quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cidades Online



“O Estado deixou o Mal tomar conta dos presídios”

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) repercutiu, nesta segunda-feira (20), no Plenário, relatório da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch (Observatório dos Direitos Humanos, em português) sobre a situação do sistema carcerário de Pernambuco.  O estudo, intitulado o “O Estado Deixou o Mal Tomar Conta – A Crise do Sistema Penitenciário de Pernambuco”, aponta o Estado como o que possui o sistema carcerário mais degradado e superlotado do País e administrado por “chaveiros”, como são chamados os presos que detêm poder sobre outros detentos. Presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, o deputado Edilson Silva (PSOL) cobrou do governo a prestação de contas das ações que prometeu empreender quando decretou estado de emergência no sistema prisional de Pernambuco. “Se alguém do governo tiver algum relatório sobre as ações que o governo implementou ou e os seus resultados, por favor, peço que me informe. Se qualquer um aqui, nesta tribuna, for visitar o Complexo do Curado, no Recife, corre o sério risco de contrair tuberculose. Acho muito ruim que, num momento como esse a gente não tenha, por parte do governo, uma fala oficial”.

Foto: Fernando Melo/Cortesia
Presídio de Igarassu

Tuberculose e HIV

“Pernambuco é manchete internacional por conta das péssimas condições a que submete aqueles que estão sob a tutela do Estado”, cobrou Edilson Silva. Pernambuco confina hoje cerca de 32 mil presos, mas tem capacidade apenas para 10,5 mil, segundo dados do Estudo.  Além da superpopulação carcerária, a insalubridade nas unidades impressionou negativamente a Human Rights Watch. Segundo o relatório da entidade, o Estado tem 2.260 casos de tuberculose para cada grupo de 100 mil pessoas – cem vezes maior do que a média da população brasileira. A infecção por HIV chega a 870 casos por 100 mil – 42 vezes maior do que no restante da população.

Déficit enorme de agentes

Em aparte, o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho (PTB), destacou a falta de pessoal nos presídios pernambucanos. “Segundo o relatório, Pernambuco tem um agente para cada 31 presos, quando a média nacional é de um para cada oito e o Ministério da Justiça estabelece como aceitável um agente para cada cinco. Também há déficit de médicos e enfermeiros para cuidar da saúde dos detentos. São apenas 161 profissionais para cuidar dos quase 32 mil presos, incluindo um único ginecologista para cuidar de 1.870 presas”, reforçou.

Ineficiência nas prisões

Costa Filho reforçou a cobrança de prestação de contas ao governo. “Toda semana se detecta um túnel em algum presídio. Isso é a comprovação da ineficiência do sistema. O secretário Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) prometeu um parecer objetivo sobre a finalização de Itaquitinga, mas até agora nada foi feito. Ao contrário, todas as obras de construção de presídios estão atrasadas atualmente”, ressaltou o líder da bancada, frisando que o processo envolvendo a unidade foi alvo, mais uma vez, de denúncia publicada na Veja Online.

Imortais tomam posse, hoje, na diretoria
da Academia Recifense de Letras 

Cartaz/Divulgação
Academia

PRESIDENTE  – CARLOS BEZERRA CAVALCANTI
VICE – LENY AMORIM
2ª VICE – DJANIRA SILVA
SECRETÁRIA – ZÉLIA MONTE
2º SECRETÁRIO -RIVALDO PAIVA
TESOUREIRA – MARIA DO CÉU ATHAYDE
2º TESOUREIRO – ROBSON SAMPAIO
CONSELHO FISCAL
JOSÉ LUÍS MOTA MENEZES
LOURDES NICÁCIO
EDVALDO ARLEGO

Discussão da mobilidade… 

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, participa hoje (20), às 19h15, da mesa redonda Os Desafios da Mobilidade na Cidade do Recife, dentro da programação do II Seminário ESUDA de Trabalhos Acadêmicos (SETA), que vai até quinta-feira (22). A discussão terá ainda a participação do professor Roberto Sarmento.

…urbana na ESUDA

E, também, dos palestrantes Daniel Valença, coordenador da AMECiclo, Daniel Valença e Ivan Carlos Cunha, diretor de consultoria e engenharia da TCE – Gestão e Mobilidade. A segunda edição do SETA inclui três dias de palestras, mesa redondas e exposições em torno do tema central Os Desafios Contemporâneos: sustentabilidade e transformação social. 

Transforma Recife: 200 mil…  

Quem circula pela Avenida Agamenon Magalhães, na Ilha do Leite, próximo ao viaduto da Joana Bezerra, já percebeu que a solidariedade do recifense só aumenta. O voluntariômetro do Transforma Recife, instalado há três meses na via, superou a marca de 200 mil horas de trabalho voluntário prestadas.  O projeto, que consolidou a cidade como a Capital do Voluntariado,  tem 361 organizações cadastradas..
Foto: Antonio Tenório/PCR
Transforma Recife

… horas de trabalho voluntário

Primeiro equipamento deste tipo no Brasil, o voluntariômetro possui sete metros de altura e um display de nove dígitos. Já atingiu a marca de 200 mil horas de trabalho voluntário, com 40 mil pessoas cadastradas e mais de 360 instituições. Os interessados podem se cadastrar, através do site www.transformarecife.com.br. E fazer a inscrição na sala física do projeto, na Rua do Bom Jesus, 180, no Recife Antigo, das 9h às 12h e das 15h às 17h.

Ipojuca: ações do…  

Hoje, a partir das 8h, no Hospital Carotiza Brito, as ipojucanas desfrutarão de mais ações do Outubro Rosa, no Distrito de Nossa Senhora do Ó. A programação é destinada para as mulheres, com mais de 40 anos, visando  diagnosticar, prevenir e conscientizar sobre o câncer de mama. A iniciativa vai beneficiar cerca de 500 ipojucanas em todo o município, numa realização das Secretarias de Saúde e Mulher.

…Outubro Rosa

Já na sexta-feira, as mulheres do Ipojuca-sede serão contempladas com a unidade móvel do mamógrafo, na antiga Policlínica Severina Teles. E ainda aferição de pressão, glicose, testagem rápida de HIV e Sífilis, cálculo do Índice de Massa Corpórea, orientação nutricional, palestra sobre o Câncer de Mama, sorteio de camisas, Espaço de Beleza e Cuidado, violência doméstica e sexista. As camelenses também irão ser beneficiadas com as ações no dia 04 de novembro, na Praça de Camela, a partir das 8h.

Parabólica: 

Dia do Servidor… – A Secretaria de Administração de Pernambuco prepara uma grade de programação repleta de atrações para comemorar o Dia do Servidor. A festa programada para o próximo dia 27, no Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco (CEFOSPE).

…do Estado – Vai oferecer aos servidores públicos estaduais oficinas de ginástica, maquiagem, primeiros socorros, limpeza de pele, sorteio de brindes. Ainda haverá comemoração, no dia 29, na sede da Secretaria e na cidade de Petrolina. Confira programação no site www.sad.pe.gov.br.

Área… –     A Prefeitura do Paulista apreendeu, ontem, aproximadamente 15 metros de cercas instaladas clandestinamente na Mata do Frio, área de preservação ambiental, no Bairro da Mirueira. Foram recolhidas também madeiras deixadas pelos suspeitos na demarcação do trecho suprimido da mata. Numa ação dos fiscais das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano da cidade. 

 Foto: Jorge Macrino 
Área desmatada - Paulista

…desmatada – A ação envolveu ainda a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma),  o 17.º Batalhão da PMPE e a CPRH. Nenhum suspeito foi encontrado no momento da operação. Moradores do Paulista podem denunciar casos de desmatamento acionando o fone da Ouvidoria da prefeitura, através do número 9.8155.3392,  de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. 

Pessoa com… – O Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana são o tema do CPPL: Encontros Temáticos, hoje, a partir das 20h, na sede do CPPL. O evento é mensal e tem como objetivo discutir a relação entre a Psicanálise e outros temas relacionados à cultura, educação e atualidades.

…Deficiência – O encontro tem como palestrante a socióloga Adriana Antunes, bacharel em Direito; mestre em Sociologia pela UFPE; e doutora em Psicologia Clínica pela Unicap. O evento é gratuito e aberto ao público e informações no (81) 3423.5751. O CPPL fica na Rua Cardeal Arcoverde, n.º 308, nas Graças.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase – Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.





Confira as sugestões feitas pela ONG HRW para o Estado corrigir os problemas do sistema prisional pernambucano:


Segurança
 • A Secretaria Executiva de Ressocialização, que administra o sistema penitenciário de Pernambuco e integra a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, deve dar fim à prática de delegação do controle das instalações prisionais a alguns presos ("chaveiros"). Os detentos nunca devem assumir responsabilidades pela segurança, nem serem colocados em posições de poder em relação aos outros presos;
 • A Secretaria Executiva de Ressocialização deve contratar agentes suficientes para garantir a eficaz supervisão dos presos sob sua custódia. Além disso, o estado precisa garantir que haja agentes e veículos em número adequado para transportar os presos aos tribunais e hospitais, sempre que necessário;
 • Todos os agentes, servidores e funcionários das prisões devem ser submetidos a revistas, incluindo os agentes penitenciários, quando de sua entrada às instalações prisionais, de modo a prevenir a entrada de drogas, armas e outros contrabandos.

Condições nas Prisões
• As autoridades prisionais devem garantir que todos os presos tenham acesso a itens de necessidade básica, incluindo leitos, colchões, roupas de cama, alimentação nutritiva e em quantidade adequada, água potável e itens de higiene apropriados. As celas devem possuir espaço, iluminação e ventilação adequados;
• As autoridades penitenciárias devem dar fim à prática de manter os detentos que não podem permanecer junto à população carcerária geral (por terem sido ameaçados por outros presos, terem se envolvido em brigas, ou por qualquer outro motivo de vulnerabilidade) em celas de alas disciplinares, sob condições desumanas. A segurança dos presos deve ser garantida sem que seus direitos sejam violados, como, por exemplo, transferindo-os para outras instalações prisionais, se disponíveis, onde não estejam sujeitos a ameaças semelhantes;
• As autoridades prisionais devem seguir rigorosamente a legislação nacional ao punir presos por infrações no âmbito das prisões. As condições nas celas de alas de disciplina devem estar em completa conformidade com os padrões internacionais e com a lei brasileira, incluindo a disposição nacional que estabelece o direito de todo preso a passar duas horas por dia em banho de sol.

Cuidados médicos
• Autoridades prisionais e de saúde do estado devem adotar medidas imediatas para garantir que os presos tenham acesso a cuidados médicos equivalentes aos oferecidos à população em geral, conforme exigido pelo direito internacional;
• As autoridades prisionais devem possibilitar que todos os presos sejam submetidos a exames para detecção de doenças contagiosas quando de sua chegada e, após isso, em intervalos regulares, além de garantir tratamento imediato àqueles com doenças diagnosticadas;
• Os presos portadores de doenças contagiosas devem ser separados dos presos saudáveis, e receber tratamento médico adequado;
• As autoridades prisionais devem oferecer aconselhamento voluntário sobre o vírus HIV e testes para detecção do vírus aos presos atuais e recém-chegados, proporcionando tratamento antirretroviral imediato àqueles que dele necessitam;
• As autoridades prisionais devem garantir que as enfermarias das prisões estejam abastecidas de medicamentos essenciais.

Prisões Provisórias
• A Secretaria Executiva de Ressocialização deve cumprir com as normas da legislação brasileira e internacional, mantendo os presos provisórios em locais separados daqueles onde ficam presos já condenados. As autoridades prisionais devem também separar presos não-violentos daqueles condenados por crimes graves.

Investigação de Supostos Casos de Abuso
• A polícia civil deve investigar imediata e rigorosamente todos os possíveis casos de abuso contra presos, sejam eles cometidos por outros presos, pela polícia ou por agentes penitenciários;
• Os agentes penitenciários devem alertar a polícia civil, o Ministério Público do Estado, a Defensoria Pública, o Mecanismo de Prevenção da Tortura de Pernambuco e a Ouvidoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos sobre possíveis casos de abuso contra presos, imediatamente após tomarem conhecimento deles;
• As autoridades prisionais devem cooperar plenamente com a polícia civil e os promotores de justiça na condução das investigações sobre possíveis casos de abuso;
• O estado de Pernambuco deve fortalecer a capacidade da Ouvidoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de coletar e ajudar a responder a denúncias de abusos submetidas por presos, seus familiares e outros. O estado de Pernambuco também deve implementar um programa robusto de proteção à testemunhas.
Supervisão
• As autoridades prisionais devem garantir aos representantes de grupos de defesa dos direitos humanos e outras organizações não-governamentais acesso regular a todas as instalações de detenção, além de permitir que esses representantes falem privadamente com os presos e registrem em multimeios as condições no interior das prisões;
• As autoridades estaduais devem garantir que o Mecanismo de Prevenção da Tortura de Pernambuco possua o pessoal e recursos necessários para cumprir sua missão, além de garantir que seus membros tenham acesso irrestrito às instalações de detenção.
Acesso à Justiça
• As autoridades pernambucanas devem garantir que os presos que não tenham condições financeiras para pagar um advogado tenham acesso aassistência jurídica em tempo hábil, assim como garantir que a Defensoria Pública possua o pessoal e os recursos necessários para cumprir seu papel.


Resiliência

* JOSÉ CAETANO AMATO FREGAPANE

Da física quântica e da psicologia e porque não do Marketing Social

“É mais fácil destruir um átomo do que acabar com o preconceito”.                      

Albert Einstein.

 A gente nasce para ser Cidadão Brasileiro, ter orgulho de ser bravo heróico

e retumbante...Não pra ser numero de estatística de analfabetos, nem tão

pouco da marginalização.

Com certeza, não viemos ao mundo para fazer parte da população

carcerária, nem dos desnutridos e raquíticos que vagam pelas ruas

procurando restos e não achando nada.

A gente nasce para ser um verdadeiro Cidadão Brasileiro, para fazer parte

do crescimento desse Pais, cujo lema em seu lábaro estrelado, esta escrito

Ordem e Progresso, como pode ter Progresso se ainda tem crianças em

verdadeiro estado de inanição, que morre de diarréia, dengue e fome,

sendo iludidos com “mingaus de farinha de mandióca “.

O abandono não nos pertence, e sim a Liberdade de aprender ‘a ler, ter o

direito de existir, de viver esta terra, imensamente bela e hospitaleira, que

é a minha terra, minha Nação, meu Brasil !

Ainda existem crianças que perambulam pela cidade, fazendo dos papelões

suas casas. Suas roupas, lavadas no próprio corpo, nas nossas “fontanas”

não tem tamanho, rotas pelo uso, quase todas ostentam utopicamente

nomes e frases de políticos, sobre educação saúde e segurança, com suas

caras, sempre sorrindo, que deboche,  sem esquecer os grandes astros do

futebol, os Ronaldinhos, ah, se esses meninos também conseguissem ser

estrelas, se tivessem oportunidades de mostrar seus talentos.

Mais infelizmente eles transformam os trocados das esmolas em fumaça das

drogas.

Até quando meu menino Jesus, tu que também foste criança, fazia teus

passarinhos de barro e lhe dava vida, soprava para fazê-los voar, como diz

a Bíblia, por aqui, por estas bandas, botaram tanta coisa  na Constituição

Brasileira, mais infelizmente, ate merenda escolar eles roubam, sem falar

em escolas destruídas e depredadas por vândalos, também, nem Bandeira

do Brasil, muitas delas não tem.

Este Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, tem o nome que merece,

e já tem 20 anos, pois, só serve pra ONGs ganhar dinheiro dos incautos

gringos.

Mais existem homens com Dignidade, com tempera de lutador muito

valente, forjado na mais pura coragem dos heróis libertários,de Pernambuco

que no meio de tudo isso, criou  um  Lei a Lei da Solidariedade,  este

Guerreiro, com seu Estandarte da Paz, está ensinando a todos os

Pernambucanos que existe a  Dignidade na Inclusão

Social. a Lei da Solidariedade, que poderíamos até chamar de Lei da

Resiliência, me perdoe o Magistrado, pois,  sua Lei, tem na Resiliência  tão

infinito como a Luz, seus propósitos de Cidadania para que possamos ter

orgulho da nossa Pátria.

Resiliência em latim vem do verbo resilire, que significa,  voltar pra trás

e/ou voltar ao estado natural.

È a física quântica, que esmiúça a constituição física da matéria e

provê ao homem que os métodos e procedimentos que o tornam capaz de

dominar a natureza, domínio de dominar a natureza, domínio este do qual

resulta, em ultima analise, a tecnologia.

 Nossa civilização caracteriza-se muito mais pelo progresso material

do que pelos avanços de suas idéias e das concepções filosóficas; em

termos de física, esta, certamente sob o impacto dominante, esta,

certamente, sob o impacto dominante da física quântica.

Também é um conceito psicológico que mostra a capacidade do

individuo a lidar com o problemas, superar obstáculos, resistir a situações

adversas.

Muito usadas nas Forcas Armadas nos treinamentos de Pára-

quedistas, Treinamento de Guerrilha, constatamos pessoalmente  a

veracidade do seu emprego.

Resiliência, a luz da neurologia comportamental, ou seja,dos padrões

inconscientes das associações neurológicas e estados psíquicos de recursos

(falta de recursos) correspondentes psiquicamente em nós, não obstante a

observação do comportamento humano, nos remete a algumas

interrogações: como algumas pessoas conseguem enfrentar situações

adversas ao desenvolvimento humano.

Porque alguns são mais vulneráveis do que outros em situações de

risco?

Por que outros indivíduos apresentam imunorabilidade e competência

para manejar situações estressantes? como alguns seres humanos podem

se recuperar de grandes perdas materiais e/ou emocionais? Quais seriam as

variáveis que possibilitam a alguns superar os seus infortuno de forma a

estes não interferirem no desenvolvimento emocional posterior?

Pessoas com consistente; resiliencia desenvolvem a capacidade de

superação ao harmonizarem os pensamentos de modo adequado aos

comportamentos, tornando mais flexíveis e amadurecidas no enfrentamento

das adversidades e desafios.

3

Elas não são recompensadas financeiramente ( o que em se tratando de

jovens em situação de risco deveria haver) encontram suas  motivações

internamente e costumam apresentar forte autenticidade em suas

atividades e ações.

Os resilientes sentem-se com um fluxo mais continuo de suas

competências e se percebem com mais energia e disposição para sem

objetivos.

É isto que nos percebemos, no caminhar das mais de cem

comunidades carentes do grande Recife, levando o Projeto Radio do Povo

com seus cursos de Cozinha Industrial, Cursos de Garçom e Barmen,

utilizando o Marketing Social, transformando em ações Cívicas Sociais, sem

esquecer a distribuição de Bandeiras do Brasil, Quadra Escola da

Comunidade (do estadual) não tem.

Sentimos que eles querem fazer alguma coisa, dar continuidade a o

que aprenderam conosco.

Em nossa opinião,  que colocamos algo de futuro em suas vidas, é ai

que poderia entrar o Estado, os Bancos de Fomento, com seus “Credi-

amigos”, que nunca chegam a eles, porque será, que eles não sabem o

endereço das comunidades, a Radio Jornal passa dez dias anunciando, diz

até quem procurar por lá,  nos morros, córregos e alojados, mais nos

vamos lá, praticando Marketing Social, mais os caçadores de votos não,

eles sabem o endereço, mais só acontece “Política Social Eleitoreira”

Existem ainda entidades serias e dignas, do mais alto grau de

competência tais como, ABCC, Pró-Criança, OAF, sem citar outros que

também conhecemos.

Estes sim, como por exemplo, o Projeto Orquestra Criança Cidadã de

alta tensão, que se extende por um período significativo, ou frente aos

desejos e enfrentamentos que exigem determinação, negociação, ousadia e

muita flexibilidade, dos seus dirigentes, o Des. Nildo Nery e o Juiz João

Targino, que além de admininistratem o Social das Famílias, daqueles

pequenos meninos músicos, alguns  situações como desempregos dos pais,

que muitas vezes os forçam a voltar para esquinas e sinais, mais as

mudanças bruscas de cultura e regiões, quando viajam para estudar musica

no exterior, mortes de seus (poucos) familiares em geral sem pai e mãe,

criados com os avós, conforme estatísticas, além do abandono e de um dos

maiores e graves problemas, o abusos, e tantas outras situações, que

abalam e desestruturam a Resiliência em uma criança ou adolescente e

também, em qualquer pessoa.

* JOSÉ CAETANO AMATO FREGAPANE, é Publicitário, Pesquisador de

Marketing, tendo realizado Conferências sobre o assunto em várias Capitais

Brasileiras.



Parceira com Instituto Ayrton Senna resgata o gosto pelo estudo de alunos do Paulista

O menino Wesley dos Santos, 12 anos, não sabia ler e escrever, o que causava um forte desinteresse pela rotina nas salas de aula. No entanto, o garoto passou a integrar as turmas dos programas ‘Se liga’ e ‘Acelera’ e tudo mudou. Agora ele é um dos mais aplicados da Escola Municipal Jaime Bold, na comunidade do Alto do Bigode, bairro da Vila Torres Galvão, em Paulista. As duas iniciativas foram implantadas nas escolas públicas administradas pela prefeitura, através de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Ayrton Senna, e visam corrigir distorções idade/série no Ensino Fundamental I.


Foto: Jorge Macrino/Prefeitura do Paulista


A Escola Jaime Bold, inclusive, é um dos destaques entre as 12 escolas da cidade que contam com os programas que hoje atendem cerca de 300 crianças com idades entre 9 e 14 anos. A parceria existe desde 2004 com visitas periódicas dos técnicos do Instituto Ayrton Senna, como a vistoria realizada nesta terça-feira (20.10), na unidade do Alto do Bigode.

Para a mãe de Wesley, Natanaela dos Santos, 30 anos, a vida escolar do filho mudou “da água para o vinho”, como ela definiu. Segundo a dona de casa, o garoto não conseguia se integrar com os colegas da escola por não se sentir bem com o fato de não saber ler e escrever. “As professoras me chamaram pra falar sobre o desemprenho dele e dizer que tinha que ser matriculado na turma do Se liga. Isso foi ano passado, aí quando ele terminou a gente já matriculou ele no Acelera. Agora eu me surpreendo com ele quieto, lendo baixinho, estudando”, conta a mãe do garoto Wesley.

O programa ‘Se Liga’ trabalha durante um ano letivo na correção do fluxo de estudantes não alfabetizados da Rede Municipal, com defasagem de 2 anos ou mais. Após a conclusão desta etapa ele é encaminhado para o ‘Acelera’ que, como o nome já diz, acelera os estudos dos conteúdos programáticos para que os alunos recuperem suas turmas anteriores antes de sofrer com a defasagem. Depois de finalizado o processo, os estudantes avançam duas turmas. Por exemplo, se o jovem estava no 4º ano quando chegou ao Acelera ele sairá direto para o 6º ano.

Hoje a Secretaria de Educação do Paulista conta com 12 turmas do ‘Se liga’ e 4 grupos do ‘Acelera’. As escolas municipais participantes são: João Fonseca de Albuquerque, Marcílio Dias, Jaime Bold, Ministro Marcos Freire, Ministro Etelvino Lins, Professor Salvador Dimech, Cônego Costa Carvalho, Edna Marinho, Santa Clara e Mumbeca I, além do Educandário Maranata.

-- 



Centro Estadual de Combate à Homofobia realiza formação com profissionais de saúde sobre atendimento a população LGBT

Ação chega nesta quarta-feira, 21, a Abreu e Lima, e visa apresentar aos profissionais da Atenção Básica e agentes comunitários de saúde as especificidades no atendimento ao público LGBT.

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos, através do Centro Estadual de Combate à Homofobia, CECH, realiza, nesta quarta-feira, 21, a partir das 13h, na Escola Professor José Francisco Barros, no Centro de Abreu e Lima, uma formação com profissionais de saúde, sobre o Atendimento Humanizado para a População LGBT e suas especificidades. 

A capacitação é voltada para profissionais da Atenção Básica e, principalmente, agentes comunitários de saúde. Durante a atividade são abordadas questões relevantes aos atendimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, visando fomentar e potencializar o debate acerca das principais demandas de Saúde da população LGBT e as normativas a nível Estadual e Federal, para viabilizar o cumprimento dos Direitos Humanos no âmbito da Saúde, nos níveis mais iniciais de acesso.
 
A escola onde será realizada a ação nesta quarta, 21, fica na Avenida Duque de Caxias, 516. Centro. Segundo Hugo Lima, coordenador do CECH, nesta primeira etapa da formação, serão contemplados municípios da RMR, mas a proposta é a interiorização do debate. Já receberam a ação as cidades de: Igarassu, Itapissuma e Araçoiaba.


Confira abaixo os outros municípios contemplados:
-- 
Abreu e Lima
21/10/2015 (Quarta)

Ipojuca
26/10/2015 (Segunda)

Moreno
16/11/2015 (Segunda)

São Lourenço da Mata
18/11/2015 (Quarta)











Jaboatão dos Guararapes
Regional 01 - 03/11/2015(Terça)
Regional 01 - 04/11/2015(Quarta)
Regional 02 - 05/11/2015(Quinta)
Regional 02 - 07/11/2015(Sábado)
Regional 03 – 10/11/2015(Terça)

Regional 04 – 12/11/2015(Quinta)

Regional 05 – 19/11/2015 (Quinta)
Regional 05 – 20/11/2015 (Sexta)
Regional 06 – 24/11/2015 (Terça)
Regional 06 – 25/11/2015 (Quarta)
Regional 07 – 26/11/2015 (Quinta)



Olinda
28/10/2015

30/10/2015

13/11/2015

17/11/2015

27/11/2015



Paulista
11/11/2015 (Quarta)

30/11/2015 (Segunda)

09/12/2015 (Quarta)



Cuidado com os olhos dos bebês: 
doenças podem cegar ou levar à morte

Doenças como a retinoblastoma, cujo aparecimento ocorre nos primeiros anos de vida, podem levar à morte.

Ter um bebê em casa é sinônimo de idas recorrentes ao médico, afinal de contas, todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde de um recém-nascido. A mesma preocupação deve-se ter com os olhos. É que, além do famoso teste do olhinho, bebês precisam passar por uma consulta oftalmológica completa a cada seis meses nos dois primeiros anos de vida. Após esse período, pelo menos uma vez por ano. É por meio dessas visitas ao oftalmologista que se pode descobrir e tratar desde cedo doenças graves, como a retinoblastoma, que aparece nos primeiros anos de vida e pode levar à morte.

Retinoblastoma é um tumor intraocular cujo aparecimento ocorre nos primeiros anos de vida. “Mas quando descoberto precocemente, podemos poupar a visão, o olho e, principalmente, a vida da criança. Por isso é importante ir ao oftalmologista”, explica a médica oftalmologista do Hope, Mônica Rocha. Outras doenças que afetam as crianças também podem causar baixa visual e cegueira, como catarata congênita, glaucoma congênito, ptose palpebral, obstrução de vias lacrimais, conjuntivites e erros refrativos (grau) não corrigidos.

De acordo com Mônica, os problemas mais comuns que podem acometer a visão dos pequenos são os erros refrativos, que levam à necessidade de uso de óculos. “Um olho que tenha grau e cuja visão não seja corrigida com óculos pode desenvolver a ambliopia: patologia na qual o olho é anatomicamente normal, porém com baixa visual, pois não foi devidamente estimulado. Caso a ambliopia não seja tratada precocemente, pode ser irreversível”, explica Drª Mônica.

Por isso que os pais devem sempre se preocupar em levar as crianças para fazer consultas com oftalmologistas, mesmo que não tenham queixas, sinais ou sintomas de problemas. “Caso tenha cefaleia (dor de cabeça), olhos vermelhos, lacrimejamento, secreção ocular, fotofobia, desvios nos olhos, dificuldade visual ou ainda ausência de reflexo vermelho, inclusive em fotografias, a consulta é imprescindível”, aconselha. Além disso, é bom lembrar que a alimentação deve ser saudável e balanceada, rica em vitaminas, principalmente alimentos que contenham vitamina A.




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário