sábado, 3 de outubro de 2015

Cidades Online

 Cais do Imperador ganha painel do Movimento Plante amor, colha o bem

Os tapumes que isolam a área onde está sendo construída a Estação Eco-turística Cais do Imperador, em Santo Antônio, vão ganhar as corres e mensagens do movimento “Plante amor, colha o bem”. E, desta forma, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS), comandada pela poetisa Cida Pedrosa, muda o cenário da  Cidade do Recife para melhor. A SMAS fechou uma parceria com o artista plástico Rafa Mattos, criador do manifesto que une poesia, arte e sustentabilidade. A pintura acontecerá neste fim de semana e, amanhã, o passeio do Olha! Recife de Bicicleta passará pelo local. A intervenção será realizada numa área de 80m2 e ficará voltado para a Avenida Martins de Barros. Para este painel, Rafa Mattos levará elementos que o deixaram conhecidos na Capital pernambucana, como o desenho de um “regador com coração”, acompanhado de frases que visam promover a sustentabilidade e chamar a atenção das pessoas para o poder do amor e da gentileza. “Queremos junto com Rafa Mattos reforçar a luta pela valorização da paisagem urbana e de convocar as pessoas a de cuidar dela”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Contemplação do Capibaribe

Desde julho, a SMAS deu início às obras de recuperação do cais e vai transformá-lo em um equipamento de lazer, educação ambiental e contemplação do Rio Capibaribe. O espaço, que passa a se chamar “Estação Eco-turística Cais do Imperador”, é considerado histórico, pois foi construído em 1859, para o desembarque do Imperador Dom Pedro II e sua família, em visita à Cidade.

142m2 de área verde

O projeto, orçado em R$ 632 mil, prevê a recuperação total do espaço e a construção de novos elementos. O Cais do Imperador será formado por uma área aberta para contemplação, um ponto comercial, um posto de informação turística e um econúcleo. No ambiente externo, será realizado um tratamento paisagístico, com grama e árvores nativas, somando 142m2 de área verde. Também haverá um local para pequenas exposições e apresentações culturais.

Esgoto estourado… 

A rede de esgoto da Vila Miguel Arraes, em Igarassu, há pouco mais de um ano encontra-se com entupimento, causando muitos transtornos para os moradores da localidade. Os dejetos acumulados causaram uma enorme cratera na Estrada Velha de Tabatinga, pondo em risco as pessoas que circulam no local.

Foto: Fernando Melo/Cortesia
Esgoto estourado em Igarassu

…prejudica comunidade

“A comunidade, prejudicada com o mau cheiro e a proliferação de ratos e insetos, protocolaram diversas solicitações à Compesa. Segundo um morador, técnicos já estiveram no local, mas até o momento não solucionaram o problema”, denuncia o professor e ambientalista Fernando Melo.

Interpoética – Um dos destaques da X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, até o dia 12, no Centro de Convenções, é a participação do portal da Interpoética, comandada pelos editores e companheiros Sennor Ramos, Raimundo de Moraes e Cida Pedrosa. Acessem: www.interpoetica.com.

TopLed Bandeirantes

Painéis/Cortesia
Bandeirantes - Outdoor
É da Bandeirantes Mídia Exterior, no Recife, os quatro maiores  e mais modernos painéis do País. Os TopLed estão na Zona Sul (perto do Shopping Rio Mar e na Avenida Conselheiro Aguiar); e na Zona Norte (nas avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa). Parabéns, ao companheiro Mauro Santos e equipe.

Unidos… – Para chamar a atenção da opinião pública, das autoridades e da população e sugerir caminhos para a redução da violência e insegurança, a sociedade civil organizada de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, promove, hoje, a partir das 16h, a caminhada “Unidos pela Paz”. A concentração será na Praça dos Estudantes, no Centro.

…pela Paz – O movimento vai às ruas do município para reivindicar mais segurança, pois a região onde fica o Polo de Confecções de Pernambuco vem sendo alvo constante violências, como assaltos a residências e a estabelecimentos comerciais, arrombamentos, tráfico de drogas e homicídios. Uma das entidades envolvidas é o Moda Center Santa Cruz, o maior centro atacadista de confecções do País. 

Parabólica: 

Ri Happy Baby – A Ri Happy Baby, unidade da Rede Ri Happy especializada no segmento de bebês, abre a sua primeira unidade no Recife, hoje, Shopping Rio Mar. Para um público entre zero a três anos de idade e com produtos exclusivos e líderes de venda no mundo. 

Difusora em tons… – Como outubro é o mês oficial da luta contra o câncer de mama, o Shopping Difusora de Caruaru, em apoio à campanha Outubro Rosa iluminará o seu logotipo, na frente do centro de compras,​ ​com tons de rosa para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. 

…de rosa – Além disso, o mall receberá uma ação da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) em parceria com o​Centro de Diagnóstico Manoel Florêncio para realização de exames mamários de graça para o público feminino. A iniciativa acontecerá de amanhã ao dia 9 deste mês, das 10h às 18h.

Sintepe… – Os trabalhadores da Rede Estadual de Educação associados aos Sintep e terão um espaço exclusivo para divulgar os seus trabalhos na X Bienal Internacional do Livro, no Centro de  Convenções.

…na Bienal – Os estandes 96 e 97 terão uma programação repleta de poesia, prosa, música, teatro, cinema, além de debates e mesas expositivas. A iniciativa tem como objetivo celebrar os 25 anos do sindicato, valorizar as produções literárias dos seus profissionais. 

CD Infantil – A cantora Marília Mendonça tem uma meta de vender 2000 CD’s, ao preço e 5,00 (cinco reais) e toda a renda será destinada ao NACC – Núcleo de Apoio a Criança com Câncer. O lançamento será, hoje, das 10h às 19h, na Livraria Jaqueira. 

Teatro – O espetáculo Gruta Nossa Senhora de Lourdes será realizado, amanhã, às 18h, na IV FENEARC/ Feira de Negócios do Artesanato de Camaragibe, na Praça de Eventos, na Av. Carlos Alberto de Menezes, S/N, Vila da Fábrica. Acesso gratuito. Informações: 99536-4746.  


A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário