terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cidades Online



Governo quer servidores de bicicleta no sol e na chuva

A reação de vários servidores foi imediata: “O governador e os secretários vão dar o exemplo?” “Acho que querem é cortar o vale-transportepara economizar nas nossas costas”. “Reduzam os salários dos secretários, deputados, comissionados e por aí vai”. “O que é isso, companheiros?” Agora, vamos a notícia do Governo de Pernambuco: “O servidor do Governo do Estado vai ganhar um incentivo a mais para adquirir uma bicicleta nova com a finalidade de transporte diário ou mesmo lazer nos finais de semana. O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o secretário de Administração, Milton Coelho, assinarão uma portaria, hoje, às 9h, no Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco (Cefospe), permitindo que os colaboradores adquiram o produto por meio de crédito consignado junto ao Banco Bradesco.  No Projeto Pedala Servidor, além de terem a possibilidade de destinar até 8% do salário para o financiamento, os participantes ainda poderão adquirir o kit de segurança composto por capacete, luva e garrafa squeeze, e pagar em até 72 meses, com juros de 2,9%. A iniciativa faz parte do Pedala PE e está inserido no Programa Mais Servidor, que também será lançado, hoje, durante a festa do Dia do Servidor.

Promessa de um dia de folga

Quem utilizar o meio de transporte para deslocar ao local de trabalho durante todos os dias úteis no mês vai ganhar um dia de folga no mês seguinte. “Seremos o primeiro estado no Brasil a adotar esta prática. Desta forma vamos incentivar os servidores a deixarem o carro em casa para utilizarem a bicicleta. Podemos tirar uma parte dos veículos das ruas, melhora o trânsito e ainda contribuímos diretamente para uma melhora na saúde dos colaboradores”, declarou o secretário Felipe Carreras.

Vendas a partir de novembro

A contagem dos dias para ganhar a folga no mês subsequente começa a partir do dia 3 de novembro, com cada órgão fazendo a própria gestão e controle da participação dos servidores. As vendas das bicicletas começarão a valer no dia 16 de novembro. A lista com os nomes das lojas credenciadas será divulgada nos próximos dias.

Dia de Protesto,...  

Educadores aprovaram, na última assembleia realizada pela categoria, a atividade que será realizada, hoje, em frente à Secretaria de Administração, no Pina, às 9h. O Dia de Protesto, de Denúncia e Cobrança tem como objetivo reivindicar do Governo de Pernambuco o comprometimento efetivo em relação à educação estadual.

...Denúncia e Cobrança

 Entre os pontos que serão tratados na atividade estão: Piso de contrato temporário, denúncias relacionadas às condições de trabalho, violência nas escolas, assédios. A alteração do estatuto do servidor é outro assunto que aglutina os educadores com os representes do Fórum dos Servidores do Estado na mobilização. 

Pisando na bola

Na transmissão do jogo Náutico  X Botafogo, no sábado, na Arena Pernambuco, um repórter disse que Moreno faz “divisa” com São Lourenço da Mata. Limite é entre cidades, divisa entre Estados e fronteira entre países, companheiro.
               

Barragem de Jucazinho...

Em virtude da pior seca dos últimos 50 anos, o agreste pernambucano está enfrentando uma grave crise hídrica. O seu principal manancial, a Barragem de Jucazinho, está com  menos de 3%, o que obrigará a Compesa a realizar uma obra para viabilizar a retirada do volume morto da barragem nos próximos dias.

Foto: Cortesia
Exibindo Barragem do Jucazinho.jpg


...à beira de um colapso 

Para acompanhar a situação  in loco, o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi Azevedo e técnicos da companhia, estarão  visitando, hoje, às 08h, a Barragem de Jucazinho,  em Surubim. Na ocasião, Azevedo  vai prestar todos os esclarecimentos, à Imprensa,  sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Compesa para minimizar os efeitos da estiagem prolongada em Pernambuco.

Um peixe bem graúdo?

Do leitor Vicente Rizzo: “Uma provocação: Com tanta pressão sobre o presidente da Câmara, com tantas evidências de envolvimento nas falcatruas da Lava Jato, o que acontecerá se ele aderir ao Programa de Delação Premiada? De cara, um Peixe mais que graúdo...”


Show artístico na APSE

O presidente da Associação Pernambucana de Servidores do Estado (APSE), Manoel de Moura Filho, convida os associados e dependentes para participarem da festa em homenagem ao Dia do Servidor Público, que ocorrerá no dia 7 de novembro (sábado), a partir das 9h, no clube balneário, em Candeias.  O show artístico ficará por conta das bandas Black Night e Conexão e a cantora Rosana Arcanjo. Apresentação dos jornalistas Rildo Oliveira e Paulo Dias e do diretor social Cláudio Melo.


Livro de Cida Pedrosa

Livro/Cortesia
Exibindo Cida Pedrosa.jpg


A Confraria do Vento e site literário Interpoética promovem, hoje, o lançamento do livro Claranã, da poetisa Cida Pedrosa. Às 19h, na Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Com ilustrações de Marcelo Soares e prefácio de Bráulio Tavares.


pré-operatórios...   

Graças a uma parceria com a Fundação Altino Ventura, deputado João Eudes promoveu mais um mutirão para a população das cidades de Pesqueira, Alagoinha, Poção e Sanharó que precisa fazer cirurgia de catarata. Mais de cem pessoas fizeram exames pré-operatórios, no sábado passado, na UPAE de Belo Jardim.

...de catarata

A ação foi uma continuação do mutirão viabilizado pelo deputado no mês de agosto, quando, das quase 700 pessoas submetidas a exames oftalmológicos pelos profissionais da Altino Ventura, 140 foram encaminhadas para cirurgias da doença. No total, 111 pacientes foram examinados pelos cardiologistas Breno Siqueira e Pedro Rodrigues. O próximo passo será a marcação dos respectivos procedimentos cirúrgicos.



Parabólica:

SENAI contrata 11... - Há oportunidades de emprego no SENAI Pernambuco, com onze vagas disponíveis, sendo nove para o Recife e duas para o Cabo. Os contratos são por tempo indeterminado para assistente de manutenção (4 vagas), docente de educação básica na área de Mecânica (1 vaga), docente de Ensino Superior na área de Mecatrônica (3 vagas) e porteiro (1 para o Recife e 2 para o Cabo). 

...profissionais para... - Para realizar a inscrição, basta entrar no site www.pe.senai.br, acessar a seção Trabalhe Conosco e fazer o cadastro no banco de talentos até o dia 30 de outubro. As etapas do processo seletivo serão disponibilizadas ao candidato pré-selecionado por e-mail ou telefone.

...o Recife e o Cabo - Entre os benefícios oferecidos pelo SENAI estão assistência médica e odontológica, previdência privada, plano de desenvolvimento, ticket alimentação ou refeição, vale transporte e plano de incentivo à educação formal e à língua estrangeira.  Para informações sobre pré-requisitos e mais detalhes da seleção, confira o edital em www.pe.senai.br ou ligue 0800 600 9606.

Conselhos de... - De amanhã até sexta-feira, Ipojuca sediará a 25ª Edição do Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, no Centro de Convenções do Hotel Armação, em Porto de Galinhas, reunindo 1,2 mil conselheiros.

Cartaz/Cortesia
Exibindo Conselhos de Educação.png

... Educação - A escolha deve-se aos investimentos realizados em infraestrutura e pela busca constante do Município em resultados de aprimoramento no Ensino-Aprendizagem. Portanto a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Ipojuca é um exemplo de planejamento e trabalho sempre com a ajuda de seu Conselho.

Mamografia...  Hoje, a partir das 8h, 70 mulheres vão realizar exames de mamografia em uma unidade móvel que estará estacionada ao lado do Galpão das Artes, na antiga estação ferroviária. A iniciativa faz parte das atividades do Outubro Rosa desenvolvidas pela Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

...em Sertânia -  Os exames foram pré-agendados para pacientes com idades entre 50 e 69 anos, atendidas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e PACS. Serão beneficiadas mulheres da sede e zona rural do município. A partir do recebimento do resultado, elas vão voltar às UBSF para consulta médica e, caso seja necessário, serão encaminhas para o serviço especializado.

Animação e... -  Amanhã é comemorado o Dia Internacional da Animação. Pensando nisso, o Cineteatro Paulo Freire terá um dia inteiro dedicado ao cinema. A programação vai contar com oficinas de Introdução ao Audiovisual e de Animação, além de exibição de vídeos.

Cartaz/Cortesia
Exibindo Animação e Áudivisual.jpg


... Audiovisual - A iniciativa é coordenada pela Prefeitura do Paulista. O evento é gratuito e aberto ao público. A programação começa às 9h e segue até às 21h. O Cineteatro Paulo Freire fica na Av. Floriano Peixoto, s/n, no Centro do Paulista.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.



CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OFERECE MUTIRÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE NO PRÓXIMO SÁBADO
O Centro de Assistência Social de Ouro Preto (ex Centro de Assistência Social Professor Marcelo Gonçalves) será reinaugurado na manhã do próximo sábado (31/10), com um café da manhã para a comunidade, seguido de mutirão de serviços, das 8h às 12h.
Durante toda a manhã de sábado, o espaço, localizado na Rua Baobá – Quadra E, 47 (próximo ao Centro Comercial de Ouro Preto), vai oferecer serviços de assistência jurídica, orientações do Procon-PE, mediação de conflitos, corte de cabelo, emissão de documentos, recreação infantil, aferição de pressão arterial, exames oftalmológicos e inscrições para diversos cursos que serão realizados no local.
No momento, são oferecidas cerca de 400 vagas para os cursos de informática, artesanato, doces & salgados, manicure, cabeleireiro, bijouterias e logística, que serão ministrados nos turnos da manhã, tarde e noite. As começam no início de novembro. 
Nos últimos cinco anos, o Centro de Assistência Social de Ouro Preto já capacitou mais de 8 mil jovens para o primeiro emprego; reciclou, requalificou e atualizou cerca de 3 mil profissionais, além de oferecer atendimento médico e ginástica para a terceira idade.


Facepe e Biozeus investem R$ 1 milhão no desenvolvimento de novos medicamentos a partir da pesquisa acadêmica pernambucana

Inscrições estarão abertas a partir de 16 de outubro e serão selecionados projetos de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado de Pernambuco

A Facepe, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco, e a Biozeus se uniram para investir no desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham o potencial de gerar novos medicamentos de uso humano e tenham origem nas universidades e institutos de pesquisa do Estado de Pernambuco. Os projetos devem atender a uma necessidade médica real, com ciência inovadora, com potencial de ser protegido por uma patente e ser levado a pacientes de todo o mundo.

Os projetos selecionados serão financiados com até R$ 1 milhão (dez milhões de reais) no total, sendo que o valor máximo a ser oferecido a cada um será de R$ 400 mil (quatrocentos mil). Após aprovação na prova de conceito positivo, os projetos serão licenciados pela Biozeus e oferecidos para o mercado. As propostas devem ser encaminhadas à Facepe de 16 de outubro a 2 de dezembro e um rigoroso processo de seleção, avaliado pelo Comitê Gestor de Cooperação Facepe-Biozeus, definirá os contemplados em fevereiro de 2016.

“Uma análise do setor de biofarmacêutico em saúde humana no Brasil demonstrou a existência de projetos de pesquisa em desenvolvimento nas universidades do país com potencial para chegar ao mercado. Através desta iniciativa com a Facepe, a Biozeus pretende capturar e desenvolver projetos gerados em Pernambuco, colaborando para que a pesquisa se torne aplicável e beneficie o paciente”, revela Luis Eduardo Caroli, CEO da Biozeus.

Para participar, serão aceitos projetos de pesquisa em desenvolvimento sobre novos compostos (biológicos, pequenas moléculas quimicamente sintetizáveis, ou ativos isolados e identificados, extraídos de elemento da biodiversidade) que tenham como foco o desenvolvimento de fármacos para uso humano. As propostas devem apresentar um racional científico, necessidade médica comprovada e diferenciais com alternativas de tratamento existentes em qualquer área terapêutica.

Os projetos aprovados serão incentivados para desenvolver as provas de conceito e os ensaios pré-clínicos que visam provar a eficácia, segurança e patenteabilidade do ativo; assim como a viabilidade técnica, econômica e comercial do seu desenvolvimento.
Todos os detalhes referentes ao processo de seleção podem ser consultados no link Chamadas de Propostas FACEPE-BIOZEUS.


Nutrição inicia inscrições para seleção de mestrado e doutorado
 
O Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFPE iniciou as inscrições para seleção dos cursos de mestrado e doutorado no ano letivo de 2016. As inscrições devem ser feitas na secretaria do programa, até 6 de novembro, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, por procurador ou enviadas via Sedex, conforme regras do edital publicado no Boletim Oficial da UFPE Especial Número 88. A secretaria do programa fica situada no Bloco de Ensino do Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Recife.

O programa tem conceito 6 de acordo com avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC). A nota é conferida pela coordenação aos cursos de mestrado e doutorado do País que apresentam alto padrão e excelência internacional. Esta é a maior nota conferida a um programa de pós-graduação em Nutrição no Brasil, juntamente com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Serão oferecidas 21 vagas para o mestrado e 22 para o doutorado. Duas vagas institucionais adicionais serão reservadas para servidores da UFPE (técnicos ou docentes) que forem aprovados na seleção. As áreas de concentração do programa são Bases Experimentais da Nutrição, Ciência dos Alimentos e Nutrição em Saúde Pública.
Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Nutrição
(81) 2126.8463
posnutri@ufpe.br






Cobertura de saneamento será ampliada em Pernambuco

Cidades de Timbaúba e Arcoverde serão beneficiadas

Os municípios de Timbaúba, na Mata Norte, e Arcoverde, no Sertão do Moxotó, serão contemplados com obras de esgotamento sanitário. Nesta quarta-feira (14), o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) firmaram um Termo de Compromisso para garantir o repasse de R$ 191 milhões para a execução de obras de ampliação e implantação de sistemas nas duas cidades. A assinatura do termo, ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, autoriza a Compesa a fazer a licitação para dar início às obras. A expectativa é que esse processo seja finalizado em até quatro meses.

Em Timbaúba, haverá a ampliação do SES já existente. A Compesa fará a implantação de 128 quilômetros de ramais de calçada, 60 quilômetros de rede coletora, 10 quilômetros de emissários, 20 estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ao todo, deverão ser investidos R$ 99,3 milhões beneficiando 68 mil habitantes.

Já em Arcoverde, a Compesa dará início à implantação da segunda etapa do SES da cidade. Serão investidos R$ 92 milhões para atender 62 mil pessoas. As obras devem contemplar a instalação de 114 quilômetros de rede coletora, 12,5 quilômetros de emissários e cinco estações elevatórias. Também será feita uma estação elevatória de recirculação do lodo proveniente do esgoto.

Para o presidente da Compesa, Roberto Tavares, as duas obras são fundamentais para a saúde e o meio ambiente das duas cidades. “Quando investimos em esgoto, estamos cuidando da saúde, da qualidade de vida das pessoas. É sempre uma equação que vale a pena”, ressaltou. Tavares informou que a Compesa irá conversar com a população dos dois municípios para avisar sobre as obras e pedir a compreensão por eventuais transtornos.

O governador Paulo Câmara enfatizou que, em pleno século XXI, a questão do saneamento já deveria ser um problema solucionado, mas ainda é um desafio nacional. Apesar da crise financeira e econômica que atinge todo o país, Pernambuco está se empenhando para continuar tocando projetos relevantes, como esse de saneamento. “Teremos a oportunidade de avançar muito em Arcoverde, chegando quase à totalidade das residências com saneamento básico, assim como em Timbaúba. E, ao mesmo tempo, trabalhar junto com a Compesa, em parceria com a Caixa Econômica, para fazermos com que o saneamento básico seja uma realidade em todos os nossos municípios e distritos”, pontuou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, endossou as palavras do governador, ressaltando que Pernambuco está trabalhando para viabilizar novos projetos que visam a melhoria das condições de vida da população. O vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Paulo Galli, elogiou a visão estratégica de Paulo Câmara em buscar alternativas para  viabilizar obras de esgotamento sanitário para  Pernambuco. “Pernambuco tem participação efetiva na Caixa e a intenção da entidade é continuar investindo para o desenvolvimento do estado”, declarou. Também estiveram presentes os prefeitos de Timbaúba, Júlio Rodrigues, e de Arcoverde, Madalena Brito, e o superintendente Regional  da Caixa, Paulo Neres. Os dois prefeitos agradeceram ao Governo, à Caixa e à Compesa pela parceria que está viabilizando as obras, que consideraram de grande relevância para os seus municípios. “Saneamento é uma obra que não aparece, mas que tem grande alcance social e de saúde para a população”, disse Madalena Brito.





Pós em Biologia Aplicada à Saúde do Lika prorroga inscrições até quinta-feira (29)
 
As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Aplicada à Saúde, vinculado ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE, foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (29). Os candidatos devem se inscrever, pessoalmente ou por procurador, na secretaria da pós-graduação, que fica no primeiro andar do Lika. A secretaria recebe os candidatos entre 9h e 12h e 14h e 17h. A inscrição também pode ser feita por correspondência (Sedex).

As datas de realização da seleção também foram alteradas. A prova de idioma e de conhecimento foi transferida para 9 de                  novembro e a data da apresentação e defesa de projeto, para 16                  de novembro. Essas e outras modificações do calendário podem ser encontradas no Boletim Oficial da UFPE Número 91. As regras, requisitos e procedimentos continuam sendo as apresentadas no edital de seleção publicado no Boletim Oficial de UFPE Número 89.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde
(81) 2126.8587
lbcj@hotlink.com.br

SAÚDE DA MULHER
Saúde divulga diretrizes para atendimento a vítimas de violência sexual
A ação permite que o hospital realize exame físico, descrição de lesões, registro de informações e coleta de vestígios que serão encaminhados, quando requisitados, às autoridades policiais

As unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) se preparam para realizar a coleta de informações e de vestígios de vítimas de violência sexual. O Ministério da Saúde publicou portaria que traz os critérios de habilitação de serviços da rede pública para darem suporte às vitimas desse tipo de violência. As unidades habilitadas poderão realizar o registro de informações em ficha de atendimento multiprofissional até a coleta e armazenamento provisório do material para possíveis encaminhamentos legais. A medida reduz a exposição da pessoa que sofreu a violência, evitando que as vítimas sejam submetidas a vários procedimentos.

A nova portaria (nº 1.662) integra as ações do Programa Mulher: Viver sem Violência, criado este ano por meio de portaria interministerial assinada pelos ministérios da Saúde, da Justiça e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. O programa Estabelece novas diretrizes para organização e a integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os exames serão feitos em estabelecimentos hospitalares, classificados como serviços de Referência para Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, que contarão com equipes compostas por enfermeiros, médicos clínicos e especialistas em cirurgias, psicólogo clínico, hospitalar, social e do trabalho, assistentes sociais e farmacêuticos. Os profissionais serão capacitados para atender vítimas de agressão sexual por meio de força física (estupro), abuso sexual e casos relacionados a abuso sexual envolvendo crianças, dentro ou fora de casa.

A capacitação destes profissionais começou em 2014 e até o momento o Ministério da Saúde já investiu R$ 1,5 milhão para qualificar equipes especializadas nas áreas de saúde e segurança pública. Cerca de 300 profissionais de 52 hospitais já foram capacitados para a realização da Coleta de Vestígios pelo SUS e apenas os serviços capacitados poderão ser habilitados para a realização de tal procedimento. O custeio desses serviços ocorrerá, inicialmente, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) por seis meses, para criar a série histórica necessária à sua agregação ao Componente Limite Financeiro da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto Mac) dos Estados e Municípios.

Os atendimentos ocorrerão 24h por dia, sete dias por semana em locais específicos e reservados para acolhimento, registro de informações e coleta de vestígios e a guarda provisória de vestígios. O objetivo é tornar o atendimento mais humanizado e eficaz, evitando assim a revitimização e reduzindo a exposição da pessoa que sofreu a violência, além de oferecer às autoridades policiais elementos que identifiquem os autores da violência e comprovem o ato.

COMBATE À IMPUNIDADE - O registro de informações e a coleta de vestígios no momento do atendimento em um dos estabelecimentos de saúde habilitados para esta finalidade contribuem para o combate à impunidade, considerando a sua realização nas primeiras horas após a violência. No entanto, é importante reforçar que os serviços de saúde não substituem as funções e atribuições da segurança pública, como a medicina legal, uma vez que ambos vão atuar de forma complementar e integrada, conforme a Portaria Interministerial n° 288, de 25 de março 2015, que estabelece “orientações para a organização e integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e pelos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à humanização do atendimento e ao registro de informações e coleta de vestígios”.

A implementação dessa ação possibilitará aos profissionais do SUS a realização do exame físico, a descrição das lesões, o registro de informações e a coleta de vestígios que serão encaminhados, quando requisitados, à autoridade policial. Isto permite que as informações e vestígios da violência estejam devidamente registrados, armazenados e disponíveis para os sistemas de segurança pública e de justiça nas situações em que a pessoa em situação de violência decidir registrar posteriormente a ocorrência.

A coleta de vestígios (secreção vaginal, anal, sêmen, fluidos depositados na pele ou outras regiões do corpo) é extremamente importante para a identificação do agressor. Esta coleta no corpo da vítima dever ser realizada o mais rapidamente possível a partir do momento da agressão sexual, uma vez que a possibilidade de se coletar vestígios biológicos em quantidade e qualidade suficientes diminui com o passar do tempo, reduzindo significativamente após 72 horas.

SERVIÇOS DE REFERÊNCIA - Atualmente, 543 Serviços de atenção às pessoas em situação de violência sexual no Brasil constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Desses, 165 são Serviços de referência para atenção integral às pessoas em situação de violência sexual que ofertam atendimento de forma ininterrupta (24hrs/dia), contam com equipe multiprofissional. Para além dos serviços de referência, existem 371 serviços com atenção ambulatorial às pessoas em situação de violência sexual no CNES que integram as redes nos territórios e promovem acolhimento, atendimento multiprofissional e encaminhamentos necessários, de modo a promover a integralidade da atenção a esse público.

MULHER: VIVER SEM VIOLÊNCIA – O governo federal lançou em 2013 o Programa Mulher, Viver sem Violência, que integra serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. O programa é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. É importante ressaltar que as vítimas de violência, qualquer que seja o tipo, devem procurar os estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), onde serão atendidas conforme sua condição. Se ela sofreu violência sexual, por exemplo, receberá atendimento psicológico, contracepção de emergência para evitar uma gravidez indesejada e profilaxia para DST, HIV, Hepatite B, entre outras medidas de atenção de acordo com a necessidade e o tipo de violência sofrida.

Entre 2013 e 2014, 26 unidades da federação aderiram ao Programa Mulher: Viver sem Violência do Ministério da Saúde. Os eixos do programa incluem a implementação da Casa da Mulher Brasileira, a ampliação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, a organização e humanização do atendimento às vítimas de violência sexual, a implantação e manutenção dos Centros de Atendimento às Mulheres nas regiões de fronteira seca, campanhas continuadas de conscientização e unidades móveis para atendimento a mulheres em situação de violência no campo e na floresta.

Com a criação do programa, a Central de Atendimento à Mulher – Disque 180 passou a ser um disque-denúncia com acionamento imediato das polícias militares de todo o país.  O Disque 180 realizou 4,1 milhões de atendimentos entre 2005 e 2014.


Por Gustavo Frasão, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa - (61) 3315-3533/3580





PREVISÃO DO TEMPO PARA PERNAMBUCO
Atualizado no dia 27 de Outubro de 2015 às 09:00 horas, válida para os dias 27/10/2015 e 28/10/2015
Região Metropolitana
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 32º Mínima: 22º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 45 a 94
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 32º Mínima: 22º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 40 a 90
Mata Norte
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 31º Mínima: 21º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 40 a 94
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 31º Mínima: 20º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 40 a 90
Mata Sul
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 32º Mínima: 21º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 43 a 93
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 32º Mínima: 22º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 40 a 90
Agreste
HojeAmanhã
Céu Claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 35º Mínima: 16º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 35 a 96
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 35º Mínima: 17º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 30 a 92
Sertão de Pernambuco
HojeAmanhã
Céu Claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 37º Mínima: 19º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 19 a 84
Céu Claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 38º Mínima: 19º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 17 a 82
Sertão de São Francisco
HojeAmanhã
Céu Claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 38º Mínima: 22º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 20 a 78
Céu Claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 38º Mínima: 21º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar: 19 a 75
Fernando de Noronha
HojeAmanhã
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 31º Mínima: 23º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 48 a 99
Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 31º Mínima: 23º
Vento(m/s): Sudeste, Moderado
Umidade Relativa do Ar: 48 a 92


TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PARA PERNAMBUCO
A PARTIR DO DIA 28 de Outubro de 2015
Obs.: Esta tendência é resultado de modelos numéricos e não tem interferência direta dos meteorologistas.
RegiãoDia 28/10Dia 29/10Dia 30/10Dia 31/10Dia 01/11Dia 02/11Dia 03/11
Região MetropolitanaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaLeve a FracaSem Chuva
Mata NorteSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva
Mata SulSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaLeve a FracaSem ChuvaLeve a FracaSem Chuva
AgresteSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva
Sertão de PernambucoSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva
Sertão do São FranciscoSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva
Fernando de NoronhaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem ChuvaSem Chuva






Atenciosamente,

Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas GMMC/APAC
Fone: (81) 3183-1061
www.apac.pe.gov.br/meteorologia/ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário