terça-feira, 18 de agosto de 2015

Parabólica




Falência do Pacto Pela Vida?...

O crescimento da violência em Pernambuco foi tema, ontem,  de pronunciamentos no Plenário da Alepe. Citando os aumentos nos índices de criminalidade, deputados da base aliada e da Oposição cobraram do Executivo melhorias nas condições de trabalho dos policiais e medidas efetivas para aumentar a segurança no Estado. Em discurso, o deputado Bispo Osséssio Silva (PRB) destacou a possível falência do programa Pacto Pela Vida, cujas metas “deixaram de ser alcançadas”. 

Dep. Osséssio Silva.
 AÇÃO – Ossésio defendeu revisão do Pacto Pela Vida. Foto: Giovanni Costa

 De acordo com o parlamentar, enquanto delegacias deixam de funcionar por falta de estrutura e de efetivo, houve um aumento de 300% no número de assaltos a bancos e de 42% nos assaltos a ônibus, além dos mais de 2 mil homicídios e 150 assassinatos de mulheres. “Se o Pacto Pela Vida não funciona mais, está mais do que na hora de rever suas ações e estratégias. É preciso realinhar o programa de acordo com as necessidades atuais”, expressou Ossésio.

...Policiais sem a devida valorização

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, o deputado Joel da Harpa(PROS) criticou a recente declaração do secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, que atribuiu o crescimento do número de homicídios em Pernambuco à recusa dos policiais civis e militares de participar do Programa de Jornada Extra (PJE). 

Dep. Joel da Harpa.
CRÍTICA – Joel da Harpa rebateu declarações do secretário de Defesa Social. Foto: Giovanni Costa

“O policial não é obrigado a fazer trabalho extra. Mesmo assim, a maioria das viaturas na Região Metropolitana circula hoje com policiais que estão no PJEs, trabalhando na sua folga por um salário pequeno”, disse. “Os policiais não podem ser culpados pela irresponsabilidade da Secretaria de Defesa Social”, emendou Joel. Aparteando os discursos, Sílvio Costa (PTB) afirmou que as metas de redução da criminalidade não serão atingidas sem a valorização dos agentes de segurança pública. Já o  Professor Lupércio (SD) denunciou o aumento de crimes na cidade de Olinda.

Vândalos continuam impunes

É lamentável a falta de cidadania e, sem dúvida, a de punição para os atos de pichação praticados contra as esculturas do Recife. Para se ter uma ideia do tamanho dos estragos cometidos por vândalos, a Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que,  somente com o reparo de monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura do Recife chega a gastar, aproximadamente, R$ 2 milhões por ano. E nenhum desses verdadeiros  criminosos vão para o xilindró. Pela ausência de denúncias com testemunhas e pela ação eficiente da  Polícia e da Guarda Municipal do Recife.

Cadê os salários das
merendeiras escolares?

Do professor e ambientalista Fernando Melo - igarassu / PE: “As merendeiras das Escolas Públicas Estaduais também possuem um papel muito importante na Educação Pública de Pernambuco. Entretanto, nos últimos anos, essas profissionais estão sendo bastante desvalorizadas. 

Exibindo A MERENDEIRA.jpg
Além dos baixos salários, as merendeiras vêm recebendo os seus pagamentos com atrasos pela empresa terceirizada, causando muitos danos financeiros a essas mulheres que se dedicam na preparação da alimentação dos estudantes. Peço que o Governo dedique atenção ao trabalho das merendeiras escolares, com salários dignos e em dia”.



Júlio Oliveira no TRE


Para chegar ao Tribunal Regional Eleitoral como desembargador representando os advogados, o ex-presidente da OAB, Júlio Oliveira, contou com um aliado de peso em Brasília: o ministro José Múcio Monteiro, do Tribunal de Contas da União. Dilma recebeu pressões também de outro ministro, 

Armando Monteiro Neto, do Desenvolvimento, que trabalhou outro nome. Competente e bem articulado, Júlio foi uma excelente escolha e certamente a sua classe estará bem representada no TRE. (Do Blog do Magno).





Centenário

Nessta quinta-feira (20/08), às 19h, o presidente da Associação Eça de Queiroz, Dr. Silvio Neves Baptista , homenageia o centenário de Paulo Cavalcanti, admirador e estudioso do grande romancista português. O evento acontece na sala Eça de Queiroz, no Gabinete Português de Leitura, e consta de uma mesa redonda, da qual participam, entre outros, o escritor José Nivaldo e a filha do homenageado, Magnólia Cavalcanti. Para encerrar, será oferecido o tradicional Porto de Honra.



Projeto Sobrado dos Bonecos

O projeto Sobrado dos Bonecos, que faz parte da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, acontece no Sobrado do Imperador, no Sítio Histórico de Igarassu, até esta sexta (21). Na programação, feira e apresentações de grupos de Teatro de Bonecos, oficinas voltadas ao público infantil e adulto e rodas de conversa intituladas "História de um Brincante". 
-- 


Parlamentares divergem quanto a supostas irregularidades da PPP da Arena da Copa



MG_93041
INVESTIGAÇÕES - Contrato é alvo de apuração pela Polícia Federal. Foto: Giovanni Costa

A operação Fair Play, realizada pela Polícia Federal (PF), na última sexta (14), repercutiu na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O tema foi levantado nesta segunda (17) pelo deputado Edilson Silva (PSOL), que apontou supostas irregularidades na construção da Arena Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Já o líder do Governo, deputado Waldemar Borges (PSB), sustentou que a licitação obedeceu à lei e foi balizada por critérios técnicos.
De acordo com a Polícia Federal, ocorreu fraude no processo licitatório em benefício da construtora Odebrecht e há suspeitas de superfaturamento. Edilson Silva mencionou ações anteriores de seu mandato, visando apurar irregularidades no contrato. De acordo com o parlamentar, não houve explicação técnica para que o município de São Lourenço da Mata fosse o escolhido para receber a Arena e, além disso, problemas também foram verificados na licitação, nos estudos de viabilidade, nos aditivos e na administração do contrato.

08.17-EDILSON-SILVA-GC-1-de-9
EDILSON - “Há problemas nos aditivos assinados pelo Governo”. Foto: Giovanni Costa

Silva afirmou que vai procurar a Polícia Federal para tratar especificamente de um aditivo. O termo adicional do Governo do Estado refere-se a uma garantia de receita mínima à operadora do estádio, nos casos em que haja recusa dos times pernambucanos de jogar no empreendimento. Segundo o deputado, mesmo sabendo que seria inviável economicamente, o Estado se comprometeu a cobrir o déficit de caixa quando não for atingido o faturamento projetado para o ano.
“Isso é irresponsável e contrário ao interesse público. Não se poderia ter assinado algo dizendo que mesmo que os times não joguem na Arena, o povo de Pernambuco irá pagar a conta. Os problemas apontados pela PF são menos graves do que os aditivos que foram assinados”, frisou.

08.17-PLENARIA-GC-81-de-347
WALDEMAR - “Todo o rito exigido por lei foi cumprido”. Foto: Giovanni Costa

Borges indicou que a decisão sobre a localidade foi política, visando desenvolver o Oeste da Região Metropolitana do Recife, e técnica, já que o Comitê da Copa concluiu pela inviabilidade de se realizar os jogos da Copa no estádio do Arruda ou de se construir uma arena em Olinda. Ele respondeu à acusação de que a Odebrecht foi procurada para fazer o projeto um ano antes da licitação, dizendo que a Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs) prevê a possibilidade de o autor do estudo de viabilidade participar do processo licitatório.
“A Procuradoria-Geral do Estado me apresentou hoje farta documentação mostrando que os processos das PPPs obedecem a um rito legal diferente dos de uma licitação normal. Todas as exigências foram cumpridas, com prazo e publicização”, afirmou.
O líder do Governo também se pronunciou sobre a denúncia de que o terreno público envolvido na construção foi repassado por um valor abaixo do mercado. “A gestão estadual estava autorizada a ceder o espaço de graça, como fez em outras situações quando havia interesse público, mas não o fez. Não houve nenhum tipo de dano ao erário”, assegurou.
Borges disse ainda que a administração pernambucana não desembolsou “nem um centavo” por conta da frustração de receita após a Copa. “O Governo chamou o Ministério Público e o Tribunal de Contas, constituiu uma comissão e está aguardando um posicionamento dos órgãos de fiscalização para saber o encaminhamento correto a ser dado”, disse o socialista.



Instituto Egídio Ferreira Lima
                Na noite des ontem, o prefeito Geraldo Julio participou de uma sessão solene proposta pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, através do presidente, Guilherme Uchoa, que homenageou o Instituto Egídio Ferreira Lima. Na ocasião, o gestor municipal também recebeu uma condecoração pela sua contribuição à criação da entidade. A sessão solene também empossou o advogado Carlos Neves Filho na presidência do Instituto, além de também homenagear outras figuras públicas por suas reconhecidas colaborações.
                "Duas coisas importantes aconteceram esta noite: primeiro, a homenagem a um homem público tão importante para a história política de Pernambuco, e do Brasil, que foi Egídio Ferreira Lima, com uma história tão bonita de vida, de muita luta e dedicação que nos inspira e ensina a quem quer fazer uma política em favor do povo. A segunda que é a importância do próprio instituto que reúne jovens advogados para promover o aprendizado na área política", destacou o prefeito Geraldo Julio.





 CNI implanta nova tecnologia para gerenciar informações dos SENAIs

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está implantando um novo sistema para capturar informações geradas pelas atividades de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o país. O InnFluit, da Procenge, passou a gerir dados de pessoas físicas, cursos, turmas, matrículas, metas, certificações profissionais, assessoria e consultoria em educação, permitindo o cadastro, consulta, edição e emissão de relatórios, com regras de hierarquia e totalmente integrado a outros sistemas internos. A solução está rodando em fase piloto no Distrito Federal e no Paraná, mas será ampliada, em breve, para os demais estados. A expectativa é que a utilização do InnFluit seja ampliada gradativamente para todo o Sistema Indústria (CNI, SESI e IEL, além do SENAI). A previsão é que o número de usuários no SENAI ultrapasse a casa dos 300 ainda este semestre.



Inscrições abertas para novas turmas do Motociclista Parceiro Shineray
No total, 1.440 vagas serão oferecidas até o final do ano

A partir de amanhã (18/08, às 08h), a Fundação Terra e a Shineray iniciam o terceiro ciclo dos treinamentos gratuitos do Projeto Motociclista Parceiro Shineray. O projeto é uma iniciativa conjunta da Fundação Terra e da montadora pernambucana, que visa contribuir para a redução do número de acidentes com motociclistas. No total, 1440 alunos serão beneficiados até o final do ano.
   
Os interessados em se inscrever nas próximas turmas podem fazê-lo no setor social da Fundação Terra ou ainda na Concessionária Asia Motos (Vide endereço no serviço). Os alunos concorrem a sorteios de capacete e os primeiros 400 inscritos concorrerão a uma motocicleta modelo Jet 125. O curso dá direito a certificado e, para cada turma, há o sorteio de um capacete.

Para o terceiro ciclo, as aulas acontecerão nestas terça, quarta e quinta-feira (18,19 e 20 de agosto), na sede do 13° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Arcoverde. A capacitação tem a duração de 4h e abrange conhecimentos teóricos e práticos. Haverá turmas pela manhã e de tarde e podem se inscrever condutores de toda a Região do Sertão do Moxotó.

O projeto Motociclista Parceiro é inédito na Shineray em todo o Brasil. Conforme dados do DETRAN-PE, apenas a cidade de Arcoverde conta com uma frota total de 24.460 veículos, sendo 7.588 deles de duas rodas, totalizando um montante de 31% da frota. Em contrapartida, de todos os condutores registrados na cidade, 64% deles são habilitados para categoria A, o que significa que o meio de transporte possui impacto profundo na mobilidade local.


De acordo com Paulo Perez, presidente da Shineray no Brasil, o projeto faz parte do plano de responsabilidade social da empresa, que já realiza uma série de ações nos estados onde possui revendedoras e integra ações educativas em parceria com entidades como a Secretaria das Cidades através do Departamento Estadual de Trânsito e a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). A empresa também é membro do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (CEPAM).

Informações: Fundação Terra (87)3321-1150/1157.
Inscrições
Fundação Terra - de segunda a sexta entre 8h e 12h e de 14h às 17h. A entidade fica situada à Rua Alfredo Souza Padilha, s/nº Bairro São Cristóvão, Arcoverde
Asia Motos - de segunda a sexta entre 8h e 12h e de 14h às 18h. A loja funciona na Av.José Bonifácio, 30, CEP: 56503-250, São Cristovão, Arcoverde.



REUNIÃO DA DIRETORIA DO LIONS CIBERNÉTICO AMBIENTALISTA.

 

Por Edson Campos


O LRCA - Lions Cibernético Ambientalista é fruto de um sonho do Companheiro Leão Ramiro Machado do Lions Boa Viagem e de um grupo de Leões fundadores. 


Além de sócio fundador tive o orgulho de ser o primeiro presidente. 


O Lions Cibernético Ambientalista tem prestado bons serviços em termos de plantios de arvores e educação ambiental. 
No dia 06/08/2015 a diretoria do Lions se reuniu para traçar planos de ação para o clube regada com café e tapioquina.
Ivaldo Montarrois, Ramiro Machado, Karina Machado, Luiz Gonzaga, Raimundo Fernandes ( Caicó ) e Edson Campos E Silva.


Edson Campos E Silva, 
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
Blog causos e Fatos
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com.




Escola Antônio Farias Filho recebe o projeto VacinAÇÃO Contra a Violência

Cerca de mil estudantes do 1º ao 9º ano participaram das atividades, que continuam nesta terça na Escola Professor Nilo Pereira

     A Prefeitura do Recife deu continuidade, nesta segunda-feira (17), ao projeto VacinAÇÃO Contra a Violência,na Escola Municipal Antônio Farias Filho, localizada em San Martin. Cerca de mil estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os diversos tipos de violência, por meio de palestras, rodas de debate e jogos educativos em um ônibus temático. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar, em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana.

Exibindo 150817 - Vacinacao Violencia - Foto Irandi Souza (10).JPG

     Para Vitória Ferreira, estudante do 2º ano, os jogos educativos são um meio de fazer os alunos pensarem em suas atitudes. "Eu acho importante falar sobre violência nas escolas para que a gente possa refletir. No jogo, o boneco Ben pensava antes de agir e através dele eu ajudei um idoso a atravessar a rua", contou. Técnica da Unidade de Apoio Social do projeto Escola que Protege, Karla Santos relata a importância da prevenção. "Estou aqui para debater com eles sobre as formas de violência e como evitá-las. Além disso, vamos trabalhar com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deixá-los cientes dos seus direitos e deveres", destacou a palestrante.

Ônibus - Inspirada em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 1990, as atividades no ônibus pretendem incentivar a cidadania e a cultura de paz entre as crianças, para prevenir episódios violentos no futuro. Os participantes, acompanhados por um responsável, assistem a pequenos vídeos interativos, protagonizados pela Turma do Ben, e escolhem a melhor decisão a ser tomada em situações cotidianas, como assistência a deficientes e idosos e bullying na escola.

PRÓXIMAS ESCOLAS -  A ação acontecerá em três semanas de agosto. Os próximos dias serão nesta terça (18), na Escola Professor Nilo Pereira; 24, na Edite Braga;  5, na Reitor João Alfredo e 28, na Professor José da Costa Porto.



TRT-PE e UFPE promovem de amanhã (18) a sexta  seminário (21) sobre memória da Justiça do Trabalho

Evento celebra dez anos de parceria entre as instituições com foco no resgate e preservação da história dos processos e relações trabalhistas


Os dez anos do convênio de cooperação técnica e pesquisa histórica firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) e o Programa de Pós-Graduação em História da UFPE serão celebrados com a realização de um evento entre os próximos dias 18 e 21 de agosto. Em sua quinta edição, o seminário Justiça do Trabalho e Historiografia: passado e presente ocupará o auditório no terceiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. O acesso é livre e com inscrição gratuita.




Realizada com o apoio do Memojutra - Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, a iniciativa acadêmico-institucional reunirá nomes de referência na área, entre pesquisadores, professores e desembargadores de várias regiões do País, como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul. Serão realizadas diversas mesas e conferências sobre temas como a Justiça do Trabalho no tempo de regime militar, casos exemplares de dissídios coletivos e história e narrativas de processos trabalhistas.

Em uma programação inteira em destaques, deverá estar entre os pontos altos a discussão sobre a contribuição dos relatos orais de memória de juízes do trabalho para a historiografia. A abordagem será conduzida pela pesquisadora decana sobre as relações trabalhistas no Brasil, a professora doutora da UniRio Ângela de Castro Gomes.

“Os processos trabalhistas são fonte documental de relevância para a compreensão das relações conflituosas do trabalho configurando-se como um importante recurso para o revisionismo da historiografia dessa área”, comentou a professora doutora da UFPE e gestora do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) Marcília Gama.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação de História da UFPE, professor doutor Antônio Montenegro, o seminário é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área do Direito, História, Sociologia, Antropologia e demais áreas afins. O acesso é livre e as inscrições podem ser feitas presencialmente no evento ou pelo site http://vjusticaetrabalho.blogspot.com.br. Estão disponíveis 200 vagas. Informações pelo telefone(81) 2126.8950.






Pré-Conferências Municipais da Juventude têm início no Paulista

         Com o intuito de descentralizar o debate sobre as políticas públicas para a juventude e assegurar a participação dos jovens do Paulista na 2ª Conferência Municipal da Juventude, a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista inicia nesta terça-feira (18.08) as Pre – Conferências municipais. Os encontros servem de preparação para a 2ª Conferência Municipal da Juventude.

       As resoluções obtidas durante as reuniões serão apresentadas na 2ª Conferência Municipal da Juventude e servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional da Juventude.

2ª Conferência da Juventude - Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, o evento vai acontecer no dia 25 de agosto, das 8h às 17h, no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, Paulista.

Serviço:
Pré-Conferências Municipais da Juventude

Terça-feira (18.08):
Local: Escola Maestro Ferreira, Engenho Maranguape
Hora: das 8h às 12h

Terça-feira (18.08):
Local: Escola Padre Osmar Novaes, em Arthur Lundgren I.
Hora: das 14h às 17h

Quarta-feira (19.08):
Local: Escola Brasileiro, bairro do Janga
Hora: 8h às 12h


Alunos das creches do Paulista aprendem escovação desde cedo

Cerca de 50 alunos da Creche Irmã Linda, localizada em Pau Amarelo, foram orientados na manhã desta segunda-feira (17.08) sobre como escovar os dentes de forma adequada. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura do Paulista com o objetivo de prevenir o surgimento de cáries e outras doenças em crianças de zero a três anos.

Uma equipe formada por uma dentista, duas enfermeiras e quatro agentes de saúde foi designada pela Secretaria Municipal de Saúde para realizar a ação. As crianças que apresentarem cáries serão encaminhadas até a Unidade de Saúde da Família do Loteamento Conceição Chega Mais para tratamento bucal.


Os meninos e meninas que estudam na creche realizam duas escovações durante o dia quando estão no horário de aula. A unidade de ensino possui três turmas que funcionam nos turnos da manhã e tarde.

Dentista da Unidade de Saúde da Família do Loteamento Conceição Chega Mais, Aline Pimentel comentou sobre o ganho proporcionado aos alunos com as orientações sobre escovação. “Quando nós ensinamos a criança a escovar os dentes desde cedo, a gente estimula a prevenção de cáries e acostuma os meninos a não terem medo do dentista”, explicou.A ação tem contemplado todas as creches vinculadas à rede municipal de ensino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário