quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Cidades Online



:“Faculdades”, que ministram cursos Irregulares, vão ser investigadas…

Foto: Cortesia
Cursos irregulares - Alepe

…Sintepe faz denúncias

Por sua vez, o dirigente do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco), Leandro Peixoto, alertou os presentes que os cursos ministrados em prédios públicos são feitos sem o conhecimento prévio das GREs (Gerências Regionais de Educação).”Em alguns casos, mas em outros, são ministrados, inclusive, por parcerias entre prefeituras e empresas que fraudadoras. “As prefeituras distribuem bolsas para os funcionários da educação”, afirmou.

…acusações contra a Funeso

Já Flávia Hellen, da UNE (União Nacional dos Estudantes) denunciou cursos irregulares na Funeso (Fundação de Ensino Superior de Olinda). Ela lamentou que uma instituição de 40 anos possa ter tratado estudantes dessa maneira e exigiu ressarcimento financeiro e remanejamento desses estudantes para cursos regulares em outras instituições. A deputada Teresa Leitão também lamentou o fato.   

Botar a barba de molho

Falcão, um dos maiores jogadores da Seleção Brasileira, do Internacional, de Porto Alegre, e do Roma, da Itália  (chegando a ser chamado de “O Rei de Roma”) –  e que, inclusive, entrevistei,várias vezes, quando eu era cronista esportivo – nunca foi campeão como treinador. E nessa função, fracassou na Seleção, no Internacional e no Bahia.  A torcida do Sport pode começar a botar a barba de molho 


Banco Central é alvo…

O Ministério Público Federal em Pernambuco, com o objetivo de assegurar o direito dos consumidores, enviou recomendação ao Banco Central do Brasil (Bacen) para que oriente as instituições financeiras a não bloquearem ou cancelarem contas de titulares que estejam com inscrição no CPF pendente de regularização. O responsável pelo caso é o procurador da República Alfredo Falcão Júnior.

Banco Central é alvo…

O Ministério Público Federal em Pernambuco, com o objetivo de assegurar o direito dos consumidores, enviou recomendação ao Banco Central do Brasil (Bacen) para que oriente as instituições financeiras a não bloquearem ou cancelarem contas de titulares que estejam com inscrição no CPF pendente de regularização. O responsável pelo caso é o procurador da República Alfredo Falcão Júnior.

…de recomendação

A recomendação é fruto de inquérito civil instaurado para apurar casos de instituições financeiras que estão impedindo a movimentação de contas bancárias, quando os titulares possuem inscrição no CPF pendentes de regularização, por não terem apresentado declaração de imposto de renda à Receita Federal. 

…do MPF

As apurações do MPF apontaram quase 320 mil contas bloqueadas em apenas três bancos por esse motivo. Para acionar o MPF: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro – Recife / PE – CEP: 52.021-170 – www.prpe.mpf.mp.br/internet.Telefone: (81) 2125-7300 – E-mail: prpe-ascom@mpf.mp.br.

Problemas com infiltrações…

Os moradores do Sítio dos Pintos, em Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, sofrem com infiltrações nas canaletas e escadarias da comunidade. E dificulta a locomoção dos moradores, especialmente das crianças e das pessoas idosas. Segundo eles, o problema está acontecendo por causa da falta de manutenção por paete da Prefeitura do Recife e a comunidade convive com rachaduras nas paredes e estruturas com risco de desabamento e escadarias em péssimas condições.

Foto: Cortesia
Sítio dos Pintos

…nas escadarias preocupam
Segundo José Alberto da Silva, morador e coordenador do Grupo Compasp, “os problemas não são resolvidos pela PCR, pois existe falta de integração entre os gestores. “Fizemos reuniões aqui, no  em Sítio dos Pintos, para comunicar os problemas enfrentados pelos moradores aos próprios gestores que tiveram aqui e, até o momento, não saem do papel as soluções e promessas da Prefeitura do Recife”, detona José Alberto.  

…moradores do Sítio dos Pintos 

Para se ter uma ideia, em algumas ruas, os moradores precisaram desviar a passagem decorrente dos buracos e a água de esgoto passa pelo quintal. Uma escadaria, na Rua São João, também apresenta infiltrações e ameaça cair. Quando chove, a situação piora porque o volume de água aumenta consideravelmente. De acordo com a população, a Secretaria de Serviços Urbanos do Recife já foi informada diversas vezes, mas não teria tomado providências até o momento.

Denúncias do Coren-PE…  

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) apresentou semana passada, no Ministério Público – Promotoria da Saúde, denúncias da situação precária dos hospitais públicos. Na oportunidade, a presidente do Conselho, Dra. Giovana Mastrangeli, baseada nos relatórios produzidos pela fiscalização da Instituição, citou o déficit de profissionais de enfermagem, as condições de trabalho insalubres.

Foto: Coren-PE/Cortesia 
Coren-PE

…mostram a saúde

Tais como repouso dos mesmos, onde foi observada fiação exposta próxima às camas, colchões rasgados e camas quebradas, falta de equipamentos de proteção individual, postos de enfermagem com iluminação precária, déficit de profissionais de enfermagem, grande número de plantões extras, além da falta de medicamentos, o que compromete  a qualidade da assistência à população.

…na corda bamba

A promotora Ivana Botelho posicionou-se informando que irá notificar a Secretaria de Saúde de Pernambuco – SES para que esta se pronuncie, em um prazo de trinta dias, em relação aos relatórios apresentados pelo Coren. Em seguida será marcada uma audiência conjunta. A presidente do Coren-PE concluiu pedindo ao Ministério Público celeridade na solução dos problemas. 

Soltura de timbus incentiva… 

Hoje, cerca de 10 timbus (Didelphis albiventris) serão devolvidos à natureza, em uma ação de soltura planejada pela CPRH, em parceria com o Clube Náutico Capibaribe. Com o mote: “Timbu: preserve a sua paixão”, os jogadores do time alvirrubro participarão da soltura dos timbus com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente e estimular a devolução de animais à natureza.

Foto:CPRH/Cortesia
Timbus

…preservação da fauna

A ação será realizada, às 14h30, no Centro de Treinamento (CT) do Náutico, no Bairro da Guabiraba. Alguns destes animais foram resgatados em situação de maus tratos. Outros foram encontrados órfãos e precisaram de cuidados especiais. E ainda alguns foram deixados na CPRH, por meio de entrega voluntária. A soltura dos timbus faz parte da programação da Semana da Fauna, promovida pela CPRH e realizada até amanhã. 

Parabólica: 

Mutirão… – Amanhã, o Programa Governo Presente, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude participa de um mutirão promovido pela Prefeitura de Paulista, no Grande Recife. A ação, denominada Tamos juntos pela vida, acontecerá das 8h às 12h, na Praça Emílio Russel, em Maranguape I, próximo ao Centro de Saúde Severino Josino Guerra.

…pela vida – Durante a ação social, semelhante às atividades realizadas pelo Programa Governo Presente, a população poderá tirar a segunda via das certidões de nascimento e casamento; fazer exame de colo do útero, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também será possível receber lâmpadas de baixo consumo e se inscrever no programa de troca de geladeiras, da Celpe.

Orquestra Criança Cidadã…  

Em comemoração ao seu primeiro ano de atividades, a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca promove um concerto aberto ao público. O evento acontece no dia 5 de outubro, na quadra poliesportiva de Camela, a partir das 18h30. Logo após a apresentação musical, equipe, beneficiários do projeto e suas famílias, entre outros convidados, vão cantar “parabéns”, com o tradicional bolo de aniversário, que será distribuído entre os presentes.

Foto: Cortesia
Meninos de Ipojuca

…Meninos do Ipojuca

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude e Esporte (Sejuve), e a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra. Com o aporte financeiro concedido pela gestão municipal do Ipojuca, a ABCC garante a execução do projeto nos moldes do que é realizado com a comunidade do Coque, no Recife. O Núcleo Meninos do Ipojuca atende cerca de 100 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, todos estudantes de escolas públicas do distrito de Camela, onde está instalada a sede do projeto. 

Financeiro – A Faculdade ESUDA vai promover, no dia 5 de outubro, palestra sobre “O Mercado Financeiro e de Capitais – Investimentos”, com o professor Otávio Faustino, do Curso de Ciências Contábeis. Inscrições custam 15 reais e podem ser feitas até o dia 28, através do site. Informações:  (81) 3412. 4250(81) 3412.4235(81) 3412.4252.

Prêmio de… – Até o dia 30, jornalistas profissionais de todo o Brasil podem se inscrever na II Edição do Prêmio Fenacon de Jornalismo, com trabalhos sobre desburocratização, redução da carga tributária, desenvolvimento e representatividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e do setor de serviços.

…Jornalismo – As reportagens podem concorrer nas categorias Jornalismo Impresso (jornal e revista) e Jornalismo Multimídia (online, rádio e TV), com premiação de R$ 5 mil para cada vencedor. Já o Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo, no valor de R$ 15 mil, será concedido à melhor matéria, em qualquer uma das categorias. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.premiofenacondejornalismo.com.br.

Companheiros:

A minha coluna Cidades Online está também no www.blogdorobertosantos.com, de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

Um comentário: