sábado, 10 de outubro de 2015

Cidades Online



 Sindicato desmente 

secretário de Justiça 

e Direitos Humanos


O Sindasp-PE (Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário de Pernambuco), através do presidente  João Carvalho, vem informar à sociedade pernambucana que as afirmações do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, são inverídicas e agridem os servidores do sistema penitenciário do Estado. Na responsabilidade de representante legítimo da categoria, o Sindasp-PE tem a obrigação de desmentir o que foi dito, para o esclarecimento da sociedade, justiça com os servidores e transparência do serviço público.  1. É uma completa falta de bom senso do senhor secretário afirmar que “é suficiente” a quantidade de agentes penitenciários no sistema prisional pernambucano, quando na verdade, nosso Estado vive em uma situação caótica, com penitenciárias transformadas em masmorras medievais, na medida que a política do Estado de Pernambuco é de encarceramento, sem, em contrapartida, aumentar efetivo de agentes e vagas no sistema. Atualmente, o Estado conta com 1,5 mil agentes penitenciários e uma população carcerária de 31.640 detentos. Segundo resolução de 2009 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária a proporção ideal de agente por preso é de um para cada cinco. A média, então, em Pernambuco, é de aproximadamente 21 detentos para cada agente, mas em várias unidades no Estado, em certos plantões, já foi possível registrar o número de 300 presos por agente penitenciário.

“Fabricar agentes”
  1. Diferente do que afirmou o secretário, depois da fuga dos bandidos de alta periculosidade, ontemna Barreto Campelo, não havia 13 agentes, pois no Livro de Plantão havia 11, sendo que dois desses estão de férias, dois estavam fazendo custódia de preso fora do presídio e apenas sete encontravam-se na unidade. O secretário não pode “fabricar” agente penitenciário.  3. Diferente da afirmação do secretário, em anterior coletiva de imprensa, de que até 17 de agostojá teríamos novos coletes balísticos, isso não vai acontecer nos próximos 20, 30 dias. Sequer, o contrato com a empresa fornecedora foi assinado e desentendimentos entre ela e a secretaria vão gerar novo atraso, quiçá, impossibilidade de chegada dos coletes. Atualmente, todo o estoque de coletes está vencido.
Sistema prisional caótico
  1. Não há segurança na unidade Barreto Campelo. Diretores do Sindasp-PE, que estiveram no local imediatamente após o fato, encontraram uma marreta na parte exterior do presídio, deixando claro que os bandidos que fugiram tiveram apoio externo em sua empreitada. 5. Em sua obrigação em defesa da categoria e sua tarefa de sindicato cidadão, o Sindasp-PE fez sérias denúncias a OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre a caótica situação do sistema prisional em Pernambuco, incluindo aí, fotos e vídeos dos locais onde seres humanos são depositados e servidores públicos são expostos aos mais sérios perigos de vida.
Condenação na OEA

As denúncias do Sindasp-PE foram essenciais para a condenação do Estado de Pernambuco pelo organismo internacional.  O Sindasp-PE vai continuar diligente, firme e forte no seu intuito de defender a categoria dos servidores do sistema penitenciário de Pernambuco, assim como contribuir para que a sociedade pernambucana saiba da atual situação de penúria na qual se encontram servidores e apenados.

Alô, João Braga e CTTU?

Foto: Juna Fard/Cortesia
Rua Francisco Paes Barreto 
O protesto do leitor Juna Fard: “Na Rua Francisco de Barros Barreto, em Boa Viagem, é um descaso total com os pedestres e deficientes e ninguém corrige isso. Não existe mais opção para chegar ate a fisioterapia”.

É um timeco, sim!
Faltam craques à Seleção Brasileira, daí já ser esperada a derrota para o Chile. Um time bisonho, com um técnico fraco, já que Dunga foi um jogador mediano da pior seleção campeã do mundo que o Brasil já teve: a de 1974. Só Galvão “Babão” Bueno vê craques neste atual time. E o Neymar “Cai-Cai” é apenas um jogador razoável.

O trecho da morte

O trecho da BR-101 Norte, que passa pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e que é alvo de reclamação dos motoristas há muito tempo, agora é comprovadamente o segundo com mais mortes no Brasil. Do quilômetro 60 ao 70, nas proximidade do Bairro da Guabiraba, na Região Metropolitana do Recife, foram registrados, em 2014, 681 acidentes e 13 mortes.

Parabólica:

Feira – Em Porto de Galinhas, neste feriadão, duas feiras de empreendedores locais. Desde ontem, a de produtos orgânicos e a de Oportunidades que envolve gastronomia, artesanato e cultura. É de graça, começas 14h e segue até às 21h, na Rua Beijupirá, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

“Para você,… – Anteontem, a Pharmapele, em parceria com o artista plástico Rafa Mattos, promoveu uma ação especial, apostando no marketing da afetividade como estratégia de aproximação da marca com os seus consumidores. Rafa atraiu a curiosidade de motoristas e pedestres, nas avenidas Conselheiro Aguiar e Antônio de Góes, no Pina.

Foto: Cortesia
 Para você, com amor

…com amor” – Ele pintou um outdoor, ao vivo, das 7h às 21h, com o lema da campanha “Pra você com amor”. Além de se surpreender com a pintura feita na hora, quem passou por lá ganhou adesivos do Movimento Plante Amor Colha o Bem.  O local teve ainda iluminação especial e um DJ animou o espaço com música pop e eletrônica.

Crianças – A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para as crianças neste feriadão. De hoje até segunda-feira (12), os pequenos terão a possibilidade de curtir atividades de lazer, cultura, esportes, educação ambiental, entre outras. E a diversão será em toda a cidade. As ações ocorrerão nos parques Santana, Jaqueira, Treze de Maio, Dona Lindu, no Sítio Trindade e no Jardim Botânico (Km 7,5 da BR-232).

ONG – Alunas do Curso de Secretariado Executivo da UFPE vão promover, na próxima sexta-feira (16),o evento “Sou mais um amigo do Pepe” para arrecadação de alimentos, materiais de higiene e material escolar para ajudar a Ong Pepe Areias, que atende crianças menos favorecidas com idade entre 3 e 6 anos.Para doar:  (81) 99697.6299 ou pela página oficial no Facebook.



Companheiros:

A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.



Oposição forte e unida em Santa Cruz do Capibaribe

O vereador de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão, teve um encontro recentemente com o ministro e senador licenciado Armando Monteiro (PTB) para informar que é o nome de consenso escolhido pelo grupo de oposição ao prefeito Edson Vieira (PSDB) para concorrer à prefeitura municipal nas próximas eleições.

Com larga experiência no legislativo – está no quinto mandato de vereador -, Fernando conseguiu unir em torno de si as principais forças políticas de oposição no município, a exemplo do ex-prefeito José Augusto Maia. Ele também já conta com o apoio de cinco vereadores – Ernesto Maia (PHS), Carlinhos da Cohab (PTB), Helinho Aragão (PTB), Diomedes Alves (PT) e Galego de Mourinha (PTB).

O pré-candidato diz ter vários motivos para apresentar-se com força nas eleições. Um deles é a antecedência da união em torno de seu nome. O outro, é a má avaliação feita pela população da gestão de Edson Vieira.

“Temos pesquisas internas que mostram um imenso desgaste da atual gestão. O prefeito não tem realizações em áreas básicas, como saúde e educação. Há também o grave problema da falta de segurança. Santa Cruz é hoje uma das cidades mais violentas do Agreste”, afirma o pré-candidato.

Fernando também aponta a ausência de ações na área de infraestrutura. “Esta é uma cidade polo da região. Mas há um descompasso entre o desenvolvimento econômico da cidade e políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, calçamento de ruas, trânsito. Nosso crescimento tem sido desordenado”, diz.

O pré-candidato inclusive já aparece nas pesquisas internas à frente do atual prefeito. Aliados atribuem o desempenho ao trabalho realizado por Fernando ao longo de seus mandatos e a trajetória marcada pela correção e honestidade. Fernando nunca teve o nome envolvido em denúncias ou escândalos políticos no município.  

“Em 2016 completo 30 anos de vida pública dedicada a Santa Cruz do Capibaribe. A população demonstra esse reconhecimento”, conclui. Fernando foi escolhido pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP) o melhor presidente de Câmara Municipal do Estado, à época em que ocupou o cargo (2010).

Crédito da foto: PTB/Divulgação




SECRETARIA DE IMPRENSA 

Prefeitura forma agentes multiplicadores em prevenção e combate às drogas

Em evento na tarde desta sexta (9), o prefeito Geraldo Julio entregou  os certificados aos jovens formados no projeto Formação Comunitária (FOCO)

                Cerca de 100 alunos e técnicos do projeto ViraVida, do Sesi, foram formados pelo projeto Formação Comunitária (FOCO), do eixo de prevenção da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD), na tarde desta sexta-feira (9). No evento de conclusão, que aconteceu no auditório da Casa da Indústria, em Santo Amaro, o prefeito Geraldo Julio realizou a entrega dos certificados, que formalizou a capacitação dos jovens no  fortalecimento de uma cultura de proteção ao uso e/ou abuso de drogas, e afirmou a dedicação e preocupação da gestão no enfrentamento a este tema.

                "A Prefeitura do Recife trabalhou em parceria com o Sesi, para formar esses jovens que vão atuar em toda a cidade. Agora eles estão conscientizados e podem ajudar no combate ao crack no Recife. A prevenção é uma coisa muito importante, e na nossa gestão estamos cuidando de fazer isso. Agora 100 jovens estão prontos para atuar, ajudar na orientação, disseminar nas suas comunidades os bons caminhos salvando vidas", declarou o prefeito Geraldo Julio.

                A formação de multiplicadores na comunidade, chamada de educação entre pares, tem como objetivo habilitar as lideranças comunitárias e instituições parceiras da prefeitura para falar sobre as drogas. O ViraVida, programa do Sesi que promove curso profissionalizante na área tecnológica, para jovens de 16 a 21 anos que se encontram em situação de violação de direitos, recebeu o formativo como parceira da prefeitura, e também faz parte do Construindo Caminhos, projeto do eixo de Inserção produtiva e Ressocialização da SECOD, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social e estabelece parcerias com empresas para viabilizar o ingresso no mercado de trabalho.

                De acordo com a secretária de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Aline Mariano, a gestão deverá continuar este projeto formativo para atingir ainda mais a sociedade com esta conscientização: "Já formamos mais de 300 jovens e agora estamos formando mais 100, que vão aumentar o número de pessoas que estão empenhadas em atuar no nosso território, nos nossos comitês que estão distribuídos nas 6 RPAs do Recife. Eles agora estão conscientes e habilitados para este trabalho, e podem encaminhar e orientar as pessoas dos serviços que o município oferece. Nosso objetivo é crescer ainda mais com esse número e chegar, até o final do ano, de 800 a 1000 capacitados atuando no Recife", afirmou.

                A aluna Rebeca Raíssa, de 17 anos, foi uma das participantes do trabalho e falou da satisfação em poder ser uma das pessoas capacitadas em ajudar nesse combate às drogas. "Eu sempre julguei muito as pesas que passavam por essa situação. Com o curso entendi como é importante o apoio e a orientação certa neste momento. Agora vou poder ajudar muito, principalmente na comunidade onde moro que existem muitos dependentes. Saio mais consciente, e estou mais atenta e disposta a ajudar quem precisa", falou a estudante.

                No curso, foi trabalhada a temática “Aspectos gerais sobre as drogas”, explicando o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas. A formação também contou com a orientação sobre os  tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade, alertando os jovens para os riscos da utilização das drogas e perigos criminais. Além disso, também foram desmistificados conceitos, ressaltando a importância do compromisso com o sigilo e respeito às singularidades.



CPRH informa balneabilidade do litoral Pernambucano

Período de 09 a 15 de Outubro de 2015

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande. 

Classificação das praias

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.
Segundo a Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: EXCELENTE, MUITO BOA, SATISFATÓRIA OU IMPRÓPRIA.

PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO 

Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal (
www.cprh.pe.gov.br) , as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Até o próximo dia 15 de outubroa lista de praias impróprias inclui:

Em Paulista:
Praia de Pau Amarelo, em frente ao Forte de Pau Amarelo.

Em Recife:
Praia do Pina, em frente à Rua Com. Morais com Eng. Antônio de Góes (Cassino Americano).

Em Serinhaém:
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.


Izabelyta Guerra 
Jornalista - Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH 
www.cprh.pe.gov.br 
31828817




SENHORA DE ENGENHO ENTRE A CRUZ E A TORÁ

O espetáculo Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá, volta a se apresentar no 

Casarão de Maria Amazonas/ Engenho Camaragibe, nos dias 16, 17, 18 e 23,24, 

25/outubro/2015 às 19h.

A peça refaz a trajetória da vida da portuguesa Branca Dias, que fugida da inquisição 

por ser judia, encontrou abrigo em Pernambuco no Brasil colônia, em 1550.

Exibindo 1526546_3911682248586_792120225_n.jpg

Fichas Técnica:

Realização: Patrícia Assunção e Companhia Popular de Teatro de Camaragibe

Texto:Miriam Halfim

Produtores Associados: Juvino Agner e Bernardo Junior

Encenação, Trilha Sonora e Programação Visual: Emanuel David D' Lucard

Assistente de Encenação e Operação de som: Fabiana Souza

Direção de Arte: Lupércio Kallabar

Consultória Histórica e Religiosa: Tãnia Kaufman

Preparação Corporal: Anderson Henry

Plano de Maquiagem: Cláudia Alves

Criação, Pesquisa e Execução de Figurino: Francis de Souza

Designer de Luz: Geraldo Cosmo/ João Paulo

Operação de Luz: João Paulo 

Fotografia: Pedro Portugal

Registro e Edição de Video: Sérgio Gusmão

Execução de Cenário e Adereços: Bernardo Junior

Contra-Regras: Naldinho Alves e Edson Rodrigues

Elaboração do Projeto: Lùcio Fábio

No Elenco: Andreza Katarina, Bárbara Warner, Cláudia Alves, Yah Vasconcellos, Dul 

Santos, Euclides Farias, Francis de Souza, Geraldo Cosmo, Guto Kelevra, Isabella 

Natally, Patrícia Assunção, Pedro Dias e Wanderson Oliveira.

Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá

 Local: Casarão de Maria Amazonas/ Engenho Camaragibe, Av. Belmino Correia 

de Araújo, s/n. Centro - Camaragibe- PE.

 Dia/Data: 16, 17 e 18/outubro/2015 (sexta, sábado e domingo)

                 23,24 e 25/outubro/2015 (sexta, sábado e domingo)

 Horário: 19h

 Ingressos: Inteira: R$ 20,00 (vinte reais), Meia:  R$:10,00(dez reais).

INFORMAÇÕES: 9953-64746

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário