Espaço do jornalista e poeta Robson Sampaio (colunista da Folha da Cidade ( da Folha de Pernambuco), com o objetivo de divulgar notícias do Brasil e do mundo, com ênfase para Pernambuco e o Nordeste. Também destinado à Literatura, especialmenbte, poesias.
terça-feira, 31 de julho de 2012
Parabólica
Assaltos assustam os cidadãos
Alexandre Pinto queixa-se da dificuldade de contribuir com o trânsito, a emissão de poluentes e a mobilidade do Recife já que, ao deixar o carro na garagem e passar a andar de ônibus, os assaltantes colocam a sua vida e a de outras pessoas em risco. “Se não bastasse a má qualidade dos serviços, soma-se a total insegurança. Eu fui um dos que tinham adotado o transporte público, em especial as linhas chamadas “Geladinho” – Aeroporto /Candeias, mas, diante dos constantes assaltos, voltei ao uso do automóvel. Quase todos os dias, esses ônibus são alvos dos bandidos e,só na empresa onde trabalho, duas pessoas foram assaltadas no “Geladinho”. Até os locais de embarque e desembarque, já são conhecidos pelos marginais, e ninguém toma providências”, afirma Alexandre. Já João Alfredo Gomes Ferreira, reclama que os moradores e os transeuntes da Rua Manoel Vieira (que nunca foi calçada) com a Rua Padre Landim, na Madalena, vivem, diariamente, sendo assaltados, e não se vê nem rondas e nem policiamento. Em nome dos moradores, Ferreira pede que a PMPE faça alguma coisa.
Mudas - Mais de duas mil mudas de plantas nativas, como ipê, visgueiro, favinha, jatobá, arueira e caboatã, foram plantadas por mais de trinta jovens do Ponto Cidadão, este mês, no Projeto Reflorestart, programa de reflorestamento das margens ciliares do Rio Botafogo, em Igarassu. É um projeto de educação e capacitação profissional para jovens, entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social em Igarassu, e tem a parceria da Usina São José e da Alcoa.
“Coral de sapos”?
As Escolas Professor Arnaldo Carneiro Leão (foto) e Manoel Gonçalves, em Maranguape I, Paulista, estão cercadas de mato, lixo e poças d’água e a indignação dos professores, funcionários, alunos e vizinhos é grande. Segundo o leitor Henrique Lotto, ratos, mosquitos, cobras, escorpiões e, até um “coral de sapos”, “vivem” por lá. Aliás, ninguém consegue assistir aula direito com tanta “afinação” do “coral”. Todos esperam que as autoridades façam alguma coisa.
Muito bom, mesmo!
A Secretaria de Educação (SE) esclarece que a falta de água da Escola Professor Moacyr de Albuquerque, em Cavaleiro, já foi solucionado e os banheiros da unidade estão funcionando. E que a quadra esportiva vai ser construída.
A água...
Antônio Jorge Reis afirma que a Compesa não cumpriu o calendário divulgado pela empresa, pois na área 3 de Boa Viagem, que vai da Rua Bruno Veloso até a Rua Sá e Souza, em Setúbal, a falta de água foi total, no último fim de semana.
...sumiu
“O calendário da Compesa, no www.compesa.com.br, não deu as caras e o 0800 sempre ocupado. As atendentes, despreparadas, preferiam iniciar uma insensata discussão com os consumidores tentando justificar o injustificável”, diz Reis.
Sarau - A Arte Plural Galeria, na Rua da Moeda, no Recife Antigo, recebe, hoje, às 19h, no Sarau Plural, o ator Germano Haiut, com o tema “A Aldeia e o Universo - Tensões e Sínteses entre o Provinciano e o Cosmopolita”. Entrada grátis.
Música - Inscrições abertas, até 6ª. no SESC Casa Amarela, para as oficinas da IV Mostra de Música Leão do Norte, com o tema “500 Canções Brasileiras, Metodologia para o Ensino do Solfejo”, por Ermelinda Paz. Tel. 3267. 4425.
MBA - Abertas, até quinta, as inscrições da Pós-Graduação da Faculdade Santa Helena, do Recife, em Logística Estratégica (Supply Chain e Logística de Produtos Perigosos). Tel. 3797-6060 e www.fsh.edu.br.
Comandos - A Escola Técnica Leiaut abriu inscrições para o Curso de Comandos Elétricos, com início programado para o próximo sábado, das 9h às 12h. Informações: 3081.5552 e 3223.0387.
ANTARENOS PLANTAM COQUEIROS
NA PRAIA DE BOA VIAGEM COM O LCA
Raimundo Edson Pereira Campos e Silva
30 jul (1 dia atrás)
Domingo 29/07/2012, tivemos a grata satisfação de receber no parque dos Coqueiros de Boa Viagem, nossa prima Vera Ilma Soares Pereira, Diretora Proprietária da TV Tapajós, afiliada da Rede Globo para o oeste do Pará, de seu noivo Vanderlei e de seus amigos Nilce e Henrique. Verinha com é conhecida fez questão de posar com a bandeira de nossa querida Santarém.
Além de vir matar saudades dos primos Tana e Edson, como ambientalista ferrenha e ardorosa admiradora do parque dos Coqueiros, plantou também junto com os presidentes do Lions Cibernético Ambientalista, Tana e Edson, uma muda de coqueiro na praia de Boa Viagem com seus amigos Nilce e Henrique.
Postado por Edson Campos e Silv
PARABÉNS AOS PROPRIETÁRIOS
DE CACHORROS EM BOA VIAGEM
A avenida Boa Viagem ( calçadão ) e a Rua dos Navegantes eram dois locais onde as pessoas levavam seus totós para fazerem suas necessidades. Até aí tudo bem. Entretanto a maioria absoluta dos passeadores de cachorros não recolhiam seus dejetos. Foi iniciada uma campanha por algumas associações e mesmo por pessoas independentes que aplaudiam as pessoas que recolhiam os dejetos e/ou ofereciam sacos plásticos para os demais com a seguinte frase: " Acho que você esqueceu a sacolinha, temos uma extra aqui ". Frase com cartazes mais duro como: "Não permita que seu dono deixe na calçada o que ele tem na cabeça", foram eficazes, mas censuradas e retiradas. Hoje vocês podem checar que a quantidade de pessoas sem o saquinho é bem pequena... Confiram !!!!
Edson Campos e Silva
Presidente do Lions Cibernético Ambientalista
edsoncamposesilva@globo.com
Blog Causos e Fatos - camposesilva.blogspot.com
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem.
Congresso debate a homoafetividade
Com o objetivo de divulgar o projeto do Estatuto da Diversidade e seu papel na defesa das prerrogativas da homoafetividade, discutir os efeitos jurídicos patrimoniais, afetivos, sucessórios, previdenciários e de responsabilidade civil nas relações homoafetivas, analisar a discriminação nas relações do trabalho e na religião, além de estimular a implementação de políticas públicas para a proteção dos direitos fundamentais relativos à liberdade de orientação sexual. Serão alguns dos temas debatidos durante o II Congresso Nacional de Direito Homoafetivo que acontecerá no auditório do Tribunal Regional da 5a. Região - TRF5, no Bairro do Recife, entre os dias 22 e 24 deste mês (agosto). O evento conta com o apoio da OAB e do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia. Mais informações pelo site http://congressohomoafetivorecife.com.br/wp/.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Parabólica
Lixões, óleo e material reciclável
A erradicação dos lixões será um dos assuntos, no Ciclo de Debates Abralatas 2012, no Recife, no dia 7 de agosto pela manhã, no auditório do Banco Central. Até o final de 2014, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a substituição dos lixões por aterros sanitários e essa medida vai afetar cerca de 8 mil catadores em Pernambuco, sendo quatro mil na Região Metropolitana do Recife. O ciclo de debates é gratuito e não precisa de inscrição para participar. Já o Projeto Vale Luz Celpe, comemorou um ano, ontem, com a marca de quase 30 toneladas de material reciclável coletado em comunidades do Recife e Olinda. A ação socioambiental da Celpe, que troca resíduos sólidos por desconto na conta de luz, ampliou o número de atendimento de 12 para 20 comunidades. Por sua vez, a campanha da Compesa, em parceria com a ASA, coletou mais de mil toneladas de óleo de cozinha usado, nesses 4 anos, e reduziu os problemas nas redes coletoras de esgoto. Recebe o material em suas lojas e atende a 276 prédios e condomínios da RMR. Informações sobre o descarte de óleo da Compesa: 0800 081 0195.
Jovens - O Instituto Peró, projeto social mantido pelo Shopping Guararapes em parceria com o Senac,lançou a segunda edição do Projeto Qualificar, que visa a capacitação profissional de jovens da rede pública de ensino. Podem se inscrever jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o último ano do Ensino Médio. Vinte alunos serão selecionados e terão aulas de informática básica, português/matemática, cidadania e vendas, no Senac. Tels. (81) 2122-2284 e 2122-2249.
Esgoto a céu aberto
Na Avenida Colibri, com a esquina da Rua 121, em Maranguape I, Paulista, um esgoto corre a céu aberto, causa transtornos e exala um fedor insuportável. A denúncia e a foto são do leitor Henrique Lotto que afirma que, há seis meses, os moradores pediram providências, com vários protocolos, e não houve solução. Ninguém aguenta mais tantos mosquitos, moscas, baratas, ratos e até escorpiões, garante Lotto.
Buraqueira
Ele também reclama que, nas imediações de um galpão, ainda na Avenida Colibri, a buraqueira dificulta a passagem de veículos e de motos. Inclusive, os pedestres sofrem para apanhar os ônibus por causa de tantos buracos. Um descaso.
Escola
O banheiro dos professores e dos alunos da Escola Prof. Moacyr de Albuquerque, em Cavaleiro, estão entupidos há 3 meses. A escola funciona em tempo semi-integral, não tem quadra de esportes e nem outros equipamentos de lazer.
CTTU
A CTTU informa que intensificará a fiscalização,em Afogados, com o objetivo de coibir as infrações de trânsito que estão ocorrendo no local. E a população deve denunciar essas atividades irregulares pelo número 0800 081 1078.
Digital - O Sindicato do Comércio de Jaboatão, filiado à Fecomércio -PE, agora oferece o Certificado Digital. Na Rua Santo Elias, 36 A, 1º andar, em Prazeres. Tel. 3481.0631 e www.sindicomjaboatao.com.br.
Estágio - A Machado Negócios Imobiliários abriu vagas para alunos do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, com disponibilidade para manhã e tarde. Currículo para: contato@machadonegocioimobiliario.com.br.
Buracos -Sobre a nota “Fedor Insuportável” e “Cratera”, a Prefeitura de Olinda informa que os buracos, na Rua do Abacate, em Rio Doce, e Rua Pereira Simões, em Bairro Novo, são de responsabilidade da Compesa.
Testes de hepatite
Continuam, hoje e amanhã, das 7h às 19h, os testes de hepatite C, na Estação Central do Metrô e a Secretaria Estadual de Saúde pretende atender mil pessoas/dia. Diagnosticada cedo, a doença evita câncer de fígado ou cirrose.
Vazamento
O leitor Ronaldo Melo reclama que, no cruzamento das avenidas Dez de Julho e Vinte de Janeiro, em Boa Viagem, um vazamento jorra água potável há mais de dez dias, sem qualquer ação da Compesa. O desperdício é enorme.
Broncas
A rua, ao lado do Clube Sargento Wolff, em Afogados, além de uma cratera, que existe no meio da rua; a lâmpada, do poste de n° BO 4 9 638, está apagada. Com isso, aumenta o medo de acidentes e de assaltos. Os moradores pedem providências.
Produção - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE abriu 50 vagas para os Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Informações: (81) 2126-8728- ramal 2 e www.ufpe.br/ppgep.
MBA - Abertas, até 2 de agosto, as inscrições de Pós-Graduação da Faculdade Santa Helena, do Recife, em Logística Estratégica (Supply Chain e Logística de Produtos Perigosos). Informações: 3797-6060 e www.fsh.edu.br.
Micros - Micros e pequenos empreendedores do Recife, Jaboatão, Olinda de seis cidades do Interior poderão participar do workshop “Inovação e Competitividade Empresarial”. Inscrições: (81) 3454-1215 e nectar.org.br/workshop.
Prêmio - Para despertar o interesse da mídia sobre o serviço público, o Sinjope e o Sindsep-PE lançam o Prêmio de Jornalismo do Sindsep-PE para profissionais de jornais impressos e revistas. Acessem: www.sindsep-pe.com.br.
Show - Hoje, às 16h, no Clube Português do Recife, show da Associação Pernambucana dos Portadores de Leucemia. com Cristina Amaral, Petrúcio Amorim, Lourdinha Oliveira, Castanho, Luizinho e Banda.
Teatro da Vida
“Homens marcantes na vida da mulher”: Tire a roupa: médico. Agora, deite e relaxe: psicanalista. Agora, fique de costas: massagista. Está doendo? A cabeça incomoda?: farmacêutico. Abra um pouco mais: dentista. Quando estiver tudo dentro, você vai gostar: decorador. Vem, vem, assim, assim: arrumador. A senhora quer lubrificante?: mecânico. Pode segurar, mas não pode apertar: vendedor de frutas. Vamos fazer uma coisa diferente?: cabeleireiro. Vai querer tudo ou só a metade?: peixeiro. Isso, assim, mexe um pouco, mais agora: professor de culinária. Sim. Está quentinho! Como a senhora gosta: padeiro. Gostoso, não é? Pode provar outra vez: feirante. Hoje? Outra vez? Assim, não há quem aguente!: marido!!! Para finalizar: - Qual a diferença entre um homem e uma manga verde? - A manga amadurece. - Quantos homens são necessários para trocar um rolo de papel higiênico? - Não sabemos, nunca aconteceu antes! - Por que é tão difícil achar homens bonitos, sensíveis e carinhosos? - Por que, normalmente, eles já têm “namorados”.
É melhor rir...
“Coisas que se atraem sem nenhum esforço”: Olhos e bunda; Pobre e funk; Mulher e vitrines; Homem e cerveja; Chifre e dupla sertaneja; Carro de bêbado e poste; Tampa de caneta e orelha; Moeda e carteira de pobre; Tornozelo e pedal de bicicleta; Leite fervendo e fogão limpinho; Dedinho do pé e ponta de móveis; Camisa branca e molho de tomate; Tampa de creme dental e ralo de pia; Café preto e toalha branca na mesa; e Bebedeira e mulher feia.
... Rir sempre
“Coisas que se atraem sem nenhum esforço” II: Chuva e carro trancado com a chave dentro; Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico; Dezembro na TV Globo e Roberto Carlos; O modo mais rápido de encontrar uma coisa é procurar outra; Você sempre acha aquilo que não tá procurando; Segundas-feiras e sono. Terças-feiras e sono; Quartas-feiras e sono; Quintas-feiras e mais sono; e Sextas-feiras e cervejaaaaaaa!!!!! Acessem: www.robsonsampaio.blogspot.com.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Parabólica
Catadores, entulhos e árvore
Sobre a nota “Barulho e catadores de lixo”, denunciada pela vereadora Aline Mariano (PSDB), a Secretaria de Serviços Públicos esclarece que “vem cumprindo todos os itens do Termo de Ajustamento de Conduta TAC), nos aspectos sociais e ambientais, firmado com o MPPE. Os catadores receberam auxílio financeiro de seis meses e cursos de formação, além da inserção no mercado de trabalho. E que o terreno, onde funcionava um lixão, foi recuperado com plantio de árvores pela Emlurb. A prova que o TAC está sendo cumprido é que, até hoje, o MPPE não apresentou queixa sobre o acordo”. Já a nota “Rua destruída”, a Emlurb diz que notificará a empresa que executa as obras, na Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, para que retire os entulhos e resíduos sólidos gerados pela obra para reorganizar a via. Já a retirada de uma árvore - “Crime?” -, no número 858 da Rua Professor Júlio de Melo, em Boa Viagem, a Emlurb informa que foi solicitada pelos moradores do condomínio à PCR. Ela apresentava danos ao imóvel e tinha cupim.
AIP – “Os Animais e o Meio Ambiente” é tema da audiência pública, da Associação da Imprensa de Pernambuco, na abertura dos trabalhos da sua Comissão Mista de Meio Ambiente, coordenada pela jornalista Goretti Queiroz. Será, na OAB-PE, em setembro, com movimentos sociais e os 4 primeiros prefeituráveis. Eles apresentarão as suas propostas para a defesa animal e as ações ambientais no Recife. A iniciativa do presidente Múcio Aguiar insere novamente a AIP no cenário político do Estado.
Praia poluída
O leitor Fernando Melo denuncia que parte do Bairro de Pau Amarelo, em Paulista, possui uma rede coletora de esgoto domiciliar (foto). “Entretanto, os resíduos são despejados na praia e a consequência é que deixa a orla totalmente poluída. Esse modelo de saneamento é um perigo à saúde pública e uma agressão ao meio ambiente”, afirma. Melo pede providências às autoridades ambientais.
Fedor insuportável
Moradores da Rua do Abacate, III Etapa, em Rio Doce, Olinda, voltam a denunciar uma cratera, na entrada principal com a Avenida das Garças. O fedor é insuportável e já reclamam há seis meses. O caso vai parar no Ministério Público de Olinda.
Cratera
Já Carlos Alberto Costa, assinante da Folha, diz que a cratera, no final da Rua Pereira Simões, no Bairro Novo, em Olinda, continua prejudicando motoristas e pedestres. O cidadão pergunta quando a Prefeitura de Olinda vai dar um jeito.
Escorpiões
Uma dona de casa achou, ontem, quinze escorpiões, no muro da antiga Escola Poilinho,na Rua 75,em Maranguape I,Paulista. “Toda comunidade está com medo, principalmente, pelas crianças. Querem providências” alerta Henrique Lotto.
Arte - O Projeto Residências Artísticas/2012 está com inscrições abertas, até hoje, na Coordenação de Artes Visuais da Fundaj ou nos Correios. Informações: 81. 3073-6691, artes@fundaj.gov.br e www.fundaj.gov.br.
Louçaria - A União Brasileira de Escritores realiza, hoje, às 20h, o Seminário de Historiologia Pernambucana - Louçaria Brazonada em Pernambuco - com Roque de Brito Alves. Na UBE, na Rua Santana, 202, Casa Forte.
Geologia - O Seminário Permanente de Desenvolvimento, do Clube de Engenharia de Pernambuco, promove, hoje, palestra do geólogo Jacinto Carvalho. Às 12h, No Hotel Mercure, na Rua Estado de Israel, Ilha do Leite.
Pró - O Movimento Pró-Criança festeja, hoje, 19 anos. Às 8h30, missa, na Igreja da Madre de Deus e, às 10h 30, solenidade comemorativa na sede, na Rua Vigário Tenório,135, Recife Antigo.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Parabólica
Tirando a mão do acelerador
No Dia do Motociclista, comemorado, amanhã, o Governo do Estado, o Detran-PE, o Comitê de Prevenção ao Acidentes de Moto em Pernambuco e a Shineray do Brasil participam de uma ação conjunta das 9h às 16h. Equipes do BPTran e da CTTU estarão realizando blitze educativas ao lado da animada Turma do Fon Fon, na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Olinda-Recife, no canteiro central ao lado do viaduto da Avenida Norte. A diferença, de acordo com os organizadores, é que essas blitze dão acesso ao Circuito Educativo, com as dicas dos programas Educação Detran e Detran Móvel, além de ações da Secretaria Estadual de Saúde, Comitê de Prevenção, Sest-Senat, Compesa, Sindicato dos Motociclistas, Shineray, Yamaha e Honda . Vale dizer que os acidentes com motos, no Brasil, já superam os de outros veículos e os atropelamentos. Por isso, ações desse porte contribuem para uma maior conscientização e educação dos motociclistas e para a redução dos acidentes. O excesso de velocidade e a imprudência são as principais causas de acidentes com motos.
GERE - Braga Sá, presidente do Grupo de Executivos do Recife, homenageia, hoje, os 190 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco e entrega títulos de Cidadão Amigo do GERE ao cerimonialista Silas Costa e Silva, ao advogado Pedro Henrique Reinaldo Alves, ao juiz Emanuel Bonfim, presidente da Amepe; e ao coronel Éden Vespaziano, chefe do Estado Maior da PMPE. Saudação de Henrique Mariano, presidente da OAB/PE. Às 12h,no Restaurante Boi Preto, no Pina, com show do tecladista Allan Montarroyos.
Um foco de dengue?
No estacionamento externo do Atacado dos Presentes, na Avenida Conde da Boa Vista e que fica na parte de trás da loja, toda a área baixa está alagada, há muito tempo, e existe uma camada de lodo e de mato. A denúncia é do leitor Ângelo Gomes, autor da foto, que se mostra preocupado com um possível criadouro do mosquito da dengue. Ele pede providências imediatas das autoridades, pois o alagamento é muito grande e pode causar danos à saúde das pessoas.
Dó e água
Na Rua São José, em Santo Aleixo, Jaboatão Centro, os moradores da parte baixa do bairro não dispõe de água encanada. O pessoal da parte alta vende água aos vizinhos. Além disso, a buraqueira é de fazer dó. Um verdadeiro descaso.
Ônibus
Diogo Moura discorda da ideia de se colocar todas as linhas de ônibus do Ibura para fazer integração no Terminal Tancredo Neves. Diz que os problemas de demora, superlotação e insegurança nos ônibus é que devem ser resolvidos.
UBE
A União Brasileira de Escritores (UBE) comemora, hoje, às 19h30, sob o comando do presidente Alexandre Santos, o Dia Nacional do Escritor, na Rua Santana, 202, em Casa Forte. Na ocasião, lança nova edição da Revista União pelas Letras.
Festa - A Associação Barãozinho, que ajuda pacientes da Pediatria do Barão de Lucena, promove, hoje, às 20h, festa beneficente na Cachaçaria Carvalheira, ao som da Banda Forró Quentão, de Caruaru; e Israel Filho.
UBE II - A UBE inaugura, também, o Parque de Esculturas Abelardo da Hora, e reúne a congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho para a admissão do escritor Olímpio Bonald Neto.
Vida - O empresário José Andrade, da Farmácia de Manipulação A Fórmula, no Recife, recebeu homenagem do Sesi, ontem, no Seminário Nacional do Projeto Viravida. A empresa integra o Viravida, que profissionaliza e emprega jovens.
Humor - Alunos de escolas públicas, com talento para desenhar, têm espaço garantido, no I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE), cujo tema é Mulher. Inscrições gratuitas: www.sihg.com.br.
E viva o caipira mineirim!
DEGUSTAÇÃO DE VINHO EM MINAS
De Rafael Rocha, jornalista, poeta e escritor.
.- Hummm...
- Hummm...
-Eca!!!
- Eca?! Quem falou Eca?
- Fui eu, sô! O senhor num acha que êsse vinho tá com um gostim estranho?
- Que é isso?! Ele lembra frutas secas adamascadas, com leve toque de trufas brancas, revelando um retrogosto persistente, mas sutil, que enevoa as papilas de lembranças tropicais atávicas...
- Putaquepariu sô! E o senhor cheirou isso tudo aí no copo?!
- Claro! Sou um enólogo laureado. E o senhor?
- Cebesta, eu não! Sou isso não senhor!! Mas que isso aqui tá me cheirando iguarzinho à minha egüinha Gertrudes depois da chuva, lá isso tá!
- Ai, que heresia! Valei-me São Mouton Rothschild!
- O senhor me desculpe, mas eu vi o senhor sacudindo o copo e enfiando o narigão lá dentro. O senhor tá gripado, é?
- Não, meu amigo, são técnicas internacionais de degustação entende? Caso queira, posso ser seu mestre na arte enológica. O senhor aprenderá como segurar a garrafa, sacar a rolha, escolher a taça, deitar o vinho e, então...
- E intão moiá o biscoito, né? Tô fora, seu frutinha adamascada!
- O querido não entendeu. O que eu quero é introduzi-lo no...
- Mais num vai introduzi mais é nunca! Desafasta, coisa ruim!
- Calma! O senhor precisa conhecer nosso grupo de degustação. Hoje, por exemplo, vamos apreciar uns franceses jovens...
- Hã-hã... Eu sabia que tinha francês nessa história lazarenta...
- O senhor poderia começar com um Beaujolais!
- Num beijo lê, nem beijo lá! Eu sô é home, safardana!
- Então, que tal um mais encorpado?
- Óia lá, ocê tá brincano com fogo...
- Ou, então, um suave fresco!
- Seu moço, tome tento, que a minha mão já tá coçando de vontade de meter um tapa na sua cara desavergonhada!
- Já sei: iniciemos com um brut, curto e duro. O senhor vai gostar!
- Num vô não, fio de um cão! Mas num vô, messs! Num é questão de tamanho e firmeza, não, seu fióte de brabuleta. Meu negócio é outro, qui inté rima com brabuleta...
- Então, vejamos, que tal um aveludado e escorregadio?
- E que tal a mão no pédovido, hein, seu fióte de Belzebu?
- Pra que esse nervosismo todo? Já sei, o senhor prefere um duro e macio, acertei?
- Eu é qui vô acertá um tapão nas suas venta, cão sarnento! Engulidô de rôia!
- Mole e redondo, com bouquet forte?
- Agora, ocê pulô o corguim! E é um... e é dois... e é treis! Num corre, não, fiodaputa! Vorta aqui que eu te arrebento, sua bicha fedorenta!...
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Parabólica
Tchau, tchau, até logo...
O leitor Cícero Silva está indignado com a Operadora Oi que, para ele, deveria se chamar “tchau”, pois vem comprometendo o serviço do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil de Camaragibe (CAPS). Há mais de vinte dias, ele requisita um técnico para reparo da linha telefônica e, até agora, só promessas e muitos protocolos de solicitação guardados na gaveta. Inclusive, já foi comunicado que se trata de um serviço de saúde, onde é imprescindível um telefone, que facilita a vida das famílias usuárias, já que é feita a comunicação do serviço para agilidade no atendimento. No momento, as famílias precisam se deslocar até o local pela falta de um simples telefone para agendamento dos trabalhos. “Todas às vezes que entramos em contato é a mesma resposta: ‘No período de 24 horas, o conserto será realizado’. E já se passaram perto de quinhentas horas. Cadê, a Anatel, o Procon e o Ministério Público de Pernambuco? Até quando, vamos ficar à mercê desses serviços”?, pergunta Cícero, pra lá de revoltado.
Leite - O Hospital Memorial Guararapes prepara grande ação para a Semana Mundial de Amamentação, que é comemorada entre os dias um e sete de agosto próximo. Enquanto a data não chega, a unidade convida a população a visitar o HMG para doar vidros vazios de café e maionese, com tampas de plástico, para arrecadação de leite humano e alimentação do banco da unidade. Informações e instruções pelo telefone (81) 3461.5300.
Rua destruída
No final da Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, o trânsito de veículos está quase impedido, já que das quatro faixas, apenas uma está livre. Nas demais, há entulhos de obras de edifícios em construção. A foto é do leitor Leonardo da Silva Viana, mostrando tijolos, areia e outros materiais na via, além de caçambas e tratores em fila dupla e tripla durante todo dia e noite. Estes fatos ocorrem, há cerca de dois anos, e nada é feito para reparar o que sobrou da referida rua. Ele pede providências à Prefeitura do Recife.
“Roleta-russa”?
Francisco Xavier denuncia que os motoristas de ônibus, carros, caminhões e motos não respeitam o sinal da Avenida Correia de Brito, em Campo Grande, esteja no vermelho, no verde ou no alerta. E as pessoas correm risco de morte.
Rigor
Por ser o único semáforo nessa avenida de 3 km de extensão, onde passam milhares de pedestres - Recife, Salgadinho, Olinda e Campo Grande - pede que a CTTU faça uma fiscalização diária e rigorosa. A insegurança do pedestre é enorme.
Invasão
Várias pessoas, que “moram” na calçada do Clube Vassourinhas, em Afogados, abriram uma tubulação e a água é usada para lavar roupas, pratos, outros utensílios e tomar banho. Com isso, cresceu a proliferação de insetos. É uma sujeira só.
Lampião - Com direção de José Pimentel e produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada, de hoje a 29, O Massacre de Angico - A Morte de Lampião, na Estação do Forró, em Serra. Entrada grátis.
AACD - A AACD/PE assinou, ontem, com o governador Eduardo Campos, convênio de instalação da primeira Clínica de Adultos para reabilitação em lesão medular de Pernambuco. E apoio da Secretaria de Saúde do Estado.
MBA - Inscrições abertas para o MBA em Gestão Empresarial, da Faculdade Santa Helena, em RH, Finanças, Marketing e Logística, com descontos para funcionários de empresas e dependentes. Tel. 3797.6090 e www.fsh.edu.br.
Saúde - No Dia do Motorista, o Sesc/PE, através do Banco de Alimentos em Ação, promove, hoje, um dia de saúde com os funcionários do Centro de Distribuição da Schio. De 9h às 16h, na BR-101 Sul, S/N, Km 93.
.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Parabólica
Necessidades especiais
O amigo e advogado Mário Neves Baptista Filho relata o seguinte: “Meu caro Robson: O Edifício Marquês do Recife, localizado na Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, 119, Santo Antônio, é dotado de elevador para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Penso que é o único no Centro da Cidade. O citado elevador necessita, para o seu bom e completo funcionamento, de vias de acessibilidade, ou seja, que o prédio tenha calçadas adequadas (planas), bem como rampas que facilitem a movimentação de cadeirantes. Há cerca de dez meses, o condomínio do citado prédio deu entrada em projeto para restauração da calçada, especificando todas as melhorias que precisam ser feitas e, até a presente data, o respectivo processo continua engavetado na Prefeitura da Cidade do Recife, em evidente desrespeito às necessidades das pessoas deficientes. Cumpre esclarecer que toda a obra será feita sem qualquer recurso público, às expensas exclusivas dos condôminos. Um forte abraço do amigo, Mário Neves Baptista Filho”.
Celpe - As Agências Móveis da Celpe estarão, até sábado, no Conjunto Marcos Freire, em Jaboatão, e Vera Cruz, em Camaragibe, oferecendo mais de 30 serviços, como inscrição na Tarifa Social, negociação de débitos, mudança de titularidade, segunda via da fatura, etc. Em Marcos Freire, na Associação de Moradores, na Rua Luiz Barbalho, 112. Em Vera Cruz, na Rua Lauro Miller, 66. Nos dois locais, o atendimento será das 10h às 16h até a sexta-feira e, no sábado, das 9h às 11h30.
Passos de tartaruga o
Um leitor está indignado com uma obra, na Rua Professor Sílvio Rabelo, em Candeias, Jaboatão, onde, há mais de três meses, ônibus e carros não podem passar, colocando em risco a segurança e o patrimônio dos cidadãos. “No final da rua, temos o Residencial Catamarã, onde moram centenas de pessoas. Certamente, vão alegar o excesso de chuvas para o atraso na obra. Porém, fica claro na foto: um dia de sol e apenas dois trabalhadores apareceram, depois de uma semana. É uma vergonha”, desabafa o leitor.
Uma zorra geral
Nas imediações do Mercado da Encruzilhada, leitres queixam-se da imundície provocada por barraqueiros e vendedores de frutas e de verduras, numa desorganização inacreditável. Como a PCR bão dá as caras, a zorra é generalizada.
Cadê, a PCR?
Um cidadão diz ainda que as ruas e os locais de estacionamentos dos carros são ocupados pelos ambulantes e têm motoristas que circulam perigosamente com os veículos na contramão.Pedem uma fiscalização rigorosa da PCR.
Energia
Sobre a interrupção temporária de energia, na Rua Setúbal, em Boa Viagem, 5ª.-feira passada, a Celpe informou que galhos de árvores atingiram um circuito de alta tensão. E, no dia, seguinte, por causa de uma avaria de componente elétrico.
Mais - A Escola de Idiomas Yázigi, no Recife e em Olinda, abriu inscrições no Curso de Aprendizagem Escolar Estudo Mais (matemática, física e português). Tel. 3032-0654 e daniellefreitas@yazigi.com.
Cursos - Mais de 180 vagas nos cursos profissionalizantes e de curta duração do Centro de Assistência Social Prof. Marcelo Gonçalves, em Ouro Preto. Inscrições gratuitas. Tel. 3493.1588.
Fisiologia - Abertas para médicos as inscrições do Curso de Fisiologia da Longevidade Humana e Modulação Hormonal Bioidêntica Aplicada, com o ginecologista Ítalo Rachid. Tel. (81)3 4 27-4084 e www.longevidadesaudavel.com.br.
Idoso - O Instituto de Medicina do Idoso abriu inscrições para profissional de saúde participar da Reunião Científica da instituição, que abordará doenças cardíacas e dermatoses. Informações: 3037.8686.
PROJETO VIRAVIDA
O empresário José Andrade, da Farmácia de Manipulação A Fórmula, no Recife, recebe homenagem do Serviço Social da Indústria - Sesi, no próximo dia 25 de julho, durante o Seminário Nacional do Projeto VIRAVIDA, que acontece na Confederação Nacional das Indústrias – CNI, em Brasília, pela participação da farmácia neste projeto social que ajuda na profissionalização de jovens e na sua empregabilidade. O ViraVida atende jovens em situação de risco social em todo país e conta com o apoio de empresas e outras organizações para mudar a realidade de quem vai formar o futuro do Brasil.
ESTA EM HOMENAGEM AOS PAIS (para quem quer esquecer por um momento o stress diário)
O CD de uma cantora chamada ROSANA ARCANJO me fascinou, pelo repertório e a sua voz doce e límpida. Comprovando esta afirmativa, a música “Resposta ao tempo” de Aldir Blanc, quando interpretada por Nana Caymmi, quase não consigo ouvir bem a letra, por causa da sua voz de tonalidade grave, sendo o inverso na voz de ROSANA ARCANJO, que no seu CD intitulado “Meu recado”, também interpreta composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha e outros “monstros sagrados” da MPB. Confesso que quando estou dirigindo estressado em algum engarrafamento, consigo aliviar a tensão, ouvindo ROSANA ARCANJO, que estará se apresentando com a sua Banda, lançando e vendendo o seu CD na FESTA EM HOMENAGEM AOS PAIS, dia 05 DE AGOSTO AO MEIO DIA, no CLUBE DA APSE EM CANDEIAS – Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, quando ela interpretará também o melhor do samba, chorinho, forró e o brega romântico, juntamente com o cantor que dispensa comentários AUGUSTO CÉSAR. Veja qual é uma das músicas, das três primeiras que terão as suas letras comentadas, que ela irá interpretar com a sua voz aveludada: Amor Além da Vida -Paula Fernandes
Um sentimento vai
Além da vida pra dizer
Que nunca é tarde pra tentar
Um grande amor então viver
Já fui ferido
Também chorei, posso entender
Mas esse amor além da vida
Vamos viver
Eu já fui teu sol, fui teu luar
Dei tudo de mim pra te convencer
De que eu sou o amor e parte de mim
Pertence a você
Mil vidas de amor pra continuar
Tentar ser feliz sem fazer sofrer
De volta ao que eu sou, eu renasci
Pra te merecer
As atrações à parte no Clube da APSE são: Piscinas para adultos e crianças, Salão de Jogos de Mesa, Quadra de Esportes e Campo de Areia (o clube fornece o material esportivo), além do único Parque Infantil coberto do mundo (para evitar sol e chuva nas crianças). O Bar aceita os cartões Hipercard, Visa, Master e Dinners. No intervalo das atrações, será realizado sorteio de valiosos brindes, pelos números das senhas de mesas reservadas até o dia 04 de agosto. Maiores detalhes vejam no BLOG da APSE: WWW.APSE1.BLOGSPOT.COM . Atenciosamente, Cláudio de Melo Silva, Olinda-PE.f.(81)87295363
ATELIÊ LITERÁRIO ESCRITOR SEVERINO MELO Rua Virgílio de Melo Franco, 335, São Francisco, Caruaru - PE, CEP 55.008-510, e-mail: atelieliterariocaruaru@gmail.com - fone (81) 99727818******************.
BOLETIM INFORMATIVO CULTURAL E LITERÁRIO - Edição Nº 05 / Agosto de 2012 .*******************************************************
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDITORIAL – O mês de Agosto traz consigo diversas comemorações. 11 Dia do Advogado; 12 Dia dos Pais; 25 Dia do Soldado; 28 Dia do Bancário e 29 Dia Nacional do Combate ao Fumo. E por falar em fumo, alguém foi definir o cigarro e assim se expressou: “O cigarro é um cilindro de papel, repleto de fumo, numa extremidade uma brasa e na outra um imbecil”. Fume bastante e perca dinheiro e saúde! **************
MÚSICA – Neste mês vamos homenagear o compositor Onildo Almeida, Presidente da ACACCIL (Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras), com a sua letra, internacionalmente conhecida, - A Feira de Caruaru – “A Feira de Caruaru faz gosto a gente vê. De tudo que há no mundo, nela tem pra vendê. Na feira de Caruaru: Tem massa de mandioca, batata assada, tem ovo cru, banana, laranja, manga, batata doce, queijo e caju, cenoura, jabuticaba, guiné, galinha, pato e peru, tem bode, carneiro, porco, se duvidá inté cururu. Tem cesto, balaio, corda, tamanco, gréia, tem cuêi-tatu, tem fumo, tem tabaqueiro, feito de chifre de boi zebu, caneco, acuvitêro, penêra boa e mé de uruçu, tem carça de arvorada, que é pra matuto não andá nu. Tem rêde, tem balieira, mode minino caçá nambu, maxixe, cebola verde, tomate, cuento, couve e chuchu, armoço feito nas torda, pirão mixido que nem angu, mubia de tamburêrete feita de tronco de mulungu. Tem loiça, tem ferro veio, sorvete de raspa que faz jaú, gelada, cardo de cana, fruto de palma e mandacaru, bunecos de Vitalino, que são cunhecidos inté no sul, de tudo que há no mundo, Tem na Feira de Caruaru”. Abraço Onildo! Saúde e paz!**********************************************************
DIA DO ESCRITOR CARUARUENSE : 16 de Agosto. Lei Municipal 4.712/08, de outubro de 2008. Sancionada pelo então Prefeito Manoel Teixeira. O Ateliê vai comemorar! ********
PENSAMENTO MOTIVACIONAL DESTA EDIÇÃO – “Se lhe derem um limão, faça uma limonada; se lhe derem uma goiaba, faça uma goiabada; Mas, se lhe derem um cágado, não aceite”. Este é da lavra de Sérgio Belo, grande pensador São Bentense.**********
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANDIDATOS DE CARUARU – Vai o abraço do informativo para os seis candidatos majoritários desta eleição 2012 e também para os mais de trezentos proporcionais. A população caruaruense elegerá em 07 de outubro, um prefeito, um vice-prefeito e vinte e três vereadores. Que seja respeitada a vontade da maioria e que sob a proteção de Deus e em nome do povo Caruaru possa mais nos próximos quatro anos. ***********
EXPEDIENTE – Boletim Informativo Cultural e Literário. Edição Mensal. Tiragem de 100 exemplares. Redator: Severino do Ramo Fernandes de Melo – Escritor / UBE-PE Nº 822. - Radialista SRT nº 2533. – Membro da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – Cadeira nº 20. Idealizador e mantenedor do Ateliê Literário Escritor Severino Melo – Caruaru / PE – agosto de 2012.a) SRFM________________________
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Partabólica
Barulho e catadores de lixo
O leitor José Valério W. Pais e Melo faz o seguinte desabafo: “Prezado Robson, como leitor assíduo da coluna, informo que os moradores próximos aos edifícios Maria Lina e Maria Clara, na Beira-Rio (Madalena), não aguentam mais o abuso da Construtora Queiroz Galvão. Após às 18h, as famílias perdem o sossego com o barulho ensurdecedor no canteiro de obras. Além de vermos operários trabalhando sem camisa, sem capacete e protetor de ouvidos. Ou seja, infringindo a Lei do Silêncio e do Trtabalho. Vamos à Justiça denunciar esta situação”.Já a vereadora Aline Mariano (PSDB) cobra do prefeito João da Costa o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com catadores de lixo, que trabalhavam no antigo Lixão da Muribeca, em Jaboatão. Desde junho de 2009, o antigo lixão era fonte de renda de mais de 900 catadores recifenses. Após o fechamento, a PCR se comprometeu a criar grupos de trabalho, qualificando os catadores com cursos profissionalizantes, e inserindo as famílias em futuras oportunidades de emprego. Até agora, a PCR não cumpriu o prometido.
Leitura - O Instituto Shopping Recife realiza, a partir da próxima segunda-feira, a Jornada Educativa - Incentivo à Leitura, durante uma semana e com palestras, filmes, saraus, poesia e outras atividades relacionadas ao tema principal. A biblioteca do Instituto, que é aberta à comunidade, será reinaugurada e contou com o apoio de Ricardo Gomes Ferraz, coordenador da Livroteca Brincante do Pina. Inscrições gratuitas pelo telefone (81) 3464.6885.
Bueiro perigoso
Valmir Benjamim de Arruda denuncia o perigo que algumas casas da Comunidade de Ibeapicú, em Goiana, correm. Este bueiro canaliza água por baixo da Rodovia PE-049 e que já foi praticamente destruído pelas chuvas dos últimos anos. “E o DER não toma providência, apesar das denúncias. É uma ladeira bastante inclinada e o movimento de veículos pesados é constante devido ao comércio, às fábricas e às indústrias da rodovia”, afirma Arruda.
Blog
Roberto Santos comemorou, ontem, um ano do seu blog e 230 mil acessos. O blog fala (www.blogdoroberto58.blogspot.com), exclusivamente, de Jaboatão. Amigos e políticos prestigiaram a festa, entre eles, o prefeito Elias Gomes.
Estrada destruída
Valmir Arruda diz que o movimento dos carros aumenta na safra da cana. E como só restam alguns metros da estrada (largura), esta pode ceder, na parte já destruída, levando o veículo ou veículos para cima das casas que ficam logo abaixo.
Energia
Leitor denuncia que, sem aviso prévio por parte da Celpe, a Rua Setúbal, em Boa Viagem, ficou sem energia durante a manhã dos últimos dois dias. Com isso, os moradores correm o risco de perder alguns eletrodomésticos. Um risco.
Esgotos
Na Avenida Colibri, esquina com a Rua 121,em Maranguape I, Paulista,um esgoto corre a céu aberto, causando transtornos e uma fedentina insuportável. Mesmo com denúncias e protocolos, o problema persiste há seis meses.
Cristóvão - Hoje,começa a 33ª Festa de São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas, com a Procissão da Bandeira, saindo às 18 horas, do Sindicato dos Taxistas/PE . Missa e show, em frente à igreja, na Imbiribeira.
Risco de morte
Vicente Rizzo reclama que, na esquina da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, motoristas estacionam nas calçadas. Com isso, os pedestres andam na rua, entre os carros, e correm risco de morte.
Sujeira
O leitor Fernando Melo denuncia que o mercado de frutas de Igarassu, localizado às margens da BR-101 Norte, em Cruz de Rebouças, é um exemplo de abandono do Poder Público. A sujeira e a fedentina são impressionantes.
Fedor
Segundo Melo, comerciantes e clientes são obrigados a conviver com um ambiente degradado e que vem sendo utilizado até como depósito de equipamentos velhos. O fedor dos banheiros públicos incomoda as residências vizinhas.
Humor - Alunos de escolas públicas de Pernambuco, com talento para desenhar, têm espaço garantido, no I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE). Inscrições gratuitas: e www.sihg.com.br .
Crianças - A Ampare Cuidados Especiais oferece o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças, com 25 horas/aula, aos sábados, das 8h às 15h. Inscrições: Avenida Manoel Borba, 769, Boa Vista.
Dança - Abertas inscrições para a oficina gratuita “Dança & Performance” + Mostra de Videodança” , do Grupo Margaridas Dança, de Brasília, no dia 28, no Recife. informações: 9699 2731 e hudsonwlamir@yahoo.com.br .
Fé - Marcelo Gleiser e Marcelo Barros ministram, no dia 28, o Seminário “Diálogos entre Ciência e Fé”, promovido pela Unipaz/ PE. Inscrições: 3244-2742, 97251415 e secretaria@unipazrecife.org.br.
Teatro da Vida
“Esselentíssimo” Juiz” - Numa petição, logo na primeira linha, estava escrito: “Esselentíssimo” Juiz. Gargalhando, o magistrado ao advogado e professor de Direito: - Por acaso, esse advogado foi seu aluno na faculdade? - Foi, sim, reconheceu o mestre. Mas, onde está o erro ortográfico a que o senhor se refere? O juiz pareceu surpreso: - Ora, meu caro, acaso você não sabe como se escreve a palavra Excelentíssimo? Então, explicou o catedrático:- Acredito que a expressão pode significar duas coisas diferentes. Se o colega desejava se referir à excelência dos seus serviços, o erro ortográfico efetivamente é grosseiro. Entretanto, se fazia alusão à morosidade da prestação jurisdicional, o equívoco reside apenas na junção inapropriada de duas palavras. O certo, então, seria dizer: “Esse lentíssimo juiz”. Depois disso, aquele magistrado nunca mais aceitou o tratamento de “Excelentíssimo Juiz”, sem antes perguntar: - Devo receber a expressão como extremo de excelência ou como superlativo de lento?
É melhor rir...
“Sogras”: A garota chega pra mãe, reclamando do ceticismo do namorado. - Mãe, o Mário diz que não acredita em inferno. - Case-se com ele, minha filha, e deixe o resto comigo! O homem leva um susto ao ouvir de sua cartomante: - Em breve, a sua sogra morrerá de forma violenta. Imediatamente, ele pergunta à vidente: Violentamente? E eu? Serei absolvido? Qual a punição por bigamia? Duas sogras.
... Rir sempre
A vida se resume em 4 frascos: o primeiro, minguau; o segundo, coca-cola; o terceiro, cerveja; e o quarto, soro no hospital. Vamos aproveitá-la, porque já estamos no terceiro. Sevocê pular o terceiro frasco, babau, adeus. E o seu e-mail passará para algo do tipo: fulano@celestial.ceu ou fulano@diablo.inf. Não sou alcóolatra, sou bêbado. Alcoólatras vão a reuniões e eu vou a festas. Quando um homem mostra que tem planos para o futuro? Quando compra duas caixas de cerveja.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Parabólica
Canal inferniza moradores
Os moradores do Bairro Jardim Santa Helena, localizado nas proximidades da Avenida Caxangá, sofrem constantes alagamentos com as chuvas e devido à construção de um canal, em 2001, pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), para evitar enchentes na Avenida Caxangá. “Antes da construção do canal, vivíamos em paz, agora com as obras, que nunca acabam, vivemos em constante alerta durante o inverno. As casas são tomadas por águas sujas de esgotos e algumas delas estão rachadas, além disso, há muita muriçoca e ratos”, desabafa o morador, Ivan Lima, de 63 anos. O transtorno começou em 2001, com o projeto de intervenção relativa do sistema de drenagem da água pluvial, na altura do cruzamento da Avenida Caxangá com a BR-101, que beneficiaria os bairros da Cidade Universitária, Brasilit e parte da Iputinga. Com isso, à água pluvial que seguia para esta região, seria desviada para o canal que fica na Rua Jordão Emerenciano. Desde então, os moradores do Jardim Santa Helena lidam com estas perturbações. Os moradores vão entrar com uma ação popular na Justiça contra a PCR.
Canal II - Ainda sobre os alagamentos causados pelo canal, no Bairro Jardim Santa Helena, perto da Avenida Caxangá, os moradores afirmam que, atualmente, ele cruza a Rua Ministro João Alberto e, quando chega à Rua Agostinho Torreiro, a água é depositada no Caxangá Golf Club. Com isso, contorna por trás das casas dos moradores, prejudicando cerca de 40 famílias que já enfrentaram até seis metros de água suja dentro de suas casas.
Canal inferniza III
Segundo outro morador, Manoel Francisco, “este canal deveria desviar as águas do viaduto até o Rio Capibaribe, mas, apenas uma parte do canal foi revestida. E a outra parte dele deveria passar pelo Atacadão, na Iputinga, porém não permitiram a continuação da obra. Assim, uma parte foi desviada pelo Caxangá Golf Club, que passa por trás das nossas casas. Ou seja, se esse canal fosse longe das nossas casas, não teríamos problema algum”.
Sucateamento...
O conselheiro Franklin Barbosa volta a pedir socorro e denuncia que, no Conselho Tutelar Regional Centro de Paulista, os banheiros estão quebrados e com vazamentos, as lâmpadas queimadas e os ventiladores sem manutenção.
... E manutenção
Barbosa afirma ainda que falta manutenção elétrica e hidráulica há muito tempo. Na semana passada, um ventilador pegou fogo e danificou parte do mobiliário. “A situação é crítica e precisamos de providências do Poder municipal”, diz.
Crime?
Já Vicente Rizzo, denuncia que, na Rua Professor Júlio Ferreira de Melo, em Boa Viagem, próximo ao número 858, uma árvore foi cortada com serra elétrica. Quer saber, se foi um crime ecológico ou com o consentimento da PCR.
GACC - O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer realiza, hoje, às 19h, na Usina Dois Irmãos, o Arraial Solidário, com vários artistas. A renda ajudará a construir a Casa Dia (apoio a pacientes e familiares). Tel. 3423.7636.
Pintor - Amanhã, o Home Center Ferreira Costa oferece, na loja da Imbiribeira, Curso de Pintura com Pistola para o pessoal da construção civil, às 9h30, e de graça. Tem que comprovar que trabalha ou estuda na área. Tel. 3338-8333.
Artesanato - Vai, até hoje, a Feirinha de Artesanato, no corredor do Hiper, no mall do Shopping Guararapes, de 9h às 22h. Têm bolsas, acessórios de cabelo, bijuterias, sandálias e outros artigos artesanais.
Arte - Hoje, às15h30, a artesã Anne Souza ensina a técnica de papel cole, na SineQuaNon, em Casa Forte, para crianças entre 5 e 12 anos. Na outra sexta, oficina de arte em mosaico. Tel. 3037. 62 37.
Antiga estação da Ponte d’Uchôa é revitalizada
Da:Assessoria de Imprensa
da Prefeutura do Recife
O local recebeu nova pintura, instalações elétricas e serviços de recuperação do telhado
Um ponto de referência e de valor histórico do Recife acaba de ter sua reforma concluída. A Praça da Ponte d’Uchôa, situada na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças, recebeu uma série de serviços que transformou a antiga estação de trem em um lugar ainda mais agradável. O trabalho, concluído em 30 dias, foi executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), ao custo de R$ R$ 44.043,00.
Foram feitas obras de recuperação do telhado, troca do madeiramento dos lambrequins (ornamentos de madeira da coberta), além de pintura e instalações elétricas. O local, no passado, serviu de parada para os bondes que faziam o transporte público no Recife.
O diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo, falou sobre a importância de recuperar a praça. “A praça é uma área tombada, um ponto turístico de valor histórico que representa a cultura daquele lugar. A Ponte d’Uchôa já havia sofrido danos causados por abalroamentos de veículos, além da ação do tempo, por isso vimos a necessidade de realizar a sua manutenção e preservação”, disse.
O motorista Humberto Francisco, 53 anos, aprovou a nova praça reformada. “Ficou tudo muito bonito, a pintura e os detalhes. Sempre passo por aqui, e é um ponto de referência que não pode deixar cair. Já tirei até fotos, porque gosto desse lugar”.
História – Uma placa colocada na praça explica um pouco da história do lugar: “construída em 1865, a Ponte d’Uchôa é um dos exemplos da arquitetura de ferro no Recife. Funcionou como uma das paradas dos trens urbanos da Maxambomba-bondes, que percorria as ruas da cidade entre 1867 e 1915”.
DA LUTA DO POVO VEM A VITÓRIA
Rafael Rocha, jornalista
poeta e escritor.
Bom lembrar aqui uma frase do cineasta francês Luc Besson, “são sempre os pequenos que podem mudar as coisas. A que vem a utilidade dessa frase neste espaço? Vamos dizer que serve para alavancar a luta de quem tem razão, de quem vive com a verdade na palma da mão e na própria consciência, mas não possui grande poder para alcançar de imediato a vitória. Assim, todos os pequenos são necessários para a luta. O povo faz parte desse grupo, pois é nas costas do povo que os poderosos curtem suas ganâncias e seus desejos de opressão.
Há alguns anos foi criada uma separação entre Ocidente e Oriente, na bela cidade de Berlim. Chamava-se Muro de Berlim, cuja edificação cortava quintais de casas, dividia calçadas, atravessava cemitérios e violava túmulos. Sem esquecer que cerceava a liberdade e a soberania humanas. Na noite de 9 de Novembro de 1989, depois de 28 anos de existência, os pequenos se uniram e mostraram o quanto a união faz a força. O muro começou a ser demolido através dos pequenos, jamais através dos poderosos. A queda dessa construção trouxe espaços novos para novas concepções e horizontes. Não só para os habitantes circundantes a ele. O restante do mundo também foi afetado com a sua queda.
Os pequenos grandes homens uniram-se e buscaram reconstruir uma de há muito esquecida identidade livre. A destruição desse muro ganhou dimensão mitológica porque aconteceu pelas mãos do povo. E novamente como disse o cineasta francês Luc Besson: “Quem deitou abaixo o Muro foi o povo nas ruas!”
Queremos lembrar, aqui e agora: outros muros existem. E são muros contra os quais a raça humana tem de lutar sob outra perspectiva. Perspectiva muito mais dura, por ser menos explícita. Sim, outros muros esperam pelos pequenos grandes lutadores para serem derrubados. Os perfis desses muros ferem a dignidade humana de tal forma que não se tem ideia de onde eles começam. Sabe-se que não têm e muito menos pretendem ter fim. Seus criadores esperam que durem por toda a eternidade humana.
Esses novos muros da vergonha estão sendo erguidos por homens e mulheres, governantes ou não, os quais se vestem como defensores dos pequenos grandes lutadores. Na verdade, esses homens e mulheres, ou são judas, ou são marionetes ou representam chefetes subordinados a alguém maior. Esses novos muros da vergonha vestem a roupa capitalista, fascista, religiosa, fundamentalista e opressora, e seus camelôs vendem um mundo ou mundos carnavalizados de falsas esperanças. Mundos repletos de pão e circo. Principalmente, com a inclusão do medo nas consciências. Medo de pecar contra um deus fantástico, medo de viver em total plenitude e harmonia humanas, medo de morrer e ganhar um inferno só existente devido à invenção dos donos das seitas e das religiões para melhor dominar o homem através de um mito divino.
Sim. Esta é a verdade. Tem de ser criada uma nova e mais profícua historia para a humanidade. Os martelos e as picaretas do povo, dos pequenos grandes homens, têm de estar a postos e sempre bem afiados para derrubar os novos e vergonhosos muros que estão sendo erguidos para limitar a liberdade do homem de pensar por si mesmo, de criar, viver, amar e sentir prazer.
Até quando o muro da homofobia, com seus casos esdrúxulos, será mantido em pé pelos governantes, homens e mulheres, e pelos fundamentalistas religiosos, católicos, protestantes, muçulmanos e outros mais? Até quando os donos do muro da mentira irão extorquir e enganar a população em nome de um deus, com a promessa de um mentiroso lugar no paraíso? Até quando o muro da discriminação irá negar às mulheres salários iguais aos dos homens? Até quando serão discriminados em classes diferenciadas os que têm e os que nada têm? Até quando a doutrina do muro do medo fará os pequenos serem explorados até a medula por aqueles que se dizem seus pastores, padres, protetores, governadores, parlamentares e presidentes?
São esses alguns dos novos muros que estão a dividir a sociedade humana. Mas existem muitos outros. E parodiando o poeta, lutar é preciso. Ainda que tais homens nos prometam Pasárgadas muito mais atraentes numa dimensão além da vida, o ser humano comum tem e deve manter-se armado com suas ideias de humanidade aqui no planeta Terra. Não devemos deixar que novas e cruéis serpentes petrificadas , como era denominado o Muro de Berlim, dominem, com suas farsas, as nossas consciências.
Coca-cola é demais
Um casal de namorados decide transar de uma forma bem natural, ao ar livre, um pic-nic.
Pegam o fusquinha e vão a uma praia bem afastada.
Estacionam e prosseguem a pé. Finalmente chegam à praia linda e deserta.
Ele, amoroso, estende a toalha e, como ventava muito, decide colocar uma garrafa de Coca-Cola em cada ponta para que não voasse.
Se sentam e se beijam.... Fazem juras de amor.
Depois do lanche, ele, cuidadoso, coloca a moça de quatro, venda os olhos dela, como planejado, mas, na hora H, esquece a camisinha.
Então diz: 'Amor, esqueci a camisinha. Vou correndo buscar, me espere desse jeitinho.'
E sai correndo para buscar a camisinha.
Depois que ele sai, passa pelo local um bêbado e vê a cena.
Coça a cabeça e, mesmo sem acreditar no que via, decide ir lá conferir.
Não resistindo, o bêbado transa com a garota, que não pára de gemer.
Depois que tudo termina, satisfeito, o bêbado olha para as garrafas em volta da toalha e diz:
'A COCA É FODA...DUVIDO QUE A PEPSI FAÇA UMA PROMOÇÃO DESSAS!
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Parabólica
Médico, carrocerias e drogas
O leitor Rogério Alves denuncia que o posto da Unidade de Saúde da Família, na Rua Altinho, no Janga, está sem médico. Já foram solicitadas providências à Secretaria de Saúde de Paulista, e até agora, nada. As pessoas carentes, sem o posto, arriscam as suas vidas indo pegar ficha, no posto da Avenida Beira-Mar, de madrugada. E este posto já vive superlotado. “Até quando iremos conviver com o descaso público municipal”?, pergunta Alves. Sobre a denúncia - “Carrocerias ao léu” - carrocerias de carretas abandonadas, nas ruas Estevão de Sá, Antônio Nogueira e outras, na Várzea, feitas pelo leitor Marcelino Luiz, a CTTU diz o seguinte: “O usuário deve entrar em contato, através do 0800. 081. 10 78, e denunciar. Após o registro da denúncia, uma equipe será enviada ao local. A CTTU esclarece que um veículo estacionado só poderá ter ação da Companhia se estiver cometendo alguma infração de trânsito, como definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”. Ocorre, segundo o leitor, que as carrocerias são esconderijos de bandidos e de uso e venda de drogas.
Social - Você presenteia um amigo, ajuda uma causa social e participa da ação da Floricultura Maria Fulô, em parceria com a Kato Flores: hoje e amanhã, Dia do Amigo, quem levar dois quilos de alimento não perecível na loja, ganha um minibuquê de astromélias. As doações irão para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Mãezinha do Coque. A Maria Fulô fica, na Rua Barão de Contendas, 79, Graças, fones: 3426-7759, 3427-1134 e www.mariafulo.com.
Barracas nas faixas
Leitores reclamam do comércio ambulante que se instalou, no cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Conselheiro Portela, nos Aflitos. E o que é pior: as barracas de frutas estão nas faixas de pedestres, prejudicando quem precisa atravessar as vias com segurança, principalmente, idosos, grávidas e crianças. É compreensível a necessidade de sobrevivência do cidadão, porém, ali não é, de jeito nenhum, local para comércio.
Cadê, a Dircon?
No Conjunto Fernandinho, no Coque, foram erguidas pequenas casas e lojas e até barracos, em cima das calçadas, e os moradores dividem a via com os carros. Além de quebrar as calçadas, a sujeira é muito grande. Cadê, a Dircon?
Absurdo
A buraqueira e, quando chove, os alagamentos, infernizam com engarrafamentos, de ponta a ponta, a vida dos motoristas, nas avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara, no Ibura. São dois corredores importantes para o Litoral Sul.
Letra P
Candidato à Prefeitura de Jaboatão, Paulo Bartolomeu (PRB) diz que sempre teve quatro projetos de vida e que iniciam com a letra P: ser pai, professor e promotor de Justiça. Agora, só falta ser prefeito de sua cidade natal.
Educação - Até o dia 30, estão abertas as inscrições da 12ª Conferência Educacional do Sintepe, com vagas limitadas. Será entre os dias 22 e 24 de agosto, em Gravatá. Informações: www.sintepe.org.br.
Cefospe - O Centro de Formação dos Servidores abriu inscrições para os cursos de Excel Avançado, Informática Básica, Captação de Recursos, Gestão de Almoxarifado e Patrimônio e Oratória. Tel. 3183-4915 e www.cefospe.pe.gov.br.
Quântico - Abertas inscrições para o Workshop Coaching Quântico, no Spa Espaço Verde, em Aldeia, com a personal coach Elza Nunes. Informações: 81.9662.8205 e elnunes@hotmail.com.
Ciclismo - A APSE promove, domingo, às 8h, o II Segundo Passeio Ciclístico pelas Ruas do Recife, comemorando os seus 75 anos de fundação. Informações: Rua Dom Bosco, 895, Boa Vista, 3423-31 60 e 3222-1979.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Parabólica
Faltam medicamentos
A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, denuncia a falta de remédios antiepilépticos e antidepressivos, nos principais postos de saúde do Recife e destinados, principalmente, para quem sofre de esquizofrenia e com sequelas do AVC. Em visitas às policlínicas Bidu Krause, no Pina e no Ibura; e Albert Sabin,na Tamarineira, constatou que, há 30 dias, o remédio carbamazepina não chega nestes locais e em outras unidades. Ela fez um alerta à Secretaria Municipal de Saúde para que abasteça as policlínicas e, caso isso não aconteça, vai entrar com uma ação, no Ministério Público de Pernambuco, obrigando o fornecimento do anticonvulsivo e antiepiléptico. O medicamento é de uso contínuo em pessoas portadoras de epilepsia e ainda para controlar a agressividade em pacientes com outros tipos de transtornos mentais, como a demência, o retardo mental e pacientes psicóticos. Também pode ser usado para tratar a síndrome das pernas inquietas, a abstinência alcoólica e a neuralgia do trigêmeo.
Ritual - A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial reúnem-se, hoje, às 9h, no Ministério Público de Pernambuco, na Rua do Imperador Dom Pedro II, Centro do Recife. Recebem, dos integrantes de terreiros, uma “Carta de Repúdio” sobre a morte do menino, de 9 anos, em ritual macabro, no Brejo da Madre de Deus. Participam lideranças do candomblé, umbanda e jurema do Estado e o delegado Antônio Dutra, que investiga o crime.
Sete dias sem água
Há mais de uma semana não chega uma gota d'água, no Bairro do Bonsucesso, em Olinda, e os moradores estão sofrendo sem ter onde se abastecer. Segundo o leitor Sebastião, autor da foto, a Compesa não dá explicações e só diz que foi por conta de um cano estourado e que não há previsão para fazer o serviço. O vazamento, que já virou um buracão, fica na Estrada o Bonsucesso, em frente ao Supermercado Mix.
Entregue ao léu...
Moradores denunciam o descaso das autoridades, no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, sem fornecimento de água, energia e buracos enormes. Para poder sair de casa, o cidadão tem que pular os muros de alguns vizinhos.
...E invasões
Uma senhora, que mora em Maracaípe, há 21 anos, lamenta o descaso. “Todas as ruas, que tinham acesso, estãoo fechadas por construções ilegais. Colado ao muro da minha casa, onde é uma rua, contruíram duas casas”, afirma .
Sangue
Com o apoio das secretarias de Educação e Saúde, da Prefeitura de Abreu e Lima, o ônibus do Hemope recebe doação de sangue, hoje, das 9h às 16h. Em frente à Escola Professor Francisco Barros, na Av. Duque de Caxias, s/n, Centro.
Moda - O estilista Fause Haten faz, hoje e amanhã, palestras sobre o Mercado da Moda, no Manhattan Café Theatro, e shows com a sua banda. Às 18h, na Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem, tel. 3325-3372.
Humanização - O Hospital Albert Sabin convidou Tatiana Marques, professora e cerimonialista, para ministrar Curso de Capacitação, na área de comportamento social, para os funcionários, hoje e amanhã, às 14h.
Humanização II - Ela aborda conceitos e técnicas para garantir atendimento eficaz e melhorar a comunicação entre funcionários e público. A Instituição busca ser referência na qualidade de atendimento.
Docentes - O Instituto Ricardo Brennand recebe, hoje, às 14h, a visita de cem professores da rede municipal, dentro do Projeto Conexão Cultural, em parceria com a PCR. Informações: (81) 2121-0365.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Parabólica
Bicicletas só com ciclovias
Usando as suas redes sociais para discutir questões importantes com a população, Jayme Asfora, advogado, ex-presidente da OAB-PE e também presidente da > Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB, fez, recentemente, uma enquete sobre a implantação de um programa de aluguel de bicicletas no Recife – seguindo um modelo já existente em várias cidades do mundo. O resultado foi uma triste constatação: mais de seis mil internautas disseram que a ideia não daria certo por causa da falta de ciclovias na cidade. “Mas percebemos que esse é um tema que chama a atenção, o que mostra a necessidade de investimentos nessa área”, afirmou Asfora. Outras duas mil pessoas disseram que o programa melhoraria o tráfego e ajudaria o meio ambiente. Já a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) diz o seguinte sobre a nota “Buraco prejudica”: “O problema, na Rua José Senador Henrique, foi resolvido e a Compesa concluiu o serviço de reparo do vazamento de água e a Emlurb já fez a reposição do asfalto”.
Energia - Durante as férias escolares, a Celpe firmou parceria com o Governo do Estado e visita 4 escolas de Bezerros, com o caminhão do Projeto Educação com Energia. A partir do dia 23, uma equipe pedagógica passa uma semana em cada unidade para ensinar conceitos de eficiência energética e mudar os hábitos de consumo das crianças e adolescentes. Visa tornar os alunos multiplicadores do conhecimento. A primeira escola visitada será a Cônego Alexandre Cavalcante.
Calçada ou moradia?
A leitora Maria do Carmo da Silva denuncia que moradores e pedestres, que passam pela Rua José de Holanda com a Rua Zilda S. de Santana, na Torre, não conseguem mais andar pela calçada, pois é ocupada, irregularmente, por uma barraca de coco. “Além disso, usa a calçada e a subida para cadeirante colocando até uma geladeira velha, fogão, TV e só falta uma cama para dormir. Reclamamos, varias vezes, e a PCR fecha os olhos”, diz Maria do Carmo.
Pirataria à solta
CDs e DVDs piratas são vendidos, nas carrocinhas, em todos os pontos do Recife e da RMR. Além do crime fiscal e de direito autoral, o som alto tira a paz de milhares de famílias. Que Polícia é essa, que nem combate crimes à vista de todos?
Descaso
Diversos trechos, ao longo da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, estão com buracos e rachaduras de todos os tipos e tamanhos. Os pobres motoristas têm que fazer manobras radicais e perigosas para evitá-los.
Erva
Na Avenida Jequitinhonha, em Setúbal, perto do Parque Dona Lindu, segundo denúncias de leitores, a droga anda rolando solta. A venda de maconha e outros tipos de entorpecentes acontecem à luz do dia. Sem dó nem piedade.
Odonto - A Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) abriu 12 vagas para o Curso de Atualização Endodontia ao Alcance do Clínico, na área de endodontia. Informações: (81) 3423-7553.
Doações - A Livraria Jaqueira arrecada, este mês e em agosto, produtos de limpeza para o Lar do Neném, que cuida de crianças e bebês, na Madalena. Informações: Rua Antenor Navarro, 138 - Jaqueira. Tel. 3265-9455.
Artes - Quinta-feira, às 17h30, Pernambuco sedia o Projeto de Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil. No Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) e entrada gratuita.
Taxistas - O Núcleo de Ensino de Línguas da Fafire (Nelfire) oferece o Curso Inglês para Taxistas, voltado para os profissionais que desejam investir em um segundo idioma. Inscrições: 2122.3500 e www.fafire.br.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Parabólica
Eu, os anos e a Folha
Com a graça de Deus, completo, hoje, 65 anos e, no dia 26 de agosto, 44 de profissão. No dia 8 de dezembro, 40 anos de casado com Lúcia. E, em 2013, 45 de profissão e 15 anos junto com a nossa Folha. Obrigado, companheiros!
À solta
Fernando Melo alerta que animais de grande porte são vistos, diariamente, circulando pelas vias públicas de Abreu e Lima, sem que nenhuma providência seja tomada. Lamenta que esta cena se repita em toda a Região Metropolitana do Recife.
Dengue?
O teto de um prédio abandonado e que fica ao lado do edifício em frente ao Hospital Agamenon Magalhães, no Parnamirim, continua cheio de água e, com certeza, virou um foco de dengue. Também existem caixas d’água abertas e com muita água.
Régia - Hoje, a convite dos amigos Flávio e Régia participo, com Lucia, da inauguração das instalações do salão Régia-Estética & Beleza. Às 20h, na Rua Álvaro Amorim, 131, na Imbiribeira, tel.3071. 1856.
Prêmio - Visando despertar o interesse da mídia sobre o serviço público e as suas nuances, o Sinjope e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep-PE) lançam o Prêmio de Jornalis¬mo Sindsep-PE.
Prêmio II - A iniciativa premiará profissionais de jornais impressos e revistas do Estado por publicações que abordem a temática, no período de julho deste ano a janeiro de 2013.
Rio + 20- Seguindo o exemplo da Rio+20, a Amcham promove, 4ª.-feira, às 8h, o Comitê de Sustentabilidade e aborda os impactos da conferência no setor empresarial. Inscrições gratuitas para sócios.Tel. 3223-0000.
Trocar passarela por sinal
O leitor José S. Melo faz a seguinte observação: “Caro Robson. Resido próximo à Passarela do Pina, há um ano, e considerando a total incapacidade da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Prefeitura da Cidade do Recife, em manter a citada passarela em condições mínimas de funcionamento, venho sugerir que as autoridades competentes tomem uma decisão: substituam a malfada passarela por um semáforo. Isso porque vejo, todos os dias, pessoas idosas, deficientes, senhoras grávidas e crianças subindo escadas rolantes literalmente paradas. Pois, não raro, os elevadores também apresentam defeitos. Das quatro escadas existentes, três estão paradas e uma interditada, o que obriga os usuários a cruzar com outras pessoas ao subir ou descer e, muitas vezes, com pacotes e até mesmo bicicletas. É uma total falta de respeito para com a população que paga, e muito caro, por obras e serviços sem planejamento e sem manutenção, apenas para coroar o administrador como realizador de obras”
.
Cidadania - O vereador Inácio Neto (PSB) comemora regulamento, assinado pelo prefeito João da Costa, de lei de sua autoria, que perdoa a dívida dos clubes do Recife e, em contrapartida, os clubes assinam convênio em que passam a oferecer às crianças e aos jovens das comunidades acesso aos esportes como natação, futebol, entre outros. O parlamentar tem defendido a conquista da cidadania por meio da prática esportiva.
Mobilidade urbana?...
Felipe Amorim, editor-adjunto de Esportes, aqui da Folha e autor da foto, denuncia que, anteontem, por volta das 13h30, na sempre tumultuada e engarrafada Rua Imperial, no Bairro de São José. Este cadeirante se arriscava entre os carros para poder se locomover. Sem poder utilizar a calçada, cheia de obstáculos e de buracos, andava, normalmente, entre os carros e os ônibus. “É esta a mobilidade urbana tão esperada pela população”?
...E falta de respeito
O companheiro Felipe concluiu: “E o respeito aos deficientes, onde fica? E se não bastasse isso, o cadeirante ainda pegou um “bigu” no ônibus da Vera Cruz, de número 846, até o seu destino. Isso é Brasil, companheiros”.
Zorra
A leitora Vânia Maria de Andrade Lima reclama que não tem jeito a situação de estacionamento irregular, na Rua da União. Motoristas estacionam os carros na contramão, área proibida e caminhões são descarregados em qualquer local.
Descaso
No beco da Rua 75,em Maranguape I, em Paulista,leitor denuncia que está cheio de mato,lixo e metralhas e com escorpiões. Isso sem falar nas muriçocas, baratas, moscas e ratos. Tudo ao lado de um muro da Escola Municipal Polinho.
Rede - O administrador e engenheiro de Sistemas da Microsoft, Paulo Carielo, ministra, 3ª.-feira, às 21h, na Escola Técnica Leiaut, no Derby, a palestra Rede Win dows Sever e Segurança em Rede. Tels.3081-5552 e 3223. 0387.
Esportes - A Secretaria dos Esportes oferece cursos de técnicos e de árbitros, em Serra Talhada, em várias modalidades.Inscrições: ilza.teixeira @esportes.pe.gov.br e geraldo. anacleto@esportes.pe.gov.br.
GATI - Apoiado pelos grupos Dislub Equador e Pichilau, o Grupo de Assistência e Terapia Infantil (GATI), em Santo Amaro, inaugura a sua nova sede em agosto. Atende, de graça, 150 crianças com problemas físicos e mentais.
Teatro da Vida
“Eu te conheço”! - Num julgamento, numa cidade da Bahia, o promotor de Justiça chama a primeira testemunha, uma velhinha de idade avançada. Para começar a sua linha de argumentação, ele pergunta: - Dona enoveva, a senhora me conhece, sabe quem sou eu e o que faço? - Claro, que o conheço Marcos, desde bebê. Só chorava e, francamente, você me decepcionou. Você mente, trai a sua mulher, manipula as pessoas, espalha boatos e adora fofocas. Acha que é influente e respeitado na cidade, mas, na realidade, você é apenas um coitado. Nem sabe que a filha está grávida e, pelo que sei, nem ela sabe quem é o pai. Ah, se eu o conheço! Claro, que conheço! O promotor fica petrificado, incapaz de acreditar no que está ouvindo. Fica mudo, olha para o juiz e para os jurados e sem saber o que fazer, aponta para o advogado de defesa e pergunta à velhinha: - E o advogado de defesa, a senhora o conhece? A velhinha responde: - O Robertinho? É claro, que eu o conheço! Desde criancinha. Eu cuidava dele para a Marina, a mãe dele, pois sempre que o pai dele saia, a mãe ia pra algum outro compromisso.
É melhor rir... - Ela continuou: Ele também me decepcionou. É puritano, preguiçoso, alcoólatra e sempre quer dar lição de moral nos outros sem ter. Não tem amigo e ainda perdeu quase todos os processos em que atuou. Além de ser traído pela mulher com o mecânico... Aí, o juiz pede que ela fique em silêncio, chama o promotor e o advogado perto dele e fala baixinho: “Se um de vocês perguntar a esta velha filha da p... se ela me conhece, vai sair desta sala preso. Fui claro???
...Rir sempre
“Matuto Intelectual”: Maria perguntou ao Zé: - Môôôoor, o que é leptospirose que tão falando tanto?E Zé respondeu na lata: - Fofa, é uma doença que ataca os usuários de “lépitópi”. É transmitida pelo “mouse”. Cuidado, que pega e vicia... Coração de mulher é igual a circo: sempre tem lugar para mais um palhaço... Por que as mulheres casadas são mais gordas do que as solteiras? A solteira chega em casa, vê o que tem na geladeira e vai pra cama. A casada vê o que tem na cama e vai pra geladeira.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Parabólica
Cano e “gambiarra” problemáticos
O leitor Paulo Santos denuncia que um enorme buraco, que já foi consertado “milhões” de vezes, afunda a pista da Rua Capitão Zuzinha, em Boa Viagem, em frente ao número 136, e prejudica os carros com os solavancos. E causa engarrafamentos, pois os motoristas são obrigados a desviar da cratera. Santos afirma que ônibus, caminhões-baús e jamantas ajudam a abrir o buraco e agravam ainda mais a situação. “Esses veículos pesados jamais deveriam passar pela rua, que não foi preparada para comportar trânsito pesado, pois é residencial. E o tipo de conserto que a Prefeitura e a Compesa realizam na cidade não é ideal, pois basta uma semana de trânsito para desfazer o serviço mal feito”, diz Santos. Uma leitora afirma que, na Rua Seis, no Alto José do Pinho, um morador de uma casa da parte alta da via reclamou que a Compesa interligou o cano que leva água até as casas de baixo no cano dele. Ficou sem receber água em sua casa e disse que vai cortar o cano, se a Compesa não resolver a “gambiarra”. Com isso, prejudicará centenas de pessoas. Ela quer que a Compesa resolva a bronca.
Fenearte - O Programa de Formação do Jovem Artesão, parceria do Museu do Homem do Nordeste (da Fundaj) e do Movimento Pró-Criança, está com um estande, na 13ª Feira de Negócios do Artesanato (Fennearte), no Centro de Convenções. O “Jovem Artesão” é uma ação de inclusão sociocultural destinada a jovens, entre 15 e 21 anos, de várias comunidades da Região Metropolitana do Recife. O estande vende produtos confeccionados por jovens do Morro da Conceição, dos Coelhos e de Piedade.
Buraco prejudica
Há mais de 50 dias que um buraco, na Rua José Senador Henrique, na Ilha do Leite, em frente ao Hospital Albert Sabin, prejudica o trânsito e os pedestres e o dito cujo só tem aumentado. Já, praticamente, ocupou uma faixa inteira na via e, há cerca de duas semanas, está jorrando água. Apesar das reclamações, nem a Prefeitura do Recife nem a Compesa tomaram qualquer providência.
Lixo nas ruas
Robson Leite, vereador do PT, em Jaboatão, pediu ao prefeito Elias Gomes, através de ofício, ações para resolver a falta, desde sábado passado, de coleta de lixo. Os garis estão em greve e com dois meses de salários atrasados.
Arapuca
Na Rua Florentino Olímpio dos Santos, na esquina do Clube Sargento Wolff, em Afogados, um buraco, há dois anos, virou uma arapuca para os carros. Os motoristas, desatentos, não conseguem desviar e levam solavancos enormes.
Cultura
Estará disponível, a partir de amanhã, para os 5.661 profissionais da Educação do Recife, o Bônus Cultural de R$ 300,00, que dá acesso a teatro, cinema e compra de livros. Faz parte do Pacto de Valorização da Educação da PCR.
Notebook - A Escola Técnica Leiaut abriu inscrições para o Curso de Conserto de Notebook com Solda BGA. Aulas às terças, das 18h40 às 21h15, num total de 90 horas. Informações: 3081-5552 e 3223.0387.
Certa... - A equipe de saúde do SESI/PE participa, manhã, às 8h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, do Medidinha Certa, com o apresentador do Fantástico, Zeca Camargo.
... E saúde - Os pernambucanos terão a oportunidade de terem avaliados os percentuais de gordura, peso e pressão arterial. A equipe do SESI/PE dará dicas de alimentação saudável e oficinas.
Noé - O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac inaugura, no Sesc de Arcoverde, o Restaurante Seu Noé, no Teatro Geraldo Barros, que passará a ter apresentações culturais salão de eventos e academia de ginástica.
Cadê a mobilidade?
Ontem, por volta de 13h30, na sempre tumultuada e engarrafada rua Imperial, um cadeirante se arriscava entre os carros para poder se locomover. Sem poder utilizar a calçada, cheia de obstáculos e buracos, ele transitava normalmente entre os carros e ônibus. É esta a mobilidade urbana tão esperada pela polução? E o respeito aos deficientes, onde fica? E se não bastasse isso, o cadeirante ainda pegou um “bigu” no ônibus da Vera Cruz, de número 846, até o seu destino. Isso é Brasil, companheiros.
--
Felipe Amorim
Editor Adjunto de Esportes
Jornal Folha de Pernambuco
+55 (81) 3425.5858 / 5847
+55 (81) 9634.5852 (Tim) / 9146.9797 (Claro)
13/07/2012
Pernambuco inicia mobilização nacional em defesa do SUS
Secretários estaduais e municipais se reúnem, nesta sexta, às 10h, no Cecon, em apoio ao projeto de lei que define maior aplicação de verbas federais na saúde
Pernambuco iniciará, nesta sexta-feira (13/07), às 10h, uma mobilização nacional em defesa do projeto de lei, de iniciativa popular, com o objetivo de assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o SUS. A mobilização, batizada de Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública e que também ocorrerá nos outros 25 estados mais o Distrito Federal, será realizada em parceria entre secretarias municipais e estaduais de Saúde, além dos conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de Saúde (Conass e Conasems). O encontro será no Teatro Beberibe do Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Agamenon Magalhães, S/N, Salgadinho – Olinda/PE). Participam da abertura o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, o presidente do Conass, Wilson Alecrim, e o presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi.
Estão convidados para o encontro todos os 185 secretários municipais de saúde do Estado, além de coordenadores da Atenção Primária de cada município e gestores do SUS. A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas. No encontro, estão sendo recolhidas assinaturas para o projeto de lei que visa alterar a lei complementar nº 141, de 13 de janeiro 2012. Essa lei regulamentou a Emenda Constitucional 29, segundo a qual os Estados devem destinar 12% de suas receitas brutas para saúde, sendo 15% para os municípios – sem, no entanto, estabelecer um patamar mínimo de gastos para a União.
“Nos últimos anos, a União tem destinado uma média de 7% de suas receitas brutas para a saúde. Enquanto isso, os estados e municípios só aumentaram seus percentuais de gastos, conforme a EC 29. O Estado de Pernambuco, por exemplo, fechou 2011 com 16% de suas receitas aplicadas no setor. Alguns municípios de pequeno porte, devido à folha de pagamento de funcionários, chegam a 25%. Os gastos da União destoam dos gastos dos demais entes federativos, e colocam o Brasil no patamar de países que não possuem sistema universal de saúde, e, nos gastos per capita público em saúde, estamos atrás de países como Trinidad e Tobago, Panamá, Barbados, Bahamas e Cuba, isso para citar apenas a América Latina”, explica Antonio Carlos Figueira.
Ele ressalta que esse sub-financiamento é histórico e tem como base a própria implantação do SUS, em 1990, quando uma rede até então responsável apenas pelo atendimento aos previdenciários passou a assistir toda a população brasileira, sem que houvesse uma programação financeira para o custeio da demanda. “No entanto, é preciso corrigir urgentemente essas distorções para que possamos fazer a aproximação entre o SUS da Constituição Cidadã e o que de fato é acessado pela população. A forma como foi aprovada a Emenda Constitucional 29, vinculando as receitas da União à variação nominal do PIB, não alterou os percentuais de investimento por parte do Governo Federal, e é por isso que estamos nos mobilizando em defesa da saúde”, acrescentou o secretário.
ABAIXO-ASSINADO - Todos podem contribuir com o movimento preenchendo um formulário, que está disponível no site da SES (http://migre.me/9PXMw) e que também será distribuído no encontro. Todas as fichas, com as devidas assinaturas, serão encaminhadas à Câmara dos Deputados. Os que preencherem após o evento podem entregar o documento na sede da SES (Augusta Nogueira, 519, Bongi - Recife-PE - CEP: 50751-530), para posterior envio a Brasília. Quem for preencher durante o evento, é importante que tenha consigo o título de eleitor, já que é necessário informar, no documento, o número, a zona e a seção.
Para que se torne lei, o abaixo-assinado deve ser subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído em cinco estados (mínimo de 0,3% do eleitorado de cada estado). Os projetos de lei de iniciativa popular seguem os mesmos trâmites que os de iniciativa parlamentar, sendo submetidos à aprovação de deputados, senadores e, por fim, da presidente da república.
Secretaria Estadual de Saúde - PE
Superintendência de Comunicação
(81) 3184.0065
www.saude.pe.gov.br
E-mail: assessoriases@gmail.com
www.twitter.com/SaudePE
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Parabólica
Contas exorbitantes
O leitor Manoel Antônio Martins de Moura enviou a seguinte denúncia: “Prezado Robson Sampaio, bom-dia. Sou morador e proprietário de um apartamento, no Conjunto Ignez Andreazza,na Estância, há mais de 20 anos e, desde fevereiro deste ano, que a Compesa vem cobrando contas exorbitantes e sendo elas impagáveis para todos os moradores. As contas, que variavam até R$ 70,00 e R$ 80,00, agora pularam para mais de R$ 200,00. Um absurdo. Um cano estourou, em fevereiro e, desde então, as contas aumentam mês a mês. Todos nós, moradores do Edifício Arcoverde, Bloco 3856, estamos revoltados e vamos acionar a Compesa, na Justiça, pela não resolução do problema. Os valores das contas são valores de empresas, tipo restaurante, bares, lavanderias, etc..., onde se gasta grande quantidade de água. Ninguém aguenta mais o descaso da Compesa e a falta de compromisso desta empresa em não resolver este grave problema para os bolsos dos pobres assalariados que moram naquele Bloco, especificamente”.
Tá ruço! - Em atenção à nota intitulada “Tá Ruço!”, a Emlurb afirma que “a Praça Arquiteta Maria Lúcia, localizada na Rua Hélio Brandão, no Ipsep, está inclusa no pacote de revitalizações que já recuperou 33 praças no Recife. As obras de manutenção do espaço serão iniciadas no mês de setembro”. A Emlurb informa ainda que, no Bairro do Ipsep, já foram recuperadas as praças dos Brotos e Aleixo de Oliveira e o Parque Robert Kennedy.
Dengue e hospital
A leitora Rebeca Santos Machado, autora da foto, denuncia que, no teto de uma construção abandonada, tem um enorme foco da dengue. Fica ao lado de um prédio em frente ao Hospital Agamenon Magalhães, no Parnamirim. Diz que, além do teto estar cheio de água, ainda existem caixas d'água abertas e com muita água. “Esse foco pode causar danos ao bairro e, principalmente, ser uma ameaça constante aos vizinhos e ao hospital”, afirma Rebeca.
Varejão não é Varejão
Para não ser confundido com o primo e homônimo,também candidato a prefeito de Jaboatão, o ex-procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, usará o nome de Paulo Bartolomeu pela coligação PRB-PT. Na campanha, Varejão não é Varejão.
Incrível!
Há mais de dois meses e durante 24 horas, um cano estourado, em frente ao Beto Bar, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Candeias, joga água potável na via. Num desperdício incrível, enquanto falta água em muitas torneiras por aí.
Muito bem!
Em resposta à nota “Esgotos e buracos”, a Prefeitura Municipal de Olinda informa que, no momento, realiza a limpeza das canaletas da Avenida Transamazônica. Para que possa receber o serviço de tapa-buracos nos trechos danificados.
Biologia - O Departamento de Biologia, da Ufrpe, realiza, 6ª.-feira, o I Seminário sobre Ética, Integridade e Produção Científica, com duas palestras e lançamentos de livros sobre o evento. Informações: 3320. 6300.
Servidores - O Centro de Formação dos Servidores (Cefospe) oferece qualificação profissional aos servidores e, para isso, abriu inscrições para 25 cursos. Informações: 3183-4915, 3183-4978 e www.cefospe.pe.gov.br.
Luz - Em atenção aos moradores das ruas Frei Gaspar da Madre de Deus, Ascânio Lopes e outras, na UR-06, no Ibura, a Celpe diz que “a manutenção da iluminação pública, em Jaboatão, é feita pela prefeitura (0800. 081. 1527)”.
Férias - O Instituto Ricardo Brennand movimenta, até o dia 27, oficinas de férias, com duração de 4 dias, para crianças dos 3 aos 12 anos, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. Tel. 2121-0354.
"Na música, o que dá dinheiro é sempre burrice", diz Hermeto Paschoal
Pedro Peduzzi, Agência Brasil
08/07/2012 13:00
"Aprender teoria não é aprender música. Você tem de ter a música na cabeça inclusive para poder escrevê-la, até porque, depois de terminar uma música, eu tendo a esquecê-la totalmente".
Brasília - O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, que acaba de lançar o DVD Hermeto Brincando de Corpo e Alma feito apenas com sons obtidos a partir do corpo, tem muito a ensinar.Apesar de ser o professor dos sonhos para muitos estudantes, o músico tem encontrado muitas dificuldades para emplacar um de seus maiores projetos: o Templo do Som, uma escola de música que, além de repassar sua vasta experiência de vida, tem a ambição de ensinar músicos e pretensos músicos a fugir dos padrões cada vez mais comuns à música contemporânea.
"Infelizmente não tive apoio financeiro de ninguém. Se eu quisesse montar outra coisa para fazer sensacionalismo e que desse mais dinheiro... mas [na música] o que dá dinheiro é sempre burrice. O câncer da alma chama-se dinheiro", lamenta o multi-instrumentista que ainda não conseguiu patrocínio para fazer o projeto ir adiante. "Hoje estão dando cursos de música eletrônica até nas universidades. É triste, porque esse é o tipo de coisa dirigida a quem, na verdade, não é músico. Usar computador é programar a alma. E quem é músico [de verdade] não quer saber disso".
Para Hermeto, as escolas de música tendem a fazer com que músicos repitam formas musicais já existentes, sem agregar aquilo que considera a matéria-prima da boa música: o sentimento. "O que não se pode é colocar o saber na frente do sentir", disse ele à Agência Brasil. "Na teoria [musical] é a mesma coisa. Colocar teoria é colocar o saber na frente do sentimento. Aprender teoria não é aprender música. Você tem de ter a música na cabeça inclusive para poder escrevê-la, até porque, depois de terminar uma música, eu tendo a esquecê-la totalmente".
Hermeto diz o que falta para tocar o projeto Templo do Som. "Preciso apenas de um lugar que dê para fazer minha escola, para educar o pessoal por meio da música, passando minha experiência de vida e todas as coisas que sinto, sem padronizações e sem cobrar caro dos alunos", diz. "Patrocinador que não tem inteligência musical não vai me patrocinar. E eu também não vou procurá-lo. Quero alguém que, de fato, ame a música".
----- Mensagem original -----
De: "Henrique José Santana da Silva"
Enviadas: Sexta-feira, 6 de Julho de 2012 18:25:37
Assunto: FW: Romário - Isso precisa ser divulgado...
--- Em sex, 6/7/12, Décio Silva
De: Décio Silva
Assunto: Fwd: Romário - Isso precisa ser divulgado...
Para: "HUMBERTO JOSÉ PADILHA DE LIMA JUNIOR PADILHA"
Data: Sexta-feira, 6 de Julho de 2012, 9:13
Às vezes, certas pessoas nos surpreendem.
Romário:
QUE PAÍS É ESSE?
Parte de entrevista do ROMÁRIO ao jornalista Cosme Rimoli - TV Record .
- Você foi recebido com preconceito em Brasília?
Olha, vou ser claro para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas... Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente... Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais.
- Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio?
Você não tenha dúvidas que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento. A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk... É um escândalo! Uma vergonha! Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos. Para que gente poderosa vai querer a população consciente? O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México. Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar.
- Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos...
Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá...Pernambuco... Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze... Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil.
- São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda?
Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto... E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá. Prometem, falam, garantem mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito. E depois aceleradas com gastos que ninguém controla.
- O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos. E entregue para um clube particular.
Você está falando do estádio do Corinthians, não é? Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for. De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de politico que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa.
- A Fifa vai fazer o que quer com o Brasil?
Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$ 3 a R$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio.
O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.
- Ricardo Teixeira tem condições de comandar o processo do Mundial de 2014?
Não tem de saúde. Eu falei há mais de quatro meses que ele não suportaria a pressão. Ser presidente da CBF e do Comitê Organizador Local é demais para qualquer um. Ainda mais com a idade que ele tem. Não deu outra. Caiu no hospital. E ainda diz que vai levar esse processo até o final. Eu acho um absurdo.
- Muito além da saúde de Ricardo Teixeira. Você acha que pelas várias denúncias, investigações da Polícia Federal... Ele tem condições morais de comandar a organização Copa no Brasil?
Não. O Ricardo Teixeira não tem condições morais de organizar a Copa. Não até provar que é inocente. Que não tem cabimento nenhuma das denúncias. Até lá, não tem condições morais de estar no comando de todo o processo. Muito menos do futebol brasileiro...
Entrevista concedida ao repórter Cosme Rímoli, da TV Record.
A África apresentou há alguns meses atrás o resultado final da Copa do Mundo: deu prejuízo e grande. Agora é a vez do Brasil. Fifa, CBF, políticos e os empreiteiros vão ganhar muito dinheiro. E o povo? Nada como sempre!
Apenas terá a obrigação de contribuir para pagar a conta.
Precisamos virar a cara para esses eventos literalmente sujos e mafiosos.
Quem teve a idéia de promover, o evento em nosso país, alguém sabe?
O Brasil é uma farsa, como sempre irá jogar a sujeira para debaixo do tapete.
Assinar:
Postagens (Atom)