segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cidades Online



Teatro da Vida

Confissão”: No jantar de despedida, depois de 25 anos de trabalho à frente da paróquia, o padre discursa:  – A primeira impressão que tive, desta paróquia, foi com a primeira confissão que ouvi. A pessoa confessou ter roubado um aparelho de TV, dinheiro dos seus pais, a  empresa onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com as esposas dos amigos. Também se dedicava ao tráfico de drogas e havia transmitido uma doença venérea a uma cunhada. Fiquei assustadíssimo. Com o passar do tempo, entretanto, conheci uma  paróquia cheia de gente responsável, com valores e comprometida com a sua fé. Atrasado, chegou, então, o prefeito para prestar uma homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso: – Nunca vou esquecer o dia em que o padre chegou à nossa paróquia. Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a me confessar. Seguiu-se um silêncio assustador. Moral da história: Nunca se atrase. Mas, quando se atrasar, fique de boca fechada!

É melhor rir.. 

 “Socorro”! – Uma mulher, grávida, de nove meses, ouve o filhinho lhe falar de dentro do útero: – Mamãe, chame um eletricista para ligar uma lâmpada, pois aqui está muito escuro; chame um encanador, pois aqui está cheio d’água e posso morrer afogado; e mande chamar a Polícia, com urgência, para prender esse careca que, toda a noite sem falta, vem cuspir na minha cara. Já não aguento mais!!!.

…Rir sempre

 Amá-la ou Amar-te?” – O marido, ao chegar em casa, no final da noite, diz à mulher, que já estava deitada: – Querida, eu quero amá-la. A mulher, sonolenta e com a voz embolada, responde: – A mala. … Ah, não sei onde está, não! Use a mochila, que está no maleiro do quarto de visitas. – Não é isso querida. Hoje, vou amar-te. – Por mim, você pode a Júpiter, Saturno ou outra galáxia e até a merda?? ?!!! Tão vendo, companheiros, como a Língua Portuguesa é difícil até para fazer amor. 

Frase:
  “Dar visibilidade aos invisíveis é a missão do jornalista(RS). 

Poesia:
 Agosto                            

A ventania varre o Recife todo.
É agosto. Mas, não varre a miséria,
a sujeira e a indignidade.
Porém, prenuncia o calor do verão.
É o mês do desgosto?
Nas ruas, becos e pontes, esvoaça saias,
despe o recato e reimagina vontades,
enquanto as mulheres sonham com
a vadiação…
Alegria?
Aos homens, suscita o bem-querer
e estimula a bebedeira do dia-a-dia.
Agosto, desgostos, vontades e vadiação…
Apocalipse das tentações?
 * Jornalista, poeta, da Academia Recifense de Letras/Cadeira 22- Patronesse: Thargélia Barreto de Menezes, e da União Brasileira de Escritores (UBE/PE). 

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase – Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.



Lançamentos em Recife - Confraria do Vento com Rogério Covalesk e Cida Pedrosa.

Karla Melo

Exibindo Cinema e publicidade - convite PE.jpg



Exibindo Claranã.jpg


A semana começa bem para a Confraria em Recife.
Nesta segunda, 26 de novembro, na Livraria Cultura Paço Alfândega,
teremos o lançamento do livro "Cinema e Publicidade", de Rogério Covaleski.
E na terça, dia 27, na Torre Malakoff, Cida Pedrosa irá nos presentear
com “Claranã”, seu novo livro de poesia.



ESTARRECEDOR: ENEM 2015

Hamilton Silva
Caríssimos

     Vejam até que ponto chegou a lavagem cerebral coletiva dirigida aos nossos estudantes. Essa prova do Enem é a ponta do iceberg da carga brutal de doutrinação marxista-leninista a que os jovens estudantes estão sendo alvo diariamente nas escolas. É o viés ideológico totalitário de revolução cultural, fiel a cartilha gramscista, exposto nos bancos escolares em todos os níveis por essa gangue, filha do orfanato do marxismo, que alcunhou essa nação de "Pátria educadora". 
       

Em 25 de outubro de 2015 23:32, Maria Lucia  escreveu:
Repasso como recebi, não veio o autor, mas estou mais uma vez indignada com essas distorções que prejudicam toda uma geração. Esta é a pátria deseducadora do governo petista.
Maria Lucia

Enem escancara as razões de nosso atraso
É necessário e imprescindível que todos os cidadãos, pais de filhos em idade vestibular ou mesmo pais frescos ou avós, darem uma passada geral na prova do Enem de ontem.
Inacreditavel o viés ideológico e a carga de material com ranço coletivista, a pregação exacerbada do coitadismo, a prioridade dada ao caráter socialista e mesmo comunista das questões, todas elas com respostas corretas de viés relativista.
Chega a ser acintoso o modo como o MEC estruturou as questões e muitas delas simplesmente erradas e tendenciosas. Os jovens já vão para a prova certos e orientados a responder, mesmo contrários as suas convicções, de modo a atender o "gosto" e as "exigências" dessa Quadrilha de Estupradores Intelectuais. Não há outra qualificação para esse "Modelo" de "Educação". Aliás, o que vemos é pura "Doutrinação Marxista", de Educação não resta nada !
Parem para ver e vejam se estou exagerando. Questões coletivistas como a 29, primeiro dizendo que nossa Sociedade é "Personalista" e criticando esse aspecto dizendo que as pessoas se preocupam consigo próprias e não com o Coletivo !!!.... e as perguntas e respostas sem pé nem cabeça...
Questão 31, da montanha de ouro, sem pé nem cabeça, de um relativismo absurdo !!! Haja paciência com nosso professores de Sociologia e Pregadores do Relativismo.
Aquela questão sobre desemprego ser resultado da Globalização !!!! É por isso que nos rankings internacionais estamos nas ultimas posições, uma vez que nas Escolas se ensinam e se cobram nesses Exames "Oficiais" respostas erradas para perguntas sem pé nem cabeça. Até mesmo as perguntas são equivocadas e inúteis !!!
Questão numero um da Simone de Beauvoir que ninguém nasce mulher !!! Qual é o ponto ???? São Bilhões de investimento no Setor de Educação para que a primeira questão seja nesse grau de relativismo e pregação do assunto do Genero !!??? Servirá pra produzir o que no futuro ???
Questão 2 sobre Ideologia e Utopia !!!!!!!!!!!! Respostas a perguntas idiotas, sem pé nem cabeça. Olhando com profundidade nota-se que o Sistema Educacional é um poço sem fundo de desperdício dos recursos de todos nós, da Sociedade que investe tempo, esforço, recursos humanos e materiais para única e exclusivamente a pregação e Doutrinação Ideológica. Surreal.
Questão 40 do Modelo econômico Chines bate na Economia de Livre Mercado e induz o estudante a pensar que é um problema esse ponto e que acabará com as classes sociais... Uma confusão absurda..
Questão 20 o Enem busca em Slavo Zizek, o "filósofo" "sociólogo" vagabundo marxista o tema da comparação de um soldado na guerra do Afeganistão onde sua filha defende sua luta pela Pátria com uma filha de um membro do Talibã fazendo o mesmo e a reação das pessoas na Civilização Ocidental e chama a isso de "desafio cultural" ou exercício da alteridade !! É de encher os olhos de lágrimas !! Como estamos deixando os nossos filhos serem educados com base em canalhas como Zizek !!??? E tentam justificar o a ação do Talibã e todo o modelo terrorista... claro, com uma Presidente Terrorista...
No meu entendimento a baixa performance do Ensino no Brasil está toda explicada nessa prova do Enem, a baixa auto estima dos nossos estudantes e em parte nos explica muitas vezes por que não performamos tão bem no passado e recebíamos notas esdrúxulas e incompatíveis com o que havíamos estudado, uma vez que as perguntas nada contribuíam com qualquer lógica e nossa compreensão pouco importava pois as respostas estavam engessadas e impregnadas de ideologia relativista.
Estudantes do Brasil, pouco se importem com as notas dessa prova. Sinto lhes dizer que é pura perda de tempo e que esse Lixo não mede absolutamente nada, apenas serve para intoxicar as cabeças da juventude que deveriam focar em homeschooling e autodidatismo. Foquem mais na qualidade dos autores dos livros que lêem e comecem a analisar criticamente seus pseudo professores e a jogarem em suas caras as incoerências de seus discursos que em nada se alinham a realidade. Está na hora de uma Revolução nas Escolas.
Denunciem seus professores e as questões inúteis e relativistas.
Chega de abuso intelectual nas Escolas do Brasil.




A história se repete com o anúncio da termelétrica suja em Pernambuco

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Quatro anos se passaram desde o anúncio conjunto, em setembro de 2011, pelo governo de Pernambuco e pelo grupo Bertin (grupo paulista com atividades no segmento da agroindústria) da construção da “maior termoelétrica do mundo”. E a mais suja também. Com uma potência instalada de 1.438 megawatts (MW), consumindo óleo combustível, caso tivesse sido construída despejaria na atmosfera 20.000 toneladas diárias de CO2. Foi a pressão popular aliada e articulada com políticos da oposição (na época) que barraram esta imensa irresponsabilidade.
Neste final de setembro de 2015, o governo de Pernambuco com toda pompa anuncia juntamente com o grupo Bolognesi, criado em 1975 com atuação no ramo imobiliário no Rio Grande do Sul, a instalação no Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) de uma usina termelétrica (UTE) de potência instalada de 1.238 MW a gás natural liquefeito (GNL).  Qualquer semelhança entre estes dois episódios não é mera coincidência, e sim uma visão equivocada de que a natureza e a saúde das pessoas pouco importa, mas acima de tudo os “negócios”.
Em dezembro de 2014, o grupo gaúcho da Bolognesi Energia venceu um leilão (A-5) realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a viabilização de duas usinas térmicas. Uma no Rio Grande do Sul, e outra em Pernambuco junto ao Porto de Suape. As duas tiveram geração futura contratada, cuja previsão para começar a entregar energia no sistema é janeiro de 2019.
O projeto no Complexo Industrial e Portuário de Suape prevê a implantação de uma UTE a GNL importado e um terminal de regaseificação, com investimentos de R$ 3,5 bilhões. A UTE cujo nome é Novo Tempo, segundo o empreendedor será instalada em um terreno de 15,7 hectares, adquirido à estatal Suape por R$ 11,9 milhões. Para viabilizar o fornecimento de gás, a Bolognesi projetou um terminal de regaseificação com capacidade de 14 milhões de metros cúbicos por dia, e firmou contratos para a compra do gás fora do Brasil (fornecedor do Golfo do México), montando uma estrutura sem depender da Petrobrás, mas se sujeitando as variações e instabilidades de preços e fornecimento do mercado internacional.
O Grupo Bolognesi anunciou a contratação de um consórcio formado pelas empresas, a espanhola de construção pesada Duro Felguera e a fornecedora de equipamentos General Electric (GE), para a construção das duas unidades. O contrato foi fechado na modalidade turn-key (chave na mão, em tradução livre). Isso significa que o consórcio entrega tudo pronto, incluindo engenharia, suprimento, construção, comissionamento e testes de desempenho. As turbinas a gás da GE serão da linha GE 7HA com potência máxima unitária de 337 MW,  anunciadas como as maiores e mais eficientes do mercado (chegam a valores próximos de 60% de rendimento). Nesta usina de ciclo combinado, que usa três turbinas a gás e uma turbina a vapor, gerando energia elétrica a partir da queima do mesmo combustível, o resfriamento do equipamento é feito a ar.
Esta usina vai consumir 5,5 a 6 milhões de m3/dia de gás, que serão fornecidos por um terminal de regaseificação de GNL, a ser implantado também pela Bolognesi, que contratou a Excelerate Energy, para operação do terminal. Embarcações transportarão o gás em estado líquido (ocupam 600 vezes menos volume) até um píer a ser construído no porto de Suape. Ali, o combustível será convertido ao estado gasoso e enviado por tubulações à usina para ser queimado e gerar energia.
Além do aspecto econômico influenciado pelo custo do combustível, do transporte e pelo processo de conversão do gás, a imprevisibilidade do mercado internacional poderá refletir no preço da energia produzida. Ainda mais que existem questões técnicas que devem ser discutidas e estudadas antes da concessão da licença de instalação. Todavia, conhecendo o grau de subordinação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) às determinações do governo, tais cuidados necessários e imprescindíveis não serão tomados, e espera-se para breve a prometida concessão da licença.
O maior impacto ambiental produzido pela termoelétrica são os gases emitidos, muitos deles de efeito estufa. São também produzidos óxidos e dióxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros gases e particulados. Também existe a geração de hidrocarbonetos. Os óxidos de nitrogênio são formadores de ozônio de baixa altitude, prejudiciais à saúde. A poluição causa problemas respiratórios, como infecções dos brônquios e doenças pulmonares. 
Os gases produzidos são vários, muitos deles com emissão amplamente combatida atualmente como o dióxido e monóxido de carbono. Segundo a Agência Internacional de Energia (1994) para cada tonelada equivalente de petróleo (tep) de gás natural consumido são produzidos 2,12 t CO2. Com um consumo previsto de 5,5 a 6 milhões de m3/dia de gás, a usina despejara na atmosfera diariamente em torno de 5 a 6 mil toneladas de CO2 (180 mil toneladas /mês, 2 milhões toneladas/ano), além de outros gases extremamente danosos a saúde humana. Essas informações são de suma importância quando relacionadas a estudos das áreas médicas, que têm revelado que o óxido nítrico (NO) está na base de diversas patologias humanas, tais como, impotência masculina, diabetes, supressão da imunidade, hipertensão, câncer, processos alérgicos e inflamatórios e problemas cardíacos, entre outros. 
A este anúncio soma-se outras termelétricas a combustíveis fósseis, já funcionando em Pernambuco, hoje polo de geração de energia suja. A Termope com 520 MW a gás natural (funcionando desde 2004), Suape II de 380 MW a óleo combustível (funcionando desde 2013), mais a termelétrica a óleo diesel Termomanaus e Pau Ferro I construídas na Área de Preservação Ambiental Aldeia-Beberibe com 240 MW (576 motores instalados, funcionando desde 2009). Tudo isso, sem contar com a termelétrica prevista pela Petrobrás que atenderá a demanda da Refinaria Abreu e Lima, anunciada com uma potência de 200 MW.

Para confundir a população, o governo anuncia Pernambuco como polo de “energia limpa” com instalações de parques eólicos e solares, e que atingirão nos próximos anos uma potência instalada de 800 MW. Mas, se levarmos em conta a soma das potências destes parques já instalados e previstos, veremos que são inferiores a esta única usina suja a gás anunciada, cuja capacidade é de 1.238 MW. Agora, levando em conta também as usinas termelétricas já existentes, o potencia total de energia suja é quatro vezes superior do que as usinas eólicas e solares. Por sua vez, tais usinas, incorretamente chamadas de “limpas” já apresentam inúmeros problemas socioambientais.


O que com certeza se pode afirmar é que hoje, em Pernambuco, a geração de energia é a principal fonte de violações de direitos e de injustiças ambientais, pois não respeita o meio ambiente e nem a saúde das pessoas. Decisões autocráticas, sem transparência, sem participação da sociedade, com um órgão ambiental submisso é a marca de um governo que um dia propôs um movimento denominado “Nova Política”. De novo não tem nada.


Sistema emergencial vai captar água 
do volume morto de Jucazinho

Durante 15 dias, 12 cidades do Agreste precisarão ser abastecidas por carros-pipa para implantação do sistema

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai começar a explorar o volume morto da barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste do estado. Uma captação por meio de bomba submersa está sendo instalada para conseguir captar a água restante da barragem, que hoje está acumulando 2,56% de sua capacidade total, que é de 327 milhões de metros cúbicos.A previsão é que o sistema emergencial esteja funcionando em até 15 dias. Durante esse período, que começa a contar a partir deste sábado (24), as 12 cidades atendidas por Jucazinho ficarão sendo abastecidas por carros-pipa. O sistema emergencial para exploração do volume morto de Jucazinho faz parte do conjunto de obras que a Compesa está executando para reduzir o impacto que vem sendo causado pela maior estiagem dos últimos 50 anos no estado.



A captação do volume morto de Jucazinho será feita por uma captação por meio de uma bomba submersa, que atenderá ao ritmo de retirada, que é de até 250 litros por segundo.
Como a tomada d’água por gravidade da barragem já está quase à mostra, o que impossibilita a captação pelo método normal, as cidades atendidas por Jucazinho ficarão recebendo água por carros-pipa até que o sistema emergencial seja implantado, durante os 15 dias previstos. Após esse prazo, o abastecimento voltará a ser feito segundo o rodízio vigente.

O uso do volume morto vai permitir que a retirada de água seja mantida por mais quatro ou cinco meses, dentro do esquema de rodízio atual, para as 12 cidades envolvidas: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama, além do distrito de Ameixas. Caruaru, também no Agreste, continuaria sendo atendida pela barragem do Prata, enquanto Gravatá e Bezerros, pelos reservatórios de Brejinho, Cliper, Vertentes e Brejão.

O investimento para execução dessa obra é de R$ 1,3 milhão. Os recursos são provenientes do Governo do Estado e fazem parte do fundo para obras emergenciais de combate à seca. “Garantir água é o maior compromisso da Compesa e é por isso que estamos priorizando obras dessa natureza para evitar o colapso total do abastecimento nessas cidades do Agreste”, ressaltou o  diretor  Regional  do Interior, Marconi Azevedo.



Ministério da Saúde destina R$ 3,6 milhões para hospitais universitários de Pernambuco
 
Com o objetivo de melhorar o atendimento realizado nos hospitais universitários de Pernambuco, o Ministério da Saúde vai destinar R$ 3,6 milhões para dois hospitais universitários pernambucanos. Uma parcela de R$ 1,4 milhão será liberada para o Hospital Universitário Dr. Washington A. de Barros, em Petrolina, e outra de R$ 2,1 milhões será destinada ao Hospital das Clínicas, em Recife. 

No Brasil, foram beneficiadas 49 instituições de 23 estados que receberão, ao todo, R$ 87 milhões. O repasse faz parte das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), desenvolvido e financiado em parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que visitou o hospital de Petrolina no início do ano, os recursos vêm melhorar a situação das instituições. “Esse tipo de ação demonstra o quanto o Governo Federal está empenhado em ajudar os hospitais universitários em todo o Brasil. As instituições poderão utilizar os recursos para reformas e compra de materiais médico-hospitalares, com o objetivo de melhorar o atendimento à população”, esclareceu Humberto.

Os recursos serão transferidos em uma única parcela reforçando o orçamento dessas instituições que conseguiram comprovar o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local.

Entre 2010 e 2014, o Ministério da Saúde já destinou mais de R$ 2,3 bilhões aos hospitais universitários de todo o país. Somente neste ano foram repassados mais de R$ 111 milhões. Além dos recursos do REHUF para reestruturação e revitalização dos hospitais universitários, já foi repassado, somente este ano, R$ 1,1 bilhão de incentivo para estes estabelecimentos. Esses hospitais são vinculados às instituições de ensino superior do Ministério da Educação – responsável pelo pagamento e contratação dos profissionais.




Calçamento de ruas da Vila da Resistência deixa moradores satisfeitos

O sonho de ter a rua calçada se tornou realidade para os moradores da Vila da Resistência, em Arthur Lundgren II. A dona de casa Cecília da Conceição, 85, que reside há 17 anos na localidade, fez questão de receber em casa o prefeito do Paulista, Junior Matuto, e se mostrou entusiasmada com o serviço realizado pela prefeitura. “Foi uma coisa linda que Junior fez por nós. Nunca entrou um prefeito nessa cidade que fizesse um benefício tão grande para quem vive nessa área como ele fez. A gente morava em uma rua cheia de barro e lama, mas agora ela está toda calçada. Uma maravilha”, afirmou.

O prefeito Junior Matuto visitou o bairro na manhã deste sábado (24.10) para inaugurar a Rua da Resistência e as I e II Travessas da localidade. Juntas, as três vias possuem aproximadamente 250 metros de extensão. Elas foram beneficiadas ainda com serviços de drenagem superficial e passeios com acessibilidade.

Para garantir a execução das obras, a Secretaria Municipal de Infraestrutura investiu aproximadamente R$ 140 mil. Os recursos foram provenientes de um convênio celebrado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades.


Satisfeito com a intervenção na comunidade, o prefeito Junior Matuto se mostrou contente por ter cumprido o compromisso estabelecido com os moradores. “Quando assinei a ordem de serviço para o calçamento destas três ruas, dava para ver que a população não acreditava que a obra fosse sair do papel. Por isso, fico feliz por ter honrado a minha palavra e agora perceber que eles ficaram satisfeitos”, comentou.

Ao longo dos últimos sábados, o gestor municipal tem visitado diversas comunidades para entregar obras de pavimentação. O bairro da Vila Torres Galvão foi o último por onde o prefeito passou. Na localidade, Junior Matuto entregou as Ruas 21 de Abril e São José.

   Palácio da Justiça expõe pinturas de crianças do Coque
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abre na próxima sexta-feira (23/10), às 15h, uma exposição de trabalhos artísticos de crianças com idade entre 11 e 13 anos, moradoras da comunidade do Coque, bairro da Ilha Joana Bezerra. A mostra ficará aberta ao público no Salão dos Passos Perdidos, no 1º andar do Palácio da Justiça, situado à Praça da República, bairro de Santo Antônio.

A exposição será aberta com uma apresentação dos 15 jovens que formam o Coro Infanto-Juvenil da Oficina. Serão exibidos 40 quadros abstracionistas que, utilizando a técnica mista, foram produzidos no projeto Oficina do Olhar, sob a orientação do artista plástico Marcos Carvalho. As peças estarão à venda.

“Na oficina estimulamos a expressão da subjetividade da criança para que ela busque sonhar com um dia melhor, e investir em seus objetivos na vida”, explica Marcos. Ele também irá expor 11 trabalhos próprios, entre telas, litografias e esculturas.

A Oficina do Olhar é uma iniciativa da Igreja Batista da Rua Imperial. Para mais informações, os contatos de Marcos Carvalho são o email m-carvalho61@hotmail.com e os telefones (81) 98675-6127 e (81) 99312-5285.



Jesus Cristo Imolado

Eu não sei a qual Jesus Cristo certas religiões e religiosos servem. Lendo a bíblia em Mateus 19.16-23, podemos ver que o filho de Deus disse a um jovem rico que vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres que teria um tesouro no céu. Acho que esse povo que adere a uma religião para auferir riquezas está “trocando as bolas”. No caso, estão querendo se fazer justamente desses pobres que Jesus falou que poderiam receber essas riquezas despojadas pelos ricos. Mesmo tendo o necessário para viver tranquilo, esse povo continua ganancioso para obter mais e mais, mesmo que para isso tenha que pecar perante os olhos de Deus. Por isso que não sigo nenhum dogma de igreja, a não ser agradecer e orar para o meu pai maior. Falando nisso, não podemos esquecer que o nosso tempo é curto aqui na terra e como não sabemos o que vamos encontrar depois da morte é bom estarmos armados com a arma da retidão o que nos fará encarar a justiça divina. 
Falando em tempo, existem duas músicas que falam dele. Uma de Caetano Veloso, intitulada “Oração ao tempo”, faz, entre outros pedidos: “De modo que o meu espírito / ganhe um brilho definido / E eu espalhe benefícios...”. A outra música, intitulada “Resposta ao tempo” de Aldir Blanc, mostra que há uma disputa entre nós e o tempo e que se usamos essa arma da  retidão para estarmos sempre lapidando a nossa alma, podemos dizer para ele esse trecho: “E o tempo se rói com inveja de mim / Me vigia querendo aprender / Como eu morro de amor / para tentar reviver...”
Abraços a todos,
Cláudio Melo
Alunos do Colégio Apoio representam Pernambuco
na Olimpíada Brasileira de Robótica

O estado de Pernambuco será representado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) pela equipe Apoiobot, formada por alunos do Colégio Apoio. O evento é um dos campeonatos científicos brasileiros apoiados pelo CNPq e será realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Uberlândia/MG. Esta é a primeira vez que o colégio participa da competição que, este ano, reúne 2.533 equipes.

Os alunos do Apoio construíram um robô que vai percorrer uma arena modular, composta por rampas, passagens, pontes e obstáculos, com o objetivo de “resgatar vítimas”. A ideia é que o robô seja um protótipo para casos da vida real. A máquina deve ser forte para passar por terrenos irregulares e driblar entulhos para encontrar vítimas de acidentes e cuidadosamente transportá-las até um ponto onde os seres humanos poderão assumir o controle. Neste caso, as vítimas serão representadas por bolas de isopor de cinco centímetros de diâmetro.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com criatividade, esperteza, simplicidade e funcionalidade dos robôs. Os vencedores têm que realizar a prova em menor tempo cumprindo todas as normas do regulamento. Os primeiros colocados participarão da competição internacional, ainda sem data e local divulgados.

Durante a Olimpíada também estará sendo realizada a Mostra Nacional de Robótica (MNR), da qual participarão mais 23 alunos do Colégio Apoio, com diferentes projetos de pesquisa. Os estudantes ganham medalhas e certificado, além de terem alguns trabalhos escolhidos para receberem bolsa de CNPq. “Essa participação é a culminância de trabalho diário de robótica realizado na escola”, afirma a professora de robótica do Apoio, Vancleide Jordão.  “A tecnologia é uma ferramenta de inovação que veio a serviço da educação e favorece o aluno a desenvolver suas competências e habilidades, como o trabalho em equipe, a ampliação da visão de mundo, o empreendedorismo”, completa a diretora pedagógica do Colégio Apoio, Terezinha Cysneiros.




Resistência Democrática: Simplesmente estarrecedor!!

 resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br [mailto:resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br

E a Presidanta não cortou essas absurdas despesas criadas por lullarápio e ella própria, e quer aumentar impostos. Digam um sonoro NÃÃÃÃO à CPMF e quaisquer outros aumentos de impostos. Mandem essa mensagem a todos os senadores e deputados federais.


Veja até onde vai a farra do bando petralha: são 103.313 mamadores, com gente chegando a ganhar 152 mil de salário mensal. A volta da CPMF será a salvação... Não do Brasil, mas desse bando de vadios bem remunerados.
Quem informa sobre esse banquete medonho não é um bloguezinho qualquer. É um dos maiores jornais do País: O GLOBO (vide link acima).

AC


Cofres abertos: Remuneração em ministério vai até R$ 152 mil

Lula criou 18,3 mil cargos de confiança em oito anos; Dilma instituiu 16,3 mil em quatro



POR JOSÉ CASADO
19/10/2015 7:00 / ATUALIZADO 19/10/2015 7:47
http://og.infg.com.br/in/17813227-335-b1c/FT1086A/420/18-10-pais-burocracia.gif- -
RIO — O trabalho é em sala confortável na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com ar-condicionado, serviço de copa completo, carro, motorista, combustível e moradia grátis.
O cargo é de chefia, com salário de R$ 21 mil. Somadas as gratificações, vai a R$ 77 mil mensais. Tem ainda uma renda variável, um bônus anual — o último foi de R$ 46,4 mil. Detalhe: a rotina impõe o uso de terno e gravata.
Infelizmente, não há vagas disponíveis em ministérios como o das Minas e Energia. Os cargos “de natureza especial” — no jargão burocrático — e com essa remuneração são privilégio do pessoal com vínculos políticos e, também, daqueles que as empresas estatais do setor elétrico enviam a Brasília.
Oficialmente, a elite da burocracia federal ganha menos que os ministros e a presidente da República (R$ 24,3 mil, a partir de novembro). Na vida real, alguns driblam as barreiras e recebem salário com todas as gratificações admissíveis no serviço público, inclusive adicional de “periculosidade” (um terço do salário básico), mais os benefícios concedidos pelas instituições e empresas públicas de onde vieram.
Para as estatais é um excelente negócio, pois o funcionário cedido hoje ao primeiro e segundo escalões do governo federal será o que vai autorizar seus projetos e fiscalizá-las amanhã.
Fica ainda melhor: cada centavo da remuneração paga ao empregado cedido a Brasília é integralmente reembolsado pelo Tesouro Nacional, via ministério. Como ele recebe pela empresa, é do seu interesse pecuniário que ela obtenha do ministério o mais privilegiado tratamento possível.
Em junho, a endividada Eletronorte, do grupo Eletrobrás, distribuiu aos 3,4 mil empregados uma fatia do lucro de R$ 2,2 bilhões, produto do aumento médio de 29% na contas de luz e da manipulação de créditos fiscais.
Um dos seus funcionários emprestados ao Ministério de Minas e Energia, em Brasília, embolsou R$ 152 mil — um terço como participação nos resultados da estatal. Outros levaram até R$ 100 mil.
CONFLITO DE INTERESSES
O domínio de posições chave na Esplanada dos Ministérios por conglomerados estatais como Eletrobrás, Petrobras e Banco do Brasil, entre outros, motivou a abertura de uma investigação do Ministério Público Federal. Há suspeita de conflitos de interesses e de manipulação de informações privilegiadas. É caso simbólico da confusão que prevalece na gestão de órgãos, de pessoal e da folha de pagamentos do governo federal.
Com 618 mil funcionários na ativa, Dilma Rousseff dispõe de uma força de trabalho 26% maior do que a de Lula. Foram 130 mil contratações entre 1º de janeiro de 2003 e o último dia 30 de junho. Significa que a folha de pagamentos da administração federal (excluídas as estatais) recebeu cerca de 40 novas inscrições de servidores a cada dia útil.
O custo de pessoal deve ultrapassar R$ 100 bilhões neste ano — um aumento de 58% no período, descontada a inflação.
A gerência da folha a cada ano fica mais complexa. À margem do salário mensal proliferam recompensas pecuniárias que a pressão da máquina sindical acaba incorporando à remuneração, sob a forma de direito adquirido.
http://og.infg.com.br/in/17811867-fb4-ab3/FT1086A/180/2015-857905021-2015101423139.jpg_20151014-2.jpgDecolagem. Dilma embarca com a família no helicóptero após a reeleição: 618 mil funcionários na ativa, uma força de trabalho 26% maior do que a de Lula - Givaldo Barbosa / Arquivo O Globo

Existem atualmente 37 tipos de gratificações. Os principais beneficiários são os “comissionados”— servidores efetivos, cedidos por órgãos e empresas estatais ou sem vínculo com o serviço público. Eles ocupam cargos e funções de chefia, também chamados de confiança, e têm acesso à maior parte desse amplo cardápio de compensações financeiras.
Em junho, somavam 103.313 pessoas, representando 16% da força de trabalho governamental. Estão no centro de uma teia burocrática onde não se admitem processos simples.
Até o mês passado, existiam 39 ministérios (agora são 31) com 49,5 mil áreas administrativas divididas em 53 mil núcleos responsáveis, em tese, pelas políticas públicas.
Em consequência, uma iniciativa no setor de água, por exemplo, envolve nada menos que 134 órgãos. Na saúde, são 1.358 organismos com poder decisório. Na educação, contam-se 1.036 áreas de gestão e, na segurança, há 2.375 segmentos operacionais. Isso apenas no âmbito federal, de acordo com o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo (Siorg).
Sobre essa rede, paira a sombra de um emaranhado de instituições e normas de controle e fiscalização. A burocracia nacional produz em média 520 novos regulamentos por dia, estima o Instituto Brasileiro de Planejamento. Ano passado, o país superou a marca de cinco milhões de leis, resoluções e portarias — para tudo e para todos.
Existe órgão federal para qualquer tipo de problema nacional. A começar pelos da própria burocracia, como é o caso do Departamento de Gestão das Carreiras Transversais. O que não existe é vaga em cargo de chefia, comissionada. Na eventualidade, nomeia-se um interino até a solução, geralmente política.
UMA CHEFIA DE 38 PALAVRAS
No dia 29 de outubro do ano passado, o ministro do Trabalho cumpria o ritual de fim de expediente mais comum no serviço público: assinar papéis. Havia 72 horas que Dilma Rousseff fora reeleita e o então ministro Manoel Dias estava inquieto sobre o seu futuro no governo. Representava o PDT, partido de origem da presidente, mas naqueles dias nem mesmo a reeleita tinha certeza sobre seu novo ministério.
Aos 76 anos, dos quais 54 dedicados à política, Dias se resguardou na rotina dos despachos, no ritmo de um final de tarde primaveril, em meio à ressaca eleitoral em Brasília. Sobre a mesa encontrou a habitual pilha de documentos, na quase totalidade destinada a atender ao público interno — promoção, remoção, nomeação e substituição de subordinados.
Entre eles, estava a indicação de “substituto eventual” para um cargo de confiança descrito em título de 38 palavras: Chefe da Divisão de Avaliação e Controle de Programas, da Coordenação dos Programas de Geração de Emprego e Renda, da Coordenação-Geral de Emprego e Renda, do Departamento de Emprego e Salário, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. É um emblema da dimensão da burocracia. Uma das consequências é o descontrole nas despesas, que derivam no déficit orçamentário.
É obra resultante de décadas de governantes seduzidos pela recorrente ilusão de consolidar a “maior base parlamentar do ocidente”, como projetava o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu no início do governo do PT, em 2003.
Lula criou 18,3 mil cargos de confiança em oito anos. Dilma instituiu 16,3 mil em apenas quatro anos, conforme dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), mantido pelo Ministério do Planejamento. Na média, contribuíram com a criação de oito novos postos por dia no topo da inchada burocracia estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário