Shantala em Camela

O programa Mãe Coruja do Ipojuca promove nesta quarta-feira (19), uma manhã pra lá de especial para as mamães inscritas no projeto.  A partir das 9h, bebês de até um ano irão receber a massagem Shantala, método especialmente desenvolvido para o bebê, com uma terapeuta especializada no tema. A sessão de relax será no espaço do Mãe Coruja, localizado em Camela.

As gestantes e mães cadastradas no projeto ipojucano recebem oficinas que visam otimizar o pré-natal das participantes e acompanhamento do bebê, além de orientar sobre temas essenciais como aleitamento materno, alimentação saudável e trabalhar com a autoestima das inscritas.

A coordenadora Paola Maia explica que a Shantala é uma massagem com vínculo afetivo,  que aproxima ainda mais a mãe ao seu bebê. “ É um momento  muito gratificante e que transmite muito amor e relaxamento, estamos aguardando todas, em Camela, para esse momento especial”, destaca a gestora do Mãe Coruja Ipojucano.

Shantala:  É uma técnica de massagem do Oriente, ou seja, milenar da índia. O médico francês, Frederic Leboier estava uma vez em uma viagem na índia e observou uma mulher paralitica na época que estava fazendo uma massagem em seu filho em seu colo. E, por vários dias, ele resolveu conhecê-la e fotografar. E descobriu que aquela técnica era passada de mãe para filho há muitos anos. O nome dessa mulher era Shantala, então ele resolveu presenteá-la para o Ocidente com o nome dessa mulher.



Apesar das chuvas, macrodrenagem 
do Canal Sítio do Jorge impede alagamentos

Apesar das fortes chuvas que caíram sobre Paulista nas últimas semanas, as obras de macrodrenagem do Canal Sítio do Jorge, em Maranguape I, já estão refletindo de forma positiva na comunidade. O serviço foi iniciado no último mês pela Prefeitura do Paulista e já está beneficiando diversas famílias que moram no bairro e sofriam com a ocorrência de alagamentos durante o período de chuvas. O desassoreamento do local era aguardado pela comunidade há mais de 20 anos.

Para facilitar o escoamento das águas, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão aprofundando e limpando o leito do canal e alargando as suas margens. A previsão é de que o trabalho seja finalizado em novembro deste ano.

 FOTO:: FRANCISCO MARQUES

Exibindo MACRODRENAGEM - 2.jpg

O desassoreamento começou pelas ruas 14, 46 e 49. Ao todo, quatro escavadeiras utilizadas na obra irão percorrer cerca de 1.200 metros do canal. Este trabalho também atenderá aos moradores das vias 28, 36, 42, 45, 47, 48 e 50.

Os recursos para a realização do serviço de macrodrenagem foram garantidos por meio de um convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Drenagem. O investimento na obra é de R$ 2,8 milhões.

Morador de Maranguape I, há 24 anos, o pedreiro Cláudio Barbosa, 50 anos, está satisfeito com o trabalho realizado pela prefeitura. “A obra está sendo muito produtiva. Acreditamos que este serviço vai evitar completamente que tenham alagamentos. É um benefício para o pessoal daqui”, afirmou.

Há três anos residindo na Travessa da Rua 46, Erondir Lopes, 38 anos, está aprovando o serviço de desassoreamento feito no local. “A obra vai valorizar os imóveis e acabar com as enchentes. Além de valorizar mais as casas”, destacou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário