sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Parabólica





NOTA OFICIAL


Com relação à operação da Polícia Federal realizada hoje (14.08) na Unidade de Parcerias Público-Privadas, relacionada às obras de construção da Arena Pernambuco pela Construtora Odebrecht, o Governo do Estado de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários.

A licitação para a construção da Arena observou todos os requisitos, prazos e exigências da Lei de Licitações e da Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs), tanto que foi julgada regular pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado.
 
A Lei das PPPs e a Lei de Concessões preveem, expressamente, a possibilidade de o autor do estudo de viabilidade do projeto participar da licitação, não decorrendo desse fato qualquer irregularidade, fraude ou frustração do caráter competitivo da disputa.
 
A Lei das PPPs não exige projeto básico detalhado como requisito para se iniciar a licitação, e, sim, elementos básicos ou anteprojeto. Não há como relacionar a ausência de projeto básico detalhado (admitida pela própria Lei das PPPs) a suposto superfaturamento.
 
O Governo de Pernambuco reafirma sua posição de absoluta transparência na gestão de recursos públicos e está seguro quanto à correção adotada para firmar a Parceria Público-Privada da Arena Pernambuco.


Governo do Estado de Pernambuco





SECRETARIA EXECUTIVA DE IMPRENSA

Sexta-feira, 14.08.2015

Paulista responde

Em atenção à nota publicada nesta quarta-feira (12.08) no blog do Robson

Sampaio, a Secretaria de Saúde do Paulista informa que o abastecimento

de medicamentos nas unidades de saúde está acontecendo normalmente.

Para fazer parte do programa Remédio em Casa, é necessário que os

interessados se dirijam ao posto mais próximo de casa, quando houver

condições de deslocamento, ou requisitar a visita em domicílio em caso de

pessoas com dificuldade de locomoção. Reclamações relativas a possíveis

faltas de medicamentos podem ser registradas na Ouvidoria da Prefeitura

do Paulista, através do fone 9.8155.3392. O serviço funciona de segunda a

sexta, das 8 às 17h.







Dia D de vacinação contra a paralisia infantil acontece neste sábado (15) em todo o país
Ministério da Saúde espera vacinar 12 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos, até 31 de agosto
Mais de 100 mil postos de vacinação funcionarão neste sábado (15) para garantir a proteção de crianças contra a paralisia infantil. Além das salas de vacinação nas unidades de saúde, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá postos volantes em escolas, praças e outros locais públicos. Até o dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde espera vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos, o que representa 95% do público-alvo.

Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia. Para isso, é fundamental que os pais levem a caderneta  das crianças para ser avaliada. As vacinas em atraso podem ser administradas, na hora, pelo profissional de saúde.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que, apesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças, para evitar que a poliomielite volte a circular no país. A doença foi erradicada em 1994.

“Nos últimos dois anos, a doença infectou pessoas em nove países, da África e Ásia, por isso é extremamente importante seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde e vacinar o máximo possível de crianças. Vamos aproveitar também para colocar a caderneta das crianças em dia com a atualização de outras vacinas", reforçou Chioro.

Com a campanha de atualização, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal e diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. Serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. Por estarem iniciando o esquema vacinal, elas devem ser imunizadas com a vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses (confiram tabela abaixo).

A campanha nacional conta com uma infraestrutura composta por mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

APLICATIVO – O Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia para facilitar o gerenciamento das cadernetas de vacinação para toda a família. A ferramenta é uma forma fácil de acompanhar o calendário de vacinação de crianças e adultos, marcando a data da imunização e agendando a próxima. Estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação.

O aplicativo tem também a função de lembrete, com notificações sobre as campanhas sazonais de vacinação. É possível calcular ainda, a partir da inserção da primeira vacina no calendário, quando o usuário deve comparecer ao posto para uma nova imunização. Os calendários de vacinação cadastrados no aplicativo Vacinação em Dia também podem ser enviados via e-mail para impressão. A ferramenta funciona em tablets e smartphones, que utilizem sistemas operacionais iOS e Android.

Com o slogan “Você é o protetor do seu filho”, a campanha publicitária já está sendo veiculada desde domingo (9). As peças mostram a responsabilidade dos pais de levar as crianças para serem vacinadas. Até o dia 31 de agosto, as mensagens serão veiculadas na TV aberta e fechada, rádio, internet, redes sociais e aplicativos de mobile.

SEGURANÇA - A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

POLIOMIELITE - O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite
 
 Idade
Qual a vacina
2 meses
Vacina inativada poliomielite – VIP
4 meses
VIP (injetável)
6 meses
Vacina oral poliomielite – VOP
15 meses
VOP (reforço)





Exibindo







Senhores Pais,
Amanhã, 15 de agosto (sábado), comemoramos a Assunção de Nossa Senhora, padroeira do nosso colégio.

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para a do Ocidente, chamava-se “Dormição”, porque foi sonho de amor. Até que se chegou ao de “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Lembramos que, de acordo com o calendário, amanhã NÃO HAVERÁ aula para o 3º ano do ensino médio.


Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.




Instituto Egídio Ferreira Lima recebe homenagem em Reunião Solene na Assembleia

Evento também marca transmissão de presidência

No próximo dia 17 de agosto, a partir das 18h, o Instituto Egídio Ferreira Lima receberá uma homenagem em Reunião Solene proposta pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa através do presidente, Guilherme Uchoa. Fundado em 2008, o Instituto é referência como centro de discussão, pesquisa e treinamento nas áreas de Direito, Política e Cidadania. O próprio Egídio estará presente à solenidade, que acontecerá no Palácio Joaquim Nabuco.
O evento também marca a transmissão de posse do cargo de presidência da instituição, que passa das mãos de Eduardo Pugliesi para Carlos Neves Filhos, ambos membros do escritório CNP Advogados, fundadores da instituição. “O objetivo do Instituto é contribuir com a transformação da classe política por intermédio de conscientização dos próprios atores que diretamente lidam com a coisa pública: políticos, servidores, gestores públicos, advogados e estudantes, além da conscientização da população”, ressalta Neves.
Na ocasião, o Instituto irá homenagear onze pessoas públicas que contribuíram para a consolidação do Instituto enquanto fomentador de debates, o universo da advocacia e com o crescimento do debate político do Estado. São eles Fernando Lyra (in memorian), Paulo Câmara, Geraldo Júlio, Pedro Henrique Reynaldo Alves (presidente da OAB), Gisane Barbosa de Araújo(Presidente do TRT 6ª Região, afilhada q vai ), Guilherme Uchoa (presidente da Alepe), Antônio Moraes (deputado estadual), Gilberto Marques Paulo (ex-Prefeito do Recife), Jovaldo Nunes (desembargador do TJPE), Jarbas Vasconcelos, que ora exerce mandato de deputado federal, o empresário Pedro Schwambach e Joaquim Correia de Carvalho Junior, ex-Presidente da OAB, in memoriam.
Para o próximo biênio, Neves também pretende oxigenar os quadros da entidade e levar a mensagem do instituto a jovens lideranças políticas e a profissionais do Direito. Para tanto, terá a seu ledo o sobrinho-neto do próprio Egídio, Felipe Ferreira Lima, advogado e mestre também pela Universidade de Lisboa, além do advogado Guilherme Rocha, chefe de Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco. Os outros membros da diretoria serão André Coutinho e Amaro Alves na primeira e segunda Vice-Presidência, respectivamente e Bruna Lemos na Diretoria Financeira.
O Instituto - situado à Rua do Sossego, 562, Boa Vista, o Instituto Egídio Ferreira Lima abriga todo o acervo da memória de Egídio Ferreira Lima, e lá também são debatidos todos os temas que envolvam a melhoria da qualidade da prestação do serviço estatal e da própria classe política. Entre os eventos promovidos pela casa constam simpósios, congressos, debates, cursos e apoio a lançamento de livros.

Egídio Ferreira Lima - nome proeminente na busca incessante pela democracia brasileira, Egídio é natural de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Nasceu em 1929 e abandonou a carreira de juiz em 1951 para abraçar a política, onde estreou como vereador no município de Timbaúba. Foi deputado estadual pelo MDB e, em 1969, teve seu mandato cassado. Em 1982 voltou às fileiras da Política com um mandato de deputado federal pelo PMDB e também participou da Assembleia Constituinte de 1987, na qual foi relator da Comissão de Organização dos Poderes.
Carlos Neves - Formado pela Faculdade de Direito do Recife, em 1997, tornou-se Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa, em 2006, e, além de ser professor universitário, dar aulas de Pós Graduação em diversas instituições de ensino no Brasil, coordena a pós-graduação em Direito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Na OAB, já foi conselheiro consultivo da Escola Nacional da Advocacia, membro da Diretoria da ESA - Escola Superior da Advocacia e Conselheiro Estadual. Hoje, é Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Nacional. Além de ter sido um dos fundadores do Instituto, Neves foi o Diretor Administrativo e Financeiro, além de coordenar a maioria dos seminários e debates realizados pela Instituição.

Em anexo, Carlos Neves, novo presidente, ao lado de Egídio Ferreira Filho

Serviço
Homenagem ao Instituto Egídio Ferreira Lima em Reunião Solene
Onde: Assembleia Legislativa de Pernambuco
Quando: 17 de agosto
Horário: 18h
Obs.: Evento marca transmissão de presidência do Instituto, que passa das mãos de Eduardo Pugliesi para Carlos Neves Filho



CPRH informa balneabilidade do litoral Pernambucano

Período de 14 a 20 de Agosto de 2015

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.
O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.
Classificação das praias
A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.
Segundo a Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: EXCELENTE, MUITO BOA, SATISFATÓRIA OU IMPRÓPRIA.
PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO 

Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal (
www.cprh.pe.gov.br), as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Até o próximo dia 13 de agosto junhoa lista de praias impróprias inclui:
Em Goiana:
Pontas de Pedra, na Praia do Meio, em frente aos chuveiros públicos.
Em Itamaracá:
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.
Em Paulista:
Praia do Janga, em frente à Rua Cláudio S. Bastos Nº 190 (Cond. Roberto Barbosa).
Praia do Janga, em frente à Rua Betânia.
Em Olinda:
Praia de Bairro Novo, em frente à Av. Ministro Marcos Freire Nº 2039 (Quartel da PE)
 Praia de Bairro Novo, em frente à Av. Min. Marcos Freire 1387, por trás do Colégio Bairro Novo.
Praia dos Milagres, em frente à Praça dos Milagres.
Praia do Carmo, em frente à Praça João Pessoa, por trás dos CORREIOS.
Em Jaboatão
Praia de Piedade, em frente à Avenida Beira Mar Nº 606 (Hospital da Aeronáutica)
Praia de Piedade, em frente à Av. Bernardo V. de Melo c/ R. Goiana – Balneário do SESC
Praia de Piedade, em frente à Rua Miguel Arcanjo com Avenida Beira Mar Nº 1800.
Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 4799 c/ R. Aníbal Varejão (SNIPE)
 Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 5422 (Conj. Residencial Candeias II).
Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 6476 – Restaurante Candelária.
Praia de  Barra de Jangadas, em frente ao Nº 10800 (antiga Marina dos Mares).
 Serinhaém
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
Praia de Barra de Sirinhaèm, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.




Começa nova fase das obras de 
construção do Mercado de Paratibe


Uma nova fase das obras de construção do Mercado de Paratibe foi iniciada pela Prefeitura do Paulista. Após concluir a implantação das colunas de sustentação e da cobertura do galpão principal, a Secretaria de Infraestrutura começou a erguer os boxes e a área administrativa do local. O investimento no novo centro de compras é de aproximadamente R$ 12 milhões, obtidos por meio de um convênio com a Secretaria Estadual das Cidades.

Com três metros de largura e sete de comprimento, os 147 boxes de alvenaria que estão sendo construídos também terão um primeiro andar onde será possível armazenar mercadorias. A previsão é de que esta nova fase da obra seja concluída no início do próximo mês de setembro. A implantação da tubulação hidráulica do espaço também foi iniciada por uma equipe de 30 homens que está realizando os serviços no local.

Para acomodar hortifrutis, açougues, pescados, grãos em geral, entre outros, o espaço interno do mercado será dividido em setores. O projeto também garante a construção de rampas para acessibilidade, duas praças de alimentação, um estacionamento com vagas para 104 automóveis e a requalificação da Praça da Liberdade, com o plantio de mudas de diversas espécies.

O comerciante Manoel da Silva aprovou as obras que estão sendo realizadas pela prefeitura. “Em todas as reformas, tudo que é feito é para trazer melhorias para a cidade. A tendência é de que a gente fique em uma melhor estrutura. Com isso, esperamos que aumente o movimento por aqui”, comentou.

O vendedor Tertuliano Silva, que trabalha com artigos eletrônicos,  explicou que o novo centro vai trazer mais conforto aos comerciantes. “Acho que esse novo mercado vai melhorar muito a nossa situação. Vamos sair desse espaço para ficar em uma área com mais fiscalização e mais comodidade”, afirmou.

A estrutura foi erguida em pré-moldado e possui área de 4.700 m². Após o fim da construção, o atual mercado será demolido e transformado em um pátio de feira livre. Um total de 250 barracas padronizadas serão montadas no local para acomodar comerciantes que vendem seus produtos esporadicamente. Ao todo, cerca de 400 pessoas poderão negociar artigos dos mais variados tipos no novo centro de compras.




ALETRAR FREUD E OUTROS, NA LIVRARIA JAQUEIRA

 
O Projeto Aletrar Freud e Outros está programado para acontecer no dia 15 de agosto, a partir das 17h, com o tema: Dor, do livro: Bartleby, o Escrivão - Uma história de Wall Street, de autoria de Herman Melville. Serão debatedores: César Garcia, Mônica Parreiras e Lula Couto. A mediação fica a cargo do psicanalista Carlos Santos. Participe!


Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira.

Tel: 3265.9455.


Prorrogadas inscrições do curso de
 AutoCad promovido pelo IMMOC

Interessados podem se inscrever até o dia 21 de agosto. Aulas começam dia 24/8

O Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC) prorrogou para o dia 21 de agosto o prazo de inscrições do curso de AutoCad 2D, específico para elaboração de projetos nas áreas de engenharia e de arquitetura. Voltada para estudantes de arquitetura, edificações e profissionais da área que tem a necessidade de utilizar a ferramenta no dia a dia, a capacitação terá 32 horas/aula. O investimento é de R$ 200,00. As vagas são limitadas.

Toda a renda arrecadada com o curso será revertida para as ações de capacitação gratuitas promovidas pelo IMMOC junto a adolescentes e jovens das comunidades de Olinda e Recife. O curso será ministrado pelos mesmos instrutores que dão aulas de informática básica e avançada no Projeto Futuro Digital, oferecido pelo IMMOC desde 2002 e que já formou mais de 330 alunos para o mercado de trabalho. Durante o projeto, eles participam de aulas de digitação, Word, Excel e Power Point e aprendem a usar o AutoCAD.

O curso de AutoCad 2D começa no dia 24 de agosto e acontece de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h30, na sede da JBR Engenharia, empresa mantenedora do IMMOC, que fica na Rua Gonçalves Dias, 131, no bairro de Campo Grande. Inscrições e mais informações pelo telefone 3241-8508.

IMMOC - Criado em 2002, o Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC) tem como missão contribuir para a transformação social através do desenvolvimento de adolescentes e jovens. Seus projetos estão voltados para a área de inclusão digital, reforço escolar, educação ambiental e cultural, incentivo à leitura e atendimento psicológico. O instituto é uma associação dos colaboradores da JBR Engenharia e dispõe de uma estrutura própria, com laboratório de informática, auditório, refeitório e sala de diretoria. Para saber mais sobre o Immoc basta acessar o site www.jbr.eng.br.

Outras informações para a Imprensa:
Signo Comunicação - 81.3227-5513
Bruna Cruz – 81. 98211-5923




Parceria entre Estado e STF agilizará o andamento
dos processos, desafogando o sistema prisional


Por meio da iniciativa, firmada em Paulo e Lewandowski, o Governo aderiu ao programa Audiência de Custódia 


O governador Paulo Câmara e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assinaram, nesta sexta-feira (14), um termo de cooperação técnica por meio do qual Pernambuco aderiu ao programa Audiência de Custódia. Presente em 11 estados, a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece o prazo de até 24 horas para apresentação do preso em flagrante ao juiz. Na solenidade, realizada no gabinete do governador, na presença de autoridades dos três poderes, o ministro Lewandowski também foi agraciado com a mais alta comenda do Estado, a medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes.     

O Audiência de Custódia prevê a queda de até 40% nos pedidos de prisão preventiva e uma economia de até R$ 4,2 bilhões em todo o País. Na audiência proposta pelo programa em questão, também devem ser ouvidas as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado de defesa. Atualmente, o processo que envolve uma prisão em flagrante chega a durar 90 dias. Em algumas situações, os juízes só têm acesso ao caso quando processo está em andamento. 

Para o governador, a adesão ao programa é a consolidação da sintonia entre os poderes. "O sistema prisional é uma questão que nos preocupa; um impasse que preocupa todos os governadores. Em Pernambuco, é nossa prioridade resolver. Para ampliar o debate e avançarmos nesse ponto, criamos a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A ressocialização no Brasil está atrasada em relação ao que deveria ser. Não há outro caminho que não o das parcerias entre os poderes e a sociedade. Essa cooperação que firmamos hoje busca dar celeridade aos processos, desafogando o sistema prisional", argumentou Paulo, enfatizando o trabalho de prevenção do Pacto pela Vida.

Nesse novo modelo de gestão, o juiz deve avaliar a necessidade da prisão sob o aspecto da legalidade, concedendo ou não a liberdade; podendo impor outras medidas cautelares para o caso. O juiz poderá analisar ainda eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos, entre outras irregularidades.

De acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, o programa representa um "marco civilizatório" e um avanço para as políticas de direitos humanos já incentivadas no País. "Esse projeto representa a adesão do Brasil à uma nova filosofia que se abriu no pós-guerra, que são os direitos da pessoa humana. Aqui estamos vivendo uma situação de plena constitucionalidade entre os poderes. Vejo aqui o governador e o presidente do Tribunal de Justiça cooperando para execução de um programa importante para a cidadania", observou Ricardo Lewandowski.

MEDALHA - O ministro do Supremo recebeu com orgulho a condecoração do Governo de Pernambuco. Lewandowski afirmou que a medalha significa "o vigor do pernambucano". "É um privilégio receber essa comenda no dia em que se materializa mais uma importante parceria entre as instituições", ressaltou.

Na oportunidade, o presidente do STF lembrou ainda a trajetória de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco. Lewandowski classificou Eduardo como um gestor eficiente. "Nós tivemos o nosso primeiro encontro no ano de 2010, e logo percebi que ele era uma pessoa predestinada a ocupar importantes cargos nesse País", enalteceu.

"Eduardo nos ensinou a governar para os que mais precisam; proporcionando ainda o equilíbrio econômico e sustentável", completou Paulo Câmara, lembrando que Pernambuco perdeu Miguel Arraes há 10 anos.



-- 

PREVISÃO DO TEMPO PARA PERNAMBUCO
Atualizado no dia 14 de Agosto de 2015 às 18:00 horas, válida para os dias 14/08/2015 e 15/08/2015
Região Metropolitana
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 19º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 55 a 98
Parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 20º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 57 a 97
Mata Norte
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 19º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 57 a 98
Parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 29º Mínima: 19º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 60 a 95
Mata Sul
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 19º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 64 a 95
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 19º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 62 a 98
Agreste
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 15º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 64 a 100
Parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 28º Mínima: 14º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 58 a 100
Sertão de Pernambuco
HojeAmanhã
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 30º Mínima: 13º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 25 a 98
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 30º Mínima: 15º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 25 a 90
Sertão de São Francisco
HojeAmanhã
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 31º Mínima: 17º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 27 a 95
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 31º Mínima: 17º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 28 a 95
Fernando de Noronha
HojeAmanhã
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 29º Mínima: 25º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 48 a 100
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 29º Mínima: 25º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 48 a 100

TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PARA PERNAMBUCO
A PARTIR DO DIA 15 de Agosto de 2015
Obs.: Esta tendência é resultado de modelos numéricos e não tem interferência direta dos meteorologistas.
RegiãoDia 16/08Dia 17/08Dia 18/08Dia 19/08Dia 19/08Dia 20/08Dia 21/08
Região MetropolitanaLeve a FracaLeve a FracaLeve a FracaLeve a FracaSem ChuvaFraca a moderadaLeve a Fraca
Mata NorteFraca a moderadaLeve a FracaLeve a FracaLeve a FracaLeve a FracaLeve a FracaLeve a Fraca
Mata SulFraca a moderadaLeve a FracaLeve a FracaFraca a moderadaFraca a moderadaLeve a FracaLeve a Fraca
AgresteLeve a FracaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaLeve a FracaLeve a FracaLeve a Fraca
Sertão de PernambucoSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva
Sertão do São FranciscoSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva
Fernando de NoronhaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva






Atenciosamente,

Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas GMMC/APAC
Fone: (81) 3183-1061
www.apac.pe.gov.br/meteorologia/


Caderno de Promoção e Defesa dos
 Direitos Humanos vai orientar atividades pedagógicas sobre o tema


A publicação foi elaborada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, com a finalidade de estimular a discussão acerca da promoção e defesa dos direitos entre educadores e demais profissionais que atuam na área.   
  
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos acaba de produzir um instrumento importante de educação e cidadania. O caderno formativo “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: a prática da cultura de paz em prol do bem-estar social e da redução da violência”.

O caderno com 64 páginas, é o primeiro de uma coletânea, e tem o objetivo de contribuir na defesa dos direitos, a partir de um diálogo com diversos setores da sociedade, a cerca da mediação de conflitos e proteção a pessoas vítimas de violência, mobilizando jovens e idosos para o trabalho multiplicador da cidadania, bem como a prevenção e enfrentamento das diversas formas de violência.

De acordo com a secretária executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, a publicação mostra o trabalho desenvolvido pela Secretaria, e que serve como instrumento orientador para formações pedagógicas. Apresenta sugestões didático-metodológica, para a formação de educadores formais ( de escolas) e informais ( núcleos familiares, líderes comunitários, de grupos culturais, igrejas, clubes, ONG’s, assentamentos, profissionais de áreas diversas, etc)

O caderno apresenta a população os serviços de promoção e defesa dos direitos, que funcionam  na  Secretaria Executiva de Direitos Humanos: o CECH, Centro Estadual de Combate a Homofobia; CEAV, Centro de Apoio a Vítimas de Violência; CIAPPI, Centro de Apoio e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa; Provita, Programa Estadual de Proteção a Testemunhas Ameaçadas; PEPDDH, Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos; NAP, Núcleo de Atendimento Provisório; PPCAAM, Programa de Proteção a Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte; e Gerência de Mediação de Conflitos.  

Além disso, apresenta propostas pedagógicas sobre os temas para a comunidade escolar. Como por exemplo, a sensibilização de profissionais e estudantes sobre a importância do respeito e valorização da pessoa idosa; sobre a garantia e defesa dos direitos da população LGBT; e uma reflexão a cerca do enfrentamento a violência contra a mulher.

“Esperamos que o caderno formativo sobre Promoção e Defesa dos Direitos Humanos sirva como material pedagógico a fim de difundir práticas cidadãs em prol do fortalecimento da cultura da paz e bem-estar social”. Ressalta Laura Gomes.


Fiscalização contra veículos de turismo irregulares continua neste final de semana em Porto de Galinhas

A prefeitura do Ipojuca continua fiscalizando os veículos que fazem transporte de turismo irregularmente nas praias do Município. Uma blitz está montada na PE09, em Porto, para fiscalizar e sensibilizar desta sexta-feira (14) até o próximo domingo (16) motoristas de empresas operadoras de turismo irregulares. Participam da ação a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, AMTTRANS e secretarias de Turismo e Cultura, Controle Urbano, Defesa Social e o 1° Batalhão de Trânsito de Pernambuco - BPTRAN/PE.
 Fotos: Danilo Luiz/SECO
A operação se dá em função das irregularidades constatadas pelas equipes de fiscalização. Para isso foram necessárias adoção de algumas medidas, o que resultou na aplicação de diversas notificações de trânsito, retirada de veículos de circulação e remoção ao depósito do DETRAN, além de notificações e interdições às empresas operadoras de turismo em situação irregular. 
O secretário de Turismo e Cultura, Rui Xavier, esclarece que as empresas precisam se regularizar. “Para isso basta entrar em contato com a secretaria pelos números 3552.1480 / 1461, de segunda a sexta-feira”.



PALESTRA: GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TRIBUTÁRIO.


Palestrante: Dr. Luiz Alexandre Oliveira Castelo - Advogado, Fundador da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados.
Local: ACP - Associação Comercial de Pernambuco.
Endereço: Praça Rio Branco 18 - Bairro do Recife (marco-zero).
Data: 18 de agosto 2015.
Horário: ás 19:00 horas.
Confirme sua presença através dos e-mails:  edsonsantana@acppe.com.br ou luiz@acppe.com.br


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PERNAMBUCO
PRAÇA RIO BRANCO Nº 18 (MARCO ZERO)
BAIRRO DO RECIFE - RECIFE - PE
CEP: 50030-320  FONE: 81 3224-9077.



INTERDATA CURSOSESPAÇO para EVENTOS E TREINAMENTOSPROGRAMAÇÃO DE TURMAS - Agosto/Setembro 2015
Local:
Interdata Cursos 
Endereço:
Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 100 Derby, RecifePE
Gestão de Projetos:
MS-Project 2010 na prática com o PMBOK
Primavera Project Management 6 - R8.2
PMBOK Hands On - Gerência de Projetos na prática
Desenho & Modelagem:
AutoCad 2D / AutoCad 3D
Sketchup Pro - Modelagem em 3D e Renderização
Revit  Architecture
Corel Draw X6 / PhotoShop CC
Office & Internet:
Informática Básica ( Office 2010 + Internet )
Digitação Profissional
Excel Básico / Excel Avançado
Access Básico / Access Avançado
Desenvolvimento de Software:
Testes de Software
Análise de Pontos de Função - Métricas
Cursos Especiais:
Investindo na Bolsa de Valores
Descobrindo o Mundo dos Vinhos
Oratória
Coaching:
Oficina "Coaching de Vida"
Oficina "Coaching de Carreira"
Oficina "Coaching para Negócios"
Promoção
Agosto/2015:
Na compra de uma "casadinha", desconto de 16% no curso demenor valor
Adicionalmente, para "Empresas Conveniadas", desconto de 10%para o curso de maior valor
Descontos Progressivos:
2 alunos: 05%
3 a 5 alunos: 10% / 6 a 8 alunos: 15%
9 a 11 alunos: 20% / 12 a 15 alunos: 25%
16 a 19 alunos: 30% / 20 ou + alunos: 35%
Mais detalhes:
www.interdata.com.br, na aba "Cursos"
LOCAÇÃO DE SALAS ( faça conosco o seu Evento ):
12 (doze) salas para 16 até 40 participantes, com ou sem computadores,todas com projetor multimídia no teto e internet banda larga com IP fixo
AUDITÓRIO para até 100 participantes:
Auditório com excelente climatização. Projetor multimidia no teto.
Inclui sala de recepção antes do salão principal
Anexo ao Auditório, Camarim e Cozinha (contratação opcional)
ENTRE EM CONTATO:
Fones: (81) 3301-1170 / 3125-0491 / 3223-4110  ou
(81) 98311-8997 oi / 99755-2788 tim / 99137-1551 claro / 98686-4306 vivo






 
MPF consegue bloqueio de bens de prestador de serviços da CEF acusado de desviar recursos de contas de clientes
Transferências irregulares chegariam a quase R$ 460 mil

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE), a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, o bloqueio de bens de ex-prestador de serviços da Caixa Econômica Federal (CEF). Ele foi acusado, em ação civil pública ajuizada pelo MPF, de ter desviado cerca de R$ 460 mil de contas de clientes do banco para sua conta pessoal. A responsável pelo caso é a procuradora da República Silvia Regina Lopes.

Segundo consta na ação, o ex-prestador de serviços transferiu irregularmente, entre 31 de julho e 27 de agosto de 2012, os valores de contas poupança de clientes da CEF para conta de sua titularidade, utilizando computador da agência da Caixa de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes. Para isso, usou ilegalmente matrícula e senha do supervisor de atendimento do banco.

O acusado já havia sido estagiário da CEF, entre setembro de 2010 e setembro de 2011. Em seguida, trabalhou na Factor Serviços Imobiliários, prestadora de serviços do banco, sendo contratado posteriormente para atuar no Caixa Aqui do município de Cabo de Santo  Agostinho, correspondente negocial da instituição financeira. Participou de treinamento na agência da Caixa de Prazeres e, na época, ficou responsável temporariamente por realizar serviços de abertura de contas e separação de documentos, entre outras atividades. Durante a capacitação, teve trânsito livre na agência, o que possibilitou a fraude.

Confissão - Em declarações feitas à Caixa e em interrogatório policial, o acusado confessou as transferências irregulares. Com o dinheiro obtido, afirmou ter comprado roupas, tênis, relógios e aparelhos celulares. Disse ainda ter realizado depósito em conta de uma concessionária, no valor de R$ 94 mil, para comprar um veículo, mas a transação ilegal não foi efetivada porque a CEF enviou comunicado à empresa informando a fraude.

Dos quase R$ 460 mil desviados, o banco conseguiu reaver aproximadamente R$ 343 mil, por bloqueio da conta do acusado. O valor foi utilizado para ressarcir os clientes prejudicados. O restante do dinheiro, quase R$ 117 mil, ainda não foi recuperado.

Bloqueio de bens - Na decisão liminar, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do acusado no valor de R$ 465 mil, que corresponderia ao prejuízo ocasionado aos cofres públicos mais o valor máximo de eventual multa, caso o acusado seja condenado, no final do processo, por improbidade administrativa.

Processo nº 0803895-61.2015.4.05.8300 – 10ª Vara Federal em Pernambuco
Qualquer cidadão pode acionar o MPF.


Correção - Texto

Entrada
x

PRPE-Ascom@mpf.mp.br

Anexos12:57 (Há 4 horas)
para Lícia
Boa tarde!
 
No texto "MPF/PE consegue bloqueio de bens de prestador de serviços da CEF acusado de desviar recursos de contas de clientes", no segundo parágrafo, onde está escrito: "Segundo consta na ação, o ex-prestador de serviços transferiu, irregularmente, entre 31 de julho e 27 de agosto de 2002...", favor corrigir para: "Segundo consta na ação, o ex-prestador de serviços transferiu, irregularmente, entre 31 de julho e 27 de agosto de 2012..."
 
Segue abaixo e em anexo, o texto corrigido. Obrigada!
 
 
Sds,
Lícia Magna
Ascom da PRPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário