sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prabólica






Para dar voz ao cidadão
Para dar mais voz ao cidadão e proporcionar uma ferramenta para cobrar o poder público, o advogado carioca Geovani Santos criou o aplicativo Furtivo (www.furtivo.com.br). Lançada oficialmente em fevereiro, a plataforma funciona como uma rede social colaborativa, em que usuários apontam problemas relacionados a segurança, saúde, transportes, meio ambiente, educação e obras, e têm suas ocorrências levadas até os órgãos competentes. O Furtivo é baseado em três conceitos: Prevenir, Colaborar e Fiscalizar. O login no aplicativo pode ser feito por meio de conta no Facebook ou Twitter. Por meio de geolocalização, o sistema abre um mapa da região em que o usuário se encontra e dá a opção de criar uma nova ocorrência ou conferir as que já foram feitas, como buracos em vias públicas, escolas sem professores, assaltos e hospitais com falta de médicos.

A categoria Segurança, por exemplo, abrange cinco subcategorias: pessoas desaparecidas, trabalho infantil, achados e perdidos, carro abandonado ou sucata, e roubo e furto. Nesta última, o usuário informa como e onde aconteceu o crime. A data e hora da ocorrência são gravadas automaticamente pelo sistema, que possibilita ainda fotos e comentários para a vítima informar detalhes - como marca, cor e placa, no caso de roubo de automóveis. “No Furtivo, quem aparece é o problema e quem ganha somos todos nós”, afirma o criador do APP. Como medida de prevenção, toda vez que o usuário se aproximar de uma área de alto risco, o sistema pode ser configurado para enviar uma notificação escrita e sonora para avisá-lo. “A melhor forma de estar seguro é se prevenindo. Muitas vezes nos descuidamos e o Furtivo pode ajudar nesse sentido, evitando desde assaltos até crimes mais graves”, comenta Santos.

       

Quando uma nova denúncia é realizada no aplicativo, é enviado um e-mail para os órgãos responsáveis, como Polícia Federal, Ministério Público Federal e mesmo o Presidente da República, para que providências sejam tomadas. Depois de 90 dias do registro da ocorrência, o app gera uma mensagem à vítima para conferir se o problema foi solucionado e, em caso negativo, insistir no caso.
“A ideia é alertar e contar com a colaboração da população, mostrando às autoridades onde há problemas sociais e de infraestrutura e os setores que precisam de melhorias. O cidadão é o melhor fiscal que existe”, afirma Geovani Santos, que completa: “não vamos cobrar nem negociar nada com o governo ou as prefeituras, o Furtivo não é político, é social”. A receita do aplicativo será gerada por meio de publicidade e patrocínio com empresas privadas.


Furtivo é gratuito e está disponível para Android. A meta é atingir seis milhões de usuários no país e um milhão de denúncias até o meio de 2015. Também está nos planos do fundador fazer parcerias com revistas, jornais e emissoras de TV e rádio, além de expandir o serviço para outros países que enfrentam problemas similares aos do Brasil.
App colaborativo que aponta irregularidades em diversos setores da sociedade, como segurança, saúde e transportes, alertando o usuário e autoridades sobre problemas e áreas de atenção. Desenvolvida pelo empreendedor carioca Geovani Santos e lançada oficialmente em fevereiro, a plataforma pretende ter mais de seis milhões de usuários no país, com média de mil por cidade, e alcançar um milhão de denúncias feitas até o primeiro semestre de 2015. 
www.furtivo.com.br. Tel: (21) 2253-9595. E-mail:furtivoapp@gmail.com.




É puxa-saquismo...

Primeiro foi o deputado federal José Chaves (PTB) que, absurdamente, conseguiu aprovar o acréscimo do nome do escritor Gilberto Freyre ao do Aeroporto Internacional dos Guararapes, num evidente puxa-saquismo e contestado por diversos jornalistas, inclusive, eu.


...além da conta

Agora, vem o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) querendo acrescentar o de Eduardo Campos à denominação dos Guararapes. Só me resta a esperança – que não vai acontecer - de que um outro deputado proponha e aprove tirar os nomes dos dois e o aeroporto continue com o histórico Guararapes.


Endeusamento ridículo


Vale dizer que, por iniciativa de vários prefeitos e do governador Paulo  Câmara – cria de Eduardo  Campos – já existem mais  40 equipamentos – com o nome do ex-governador falecido. Somente o prefeito do Recife, Geraldo Júlio – outra cria eleita pela força política de Eduardo – esta   semana, denominou, de uma só vez, três equipamentos com o nome do ex-governador. Tá beirando ao ridículo,  isso tudo, em torno do neto de Miguel Arraes.





Pólio -  

O Grupo Roval abraça a campanha nacional contra poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil como parceira do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde. No dia da abertura, 15 de  agosto (amanhã), as unidades do Espinheiro e Olinda de  oferecerão o serviço para a população, seguindo o horário da ação em todo o País, das 8h às 17h. Crianças de zero a cinco anos incompletos poderão ser vacinadas. 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Pedagogia e Letras

A Escola de Idiomas CNA, no Recife e em Olinda, está selecionando candidatos para estágio em Pedagogia ou Letras, como auxiliar de coordenação pedagógica. Os requisitos para a vaga são: Ensino superior em andamento nos referidos cursos, experiência em atendimento, domínio de internet, bom português, boa comunicação com o público, vontade e disposição para trabalhar. Os interessados devem enviar um e-mail para annie.bittencourt@cna.com.br ou ligar: (81)3032-0654


 Oratória

Se você é tímido ou tem dificuldade de encarar plateias, eis uma oportunidade de se aperfeiçoar nestes aspectos. Os professores Abelardo e Claudio Borba coordenam o Curso de Oratória, do  IAP - Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal, no Recife, que acontece neste mês de agosto com várias turmas:  24/08/2015 a 28/08/2015 - 14h às 17h;e
 07/09/2015 a 11/09/2015 - 08h30 às 11h30Entre alguns temas em destaque: Medo de Falar em Público – como lidar com este sentimento;  Aprenda a ter confiança na sua própria apresentação; Como julgar o próprio trabalho. Confira! Inscrições abertas! Informações: (81) 3221.3001.









Governo do Estado homenageia Eduardo Campos dando

o nome do ex-governador ao Instituto de Gestão


Em ato realizado no Palácio, também foi afixada uma placa fazendo referência ao dia em que o ex-mandatário deixou o cargo para concorrer a presidente


O Governo do Estado prestou, nesta quinta-feira (13), uma homenagem a Eduardo Campos. O ex-governador por dois mandatos (2007-2014) agora dá nome ao Instituto de Gestão de Pernambuco, criado por ele, em 2012. O atual chefe do Executivo pernambucano, Paulo Câmara, assinou decreto formalizando o gesto em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas, na presença da ex-primeira-dama Renata Campos e de seus cinco filhos com Eduardo, além de familiares, autoridades e admiradores do ex-governador.

O Instituto de Gestão Governador Eduardo Campos sustentará de forma metodológica o Modelo de Gestão que profissionalizou a administração pública em Pernambuco. O evento de hoje integrou a semana de homenagens à vida de Eduardo Campos, que faria 50 anos na última segunda. O ex-governador faleceu há um ano, em um acidente aéreo durante a campanha presidencial.

“Para transformar a vida das pessoas, Eduardo, além de sua capacidade de diálogo, de construir pontes, do seu aguçado tirocínio político, apostou e ousou, como nunca antes neste Estado, em gestão política. Gestão alicerçada no tripé eficiência, transparência e mérito. Inovou em todas as áreas da gestão, quer na ciência, tecnologia, inovação, saúde, educação; na política fiscal e tributária, nas políticas sociais, entre outras. No que pesa Pernambuco ter uma grande tradição de planejadores, eu não tenho a menor dúvida que não há nome mais apropriado para nominar o Instituto de Gestão do que o nome de Eduardo Henrique Accioly Campos”, ressaltou Paulo Câmara.

Ligado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o Instituto foi criado em 2 de fevereiro de 2012, através do decreto 37.828, por iniciativa do ex-governador Eduardo Campos para estimular a pesquisa, a troca de experiências e a geração de conteúdo científico e de boas práticas de gestão pública entre os diversos atores envolvidos com o tema, dentro e fora do Estado. O espaço é também o ambiente onde se pensa, desenvolve e documenta o Modelo de Gestão, e, através de um programa de Formação Continuada, promove a qualificação do capital humano que sustenta o Modelo.

Ao destacar que Eduardo Campos implantou em Pernambuco um Modelo de Gestão que ouvia as pessoas, planejava e fazia as entregas, o governador Paulo Câmara salientou os resultados obtidos. "Um Modelo de Gestão que foi premiado no mundo, pela ONU e organismos internacionais. E ele criou o Instituto de Gestão para que a cultura da gestão, do fazer mais com menos e mais rápido, ficasse permanentemente não como uma política de governo, mas uma política de Estado. Mais do que merecido o Instituto de Gestão que ele criou receber o seu nome, porque ele acreditava, como poucos, que a gestão fazia diferença e trazia resultados. Hoje, a prova viva está em todos os resultados que ele conquistou em favor de Pernambuco", cravou.

Falando em nome da família, João Campos classificou a homenagem como “mais do que justa” ao lembrar as qualificações do pai como gestor público. “Ele conseguiu juntar a capacidade política extraordinária que tinha e se tornar, talvez, o gestor mais eficiente do Brasil. E por isso, ele foi reconhecido internacionalmente pela ONU e por tantas instituições mundo afora. Mas, acima de tudo, e mais importante do que ser reconhecido por tantas instituições de nome, ele teve seu trabalho reconhecido pelo povo de Pernambuco e brasileiro”, salientou. Ao recitar uma poesia do ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, emocionado, João Campos enalteceu a intensidade com que o pai viveu. “Eu tenho convicção que, se a vida foi curta para ele, também foi muito larga", afirmou.

Secretário de Planejamento Gestão, Danilo Cabral disse que o ex-governador foi um líder obstinado e trabalhador, que estruturou um pensamento em um “modo de fazer”. "Esse ato de hoje é um reconhecimento a quem colocou a gestão como estratégica dentro do serviço público, trazendo de volta o que tinha sido deixado de lado por décadas e décadas: o olhar estratégico do planejamento. Hoje, se chegarmos a qualquer secretaria do Estado, os servidores sabem que, para que a gente possa cumprir os compromissos com a população, temos que planejar, executar, avaliar e corrigir. Um símbolo que trouxemos da iniciativa privada. E isso tudo foi materializado também a partir da criação, como quis Eduardo Campos, do avanço do Modelo de Gestão e de um espaço dentro do Governo onde a gente pudesse pensar, formular e pesquisar a gestão pública", explicou.

PLACA – A parede do Hall de entrada do Palácio do Campo das Princesas foi o local escolhido para aposição da placa em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que registra a data de sua desincompatibilização do Governo do Estado para concorrer à Presidência da República, no dia 4 de abril de 2014. Ao frisar que o ato tem um “significado enorme”, uma vez que marca o “encerramento da frutífera e exitosa passagem de Eduardo pelo Governo”, o governador lembrou que a placa cumprirá uma "missão".

“Essa placa que descerramos agora tem e terá a função de lembrar a todos que, de dentro destas paredes, um pernambucano trabalhou dia e noite para construir um mundo melhor. De dentro destas paredes, Eduardo Campos comandou uma verdadeira revolução no nosso Estado. Aqui, ele reunia pessoas, traçava estratégias, distribuía missões, motivava e cobrava resultados. Daqui, ele monitorava os projetos, as ações de governo. Daqui, ele fez Pernambuco crescer e se desenvolver mais do que qualquer outro lugar do Brasil. Durante mais de sete anos, Eduardo foi o cérebro, o coração e a alma deste lugar. Por isso, estas paredes, a que recebe esta placa e todas as outras que dão sustentação a este palácio, estão impregnadas da presença dele", pontuou Câmara.

Paulo também destacou que a placa é um “convite à ação”. “Um convite para continuarmos esse trabalho tão importante iniciado por Eduardo. Um convite para sermos cada dia melhores, trabalharmos com afinco, defendermos quem mais precisa. Esta placa é uma inspiração para cuidarmos com zelo da coisa pública, através de uma gestão eficiente e eficaz. Um convide para nunca desistirmos.  Quando, no futuro, alguém entrar nesse palácio, olhar essa placa, conhecer sua história e pensar: 'um dia quero ser um pouco do que esse homem, do que Eduardo Campos foi', não tenho dúvida, ela terá cumprido seu objetivo”, arrematou.

--

Arthur Cunha
Gerente de Relações com a Imprensa 

imprensa.pe@imprensa.pe.gov.br
(81) 98494.1794 / 99801.1885 / 3181.2145 

Cecília Ramos
Secretária Executiva de Imprensa 

cecilia.ramos2007@gmail.com
(81) 99488.3194 / 99605.5566 / 3181.2227 

Ennio Benning
Secretário de Imprensa 

ennio.benning@gmail.com
(81) 98491.6580 / 99299.8288 / 3181.2227



CPRH realiza mega operação de fiscalização no interior do Estado


Articulada pelo setor de fiscalização florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e com a parceria da Companhia de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), uma megaoperação de fiscalização ambiental, foi realizada, entre os dias 03 e 07 de agosto, nos municípios de Bezerros, no agreste , Arcoverde, Sertânia, Iguaraci, Afogados da Ingazeira e Tabira, no sertão do Estado.

O objetivo da ação foi verificar crimes ambientais praticados na região. Em cinco dias, os fiscais da autarquia, juntos aos policiais da Cipoma, efetivaram autuações e apreensões que incluíram demolição de fornos de carvão ilegais, abordagens e autuações em serrarias sem licença ambiental e caminhões de transporte de madeira nativa. A apreensão total de 215 animais foi destaque durante a megaoperação que totalizou o resgate de 204 aves a exemplo de  azulão, caboclinho, canário da terra, concriz, papa-capim, patativa e sibito.
“Entre os pássaros, destacamos a apreensão de um carcará, um gavião e um papagaio”, enfatizou o chefe do setor de 


fiscalização florestal da CPRH, Thiago Costa Lima.  Uma raposa e um gato maracajá também foram flagrados sendo criados em cativeiro de forma ilegal. Espécies como tatu, jabuti e teju também foram resgatadas. Além dos animais, seis espingardas para a caça, 31 alçapões, 10 armadilhas e três viveiros foram aprendidos e destruídos.

Uma carga de 330 sacos de carvão com espécies nativas como jurema, caantigueira e braúna, foi apreendida no município de Sertânia. “O motorista do caminhão que iria fazer o transporte do carvão não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido por lei para esta atividade e foi multado”, explicou Costa Lima.  A multa foi de R$ 3,3 mil. Em Afogados da Ingazeira, o flagrante da criação ilegal de pássaros silvestres em uma residência resultou em multa de R$ 4,6 mil.

Parte dos animais aprendidos durante a fiscalização foi devolvida à natureza por apresentar condições de reintegração ao ambiente natural.  Os que apresentaram necessidades de maiores cuidados foram encaminhados para o setor de Fauna da CPRH, para avaliação das condições de saúde e cuidados veterinários.  Em 2015, o setor de fiscalização florestal da Agência resgatou 850 animais que retornaram à natureza.


CPRH flagra desmatamento no bairro da Guabiraba
 e embarga obra de construção civil


A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Companhia Independete de Meio Ambiente (Cipoma) fiscalizaram, na manhã desta quarta-feira (12),  o loteamento Ferraz 2, uma área de 2 mil metros quadrados,  no bairro da Guabiraba (Recife), onde a Mata Atlântica estava sendo derrubada para a construção de residências.

“A denúncia foi feita à Agência pela própria Cipoma. Nós embargamos a obra e aplicamos multa no valor de R$ 2 mil reais ao empreendedor”, explicou o diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Wálber Santana. Policiais da Cipoma conduziram os envolvidos no crime ambiental para depor na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma).

 Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental
Izabelyta Guerra 
Jornalista - Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH 
www.cprh.pe.gov.br 
31828817


FW: Transplante de córnea.

Entrada
x

Nivaldo clementino da silva

12 de ago (Há 2 dias)
para ElieteAgeuArnaldoArnobioCavalcantijoseEdnilsonHelderJosealexandreAnaCleideNelsonveridianaantonioedinhaem.oliviaFernandoFernandoFranciscogetuliocavalgusmaocampelogeovaniaLuizHilkairacema
Amigos, amigas, bom dia,
ai está uma notícia a qual precisamos dar muita atenção, dêem a ateção merecida por favor.
abs. a todos, vamos ver quem GANHA  a TAÇ.
SDS.
NIVALDO     (MIMOSO)
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Eliete Alves Dias <liete.alves@gmail.com>
Data: 12 de agosto de 2015 09:28
Assunto: Fwd: FW: Transplante de córnea.
Para:






Por favor repassem para seus contactos.

Elisa


Subject: Transplante de córnea.
Date: Tue, 11 Aug 2015 21:37:05 -0300

O jornal da rede globo mostrou uma reportagem sobre o hospital dos olhos de Sorocaba. Esse hospital é sem fins lucrativos. Ele é conveniado com o SUS, e tem capacidade para realizar cerca de 300 (trezentos) transplantes de córneas por mês, pois há um estoque suficiente para a realização dos mesmos. Entretanto, esse hospital está realizando somente cerca de 120 (cento e vinte) transplantes por mês, devido a falta de pacientes. As córneas não utilizadas estão sendo jogadas fora por passarem do tempo de utilização e validade! Se repassarmos essa msg ela poderá cair nas mãos de alguém que conheça uma pessoa que está a espera de córneas.
 Quem precisar pode entrar em contato com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba - SP e se curar!
TELEFONE -
(15) 3212-7009 > (15) 3212-7009
(15) 3212-7009 > (15) 3212-7009
(15) 3212-7009 > (15) 3212-7009
(15) 3212-7009 > (15) 3212-7009
(15) 3212-7009 > (15) 3212-7009
(15) 3212-7009 > (15) 3212-7009
(15) 3212-7009
>
> - DE 2ª A 6ª FEIRA
>
> Atenciosamente,
>
> Dr. Eduardo Bezerra -médico
POR FAVOR, REPASSE! VOCÊ PODE NÃO ESTAR PRECISANDO, MAS SEMPRE HÁ ALGUÉM NECESSITANDO DE AJUDA.



Imagem inline 1

31ª Missão Humanitária do Instituto SOS Mão acontece na próxima semana

O Instituto promove atendimento e cirurgias gratuitas para crianças com malformações congênitas e sequelas de acidentes nas mãos

Acontece na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de agosto, a 31ª Missão Humanitária do Instituto SOS Mão Criança, promovida pela instituição. O atendimento é gratuito e destinado às crianças de até 15 anos com malformações congênitas e sequelas de acidentes nas mãos para a realização de cirurgias gratuitamente. A triagem está prevista para a quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 7h, na sede do instituto, localizado na Rua Joaquim de Brito, 228, no bairro da Boa Vista, em Recife-PE. Para participar, é preciso ligar para o telefone (81) 3087-9595, informar dados da criança e explicar qual é o problema para atendimento.

As cirurgias serão realizadas pelos médicos do Instituto SOS Mão Criança, os especialistas Rui Ferreira e Mauri Cortez. Participarão, ainda, como convidados os médicos especialistas Sebastian Valbuena (Argentina) e Xavier Raingeval (França). Durante o mutirão os casos serão avaliados por uma junta médica. De acordo com a urgência, as crianças serão encaminhadas para as cirurgias e farão exames de sangue e cardiológico, tudo no mesmo local. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados durante os dias 21 e 22, no bloco cirúrgico do Hospital SOS Mão Recife, localizado na Rua Minas Gerais, 147, na Ilha do Leite.

Para a triagem, os pais precisam levar os seguintes documentos das crianças (originais e xérox): certidão de nascimento, RG e CPF (se possuir); cartão de benefício do INSS com extrato atualizado; cartão de vacinação e cartão do SUS (se possuir). Já dos responsáveis, são necessários RG e CPF; carteira de trabalho; comprovante de residência; comprovante de renda (se houver)  com último contra-cheque; certidão de casamento dos responsáveis (se houver); cartão de benefício do INSS (se houver) com extrato atualizado e cartão do Bolsa Família (se houver) com comprovante do último saque.


SOBRE O INSTITUTO SOS MÃO CRIANÇA
O Instituto SOS Mão Criança (ISMC), fundado em 2006 pelos médicos Rui Ferreira e Mauri Cortez, tem como objetivo suprir as dificuldades que os hospitais da rede pública têm em atender crianças de baixa renda portadoras de malformações congênitas dos membros superiores e inferiores, bem como seqüelas de traumatismo e queimadura. Foram realizados até os dias atuais 1.825 procedimentos cirúrgicos, 11.098 consultas, 3.473 atendimentos e 30 missões humanitárias.  Desse total de atendimentos, 2.415 foram pacientes da região metropolitana do Recife, 807 do interior de Pernambuco e 251 de outros estados do Brasil.

SERVIÇO:

31ª Missão do Instituto SOS Mão Criança (ISMC)
Data da triagem: 20 de agosto, a partir das 7h  
Local: Instituto SOS Mão Criança - Rua Joaquim de Brito, 228, no bairro da Boa Vista, Recife-PE.

Data das cirurgias: 20 e 21 de agosto, a partir das 8h
Local: Hospital SOS Mão Recife - Rua Minas Gerais, 147, na Ilha do Leite, Recife-PE.

EXECUTIVA PRESS  www.executivapress.com.br
+55 (81) 3221.5926 - 9959.1092 - 9684.9396 - 9698.0116
Atendimento – Taciana Aymar - producao@executivapress.com.br
Coordenação de atendimento:
Fabiana Galvão – 55 81 9966.4166 - fabiana@executivapress.com.br
Karlla Barbosa –55 81 9961.7937 - karlla@executivapress.com.br




Imagem inline 2


Prefeito assina convênio em Brasília garantindo recursos para aplicar geomanta em 158 localidades

Geraldo Julio e o ministro da Integração Nacional assinaram documento para o repasse da verba. Aplicação da geomanta começa em setembro

O prefeito do Recife, Geraldo Julio,  assinou, na tarde desta quarta-feira (12), em Brasília, convênio no valor de R$ 3 milhões com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O documento permite a estabilização de encostas com aplicação de 32 mil metros quadrados de geomanta de PVC em 158  localidades de risco em áreas de morro da cidade. Atualmente, 127 localidades do Recife contam com a tecnologia, ou seja, haverá um acréscimo de 124,4%.

Com o convênio, moradores de 15 comunidades de 7 bairros serão beneficiados. Do valor de R$ 3 milhões, a Prefeitura do Recife participa com uma contrapartida de R$ 600 mil. A expectativa é que a portaria de liberação do recurso seja publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13). Com isso, a aplicação da geomanta já começa em setembro.

Após a reunião com o ministro Gilberto Occhi, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância da geomanta para a cidade, uma tecnologia trazida por esta gestão e aprovada pelo Ministério da Integração Nacional. "Mesmo em um tempo difícil, a gente deve enfrentar os desafios. Então, viemos aqui em Brasília, no Ministério da Integração, apresentar os prejuízos e os grandes danos causados pela chuva do mês de junho, a maior dos últimos 29 anos. Mostramos aqui a quantidade de locais e famílias do Recife que foram prejudicados", afirmou o gestor.

"Cento e cinquenta e oito pontos serão cobertos, mais de 150 famílias que vão ter a sua casa protegida pela geomanta, que é uma tecnologia nova, criada por nós no Recife, e agora aprovada pelo Ministério da Integração. Sabemos que o Governo Federal não dispõe de muitos recursos, mas quisemos vir apresentar o projeto e mostrar a importância, e agradecemos a compreensão do ministério e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, que encontrou um caminho de firmarmos esse convênio para ajudar a tantas pessoas do Recife", ressaltou Geraldo Julio.

As áreas de morro do Recife  sofreram problemas intensos com as chuvas no período de 25 de junho a 4 de julho, com precipitações superiores a 680 mm. Somente no dia 29 de julho, choveu 229mm, a maior chuva registrada no Recife nos últimos 29 anos em um período de 24 horas. As áreas de morro correspondem a 69% da área do município, onde vivem 470 mil famílias.

Devido as intensas precipitações, aliado às condições geográficas da cidade, foi registrado também a elevação do volume hídrico nos rios, canais e córregos, gerando alagamentos, bem como o assoreamento dos mesmos, o que contribuiu para o agravamento do cenário como um todo, ensejando no dia 4 de julho a decretação do Estado de Alerta no âmbito do
município, a fim de ampliar a capacidade de resposta da Defesa Civil.

A geomanta impermeabilizante é composta por PVC com fios sintéticos, sendo revestida com uma camada de proteção mecânica de cimento e pigmento na cor verde. O material tem durabilidade mínima prevista de cinco anos. 



Fotos da audiência: Humberto Pradera/Divulgação

Fotos da geomantaAndréa Rêgo Barros/PCR
OPERAÇÃO INVERNO - Na Operação Inverno 2015, a Defesa Civil já realizou mais de 40.700 vistorias técnicas para monitorar imóveis em áreas de risco da cidade. Esse ano, a geomanta foi aplicada em 21 pontos – totalizando 127 desde o início de 2013. Para reduzir o impacto da chuva, mais de 15 mil pontos de risco já foram cobertos com lonas plásticas. A Sedec ainda realizou 198 palestras educativas em escolas municipais e mais de 12,4 mil residências foram visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas para evitar acidentes no período chuvoso. Em execução desde 2014, o Parceria nos Morros já entregou 57 obras e, atualmente, 14 estão em execução. O programa realiza intervenções em pontos de risco, onde a PCR fornece material de construção e acompanhamento técnico e os moradores entram com a mão de obra. Aproximadamente 120 famílias se engajaram no Programa, desde o seu início.

Áreas que receberão aplicação de Geomanta:

Dois Unidos
Comunidades: Dois Unidos, Alto do Maracanã, Alto do Rosário e Sítio do Rosário

Nova Descoberta
Comunidades: Alto do Reservatório, Córrego do Joaquim e Vila Boa Vista

Alto José Bonifácio
Comunidade: Alto José Bonifácio

Várzea
Comunidade: Barreiras e Rosa Selvagem

Cohab
Comunidades: Jardim Monte Verde, Lagoa Encantada e UR5

Barro
Comunidade: Pantanal

Dois Irmãos
Comunidade: Sítio dos Pintos



-- 
Carlos Eduardo Santos
Secretário Executivo de Relações com a Imprensa
 
Andréa Rêgo Barros
Gerente de Fotografia | Prefeitura do Recife
twitter | instagram: @aregobarros
 
Alexandre Gabriel
Secretário de Imprensa




LBV beneficia famílias do Sertão do Moxotó 

com cestas de alimentos

A Legião da Boa Vontade, de 17 a 19 de agosto, fará a entrega de

cestas de alimentos a milhares de famílias vítimas da seca. Em

Pernambuco, serão entregues mil cestas de alimentos, contendo itens

básicos como arroz, feijão, açúcar, farinha de mandioca, fubá, massa

para cuscuz, óleo e outros itens.

No Estado, o Sertão do Moxotó, é a região a ser beneficiada pela

Instituição, que atenderá famílias em extrema pobreza e enfrentam a

forte estiagem. A ação começa pela cidade de Arcoverde, no dia 17,

às 14h no auditório da Faculdade Aesa. No dia 18, em Buíque, às

10h no Povoado Amaro; em Pedra, às 15h na Vila Poço do Boi. No

dia 19, às 10h em Venturosa na Vila Mutirão e Alagoinha às 14h, no

Povoado São José de Alverne.


Exibindo Fotos Diga Sim NE_2015 (1).jpg

A Legião da Boa Vontade (LBV) tem mobilizado a sociedade a

colaborar com a campanha Diga Sim Nordeste, uma ação emergencial

de apoio a seis mil famílias da Região Nordeste. Municípios de mais

cinco estados estão sendo beneficiados como; Juazeiro, Curaçá,

Sento Sé, Sobradinho e Uauá, na Bahia; Canindé, Irauçuba, Itapipoca

e Santa Quitéria, no Ceará; Belágua e Marajá do Sena, no Maranhão;

Amparo, Ouro Velho, São José dos Cordeiros, Sumé, Zabelê, na

Paraíba; e Antônio Martins, Baía Formosa, Espírito Santo, Martins e

Taipu, no Rio Grande do Norte.

As doações ainda podem ser feitas pelo site www.lbv.org/doe ou pelo

0800-055 50 99. Ajude a LBV a ajudar quem precisa. Juntos, faremos

a diferença. Quando a LBV chamar, atenda com o coração. Diga Sim!



-- 

Tribunal de Justiça de Pernambuco celebra 193º aniversário com lançamento de projetos


Na próxima quinta-feira (13/8), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) celebra 193 anos de sua fundação. Além de solenidades comemorativas, durante esta semana haverá o lançamento de projetos que visam melhorar a prestação jurisdicional ao cidadão. Sexta-feira (14), às 10h30, o presidente Frederico Neves recebe o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para a primeira sessão do projeto Audiência de Custódia. Na mesma data, haverá o início da obrigatoriedade do Processo Judicial Eletrônico para distribuição de novas ações nas 34 Varas Cíveis da Capital. Ainda neste mês de agosto, será inaugurada a Diretoria Cível do 1º Grau, no Fórum do Recife. 

O lançamento do Audiência de Custódia ocorrerá no Salão de Sessões do Pleno, no Palácio da Justiça. O projeto, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê que pessoas presas em flagrante possam ser ouvidas em juízo no prazo máximo de 24 horas após a prisão. Nessas audiências, um juiz analisa a prisão sob o aspecto da legalidade, necessidade e adequação da continuidade da reclusão. Também há manifestações do Ministério Público e do defensor público ou advogado do preso.

Já a Diretoria Cível do 1º Grau de Jurisdição foi criada para conferir mais agilidade ao trâmite de processos nas 34 Varas Cíveis da Capital. Nesse órgão serão realizados os atos de secretaria dos processos eletrônicos distribuídos às unidades cíveis do Recife. Assim, os servidores das varas poderão dedicar-se aos processos físicos, o que conferirá maior rapidez ao serviço jurisdicional. Atualmente, metade das ações em tramitação na Capital concentram-se nas Varas Cíveis, que vêm sendo contempladas com ações de priorização do 1º Grau na atual gestão do TJPE.
A instalação da Diretoria chegará para apoiar as Varas Cíveis da Capital, onde o Processo Judicial Eletrônico (PJe) passa a ser obrigatório na distribuição de novas ações. Apenas os processos físicos que já haviam dado entrada antes do dia 14 de agosto continuarão tramitando fisicamente. Com o PJe, o acesso à Justiça está disponível 24 horas por dia, através da internet, o que torna a prestação do serviço jurisdicional mais célere e segura.
Solenidades - No dia 13, a celebração de aniversário do TJPE terá início com uma missa de ação de graças, às 9h, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. Às 10h30, as festividades seguem com a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado e do Diploma de Honra ao Mérito. A solenidade acontece no Salão de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário pernambucano.

O 193º aniversário do TJPE também será marcado pela sessão de posse solene dos desembargadores Márcio Aguiar, Humberto Vasconcelos Júnior, Waldemir Tavares e José Viana Ulisses. A posse acontece às 16h, e também será realizada no Salão de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, no Palácio da Justiça.

Medalha comemorativa - A Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado foi criada pelo TJPE, através da Resolução nº 17, de 13 de maio de 1985. A comenda é representada por uma cruz da Ordem dos Templários contendo um escudo no qual é apresentado em relevo o frontispício do Palácio da Justiça de Pernambuco, sede do Poder Judiciário estadual.

A mais alta condecoração instituída pela Justiça estadual divide-se em quatro graus – Grão-Colar (Alta distinção), Grande Oficial (Ouro), Comendador (Prata) e Cavaleiro (Bronze) – e é conferida a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Judiciário. Na lista de homenageados, constam, ainda, magistrados e servidores que se destacaram pelos serviços prestados ao TJPE.

Neste ano, serão homenageados na categoria Grão-Colar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski (que receberá a condecoração na sexta-feira, dia 14); o Comandante Militar do Nordeste, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal; e os desembargadores Márcio Aguiar, Humberto Vasconcelos Júnior, Waldemir Tavares e José Viana Ulisses Filho.

A categoria Grande Oficial será conferida ao deputado estadual Antônio Moraes; à presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Maria Teresa Netto de Magalhães Melo; e ao procurador do Estado e professor da Faculdade de Direito do Recife, Leonardo Carneiro da Cunha.

Receberão o Grau de Comendador os juízes Gustavo Valença, Alexandre Freire Pimentel e Sílvia Maria de Lima Oliveira; o procurador geral de Justiça Carlos Augusto Guerra de Holanda; o professor José Fernando Simão; o advogado Arthur de Oliveira Carvalho; e o magistrado Marcos Antônio Tavares de Albuquerque.

O título de Cavaleiro vai agraciar os servidores do TJPE Edna Maria Ferreira Costa de Amorim e Leomar Souza Dias, além do presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Guerra de Meneses. 






Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424 1163
Fax: (81) 3419 3251



A Bandeirantes fornece totem de alta tecnologia para o interior de Pernambuco:

Totem Digital
 




Comunidade de Maranguape I já sente efeitos de Programa de Segurança

O programa Paulista Segurança Conectada tem arrancado elogios dos moradores do bairro de Maranguape I, desde a última segunda-feira (10.08), a central de monitoramento está funcionando em frente à Praça Emílio Russel, das 10h às 22h.

Ao todo, sete câmeras foram instaladas abrangendo os principais pontos nos entornos da praça. A ação conta ainda com o apoio de uma viatura com uma equipe composta por quatro policiais militares e duas motocicletas com guardas municipais, que fazem ronda no local em intervalos de vinte minutos.

Para a cabo Joana Nascimento, que está à frente da operação, o programa representa um grande avanço no combate ao uso e tráfico de drogas e só tende a crescer. “O nosso principal objetivo é coibir o uso de drogas, aqui desde que o programa foi implantado acabou a vulnerabilidade de jovens e adolescentes que consumiam drogas no local”, afirmou.

FOTOS: FRANCISCO MARQUES


O técnico em eletrônica, Luiz de Souza, que mora em Maranguape há mais de quinze anos, contou que a praça era ponto de uso de drogas e prostituição e desde que a central foi passou a funcionar não vê mais isso no local. “Antes a praça estava sem iluminação, o pessoal usava drogas, a maioria adolescentes, agora eles não vem mais, me sinto mais seguro, agora tá ótimo”, ressaltou.





HOJE, MEIA NOITE


Luiz Antonio Mello luizantoniomello@gmail.com



Olá,

Hoje, sexta-feira, a meia noite na Rádio Cult FM o programa EXPRESSO DA MADRUGADA vai apresentar a segunda e última edição do Especial com o Led Zeppelin.

Ao longo de sete horas, os principais concertos da banda que empenou o planeta. Inclusive uma raridade: a última vez que o Zeppelin original tocou em 7 de julho de 1980, em Berlim.


Conto com a sua audiência, opinião e divulgação. Para opinar, é muito simples. É só acessar www.radiocultfm.com e preencher o campo CONTATO.

Um abraço, Luiz Antonio Mello.


Exposição: Retratos Desenhos de Leonardo da Vinci no ICBI Recife / Brasil e Programação Cultural de agosto a dezembro/15.


CRISTINA PRESBITERO cristinapresbitero22@gmail.com

Anexos12 de ago (Há 2 dias)
para cristinapresbi., Cco:mim
ICBI  INSTITUTO DE CULTURA BRASIL-ITÁLIA
Rua Marques Amorim, 46 - Boa Vista
50070-330 - Recife - PE -  Brasil.  
Horário: terça a sexta-feira 9/21h e sábado 9/13h.



Prezados senhores,

Agradecemos divulgar nossa programação de Agosto a Dezembro/15, convidar amigos e parentes e nos dar o prazer da vossa companhia.

Exposições:

Exposição: Retratos, Desenhos de Leonardo da Vinci.
A exposição estará no hall de mostras do Instituto de Cultura Brasil-Itália, até 31/12/2015. É composta de diversos desenhos do famoso artista italiano Leonardo da Vinci, rostos de pessoas de sua época. Durante a visita, ao público é possível ver documentário sobre o artista e sua produção artística, além de consulta a livros e publicações sobre o artista.

Exposição de Fotografias Italianas.
Exposição composta de fotografias hall mostra Instituto de Cultura Brasil-Itália Entrada gratuita
.Oriiginais de fotógrafos italianos com temática de paisagens da Itália. Participam os fotógrafos: Wanda Tucci Castelli, Lino Ghidoni, Renato Guidi, Bruno Baraccani, Carlo Florentini, Gianni Bracci, Enzo Guarguagli, Angelo Savoca, Claudio Marcozzi, Renato Pennuti, Angelo Movizzo, Nando Chiappetta.
A exposição inicia 15/10/14 até 31/12/15

Exposição permanente: Imigração Italiana no Brasil.
Quadros com gravuras, cópias de documentos, imagens que exibem um bom acêrvo sobre a presença dos imigrantes italianos no Brasil e sua contribuição para a nossa cultura brasileira. É possivel  consultar livros, revistas e jornais sobre a imigração italiana no nosso país e no mundo. Entrada gratuita.

Exposição: Arquitetura de Veneza e de Florença/Itália
Hall mostra instituto de cultura Brasil-Itália até 31/12/15.
Entrada gratuita.
É composta de gráficas com  imagens da arquitetura das cidades de Veneza e de Florença.

Videoteca Italiana  (toda terça-feira)

Todas as terças-feiras a partir das 9.00h. Até às 21.00h.
Documentários sobre a Itália e sua cultura.
Entrada gratuita. Informe-se tel.32214112.

Videoteca Brasileira (toda quarta-feira)

Todas as quartas-feiras a partir das 9.00h até 21.00h.
Documentários sobre o Brasil e sua cultura.
Entrada gratuita. Informe-se tel. 32214112

CINE CLUBE BRASIL-ITÁLIA
Entrada gratuita
Toda sexta-feira    9h,  15h,  17h,  19h

Mês de Agosto a Dezembro/15:

07/08/15 – Filme; Paulo de Tarso
Sinopse:
O filme relata a história de Paulo, o apostolo que não conheceu pessoalmente Jesus, que é chamado o 13o. e que morreu em Roma junto aos cristãos.
Diretor: Roger Young      Ano: 2000          Duração: 1.99m

14/08/15 - Filme: Constantino e a Cruz
Sinopse:
Constantino que é pagão e em seguida torna-se cristão, o primeiro imperador cristão, deu uma grande dinâmica para conhecimento do cristiano, depois do ano 300 DC.
Diretor: Lionello de Felice     Ano: 1962     Duração: 1.20m

21/08/15 - Filme: Concorrência Desleal
Sinopse:
Dois alfaiates que têm suas lojas vizinhas e que concorrem no centro da cidade. Durante a segunda guerra um deles por ser judeu deve sair da cidade com a família e devido as perseguições o facismo e obrigado a vender sua loja ao concorrente.
Diretor: Ettore Scola        Ano: 2001        Duração: 1.53m

28/08/15 - Filme: Malena
Sinopse:
Jovem  italiana muito bela vivendo em muma pequena cidade da Sicilia, é cortejada pelos homens de sua cidade que vê a jovem sozinha sem o esposo que foi para guerra.Um jovem de 13 anos nutre pela mesma uma paixão platonica.
Diretor: Giuseppe Tornatore    Ano: 2001  Duração: 1.45m

04/09/15 - Filme: Sócrates
Sinopse::
O filme  é uma história do famoso Sócrates, filosofo grego que nasceu 525 AC.
Diretor: Roberto Rossellini    Ano: 1971     Duração: 1.20m

11/09/15 - Filme:  A moça do lago
Sinopse:
Em uma pequena cidade italiana, um crime torna todos os habitantes suspeitos do assasinato segundo a opinião de um inspetor.
Diretor: Andrea Molaioli        Ano: 2007     Duração: 1.50m,

18/09/15 - Filme: O meu caso com o imperador
Sinopse:
O filme trata da vinda de Napoleão Bonaparte a ilha de Elba. Um professor muito contrariado com a visita de Napoleão, é escolhdo pelo mesmo para ser seu secretário.

25/09/15 - Filme: Rita de Cássia
Sinopse:
Santa Rita de Cássia (1386-1457) é conhecidad peloa católicos como a   " Santa das causas impossíveis" . Rita casa-se, tem dois filhos e após passar por uma série de tragédias, entra no convento e realiza sua vida como missionária.
Diretor: Giorgio Capitani    Ano: 2004    Duração: 1.80m


02/10/15 -Filme: Irmão Sol, Irmão Lua 
Sinopse:
A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus.
Diretor: Franco Zeffirelli          Ano: 1972                      Duração: 2.15m

09/10/15 - Filme: Desculpas se te chamo amor
Sinopse:
Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um "garoto" de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida..
16/10/15 - Filme: O último beijo. 
Sinopse:
Após vários anos de namoro, Carlo  enfim resolve se casar com Giulia,, após ela engravidar. Às vésperas do casamento, Carlo percebe que uma jovem de apenas 18 anos com quem flertou na festa de um amigo pode ser sua última chance de liberdade antes de assumir as responsabilides de marido e pai.
Diretor: Gabriele Muccino    Ano: 2003     Duração: 1.58m

23/10/15 - Filme: Ano da fúria
Sinopse
Em janeiro de 1978 o jornalista David  retorna a Roma para mais uma vez colaborar com o jornal American News, dirigido por Pierre  com grande economia de recursos. Naquele momento Roma é tomada por atentados terroristas organizados pelas Brigadas Vermelhas, sendo que a situação caótica também é vivenciada por Alison  , uma fotógrafa free lancer que está no local. Diretor: John Frankenheimer       Ano: 1991    
 Duração: 1.51m

30/10/15 - Filme: O Mercador de Veneza
Sinopse:
Na cidade de Veneza, no século XVI, pede a Antonio  o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia, herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock , que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. 
Diretot: Michael Radford        Ano: 2004                    Duração: 2.18m

06/11/15 - Filme: O Baile

Sinopse:
Um filme que mostra as transformações sociais e culturais na França dos anos 1930 à 1980 em um único salão de baile, onde pessoas se encontram e se relacionam. Sem diálogo algum e com um elenco amador, o diretor embala a obra com uma excelente trilha sonora clássica. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim.
Diretor: Ettore Scola              Ano: 1983       Duração: 1.52m

13/11/15 - Filme: E la nave va
Sinopse:
E la nave va é um filme italiano de 1983 dirigido por Federico Fellini. Nele são mostrados os eventos ocorridos a bordo de um navio luxuoso, onde os amigos de uma falecida cantora de ópera se reúnem para o funeral dela
Diretor: Federico Fellini                  Ano: 1983       Duração: 1.32m

20/11/15 - Filme: Sciuscia
Sinopse:
Expõe o drama da juventude italiana no período da metade final da Segunda Guerra Mundial através da história de dois amigos, que sonham em ter um  cavalo branco para passear. Como o trabalho de engraxate apenas  supre suas necessidades diárias, eles se envolvem em um esquema proposto por Attilio, irmão de Pasquale e conseguem arrecadar fundos para comprar o tão sonhado animal..
Diretor:Vittorio di Sica        Ano: 1946           Duração: 1.33m

27/11/15 - Filme: Os girassóis da Rússia 
Sinopse:
O filme conta a história de uma fiel esposa, Giovana, que vive junto com a sogra e procura insistentemente por seu marido durante o final da guerra. Ela tem um choque quando encontra seu marido vivendo com outra mulher no interior da Rússia, durante uma viagem de trem
Diretor: Vittorio di Sica     Ano: 1970    Duração: l.38m

04/12/15 - Filme: O Colosso de Roma
Sinopse:
Com o povo romano passando fome, o forte e bravo soldado Mucius (Gordon Scott) decide matar Porceanna que se revelara um traidor, porém, nesta batalha Mucius mata o homem errado e resolve queimar sua própria mão para provar seu arrependimento e lealdade. Tempos depois após um acordo de trégua mal sucedido Mucius terá que superar todas as dificuldades para levar o império romano outra vez à vitória
Diretor: Giorgio Ferroni             Ano: 1964                        Duração: 1.30m

11/12/15 - Filme: A moça com a valise 
Sinopse:
A  bela e jovem mulher Aida  se vê sozinha em Parma, após ser abandonada pelo amante, Marcello . Mesmo assim ela localiza o endereço dele. Marcello pede para Lorenzo, seu irmão mais novo, que se livre dela, mas logo surge entre Aida e Lorenzo uma sólida amizade. Apesar dele ser mais novo, Lorenzo se apaixona por ela de tal maneira que faz tudo para agradá-la, inclusive lhe pagando coisas com um dinheiro que não é dele.
Diretor: Valério Zurlini             Ano: 1961                        Duração: 1.30m

 18/12/15 - Filme Viagem a Itália
Sinopse:
Catherine  e Alexander formam um rico casal de ingleses que viaja para Nápoles, na Itália, com o objetivo de vender uma propriedade que eles herdaram, todas experiências fazem com que eles  redescobrindo o verdadeiro sentido do amor que há entre eles.
Diretor: Roberto Rossellini       Ano: 1955         Duração: 1.37m

Curso de Língua e Cultura Italiana

Metodologia
O curso tem como objetivo alfabetizar o aluno, possibilitando uma rápida aprendizagem da língua e cultura italiana, ler, falar e escrever em italiano, gramática, conversações, geografia, história, gastronomia e ao mesmo tempo será possível o conhecimento da cultura italiana. O sistema de avaliação será realizado com tarefas de casa e de classe. No decorrer do curso será exibido filmes e documentários sobre a Itália. No final de cada mês será realizado um jantar italiano com todos os alunos e professores. É oferecido bolsas de estudo na Itália aos alunos interessados Inf. tel.32214112.

Intensivo (1 ano e 1 mês) 14 horas semanais
Regular   (5 semestres)   04 horas semanais 
Início  novas turmas:  04, 05 e 08/08 /15
01, 02 e 05/09/15, 03, 06 e 07/10/15, 04, 05 e 07/11/15 e 
01, 02 e 05/12/15..

Curso de italiano jurídico, todas as sextas-feiras, 9h, 15h, 17h, 19h, indicado para provas de mestrado e doutorado em direito.  Matrículas abertas. Turmas iniciando 07/08/15, 04/09/15, 02/10/15, 06/11/15 e 04/12/15.

Curso de Língua e Cultura Brasileira para Italianos.

Metodologia
O curso tem como objetivo alfabetizar italianos na nossa língua brasileira, aprendendo a escrever, ler, falar, conversar no idioma brasileiro. Durante o curso é previsto exibição de documentários, filmes e shows do Brasil. Início novas turmas  06/09/15 e 04/0915.   Matrículas abertas. tel.32214112.


Agradecemos pela divulgação de nossas atividades.
Envie este e-mail para seus amigos, colegas, parentes, possibilitando a outras pessoas de serem informadas sobre nossas atividades. Grazie mille.




Nenhum comentário:

Postar um comentário