quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cidades Online


 Presídio de Itaquitinga a passos de tartaruga

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco volta a cobrar um posicionamento do Governo do Estado sobre o futuro do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga e as denúncias, divulgadas pela versão online da Revista Veja, sobre o repasse de recursos da Odebrecht para o financiamento da Reintegra Brasil, sociedade de propósito específico constituída para a construção e operação do complexo prisional. E ainda depois do relatório da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch (Observatório dos Direitos Humanos, em português) sobre a situação do sistema carcerário de Pernambuco.  O estudo, intitulado o “O Estado Deixou o Mal Tomar Conta – A Crise do Sistema Penitenciário de Pernambuco”, aponta o Estado como o que possui o sistema carcerário mais degradado e superlotado do País e administrado por “chaveiros”, como são chamados os presos que detêm poder sobre outros detentos. cerca de 32 mil presos, mas tem capacidade apenas para 10,5 mil, segundo dados do Estudo.  Além da superpopulação carcerária, a insalubridade nas unidades impressionou negativamente a Human Rights Watch. Segundo o relatório da entidade, o Estado tem 2.260 casos de tuberculose para cada grupo de 100 mil pessoas – cem vezes maior do que a média da população brasileira. A infecção por HIV chega a 870 casos por 100 mil – 42 vezes maior do que no restante da população.

Foto: Divulgação
Presidio de Itaquitinga

PPP virou um imbróglio

Em meio às denúncias apresentadas pela Veja, termina em dez dias o prazo para definir a caducidade do contrato com a Reintegra Brasil, sem que o Estado tenha, até agora, sinalizado como vai resolver o imbróglio que se tornou a Parceria Público-/Privada – PPP de Itaquitinga. Ao todo, foram 180 dias desde que foi decretada a intervenção do Estado no contrato e mais um prazo extra de 90 dias, anunciado pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, mas nenhuma medida prática foi anunciada.

Sem resposta do Governo

No Plenário, o deputado Edilson Silva (PSOL) criticou nesta segunda (19) o silêncio do Governo e da Bancada Governista e anunciou que, já que o Governo não esclarece a situação da PPP de Itaquitinga, os parlamentares da Oposição vão atrás das informações. “O empresário Eduardo Filho (diretor da construtora Advance) tem feito as denúncias na imprensa nacional”, destacou. A Advance foi a vencedora da licitação da PPP, mas próximo ao término das obras parou os trabalhos por dificuldades financeiras.

Um cheque de 100 milhões

O deputado Romário Dias (PTB), ex-conselheiro do TCE, classifica como graves as acusações apresentadas pela Veja. “O áudio fala de um cheque especial da Odebrecht, de R$ 100 milhões, e cita homens fortes do Governo como intermediadores do acordo. É inadmissível que um tema dessa magnitude não tenha uma posição oficial do Governo”, reforçou. Entre os citados no áudio estão o ex-presidente da Copergás, Aldo Guedes, e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, que na época era procurador-geral do Estado. 

Fraternidade e respeito… 

Mensagens de amizade, respeito e solidariedade dentro de corações confeccionados pelas crianças do Coque. O destino deles será um só: outros jovens moradores do bairro dos Coelhos. Esse encontro para selar a fraternidade entre as comunidades acontecerá na próxima sexta-feira (23), às 9h, durante a 10ª edição Uma Ponte para a Paz no viaduto Joaquim Cardoso, próximo ao Imip.     
Foto:Cortesia
A-Fraternidade ...

…em abraço simbólico…

A coordenadora da Fundação Ana Lima, Regina Benevides, lembra que a entidade, localizada no Coque, levará às ruas 80 meninas e meninos que juntamente com outras 28 instituições sociais darão um grande abraço simbólico  e soltarão pombas brancas para representar a paz. O cantor Almir Rouche e a Frevioca também entrarão no clima de confraternização.

Fundação Ana Lima

A Fundação Ana Lima é o braço social do Grupo Hapvida Saúde e assiste, no Brasil, mais de 1.700 crianças, com unidades no Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Norte. Aqui no Estado, hoje, atende 165, com idade entre seis e 16 anos. No Coque, desenvolve diversas ações com a comunidade, tais como o programa de apoio psicossocial às famílias e os projetos Pão da Vida, Sopão da Vida, entre outros.  

 Olinda: obras… 

Rio Doce é o retrato do abandono. Os moradores do maior e mais populoso bairro de Olinda sofrem com a ineficiência e a falta de atenção do poder público. Lá, a gestão do PCdoB fez muito pouco e, mesmo assim, o pouco que começou a fazer, ficou pelo meio do caminho. Mas essa é a marca da gestão comunista: obras abandonadas, denunciam vários leitores.

…inacabadas

E citam dois exemplos: A prefeitura iniciou a construção do estádio municipal, em 2008. Hoje, a obra está abandonada, com apenas 52% dos serviços executados e a constatação do Tribunal de Contas da União (TCU) de inúmeras irregularidades. A UPA não saiu do papel, embora os recursos, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal, tenham sido liberados.

Parabólica:   

Case de sucesso… –  O investimento em redesenho de processos, tecnologia da informação, profissionalização e na melhoria do uso de ativos, entre outras ações, vêm dando resultados positivos ao Urbano Vitalino Advogados mesmo no cenário econômico e político atual. 

…em tempos… – Tanto que o diretor do escritório, Urbano Vitalino Neto foi um dos gestores convidados a falar sobre essas estratégias no 8 Minds, encontro promovido pelo YPO Brasil, iniciais em inglês de Organização de Jovens Presidentes (Young President’s Organization), que reunirá donos e presidentes das melhores e maiores empresas de todo o País, hoje, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. 

…de crise – As ações desenvolvidas pelo escritório mantêm o ritmo de crescimento e sustentam a previsão de bons resultados para esse ano. A expectativa de crescimento do Urbano Vitalino Advogados em relação a 2014 pode chegar a 35%.

São Miguel…  Hoje, às 10h, os moradores do Bairro de São Miguel (Rua São Miguel nº46), em Ipojuca sede, receberão das mãos do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, a unidade de saúde da família (USF) de São Miguel totalmente requalificada. mais de mil famílias atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão beneficiadas com os serviços já oferecidos, só que desta vez, com mais conforto e acolhimento.  

Foto: Danilo Luiz/ Secom
A-São Miguel 

…requalificada… – A equipe de Saúde da Família é composta por um médico, uma enfermeira, um dentista, um técnico de enfermagem, um auxiliar de Saúde Bucal e quatro Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A estrutura física está dividida em vários ambientes a exemplo de consultório médico; consultório de enfermagem, consultório odontológico; sala de vacina, sala de curativo, nebulização e coleta de exames, esterilização e expurgo;

…no Ipojuca – Além de um espaço para a realização de atividades educativas e escovódromo. Outro detalhe é que o prédio atende às normas nacionais de acessibilidade, com rampas, portas mais largas, apoios para os cadeirantes nos banheiros, corrimões e consultórios.  O horário de funcionamento da unidade de saúde será de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. 

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase – Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário