terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cidades Online


Agentes Penitenciários não podem ser culpados pela irresponsabilidade do Governo de Pernambuco

Da direção do SINDASP-PE: NOTA DE REPÚDIO: “É recorrente a estratégia do Governo do Estado de Pernambuco de colocar a culpa nos servidores públicos do sistema penitenciário e policiais militares lotados em presídios toda vez que o sistema prisional caótico no Estado dá sinais de explosão e descontrole. O Sindasp-PE (Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco) repudia com veemência acusações incriminatórias à honra dos agentes penitenciários lotados na Penitenciária Barreto Campelo e no Presídio Frei Damião de Bozzano. Para a direção do sindicato, quem deveria ser investigado é o Secretário de Justiça, por não efetivar ações que reduziriam o caos no sistema em Pernambuco. na última fuga da Barreto Campelo, quando: 1. O Sindasp-PE vem denunciando ao Governo do Estado que, de um total de nove guaritas da unidade prisional, quatro não estão funcionando. Exatamente entre a Guarita 3 e 4, onde não há nenhuma presença ostensiva de agentes penitenciários nem policiais militares, houve o ataque que resultou na fuga deste final de semana.


Foto: Divulgação
Exibindo Complexo Prisional do C urado.jpg

No geral, existem 70% das guaritas do sistema prisional pernambucano desativadas. 2. Agentes Penitenciários agiram contra os fugitivos, o que resultou em uma evasão menor de presos pelo buraco. 3. Na época do último ataque aos muros da penitenciária, há pouco mais de um mês, o secretário de Justiça, Pedro Eurico, havia prometido a compra de refletores para o auxílio do monitoramento da área externa da penitenciária, fato que não ocorreu. 4. Em coletiva de imprensa, o Secretário de Justiça prometeu entregar, em 17 de agosto, novos coletes balísticos para o auxílio no trabalho dos agentes penitenciários. Promessa não cumprida e com dificuldades, visto que há problemas na licitação. Tampouco, soluções alternativas foram ventiladas. Hoje, todo o estoque de coletes balísticos do sistema está vencido. 5. O estoque de munição não-letal está na reserva, o que compromete qualquer trabalho de contenção de motins nas unidades prisionais.


Déficit de mais de 4 mil agentes

6. O sistema prisional de Pernambuco é servido de viaturas sucateadas, sendo que a ocorrência de falhas mecânicas destes veículos vem ocorrendo com frequência, às vezes, em deslocamentos de bandidos de alta periculosidade. 7. O Sindasp-PE repete o que vem dizendo desde o início do ano: não há trabalho eficaz sem efetivo. O sistema prisional pernambucano tem um déficit de mais de 4 mil agentes penitenciários, quanto no sistema temos agentes concursados com sentença judicial determinando a convocação, mesmo com prazo expirado, visto que estes entraram na justiça antas do termino do prazo.


As inverdades do secretário

O Sindasp-PE vai solicitar ao Governo do Estado que se investigue o que o Secretário de Justiça vem afirmando, visto que considera inverdades diversas declarações do secretário, em boa parte, imputado culpabilidade aos servidores. Para manifestar nossos repúdio e indignação, servidores do sistema penitenciário e concursados aprovados no último certame farão um protesto no Centro do Recife, com data a ser divulgada ainda no dia de hoje. Portanto, beira o absurdo "desconfiar" da participação de agentes públicos.


Governo vai investigar

O Governo do Estado informou, anteontem, que vai investigar todos os agentes penitenciários e policiais militares que estavam de plantão durante a madrugada de sábado (7), no Presídio Frei Damião de Bozzano, que integra o Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. A suspeita é de que alguém tenha facilitado a fuga de três detentos.

Explosão e fuga no Cotel

No domingo passado, também ocorreram protesto e tumulto, no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e fuga de presos através de um buraco aberto por meio de uma explosão no muro da penitenciária Barreto Campello, em Itamaracá.  A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos afirma que a suspeita de favorecimento aumenta pelo fato de que os presos fugiram usando uma “tereza”, como é conhecida a corda feita com lençóis e tecidos, um tipo de fuga que requer mais tempo para se concretizar.

Superpopulação carcerária

O governo reconheceu que o estado sofre com uma grande população no sistema prisional e atualizou os dados divulgados pela pesquisa. Segundo a Secretaria de Ressocialização (Seres), o estado mantém atualmente 31.919 presos, sendo que a capacidade é de 11.196. Isso representa um déficit de 20.723 vagas. As audiências de custódia foram implantadas no Estado, em agosto deste ano, para que juízes analisem a legalidade e necessidade da prisão. Cerca de 40% dos detidos levados a essas audiências, no Grande Recife, foram liberados.


Forte Orange fechado

Foto: Fernando Melo/Cortesia

Exibindo Forte Orange.jpg

Do leitor Fernando Melo/Igarassu/ PE: “Este importante monumento da História de Pernambuco encontra-se fechado, há alguns meses, para reforma. A pessoas chegam ao local para visitá-lo e se deparam com o forte interditado. Quando irão concluir essa obra? A população e os visitantes precisam de uma resposta e Itamaracá tem perdido muito com o Forte Orange fechado. Com a palavra as autoridades”.

Natal Sem Fome dos...

A Estação Recife do Metrô será o palco do lançamento da campanha Natal Sem Fome dos Sonhos de 2015, a partir das 16 horas, desta quarta-feira, dia 11 de novembro. O ato, promovido pelos voluntários da Organização não Governamental (ONG) Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, acontecerá no hall da terminal, nas imediações da mini-biblioteca e contará com a presença de artistas da cena local e grupos culturais. Eles se revezarão no palco pedindo a população a doar alimentos como principal símbolo de uma sociedade sem miséria.


...dos Sonhos de 2015

No local passará a funcionar um ponto de arrecadação d donativos que funcionará de segunda a sexta das 9h às 16h. Quem preferir pode ajudar a campanha depositando qualquer quantia nas contas da instituição: Banco do Brasil Agência 3234-4, conta 5633-2 e Banco Bradesco Agência 1055-3, conta 9640-7. Mais informações com os voluntários de plantão pelo telefone (81) 3226 0063 ou pelo e-mail acaope@hotmail.com; ou com Anselmo Monteiro, Coordenador Geral, pelos telefones (81) 9 9979 9716 e (81) 9 9114 9716.

​ 
Veterinário...

Um mutirão de serviços voltado para a saúde de cães e gatos foi oferecido pela Prefeitura do Recife à população do Ibura e bairros vizinhos, no sábado (7) passado, na 16ª Edição do Veterinário nos Bairros. Com mais essa inciativa, a gestão ultrapassa a marca de três mil consultas veterinárias realizadas em toda a Cidade. 


Foto: Marcos Pastich/PCR

Exibindo Cães e gatos -.jpg

...nos Bairros

Por meio da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais, a PCR já realizou 7.557 cirurgias de castração e microchipagem e 16 mutirões que passaram pelos bairros de Ibura (3 eventos), Macaxeira, Água Fria, Boa Viagem - na comunidade Entra Apulso, Afogados, Estância (Conjunto Residencial Ignêz Andreazza), Casa Amarela, San Martin (2 eventos), Totó e Engenho do Meio, Alto José Bonifácio e Bomba do Hemetério. 


Parabólica:

Qualificação... -  Os jovens residentes na região das praias (Janga, Pau Amarelo, Conceição e Maria Farinha) interessados em entrar no mercado de trabalho contam com uma boa oportunidade de qualificação gratuita. A Prefeitura do Paulista promove, amanhã (11.08), das 9 às 12h, mais uma etapa do Projeto Paulista e CIEE nos Bairros, na Escola Margarida Sampaio, na Rua da Palma, 88, Loteamento Conceição.


...para jovens - Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizarão oficinas gratuitas e inscrições para o Programa Aprendiz Legal. A capacitação é voltada para alunos dos ensinos médio e superior, com idade mínima de 14 anos.


IFPE: II Feira... - O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promove, nos dias 18 e 19 de novembro, a II Edição da Feira de Gastronomia. O evento, organizado pelo Campus Cabo de Santo Agostinho com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);

...de Gastronomia - Irá reunir nomes conhecidos da gastronomia Pernambucana, na sede provisória do IFPE: Fachuca -Rua Sebastião Juventino, s/nº, Destilaria, Cabo de Santo Agostinho/PE. Inscrições gratuitas e podem ser feitas no http://feiradegastronomia.cabo.ifpe.edu.br/.

Novas turmas... - Hoje, (10) o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, dará o pontapé inicial para o início de novas turmas no Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP) do Ipojuca. A unidade educacional, localizada às margens da Rodovia PE-60, no KM 16, já concluiu quatro turmas, totalizando 140 ​jovens​ capacitad​o​s. Deste quantitativo, 111 ​alunos ​foram inseridos no mercado de trabalho. A aula inaugural terá início às 10h.

Foto: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca

Exibindo Jovens capacitados em Ipojuca.jpg

...em Ipojuca - Na ocasião, serão iniciadas seis novas turmas nas áreas de elevação de escolaridade, português, matemática, ética e boas práticas e informática, resultando em um total de 210 alunos. A carga horária por turma será de 320 horas-aula e o horário das atividades será de 7h30 às 11h30 (manhã), 13h às 17h (tarde) e de 18h às 21h (noite).

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Queiroz Galvão recebe prêmios 
que certificam sua qualidade empresarial

A construtora Queiroz Galvão alcançou mais duas importantes marcas este ano. A empresa conquistou o primeiro lugar no ranking Estadão “Empresas Mais”, categoria Construção e Serviços Especializados, que reconhece as mais eficientes e avançadas empresas do Brasil. Além disso, pela segunda vez consecutiva, a corporação foi legitimada como uma das empresas no setor de construção civil que melhor se relaciona com a imprensa e com os jornalistas.


O prêmio “Empresas Mais”, criado pelo Grupo Estadão, leva em consideração a atuação econômica das corporações em todas as regiões do país. A análise é feita a partir dos balanços de resultados financeiros obtidos e abrange ainda análises do desempenho produtivo e gestão administrativa, com base no Quadrante de Impacto (QI), metodologia inovadora desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (FIA). 

A avaliação observa o histórico do desempenho entre os anos de 2011 e 2014. “As Empresas Mais não são apenas de grande porte, mas também de grande impacto na economia brasileira, além, de terem tido uma performance excepcional em relação às demais dos seus setores”, explica o presidente do grupo Estado, Francisco Neto.

Já a premiação “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” atesta a qualidade do relacionamento que a Queiroz Galvão mantém com os jornalistas e o mercado, valorizando o acesso, disponibilidade e facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais. A pesquisa, organizada pelo Centro de Estudos da Comunicação (CECOM) e Revista Negócios da Comunicação, ouviu mais de dois mil profissionais de imprensa das principais redações do país.



Um abraço ao HCP - 70 anos

Ontem,  dia 9 de novembro, o Hospital de Câncer de Pernambuco completa 70 anos de fundação. Uma data desta não pode passar desapercebida. Por isso, uma série de eventos vão marcar as comemorações deste aniversário durante todo o mês, para envolver toda a sociedade em um grande momento de solidariedade para com a instituição. O primeiro dos eventos será uma missa, que vai acontecer no dia 9 de novembro, às 16h, no próprio HCP. A celebração será realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que, nos anos 90, foi capelão do Hospital. Na ocasião, o Hospital vai homenagear as voluntárias da Rede Feminina, que também fazem 70 anos de atuação junto ao Hospital.

Já durante os dias 12 e 13, vai acontecer o I Simpósio Científico do HCP. Este evento, que será realizado no auditório da Fiepe, pretende reunir cerca de 200 profissionais de saúde que terão acesso a palestras sobre Oncologia com os principais pesquisadores do país. Uma corrida está programada para o dia 15 de novembro, com saída prevista para as 7 horas da manhã, do Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. São esperados mais de mil corredores na I Corrida pela Vida. A ideia é lembrar à sociedade da importância da prevenção do câncer, por meio de práticas saudáveis, e também arrecadar recursos para a instituição.

Já no dia 17 de novembro, no Centro de Convenções, em Olinda, vai acontecer o ápice das comemorações, com o Show do Abraço, que reunirá diversos artistas em prol do HCP, entre eles, Alceu Valença, Elba Ramalho, Maestro Spock, Sá Grama, Santana, entre outros. Todos os eventos que vão marcar as comemorações dos 70 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco são filantrópicos e terão renda revertida para melhorias da instituição.

Agenda de Eventos

Dia 9 de novembro
Missa em ação de graças aos 70 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco

Dia 12 e 13 de novembro
I Simpósio Científico

Dia 15 de novembro, 7h
I Corrida pela Vida do HCP – Um abraço ao Hospital de Câncer

Dia 17 de novembro
Show do Abraço com vários artistas locais

Todas as inscrições são realizadas no site Ingresso Prime.




37ª Semana Espírita Cabense será aberta com show de Nando Cordel e Felicidade Cordel

“O evento entra para a 37ª edição refletindo sobre “O Que é o Espiritismo”

“O Que é o Espiritismo?” será o tema da 37ª Semana Espírita Cabense, que acontecerá de 17 e 22 de novembro, na Câmara Municipal dos Vereadores, no Cabo de Santo Agostinho, das 19h30 às 21h. O evento é uma vitrine de palestrantes espíritas que representam as federações estaduais da qual pertencem. Palestrantes da Paraíba e Pernambuco figuram entre os participantes deste ano e os temas de cada noite explicarão melhor para espíritas e não espíritas os aspectos mais marcantes da doutrina codificada por Alan Kardec, na França do século XIX. O cantor e compositor espírita Nando Cordel e sua filha, Felicidade Cordel, farão a apresentação cultural,  na abertura da primeira noite do evento, na terça-feira, 17, com canções conhecidas do grande público, que trazem mensagens de paz. 



Miguel dos Santos em mostra na BArte Galeria

Os mitos, as lendas e o folclore são as principais vertentes seguidas pelo artista plástico caruaruense, radicado na Paraíba, Miguel dos Santos na produção de suas obras. Prestes a comemorar 71 anos de vida e muita história, o ceramista e pintor foi convidado pela BArte Galeria, em Casa Forte, no Recife, para expor seu trabalho mais recente: Miguel dos Santos em obras de pequenos formatos. São dez quadros em óleo sobre tela e 30 peças – entre pratos, placas e vasos –, que variam entre 25cm e 40cm. A abertura da mostra acontece no dia 11 de novembro, às 19h, e contará com a presença do artista. 
Serviço:
Miguel dos Santos em obras de pequenos formatos 
Abertura: Dia 11 de novembro, às 19h
Período da exposição: 11 de novembro até 31 de dezembro
Local: BArte Galeria - Av. 17 de Agosto, 789, 1º andar, Casa Forte, Recife/PE, fone (81) 3104.0000
Horário: segunda a sexta – 10h às 19h / sábado – 10h às 14h
Entrada: Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário