quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Cidades Online- Coluna/Notícias

Cidades Online - Coluna
Sexta-feira
04.12.15

Assassinato do pastor e militante
político ainda sem uma solução

A deputada e presidente do PT em Pernambuco Teresa Leitão ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de ontem (2), para repercutir a notícia do assassinato do pastor e militante político Evandro Krillis, alvejado na zona rural de Orobó, no último dia 20 de novembro. A deputada justificou que sua ida à tribuna, dez dias após o assassinato, se dá não para tornar público o fato, mas para cobrar da Secretaria de Defesa Social uma posição a respeito de ofício enviado à SDS, pedindo uma audiência urgente para tratar da questão. “Solicitei essa audiência desde a semana passada e sabemos que no caso de um crime com esse perfil, quando mais for demorada a investigação, mais fica difícil”, registrou.

Foto: Tereza Leitão/Cortesia




Teresa explicou que todos os encaminhamentos necessários em apoio à família foram adotados, mas que apenas uma investigação profissional, que aponte um caminho para encontrar os culpados, poderá dar conforto à família. “Não existe nenhuma notícia sobre o crime, nem pistas. Fiz o pedido de audiência com o Secretário de Defesa Social por escrito e faço publicamente hoje porque é uma vida que se foi e a apuração desse crime precisa ser feita”, reforçou. O crime – O pastor Evandro foi morto por dois homens, quando seu carro foi interceptado na zona rural de Orobó, momento em que ele estava em companhia de sua esposa e filha.  No dia seguinte ao crime, o PT soltou uma nota lamentando o assassinado e pedindo providências para a solução do crime.


Liberação de água...

A liberação da água gerada pela Transposição do Rio São Francisco para os habitantes de Cabrobó foi cobrada pelo deputado Lucas Ramos (PSB), que se solidarizou com o pedido do prefeito da cidade, Auricélio Torres, para que as famílias que vivem no entorno do canal da transposição possam utilizar as águas da Barragem de Tucutu, a primeira represa do Eixo Norte da obra, localizada no município.

...para Cabrobó

Atualmente, a barragem está com as comportas fechadas, esperando a conclusão das obras que permitirão que a água siga até a represa do município vizinho de Terra Nova, que fica 36 km ao norte. “É uma incoerência sem tamanho: como Cabrobó pode não ser atendido pela transposição? É cruel que essas águas saiam do município sem deixar nenhum benefício para as famílias que estão ao lado do canal”, criticou Ramos. “O que o prefeito pede não é impossível. O Ministério da Integração Nacional e a própria presidente Dilma Rousseff foram alertados para essa situação”, disse o deputado.


Alô, CTTU?

Trânsito congestionado, nas Avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, em Santo Amaro, nos dias de culto da Igreja Assembleia de Deus. O principal motivo é que os motoristas estacionam carros e ônibus onde bem querem e entendem.


Alepe: Campanha...

O espírito natalino toma conta da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a inauguração da tradicional iluminação especial do Museu Palácio Joaquim Nabuco. O entorno do prédio também recebeu decoração temática, que permanecerá até o dia 6 de janeiro de 2016.  E já foi lançada a Campanha Natal do Bem, para arrecadação de alimentos.

Foto: Rinaldo Marques



...Natal do Bem

Deputados e gestores dos diversos setores da Alepe receberão embalagens com enfeites natalinos, que deverão ser reaproveitadas para armazenar os alimentos doados por funcionários e pelo público que frequenta a Casa legislativa. A ação seguirá até o dia 17 de dezembro, com previsão de entrega dos itens para as entidades beneficiadas no dia 21.

Um absurdo sem tamanho!

Foto:Juna Fard/Cortesia



Denúncia do leitor Juna Fard à CTTU e à Prefeitura do Recife: “O trecho, que o Restaurante Sócaldinho usa para estacionamento, simplesmente não cabe um carro e, assim, jogam todos os pedestres na rua e numa curva perigosa. O pior é que todos que seguem pela Avenida Visconde de Jequitinhonha e tem que passar por esse absurdo todos os dias. Não tem outra opção!”

Apadrinhamento de...    

A Vara da Infância e Juventude de Olinda está desenvolvendo uma iniciativa para garantir aos jovens, que vivem em casas de acolhimento, a oportunidade de estabelecer laços afetivos com a sociedade. O serviço, denominado Anjos de Olinda: Programa de Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes, permite que pessoas possam conviver com as meninas e meninos, por exemplo,  nos fins de semana.  


...crianças e adolescentes 

O modelo é diferente da adoção. Para aderir ao apadrinhamento afetivo, os interessados devem ligar para o fone: 3182.2681 ou comparecer, das 12 às 18h, ao Departamento da Equipe Interprofissional, que funciona no Fórum Lourenço José Ribeiro, na Avenida Pan Nordestina, km 4, na Vila Popular, Olinda.


Só o...

Pensando em facilitar a vida das mulheres que não abrem mão da vaidade, as designers e consultoras de moda Márcia Moura, Dayse Vila Nova e Paola Araújo realizam, nos dias 11 e 12 deste mês, o evento Só o Necessário! Vai de Frescura de Moda,  com a Srtª Margarida e Mon Dieu!

 Foto: Cortesia



...Necessário!

Serão dois dias de compras com produtos das marcas, consultoria de moda gratuita - com ideias para potencializar os looks, oferecendo opções de combinações diferentes das peças e o uso de acessórios para renovar as produções e para presentear. Haverá sorteio de dois kits com produtos das marcas. Frescura de Moda, na Av. Visconde de Albuquerque, 913, Galeria d'Azevedo, Loja 4, Madalena (ao lado da Agência do Correio) #sóonecessário.



Parabólica:

Pós-graduações... - A Faculdade ESUDA, sintonizada com a necessidade de desenvolvimento da educação e às mudanças mercadológicas, dispõe na sua grade de pós-graduações, cursos voltados para essas atualidades. Entre os eles, destacam-se os de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Educação Especial/Inclusiva com ênfase em Libras; Projetos Sociais e Políticas Públicas e MBA em Marketing Digital.

...na ESUDA - A pré-matrícula pode ser feita no site http://www.esuda.com.br/, onde o candidato tem disponível  um formulário contendo os requisitos para efetuação da inscrição. As aulas acontecem quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 18h, na própria faculdade. A ESUDA fica na Rua Bispo Cardoso Ayres, Boa Vista, fone (81) 3412.4242).


Música clássica...  A nova edição do Programa NET Educação, iniciativa da área de responsabilidade social da NET, estreia, hoje, e terá como temas o uso da música clássica como ferramenta de educação e também das tecnologias em sala de aula. O conteúdo pode ser assistido no Canal do YouTube (youtube.com/neteducacao) e no Portal NET Educação (www.neteducacao.com.br).

...como ferramenta -  o primeiro bloco, o discute a atual forma de educar e como os professores e alunos podem criar, inovar e adquirir conhecimento juntos. Educadores e especialistas se reuniram no InovaEduca 3.0, evento realizado em São Paulo, para debater questões sobre o futuro da educação e do uso das tecnologias em sala de aula. 

...de educação - Já no segundo bloco, o NET Educação foi conhecer o Instituto Baccarelli, projeto que usa a música clássica como ferramenta para ensinar, educar e transformar a vida de crianças que moram em Heliópolis, uma das maiores comunidades do Brasil, em São Paulo. Professores revelam como o contato com a música erudita pode estimular a responsabilidade e dedicação nos estudos. O projeto, que existe há 19 anos e atende 1,3 mil alunos, inspirou o filme “Tudo Que Aprendemos Juntos”, protagonizado por Lázaro Ramos.


Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Cidades Online-Notícias



Policiais Civis fecham acordo com Governo do Estado

Vitória dos Policiais Civis de Pernambuco. Na noite desta quinta-feira (3) a categoria aprovou negociação com o Governo do Estado e suspendeu o Estado de Greve decretado no último dia 27 de novembro. Em assembleia concorrida, o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) apresentou a negociação feita com o governo, que conseguiu avançar em comparação com a última proposta apresentada.

Exibindo sinpol (1).png


Os policiais civis aprovaram em assembleia as seguintes conquistas:

1. Criação de um Grupo  de Trabalho para discutir e elaborar em 90 dias uma reformulação do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) da Polícia Civil de Pernambuco.

2. Criação de um Grupo de Trabalho para discutir e elaborar em 90 dias uma proposta de Lei Orgânica da Polícia Civil de Pernambuco.

3. Progressão de 1,5% em dezembro, retroativo a março deste ano.

4. Auxílio transporte de R$ 350,00 para todos os policiais civis da ativa no Estado.

5. Alteração no percentual do PCCV de 1,5% para 2% a partir de abril de 2016 para toda a categoria, ativos e aposentados.

7. Devolução dos descontos das faltas dos plantões decorrentes do abandono do PJES (Programa de Jornada Extra da Segurança).

Para Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, a elaboração da Lei Orgânica será uma oportunidade de melhorar e modernizar a polícia civil, melhorar o atendimento à população e promover o trabalho de investigação.

Já a elaboração do PCCV será realizada com a presença de cinco membros do Sinpol e três membros do Governo e, já agora em dezembro, será discutido. "Esse é o documento da valorização do policial. Precisamos sair da pecha de ter a o pior salário de polícia civil do Estado", disse.

"É um acordo firmado com o Governo do Estado. Melhorou o PCCV da gente, mas está aquém. Só que em um momento de uma conjuntura difícil, foi o que deu para negociar com o Governo do Estado. Esperamos que em 2016 a coisa melhore para todo mundo, para todos os trabalhadores", afirmou Áureo Cisneiros.



DIRETÓRIO ESTADUAL DE PERNAMBUCO

NOTA PÚBLICA

A conjuntura política nacional ganha um novo componente a partir da aceitação, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Se por um lado isso pode caracterizar o agravamento da crise, por outro, com muito mais vigor, significa o início de um novo ciclo na relação política do Executivo com o Legislativo que, esperamos, traga de volta a normalidade de funcionamento do país.

A tramitação de um pedido de impeachment, inegavelmente, prejudica o governo, a presidenta e o país, mas os fatos como ocorreram podem e devem redirecionar posicionamentos e ações, e dentre elas destacamos:
1.       A posição firme e unitária dos deputados federais e do PT em não ceder às chantagens de Eduardo Cunha e dar publicidade antecipada ao voto favorável à admissibilidade do processo de cassação do referido deputado.
2.       A reação imediata, da mesma forma firme e corajosa, da presidenta Dilma em pronunciamento ao povo brasileiro, demonstrando que está pronta para a disputa, pois sobre ela não pairam dúvidas, nem acusações que justifiquem o impedimento.
3.       A nota pública de todos os governadores do Nordeste, primeiros gestores a reconhecer e a valorizar a importância do Estado Democrático de Direito para tranquilidade das relações institucionais e a boa governança federativa.
4.       As inúmeras manifestações de partidos políticos, de movimentos sociais, de juristas, de cientistas políticos, da CNBB, de setores da imprensa, da militância petista em favor da resistência ao golpe institucional.
De fato, o movimento feito pelo deputado Eduardo Cunha, ele próprio denunciado por várias práticas de corrupção, não encontra precedentes no uso da chantagem e da retaliação como instrumentos da política.

Lamentamos que a oposição comandada pelo senador Aécio Neves, eleitora e apoiadora de Cunha, tente tirar proveito da situação.

Conclamamos todo o campo democrático e popular a reforçar as articulações e a mobilização em defesa da democracia.

Orientamos os diretórios municipais a reunir suas instâncias para manter todos informados e mobilizados. Convocamos toda militância a permanecer em estado de alerta e a reforçar as atividades partidárias.

Estejamos todos e todas de prontidão para defender a democracia, o legítimo mandato da presidenta Dilma e um Brasil para todo o povo brasileiro.

Recife, 02 de dezembro de 2015

Comissão Executiva Estadual do PT/PE.



Geraldo garante apoio da Igreja Católica no enfrentamento ao Aedes aegypti

Mobilização no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus ganha reforço da instituição religiosa, que atuará junto aos fiéis e nas comunidades
.
A Igreja Católica também entrará na luta para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio em reunião solicitada ao arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na manhã de ontem, quinta-feira (3). A Igreja vai contribuir com a conscientização dos fiéis para os cuidados dentro de casa e a distribuição de material educativo nas missas, dentro do periódico “O Domingo”. Participaram do encontro secretários municipais e o alto clero da instituição.

A Igreja Católica se juntará ao contingente de órgãos e instituições que já estão no combate ao Aedes aegypti, como o Exército Brasileiro, as panificadoras do município, que distribuirão material educativo nos locais de venda, o Banco do Brasil, além das igrejas evangélicas e das escolas particulares que também serão procuradas pelo Prefeito. Desde a última terça-feira (1), quando foi publicado o Diário Oficial do Recife o Decreto número 29.279, a cidade está em "Situação de Emergência" por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia que estão sendo diagnosticados.

“É muito importante a participação da sociedade inteira, já que a maioria do número de focos está dentro das residências. E a Igreja pode fazer um trabalho de conscientização muito forte, com a mobilização, engajamento e divulgação de informações. Dom Fernando e toda a Igreja Católica já estavam engajados neste trabalho, e agora a gente combinou ações em conjunto, com a distribuição de material impresso e a palavra de todos da Igreja que estão espalhados pela cidade. Este trabalho entre a Prefeitura do Recife e a Igreja  é fundamental, e quero agradecer a Dom Fernando e todos da Igreja Católica”, destacou Geraldo.

O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, explicou que a Igreja Católica, através da Pastoral da Saúde, já vinha realizando ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, nas suas 120 paróquias espalhadas em 19 municípios. Saburido ressaltou que a parceria com a Prefeitura do Recife só vem para somar o esforço já realizado por todos. “Nosso desejo é fazer aqui na nossa Arquidiocese um ‘Quartel-General’, mobilizando a juventude. Nós temos a Casa da Juventude e queremos fazer este trabalho com relação ao mosquito, principalmente com a distribuição de material educativo”, contou. “Além disso, também teremos nossos momentos de encontros dos membros da Pastoral da Saúde com o clero, para explicar sobre esse desafio e pedir o engajamento”, continuou.

PARCERIAS – O prefeito Geraldo Julio também se reuniu com o superintende estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Marcos Ticianeli, que ofereceu apoio nas ações de combate ao Aedes aegypti. O banco disponibilizará panfletos aos clientes e informativos nas telas dos caixas eletrônicos já na próxima semana. “É necessário que seja feito este tipo de esclarecimento com a população. Em Pernambuco, nós temos cerca de quatro milhões de correntistas e 193 agências. Nós já estamos orientando nossos funcionários para realizar este tipo de mobilização”, detalhou.

Além do reforço do Exército Brasileiro nesta guerra contra o mosquito, a Prefeitura também conseguiu o apoio da Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP) e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão). Será realizado um trabalho de divulgação de material educativo e conscientização dentro das padarias, em todos os bairros, e que são frequentadas diariamente por todas famílias recifenses.

O prefeito também deverá se reunir, nos próximos dias, com representantes de igrejas evangélicas e outras religiões para solicitar apoio. Também deverá se reunir com representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) para que este trabalho também chegue forte dentro das salas de aula.


Prefeito convoca escolas, igreja evangélica e voluntariado para somar esforços no combate ao Aedes aegypti


            O prefeito Geraldo Julio se encontra, na manhã desta sexta-feira (4), com o presidente dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de  Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, e no turno da tarde, com o pastor Ailton, da Assembleia de Deus,  para solicitar apoio das entidades no combate ao mosquito Aedes aegypti. A intenção do encontro é conseguir o reforço das instituições na mobilização de agentes multiplicadores de informações, que podem colaborar no enfrentamento ao causador da dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado ao aumento de casos de microcefalia na cidade e no Estado

          Já no final da tarde, o gestor municipal lança 500 vagas de voluntariado na plataforma Transforma Recife, onde os interessados poderão se inscrever no site para se capacitar e atuar junto à Prefeitura do Recife no combate ao mosquito, realizando visitas e mutirões nos distritos sanitários do município. Os interessados poderão se candidatar às vagas acessando o site www.transformarecife.com.br, e a partir de então se tornarão voluntários na ação de enfrentamento da Prefeitura do Recife, que realiza visitas e mutirões de orientação à população em todas as regiões da cidade.

          

Serviço:

Pauta: Reunião com o presidente do Sinepe-PE, José Ricardo Diniz/ 
Reunião com o pastor Ailton, da Assembleia de Deus/ 
Lança 500 vagas para voluntários no Transforma Recife
Data: Sexta-feira, 4 de dezembro
Hora: 9h/ 14h/ 16h
EndereçoSinepe-PE, Rua Amélia, n° 304, Graças / 
Assembleia de Deus, Av. Cruz Cabugá, n° 29, Santo Amaro/ 
Gabinete do prefeito Geraldo Julio, 9° andar, Edifício-sede da Prefeitura do Recife



Superdotados atendidos pela PCR apresentam projetos em exposição

Alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) participaram da 6ª EXPONAAHS

Os cerca de cem alunos atendidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife apresentaram aos pais, professores e convidados, nesta quinta-feira (03), os principais projetos que desenvolveram ao longo do ano. A 6ª EXPONAAHS foi realizada no auditório da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), em Casa Amarela, onde funciona o núcleo da Secretaria de Educação do Recife.

O NAAHS Recife conta com 11 professores da rede municipal e atende atualmente 111 estudantes, dos quais 54 são da rede municipal de ensino do Recife, 13   da rede estadual e 44 são de colégios privados. Cada aluno vai ao núcleo uma vez por semana, no turno em que não está na escola. De acordo com a proposta pedagógica do NAAHS, são organizados grupos de interesses em que os estudantes desenvolvem projetos com base nas suas habilidades. 

Um dos projetos expostos nesta quinta foi o do grupo de Davi de Oliveira, 7 anos, que já cursa o 4º ano de um colégio privado de Paratibe, em Paulista. Integrante do grupo de interesse em jogos matemáticos, ele produziu cartazes com desenhos e peças de tangram (quebra-cabeça chinês), além de ter feito montagens com peças dos kits de robótica de encaixe da Lego. Apesar de morar longe, a mãe dele, Maria da Conceição Costa, diz que faz questão de levar o garoto ao NAAHS uma vez por semana. Davi, que lê e interpreta textos com bastante facilidade, sempre precoce. Ele começou a andar com 7 meses e, aos 2 anos e 6 meses, já conseguia ler as primeiras palavras. "Ele melhorou muito depois que entrou aqui no início deste ano. Ele era muito elétrico, mas agora consegue ficar quieto e concentrado. Os meninos que têm a mesma idade de Davi não gostam muito de brincar com ele. Dizem que ele é chato porque sabe demais", conta a mãe, que enfrenta a mesma dificuldade da maioria dos pais que têm filhos no NAAHS.

Já os alunos do grupo de interesse em comunicação trabalharam mais com pesquisa. Como resultado das atividades, eles gravaram uma espécie de telejornal e também distribuíram o jornalzinho que produziram. "Aprendemos que temos que pesquisar, no mínimo, em três fontes diferentes. Também temos que ter o cuidado de observar quem é o autor dos textos que estão nos sites", explica Maria Rita Lins, 9 anos.

Também integrante do grupo de Maria Rita, Larissa Medeiros, 7 anos, sai de Palmares uma vez por semana e enfrenta duas horas de viagem para chegar ao NAAHS. "Nosso esforço vale muito a pena, pois percebemos que aqui Larissa melhorou muito da dificuldade que tinha para se relacionar com crianças da idade dela. A escola dela sugeriu que ela pulasse algumas séries, mas não deixamos porque o NAAHS não recomenda. Se ela se adiantasse, nunca perderia a dificuldade de se relacionar com as crianças da mesma idade", explicou o empresário Adriano Camargo, pai de Larissa.

Outro trabalho apresentado na 6ª EXPONAAHS foi o de Daniel de Oliveira, 16 anos, aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior. Ele faz parte do grupo de artes cênicas do núcleo e, nesta quinta, recitou um poema e exibiu um vídeo que produziu. Segundo a mãe dele, a advogada Geselia Lemey, quem descobriu que Daniel tinha altas habilidades foi uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Divino Espírito Santo, onde ele estudava até o ano passado. "Eu nunca tinha ouvido falar em altas habilidades até a professora me explicar o que era e dizer que Daniel se encaixava nesse perfil. Muitos meninos tidos como problemáticos na verdade têm altas habilidades. Quando essas habilidades são identificadas e trabalhadas, tudo fica mais fácil, as crianças produzem mais e percebem que não há nada de errado com elas. O NAAHS faz um trabalho maravilhoso, é o lugar dos ajustes. Daniel se ajustou e se encontrou aqui, elevou sua autoestima", relata a Geselia.


Fotos: Juliana Corrêa/Cortesia

ATENDIMENTO - Fundado em 2007, o NAAH/S está vinculado à Divisão de Educação Especial da  Secretaria de Educação do Recife. Cerca de mil estudantes já foram atendidos pelo núcleo ao longo destes nove anos. O núcleo tem um grupo de crianças precoces, que são as que têm de 3 a 6 anos e espontaneamente desenvolvem habilidades antes do esperado para a faixa etária. Essas crianças podem desenvolver altas habilidades ou não. Quem tem altas habilidades é encaminhado para os grupos de interesse em comunicação, leitura, robótica, artes visuais, música, artes cênicas, jogos matemáticos, entre outros.

Para identificar os estudantes com altas habilidades na rede municipal, a equipe do NAAHS visita as escolas, aplica questionários e faz entrevistas com os estudantes e com a família. Os professores de outras redes de ensino, assim como os pais que acharem que seus filhos são precoces ou têm altas habilidades, podem procurar o núcleo e solicitar uma avaliação. O estudante fica em observação durante seis meses para se constatar o comportamento acima da média. "Aqui nós focamos no equilíbrio: tentamos potencializar as habilidades que os estudantes têm e trabalhamos as dificuldades que eles apresentam", esclarece a professora e psicóloga Izabel Cristina Van-Lume.

O NAAHS funciona na Estrada do Arraial, n° 4774 , Casa Amarela, no 1º andar  do prédio da APAE. O telefone do núcleo é o 3355-6904.


ACP e TAITRA promovem palestra sobre oportunidades de comércio com Taiwan


A palestra apresentará o panorama do comércio entre Brasil e Taiwan e os potenciais produtos

       Taiwan Trade Center do Brasil em parceria com a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) - promove a Palestra “Oportunidades de Negócio e Parcerias entre Pernambuco e Taiwan”, que será realizada, hoje, dia 4 de Dezembro, na sede da ACP. Nesta palestra será apresentada o panorama do comercio exterior entre Pernambuco e Taiwan, os principais produtos comercilizados, as feiras de negócio de destaque em Taiwan e também, as facilidades que Taiwan Trade Center oferece para incrementar negócios com Taiwan.

Relação Brasil-Taiwan – Taiwan é uma república independente, com cerca de 24,5 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto de U$505,5 bilhões (2014), com taxa de crescimento de 3,51% ao ano. A composição do PIB do país é de 67,8% de serviços, 30,5% de indústria e 1,7% de agricultura. Os principais setores econômicos de Taiwan são a indústria de alta tecnologia: Informática, Telecomunicação, Mecânica, Ferramentas, Automação industrial entre outras. China, Hong Kong, EstadosUnidos, Cingapura e Japão estão entre os principais parceiros econômicos.

Entre janeiro a outubro deste ano, as exportações de Taiwan estão na casa dos US$ 236 bilhões e as importações, US$ 191 bilhões. No mesmo período, o valor das exportações do Brasil para Taiwan foi de US$ 1,30 bilhões, ao passo que o valor das importações foi de US$ 1,96 bilhões.
 Sobre o Taiwan Trade Center do Brasil: Organização governamental de promoção do comércio bilateral entre Brasil e Taiwan, funciona como Consulado comercial de Taiwan.

É o filial brasileiro do Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA) - O TAITRA foi fundado em 1970 para promover o comércio exterior e a competitividade de Taiwan nos mercados mundiais. Ao longo dos últimos 40 anos, o TAITRA desempenhou papel chave no desenvolvimento da economia do país. Este Conselho é apoiado pelo governo e associações comerciais e é visto por todos como a porta principal de Taiwan para a comunidade de negócios mundial.

Serviço:
Palestra “Oportunidades de Negócio e Parcerias entre Pernambuco e Taiwan”
Data: 04/12/2015 (sexta-feira)
Horário: 14h-16h30
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PERNAMBUCO
PRAÇA RIO BRANCO Nº 18 (MARCO ZERO)
BAIRRO DO RECIFE - RECIFE - PE
CEP: 50030-320  FONE: 81 3224-9077









Nenhum comentário:

Postar um comentário